RSS Facebook Twitter

por Matheus Simoni no dia 21 de Mai de 2015 às 20:23 em Cidade

comentários

Igreja Nossa Senhora de Brotas e Passeio Público recebem obras de requalificação
Foto: Camila Souza/GOVBA
Após a queda do forro que protegia o teto da Igreja Nossa Senhora de Brotas no último sábado (16), o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) iniciou as obras de requalificação do imóvel. Além da igreja, o Passeio Público também já começou a receber o processo de revitalização. 

Na igreja, as fortes chuvas fizeram com que a edificação começasse a apresentar infiltrações, como afirma o encarregado da paróquia, Paulo Henriques Simoni. "Estamos tentando resolver os problemas do imóvel. Quando chove surgem as goteiras, as tábuas do forro correm e isso pode resultar em acidentes sérios. Estamos começando pelo teto, que sofreu danos com a chuva, mas depois vamos promover os reparos nas outras partes da igreja. Esperamos resolver isso o quanto antes", afirmou. 

Com R$ 108 mil da própria paróquia e com o apoio técnico do Ipac, que forneceu a mão de obra, aos poucos a estrutura, construída há cerca de 300 anos, tem recebido os reparos considerados necessários. A primeira parte do projeto consiste na reestruturação do teto da igreja. 

Já o Passeio Público irá contar com um investimento de R$ 240 mil do Governo do Estado, que prevê de obras de paisagismo e jardinagem, iluminação, limpeza de esculturas e vasos de mármore e a restauração do parque infantil e dos bancos de madeira e ferro. "Antes as pessoas compareciam em peso aqui, no Passeio Público. O espaço era usado por famílias, casais e amigos para se divertirem a céu aberto. É importante esclarecer que essa primeira etapa é algo emergencial. Precisamos devolver esse espaço para a população", disse o diretor geral do Ipac, João Carlos Oliveira.

comentários

por Matheus Simoni no dia 21 de Mai de 2015 às 20:03 em Você Repórter

comentários

Você Repórter: buraco em pista da Paulo VI complica a vida de motoristas
Foto: Danilo Ribeiro/Leitor Metro1
Um buraco na pista da Avenida Paulo VI anda complicando a vida de muitos motoristas que trafegam pela Pituba. De acordo com o relato do leitor do Metro1 Danilo Ribeiro, o buraco já merece o título de "cratera". "Hoje, nós, motoristas, contribuintes, pagantes de altíssimos impostos, temos que nos sujeitar a passar com nossos carros por uma cratera dessa", afirmou ele. Ainda segundo Danilo, ele já acionou a Prefeitura diversas vezes, mas não obteve sucesso. 

Se você também tem alguma denúncia, foto ou vídeo, colabore com a reportagem da Metrópole e envie seu material para o Você Repórter pelo e-mail vocereporter@radiometropole.com.br.

comentários

por Bárbara Gomes no dia 21 de Mai de 2015 às 19:40 em Cidade

comentários

Defesa Civil registra 62 solicitações de deslizamentos de terra nesta quinta-feira
Foto: Leitor Metro1
A Defesa Civil de Salvador (Codesal) apresentou boletim da "Operação Chuva 2015" nesta quinta-feira (21), até às 18h o órgão recebeu 216 solicitações. O índice maior continua sendo de deslizamento de terra, com 62 chamadas. Em seguida são 60 ameaças de desabamentos de imóvel, 26 ameaças de deslizamentos de terra e 15 imóveis alagadosl. Ainda há registros de 32 avaliações de imóvel alagado, duas ameaças de desabamento de muro e cinco ameaças de queda de árvores.

