RSS Facebook Twitter

por Matheus Morais no dia 24 de Abr de 2014 às 07:24 em Brasil

comentários

STF nega pedido de habeas corpus de Marco Prisco; vereador continua na Papuda
Foto: Daniele Rodrigues/Metropress (arquivo)
A Justiça Federal negou nesta quarta-feira (23) o pedido de habeas corpus feito pelo vereador e líder das greves realizadas pela Polícia Militar (PM) em 2001, 2012 e 2014, Marco Prisco Caldas Machado. A decisão foi assinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski. O pedido de prisão preventiva foi ajuizado pelo Ministério Público Federal na Bahia em 14 de abril, um dia antes da greve decretada sob a liderança do ex-PM e diretor-geral da Associação de Policiais e Bombeiros e de seus Familiares no Estado da Bahia (Aspra), sendo concedido pela Justiça no dia seguinte (15). A prisão foi realizada pela Polícia Federal em 18 de abril, última sexta-feira, quando Prisco se dirigia a um resort no litoral norte do estado. O ex-PM está detido na Papuda, no Distrito Federal.

A partir da decisão de Lewandowski, relator do caso em tramitação no STF, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, se pronunciará, emitindo parecer perante a corte. Em seguida, o pedido de liberdade será novamente apreciado, desta vez pela turma de juízes do STF. O processo originado pela ação penal do MPF/BA segue tramitando em primeira instância, na Justiça Federal em Salvador.

comentários

por Stephanie Suerdieck no dia 24 de Abr de 2014 às 07:11 em Trânsito

comentários

Motoristas enfrentam trânsito intenso e lentidão nesta manhã de quinta-feira
Foto: Tácio Moreira / Metropress
A manhã desta quinta-feira (24) começa sem registro de acidentes, tanto em Salvador, como nas rodovias que cortam a Bahia. Na BR-324, o movimento já é bastante intenso, principalmente no sentido Feira de Santana, mas não há ocorrências. Na capital baiana, os motoristas enfrentam pontos de retenção na Avenida Luiz Viana Filho, a Paralela; Av. Silveira Martins; Rua Professor Manoel Ribeiro, no Stiep; Av. ACM sentido Iguatemi; Av. Dom João VI, em Brotas; Av. Octávio Mangabeira, a Orla; além da Av. Oscar Pontes e Rua Barão de Cotegipe.

comentários

por Nardele Gomes no dia 24 de Abr de 2014 às 06:00 em Cultura

comentários

Dia na História: a entrega do Cavalo de Troia, em 1184
Foto: "Cuidado com os gregos trazendo presentes", pintura de Henri-Paul Motte
Consta nos anais da história que foi no dia 24 de abril de 1184 antes de Cristo que os gregos usaram uma estratégia decisiva para a conquista da cidade fortificada de Troia, cujas ruínas estão em terras hoje turcas. Eles construíram um enorme cavalo de madeira, se esconderam dentro dele, e o deixaram nos arredores da cidade. Os troianos acreditaram ser um presente deixado pelo exército grego, em sinal de rendição. Trouxeram o tal presente para dentro das muralhas de Troia, e sem saber, trouxeram também os soldados gregos, que de rendidos não tinham nada. À noite, os guerreiros saíram do cavalo, dominaram os sentinelas e possibilitaram a entrada do exército grego, levando a cidade à ruína. É daí que vem a expressão popular presente de grego. O cavalo é considerado em geral uma criação lendária, mas não é impossível que tenha realmente existido. Pode ter sido uma máquina de guerra transfigurada pela fantasia dos cronistas.
 

Áudio



comentários

por Maria Dominguez no dia 23 de Abr de 2014 às 20:00 em Cidade

comentários

Fundação José Silveira deixa administração do Hospital Espanhol
Foto: Ilustrativa
Após um ano auxiliando a administração do Hospital Espanhol, a Fundação José Silveira não tem mais convênio com a unidade de saúde. As duas instituições iniciaram a parceria em abril de 2013, ao lado da Real Sociedade de Beneficência Espanhola para dar apoio à superação da crise. Para o diretor institucional da Fundação José Silveira, Carlos Dumet, a Fundação nunca assumiu sozinha a gestão do Hospital, mas trabalhava com auxílio técnico à unidade.

