RSS Facebook Twitter

por Júlia Sarmento no dia 31 de Mar de 2015 às 18:10 em Polícia

comentários

Homem que transportava mais de 200 kg de maconha em caminhão é preso pela PF
Foto: Divulgação/Polícia Federal
Na noite desta segunda-feira (30), um caminhoneiro foi preso transportando mais de 250 kg de maconha, em Feira de Santana. A Polícia Federal informou que a droga estava acondicionada em quatro caixas, dividida em diversos tabletes envoltos em fita adesiva. Uma barreira policial foi realizada no posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), localizado na BR-116, por equipes da Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Polícia Federal.

Os agentes pararam o veículo, revistaram seu interior e encontraram a droga. Foi dada voz de prisão ao motorista , que foi encaminhado ao presídio de Feira de Santana. Ele responderá pelo crime de tráfico de entorpecentes.

comentários

por Matheus Simoni no dia 31 de Mar de 2015 às 18:04 em Política

comentários

Assembleia inicia votação sobre aumento de verbas de gabinete de deputados
Foto: Juliana Almirante/Metropress
Começou no final da tarde desta terça-feira (31), na Assembleia Legislativa da Bahia, a votação sobre o aumento de verbas de gabinete dos deputados estaduais. Bastante criticada pelo presidente da Casa, Marcelo Nilo (PDT), a deputada do PT Luiza Maia criticou o reajuste e classificou como inoportuno a discussão do tema. "Eu estou votando contra uma verba de pessoal em função de uma crise política. Não estou querendo aparecer. Vou manifestar minha opiniao na hora que achar necessário. Eu voto contra o aumento da verba que ja é alta. Acho que não é momento para aumento", disse a parlamentar. 

comentários

por Matheus Simoni no dia 31 de Mar de 2015 às 17:53 em Política

comentários

STF derruba restrições e Prisco volta a exercer mandato de deputado
Foto: Daniele Rodrigues/Metropress
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu derrubar nesta terça-feira (31) todas as restrições que impediam que o deputado estadual Marco Prisco (PSDB) de assumir o mandato para o qual foi eleito em 2014. O parlamentar também poderá voltar a frequentar quartéis e estabelecimentos militares. Em abril de 2014, Prisco teve a prisão preventiva decretada pela 17ª Vara Federal da Seção Judiciária da Bahia. A justificativa adotada pela Justiça foi de que o parlamentar tinha como objetivo articular a deflagração de outra greve, "o que poderia ocasionar graves transtornos à população". 

No dia 30 de maio, a prisão foi revogada e substituída por medidas cautelares previstas no artigo 319 do Código de Processo Penal, mas o então diretor-geral da Associação de Policiais e Bombeiros e Familiares no Estado da Bahia (Aspra) foi preso novamente três dias depois e levado para o Complexo Penitenciário da Papuda (Brasília). Na ocasião, o MPF-BA requisitou a prisão do deputado pela prática de crimes contra a segurança nacional durante a greve realizada em 2012 na Bahia.

Em entrevista ao jornal A Tarde, Prisco comemorou a decisão do STF e se emocionou. "Estou livre, não cometi crime nenhum, me libertei e só quero agradecer a Deus", disse.

comentários

por Matheus Simoni no dia 31 de Mar de 2015 às 17:45 em Polícia

comentários

Doleiro mandou entregar R$ 400 mil a tesoureiro na porta do PT
Foto: Reprodução/G1
O doleiro Alberto Yousseff contou, durante depoimento concedido à Polícia Federal (PF) nesta terça-feira (31), que entregou cerca de "400 mil e poucos reais" para o tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, em frente ao diretório nacional do partido, em São Paulo. Segundo ele, a quantia foi entregue a mando da empresa Toshiba. 

