RSS Facebook Twitter

por Matheus Simoni no dia 27 de Mar de 2015 às 16:01 em Você Repórter

comentários

Você Repórter: bueiro aberto deixa esgoto correr a céu aberto em Nazaré
Foto: Joaquim Castro/Leitor Metro1
O leitor do Metro1 Joaquim Castro enviou imagens de um bueiro aberto na escadaria que dá acesso ao Fórum Coqueijo Costa, onde funciona a sede do TRT-BA, na rua bela vista do Cabral, bairro de Nazaré. De acordo com ele, uma quantidade de esgoto está escorrendo pelo local, prejudicando os moradores que passam por ali. 

Se você também tem alguma denúncia, foto ou vídeo, colabore com a reportagem da Metrópole e envie seu material para o Você Repórter pelo e-mail vocereporter@radiometropole.com.br.

comentários

por Juliana Almirante no dia 27 de Mar de 2015 às 15:52 em Bahia

comentários

"A partir da Bahia levamos soluções sustentáveis para todo Brasil", diz ministra do Meio Ambiente
Foto: Juliana Almirante / Metropress
A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, esteve com o governador Rui Costa durante o ato de assinatura da ordem de serviço para obras de construção e recuperação de 145 sistemas de dessalinização em Minuim, em Santa Brígida, nesta sexta-feira (27). A unidade demonstrativa existe desde 2010 e faz parte do projeto Água Doce. A ministra informou que a expectativa é de que o projeto seja expandido para o "resto da Bahia, do sertão, e  do Brasil".

"O sistema é integrado e retira água salobra do poço. Tem o processo de dessalinização, integrado com a produção de peixes que se integra depois com a alimentação de bodes e cabras. Daí temos um projeto sustentável, pois não joga o sal fora. Além de oferecer capacitação da comunidade e a renda ser revertida para a própria comunidade, e com isso damos autonomia para a comunidade administrar sua própria água", disse Izabella Teixeira.

A ministra ressaltou a importância do trabalho em conjunto com o governo do estado. "Nós não podemos fazer um projeto como este sem o auxílio do governo do estado. Entra a Secretaria do Meio Ambiente, entra o governador e entra a empresa baiana responsável por fazer toda a perfuração e todo o trabalho de monitoramento. A expectativa é que ao final do ano eu volte a Bahia para ver o projeto funcionando", disse ela.

Outro ponto levantado por Izabella Teixeira, foi a possibilidade de expansão do projeto. "É  um projeto muito maior do que isso, envolve os nove estados do semi-árido, cerca de 500 mil famílias já foram beneficiadas. Estamos testando esse projeto desde 2010, e esperamos que a partir dessa unidade demonstrativa possámos expandir para o resto da Bahia, para o resto do sertão e para o resto do Brasill. Para todo mundo aprender que a partir da Bahia a gente leva soluções sustentáveis para o Brasil todo", concluiu a ministra.

*Com redação de Júlia Sarmento

comentários

por João Brandão e Matheus Simoni no dia 27 de Mar de 2015 às 15:42 em Esportes

comentários

Candidato à presidência do Vitória defende ações para "harmonizar" o clube
Foto: Reprodução/Arena Rubro Negra
O candidato à presidência do Vitória Raimundo Viana concedeu entrevista ao Metro1 nesta sexta-feira (27) e falou sobre os seus projetos caso seja eleito pelos conselheiros na eleição da próxima terça-feira (31). Durante anos, ele foi o presidente da Comissão de Reformulação do estatuto do clube e ocupa o cargo de advogado do rubro-negro. 

Raimundo também foi presidente da Federação Baiana de Futebol. "Até ontem, eu não era candidato, eu era torcedor. Nunca perdi um jogo do Vitória no Barradão e também ia para alguns jogos fora. Ouvia pelo rádio, assistia pela televisão também. Evidentemente, se eleito for, irei tomar posse da situação e fazer as avaliações pertinentes e ver as possíveis recomposições que devem ser feitas", disse ele, falando de uma possível reformulação no comando técnico da equipe de futebol. 