No ano passado, o Hospital Espanhol estava fechando as portas por endividamento e por uma crise sem precedentes. Para reverter esse cenário foi formado um consórcio, integrado pelo Governo do Estado -- com as Secretarias de Saúde e de Administração -- o Desenbahia, o Banco do Nordeste (BNB), a Caixa Econômica Federal e a Fundação José Silveira, que integrou o grupo a Pedido da Real Sociedade. Já em janeiro deste ano, a Caixa Econômica Federal solicitou que o modelo de gestão do Espanhol fosse alterado, para que se firmasse um contrato de gestão profissionalizante. 

"Por ser uma entidade filantrópica, os diretores da José Silveira, através do doutor Carlos Dumet, se dirigiram ao Ministério Público para pedir uma orientação. Mas o parecer foi contrário e abortou a possibilidade de uma parceria de gestão profissional do Hospital. Tivemos que abortar a parceria", explicou Demétrio Moreira Garcia, presidente do Hospital Espanhol. 

A Fundação tinha o interesse de tomar a frente do Espanhol, mas não foi autorizada pelo Ministério Público a assumir a gestão plena. "Por ser uma fundação, ela é acompanhada por uma curadoria de fundações do Ministério Público. Neste caso, o promotor visualizou que não haveria muita segurança nesta operação, caso assinássemos o contrato de gestão, poderia haver algum tipo de prejuízo ao patrimônio da instituição", afirmou Dumet. 

Demétrio Moreira Garcia, presidente do Hospital, diz que já tem um nome para assumir a nova administração, que ainda não pode ser divulgado sem a aprovação da Caixa Econômica Federal e da Secretaria de Saúde do Estado. 

comentários

por Luiza Cadidé no dia 23 de Abr de 2014 às 19:41 em Cultura

comentários

Vencedora do Oscar, Lupita Nyong'o é eleita mulher mais bonita do mundo
Foto: Reprodução
Lupita Nyong'o, guarde este nome. A vencedora do Oscar de melhor atriz coadjuvante por seu papel em "12 Anos de Escravidão" foi eleita a mulher mais bonita do mundo pela revista americana People. Nomes como Julia Roberts, Jennifer Lawrence e Julianna Margulies também estão na lista que elege as 50 mulheres mais belas.

Nascida no México e criada no Quênia, a atriz demonstrou alegria com o resultado. "Foi animador e um enorme elogio. Eu fiquei feliz por todas as meninas que me verão na capa e se sentirão um pouco mais representadas", disse. Este ano, Lupita assinou um contrato com a marca Lancôme Paris e estampou diversos ensaios de moda.

A vencedora do Oscar já foi estagiária de produção do filme "O Jardineiro fiel" dirigido por Fernando Meirelles. "Ela era da turma que fica acompanhando o ator até o trailer, vai buscar um café, pede silêncio, estas coisas. Ela teria passado completamente batida se não fosse tão linda e cheia de energia", disse o diretor, em entrevista ao G1.

comentários

por Carolina Lemos no dia 23 de Abr de 2014 às 19:20 em Economia

comentários

"Alta intervenção governamental reduz crescimento", diz economista
Foto: Ilustrativa
O economista José Márcio Camargo, professor do departamento de economia da PUC do Rio de Janeiro, conversou na tarde desta quarta-feira (23) com o radialista Mário Kertész durante o programa Jornal da Metrópole 2ª Edição. Foram discutidos assuntos que rodeiam a economia brasileira, como aumento da inflação, crescimento reduzido, eleições e investimentos internacionais. 