O depoimento foi realizado na sede da PF, em Curitiba. Ainda de acordo com Yousseff, também a mando da Toshiba, R$ 400 mil reais foram entregues para a cunhada de Vaccari. As investigações da Operação Lava Jato dão conta de que as empresas do esquema, da qual o doleiro fazia parte, pagava propina a partidos políticos para obter contratos com a Petrobras.

comentários

por Samyle Fonseca no dia 31 de Mar de 2015 às 17:37 em Cidade

comentários

Lei autoriza mães a registrar os filhos no cartório sem a presença do pai
Foto: Reprodução
Agora as mães poderão ir aos cartórios para registar o nascimento de seus filhos, mesmo sem a companhia do pai da criança. A nova lei prevê que a mãe poderá declarar sozinha quem é o pai. O que antes era uma iniciativa exclusiva genitor, ir ao cartório registrar o filho até os primeiros 15 dias após o nascimento, torna-se uma norma sancionada a partir desta terça-feira (31), pela Presidente Dilma Rousseff.  A autorização está prevista na Lei 13.112 de 2015, publicada no Diário Oficial da União que iguala mães e pais quanto à obrigação de registar o recém-nascido. 

Na nova lei, cabe ao pai ou à mãe, sozinhos ou juntos, o dever de fazer o registro no prazo de 15 dias. Diante da falta ou impedimento de um dos dois, a outra parte terá prazo adicional de até 30 dias para providenciar o documento. O texto que originou a Lei (PLC 16/2013) foi aprovado pelo Senado no dia 5 de março.

comentários

por Matheus Morais no dia 31 de Mar de 2015 às 17:25 em Política

comentários

CNI-Ibope divulgará pesquisa de avaliação do governo Dilma nesta quarta-feira
Foto: Reprodução/José Cruz/Agência Brasil
A pesquisa CNI-Ibope, que vai revelar a avaliação da população brasileira sobre o desempenho do governo Dilma Rousseff (PT), será divulgada pela  Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta quarta-feira (1), em Brasília, às 11h. O levantamento foi realizado entre os dias 21 e 25 de março, com 2.002 pessoas em 142 cidades brasileiras. 

comentários

por Matheus Morais no dia 31 de Mar de 2015 às 16:58 em Política

comentários

"Não é razoável violar direitos de crianças e jovens", diz Daniel sobre redução da maioridade penal
Foto: Dario Guimarâes Neto/ Metropress (arquivo)
O deputado federal Daniel Almeida (PCdoB) votou contra a admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) -na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara - que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos. A CCJ acabou aprovando a admissibilidade com 42 votos a favor e 17 contra nesta terça-feira (31).

Segundo Daniel Almeida, a matéria precisaria ser mais debatida, "considerando a inconstitucionalidade evidente, a impossibilidade de mudar cláusula pétrea e a necessidade de mais esclarecimentos a todos que acompanham as sessões na comissão."

Em seu discurso, Daniel Almeida confirmou a fala do seu colega de bancada, deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), que criticou a manipulação feita com a dor e sentimento de famílias que são vítimas de atos brutais e violentos, "que deixa indignado a todos nós, mas não é razoável manipular para influenciar a opinião pública e violar a nossa Constituição e direitos de crianças e jovens", afirmou o parlamentar.

Os partidos favoráveis à aprovação da admissibilidade foram PSDB, PSD, PR, DEM, PRB, PTC, PV, PTN, PMN, PRP, PSDC, PRTB. Já os que liberaram suas bancadas porque havia deputados contra e a favor foram os seguintes: PMDB, PP, PTB, PSC, SD, Pros, PHS, PDT, e PEN.


comentários

por Júlia Sarmento no dia 31 de Mar de 2015 às 16:53 em Mundo

comentários

Últimos segundos do Airbus A320 antes de cair nos Alpes franceses foram registrados em vídeo
Foto: Reprodução/Claude Paris /REUTERS
A equipe que investiga a queda do Airbus A320 da Germawings, na terça-feira (24), nos Alpes franceses, recuperou um celular em meio aos destroços no local onde o avião caiu. Neste aparelho estava um vídeo dos últimos segundos do avião, que confirma que os passageiros sabiam que a aeronave estava caindo.

O vídeo não foi divulgado, mas o jornal alemão "Bild" e a revista francesa "Paris Match" transcreveram os registros dos segundos finais do voo vistos nas imagens. A cena vista é caótica, turva e é possível ouvir pessoas gritando "meu Deus" em diversas línguas. Ainda é possível ouvir, pelo menos três vezes, um som metálico sugerindo os golpes de machado usado pelo piloto para tentar abrir a porta da cabine, que foi travada por Andreas Lubitz.

