RSS Facebook Twitter

por Matheus Simoni no dia 26 de Fev de 2015 às 19:51 em Trânsito

comentários

Faixa da Bonocô será interditada para obras do metrô
Foto: Reprodução/Evandro Veiga/Ilustrativa
A faixa próxima ao canteiro central da Avenida Mário Leal Ferreira, conhecida como Bonocô, no sentido Ogunjá-Rótula do Abacaxi, será interditada neste final de semana. De acordo com nota enviada pela CCR Metrô Bahia, empresa que administra o sistema na capital baiana, a interdição vai ocorrer para facilitar as obras de montagem do módulo de cobertura da  Estação Bonocô do metrô. No sábado (28), a faixa será inteditada às 22h e só será liberada às 5h de domingo (1). Às 22h, a faixa será novamente bloqueada e vai ter o tráfego retonado na segunda-feira (2), às 5h.

comentários

por Matheus Simon no dia 26 de Fev de 2015 às 19:34 em Brasil

comentários

Justiça afasta juiz que foi flagrado dirigindo carro apreendido de Eike Batista
Foto: Reprodução/Bloomberg
A Corregedoria Nacional de Justiça, por meio da ministra Nancy Andrighi, decidiu afastar o juiz Flávio Roberto de Souza, da 3ª Vara Federal do Rio de Janeiro, de suas funções. O magistrado era responsável pelas ações criminais contra o empresário Eike Batista. Ele tinha sido flagrado dirigindo o Porsche Cayenne de Eike. O veículo havia sido apreendido durante operação da Polícia Federal. Segundo a ministra Andrighi, todos os processos do empresários vão ser redistribuídos a outras varas do Rio de Janeiro.

comentários

por Matheus Simoni no dia 26 de Fev de 2015 às 19:12 em Política

comentários

TRE mantém cassação de mandato de prefeito e vice de Tanhaçu
Foto: Divulgação/TRE
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) manteve a sentença do juiz da 196ª Zona Eleitoral, Rodrigo Souza Britto, que determinou a cassação do mandato do Prefeito João Francisco Santos (PT), da cidade baiana Tanhaçu, a 518 Km de Salvador. A decisão afasta também o vice-prefeito Valdívio Aguiar Filho, aplicando aos gestores multa no valor de dez mil reais. 

Eleito com 7.019 votos válidos, João Francisco responde a ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) ajuizada por Jorge Teixeira da Rocha (PSD) e pela coligação "Tanhaçu vai Voltar a Crescer". O grupo da oposição acusa o prefeito de abuso de poder econômico e captação ilícita proveniente de compra de votos durante as eleições de 2012. Segundo a acusação, na campanha daquele ano os investigados ofereceram e prometeram diversas vantagens possíveis através de fraudes em concursos públicos e em processos licitatórios, de forma que beneficiasse alguns eleitores de Tanhaçu. 

Os gestores teriam entregado a esses eleitores dinheiro com o fim de obter votos e apoio político. A defesa ainda pode apresentar recurso junto ao próprio TRE-BA ou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O afastamento só pode ocorrer na prática após publicação do julgamento dos eventuais embargos interpostos pelos acusados.

comentários

por Matheus Simoni no dia 26 de Fev de 2015 às 18:56 em Esportes

comentários

Torcedores atiram banana gigante em jogador negro durante partida na Europa; assista
Foto: Reprodução
Um novo registro de racismo nos campos de futebol surgiu na nesta quinta-feira (26). Na partida entre Feyenoord (HOL) e Roma (ITA), válida pela Liga Europa, no estádio em Roterdã, na Holanda, torcedores da equipe mandante atiraram uma banana inflável no atacante marfinense Gervinho. Aos 38 minutos do primeiro tempo, o quarto árbitro foi à uma área próxima à arquibancada do estádio De Kuipe recolheu o objeto jogado do setor onde fica a torcida do time holandês. 

Atos de vandalismo por parte das duas torcidas dos times eram esperados pelos policiais locais. De acordo com Gijs van Nimwegen, porta-voz da polícia de Roterdã, o jogo era considerado de "alto risco" por conta dos atos de violência promovidos no último encontro entre as duas equipes, na quinta-feira passada. 

