RSS Facebook Twitter

por Matheus Morais no dia 03 de Mar de 2015 às 11:57 em Política

comentários

Por "falta de diálogo" com oposição, PTN deve ter postura independente na Câmara
Foto: Tácio Moreira / Metropress
Em entrevista ao Metro1, nesta terça-feira (3), o vereador Kiki Bispo (PTN) reclamou da falta de diálogo com a oposição na Câmara Municipal de Salvador. O político, que prestigia a posse dos novos titulares da Semps, Arsal e Limpurb, disse que o PTN deve caminhar com independência no parlamento municipal. "Continuamos da forma que iniciamos: afastados. A falta de diálogo tem pautada nossa relação até o momento. Vamos marcar uma reunião urgente. Precisamos delinear de que forma vamos atuar na Câmara. Tudo indica que seja uma postura independente. Da forma como a oposição vem agindo, a acessibilidade é muito pouca. Beirando a zero. Não me vejo integrando o bloco desta forma", pontuou.

Semana passada, líder do PTN na Casa, Toinho Carolino, afirmou que recebeu com surpresa e indignação as declarações do líder da oposição na Casa, Suíca (PT), sobre o suposto não comparecimento da bancada do PTN na primeira reunião do bloco. "Como líder, Suíca não poderia ter mentido para a imprensa, porque em nenhum momento os vereadores do PTN foram convidados para a tal reunião. Se tivéssemos sido chamados, marcaríamos presença. Agora, eu aprendi com meus pais que ser penetra é falta de educação, então o nosso partido não invadiria um encontro para o qual não foi chamado. Desafio Suíca a provar que fez o convite", disse.

*Com redação de João Brandão

comentários

por Matheus Morais no dia 03 de Mar de 2015 às 11:41 em Política

comentários

Andrea Mendonça cobra lista do Reda da Assembleia e cutuca Nilo: "Não quero baixaria"
Foto: Reprodução
A secretária de Desenvolvimento,Trabalho e Emprego de Salvador, Andrea Mendonça (PDT), cobrou, em entrevista ao Metro1 nesta terça-feira (3), que a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) divulgue a lista do Reda (Regime Especial de Direito Administrativo).

"Acho que mais importante do que ter a transparência da bolsa é a transparência da lista do Reda. É o que nós precisamos hoje. Ter acesso e transparência", afirmou. Ela também cutucou o seu desafeto, o presidente da AL-BA Marcelo Nilo (PDT): "Não estou procurando baixaria nem briga com ninguém, nem tipo de resposta que não mereço. Só peço a lista. É uma coisa que nós temos direito de saber".

A concessão de bolsas na Casa foi assunto nacional em reportagem da Folha de S. Paulo deste domingo (1), quando foi revelado o uso do benefício por parentes de deputados.

*Com redação de Juliana Almirante

comentários

por Matheus Morais no dia 03 de Mar de 2015 às 11:20 em Política

comentários

Bruno Reis pretende dar continuidade ao trabalho feito pela antiga gestão da Semps
Foto: Tácio Moreira / Metropress
O novo titular da Secretaria Municipal de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps), Bruno Reis, durante sua posse, nesta terça-feira (3), na Prefeitura, prometeu dar continuidade à antiga gestão na pasta, comandada por Henrique Trindade, que agora assume a Agência Reguladora e Fiscalizadora dos Serviços Públicos de Salvador (Arsal).

"Todos os meus amigos do interior me apoiaram para assumir esse desafio. Aprendi a respeitar o contraditório na Assembleia Legislativa. Agora é desejar boa sorte aos colegas. Vou continuar o trabalho de Henrique Trindade. Se precisar de mudanças, vamos mudar. Geddel foi responsável por hoje eu estar aqui, o senhor é um espelho", disse.