Cento e cinquenta pessoas morreram no desastre, que segundo as investigações foi causado - de forma consciente - pelo copiloto Andreas Lubitz, de 28 anos.

comentários

por Bárbara Silveira e Matheus Simoni no dia 31 de Mar de 2015 às 16:33 em Cidade

comentários

Secretaria diz que atriz de "Malhação" está cedida a gabinete de vice-prefeita
Foto: Metropress/Reprodução
Por meio de nota enviada ao Metro1, a Secretaria Municipal de Educação afirmou que a atriz da novela "Malhação", Edvana Carmo Carvalho, atual servidora da pasta, está cedida para o gabinete da vice-prefeita, Célia Sacramento, desde o dia 9 setembro de 2014. De acordo com Célia, em um documento obtido pelo Metro1 e enviado para o secretário de Educação, Guilherme Bellintani, a servidora "teve frequência regular no período de agosto de 2014 a fevereiro de 2015" -- embora este seja justamente o período de gravação da novela, que segue no ar de segunda a sexta-feira.

comentários

por Júlia Sarmento no dia 31 de Mar de 2015 às 16:30 em Cidade

comentários

Metrô não funcionará nesta sexta-feira santa; sábado as atividades são normais
Foto: Divulgação
O metrô de Salvador não funcionará nesta sexta-feira (3) devido ao feriado. Segundo a CCR, empresa que administra o sistema, o funcionamento está suspenso devido à continuidade da operação assistida. Mas os trens voltam a circular novamente em todas as estações Lapa, Campo da Pólvora, Brotas, Acesso Norte e Retiro no sábado (4), das 8h às 13h. Neste final de semana a obra de construção das linhas 1 e 2 não será realizada.

comentários

por Matheus Morais no dia 31 de Mar de 2015 às 16:19 em Política

comentários

"Dilma e Lula brincaram com o Nordeste e com o meio ambiente", acusa Aleluia
Foto: Tácio Moreira/ Metropress
O deputado federal e presidente estadual do Democratas, José Carlos Aleluia, culpou a presidente Dilma Rousseff e o PT pela crise ambiental no Nordeste, destacando o Lago do Sobradinho, que está com apenas 18% de sua capacidade de armazenamento com água.

"Os nordestinos, que depositaram tanta confiança na presidente Dilma Rousseff e a reelegeram, vão pagar caro pelos erros cometidos por ela e Lula na questão do meio ambiente", afirmou Aleluia. em nota enviada à imprensa nesta terça-feira (31).  Segundo o democrata, irresponsavelmente, Dilma gastou água demais e não reconheceu a necessidade de investimentos no setor elétrico, preferindo enganar a população com promessas não cumpridas, como baixar o preço da luz..

"Dilma e Lula brincaram com o Nordeste e com o meio ambiente. Empurraram os problemas do setor elétrico para debaixo do tapete e deram um verdadeiro presente de grego aos brasileiros, prometendo baixar o preço da luz que, ao contrário, agora, depois das eleições, ficou muito mais cara", criticou Aleluia.

comentários

por Samyle Fonsêca no dia 31 de Mar de 2015 às 16:05 em Saúde

comentários

Governo libera aumento nos preços de remédios em até 7,7% a partir desta terça-feira
Foto: Elza Fiúza/ABr
A Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), fixou em até 7,7% o aumento máximo permitido para este ano aos fabricantes na definição do preço dos medicamentos. A regulação será válida para mais de 9 mil medicamentos e os ajustes, autorizados em três níveis, conforme o perfil de concorrência dos produtos.

O nível, que tem o maior percentual de reajuste, inclui remédios como Omeprazol (utilizado para gastrite e úlcera) e Amoxicilina (antibiótico para infecções urinárias e respiratórias) que poderão chegar ao reajuste máximo de 7,7%. No percentual de 6,35% estão, por exemplo, os antibióticos, lidocaína (anestésico local) e Nistatina (antifúngico). No menor índice de aumento, 5%, estarão medicamentos de alta tecnologia e com maior custo, como a Ritalina (tratamento do déficit de atenção e hiperatividade) e a Stelara (para tratamento da psoríase). 