"A economia brasileira está crescendo muito pouco com o aumento da inflação", afirmou o professor. Em 2014, a estimativa é de que a inflação chegue a 6,7% -- 0,2% acima do registrado no ano passado - e que, por isso, o crescimento econômico seja de apenas 1,3%. Para o economista, os números estão abaixo do ideal em função da alta intervenção governamental que controla os preços de diversos setores, como o de petróleo, e da "desorganização da economia". "Isso faz com que os investimentos fiquem baixos e o crescimento seja pequeno. A situação é complicada", informou Camargo.

Por ser 2014 um ano eleitoral, o professor afirmou ainda que estão sendo adotadas medidas populares, como a redução do preço da energia elétrica em 20%, no ano de 2013, que está sendo repassada aos contribuintes neste ano. Segundo o economista, já está contratado para depois das eleições o aumento do preço de energia com variação entre 30 e 35% que deve ser repassado somente nos próximos anos. "Isso poderia ter sido feito esse ano para ficar mais barato, mas, provavelmente, não foi feito por causa das eleições", disse.

Do ponto de vista internacional, José Márcio Camargo acredita que a economia é "especial". A liquidez excessiva nos países desenvolvidos gera necessidade de investimento em outros mercados, como o brasileiro. O problema, para o professor, é que o Brasil, que nos anos do governo Lula pareceu atraente, agora tem uma política econômica "muito mal orientada". "O Brasil deixou de ser um país atrativo porque a política econômica daqui é pouco amigável para o capital internacional", concluiu.





 

Áudio



comentários

por Alan Guimarães no dia 23 de Abr de 2014 às 19:01 em Esportes

comentários

Com contrato próximo ao fim, Marquinhos tem futuro indefinido na Toca do Leão
Foto: Reprodução / R7
O atacante Marquinhos, titular absoluto no ataque do Vitória no esquema de Ney Franco, está com o contrato prestes a vencer -- dia 30 de junho deste ano. A permanência do jogador no Leão é incerta, pois a diretoria do clube ainda não chegou um acordo com o empresário do atleta, Joel Zanata.

O técnico Ney Franco revelou que torce pela renovação de Marquinhos. "Tem demonstrado vontade enorme de continuar no clube e a gente torce para que isso dê certo. A diretoria tem colocado a gente a par das negociações e a gente espera que o Marquinhos fique conosco", disse.

Quem também deseja a permanência do atacante na Toca é o presidente do rubro-negro, Carlos Falcão. De acordo com ele, o empresário do jogador pediu um valor muito alto e a negociação tem que estar dentro da realidade financeira do clube.

"O contrato de Marquinhos termina agora no dia 30 de abril, mas o valor pedido pelo seu empresário foi completamente fora do parâmetro econômico e da possibilidade do clube. Felipe Ximenes já teve com o seu procurador para negociar. Espero que renove e tem que ser dentro das condições do clube. Se não der certo, infelizmente vamos procurar outra opção", contou.

Cria da base rubro-negra, Marquinhos tem 24 anos e estreou no profissional na última rodada da Série B 2007. Teve passagens de pouco destaque por Palmeiras e Flamengo entre 2009 e 2011 e retornou ao Leão em 2012. Tem 192 jogos com a camisa do Vitória e marcou 59 gols.

comentários

por Luiza Cadidé no dia 23 de Abr de 2014 às 18:43 em Educação

comentários

Universidades estaduais irão fazer paralisação na Bahia contra a redução de verbas
Foto: Reprodução/Google Street View
Em protesto contra a redução de verbas em quase 12 milhões para custeio e investimento, imposta pelo governo estadual, os professores das Universidades Estaduais da Bahia (Uefs, Uneb, Uesc e Uesb) irão paralisar as atividades acadêmicas na próxima terça-feira (29). A diretoria da Associação dos Docentes da Uefs irá expor os problemas enfrentados pela categoria no dia da paralisação, às 8h, no pórtico da Uefs.

Em nota, a associação falou sobre o movimentos e as atividades que serão suspensas. "O risco das instituições entrarem em colapso é muito grande, pois faltará dinheiro para comprar material e equipamentos, as obras de reforma e construção serão suspensas, o restaurante universitário poderá ser fechado, ocorrerão atrasos no pagamento de fornecedores, das empresas terceirizadas, das contas de luz, água e telefone. Também estarão suspensos os concursos e seleções públicas para professores e técnico-administrativos".

