Boa Praça 8º edição
RSS Facebook Twitter

por Felipe Paranhos no dia 06 de Mar de 2015 às 21:30 em Polícia

comentários

Além de João Leão, outros três baianos estão na lista de investigados da Lava Jato
Foto: Agência Câmara/Divulgação
O atual vice-governador do estado, João Leão (PP), o deputado Roberto Britto (PP), o ex-deputado Luiz Argôlo (PP) e o ex-deputado e ex-ministro Mário Negromonte (PP) são os quatro baianos na lista do procurador-geral da República Rodrigo Janot, responsável por enviar ao Supremo Tribunal Federal (STF) a relação de políticos que são suspeitos de participação no esquema de corrupção da Petrobras, resultado da Operação Lava Jato.

Confira a lista completa.

comentários

por Felipe Paranhos no dia 06 de Mar de 2015 às 21:06 em Política

comentários

Vice-governador do estado, João Leão é um dos políticos investigados na Lava Jato
Foto: Reprodução/Facebook/João Leão
O vice-governador do estado da Bahia, João Leão (PP), é um dos políticos investigados na Operação Lava Jato, cuja relação de possíveis envolvidos foi divulgada nesta sexta-feira (6), pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Depois de muito mistério, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, divulgou a extensa lista de políticos ligados ao esquema. Leão, que foi deputado federal até o fim de 2014 -- antes, portanto, de assumir como vice-governador -- é um deles. Confira aqui a lista completa.

comentários

por Matheus Simoni no dia 06 de Mar de 2015 às 20:29 em Política

comentários

Confira lista de políticos envolvidos em esquema investigados na Lava Jato
Foto: Reprodução
Foi divulgada nesta sexta-feira (6) a lista com o nome dos políticos envolvidos em esquemas de corrupção investigados pela Operação Lava Jato, da Polícia Federal. De acordo com a Procuradoria Geral da República, os nomes são provenientes da investigação que contou também com os parlamentares citados em depoimentos de delação premiada do ex-diretor de abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa e do doleiro Alberto Yousseff. 

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki, relator da investigação sobre corrupção na estatal, deve publicar seu despacho acatando os pedidos do procurador-geral Rodrigo Janot. Com o sigilo quebrado, foi possível descobrir os nomes de todos aqueles que tiveram a abertura de inquérito pedida, aqueles que foram citados e qual o conteúdo a eles atribuído. 

A investigação promete causar uma grande impacto no cenário político nacional.

Confira a lista completa: 

PP
- Senador Benedito de Lira (AL)
- Senador Ciro Nogueira (PI)
- Senador Gladson Cameli (AC)
- Deputado Afonso Hamm (RS)
- Ex-deputada Aline Corrêa (SP)
- Deputado Aguinaldo Ribeiro (PB)
- Deputado Arthur Lira (AL)
- Deputado Dilceu Sperafico (PR)
- Deputado Eduardo da Fonte (PE)
- Deputado José Otávio Germano (RS)
- Deputado Jeronimo Goergen (RS)
- Deputado Luiz Fernando Faria (MG)
- Deputado Roberto Britto (BA)
- Deputado Lázaro Botelho (TO)
- Deputado Luis Carlos Heinze (RS)
- Deputado Missionário José Olímpio (SP)
- Deputado Nelson Meurer (PR)
- Deputado Renato Molling (RS)
- Deputado Renato Balestra (GO)
- Deputado Sandes Júnior (GO)
- Deputado Simão Sessim (RJ)
-  Deputado Waldir Maranhão (MA)
- Ex-deputado e ex-ministro Mario Negromonte (BA)
- Ex-deputado João Pizzolatti (SC)
- Ex-deputado Pedro Corrêa (PE)
- Ex-deputado Roberto Teixeira (PE)
- Ex-deputado Carlos Magno (RO)
- Ex-deputado e vice-governador João Leão (BA)
- Ex-deputado Luiz Argôlo (BA) (filiado ao Solidariedade desde 2013)
- Ex-deputado José Linhares (CE)
- Ex-deputado Pedro Henry (MT)
- Ex-deputado Vilson Covatti (RS)

PMDB
- Senador Renan Calheiros (AL), presidente do Senado
- Senador Romero Jucá (RR)
- Senador Edison Lobão (MA)
- Senador Valdir Raupp (RO)
- Deputado Eduardo Cunha (RJ), presidente da Câmara
- Deputado Aníbal Gomes (CE)
- Ex-governadora Roseana Sarney (MA)