Raimundo também comentou sobre suas propostas de "democratização" do clube, tornando-o mais aberto ao torcedor. "A partir do momento em que eu for eleito, faremos uma sucessão de reuniões de trabalho com todos os setores envolvidos com o clube. Haverá uma mudança de filosofia dentro da composição do Vitória. Até então, o setor de futebol ficava mais acessível ao vice-presidente do clube, enquanto os outros setores do Vitoria eram dirigidos ao presidente. Na minha gestão, o futebol ficará à cargo do presidente do Vitória", afirmou. 

comentários

por Juliana Almirante no dia 27 de Mar de 2015 às 15:24 em Bahia

comentários

"Bahia é o estado que mais recebeu recursos do projeto Água Doce", diz coordenador
Foto: Juliana Almirante/Metropress
O governador Rui Costa assinou, nesta sexta-feira (27), em Minuim, localizado em Santa Brígida, a ordem de serviço para a contratação da primeira etapa de obras de implantação dos 145 sistemas de dessalinização. Costa estava acompanhado da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. A ação, que faz parte do Programa Água Doce, vai levar água de qualidade a 41 municípios baianos e teve investimento total de R$ 61,8 milhões.

O coordenador do projeto Água Doce na Bahia, Rubem Zaldivar, informou que a Bahia foi o estado que mais recebeu recursos do projeto. Na mesma unidade de dessanilizaçao, também funciona a produção de tilápias em dois tanques. A criação dos peixes é feita com a água que sobra do processo de dessalinização. Nos últimos cinco anos, a unidade produziu 13 toneladas do peixe, que são vendidos a 7 reais o quilo para os moradores do local.

A presidente da associaçao de moradores da região, Iris do Céu, conta que antes da implantação do sistema de dessalinização, para conseguir água potável era preciso andar cerca de 3 km. Além disso, ela acredita que os casos de problemas de saúde por conta da ingestão de água contaminada reduziram em 90%. "Só falta agora água na torneira, que não tem aqui", reclamou. A conunidade também não tem sinal de telefonia celular nem sistema de esgosto.

*Com redação de Júlia Sarmento

comentários

por Matheus Morais no dia 27 de Mar de 2015 às 15:17 em Política

comentários

Geddel ataca Dilma: "Vai virando mulher de malandro, apanha do PMDB"
Foto: Tácio Moreira/Metropress
O presidente estadual do PMDB e ex-ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima (PMDB), voltou a criticar a presidente Dilma Rousseff (PT), em sua página no Twitter, nesta sexta-feira (27). Segundo Geddel, a petista está perdendo a autoridade. "A presidente vai virando mulher de malandro, apanha do PMDB, quando chia, ministro cai. Com isso, vai perdendo o que resta de autoridade e não resolve atrito com partido", escreveu. 

comentários

por Júlia Sarmento no dia 27 de Mar de 2015 às 14:56 em Cidade

comentários

Vazamento de água em Narandiba deixa casas no bairro alagadas
Foto: Reprodução/Juarez Soares/Correio
Após o rompimento de uma rede de transmissão de água da Embasa, na Avenida Edgar Santos, no bairro de Narandiba, algumas casas que ficam abaixo do nível da rua ficaram alagadas. O vazamento aconteceu na madrugada desta sexta-feira (27). Moradores disseram ao Correio que a força da água invadiu as casas enquanto os moradores dormiam. Alguns móveis foram destruídos e muita lama foi parar dentro das residências.

A Embasa informou que o vazamento foi contido ainda durante a madrugada, após a rede que foi rompida ter sido fechada. Alguns operários foram encaminhados ao local para realizar a manutenção. O abastecimento de água no bairro não foi afetado.

comentários

por Matheus Morais no dia 27 de Mar de 2015 às 14:38 em Bahia

comentários

Marcos Presídio será empossado no TCE na próxima segunda-feira
Foto: Ascom/Assembleia Legislativa
O ex-superintendente de Administração e Finanças da Assembleia Legislativa da Bahia Marcus Vinícius de Barros Presídio tomará posse como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE) na próxima segunda-feira (30). A cerimônia vai acontecer no Plenário Conselheiro Lafayette Pondé, às 15h. 