*Com redação de João Brandão

comentários

por Milene Rios no dia 03 de Mar de 2015 às 11:14 em Cidade

comentários

"Nossa equipe está mais completa agora", ACM Neto sobre novo secretariado
Foto: Tácio Moreira / Metropress
Durante a posse dos novos titulares de pastas municipais, nesta terça-feira (3), no gabinete da Prefeitura, satisfeito, ACM Neto disse que a partir de hoje a gestão estão mais completa porém, sem desmerecer o trabalho da turma que deixou os cargos. "Minha tarefa é liderar a cidade. Hoje essa capital voltou a ser respeitada no país. Se a gente conseguiu isso, se deve ao trabalho de cada um dos colaboradores. A nossa equipe está mais completa agora. Quero registrar o trabalho de Trindade na Semps. Ele arrumou a casa pra Bruno assumir. Quero registrar o trabalho de Kátia Alves na Limpurb. Ela deu dimensão à essa empresa. Ela foi essencial para o dinamismo que hoje a Limpurb tem", exaltou o prefeito. 

Foram empossados nesta terça-feira (03), na Secretaria Municipal de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps), Bruno Reis; da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), Tiago Correia; e da Agência Reguladora e Fiscalizadora dos Serviços Públicos de Salvador (Arsal), Henrique Trindade. 

comentários

por Matheus Morais no dia 03 de Mar de 2015 às 10:53 em Política

comentários

ACM Neto promete aniversário de Salvador com "muitas coisas impactantes"
Foto: Tácio Moreira/Metropress
O prefeito ACM Neto (DEM) adiantou em entrevista ao Metro1 nesta terça-feira (2) que a festa em comemoração aos 466 anos de Salvador será em grande estilo. "Até sexta vou reunir a imprensa para anunciar o que vai compor o aniversário de Salvador. Vamos fazer a programação mais completa do aniversário de Salvador. Vamos ter muitas coisas impactantes", prometeu o democrata.

*Com redação de Bárbara Silveira

comentários

por Matheus Morais no dia 03 de Mar de 2015 às 10:52 em Cidade

comentários

Novo presidente da Limpurb, Tiago Correia promete "devolver Salvador o título de cidade mais limpa do Brasil"
Foto: Tácio Moreira / Metropress
O novo presidente da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), Tiago Correia, tomou posse nesta terça-feira (3), na Prefeitura, juntamente com os novos titulares da Secretaria Municipal de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps), Bruno Reis, e da Agência Reguladora e Fiscalizadora dos Serviços Públicos de Salvador (Arsal), Henrique Trindade.

Para Tiago, que foi preciso se afastar do cargo de vereador para assumir a nova pasta, disse que foi uma honra aceitar o convite. "Quero dizer que pra mim foi uma honra o convite.  Nossa premissa é devolver para Salvador o título de cidade mais limpa do País", prometeu.

*Com redação de João Brandão

comentários

por Milene Rios no dia 03 de Mar de 2015 às 10:48 em Política

comentários

Geddel comemora nomeação de Bruno Reis para Semps
Foto: Tácio Moreira / Metropress
Presente na solenidade de posse dos novos secretários municipais, o ex-ministro da Integração Nacional e presidente Estadual do PMDB, Geddel Vieira Lima, comentou a nomeação do correligionário, o deputado estadual Bruno Reis (PMDB), para a Secretaria Municipal de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps). "Acho que Bruno é um quadro qualificado, tenho absoluta convicção que chega para acrescentar, com a sua experiência e sua visão, qualidade à gestão municipal. Eu acho que é uma oportunidade também pra se revelar no executivo um quadro, que já se mostrou muito capaz no legislativo, e estou feliz com a vinda de Bruno para a Secretaria". 

Sobre as eleições de 2016 para a Prefeitura Municipal, quando se comenta a participação do PMDB na chapa de ACM Neto, Geddel prefere não fazer especulações. "Eu sou de responder tudo, mas hoje eu prefiro não me precipitar. Efetivamente está muito cedo, tem muita coisa acontecendo no pais. É muito cedo para discutir as coisas. Não é preocupação agora você discutir vice, a gente tem que viabilizar cada vez mais a prefeitura, a gestão. Agora, evidentemente que o PMDB ficará muito honrado se puder participar da pasta que reconduzirá o prefeito ACM Neto em 2016", declarou Geddel.

comentários

por Matheus Morais no dia 03 de Mar de 2015 às 10:46 em Política

comentários

Novo titular da Arsal, Henrique Trindade agradece prefeito pela confiança: "Grato"
Foto: Tácio Moreira / Metropress
O novo titular da Agência Reguladora e Fiscalizadora dos Serviços Públicos de Salvador (Arsal), Henrique Trindade, durante a posse no gabinete da Prefeitura, nesta terça-feira (3), agradeceu o prefeito ACM Neto pela confiança. "Agradecer a confiança de ACM Neto. É uma grande honra comandar essa equipe. Quero parabenizar Tiago [Correia] e Bruno [Reis] e dizer que sou muito grato ao prefeito. Obrigado pela confiança", disse.