PT
- Senadora Gleisi Hoffmann (PR)
- Senador Humberto Costa (PE)
- Senador Lindbergh Farias (RJ)
- Deputado José Mentor (SP)
- Deputado Vander Loubet (MS)
- Ex-deputado Cândido Vaccarezza (SP)

PSDB

- Senador Antonio Anastasia (MG)

PTB
- Senador Fernando Collor (AL)

comentários

por Samyle Fonsêca no dia 06 de Mar de 2015 às 20:00 em Economia

comentários

Aumento do dólar causa impacto no pão francês
Foto: Reprodução
O café da manhã do brasileiro está ficando cada vez mais salgado. A alta do dólar já causa impacto ao bolso do consumidor. Com a matéria-prima em escassez, os moinhos recebem o produto mais caro e acabam repassando os preços para a farinha de trigo que entregam nas panificadoras nacionais.

Ao fechar acima dos R$ 3 na tarde desta quinta-feira (5) , o mercado segue atento ao programa cambial do Banco Central e às incertezas quanto ao ajuste das contas públicas, a moeda fechou com 3,015 este é o maior valor desde 16 de agosto de 2004, quando a moeda terminou o dia cotada a R$ 3,0146, segundo dados do Banco Central. De acordo com o IBGE, preços de itens como pão francês, produtos de higiene e eletrodomésticos já sofrem o impacto do câmbio. No caso dos alimentos, um dos principais afetados pela valorização da divisa americana é o pão francês, o famoso "cacetinho". O produto, que tinha subido 0,09% em janeiro, acelerou a alta para 1,23%. 

Com efeito do pão, o café da manhã subiu 2,73% em fevereiro, ante 1,17% em janeiro. A coordenadora de índice de preços do IBGE, Eulina Nunes, fala: "O dólar é malandro, permeia diferentes produtos, tem efeito até no cosmético usado no cabeleireiro. Os impactos diretos são mais em trigo, eletrodoméstico e automóvel".

comentários

por Matheus Simoni no dia 06 de Mar de 2015 às 19:33 em Polícia

comentários

PF e PM desarticulam laboratório de refino de cocaína em Porto Seguro
Foto: Divulgação/PF
Na manhã desta sexta-feira (6), agentes da Polícia Federal, em parceria com policiais militares, encontraram e desarticularam um laboratório de refino de cocaína em Porto Seguro, na Bahia. No local, foi apreendida uma prensa industrial utilizada na confecção dos tabletes de cocaína, material para embalar a droga e insumos utilizados para beneficiar o entorpecente. De acordo com a PF, em todo o material arrecadado foram encontrados vestígios de cocaína.

comentários

por Matheus Simoni no dia 06 de Mar de 2015 às 19:15 em Saúde

comentários

Pesquisa afirma que agua poluída mata mais mulheres que Aids e câncer de mama
Foto: Reprodução
Um relatório divulgado nesta sexta-feira (6) pelo Instituto de Métricas da Saúde, sediado na cidade norte-americana de Seattle, afirma que as doenças transmitidas pela água poluída e pelo saneamento básico precário representam a quinta maior causa de mortes em todo mundo, superando a Aids, a diabetes e o câncer de mama. De acordo com os estudos, quase 800 mil mulheres morrem todos os anos por falta de acesso a banheiros seguros e água limpa. 

Segundo a diretora-executiva da organização desenvolvimentista WaterAid, Barbara Frost, os dados apresentados pela pesquisa revelam um cenário perigoso para pessoas do sexo feminino. "Esta situação completamente inaceitável afeta a educação, a saúde, a dignidade de mulheres e meninas e, em última instância, resulta em mortes precoces e desnecessárias", disse a diretora-executiva da WaterAid, Barbara Frost, em comunicado.

comentários

por Matheus SImoni no dia 06 de Mar de 2015 às 18:53 em Política

comentários

Obrigatoriedade do diploma para jornalistas retorna à pauta da Câmara
Foto: Reprodução/UOL
A proposta de emenda à Constituição que traz de volta a obrigatoriedade do diploma para jornalistas está novamente na pauta de votações da Câmara dos Deputados. O presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), recolocou o projeto, que pode ser votado a partir da próxima segunda-feira (9). 