Ainda de acordo com a nota, os estudantes da Uefs estão mobilizados e vêm realizando manifestações contra as precárias condições de estudo e a ameaça de fechamento do bandejão. Os técnico-administrativos já paralisaram as atividades.

comentários

por Luiza Cadidé no dia 23 de Abr de 2014 às 18:24 em Trânsito

comentários

Colisão entre ônibus e carro na Federação atrapalha trânsito na região
Foto: Walldo Silva/Moto-repórter
O moto-repórter da Rádio Metrópole Walldo Silva informou que uma colisão entre um ônibus e um carro aconteceu, na noite desta quarta-feira (23), na Rua Caetano Moura, Federação. A Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador) já está no local. A região não apresenta congestionamento. Ainda com informações do moto-repórter, o trânsito na Av. Anita Garibaldi segue com fluxo intenso.

comentários

por Alan Guimarães no dia 23 de Abr de 2014 às 18:11 em Esportes

comentários

Fifa abre votação para eleger frase dos ônibus das seleções da Copa do Mundo
Foto: Divulgação
O torcedor brasileiro poderá eleger as frases que serão estampadas nos ônibus das 32 seleções que disputarão a Copa do Mundo no Brasil. A FIFA iniciou a votação nesta quarta-feira (23), em seu site oficial. Foram divulgadas  três opções para cada equipe e o torcedor que irá escolher a melhor.

País sede da Copa, o Brasil tem como opções as frases: "Engata a 6ª, Brasil!", "Não na nossa casa!!!" e "Preparem-se, o hexa está chegando!". O resultado das frases escolhidas será divulgado no site da entidade nos próximos dias.

comentários

por Luiza Cadidé no dia 23 de Abr de 2014 às 17:53 em Cultura

comentários

Após ser adiado por conta da greve, Luau do Forte é cancelado
Foto: Divulgação
A segunda edição do 'Luau do Forte' está cancelada. A decisão foi tomada pela produtora do evento, a On Line Entretenimento, após a incompatibilidade na agenda das atrações para remarcar uma nova data. A festa seria realizada no dia 20 de abril porém foi adiada devido à greve da Polícia Militar da Bahia na semana passada.

A produtora resolveu não realizar o evento neste período por conta do cenário instável que se estabeleceu no estado. Aqueles que adquiriram os ingressos para o Luau devem se dirigir ao balcão que realizou a compra nos dias 23 de abril e 2 de maio para receberem o valor integral do ingresso. Para maiores informações, o cliente deve utilizar o número (71) 3035-8059

comentários

por Alan Guimarães no dia 23 de Abr de 2014 às 17:31 em Esportes

comentários

Vitória x JMalucelli: ingressos estão à venda para duelo da Copa do Brasil
Foto: Reprodução / radarnoticias
O torcedor do Vitória já pode adquirir os ingressos para a partida entre Vitória e JMalucelli, pelo jogo de volta da Copa do Brasil, nesta quinta-feira (24), às 19h30, no estádio de Pituaçu.

Para o duelo, a diretoria do Leão já colocou à disposição os bilhetes, que custam R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia). O setor das cadeiras amarelas é exclusivo para os sócios do Plano Ouro do Sou Mais Vitória. Os bilhetes comercializados para o dia 16, transferido por conta da greve da Polícia Militar da Bahia, serão válidos para este jogo.

