RSS Facebook Twitter

por João Brandão no dia 20 de Ago de 2014 às 07:32 em Cidade

comentários

Você Repórter: barraca atrapalha passagem de pedestres no Costa Azul
Foto: Leitor Metro1
Uma barraca tem atrapalhado a vida dos pedestres, no inicio do bairro do Costa Azul, sentido orla. Segundo um leitor do Metro1 que preferiu não se identificar, trata-se de uma barraca de jogo do bicho. "Arrisca a vida da gente, principalmente no horário de meio dia, quando as pessoas se deslocam para almoçar na região", disse o leitor.

Se você também tem alguma denúncia, foto ou vídeo, colabore com a reportagem da Metrópole e envie seu material para o Você Repórter pelo e-mail vocereporter@radiometropole.com.br.

comentários

por Matheus Morais no dia 20 de Ago de 2014 às 07:18 em Política

comentários

4 mil registros de candidaturas são impugnados pelo Ministério Público
Foto: Ilustrativa
O Ministério Público Eleitoral (MPE) informou hoje (19) que impugnou 4.115 registros de candidatos às eleições de outubro. Do total, 497 foram com base na Lei da Ficha Limpa, que impede a candidatura de condenados em segunda instância pela Justiça. A Justiça Eleitoral recebeu mais de 25 mil pedidos de candidaturas aos cargos de deputado estadual, federal, senador, governador e presidente da República.

De acordo com o levantamento, a principal causa de impugnação foi a rejeição de contas, também prevista na Lei da Ficha Limpa. O estado com mais impugnações foi São Paulo, com 2.058 candidatos, seguido por Minas Gerais (1.308).  

Segundo a Agência Brasil, o prazo para que todos os registros de candidaturas sejam julgados pelos juízes eleitorais termina na quinta-feira (21). Para estar apto a concorrer às eleições de outubro e ter o registro deferido pela Justiça Eleitoral, os candidatos devem apresentar declaração de bens, certidões criminais emitidas pela Justiça, certidão de quitação eleitoral que comprove inexistência de débito de multas aplicadas de forma definitiva, entre outros documentos, como previsto na Lei das Eleições (Lei 9.504/97).

O primeiro turno do pleito deste ano será em 5 de outubro. O segundo será no dia 26, nos casos de eleições para governador ou à Presidência da República em que o primeiro colocado não obter mais de 50% dos votos válidos, excluídos os brancos e nulos.

comentários

por Stephanie Suerdieck no dia 20 de Ago de 2014 às 06:56 em Trânsito

comentários

Motoristas enfrentam trânsito lento em algumas áreas de Salvador
Foto: Metropress (arquivo)
Apesar da chuva que caiu durante a madrugada em Salvador, no início da manhã desta quarta-feira (20), o trânsito ainda segue fluindo sem grandes problemas nas principais vias da cidade. Já há alguns pontos de retenção, mas sem acidentes, de acordo com a Transalvador. Os locais que tem tráfego lento são a Avenida ACM, em direção ao Iguatemi; Av. Vasco da Gama; também a Av. Juracy Magalhães, na altura do Hospital Aliança; Av. Octávio Mangabeira, a Orla; Av. Professor Manoel Ribeiro, no Stiep; Av. Silveira Martin e ainda as avenidas São Rafael e Pinto de Aguiar, esta última em obras. Na BR-324, os motoristas enfrentam lentidão no sentido Feira de Santana.

Na noite desta terça-feira (19), um ônibus pegou fogo próximo ao Bompreço do Rio Vermelho após sofrer uma pane elétrica, mas ninguém ficou ferido. O veículo não está mais no local.