A partida, que estava empatada em 1 a 1, terminou com um gol marcado pelo próprio Gervinho, depois de um cruzamento vindo da direita. Ele comemorou fazendo um coração para os torcedores racistas que o provocaram. Veja:

comentários

por Júlia Sarmento no dia 26 de Fev de 2015 às 18:31 em Brasil

comentários

Desembargador anula decisão de juiz que suspendia WhatsApp no Brasil
Foto: Reprodução
Os usuários do WhatsApp no Brasil podem respirar tranquilos. O desembargador Raimundo Nonato da Costa Alencar, do Tribunal de Justiça do Piauí (Tj-PI), suspendeu a decisão do juiz Luiz de Moura Correia, da Central de Inquéritos do Poder Judiciário em Teresina, que retirava de funcionamento o aplicativo WhatsApp em todo o Brasil.

A suspensão do aplicativo havia sido determinada no último dia 11 do último mês, sob o argumento de que o WhatsApp estava se recusando, desde 2013, a repassar informações solicitadas pelo Núcleo de Inteligência da Polícia Civil do Piauí, que investiga casos de pedofilia na internet. Porém, na decisão tomada por Raimundo Nonato da Costa Alencar, o aplicativo de mensagens não é desobrigado a repassar as informações pedidas pela Justiça.

comentários

por Juliana Almirante no dia 26 de Fev de 2015 às 18:10 em Política

comentários

Prova de seleção para servidores pergunta horário de relógio e número de lados do triângulo
Foto: Reprodução
O processo simplificado da prefeitura de Rio Bonito, no Rio de Janeiro, avaliou, ao mesmo tempo, inscritos para cargos de nível fundamental, médio, superior. A prova tem gerado polêmica por apresentar apenas seis questões banais, que perguntam ao candidato as horas exibidas em um relógio, os lados do triângulo e o estado emocional de uma pessoa desenhada.

 A secretária municipal de Educação, Lucy Teixeira, justificou ao site O Dia que não foi possível formular provas diferentes para os três níveis de escolaridade por falta de recursos. Ela alega que a classificação dependeria de uma entrevista presencial, que admite critérios subjetivos. A aplicação do exame gerou revolta dos candidatos nas redes sociais e o diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) prometeu acionar o Ministério Público para investigar o processo seletivo.

comentários

por Matheus Morais e Matheus Simoni no dia 26 de Fev de 2015 às 17:52 em Política

comentários

Familiares e amigos cantam jingle de campanha de Zezéu durante velório; ouça
Foto: Reprodução/G1
O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE) Zezéu Ribeiro faleceu na tarde da última quarta-feira (25) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Ele estava internado após sofrer uma hemorragia digestiva no início do ano e aguardava melhoras no seu quadro de saúde para fazer transplante de fígado. Durante o velório do corpo do ex-parlamentar, familiares e amigos cantaram em voz alta o jingle de sucesso utilizado por Zezéu em várias campanhas.

Zezéu Ribeiro, soteropolitano, graduado em Arquitetura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), iniciou sua militância política no movimento estudantil, na década de 1970. Zezéu era filiado ao PT desde 1982 e presidiu o partido na Bahia de 1995 a 1999. Ele integrou o Diretório Nacional do partido no período de 2001 até 2003, além de ter sido presidente do Sindicato dos Arquitetos da Bahia. Na capital baiana, ele exerceu o mandato de vereador em três legislaturas, alcançando amplo reconhecimento que o levou a se eleger deputado federal em 2002. Após confirmação da morte de Zezéu, políticos baianos lamentaram a perda. 

Confira o jingle histórico da campanha de Zezéu:
Ouça o audio gravado durante o velório do ex-parlamentar:
 

Áudio:



Familiares e amigos cantam jingle de campanha de Zezéu durante velório; ouça

comentários

por Bárbara Silveira no dia 26 de Fev de 2015 às 17:51 em Mundo

comentários

Bomba de 250 quilos é encontrada em área vip de estádio na Alemanha
Foto: Reprodução/Correio
Os torcedores que frequentavam o estádio do Borussia Dortmund, na Alemanha, não sabiam o perigo que corriam. Durante escavações para uma obra de reparo no estádio, os operários encontraram uma bomba de 250 quilos na zona VIP da tribuna oeste do estádio.