Conforme a Codesal, não há registro de feridos. As pessoas que moram em área de risco ou que percebam ameaça de desabamento devem deixar os imóveis e solicitar a vistoria da Defesa Civil. O órgão permanece com o plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo deve permanecer nublado com chuva. 

comentários

por Matheus Simoni no dia 21 de Mai de 2015 às 19:23 em Brasil

comentários

Campanha de vacinação contra a gripe termina nesta sexta-feira
Foto: Agência Brasil
Termina nesta sexta-feira Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Devem ser vacinadas crianças de 6 meses a menores de 5 anos, idosos, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, presos e funcionários do sistema prisional. Crianças que vão receber a dose contra a gripe pela primeira vez devem ser imunizadas em duas etapas, que devem ter um intervalo de 30 dias entre as dosagens. 

O Ministério da Saúde alerta sobre a importância de levar aos postos de saúde o cartão de vacinação e um documento de identificação. Os sintomas da gripe incluem febre, tosse ou dor na garganta. Em alguns casos, os contaminados também apresentam dor de cabeça, dor nos músculos e nas articulações. O agravamento da doença pode ser identificado por sintomas como falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e indisposição.

comentários

por Bárbara Gomes no dia 21 de Mai de 2015 às 19:10 em Cidade

comentários

No próximo domingo (24) o trânsito sofrerá alterações, conforme a Transalvador, por causa da "Marcha Pela Paz na Família" que acontecerá durante a manhã. As vias serão alteradas nas regiões do Alto da Terezinha, Rio Sena e Ilha Amarela. A partir das 8h, as vias que fazem parte do circuito terão o tráfego interditado progressivamente em uma das faixas, preferencialmente à direita. A caminhada terá início na rua Nilton Lopes, final de linha do Alto da Terezinha, seguindo pela rua Getúlio Vargas, Rua Direta do Rio Sena, finalizando no Largo da Rua Boa Vista.

comentários

por Juliana Almirante no dia 21 de Mai de 2015 às 18:58 em Política

comentários

Jorge Hereda toma posse da Secretaria do Desenvolvimento Econômico nesta sexta
Foto: Agência Brasil
O governador Rui Costa empossa o novo secretário do Desenvolvimento Econômico (SDE), Jorge Hereda, às 11h desta sexta-feira (22), na sede da Procuradoria Geral do Estado (PGE), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. Ex-presidente da Caixa Econômica Federal, Hereda substitui o interino Paulo Guimarães. 

comentários

por Ticiane Bicelli no dia 21 de Mai de 2015 às 18:46 em Cidade

comentários

Candidatos que contestam contratações dos Correios realizam protesto nesta sexta
Foto: Reprodução
A Empresa Brasileira de Telégrafos, os Correios, realizou um concurso, em 2011, para a função de carteiro. O edital era claro: a validade para convocação seria de um ano, prorrogável por mais um ano, ou seja, os aprovados deveriam ser chamados até 2013. No entanto, muitos aprovados na prova objetiva e no teste de aptidão física (TAC) seguem no Cadastro de Reserva a ver navios. Há dois anos, quando o concurso estava prestes a vencer, o Ministério Público entrou com uma ação contra os Correios alegando que a empresa vinha contratando terceirizados para compor o deficit de funcionários. Thiago Bastos, que faz parte da comissão do Cadastro de Reserva, explica que a contratação dos terceirizados durante a vigência do concurso é inconstitucional, já que mais de mil candidatos aguardavam convocação, apenas na Bahia. "A juíza da 15ª Vara de Brasília determinou que enquanto o processo estiver vigente, o concurso permanecerá válido. A empresa deve fazer a substituição dos terceirizados pelos candidatos do Cadastro de Reserva. O que vem acontecendo na Bahia é justamente o contrário: a empresa continua com contratos milionários com terceirizados e nós seguimos aguardando", relata.

Em várias capitais, como São Paulo, Curitiba e Porto Alegre, o Cadastro de Reserva já foi esgotado. Na Bahia, no entanto, a morosidade é concursada. Em quatro anos foram contratados na capital baiana apenas 145 carteiros, sendo a posição do último contratado 174, restando ainda 1.325 candidatos no Cadastro de Reserva. "A Bahia contrata um candidato agora e daqui a seis meses contrata mais um. O que está em jogo não é só a nossa comissão. Há famílias, funcionários dentro da empresa sofrendo e a população que não recebe suas correspondências em dia. Há sobrecarga de trabalho lá dentro também, tem carteiro fazendo papel de operador de triagem e transbordo, que é outra função. Além da empresa tentar cobrir o deficit de funcionários com essas contratações irregulares, o número de funcionários que há lá dentro segue insuficiente", denuncia Thiago Bastos.