comentários

por Nardele Gomes no dia 20 de Ago de 2014 às 06:00 em Cultura

comentários

Dia na História: jornalista Pimenta Neves assassina ex-namorada, Sandra Gomide, em 2000
Foto: Ilustrativa
No ano 2000, em 20 de agosto, Antonio Pimenta Neves, diretor do jornal O Estado de S. Paulo, assassinou sua ex-namorada e funcionária, Sandra Gomide, com dois tiros, à queima roupa, no Haras Setti, em Ibiúna, onde os dois mantinham seus cavalos. Pimenta deu os dois tiros em Sandra por motivo torpe - simplesmente porque ela terminou o namoro. Sandra havia terminado dias antes o relacionamento de 4 anos com o jornalista, que acabou por demiti-la do veículo. Depois do crime, Pimenta tentou se suicidar, mas não morreu. Para muita gente o Caso Pimenta Neves soa como um deboche e exemplo da impunidade no Brasil. Réu confesso, Pimenta Neves foi condenado em 2006 a 19 anos de cadeia por júri popular - a pena por homicídio varia de seis a trinta anos. A pena foi reduzida para 15 anos, mas até 2011 ele tinha passado menos de sete meses na prisão. Depois do julgamento, no qual se confirmou a premeditação do ato, ainda conseguiu ficar cinco anos em liberdade. Só foi preso no dia 24 de maio de 2011. A polícia foi buscá-lo em sua casa e, sob escolta, o levou para a penitenciária 2 de Tremembé, no interior paulista, onde está até hoje, mas desde 2013 conseguiu a progressão da pena e cumpre o semi aberto. Aos 77 anos consta que Pimenta Neves sai para trabalhar em uma das oficinas do presídio.
 

Áudio:



Dia na História: jornalista Pimenta Neves assassina ex-namorada, Sandra Gomide, em 2000

comentários

por Matheus Simoni no dia 19 de Ago de 2014 às 21:46 em Esportes

comentários

Romagnoli rescinde contrato com Bahia e volta para o San Lorenzo, diz jornal
Foto: Reprodução/Olé
O meia argentino Romagnoli chegou a um acordo com o Bahia e rescindiu o contrato com o clube, acertando sua volta para o San Lorenzo, time pelo qual conquistou a Libertadores da América. O jogador de 33 anos chegou a ser recebido pelos torcedores no aeroporto de Salvador, inclusive vestindo uma camisa do Tricolor, mas não ficará na capital baiana. De acordo com o jornal argentino Olé, Romagnoli devolveu, com ajuda do San Lorenzo, os U$ 50 mil pagos pela diretoria do Bahia em janeiro, quando ele assinou um pré-contrato com o clube baiano. Ao ser questionado se pretendia viajar para o Brasil para defender as cores do time de Salvador, o atleta reiterou a vontade de ficar no San Lorenzo, chegando a afirmar que sonhava em enfrentar o Real Madrid pelo Mundial Interclube, no Marrocos.

comentários

por Matheus Simoni no dia 19 de Ago de 2014 às 19:51 em Política

comentários

Líder do PSB na Câmara, Beto Albuquerque será vice de Marina Silva
Foto: Reprodução/Agência Brasil
O Partido Socialista Brasileiro (PSB) escolheu, em uma reunião nesta terça-feira (19), o nome de Beto Albuquerque como candidato a vice-presidente na chapa presidencial ao lado de Marina Silva. A decisão recebeu o aval da família de Eduardo Campos, que faleceu no último dia 13, e será anunciada na quarta-feira (20), de acordo com o jornal Estadão. Beto era candidato ao Senado Federal pelo Rio Grande do Sul, apresentando o terceiro lugar nas pesquisas de intenção de voto, além de ter sido um dos vice-líderes do governo do ex-presidente Lula na Câmara dos Deputados.

comentários

por Matheus Simoni no dia 19 de Ago de 2014 às 19:35 em Esportes

comentários

CBF divulga datas e horários dos jogos da Sul-Americana
Foto: Reprodução/Conmebol
As datas e os horários dos jogos entre clubes brasileiros da Copa Sul-Americana foram divulgados nesta terça-feira (19) pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Os jogos de ida da competição interncional serão nos dias 27 e 28 de setembro, e os de volta acontecem nos dias 3 e 4. 

O Bahia enfrenta o Internacional fora de casa no dia 27, no estádio do Beira Rio. Já o Vitória encara o Sport, na Ilha do Retiro, na noite do dia 28. Ambas as partidas acontecem às 22 h. Nas partidas de volta, o Leão jogará contra o rubro-negro pernambucano no dia 3 de setembro, no Barradão. Já o Tricolor enfrenta o colorado gaúcho no dia 4 de setembro, na Arena Fonte Nova. Os dois jogos também acontecem às 22 h.