Confira os pontos de venda:

Loja do Leão - Shopping Capemi (ao lado do Iguatemi)
Loja do Leão - Shopping Lapa (Piedade)
Loja Estação Rubro-Negra - Shopping Paralela (Av. Paralela)
Loja Estação Rubro-Negra - Salvador Norte Shopping (Rótula do Aeroporto)
Loja Leão da Barra - Shopping Barra (Barra)
Loja Planeta Vitoria - Shopping Bela Vista (Cabula)
Bilheteira - Estádio Roberto Santos (Parque Metropolitano de Pituaçu)

comentários

por Matheus Morais no dia 23 de Abr de 2014 às 17:28 em Política

comentários

"A greve foi uma questão da falta de sensibilidade do governo", diz Paulo Souto em visita ao Grupo Metrópole
Foto: Ana Paula Bispo / Metropress
O pré-candidato oposicionista ao governo do estado, Paulo Souto (DEM), e seu vice, Joaci Góes (PSDB), fizeram uma visita ao Grupo Metrópole na tarde desta quarta-feira (23). Em conversa com o Metro1, Souto comentou sobre a recente greve da Polícia Militar e a situação da segurança pública na Bahia. "A greve foi uma questão da falta de sensibilidade do governo. A verdade é que o governo demorou de decidir, criando uma ambiente que acabou culminando nesta greve. Que não foi uma coisa boa. A greve não teve nada a ver com a situação da segurança pública, que já vem sofrendo nos últimos sete anos", disse.

comentários

por Carolina Lemos no dia 23 de Abr de 2014 às 17:15 em Mundo

comentários

Promotoria da Coreia do Sul intensifica investigações sobre naufrágio
Foto: Reprodução/AFP
A promotoria Coreia do Sul decidiu intensificar as investigações sobre a tragédia da balsa naufragada no último dia 15 que deixou mais de 300 pessoas mortas ou desaparecidas. As autoridades proibiram os funcionários da empresa responsável pela operação do ferry, a Chonghaejin Marine, de deixar o país. Os mergulhadores retiraram hoje 29 novos corpos do interior do navio. Não há mais esperanças de que os mais de 150 desaparecidos sejam encontrados com vida, segundo autoridades.

Os investigadores também buscam documentos e pistas sobre as condições de segurança da estrutura. Um dos principais focos das investigações é sobre a navegabilidade da balsa e a possibilidade de ela estar sobrecarregada durante o incidente.

comentários

por Luiza Cadidé no dia 23 de Abr de 2014 às 16:53 em Polícia

comentários

Policiais civis decidem paralisar as atividades entre os dias 6 e 8 de maio
Foto: Ilustrativa
Uma paralisação de 48 horas será feita pelos policiais civis da Bahia entre os dias 6 e 8 de maio. A decisão  foi tomada em assembleia na manhã desta quarta-feira (23), no auditório da Associação dos Funcionários Públicos do Estado da Bahia (AFPEB). Cerca de 30% do efetivo será mantido durante este período para realização de prisões em flagrante, levantamento cadavérico, crimes contra a criança e contra a vida.

Os policiais reivindicam reajuste salarial, pagamento da URV, e aposentadoria especial para homens e mulheres. O secretário-geral do Sindicato dos Policiais Civis (Sindpoc), Bernardino Gayoso, a categoria também elaborou um modelo de Segurança Pública para ser apresentado ao governo do Estado para aprovação. Um indicativo de greve também foi aprovado pelo policiais porém, este só irá acontecer se os servidores estaduais de outros setores também aderirem ao movimento.

comentários

Página 1 de 3015
BUSCA
Rádio Metrópole
escute ao vivo Escute pelo Media Player Escute pelo Itunes
Seta Bom Dia com Mário Kertész 07h00 às 08h00
Baixe os aplicativos da Rádio Metrópole
MK ENTREVISTA
23/04/2014
Coronel Alfredo Braga De Castro
Comandante Geral da Polícia Militar
17/04/2014
Nelson Pelegrino
Deputado Federal
17/04/2014
Marcos Prisco
Vereador e presidente da Associação de Policiais e Bombeiros e de seus Familiares no Estado (Aspra)
NEWSLETTER
Grupo Metrópole
© Copyright 2013 Rádio Metrópole - Em Salvador, ouça a Rádio Metrópole 101.3 FM e 1290 AM Telefone: 71 3505 5000 | Fax: 71 3505 5040