RSS Facebook Twitter

por Carolina Lemos no dia 22 de Jul de 2014 às 20:00 em Política

comentários

Em quatro anos, número de candidatos sem ensino fundamental quase dobra
Foto: Ilustrativa
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que 254 candidatos nas eleições de outubro deste ano não completaram o ensino fundamental. O número quase dobrou em relação ao processo eleitoral de quatro anos atrás, quando foi de 132. Do total, 182 são postulantes que concorrem a vagas de deputado estadual e 65 ao cargo de deputado federal. Somente um é candidato ao Senado. Em contrapartida ao número dos que sabem apenas ler e escrever, quase 46% declarou ter ensino superior completo. No caso de ensino completo, o maior percentual está entre os que disputam a vaga de vice-presidente -- 100% dos candidatos.

Dos candidatos à Presidência da República, nove concluíram a faculdade, não fazendo parte deste número apenas José Maria de Almeida (PSTU), que não concluiu o ensino médio, e Levy Fidelix (PRTB), que tem ensino superior incompleto.

comentários

por Carolina Lemos no dia 22 de Jul de 2014 às 19:30 em Política

comentários

Candidatos ao governo da Bahia divulgam agenda de compromisso desta quarta
Foto: Arte/Metropress
Os candidatos ao governo da Bahia, que fazem campanha política desde o dia 6 de julho, realizam nesta quarta-feira (23) algumas atividades. Conheça a agenda de cada candidato para hoje:

Lídice da Mata (PSB): pela manhã, a candidata concederá entrevista para a Rádio Super 98 FM, de Eunápolis. Às 10h, Lídice participará de um encontro com estudantes da Faculdade Direito da UCSAL. Pela tarde, a pessebista se reunirá com a equipe de marketing da campanha.

Marcos Mendes (PSOL): no turno da manhã, o candidato concederá entrevista à Rádio Band News FM. Pela tarde, o psolista se reunirá com sua assessoria de imprensa.  
 
Paulo Souto (DEM): pela manhã, o candidato a governador se reunirá com lideranças em Salvador. No turno da tarde, o democrata participará de encontro com políticos e se reunirá com a equipe de campanha. À noite, Souto visitará a Feira SuperBahia 2014, no Centro de Convenções. Em seguida, ele inaugurará o comitê central de campanha na capital baiana.

Renata Mallet
(PSTU): os compromissos da candidata terão início nesta tarde de quarta, quando concederá entrevista para um portal de notícias. Pela noite, participará de uma reunião com apoiadores do serviço público estadual.

Rui Costa (PT): no turno da manhã, Rui participará da gravação de um programa para o horário eleitoral. Já durante a tarde, irá a uma caminhada no subúrbio e, pela noite, estará presente em uma palestra para o grupo de líderes empresariais.

O candidato do PRTB ao governo do Estado, Da Luz, não divulgou sua agenda. 

comentários

por Matheus Morais no dia 22 de Jul de 2014 às 19:00 em Economia

comentários

A previsão oficial de crescimento para a economia brasileira neste ano caiu de 2,5% para 1,8%. A estimativa consta do Relatório de Avaliação de Receitas e Despesas, divulgado há pouco pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Segundo a Agência Brasil, além do menor crescimento do Produto Interno Bruto (PIB, soma das riquezas produzidas no país), a equipe econômica elevou a projeção da inflação oficial. Segundo o relatório, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deverá fechar o ano em 6,2%, contra 5,6% na previsão anterior.

Divulgado a cada dois meses, o documento traz as previsões oficiais para a economia brasileira que servem de base para projetar a evolução das receitas e das despesas e definir a execução do Orçamento Geral da União. Apesar de o relatório ser apresentado pelo Ministério do Planejamento, as estimativas para os parâmetros da economia são de autoria da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda. Segundo o documento, as mudanças nas projeções para o PIB refletem os números trimestrais divulgados até agora pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

comentários

por Matheus Morais no dia 22 de Jul de 2014 às 18:34 em Mundo

comentários

Companhias aéreas europeias e americanas suspendem voos para Israel
Foto: Ilustrativa
Companhias aéreas europeias e norte-americanas suspenderam nesta terça-feira (22) temporariamente os voos comerciais para Israel, depois que um míssil disparado de Gaza atingiu os arredores do Aeroporto Ben Gurion, em Tel Aviv. "Uma casa sofreu estragos num ataque com míssil na região de Kiryat Ono Yedhu, a alguns quilômetros do aeroporto", confirmou um porta-voz policial.

