RSS Facebook Twitter

por Júlia Sarmento no dia 01 de Out de 2014 às 19:05 em Cidade

comentários

Vigilante da Ufba será indiciado por tentativa de homicídio
Foto: Reprodução/Facebook
O vigilante Reinaldo Conceição, que atirou no estudante Daniel Sodré Benício Balthazar da Silveira em 11 de setembro, será indiciado por homicídio doloso. O disparo aconteceu na Escola Politécnica, após o aluno realizar uma pichação em uma parede do local. O vigilante atirou na tentativa de alertar o estudante. O guarda é funcionário do grupo MAP, terceirizado da universidade, e fugiu do local depois de deixar a arma utilizada na portaria.

O ombro direito do estudante foi atingido pela bala, que chegou a ficar alojada em suas costas. Daniel foi encaminahdo para o Hospital do Subúrbio, de onde teve alta em 14 de setembro. Reinaldo Conceição se apresentou à Polícia Federal em 16 de setembro e ficou preso até o dia 23 do mesmo mês. O vigilante já responde ao crime em liberdade. 

comentários

por Matheus Simoni no dia 01 de Out de 2014 às 18:45 em Saúde

comentários

Ministério da Saúde confirma 25 novos casos de Chikungunya no Brasil
Foto: Ilustrativa
O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira (1) que foram confirmados 25 novos casos de febre Chikungunya no Brasil. Dentre as novas incidências da doença, 19 são em Feira de Santana, no interior da Bahia e seis no Oiapoque, no Amapá. O número de casos de transmissão interna já chegam a 41, todos confirmados por laboratório. Mais cedo, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) afirmou que a divulgação da Secretaria de Saúde de Feira de Santana sobre a confirmação de 33 casos de febre Chikungunya na cidade não são oficiais. Além do Brasil, 35 países e territórios possuem casos confirmados na América.

comentários

por Júlia Sarmento no dia 01 de Out de 2014 às 18:22 em Cidade

comentários

"A produção de ciência e tecnologia na Bahia é mais significativa do que o esperado", diz Roberto Santos
Foto: Tácio Moreira / Metropress
Foi governador da Bahia, ministro, deputado federal e atualmente é presidente da Academia de Ciências da Bahia, o nome dele é Roberto Figueira Santos. O médico foi entrevistado na Rádio Metrópole nesta quarta-feira (1). Roberto Santos falou sobre o panorama da produção de ciência na Bahia. Segundo ele, a produção é significativa até mais do que podia esperar pelas circunstâncias de natureza histórica do estado.

"Nós sentimos falta de uma entidade como a Rádio Metrópole que nos ajude a divulgar o que está sendo feito na  Bahia, principalmente pelas universidades, pela formação de pesquisadores e pela realização de pesquisas. A Academia de Ciências foi idealizada quando realizamos um manifesto que foi distribuído a professores e pesquisadores. O objetivo era estimular a ciência e a tecnologia no ambiente baiano. Isso aconteceu no começo de 2010. A resposta foi favorável, tivemos a coragem de reunir esse grupo e depois foram acrescentados mais alguns pesquisadores. A intenção é que uma parte mais ampla de nossa população seja atingida pelo empenho na valorização da ciência e tecnologia como uma atividade essencial ao bem estar da sociedade de modo geral".

O médico discutiu um tema importante para o cenário de desenvolvimento de ciência e tecnologia na Bahia, a necessidade de investimento nas pesquisas científicas. " Até recentemente o Brasil importava uma grande parte do que é consumido, justamente porque não tinha desenvolvido um sistema de informação e busca de conhecimento que modificasse este estado. As pequisas que nos beneficiavam e foram aplicadas aqui ou foram feitas no exterior ou foram feitas por pesquisadores extrangeiros. No começo da década de 50 o Governo Federal decidiu criar o que é chamado de Conselho Nacional de Pesquisa, o CNPQ. O campo natural para formação desses pesquisadores no campo de ciência e tecnologia são nas universidades", disse ele.

Ouça a entrevista completa:
 

Áudio:



"A produção de ciência e tecnologia na Bahia é mais significativa do que o esperado", diz Roberto Santos

comentários

por Matheus Simoni no dia 01 de Out de 2014 às 18:00 em Você Repórter

comentários

Você Repórter: terreno abandonado no Itaigara se torna "lixão" da Prefeitura, diz leitor
Foto: Rigo Lopes/Leitor Metro1
Parece que a Rua Manoel Correia Garcia, no bairro do Itaigara, não vem recebendo um olhar cuidadoso por parte da prefeitura. De acordo com o leitor do Metro1 Rigo Lopes, a rua que fica próxima à Praça Ana Lúcia conta com um buraco e lixo espalhado ao longo da via. Ainda segundo ele, o descarte é feito pela própria Prefeitura de Salvador, que limpa a praça e poda as árvores, mas não faz a coleta dos dejetos. 

