RSS Facebook Twitter

por Carolina Lemos no dia 24 de Abr de 2014 às 20:00 em Política

comentários

Líder petista no Senado diz que partido não recorrerá da decisão do STF sobre CPI
Foto: Divulgação
Humberto Costa (PE), líder do PT no Senado, anunciou nesta quinta-feira (24) que o partido não recorrerá da decisão da ministra Rosa Weber do Supremo Tribunal Federal (STF) que determinou que seja realizada uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) restrita a fatos envolvendo a Petrobras. A ministra anunciou sua manifestação na noite de ontem (23) e respondeu às liminares solicitadas tanto pelos governistas quanto pela oposição. "Quero anunciar aqui o nosso respeito ao entendimento da ministra Rosa Weber e a decisão da bancada do PT, tomada após uma reunião que fizemos agora há pouco, para a qual também consultamos alguns senadores que estavam ausentes, de não recorrer da liminar ao plenário do STF, tendo em vista o mandado de segurança apresentado pela senadora Ana Rita [PT-ES]", declarou o líder petista.

A senadora Ana Rita, através de um mandado de segurança apresentado, questionou no Supremo o pedido de CPI apresentado pela oposição para investigar supostos contratos irregularidades na estatal. Ela alegou que, embora tratassem de uma mesma empresa, os fatos não tinham relação entre si, o que tornaria a CPI inconstitucional e antirregimental. Entretanto, com a decisão de Rosa Weber determinando que a CPI da oposição poderá ser instalada, a tese de Ana Rita foi vencida.

O líder petista afirmou que a decisão de não recorrer da liminar ao plenário do Supremo tem como objetivo "fazer andar mais rápido o processo de instalação da CPI" e garantiu que não é a intenção do grupo evitar que a investigação sobre a companhia petroleira, que tem a União como maior acionista, seja feita. "Queremos investigar tudo e todos. Não haverá rigorosamente nada nem ninguém que deixaremos de fora no que diz respeito a essas denúncias que envolvem a Petrobras", disse.

comentários

por Luiza Cadidé no dia 24 de Abr de 2014 às 19:41 em Cidade

comentários

Com o fim da greve dos Policiais Militares da Bahia, a Associação Brasileira de Bares & Restaurantes (Abrasel) apurou os prejuízos causados pelos dias caóticos em Salvador. O levantamento feito pela associação demonstrou o seguinte resultado: "bares e restaurantes que têm como característica o entretenimento tiveram redução de 80% a 100% no faturamento nos dias de greve, e os que possuem operações voltadas ao segmento comercial e empresarial tiveram redução de 50% a 70% nesses dias."

Na nota divulgada sobre o impacto gerado pela paralisação, a Abrasel relatou preocupação com a diminuição do movimentos nestes estabelecimentos, mesmo com o fim da greve, por conta do sentimento de insegurança. "Os próximos dias ainda representarão uma diminuição expressiva no seu funcionamento até que as pessoas voltem a se sentir seguras a realizar suas tarefas rotineiras e desfrutar de seu lazer onde deve imperar a liberdade de ir e vir", disse a associação.

A perspectiva da Abrasel é que o faturamento do setor no mês de abril traga um prejuízo irreversível nas contas das empresas, afetando em alguns casos até mesmo a viabilidade do local.

comentários

por Carolina Lemos no dia 24 de Abr de 2014 às 19:20 em Política

comentários

"Há uma defasagem muito grande", diz vereador Heber Santana sobre regimento da Câmara
Foto: Ana Paula Bispo/Metropress
Em ano eleitoral e de Copa do Mundo, as tramitações no Legislativo ficam lentas pelo curto tempo que se tem para votações, assim como foi no ano de 2013 com a renovação do Executivo do município. O vereador Heber Santana (PSC) contou que há, na Câmara Municipal de Salvador, certa preocupação, pois "desde o início deste ano que não é realizada votação de pautas na Casa -- a última foi a adequação da taxa de lixo". "Esperamos que, na reorganização junto com outros líderes partidários, possamos aproveitar o momento que é curto. Até o Mundial vai ser pouco tempo, mas já temos algumas expectativas", afirmou. Santana contou que, no mês de março, a Câmara tentou avaliar projetos de interesse da mulher, mas, por falta de acordo, isso não aconteceu.