De acordo com a Agência Brasil, a Air France e a alemã Lufthansa anunciaram o cancelamento de seus voos para ou provenientes de Israel, pouco após a Autoridade da Aviação Federal dos Estados Unidos ter proibido suas empresas aéreas de voar para aquele país durante 24 horas. Israel está envolvido, desde o dia 8 deste mês, em um conflito com o movimento Hamas na Faixa de Gaza, no qual já morreram mais de 620 palestinos, na maioria civis.

A Lufthansa decidiu cancelar os voos para Tel Aviv por pelo menos 36 horas, em uma decisão que, segundo a edição digital do semanário Der Spiegel, afetará ainda as companhias Germanwings, Austrian Airlines e Swiss Airlines. A companhia alemã, que faz dez voos diários para Tel Aviv, partindo de Berlim, Frankfurt, Munique, Viena e Zurique, disse que o objetivo da medida é "garantir a segurança de passageiros e tripulações" devido a uma "situação instável".

A Air France informou que a decisão afetará seus três voos diários de Paris para Tel Aviv, três voos semanais que partem de Marselha e  quatro semanais que saem de Nice. As linhas aéreas belgas também confirmaram o cancelamento de um voo, no final da tarde de hoje, e de três previstos para amanhã (23). Procurada, a companhia portuguesa TAP informou que não faz voos para aquele destino.

comentários

por Carolina Lemos no dia 22 de Jul de 2014 às 18:15 em Mundo

comentários

"Felicidade é harmonia e isso não existe lá", comenta o sheikh Hassan sobre conflito em Gaza
Foto: Reprodução/Uol
O conflito entre Israel e a Faixa de Gaza que teve início no dia 8 de julho já matou mais de 500 palestinos e 20 israelenses -- entre eles, 18 soldados. Em meio ao combate que se estende há 14 dias, a Rádio Metrópole convidou o Sheikh Jihad Hassan, presidente do Conselho de Ética da União Nacional das Entidades Islâmicas, para conversar sobre o tema com o radialista Mário Kertész durante o Jornal da Cidade 2ª Edição. Na ocasião, Hassan afirmou que naquela região falta "harmonia". "Felicidade é estar em harmonia, viver bem e tranquilo. Isso é o que não existe lá", declarou.

De acordo com ele, esta não é uma guerra milenar como muitos pensam. "Esse problema começou em 1947, quando foi criado um estado de Israel dentro da Palestina pela ONU [Organização das Nações Unidas]. Os judeus viviam dentro de um governo islâmico e todos eram respeitados", explicou o sheikh. Segundo Jihad Hassan, os palestinos em Gaza "estão sendo boicotados e não se consegue chegar a um acordo". Para ele, o maior problema é que os mesmos responsáveis pela venda de armas são os que fazem a mediação da paz. "Acredito que o caminho é encontrar alguém neutro para mediar a situação. O Brasil, por exemplo, é bastante respeitado pelos dois lados. Acredito que o país tem grande responsabilidade porque é isento e poderia intermediar o acordo", defendeu o presidente do Conselho.

O sheikh Hassan afirmou ainda que "mesmo com a omissão do Brasil em questões do cenário internacional, o governo brasileiro poderia tomar uma atitude rápida". "Precisamos tomar uma posição. Já são mais de 100 crianças mortas que não tinham como se defender", concluiu o Jihad Hassan.

comentários

por Matheus Morais no dia 22 de Jul de 2014 às 17:55 em Política

comentários

Paulo Souto e Geddel Vieira Lima inauguram comitê nesta quarta-feira
Foto: Divulgação/ Democratas
A coligação "Unidos pela Bahia", formada pelo candidato ao governador do Estado, Paulo Souto (DEM), a vice, Joaci Góes (PSDB) e ao senado Federal, Geddel Vieira Lima (PMDB), será inaugurado nesta quarta-feira (23), às 20h, na Avenida ACM. Segundo nota enviada à imprensa, o espaço tem 1,5 mil metros quadrados de área construída e vai concentrar as atividades de campanha da chapa majoritária oposicionista.