Se você também tem alguma denúncia, foto ou vídeo, colabore com a reportagem da Metrópole e envie seu material para o Você Repórter pelo e-mail vocereporter@radiometropole.com.br.

 Confira a galeria de imagens que comprovam o descaso:

comentários

por Júlia Sarmento no dia 01 de Out de 2014 às 17:44 em Esportes

comentários

Seleção brasileira feminina é eliminada do Mundial de basquete
Foto: Reprodução
A seleção brasileira feminina de basquete deu adeus ao Mundial na tarde desta quarta-feira (1). A equipe foi derrotada pela França por 61 a 48, pelas oitavas de final do Mundial de basquete, em Ankara, na Turquia. A seleção apresentou muitos erros de ataque, principalmente no segundo quarto. Após um início equilibrado e bom trabalho defensivo, as brasileiras passaram a errar passes e tiveram um aproveitamento de arremessos muito baixo.

As francesas irão enfrentar os Estados Unidos nas quartas de final, em uma reedição da final olímpica em Londres. 

comentários

por Júlia Sarmento no dia 01 de Out de 2014 às 17:23 em Bahia

comentários

Um termo de compromisso para a abertura de cursos de medicina em instituições aprovadas de seis municípios foi assinado nesta quarta-feira pelo secretário estadual da Saúde, Washington Couto e o secretário Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Heider Aurélio Pinto nesta quarta-feira (1°). A iniciativa faz parte dos compromissos do Programa Mais Médicos, do Governo Federal em parceria com o Governo do Estado.

A autorização para a expansão e melhoria da formação de profissionais na área da Saúde foi concedida às cidades de Alagoinhas, Eunápolis, Guanambi, Itabuna, Jacobina e Juazeiro. Após a assinatura do termo, um processo seletivo será aberto e as faculdades selecionadas terão o prazo de um ano para fazer a implantação das aulas de medicina.

comentários

por Matheus Simoni no dia 01 de Out de 2014 às 17:02 em Cidade

comentários

Delicatessen Superpão é autuada por vender produtos vencidos
Foto: Reprodução/Panoramio
A delicatessen Superpão foi autuada na tarde da última terça-feira (30) por comercializar produtos ?fora do prazo de validade. O estabelecimento localizado na Avenida Paulo VI, na Pituba, foi alvo de vistoria da Prefeitura de Salvador, por meio da Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon), órgão vinculado à Secretaria de Ordem Pública (Semop). De acordo com a assessoria do órgão, todos os alimentos foram inutilizados para o consumo na presença da representante do estabelecimento. "Além do processo administrativo que será originado pela autuação, vamos encaminhar a Promotoria de Justiça do Consumidor para as medidas judiciais adequadas. Não podemos mais admitir que produtos impróprios para o consumo estejam expostos para venda", informou Tiago Martins, coordenador do Codecon.

comentários

por Matheus Simoni no dia 01 de Out de 2014 às 16:54 em Saúde

comentários

Campanha Outubro Rosa busca concientização sobre câncer de mama
Foto: Divulgação
O já tradicional "Outubro Rosa" na Bahia, realizado pela Fundação José Silveira (FJS), o Instituto EcoD e o Movimento Pense Rosa, irá ganhar mais uma cor. A edição de 2014 da campanha, denominada "Pense Rosa + Pense Azul", tem a iniciativa mais ampla, voltada à saúde da mama e da próstata, dois dos tipos de câncer mais frequentes na população. 

A mobilização terá início com a inauguração do Espaço Rosa, no 3° Piso do Shopping Barra, na próxima quinta-feira (02), às 9 h. O estabelecimento irá funcionar até o dia 11 de outubro, contando com a comercialização de peças assinadas pelo artista plástico Bel Borba e produzidas por mulheres atendidas nos projetos sociais da FJS, pacientes e mães de pacientes do Instituto Bahiano de Reabilitação (IBR), durante a Oficina Rosa da fundação e terá a arrecadação revertida para a causa. 