A PEC tramita no Congresso desde 2009 e foi aprovada por uma comissão especial da Câmara há cinco anos. De acordo com o texto do projeto, a exigência do diploma não restringe a liberdade de imprensa, de pensamento e de informação jornalístico. Para que seja aprovada, a proposta precisa de 308 votos favoráveis. 

Em 2009, o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou exigência do diploma. Na época, os ministros consideraram que o decreto-lei que mantinha a obrigatoriedade era inconstitucional e prejudicava os chamados jornalistas "de carreira" - que trabalham na função há anos, mas não possuem a formação.

comentários

por Júlia Sarmento no dia 06 de Mar de 2015 às 18:30 em Brasil

comentários

Dilma defende medidas de ajuste fiscal para garantia de programas sociais
Foto: Reprodução/Roberto Stuckert Filho/PR
A presidente Dilma Rousseff defendeu nesta sexta-feira (6), durante a entrega de 1.472 moradias do programa Minha Casa Minha Vida em Araguari, as medidas adotadas pelo seu governo para ajustar as contas públicas. A presidente afirmou que as correções são para manter programas sociais, como o Minha Casa Minha Vida e o Pronatec.

"Nós estamos fazendo um imenso esforço para que o Brasil não só continue fazendo esses programas sociais, mas também que o Brasil amplie os investimentos, tenha economia próspera, continue gerando emprego e renda para sua população", disse Dilma. Durante o discurso, Dilma ressaltou que em seu governo, e no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Brasil conseguiu garantir emprego e salário mesmo com a crise internacional que se intensificou em 2008.

Para a presidente, o país está "entrando em uma nova fase". "Numa nova fase de enfrentamento da crise. Onde várias medidas diferentes serão necessárias. Uma nova trajetória para que os possamos crescer. Não é que nós iremos querer voltar atrás para algum outro momento. Não. Nós queremos melhorar ainda mais o que já conquistamos", disse Dilma.

comentários

por Júlia Sarmento no dia 06 de Mar de 2015 às 18:10 em Brasil

comentários

Agressão física lidera denúncias de violência contra as mulheres
Foto: Divulgação
O levantamento da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, divulgado nesta sexta-feira (6), afirmou que a maioria das denúncias que chegam pelo telefone 180 sobre violência contra a mulher são de casos de violência física. Depois dos casos de violência física, entre as denúncias, aparecem as vítimas de violência psicológica, violência moral, violência patrimonial, seguida pela violência sexual.

Dos 52.957 relatos de violência recebidos em 2014, 27.369 (51,98%) são de mulheres agredidas com socos, tapas, mordidas, pontapés, queimaduras, entre outros. O ligue 180 foi criado em 2005 e é um canal feito com amparo na Lei Maria da Penha e que ajuda a orientar e encaminhar as vítimas para atendimento judicial e policial. A ligação é gratuita e a vítima não precisa se identificar.

comentários

por Juliana Almirante no dia 06 de Mar de 2015 às 17:51 em Bahia

comentários

Feriados de 2015 irão trazer R$ 1,2 bilhão ao turismo baiano, prevê ministério
Foto: Foto: Divulgação/ Setur
A Bahia terá a maior movimentação financeira da região Nordeste e a terceira maior do país nos seis feriados extras previstos para este ano, segundo previsão do Ministério do Turismo. O impacto econômico dos feriados nacionais será de R$ 1,237 bilhão para o setor.

A estimativa aponta que as folgas prolongadas irão provocar 830,1 mil viagens ao estado, com destaque para o feriado de 12 de outubro. No Dia das Crianças, a Bahia deverá registrar a maior movimentação financeira (R$ 228 milhões) e de viagens (153 mil). 

A previsão do governo federal também mostra que o Nordeste será, depois do Sudeste, a região mais beneficiada com o calendário de 2015.  O impacto econômico no turismo nordestinos dos seis feriados avaliados é estimado em R$ 4,2 bilhões.

comentários

por Juliana Almirante no dia 06 de Mar de 2015 às 17:45 em Política

comentários

Marcos Presídio é confirmado como candidato único para vaga de Zezéu no TCE
Foto: Divulgação
O superintendente financeiro da Assembleia Legislativa, Marcos Presídio, foi confirmado pelo governador Rui Costa (PT) como candidato único, na vaga do Legislativo, a conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE). Ele substituirá o falecido Zezéu Ribeiro. A informação foi dada por Mário Kertész no Jornal da Cidade 2ª Edição, da Rádio Metrópole.