Quanto à tendência de mudanças na Câmara em função das eleições que levarão alguns vereadores a concorrer por cargos na Assembleia Legislativa, Heber Santana disse que é "natural do processo político que os parlamentares tenham projetos pessoais e que queiram respirar novos ares". Ainda para o vereador, a revisão do regimento interno da Casa é "necessária, pois há uma defasagem muito grande". "Há a expectativa de votar um novo código até o fim deste ano. Eu acredito que possamos votar logo já que um regimento defasado deixa muitas brechas e a rotina do mandato acaba sendo prejudicada por isso", concluiu.

comentários

por Alan Guimarães no dia 24 de Abr de 2014 às 19:01 em Esportes

comentários

Vítima de racismo, Márcio Chagas encerra a carreira de árbitro de futebol
Foto: Reprodução / peleiafc
Márcio Chagas da Silva encerrou a carreira de árbitro de futebol, nesta quinta-feira (24). Ele, inclusive, já tem um novo emprego: será o novo comentarista de arbitragem da RBS TV. A contratação de Márcio já estava sendo negociada há semanas e tem influência do episódio de racismo sofrido no começo do ano.

"A decisão veio depois de uma reflexão nas duas últimas semanas. [O episódio de racismo] Fez eu repensar, mas não modificou a minha postura. Todos os obstáculos fazem a gente crescer", disse Márcio Chagas.

Logo após apitar o Gre-Nal decisivo do Campeonato Gaúcho, onde o Inter aplicou 4 a 1 no Grêmio, Chagas afirmou que as insinuações do advogado do Esportivo, dono do estádio onde ocorreu o ato de racismo, foram mais revoltantes que o próprio fato.

"A impunidade faz a gente repensar algumas coisas. Foi muito ruim ouvir umas coisas no julgamento. Ser chamado de mentiroso, como se eu tivesse forjado uma situação. Isto deixa a gente triste", disse Márcio Chagas pouco depois da final estadual.

Aos 37 anos, Márcio Chagas deixa a carreira depois de ser eleito cinco vezes o melhor árbitro do Campeonato Gaúcho.

comentários

por Lorena Alcântara no dia 24 de Abr de 2014 às 18:40 em Trânsito

comentários

Trânsito complicado em diversos pontos de Salvador neste início de noite
Foto: Moto-repórter/Waldo Silva
O trânsito segue bastante complicado em vários pontos da cidade e as situações estão mais complicadas, segundo a Transalvador, para quem vai do bairro do Cabula no sentido Rótula do Abacaxi e Rótula sentido Iguatemi. A Rua Silveira Martins, no Cabula,  a av. Tancredo Neves, os dois sentidos da Luis Viana Filho (Paralela) e a av. Pinto de Aguiar no sentido São Rafael têm o trânsito muito intenso. Há muita lentidão também na av. Mário Leal Ferreira (Bonocô) no sentido Iguatemi, no bairro de Pau da Lima, na Baixa do Fiscal, na Rua Luiz Maria, na Avenida Jequitaia e na Calçada, localizada na Cidade Baixa.

Os motoristas também enfrentam intensidade na Octávio Mangabeira (Orla) no sentido Itapuã, na Rua Oswaldo Cruz e no Largo da Mariquita, localizado no bairro do Rio Vermelho. Além disso, aconteceu um acidente agora pouco após o viaduto da av. Luis Eduardo sentido Paralela. Segundo a Transalvador, um motociclista caiu da moto e aguarda atendimento do Samu no local. O trânsito que já é ruim nesse horário, está pior ainda na região.

comentários

por Nardele Gomes no dia 24 de Abr de 2014 às 18:20 em Cultura

comentários

Entre Páginas: Gabriel García Marquez
Foto: Ilustrativa
Hoje o Entre Páginas é especial sobre o escritor colombiano Gabriel García Marquez, morto no último dia 17. Para ouvir na íntegra, clique no link abaixo:
 

Áudio



comentários

por Luiza Cadidé no dia 24 de Abr de 2014 às 18:15 em Cultura

comentários

Livro Baraqueçaba - Casos do Acaso de Ticiano Leony retrata fatos da região do cacau
Foto: Reprodução
Ambientado no estado da Bahia durante o século XX, o livro Baraqueçaba - Casos do Acaso do escritor Ticiano Leony conta 18 casos verídicos que aconteceram em Salvador e no interior do estado, principalmente nas fazendas de cacau. Ticiano falou em entrevista a Rádio Metrópole sobre o livro e o lançamento que acontece nesta quinta-feira (23) a partir das 18h15 no 96 grill & bar, Avenida Contorno.

"São 18 casos verídicos vividos por mim e por conhecidos. Os nomes das pessoas foram trocados e algumas localizados para manter a privacidade destes personagens. As histórias acontecem em Salvador, na região do cacau aonde morei por muito tempo e traz realidade misturada com ficção", contou o escritor. Os contos envolvem políticos, médicos, comerciantes, trabalhadores e ainda o menino e o jumento.