A autorização para reajuste leva em consideração aos níveis do medicamento, com base na participação do mercado farmacêutico. Os ajustes de preços consideram a inflação acumulada em 12 meses até fevereiro, calculada pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que ficou em 7,7%. Em 2014, o reajuste máximo autorizado foi de 5,68%.

comentários

por Matheus Simoni no dia 31 de Mar de 2015 às 15:41 em Política

comentários

Alvo da Operação Lava Jato, OAS pede recuperação judicial
Foto: Tácio Moreira/Metropress
Por meio de nota enviada à imprensa nesta terça-feira (31), a empreiteira OAS informou que entrou com um pedido de recuperação judicial para pagar dívidas e restabelecer o equilíbrio econômico. A empresa é uma das investigadas na Operação Lava Jato, que apura esquemas de corrupção na Petrobras. De acordo com investigações do Ministério Público e da Polícia Federal, a OAS integrou, durante quase dez anos, um cartel de empreiteiras que assumiram o controle de contratos bilionários da Petrobras. 

Conforme reportagem divulgada no Jornal da Metrópole, a crise financeira sofrida pela empresa aconteceu após as acusações de envolvimento da empreiteira, que culminou com a demissão de  mais de 20 funcionários nos últimos meses. Em comunicado oficial, a OAS informou que serão colocadas à venda a participação da OAS S.A. na Invepar (24,44% do negócio), a fatia no Estaleiro Enseada (17,5%), a OAS Empreendimentos (80%), a OAS Soluções Ambientais (100%), a OAS Óleo e Gás (61%) e a OAS Defesa (100%). Também serão negociadas a Arena Fonte Nova (50%) e a Arena das Dunas (100%).

comentários

por Júlia Sarmento no dia 31 de Mar de 2015 às 15:40 em Bahia

comentários

Professores da Uneb aderem a estado de greve e paralisam atividades no dia 8
Foto: Reprodução
Durante assembleia geral realizada nesta terça-feira (31), os professores da Univerisdade do Estado da Bahia (Uneb) resolveram aprovar o estado de greve no campus 1, em Salvador. Os professores da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), da Universidade Estadual do Sudoeste Baiano (Uesb) e da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) já tinham aprovado o estado de greve. Foi deliberado também, que no próximo dia 8 de abril as atividades serão paralisadas na univerisdades estaduais da Bahia.

Os professores reivindicam a ampliação do quadro de vagas e desvinculação das classes, respeito aos direitos trabalhistas dos docentes e aumento dos incentivos do Estatuto do Magistério Superior, além do maior repasse orçamentário. A diretoria da Aduneb afirmou que se o governador não sentar para negociar com os professores a tendência é que nas próximas semanas seja deflagrada greve por tempo indeterminado.

comentários

por Matheus Simoni no dia 31 de Mar de 2015 às 15:31 em Esportes

comentários

UFC: desafiante toma cinturão de José Aldo durante coletiva; veja vídeo
Foto: Reprodução/Instagram
Durante uma coletiva de imprensa realizada em Dublin na tarde desta terça-feira (31), o desafiante Conor McGregor tomou o cinturão do campeão José Aldo, deixando a torcida local alucinada. O lutador irlandês, que estava dentro do seu país, é conhecido pela língua afiada e pelas críticas dirigidas ao brasileiro. Os dois atletas tiveram que ser separados pelo presidente do UFC, Dana White. Eles irão se enfrentar no UFC 189, em Las Vegas, no dia 11 de julho. Assista:

comentários

Página 3 de 3992
BUSCA
Rádio Metrópole
escute ao vivo Escute pelo Media Player Escute pelo Itunes
Seta Bom dia, bola 06h00 às 07h00
Baixe os aplicativos da Rádio Metrópole
MK ENTREVISTA
31/03/2015
Germano Tabacof
Ex-Reitor da UFBA
31/03/2015
Rui Costa
Governador
31/03/2015
Marcelo Nilo
Presidente da Assembleia Legislativa da Bahia
NEWSLETTER
Grupo Metrópole
© Copyright 2013 Rádio Metrópole - Em Salvador, ouça a Rádio Metrópole 101.3 FM e 1290 AM Telefone: 71 3505 5000 | Fax: 71 3505 5040