*Com redação de João Brandão

comentários

por Matheus Morais no dia 03 de Mar de 2015 às 10:39 em Política

comentários

Prefeito deve enviar projeto da Linha Viva para votação ainda esta semana
Foto: Tácio Moreira/Metropress
De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, Fábio Mota, a expectativa da prefeitura é que as obras da Linha Viva, via expressa que ligará o Acesso Norte ao Aeroporto Luís Eduardo Magalhães, comecem ainsa no primeiro semestre de 2015. "Estamos aguardando o projeto, que vai para a Câmara. O prefeito deve mandar esse projeto essa semana. A Câmara votará esse projeto e, assim que concluir, já tá tudo pronto: edital, audiências públicas, licenças ambientais... Para que a gente possa dar início a essa obra. Queremos ainda dar início [às obras] ainda nesse primeiro semestre de 2015", disse Mota

*Com redação de Bárbara Silveira

comentários

por Matheus Morais no dia 03 de Mar de 2015 às 10:35 em Política

comentários

Deputado Lucio Vieira Lima exalta presidente da CPI, mas critica relator petista na comissão
Foto: Tácio Moreira / Metropress
O deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMDB), durante posse dos novos titulares da Secretaria Municipal de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps), Bruno Reis; da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), Tiago Correia; e da Agência Reguladora e Fiscalizadora dos Serviços Públicos de Salvador (Arsal), Henrique Trindade, nesta terça-feira (3), no gabinete da Prefeitura, elogiou a atuação do presidente da CPI da Petrobras, mas criticou a convocação de um relator petista na comissão.

"Eu vim abraçar Bruno Reis. Estou seguindo para Brasília para aquela confusão de CPI, de crise. O presidente da CPI, Hugo Motta (PMDB), demonstrou no primeiro mandato muita competência e seriedade. Confio nele, que não termine em pizza. Lamentei que o relator tenha sido do PT, mas estamos vendo uma forma de criar três subrelatorias com objetivo de diminuir a influência do PT quando for fazer o relatório para evitar que não seja feita as verdadeiras apurações", disse ao Metro1.

*Com redação de João Brandão

comentários

por João Brandão no dia 03 de Mar de 2015 às 10:12 em Política

comentários

Bolsa da Assembleia: Nilo jura que "não há possibilidade de desvio de recursos"
Foto: Tácio Moreira / Metropress
Em entrevista à Rádio Metrópole nesta terça-feira (3), o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Marcelo Nilo, jurou que não há possibilidade de desvio de recursos na distribuição de bolsas do Programa Auxílio ao Estudante Carente. "Se o Ministério Público quiser investigar, ótimo. A possibilidade de desvio de recursos é zero. O MP deve apurar. Não existe a menor possibilidade. A carência é subjetiva. A pessoa não é carente, mas não pode pagar uma faculdade de R$ 4 mil. Eu me formei com crédito educativo, mas não sou carente", justificou.

comentários

por Bárbara Silveira no dia 03 de Mar de 2015 às 09:55 em Cidade

comentários

"Esse tipo de iniciativa da Assembleia não tem legitimidade", afirma promotor sobre bolsas
Foto: Divulgação/MP-BA
Em entrevista à Rádio Metrópole na manhã desta terça-feira (2), o promotor Adriano Assis, do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Patrimônio Público e da Moralidade Administrativa do Ministério Público da Bahia (MP-BA) comentou a distribuição de bolsas de estudo sem um critério definido por parte dos deputados estaduais. O promotor explica que, desde quando o caso foi denunciado pela Metrópole, no início de 2014, o MP-BA passou a investigar quais eram os critérios de concessão do programa. 