A inauguração vai contar com a presença do prefeito de Salvador, ACM Neto, além de políticos, lideranças e militantes dos 15 partidos que formam a coligação "Unidos pela Bahia". Já a coligação "Pra Bahia Mudar Mais", que tem como candidato ao governo, Rui Costa (PT), a vice, João Leão (PP) e ao Senado Federal, Otto Alencar (PSD), inaugurou seu comitê na última sexta-feira (18).
 

comentários

por Carolina Lemos no dia 22 de Jul de 2014 às 17:25 em Mundo

comentários

Interpol inicia identificação de vítimas do voo abatido na Ucrânia
Foto: Reprodução/AFP
A Interpol (polícia internacional) iniciou nesta terça-feira (22) a identificação das vítimas do voo MH17 da Malaysia Airlines que foi abatido na última quinta-feira (17) no leste da Ucrânia. "Os restos mortais das vítimas recuperados até agora foram etiquetados e numerados antes de serem transportados em vagões refrigerados de Donetsk para o centro de operações designado em Kharkiv, onde a equipe de resposta a incidentes da Interpol, junto com outras equipes de identificação de vítimas de desastres no local, fará os exames preliminares", informou a agência em um comunicado.

Após o término das análises, os corpos serão transportados para a Holanda, local onde a maioria das identificações vão ser feitas. O governo holandês disse que os primeiros restos mortais devem desembarcar no país já nesta quarta-feira (23). Mark Rutte, primeiro-ministro holandês, decretou que "quarta-feira, 23 de julho de 2014, será um dia de luto nacional". O premiê ressaltou que, no momento da aterrissagem dos aviões transportando os corpos, haverá um ato por um minuto de silêncio em todo o país. Os corpos das vítimas chegaram em um trem figorífico hoje à cidade ucraniana de Kharkiv, após cruzar o país por uma área controlada pelos separatistas pró-russos.

De acordo com um chefe rebelde, 282 corpos das 298 pessoas que estavam no voo foram encontrados, bem como restos mortais das outras 16 vítimas.

comentários

por Matheus Morais no dia 22 de Jul de 2014 às 17:04 em Cidade

comentários

Antropólogo defende rolezinho no Jardim de Alah; moradores reclamam
Foto: Reprodução/ Aratu Online
A reunião de jovens no bairro do Jardim de Alah, na Orla da cidade, uma espécie de "rolezinho", sempre aos domingos, tem incomodado os moradores do local. Segundo eles, os grupos costumam consumir drogas e bebidas alcoólicas, além de ouvir música em alto volume. Geralmente, os jovens compram as bebidas em um supermercado do local e, de acordo com os moradores, ficam embriagados, causando tumulto.

"Quando dá umas quatro e meia da tarde eu já começo a encerrar o atendimento aqui na praia porque eles começam a ficar fora de controle depois de beberem tanto. Fazem algazarra e já chegaram a danificar equipamentos dos ambulantes que trabalham aqui na praia", disse um comerciante em entrevista ao site Aratu Online.