A nomeação para o TCE foi assinada pelo governador Rui Costa e publicada no Diário Oficial do Estado, dia 19. Presídio assumirá a vaga do ex-deputado Zezéu Ribeiro, que morreu no dia 25 de fevereiro passado. Marcus Presídio tem 47 anos, é casado e tem três filhas.

comentários

por Júlia Sarmento no dia 27 de Mar de 2015 às 14:20 em Trânsito

comentários

Salvador 466 anos: saiba quais são as alterações no trânsito neste final de semana
Foto: Divulgação
A realização do Festival da Cidade vai alterar o trânsito de diversos pontos de Salvador nesta sexta-feira (27) e no final de semana, segundo a Transalvador. O tráfego será interditado em alguns pontos e modificados em outros. Mas, segundo o órgão o acesso aos residentes às vias interditadas será assegurado mediante comprovação do endereço, através de contas de telefone, água ou energia elétrica.

Sexta-feira (27): o tráfego de veículos será interdiato em algumas ruas do Rio Vermelho, a partir das 20h, por conta da passagem do "Tuk Tuk Sonoro", que sai da Rua da Paciência e passa pelo Largo de Santana, ruas Guedes Cabral e Borges dos Reis, Praça Colombo, Rua João Gomes e Largo de Santana.

Sábado (28)
: Por conta do desfile de fanfarras da Ribeira algumas vias no local serão interditadas. A partir das 16h o Largo da Madragoa, Avenida Porto dos Mastros, Rua Porto dos Tainheiros e Largo da Ribeira.

Domingo (29): Por causa da realização do "Rixô- Fred Mendes", será proibido o estacionamento de veículos em frente à igreja da Boa Viagem/Ponta de Humaitá, das 5h às 19h. O tráfego de veículos será interditado, das 17h às 22h, na Rua Aterro do Joanes, Praça do final de linha Prainha do Lobato, em frente ao Colégio Estadual Dalva Matos, por conta do show de encerramento do projeto Boca de Brasa. O estacionamento de veículos no local será proibido a partir das 22h do sábado (28) até às 22h do domingo.

comentários

por Júlia Sarmento no dia 27 de Mar de 2015 às 13:54 em Polícia

comentários

Homem suspeito de esfaquear turista inglês foge do HGE
Foto: Reprodução/Google Street View
O suspeito de ter esfaqueado um turista inglês de 27 anos, no Pelourinho, durante tentativa de assalto, fugiu do Hospital Geral do Estado (HGE), onde estava internado, nesta sexta-feira (27). A informação foi da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). O homem também ficou ferido durante a ação.

A tentativa de assalto aconteceu nesta quarta-feira (25) e a vítima recebeu alta médica na quinta-feira (26). A Polícia Civil informou que o turista reagiu, tomou a faca do assaltante e o atingiu no pescoço. O assaltante conseguiu fugir e só foi encontrado depois no HGE, onde ficou até está sexta. 

comentários

por Bárbara Silveira no dia 27 de Mar de 2015 às 13:45 em Política

comentários

Vereador de Porto Seguro é preso durante operação da Polícia Federal
Foto: Reprodução/Youtube
O vereador da cidade de Porto Seguro, Antônio Geraldo Ferreira Couto (PSB), foi preso na manhã desta sexta-feira (27) durante operação da Polícia Federal na cidade. Batizada Patchouli, a operação teve objetivo de combater crimes de caráter previdenciário na região sul da Bahia, com a previsão de cumprimento de 17 mandados de prisão.

A ação batizada de Patchouli foi iniciada por volta de 6h e, segundo a PF de Porto Seguro, algumas pessoas já foram detidas, inclusive o vereador Antônio Geraldo Ferreira Couto (PSB), conhecido como Geraldo Contador, que estava em casa no momento da prisão. Ele está custodiado na sede da PF no município.

 Segundo informações do site Radar 64, também foi cumprido um mandado no escritório de contabilidade Conect, na cidade de Itabela. O alvo das investigações seria o contador Dionísio Souza do Carmo, que foi preso e levado para depor na sede da Polícia Federal.

comentários

por Júlia Sarmento no dia 27 de Mar de 2015 às 13:29 em Brasil

comentários

Ex-tesoureiro da campanha de Dilma é nomeado para ocupar Comunicação Social
Foto: Reprodução/Sérgio Lima/Folhapress
O ex-tesoureiro da campanha à reeleição da presidente Dilma Rousseff foi convidado, nesta sexta-feira (27), por ela para ser o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. O petista Edinho Silva se reuniu com Dilma nesta manhã no Palácio do Planalto, onde aceitou o convite.