"Conseguimos formalizar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que encerrou o programa. Numa outra cláusula, dizia que nenhuma outra bolsa seria concedida depois da assinatura. Assim, nenhuma outra bolsa poderia ser concedida pela AL-BA. Numa outra cláusula uma ressalva: qualquer situação de concessão desse benefício que não atendesse aos requisitos previstos seria passível de investigação. Esse termo de ajustamento não acoberta qualquer concessão indevida de bolsas a pessoas carentes", explica o promotor. 

Ainda segundo Assis, a comprovação de parentesco entre deputados e os beneficiados pelas bolsas pode ser configurado como improbidade administrativa. "Esse tipo de iniciativa da Assembleia não tem legitimidade. Não cabe a Assembleia. Pessoas que tenham sido beneficiadas que mantenham algum tipo de parentesco com políticos locais, em princípio, configura justa causa. Hoje estamos encaminhando três expedientes para dar continuidade as investigações. Se há deputados estaduais envolvidos nessa situação, cabe a improbidade administrativa", afirma.  

comentários

por João Brandão no dia 03 de Mar de 2015 às 09:45 em Política

comentários

Nilo admite que alguns deputados podem ter recebido bolsas irregulares da Assembleia
Foto: Tácio Moreira / Metropress
O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Marcelo Nilo, em entrevista à Rádio Metrópole nesta terça-feira (3), admitiu que "cinco ou seis deputados estaduais podem ter recebido bolsas de forma irregular da Casa". "O cheque é nominal à escola. Não passa pelo aluno. Não tem a menor possibilidade. O Ministério Público pediu para suspender. As bolsas esse ano acabaram. Cinco ou seis podem ter tido desviado. Ou melhor: podem ter recebido bolsas [de forma irregular]", disse.

O Ministério Público Estadual (MPE) deve reabrir as investigações sobre o Programa Auxílio ao Estudante Carente, pago pela AL-BA, após denúncia da Folha de S. Paulo, de que a bolsa estava sendo usada para favorecimento de doadores de campanha, políticos, empresários e parentes de deputados.

comentários

por Stephanie Suerdieck no dia 03 de Mar de 2015 às 09:27 em Bahia

comentários

Bahia é escolhida para iniciar programa  de conscientização do uso da água no Brasil
Foto: Divulgação / Secom
Diante do atual cenário de escassez de água, a Bahia foi selecionada para iniciar um programa nacional de incentivo à preservação do recurso natural, por meio de ciclos de debates e palestras em Salvador. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (2), após uma reunião entre o governador Rui Costa, secretários de Estado e integrantes do Conselho Mundial da Água, na Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). As ações de conscientização começam logo após o Fórum Mundial da Água da Coreia, que acontece de 12 a 17 de abril. A edição brasileira do encontro está prevista para março de 2018, em Brasília.

comentários

por Matheus Morais no dia 03 de Mar de 2015 às 09:16 em Política

comentários

Nilo sobre escolha de novo presidente da Embasa: "Governador quer nome técnico"
Foto: Tácio Moreira/Metropress
O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Marcelo Nilo (PDT), disse que o governador Rui Costa (PT) pretende escolher um nome técnico para assumir a presidência da Embasa. A indicação cabe ao pedetista. "Estamos negociando, mas faz parte do jogo político. O governador quer um nome técnico, ele tem reafirmado isso, a decisão é dele. Eu tenho uma relação muito boa com Rui Costa", falou em entrevista à Rádio Metrópole, nesta terça-feira (3).

comentários

Página 1 de 3904
BUSCA
Rádio Metrópole
escute ao vivo Escute pelo Media Player Escute pelo Itunes
Seta Metrópole Turismo 11h00 às 12h00
Baixe os aplicativos da Rádio Metrópole
MK ENTREVISTA
02/03/2015
Josias Gomes
Secretário de Relações Institucionais
27/02/2015
Imbassay E Joaci Góes
Deputado e Empresário
25/02/2015
Xico Sá
Jornalista e Escritor
NEWSLETTER
Grupo Metrópole
© Copyright 2013 Rádio Metrópole - Em Salvador, ouça a Rádio Metrópole 101.3 FM e 1290 AM Telefone: 71 3505 5000 | Fax: 71 3505 5040