O ponto alto do evento será às 10 h, na área de conveniência dos cinemas, com um encontro aberto ao público com os médicos Luciana Landeiro e Marcelo Brandão, que falarão sobre os cuidados com a saúde e diagnóstico precoce do câncer, e Carla Ferner, que abordará o tema qualidade de vida e a prevenção de doenças. No mesmo dia, em apoio ao movimento mundial Outubro Rosa, a FJS vai iluminar na cor rosa o Hospital Santo Amaro, a Santa Casa Hospital São Judas Tadeu (em Jequié) e o Hospital Cristo Redentor (em Itapetinga). "A campanha visa conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e atuar na prevenção do câncer", afirma a superintendente da Fundação José Silveira, Leila Brito.

comentários

por Júlia Sarmento no dia 01 de Out de 2014 às 16:44 em Brasil

comentários

Ambev é multada em R$ 1 milhão por informar que cerveja era 'sem álcool'
Foto: Reprodução
Tem certeza que o teor é 0%? Não foi o que a 5ª Câmara de Direito Civil do Tribunal de Justiça de Santa Catarina decidiu. A Ambev recebeu uma multa de R$ 1 milhão por informar, no rótulo e em propagandas, que a cerveja Kronenbier é "sem álcool". Na verdade, a bebida possui 0,3 gramas de álcool para cada 100 gramas. A ação foi movida pela Associação Brasileira de Defesa da Saúde do Consumidor.

A Ambev alegou, durante o processo, que um decreto de 1997 classifica como bebida sem álcool toda aquela que tem menos de 0,5 gramas de álcool a cada 100 gramas, sem obrigatoriedade de trazer essa informação no rótulo do produto. O desembargador Odson Cardoso Filho, considerou que esse decreto de 1997 não passa por cima da determinação do Código de Defesa do Consumidor (CDC). Por conta da não informação, a saúde de consumidores pode ser comprometida e outras consequências podem ser acarretadas.

A Ambev afirmou, em nota, que não comenta casos em andamento. 

comentários

por Júlia Sarmento no dia 01 de Out de 2014 às 16:25 em Cidade

comentários

Governo lança edital preliminar para VLT que substituirá trem do Subúrbio
Foto: Divulgação
As empresas interessadas em executar as obras de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) poderão realizar inscrição no edital de pré-qualificação aberto pelo governo baiano nesta quarta feira (1) até o dia 30 de outubro. A abertura do edital de pré-qualificação foi publicado nesta terça-feira (30) no Diário Oficial do Estado. O VLT deverá substituir o atual trem do Subúrbio e o investimento será de cerca de R$ 1 bilhão. O novo modal funcionará entre o Comércio e São Luiz, no bairro de Paripe. A data de início das obras ainda não foi definida, mas a estimativa é de que o serviço comece a ser executado no início de 2015.

Segundo a assessoria da Casa Civil, o processo antecede a licitação, que será realizada em Regime Diferenciado de Contratação Integrada (RDC). Na etapa de pré-qualificação, as empresas interessadas apresentam documentos que comprovem sua capacidade de executar as obras. Esse material será avaliado e as companhias consideradas aptas participam de leilão, vencendo aquela que apresentar proposta de menor preço. Os interessados podem procurar a Companhia de Transportes da Bahia (CTB), no Largo da Calçada, no prédio anexo à Estação de Trens, para solicitar uma cópia do edital.


comentários

por Matheus Simoni no dia 01 de Out de 2014 às 16:04 em Trânsito

comentários

Salvador terá frota máxima no domingo de eleição, afirma Transalvador
Foto: Milena Marques/Metropress (arquivo)
A Transalvador informou nesta quarta-feira (1) que Salvador terá frota máxima de ônibus no domingo de Eleições. As linhas irão operar utilizando a programação dos dias úteis, que é das 8 h às 18 h. Vão estar nas ruas também os coletivos que não circulam normalmente nos domingos, com exceção das linhas de horário do CAB; C006 - CAB- Circular; H028 - UCSal/ Pituaçu - Campo Grande; C004 - Hospital Geral; H046 - Estação Pirajá - Estação Rodoviária. 

A Transalvador também informou que todos os veículos adaptados com elevadores estarão em operação em suas linhas. A frota reguladora fixa que passa pela Estações Pirajá, Mussurunga e Lapa deverão operar com programação normal de domingo. Os micro-ônibus das linhas Iguatemi/ Praça da Sé rodarão com oito carros e Imbuí/ Praça da Sé com 10 veículos.

comentários

por Matheus Simoni no dia 01 de Out de 2014 às 15:52 em Saúde

comentários

Paciente americano com ebola está em estado grave e teve contato com crianças, diz governo
Foto: Reprodução/CNN
De acordo com um porta-voz do hospital em Dallas, onde está internado o paciente americano infectado com o vírus ebola, o homem apresenta estado grave. Segundo o assessor, ele foi internado no Texas Health Presbyterian no domingo (28), depois que os sintomas começaram a se manifestar na quarta (24). O governador do Texas, Rick Perry, afirmou em entrevista coletiva nesta quarta-feira (1) que algumas crianças em idade escolar tiveram contato com o paciente. Uma autoridade de saúde do Texas informou também que a chance do vírus se espalhar no estado era "muito pequena".