Confira as datas e os horários dos jogos entre clubes brasileiros:

27/08 - 22h - Internacional x Bahia   
28/08 - 18h - Fluminense x Goiás
28/08 - 20h - Criciúma x São Paulo
28/08 - 22h - Sport x Vitória

Partidas de volta:

03/09 - 22h - Goiás x Fluminense
03/08 - 22h - Vitória x Sport
04/09 - 20h - São Paulo x Criciúma
04/09 - 22h - Bahia x Internacional 

comentários

por Matheus Simoni no dia 19 de Ago de 2014 às 19:24 em Cidade

comentários

"Faremos a revitalização de toda a orla de Salvador", afirma chefe da Casa Civil
Foto: Anna Bispo/Metropress
Ex-deputado federal pelo DEM e atual chefe da Casa Civil da prefeitura de Salvador, Luiz Carreira foi entrevistado pelo apresentador Mário Kertész no Jornal da Cidade 2ª Edição. Formado em administração pela Universidade Federal da Bahia, o secretário comentou sobre os trechos revitalizados pela atual gestão do prefeito ACM Neto, como o novo parque urbano da Barra. 

"A obra inaugura um novo modelo de gestão. Foi uma discussão interna que tivemos na prefeitura, com uma recomendação do prefeito, de não apenas fazer a parte de requalificação, mas sobretudo criar uma continuidade da gestão na Barra. Nós vamos fazer um comitê gestor composto por quase todos os órgãos que tem a ver com o espaço urbano na Barra, sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento, Cultura e Turismo", afirmou o secretário. 

Confira a entrevista na íntegra:
 

Áudio:



"Faremos a revitalização de toda a orla de Salvador", afirma chefe da Casa Civil

comentários

por Carolina Cunha no dia 19 de Ago de 2014 às 19:04 em Brasil

comentários

No 1° semestre, aeroportos do Brasil batem recorde de desembarques
Foto: Ilustrativa
Os aeroportos do Brasil bateram recorde de desembarques no país no primeiro semestre de 2014. De acordo com dados divulgados pelo governo, a realização da Copa do Mundo foi um dos fatores que mais influenciou para que isso acontecesse. Entraram no país, entre janeiro e junho, 5.013.786 pessoas procedentes de outros países, um índice 8,06% maior que o mesmo período de 2013. O número de passageiros brasileiros cresceu 7,04% em comparação com o primeiro semestre do ano anterior. Ao todo, foram 45.239.579 desembarques domésticos.

comentários

por Matheus Simoni no dia 19 de Ago de 2014 às 18:46 em Trânsito

comentários

Trânsito no horário de pico segue intenso nas principais vias da cidade
Foto: Walldo Silva/Metropress
O trânsito segue complicado em alguns pontos da cidade. Como na Avenida ACM nos dois sentidos, e na Avenida Tancredo Neves. Na Avenida Mario Leal Ferreira, a Bonocô, o fluxo está lento no sentido Iguatemi com alguns pontos de retenção.  
Já a Avenida Luis Viana Filho, a Paralela, está congestionada nos dois sentidos. A Transalvador informou que os veículos envolvidos no acidente que ocorreu mais cedo, próximo à Estação Mussurunga, no sentido centro, ainda estão no local aguardando o guincho para retirá-los da pista. Devido a isso o trânsito está complicado na região.

*Com informações de Paloma Andrade

comentários

por Carolina Cunha no dia 19 de Ago de 2014 às 18:23 em Bahia

comentários

Território quilombola do sudoeste baiano é reconhecido pelo Incra
Foto: Divulgação
O governo federal reconheceu o Território Quilombola Velame, localizado no município de Vitória da Conquista, após a publicação de portaria no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (18). Com essa medida, 73 famílias que vivem na região, remanescentes de quilombos, foram estabelecidas no local. A portaria, que atesta que a área de 1,9 mil hectares de terra é um território quilombola, é fruto do  Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID), emitido pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Original do século XIX, o quilombo é o segundo reconhecido pelo governo federal na Bahia em 2014. O primeiro foi o