Diante da situação, uma mobilização será realizada nesta sexta-feira, às 8 horas da manha, na Central dos Correios, na Avenida Paulo VI, na Pituba. O objetivo é reivindicar o cumprimento da determinação da justiça, além de apresentar o problema à população.

comentários

por Bárbara Gomes no dia 21 de Mai de 2015 às 18:45 em Cidade

comentários

Prefeitura faz demolições de imóveis na Ladeira da Montanha; trânsito será alterado
Foto: Icaro Marx/ Leitor Metro1
Com diversos deslizamentos de terra e desabamentos no período de chuvas constantes em Salvador, a prefeitura segue até domingo (24) o processo de demolição de imóveis. As estruturas que apresentam risco de desabamento no Taboão, Ladeira da Preguiça, Ladeira da Montanha e Ladeira da Conceição serão demolidas.

Por causa das demolições, o trânsito será interditado nesta sexta-feira (22) na Ladeira da Montanha entre 8h e 14h para facilitar a entrada de máquinas e garantir a segurança das pessoas. A prefeitura informou ainda, que será  necessário interditar o trânsito no sábado (23), no mesmo período, na Ladeira da Conceição, onde serão realizadas novas demolições.

A maior parte dos trabalhos em execução está concentrada na Ladeira da Montanha, segundo a assessoria da prefeitura. Apenas nessa região, 12 imóveis já foram desocupados e até o final de semana serão realizadas as demolições necessárias entre o Comércio e a Montanha. As intervenções são realizadas pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Sucom) e contam com anuência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), já que os imóveis são tombados.

De acordo com a prefeitura, aproximadamente 30 famílias já foram removidas dos imóveis considerados de alto risco em toda a região e estão recebendo auxílio moradia, no valor de R$ 300,00 mensais, benefício concedido por um período de até um ano. 

comentários

por Bárbara Gomes no dia 21 de Mai de 2015 às 18:28 em Cidade

comentários

Secretaria da Educação de Salvador faz apelo para professores cancelarem paralisações
Foto: Leitor Metro1
Após a manifestação dos professores da rede municipal na manhã desta quinta-feira (21), a prefeitura informou através de nota, que a Secretaria Municipal de Educação iniciou há 20 dias as negociações sobre os pontos da pauta apresentada pelo sindicato dos professores (APLB). A secretaria considerou precipitado qualquer movimento de paralisação dos professores.

Conforme a assessoria da prefeitura, a paralisação irá prejudicar 140 mil crianças e jovens na cidade num momento em que a capital enfrenta um período difícil em função das chuvas. "A secretaria faz um apelo para que os professores não façam paralisação, já que está havendo avanços nas negociações, e mantém as portas abertas para continuar o diálogo com a categoria".

A paralisação dos professores do município está prevista para os dias 27, 28 e 29 de maio. A categoria reivindica 13% de reajuste salarial e decidirão sobre futuras paralisações em assembleia, no dia dois de junho.

comentários

por Juliana Almirante no dia 21 de Mai de 2015 às 18:10 em Política

comentários

Após ser acusado por Aleluia, Solla promete processar democrata por difamação
Foto: Manuela Cavadas/Metropress(arquivo)
O deputado federal Jorge Solla (PT-BA) anunciou, nesta quinta-feira (21), que ingressará com uma representação contra o deputado federal José Carlos Aleluia (DEM) por quebra de decoro parlamentar. A briga entre o petista e o democrata começou na CPI da Petrobras, quando Solla questionou o executivo Dalton Avancini, ex-presidente da Camargo Correa, sobre os indícios de pagamento de propinas para Aleluia (DEM), que foi citado em escutas telefônicas interceptadas pela Polícia Federal, na Operação Castelo de Areia.