Na última terça-feira, Tom Frieden, diretor dos CDC, afirmou em uma coletiva de imprensa que todos os cuidados estão sendo tomados e que o paciente está em isolamento total. "O que esse incidente demonstra é q clara dimensão internacional da crise de ebola. Por meses, o governo da Libéria tem enfatizando que essa doença não é um problema simplesmente da Libéria ou da África Ocidental", afirmou o ministro da Informação, Lewis Brown.

comentários

por Júlia Sarmento no dia 01 de Out de 2014 às 15:33 em Brasil

comentários

Brasil ocupa a colocação 58º no ranking de qualidade de vida para os idosos
Foto: Reprodução
Por ocasião do Dia Internacional do Idoso o relatório Global Age Watch 2014, elaborado todos os anos pela organização britânica de ajuda à velhice, foi divulgado nesta quarta-feira (1). Entre os 96 avaliados o Brasil ocupou a colocação 58º no ranking de qualidade de vida para os integrantes da terceira idade. O país ocupou uma posição bem abaixo da média global, ficando atrás do Chile (22), Uruguai (23) e Argentina (31).

O motivo da má colcoação do país no rankig se deve à insatisfação da população idosa em relação à segurança e aos transportes públicos. O relatório é resultado da combinação de vários documentos de instituições internacionais e de fatores como renda, saúde (expectativa de vida e bem-estar psicológico), transportes (possibilidades de trabalho ou educação), e segurança. Os autores do estudo afirmam que "o índice indica que apenas o crescimento econômico não basta para o bem-estar das pessoas mais velhas e que é preciso adotar políticas específicas que abordem as implicações de envelhecer".

comentários

por Matheus Simoni no dia 01 de Out de 2014 às 15:12 em Saúde

comentários

Sesab nega que número de contaminações por Chikungunya seja verdadeiro
Foto: Ilustrativa
Em uma nota enviada à imprensa, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) afirmou que a divulgação da Secretaria de Saúde de Feira de Santana sobre a confirmação de 33 casos de Febre Chikungunya na cidade não são oficiais. De acordo com a secretaria, compete ao Ministério da Saúde repassar para a Sesab os dados referentes aos casos da doença, quando, só assim, eles podem ser divulgados. "Importante ressaltar que para a confirmação dos casos não basta apenas o paciente apresentar sintomatologia clínica relativa à doença, sendo necessária a confirmação, também, laboratorial", diz o comunicado divulgado nesta quarta-feira (1).

comentários

por Júlia Sarmento no dia 01 de Out de 2014 às 14:53 em Bahia

comentários

Incêndio destrói ônibus escolar em Sapeaçu
Foto: Reprodução/Vitor Vianna/Sapeaçu na Mídia
Cerca de 50 alunos do povoado de Menezes, zona rural de Sapeaçu, estavam dentro de um ônibus escolar do município a caminho da capital quando o motorista percebeu que o veícula estava pegando fogo. O ônibus foi destruído pelas chamas. O incidente aconteceu nesta quarta-feira (1) por volta das 13h30. Ninguém ficou ferido, pois o motorista conseguiu ajudar os estudantes a deixarem o ônibus.

Existe uma suspeita de que o incêndio tenha sido causado por um vazamento de gasolina, mas somente uma perícia poderá confirmar se foi isto que gerou o incêndio. Os alunos perderam celulares e material escolar. Um outro veículo foi deslocado para fazer o transporte dos estudantes do povoado de Menezes para as suas respectivas escolas. Segundo a prefeitura de Sapeaçu, toda a frota de ônibus escolares passa por vistorias semanalmente. 

comentários

Página 1 de 3466
BUSCA
Rádio Metrópole
escute ao vivo Escute pelo Media Player Escute pelo Itunes
Seta

Não há programação no ar

Baixe os aplicativos da Rádio Metrópole
MK ENTREVISTA
29/09/2014
Alfred Castro
Cel. Comandante Geral da PM
24/09/2014
Uri Lam
Rabino
24/09/2014
Demétrio Garcia
Presidente da Real Sociedade Espanhola
NEWSLETTER
Grupo Metrópole
© Copyright 2013 Rádio Metrópole - Em Salvador, ouça a Rádio Metrópole 101.3 FM e 1290 AM Telefone: 71 3505 5000 | Fax: 71 3505 5040