comentários

por Carolina Cunha no dia 19 de Ago de 2014 às 17:56 em Tecnologia

comentários

Aplicativo Secret é suspenso em todo país
Foto: Divulgação
O pedido do Ministério Público do Espírito Santo para que o aplicativo Secret seja removido das lojas virtuais que o disponibilizam foi deferido peloa 5ª Vara Civil de Vitória. Após os responsáveis pelo programa serem notificados, o app será removido remotamente de smartphones em que estava instalado. A Apple e a Google precisam cumprir a medida no prazo de 10 dias e, caso não a cumpram, terão que pagar multa diária de R$ 20 mil.

O Secret permite que segredos sejam contados, sem que a identidade do autor da mensagem seja revelada. O MP, em sua ação, argumenta que o app infringe ao menos dois fundamentos da Constituição Federal: o que dá direito a livre manifestação do pensamento, mas veda o anonimato e o de que a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas não podem ser violados, e que a violação desses direitos gera indenização pelo dano material ou moral.

A decisão se aplica também à empresa Microsoft que lançou o Cryptic, aplicativo que funciona de forma similar.
 

comentários

por Matheus Simoni no dia 19 de Ago de 2014 às 17:35 em Brasil

comentários

Suzane Richthofen pede à Justiça que continue presa no regime fechado
Foto: Reprodução/Globo
Após conseguir a progressão de pena para o regime semiaberto, Suzane von Richthofen, de 30 anos, pediu à Justiça que continue presa em regime fechado. Cumprindo pena no presídio de Tremembé, no interior paulista, ela foi condenada a 38 anos e seis meses de reclusão pela morte dos seus pais, tendo cumprido cerca de 12 anos de prisão no regime fechado. O novo pedido de Suzane ainda não foi analisado pela Justiça. De acordo com o Tribunal, o pedido foi feito pela própria presa, sem intermédio dos seus advogados.

comentários

por Matheus Simoni no dia 19 de Ago de 2014 às 17:15 em Trânsito

comentários

Grave acidente na Paralela congestiona trânsito no sentido Salvador
Foto: Walldo Silva/Metropress
Um acidente ocorrido no final da tarde desta terça-feira (19) deixa complicado o trânsito na Avenida Paralela, na região próxima à Estação Mussurunga. A colisão envolvendo dois caminhões e um carro de passeio deixou uma pessoa presa nas ferragens do veículo. O corpo de bombeiros espera uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e a polícia se encontra no local para tentar organizar o trânsito na pista, que torna o sentido Salvador congestionado por conta de motoristas que diminuem a velocidade ao passar pelo local. O sentido Aeroporto também se encontra congestionado por conta da curiosidade dos condutores que tentam ver o acidente.

comentários

por Matheus Simoni no dia 19 de Ago de 2014 às 16:56 em Trânsito

comentários

Acidente na BR-324 forma congestionamento no sentido Salvador
Foto: Reprodução/Waze
O trânsito segue tranqüilo nas principais vias. Mas as Avenidas Joana Angélica e a ACM já apresentam intensidade.
Os usuários do aplicativo Waze indicam que houve um acidente na BR-324, no sentido Salvador, próximo à entrada do Acesso Norte. A Transalvador informou que um carro bateu em um poste e o trânsito segue lento no local. Porém, o sentido Feira de Santana, também já apresenta lentidão. 

comentários

Página 1 de 3347
BUSCA
Rádio Metrópole
escute ao vivo Escute pelo Media Player Escute pelo Itunes
Seta Bom Dia com Mário Kertész 07h00 às 08h00
Baixe os aplicativos da Rádio Metrópole
MK ENTREVISTA
19/08/2014
Paulo Souto
Vota Bahia - Candidato ao Governo do Estado pelo DEM
18/08/2014
Marcos Mendes
Vota Bahia - Candidato ao Governo do Estado pelo PSOL
14/08/2014
Ivan Santana
Escritor
NEWSLETTER
Grupo Metrópole
© Copyright 2013 Rádio Metrópole - Em Salvador, ouça a Rádio Metrópole 101.3 FM e 1290 AM Telefone: 71 3505 5000 | Fax: 71 3505 5040