  Já o antropólogo e comentarista da Rádio Metrópole, Roberto Albergaria, defende os encontros e diz que eles não passam de uma manifestação comum da idade, em um artigo publicado no Metro1. "Porque a meninada está querendo mesmo é "se amostar": esta é a logica da sociedade do espetáculo de hoje. Mundo em que "ser gente" é aparecer na tevê, mesmo que negativamente. E logo os programas da própria Aratu, de Bocão, de Varela etc. vão cair em cima da novidade -- ciscando que nem pinto no lixo...", afirmou.

comentários

por Carolina Lemos no dia 22 de Jul de 2014 às 16:55 em Trânsito

comentários

Manifestação deixa trânsito lento na Av. ACM sentido Lucaia
Foto: Vinícius Guerra/Leitor Metro1
Uma manifestação de mães e adolescentes acontece nesta tarde de terça-feira (22) na Avenida ACM, sentido Lucaia. Mães e adolescentes protestam pedindo o julgamento de um homem acusado de pedofilia. Ainda não há muitas informações, mas segundo a Transalvador os manifestantes querem que ele seja julgado o mais breve possível. Os manifestantes fecharam uma faixa da pista, após o semáforo do Hiperposto.

O trânsito está sendo moficiado de forma emergencial para a marginal, mas mesmo assim o trânsito está lento. Quem puder, é melhor evitar o local.

comentários

por Matheus Morais no dia 22 de Jul de 2014 às 16:49 em Você Repórter

comentários

Você Repórter: cratera completa seis meses e atrapalha trânsito na Pituba
Foto: Metropress
Que a cidade está cheia de buracos, não é novidade para ninguém. Mas um em especial, anda chamando a atenção dos moradores do bairro da Pituba. Trata-se de uma cratera na Rua jornalista Joaquim Ferraro Nascimento, que está completando seis meses e só faz crescer. Enquanto a Sucop não toma nenhuma providência, o buraco continua atrapalhando o trânsito na via.Alô, Prefeitura! Se você também tem alguma denúncia, foto ou vídeo, colabore com a reportagem da Metrópole e envie seu material para o Você Repórter pelo e-mail vocereporter@radiometropole.com.br.

comentários

por Maria Dominguez no dia 22 de Jul de 2014 às 16:29 em Saúde

comentários

Estudo descobre mais de 80 novos genes ligados à esquizofrenia
Foto: Ilustrativa
O maior estudo sobre esquizofrenia já realizado no mundo, publicado na revista especializada Nature, diz que a doença que hoje atinge mais de 24 milhões de pessoas no mundo pode ter causas biológicas e abre a possibilidade de novos tratamentos que podem surgir a partir das conclusões. Pesquisadores de 35 países participaram da pesquisa, coordenada por cientistas da Universidade de Cardiff, na Grã-Bretanha. Os estudiosos encontraram mais de 100 genes que tornam as pessoas mais suscetíveis à esquizofrenia, sendo que 83 deles nunca haviam sido identificados antes. 

"Por muitos anos foi difícil desenvolver novas linhas de tratamento para a esquizofrenia. Fomos prejudicados pela pouca compreensão da biologia da doença", afirmou o professor da Universidade de Cardiff Michael O'Donovan. 

comentários

por Carolina Lemos no dia 22 de Jul de 2014 às 16:10 em Cidade

comentários

Transalvador arrecada mais de R$ 2,7 milhões com Zona Azul
Foto: Reprodução/A Tarde
A Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador) arrecadou no primeiro semestre deste ano R$ 2.717.786 com as vagas de estacionamento da Zona Azul. Em comparação com o mesmo período de 2013, houve um aumento de R$ 1.609.051 (145,12%) na arrecadação destas taxas em Salvador. Segundo o diretor de trânsito da Transalvador, Marcelo Correa, o número de vagas nesta zona tem apresentado um crescimento constante em função dos estudos feitos pelo órgão. Correa afirmou ainda que todo valor arrecadada é revertido em investimentos na sinalização de trânsito e manutenção dos serviços do órgão.

Em entrevista ao jornal A Tarde, o diretor exemplificou onde esse dinheiro tem sido gasto. Temos um projeto que está na rua, que é licitação de semáforos, com investimento de cerca de R$ 12 milhões para a compra e recuperação de 260 equipamentos. Além disso, estamos concluindo projetos para melhorar o trânsito em Cajazeiras e Pirajá", informou o diretor. De acordo com ele, cerca de 800 guardadores regularizados trabalham em Salvador nas áreas de estacionamento fiscalizados pela prefeitura. Mais duas áreas de estacionamento na cidade vão ser transformadas em Zona Azul pelo município até o dia 4 de agosto.