O artefato foi produzido pelo Reino Unido na Segunda Guerra Mundial e estava enterrado a uma profundidade de cinco metros. Com a descoberta, as autoridades do país decidiram evacuar o Borussia Dortmund, que fechou as portas por tempo indeterminado. A bomba será desarmada ainda nesta quinta-feira (26), informou a direção do clube.

comentários

por Matheus Morais no dia 26 de Fev de 2015 às 17:42 em Política

comentários

Para Rui Costa, Zezéu Ribeiro foi "referência para uma geração inteira"
Foto: Tácio Moreira/ Metropress
O governador Rui Costa (PT) declarou, durante o velório do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) Zezéu Ribeiro, que ele foi "referência para uma geração inteira". Ele lembrou que o conhecido jingle "Zezéu, vou votar em você" inspirou sua vida política. "Encantou e motivou muitos jovens como eu", disse, em conversa com o Metro1.

"Um companheiro de muitos anos, uma referência como político, como homem preocupado pela cidade, pela área urbana, uma pessoa que sempre se preocupação com a habitação popular. Acho que perde a Bahia, o Brasil, uma referência para uma geração inteira. Fica a saudade e o desejo de que ele siga em paz", definiu.

*Com redação de Juliana Almirante

comentários

por Matheus Simoni no dia 26 de Fev de 2015 às 17:33 em Política

comentários

Debates sobre doações de campanha são tema de abertura da nova CPI da Petrobras
Foto: Reprodução/Revista Época
Foi instalada nesta quinta-feira (26) mais uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara dos Deputados para apurar irregularidades na Petrobras. Em menos de um ano, é o terceiro grupo criado no Congresso Nacional para investigar esquemas de lavagem de dinheiro e pagamento de propina envolvendo a estatal. O "Petrolão", como foi denominado o esquema criminoso, está sendo investigado pela Polícia Federal com a operação Lava Jato, deflagrada em março de 2014. 

No início das discussões, doações privadas a parlamentares membros da comissão foram tema da abertura dos debates nesta quinta-feira. O deputado Ivan Valente (PSOL-SP) apresentou uma questão de ordem pedindo suspensão do colegiado da comissão, entre eles o presidente e o relator, já que os parlamentares teriam recebido doações eleitorais de empreiteiras investigadas pela Lava Jato. 

Apenas o PPS foi a favor da questão de ordem. "Ele não quer levantar suspeição, quer é que seja respeitada a lei", declarou o deputado Rubens Bueno (PR), líder da bancada. Os outros partidos foram contrários à proposta. "Doação não é sinônimo de propina", disse o líder da bancada tucana, Carlos Sampaio (PSDB-SP). 

comentários

por Matheus Simoni no dia 26 de Fev de 2015 às 17:31 em Política

comentários

"Dois políticos que devemos lembrar", diz Mário Kertész sobre Zezéu Ribeiro e Prisco Viana
Foto: Tácio Moreira/Metropress
O apresentador Mário Kertész lamentou a morte do ex-ministro e ex-deputado Prisco Viana, aos 82 anos de idade, nesta quinta-feira (26). Ele estava internado na UTI há uma semana, em razão das complicações do Mal de Alzheimer. "Convivi muito com Prisco. Foi uma figura muito boa, homem sério e honesto. Fiquei triste e queria registrar meus agradecimentos a ele, que sempre fiz questão de dizer, enquanto ele estava vivo, que a cidade de Salvador deveria prestar uma homenagem a ele. Ajudou muito, não foi pouco não. Foram várias obras feitas, recursos que ele arranjava generosamente, sem querer nada em volta, nem apoio político e nem para reeleição, nada", afirmou Mário. 