O capítulo Justiça Divina retrata em seis contos as histórias do coronelismo na Bahia. Leony contou que muitos trabalhadores tinham uma relação de amizade com estes coronéis. "Eram compadres e amigos pois muitas vezes eram da mesma região", disse.

Ouça a entrevista completa:

 

Áudio



comentários

por Alan Guimarães no dia 24 de Abr de 2014 às 18:03 em Esportes

comentários

Suposto fantasma aparece em jogo da Libertadores na Bolívia; assista o vídeo
Foto: Reprodução / peru.com
Um suposto fantasma apareceu em um estádio de futebol. Imagens gravadas pelo canal Fox Sports no estádio Hernando Siles, na Bolívia, durante o triunfo do The Strongest por 2 a 0 sobre o Defensor Sporting, na semana passada está rodando o mundo. No vídeo, uma pessoa passa no meio da torcida rapidamente, como se fosse um vulto.

Parte da imprensa sul-americana informou que o estádio foi construído sobre um antigo cemitério e que ali ocorrem coisas paranormais. Já uma televisão boliviana chegou à conclusão de que era apenas uma pessoa qualquer correndo no meio da torcida.

Segundo informações da imprensa da Bolívia, há espaço suficiente para uma pessoa correr sem precisar pedir licença para quem está sentado. Outro detalhe é de que existiria um portão aberto na grade que separa os torcedores.

Veja o vídeo:



 

Vídeo



comentários

por Luiza Cadidé no dia 24 de Abr de 2014 às 17:45 em Você Repórter

comentários

Você Repórter: Fiscal da Transalvador deixa engarrafamento de lado e utiliza celular
Foto: Thiago Libertador Meireles/Leitor Metro1
Um fiscal da Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador) foi flagrado pelo leitor do Metro1 Thiago Libertador Meireles falando ao celular por enquanto que o trânsito no bairro Matatu de Brotas estava complicado. "O pau comendo no cruzamento entre Matatu x Luiz Anselmo e o nosso 'glorioso' agente da Transalvador no celular", disse o leitor.

Veja esta e outras denúncias aqui.

Se você também tem alguma denúncia, foto ou vídeo, colabore com a reportagem da Metrópole e envie seu material para o Você Repórter pelo e-mail vocereporter@radiometropole.com.br.

comentários

por Luiza Cadidé no dia 24 de Abr de 2014 às 17:22 em Cidade

comentários

Servidores da prefeitura de Salvador decretam greve nesta quinta após assembleia
Foto: Reprodução/Sindseps
O Sindicato dos Servidores da Prefeitura do Salvador (Sindseps) decretou greve nesta quinta-feira (24) após uma assembleia feita pela categoria no Largo do Campo Grande. Os trabalhadores estão solicitando que a prefeitura divulgue a tabela de vencimentos, com o valor do salário que cada servidor deve receber.

A tabela precisa ter os cálculos feitos pela prefeitura para acertar os salários e gratificações de cada servidor. De acordo com o diretor do sindicato, Sérgio Saturnino, a disponibilização do documento deveria ser feita há três meses. Em nota enviada pelo Sindseps, a categoria informa que a paralisação é por tempo indeterminado. Uma nova assembleia será realizada nesta sexta-feira (25) nos Barris e, de acordo com o diretor, deve durar o dia inteiro.

comentários

por Camila Cintra no dia 24 de Abr de 2014 às 17:10 em Política

comentários

Encontro reúne grandes nomes da Bahia em almoço com Mário Kertész
Foto: Ana Paula Bispo/Metropress
Os ex-governadores Luís Viana Neto e Roberto Santos, o empresário Ângelo Calmon de Sá e o empresário e pré-candidato a vice-governador na chapa de oposição, Joaci Góes, foram recebidos pelo apresentador Mário Kertész para um almoço nesta quinta-feira (24), na sede da Rádio Metrópole. Foi um encontro agradável e divertido, com boas risadas, muitas lembranças e histórias da política da Bahia.

"São queridos amigos de muitos anos. Muito bom nos encontrarmos para relembrar episódios e colocar a conversa em dia", disse MK.

comentários

por Carolina Lemos no dia 24 de Abr de 2014 às 17:00 em Política

comentários

Ministro afirma que decisão do STF sobre CPI da Petrobras precisa ser cumprida
Foto: Reprodução
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, declarou que as decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) devem ser cumpridas independentemente de gerar concordância ou não. Na declaração dada nesta quinta-feira (24), ele se refere ao parecer da ministra Rosa Weber, determinando a instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no Senado, com o intuito de investigar denúncias de irregularidades relacionadas à Petrobras.  "Independentemente das nossas convicções jurídicas sobre cada questão, as decisões do Supremo têm que ser respeitadas", disse.