Edinho é ex-deputado estadual pelo PT em São Paulo e irá substituir Thomas Traumann, que pediu demissão na última quarta-feira (25) após a repercussão do vazamento de texto interno da secretaria com críticas à comunicação do governo e ao PT.  

comentários

por João Brandão no dia 27 de Mar de 2015 às 13:12 em Polícia

comentários

Homens tentam assaltar moradores do Cabula, mas são contidos por populares
Foto: Aline Damazio / Leitor Metro1
Três homens tentaram assaltar moradores da localidade da Rua Tenente Valmir Alcântara, na manhã desta sexta-feira (27), no bairro do Cabula, mas foram contidos por populares em frente à loja Insinuante. De acordo com a Central de Polícia, o fato ocorreu por volta das 11h30.

comentários

por João Brandão no dia 27 de Mar de 2015 às 12:43 em Esportes

comentários

Eleição para presidente do Vitória será um plebiscito: oposição x situação
Foto: Divulgação
O período de inscrição para se candidatar ao mandato tampão de presidente do Vitória acabou às 11h desta sexta-feira (27). Em entrevista ao Metro1, o presidente em exercício do clube, Silvoney Sales, contou que apenas duas chapas se inscreveram para concorrer ao pleito rubro-negro: Ivan de Almeida e Raimundo Viana. "Amanhã vou me reunir com os candidatos amanhã para concluir o processo. As situações deles estão legais", disse. Para garantir o sucesso do trabalho, Silvoney teve ajuda de Júlio Rangel, Beto Silveira, Luciano Patrício e a administradora Adriana. "Eles me ajudaram muito a enfrentar a crise", completou.

O candidato Ivan de Almeida é considerado oposição. Já Raimundo Viana, apesar de fugir do rótulo de situação, tem o apoio de Carlos Falcão e Alexi Portela. A eleição será na próxima terça-feira (31), e só os conselheiros podem votar.

comentários

por Bárbara Silveira no dia 27 de Mar de 2015 às 12:21 em Cultura

comentários

"Dicas de como viver ou sobreviver à sua sogra", afirma Marcelo Caetano sobre livro
Foto: Reprodução/Como Educar Sua Sogra
No próximo sábado (28), o publicitário Marcelo Caetano realiza o lançamento do livro "Como Educar sua Sogra", onde conta, com muito bom humor, o seu relacionamento e de seus amigos com as sogras.

"São dicas de como conviver ou sobreviver à sua sogra. No livro tem Fernando Guerreiro e muitos amigos que contam histórias verídicas e quase verídicas com suas sogras", brinca Caetano. De acordo com o autor, o e-book já pode ser conferido através do  site da publicação.

comentários

por Bárbara Silveira no dia 27 de Mar de 2015 às 12:15 em Brasil

comentários

Licença-maternidade de seis meses para militares é sancionada
Foto: Reprodução/PT no Senado
A presidente Dilma Rousseff sancionou a lei que estende às militares da Forças Armadas o direito à licença-maternidade de até seis meses. Direito que já vigora para servidoras públicas civis e também beneficia algumas trabalhadoras de empresas privadas.  Publicada na edição da última quinta-feira (26) do Diário Oficial da União, a Lei 13.109 também garante o direito à licença-maternidade a mães que adotem crianças e licença-paternidade aos militares pais.

De acordo com o Ministério da Defesa, a lei vai beneficiar 23 mil mulheres das Forças Armadas. As mães poderão ter licença de até 180 dias, contados a partir do dia do parto ou do nono mês de gestação, mediante requerimento da interessada.

comentários

Página 1 de 3978
BUSCA
Rádio Metrópole
escute ao vivo Escute pelo Media Player Escute pelo Itunes
Seta Metrópole Saúde 16h00 às 17h00
Baixe os aplicativos da Rádio Metrópole
MK ENTREVISTA
26/03/2015
Sebastião Nery
Escritor
26/03/2015
Sargento Isidório
Deputado Estadual
24/03/2015
Goli Guerreiro
Antropóloga
NEWSLETTER
Grupo Metrópole
© Copyright 2013 Rádio Metrópole - Em Salvador, ouça a Rádio Metrópole 101.3 FM e 1290 AM Telefone: 71 3505 5000 | Fax: 71 3505 5040