Ele também falou sobre a morte de Zezéu Ribeiro, conselheiro do TCE e ex-deputado federal, falecido na quarta-feira (25), aos 65 anos. "Foi um bom deputado do PT e vereador de Salvador. Tinha aquela música famosa: 'Zezéu, eu vou votar em você...'", lembrou o apresentador. "Foram dois baianos, dois políticos que a gente deve lembrar e reverenciar pelo que eles fizeram", afirmou. 

comentários

por Lorena Alcantara no dia 26 de Fev de 2015 às 17:25 em Cidade

comentários

MP apresenta proposta para liberação da Av. Tamburugy; decisão depende da prefeitura
Foto: Tácio Moreira / Metropress
Finalmente a situação da Avenida Tamburugy parece estar perto de ser resolvida. A via, que está com 90% das obras concluídas e deveria ter sido entregue em 2013, foi planejada para desafogar o trânsito na região da Avenida Luis Viana Filho, a Paralela. No entanto, após o início das obras no local, o Ibama interviu alegando que aquela era uma área de preservação ambiental e que a via não tinha licença para ser construída.

A bola foi passada diversas vezes entre a prefeitura, o Ibama e o Ministério Público do Estado. Após o jogo de empurra, na última matéria que fizemos sobre o assunto, o secretário de Mobilidade Urbana de Salvador, Fábio Mota, nos informou que depois do carnaval uma reunião seria feita entre os órgãos para resolver de vez a situação da Tamburugy. A reunião foi realizada nesta quarta-feira (26) com alguns do órgãos envolvidos no caso. "Somente o Ibama, a procuradoria do município e um representante da Conder", conta a promotora do Ministério Público do Estado Cristina Seixas.

Notificados não compareceram, diz MP
Mas, peças chave para resolução da questão não estiveram presentes na reunião, que poderia, enfim, dar uma solução ao problema. "O Ministério Público esperava que o secretário da Sucom do município estive lá e ele não foi, apesar de notificado e convidado e o Inema também não foi, apesar de notificado", explica a promotora. Apesar das ausências, para ter pôr fim a celeuma na entrega da Avenida, o MP e o Ibama apresentaram uma proposta para a Procuradoria Geral do Município que decidirá agora o rumo da Tamburugy. "O Ministério Público apresentou uma proposta junto com o Ibama para a Procuradoria do Município e a procuradora ficou de encaminhar isso ao secretário e a procuradora-geral para que eles analisassem a proposta e depois respondessem ao MP e ao Ibama sobre a possibilidade, ou não, de acolhimento da proposta de composição apresentada", afirma Cristina Seixas.

MP cobra redução de danos

Na proposta elaborada pelos órgãos ambientais, prefeitura e estado precisam oferecer contrapartidas envolvendo a redução de danos ambientais na região. A partir de agora, segundo o Ministério Público, só depende da Prefeitura para que o embargo seja retirado e a via possa ser aberta para a população. "Agora só depende da prefeitura resolver a regularização da via e aceitar a compensação dos danos que foi proposta que é muito simples, é para garantir a qualidade ambiental alí da área e aguardamos então a resposta da prefeitura para poder regularizar", adianta a promotora.

Secretários negam convite

Procurado pela equipe de reportagem para saber o porque de não ter ido à reunião, o secretário de Mobilidade Urbana de Salvador, Fabio Mota, afirmou que não teve conhecimento sobre o encontro. "Eu nem soube dessa reunião, quando foi? Nem eu e nem Silvio [Pinheiro] soubemos dessa reunião, só se mandaram o convite para outro lugar. Para cá não mandaram não, só se mandaram para a sede antiga ou para outro canto".

comentários

por Matheus Morais no dia 26 de Fev de 2015 às 17:18 em Bahia

comentários

Marcelo Nilo lamenta morte de Zezéu Ribeiro: "Bahia perdeu um grande homem público"
Foto: Matheus Morais/ Metropress
O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Marcelo Nilo (PDT), afirmou ao Metro1 que a morte de Zezéu Ribeiro foi uma perda muito grande para a Bahia e o Brasil. O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA) morreu no início da noite desta quarta-feira (25), aos 65 anos.  

"Eu tinha um apreço muito grande por ele, pela sua seriedade, pela sua coerência e pelo seu respeito aos recursos públicos. Quando o governador Jaques Wagner sugeriu que eu colocasse o nome de Zezéu no Tribunal de Contas do Estado, eu trabalhei muito na Assembleia para que ele fosse eleito conselheiro pela sua história. Ele foi muito respeitado, uma pessoa  que nos momentos difíceis da oposição na Bahia saiu candidato senador e a prefeito", afirmou Marcelo Nilo.