comentários

por Júlia Sarmento no dia 06 de Mar de 2015 às 17:34 em Bahia

comentários

Celulares e drogas são achados em Conjunto Penal de Jequié após vistoria em celas
Foto: Divulgação/Polícia Militar
As celas do Conjunto Penal de Jequié, no sudoeste da Bahia, foram vistoriadas, na última quinta-feira (5) e foram encontrados cerca de 45 celulares, quatro chips, 47 baterias, 35 carregadores de celular, 320 gramas de maconha, dois cachimbos e três facas do tipo peixeira. As operações ocorreram durante operação com participação da Polícia Militar e de agentes da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap).

comentários

por Matheus Simoni no dia 06 de Mar de 2015 às 17:30 em Política

comentários

Jair Bolsonaro propõe batizar mar brasileiro com nome de general da ditadura
Foto: Reprodução/Dida Sampaio/Estadão
O deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) apresentou um projeto de lei (PL 443/2015) no dia 25 de fevereiro que propõe mudar o nome do mar brasileiro para "Mar Presidente Médici - Amazônia Azul", em referência ao general Emílio Garrastazu Médici, presidente do país na época da ditadura. 

De acordo com o parlamentar, a mudança é uma homenagem ao político. "É uma homenagem a quem realmente defendeu os interesses do povo brasileiro", afirmou Bolsonaro, no exercício do seu sexto mandato de deputado federal. Nas últimas eleições, ele foi o mais votado no Rio de Janeiro. 

No relatório apresentado no final de 2014 pela Comissão da Verdade, criada para investigar abusos de direitos humanos cometidos pelo Estado na época da ditadura militar, ficou constatado que Médici sabia da tortura que acontecia nos quartéis contra prisioneiros. O projeto de lei traz em seu texto que o ex-presidente demonstrou "soberania" em 1970, quando definiu o limite do mar territorial em 200 milhas (ou 370 km). 

comentários

por Matheus Simoni no dia 06 de Mar de 2015 às 17:13 em Você Repórter

comentários

Você Repórter: lixo acumulado deixa calçada bloqueada no Stiep
Foto: Leitor Metro1
O descarte irregular do lixo continua sendo um problema na cidade de Salvador. Um leitor anônimo do Metro1 enviou imagens de uma calçada, no bairro do Stiep, bloqueada por causa da aglomeração de sacos de lixo, um poste e uma árvore. O local fica em frente ao bar e restaurante ABC Drinks, no sentido da via de ligação Luís Eduardo Magalhães-Estrada do Curralinho.  

Se você também tem alguma denúncia, foto ou vídeo, colabore com a reportagem da Metrópole e envie seu material para o Você Repórter pelo e-mail vocereporter@radiometropole.com.br.

comentários

por Juliana Almirante no dia 06 de Mar de 2015 às 16:51 em Economia

comentários

Prefeito ACM Neto cutuca governo federal e critica inflação: 'Abará no prato já custa R$ 9'
Foto: Tácio Moreira/ Metropress
Em uma cutucada ao governo federal, o prefeito ACM Neto (DEM) usou sua conta no Twitter para tecer críticas à alta inflacionária. Para isso, ele resolveu apontar o alto custo de uma comída típica baiana, o abará.

"Exemplo do descontrole da inflação: um abará já custa R$ 8. E, mais: se pedir no prato, o cliente paga R$ 9", disse. Em seguida, ele postou: "E, por falar em inflação descontrolada, o índice oficial divulgado hj bateu em 7,7%, considerando o período de 12 meses".

comentários

Página 1 de 3917
BUSCA
Rádio Metrópole
escute ao vivo Escute pelo Media Player Escute pelo Itunes
Seta

Não há programação no ar

Baixe os aplicativos da Rádio Metrópole
MK ENTREVISTA
06/03/2015
Luciano Muricy Fontes
Presidente da ADEMI - BA
06/03/2015
Guilherme Bellintani
Secretário de Educação do Município
06/03/2015
Alice Portugal
Deputada Federal
NEWSLETTER
Grupo Metrópole
© Copyright 2013 Rádio Metrópole - Em Salvador, ouça a Rádio Metrópole 101.3 FM e 1290 AM Telefone: 71 3505 5000 | Fax: 71 3505 5040