Aleluia então insinuou, em nota enviada à imprensa, que Solla só se candidatou a deputado porque o PT queria evitar que ele fosse preso por conta de supostas irregularidades cometidas quando o petista comandava a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). "A Bahia inteira sabe que sua campanha foi bancada pelo PT para que conseguisse foro privilegiado e não fosse preso pelas irregularidades que cometeu na Sesab. Agora aparece na CPI da Petrobras se esquecendo que o dinheiro de sua campanha veio justamente daí, do Petrolão", provocou Aleluia.

Por conta das declarações do democrata, Solla promete que também acionará a Justiça por injúria e difamação. "Enquanto ele recebeu R$ 3,5 milhões para se eleger, a maior parte de dinheiro vindo de empreiteiras envolvidas na Lava-Jato, como a UTC, OAS, Queiroz Galvão, Odebrecht, eu quero que ele prove em juízo o que diz quanto ao financiamento de minha campanha", cobrou Solla. Ele pedirá que Aleluia prove também as acusações referentes à sua gestão frente à Sesab. "Em 15 anos de gestor da saúde saio sem nenhuma condenação e sem estar respondendo nenhum processo judicial", disse Solla.

comentários

por Bárbara Silveira no dia 21 de Mai de 2015 às 17:50 em Política

comentários

Dilma Rousseff afirma que cortes no orçamento não vão paralisar governo
Foto: Reprodução/Agência Brasil
A presidente Dilma Rousseff (PT) afirmou, durante pronunciamento nesta quinta-feira (21), que o contingenciamento do Orçamento Geral da União de 2015, que será anunciado na sexta-feira (22), não será nem "tão grande nem tão pequeno". A petista disse que nenhum contingenciamento paralisa o governo, mas evitou comentar o valor do corte de gastos para este ano. "Tem gente que acha que [o contingenciamento de verbas] vai ser pequeno. Não vai. Vai ser um e aí eu dou o conceito, não o número: nem tão grande que não seja necessário, nem tão pequeno que não seja efetivo, que não provoque nada. Ele tem de ser absolutamente adequado", disse.

Dilma comparou a economia do país à de uma casa. "Nenhum contingenciamento paralisa governo, o governo gasta menos em algumas coisas. É isso que acontece, é como em uma casa, quando a pessoa faz economia ela não paralisa a casa, ela faz economia. Nós vamos fazer uma boa economia para que o país possa crescer e possa ter sustentabilidade no crescimento".

comentários

por Juliana Almirante no dia 21 de Mai de 2015 às 17:40 em Cidade

comentários

Três prédios são interditados pela Defesa Civil em Pernambués; moradores deixam local
Foto: Reprodução/ Bocão News
Três edificações foram evacuadas na Rua Potiguará, em Pernambués, por conta de risco de desabamento, de acordo com informações da Defesa Civil de Salvador. Os imóveis foram interditados pela Codesal e pela Secretaria de Urbanismo (Sucom). Engenheiros do órgão de Defesa Civil foram ao local à tarde, quando os moradores foram obrigados a deixar os imóveis.

comentários

por Nardele Gomes no dia 21 de Mai de 2015 às 17:30 em Cultura

comentários

Entre Páginas: Elis Regina, Jorge Portugal e livros para colorir
Foto: Ilustrativa
Uma novidade de repente virou moda e colocou muita gente grande pra voltar à infância, são os livros de colorir. São vários títulos, com desenhos elaborados e que estão deixando as livrarias felizes da vida, pois alguns já alcançaram marcas de vendas de best sellers, além dos lucros com a venda de lápis de cor, mais caros que os próprios livros. A proposta é ser um auxiliar no combate ao estresse. Especialistas acreditam que o caráter repetitivo da atividade induz a mente a uma espécie de transe e relaxamento. Assim, os livros prometem relaxar e fazer com que a mente descansada pense melhor depois da prática de colorir. Os mais vendidos são "Jardim Secreto" e "Floresta Encantada", e ainda há títulos como "O Museu Secreto", com obras primas de pintores como Leonardo da Vinci e sua Monalisa, e com desenhos de clássicos, como "O Pequeno Príncipe Para Colorir".