*Com redação de Júlia Sarmento

comentários

por Matheus Morais e Matheus Simoni no dia 26 de Fev de 2015 às 17:15 em Política

comentários

Líder do PT na Assembleia afirma que reeleição de Nilo em 2016 é "inadmissível"
Foto: Tácio Moreira/Metropress
Líder da bancada petista na Assembleia Legislativa da Bahia, o deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) comentou nesta quinta-feira (26) a decisão do partido de não ajuizar ação direta de inconstitucionalidade (Adin) contra a reeleição do deputado Marcelo Nilo (PDT) à presidência da Casa. 

A pedido do governador Rui Costa (PT), o PT estadual decidiu que não iria levar o processo para a Justiça. "O governador me chamou na sexta passada e me pediu que não judicializasse. Me pediu que eu levasse à bancada um pedido dele, entendendo que, nesse momento, com uma dificuldade econômica que vamos passar e política, que estamos passando, era importante manter a base unida na Casa. Ele queria que o partido dele respeitasse a vontade dos 51 deputados [que votaram em Nilo], mesmo nosso partido entendendo que a eleição fere o regramento das eleições daquela Casa", disse Rosemberg. 

O parlamentar ressaltou que Rui Costa não deixou de levar em consideração o posicionamento do PT. "Ele respeita a decisão do partido, mas nos pediu e eu levei à bancada na última sexta-feira o seu pedido. Por unanimidade, a bancada entendeu e aceitou a solicitação e nós tomamos a decisão de não judicializar. Mas nós continuaremos defendendo a nossa tese. Esperamos que o deputado Marcelo Nilo entenda isso que seria inadmissível uma nova eleição em 2016", concluiu. Rosemberg afirmou que "não fica nenhuma mágoa" com Nilo. "Em alguns momentos fomos duros um ao outro, mas isso faz parte da vida política", disse.

comentários

por Matheus Morais no dia 26 de Fev de 2015 às 17:14 em Política

comentários

Gabrielli diz que investigação da Lava Jato faz apenas "ilações" sobre doações ilegais ao PT
Foto: Matheus Morais/ Metropress
O ex-presidente da Petrobras e ex-secretário de Planejamento do Estado da Bahia, José Sérgio Gabrielli, avaliou, em entrevista ao Metro1, que as declarações do ex-gerente de Serviços da Petrobras Pedro Barusco sobre o suposto recebimento de R$ 200 milhões de propina pelo PT baseiam apenas "ilações" da investigação da Operação Lava Jato e não servem como prova de beneficiamento ilegal.

Questionado por jornalistas sobre o suposto crime cometido pelo partido, ele saiu em defesa da contribuição que, ao seu ver, não seria irregular. "As investigações não provam isso, as investigações fazem ilações sobre isso. A própria delação de Barusco dos famosos 200 milhões está sendo feita uma ilação de que a contribuição legal ao PT é ilegal. Isso é um absurdo", declarou.

"Eu sou contra o financiamento privado, mas a lei permite", completa. O ex-presidente da Petrobras também sugeriu que a imprensa trata com diferenciamento os casos de doações relativas a membros do PT. "Se ser do PT é ser criminoso, essa é a visão que a imprensa tem.... As contribuições foram legais", afirmou, durante o velório do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) Zezéu Ribeiro.

*Com redação de Juliana Almirante

comentários

Página 1 de 3892
BUSCA
Rádio Metrópole
escute ao vivo Escute pelo Media Player Escute pelo Itunes
Seta

Não há programação no ar

Baixe os aplicativos da Rádio Metrópole
MK ENTREVISTA
25/02/2015
Xico Sá
Jornalista e Escritor
23/02/2015
Luís Carlos Merten
Crítico de cinema
23/02/2015
Carlos Andrade
Presidente da Fecomércio - BA
NEWSLETTER
Grupo Metrópole
© Copyright 2013 Rádio Metrópole - Em Salvador, ouça a Rádio Metrópole 101.3 FM e 1290 AM Telefone: 71 3505 5000 | Fax: 71 3505 5040