A ministra, na noite de ontem (23), atendeu ao pedido feito por congressistas da oposição e rejeitou a proposta dos governistas para investigar os contratos dos metrôs de São Paulo e do Distrito Federal, supostas irregularidades no Porto de Suape (PE) e suspeitas de fraudes em convênios com recursos da União, bem como denúncias sobre a estatal. Depois da decisão, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), divulgou nota informando que recorrerá ao STF na tentativa de reverter a situação.

comentários

por Lorena Alcantara no dia 24 de Abr de 2014 às 16:44 em Trânsito

comentários

Um carro perdeu o controle, na tarde desta quinta-feira (24), enquanto trafegava na Avenida Juracy Magalhães, e acabou invadindo o ponto de ônibus localizado em frente ao Hospital Aliança. Duas pessoas foram atropeladas. As vítimas foram atendidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e uma equipe do hospital também prestou apoio.

Outro acidente aconteceu na tarde desta quinta e deixa o trânsito complicado na Avenida Luis Viana Filho (Paralela) para quem segue sentido Centro. De acordo com ouvintes que entraram em contato com o Grupo Metrópole, dois veículos colidiram no retorno do supermercado Extra, e permanecem no local, dificultando o tráfego de outros veículos.


comentários

por Alan Guimarães no dia 24 de Abr de 2014 às 16:21 em Esportes

comentários

Felipão antecipa oito jogadores que estarão na lista final para a Copa do Mundo
Foto: André Durão
A 49 dias da Copa do Mundo, o técnico Luiz Felipe Scolari, o Felipão, adiantou o nome de oitos jogadores que irão ser convocados para a Copa do Mundo pela Seleção Brasileira durante palestra na Universidade São Judas, em São Paulo, nesta quinta-feira (24).  Julio César, David Luiz, Ramires, Willian, Oscar, Paulinho, Thiago Silva e Fred estão garantidos na lista final, que só será divulgada no dia 7 de maio.

Durante o papo, o treinador da seleção foi perguntado sobre quem seria os possíveis capitães do time e Felipão citou David Luiz, Thiago Silva, Júlio César e Fred. Além disso, confirmou que chamar Oscar, Ramires e Willian, todos os três do Chelsea, e Paulinho, do Tottenham.

comentários

por Carolina Lemos no dia 24 de Abr de 2014 às 16:00 em Tecnologia

comentários

Google passa a disponibilizar imagens antigas em seus mapas
Foto: Ilustrativa
O Google lançou uma nova funcionalidade em seu serviço de mapas da internet, o Google Maps, permitindo aos usuários ver imagens disponíveis desde que a empresa começou a fotografar as ruas e estradas do mundo, em 2007. A multinacional anunciou nesta quarta-feira (23) a novidade para a modalidade "Street View", que está disponível desde hoje (24) no site e também terá uma versão móvel. Através de uma espécie de ferramenta chamada de "cápsula do tempo", o usuário pode ver uma sequência temporal de imagens tiradas de um mesmo local em vários momentos. O Google Maps fotografou, ao longo de sua existência, cerca de dez milhões de quilômetros.
 
Entretanto, enquanto em certos locais o Google tem um vasto arquivo de imagens atualizando os mapas a cada ano, em outros existem poucas fotografias diferentes. Antes desta ferramenta ser lançada, quando novas fotos eram tiradas, estas substituíam as anteriores, que passavam a não estar disponíveis para o usuário. A nova opção faz com que a empresa deixe na rede todo o arquivo conservado e o abre aos usuários.

"Agora, com o Street View, poderá ver a construção de um edifício desde o nada, como a Freedom Tower em Nova York e o estádio para o Mundial de Futebol 2014 em Fortaleza, Brasil", comunicou o diretor de produtos do Google Street View, Vinay Shet. As informações são da Agência EFE.

comentários

Página 1 de 3018
BUSCA
Rádio Metrópole
escute ao vivo Escute pelo Media Player Escute pelo Itunes
Seta Os Campeões da Bola 20h00 às 22h00
Baixe os aplicativos da Rádio Metrópole
MK ENTREVISTA
23/04/2014
José Márcio Camargo
Economista da PUC-RIO
23/04/2014
Coronel Alfredo Braga De Castro
Comandante Geral da Polícia Militar
17/04/2014
Nelson Pelegrino
Deputado Federal
NEWSLETTER
Grupo Metrópole
© Copyright 2013 Rádio Metrópole - Em Salvador, ouça a Rádio Metrópole 101.3 FM e 1290 AM Telefone: 71 3505 5000 | Fax: 71 3505 5040