Esta semana Mário Kertész entrevistou o jornalista e escritor Júlio Maria, que lançou em março seu livro "Elis Regina, Nada Será Como Antes". A obra narra a vida de Elis desde seus primeiros dias em Porto Alegre, quando cantava 'Fascinação' ao lado das amigas nas escadarias de um colégio, até sua despedida trágica, aos 36 anos. Ao todo foram quatro anos de entrevistas e pesquisas em arquivos. Entre as muitas histórias da vida da cantora, algumas que muita gente nem conhece.

E o Secretário de Cultura da Bahia, o professor, apresentador e compositor Jorge Portugal, também deixou uma indicação de leitura para nós. "500 Anos de Solidão", de Marcelo Paixão.
 

Áudio:



Entre Páginas: Elis Regina, Jorge Portugal e livros para colorir

comentários

por Juliana Almirante no dia 21 de Mai de 2015 às 17:20 em Política

comentários

Agricultores da Fetag-BA vão à Governadoria e são recebidos por Rui Costa
Foto: Leitor Metro1
A Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura da Bahia (Fetag-BA) realiza um protesto na tarde desta quinta-feira (21) em frente à sede da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Um grupo da Fetag-BA está neste momento reunido com o governador Rui Costa. A federação está mobilizada no movimento nacional Grito da Terra, que cobra políticas públicas voltadas ao desenvolvimento da agricultura familiar e a melhoria da qualidade de vida do homem do campo. Na última terça-feira (19), eles foram recebidos pela superintendência regional do Incra da Bahia. 

comentários

por Bárbara Gomes no dia 21 de Mai de 2015 às 17:15 em Cidade

comentários

Três homens já prestaram queixa ao serem comparados com estuprador de médica
Foto: Divulgação/ PC-BA
A divulgação, no domingo (17), do retrato falado do suspeito de assaltar e estuprar uma médica, quando esta saía de um estacionamento em frente ao Hospital São Rafael na última sexta-feira (15), causou a circulação na internet de fotos de supostos suspeitos nas redes sociais. Foi o que aconteceu com José Fernando de Souza Santos e outros dois homens que tiveram problemas ao serem comparados com o suspeito.

Após ver fotos circulando na internet, como o suposto estuprador, José Fernando compareceu na 10° Delegacia de Pau da Lima, onde o caso está sendo investigado, e também na 12° Delegacia de Itapuã para prestar uma queixa por causa da acusação que está sofrendo. Na ocasião, José Fernando ficou sabendo que outros dois homens estiveram nas unidades policiais para registrarem queixas semelhantes.

De acordo com a Polícia Civil, o homem acusado de estuprar a médica ainda não foi identificado. O delegado do caso, William Achan, espera  identificar o estuprador, através de imagens melhoradas da câmeras de segurança. Enquanto isso, pessoas bem intencionadas ou não, divulgam fotos de homens, comparando-os com o retrato falado do acusado, prejudicando pessoas inocentes.

comentários

Página 1 de 4164
BUSCA
Rádio Metrópole
escute ao vivo Escute pelo Media Player Escute pelo Itunes
Seta Bom dia, bola 06h00 às 07h00
Baixe os aplicativos da Rádio Metrópole
MK ENTREVISTA
21/05/2015
Aécio Neves
Senador
21/05/2015
João Carlos Salles
Reitor da UFBA
20/05/2015
Tiago Correia
Presidente da Limpurb
NEWSLETTER
Grupo Metrópole
© Copyright 2013 Rádio Metrópole - Em Salvador, ouça a Rádio Metrópole 101.3 FM e 1290 AM Telefone: 71 3505 5000 | Fax: 71 3505 5040