Na avenida ACM, no trecho entre o supermercado GBarbosa e a Central de Flagrantes, serão implantadas 50 vagas e outras 71 na rua Djalma Dutra, próximo à rua Barão de Studart. Com este acréscimo, Salvador tem seis mil vagas deste tipo.

comentários

por Matheus Morais no dia 22 de Jul de 2014 às 15:55 em Política

comentários

Lula defende investigação de aeroporto construído em fazenda do tio de Aécio Neves
Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula/Reprodução
O ex-presidente Lula defendeu nesta terça-feira (22), a investigação da construção de um aeroporto na fazenda de um tio do candidato a Presidência da República pelo PSDB, Aécio Neves, no município de Cláudio, em Minas Gerais. Contudo, o petista evitou se aprofundar nos comentários sobre o caso. "Eu não comento denúncia porque denúncia tem que ter um processo de investigação para saber se tem procedência ou não", afirmou Lula durante um congresso de químicos, no litoral de São Paulo. "A denúncia foi feita e deve ser investigada para saber se tem procedência", completou.

comentários

por Carolina Lemos no dia 22 de Jul de 2014 às 15:35 em Brasil

comentários

Governo suspende redução de cota de importação, diz Receita Federal
Foto: Divulgação
A Receita Federal informou nesta terça-feira (22) que o governo suspendeu a redução da cota de importação por terra. Por mais um ano, haverá a possibilidade de retornar ao país por estradas, rios e lagos com compras de até US$ 300 sem ter que pagar imposto de importação. A Casa Civil da Presidência da República confirmou a decisão. A redução, de US$$ 300 para US$ 150, foi publicada no Diário Oficial nesta segunda-feira (21). No entanto, segundo informações do secretário da Receita Federal, Carlos Alberto Barreto, a medida não havia entrado oficialmente em vigor, já que precisava ser regulamentada posteriormente pela própria Receita, o que ainda não havia acontecido.

De acordo com o secretário, a cota de US$ 150 passará a valer somente quando as lojas francas ou "free shops"  começarem a funcionar nas chamadas cidades "gêmeas" que fazem fronteira com o Brasil. "Vamos prorrogar a vigência do que hoje existe em termos de cota (US$ 300 via terrestre) por não menos de 6 meses. Mas deve ser em torno de um ano. Depende de autorização de cada município onde vão funcionar [as lojas francas], de sistemas de preparação dos investidores", declarou Barreto.

comentários

por Maria Dominguez no dia 22 de Jul de 2014 às 15:15 em Bahia

comentários

O governo do Estado da Bahia vai instalar nesta quarta-feira (23) uma Base Comunitária de Segurança (BCS) no bairro do Uruguai, na Cidade Baixa. Com um investimento de R$ 500 mil, a ação será a 14ª BCS da Bahia e a 9ª de Salvador. As Bases Comunitárias fazem parte do programa Pacto Pela Vida, e começaram a ser instaladas em Salvador em abril de 2011. No interior do Estado, existem Bases em Porto Seguro, Itabuna, Vitória da Conquista e Feira de Santana. Além desta, o programa realizou a contratação de 14 mil policiais como um dos principais pilares do programa. 

comentários

Página 1 de 3271
BUSCA
Rádio Metrópole
escute ao vivo Escute pelo Media Player Escute pelo Itunes
Seta

Não há programação no ar

Baixe os aplicativos da Rádio Metrópole
MK ENTREVISTA
22/07/2014
Osvaldo Barreto
Secretário de Educação do Estado
18/07/2014
Salomão Amaral Viana
Juíz do Tribunal Regional Eleitoral
18/07/2014
João Ubaldo Ribeiro
Homenagem ao Escritor e Jornalista - Entrevista no Na Linha
NEWSLETTER
Grupo Metrópole
© Copyright 2013 Rádio Metrópole - Em Salvador, ouça a Rádio Metrópole 101.3 FM e 1290 AM Telefone: 71 3505 5000 | Fax: 71 3505 5040