RSS Facebook Twitter

por Matheus Simoni no dia 19 de Set de 2014 às 19:33 em Esportes

comentários

Metrô terá esquema especial para o Ba-Vi de domingo
Foto: Divulgação
A CCR Metrô Bahia informou que irá adotar um esquema especial para o Ba-Vi de domingo (21). De acordo com a empresa que administra o sistema metroviário de Salvador, o horário de funcionamento do metrô será de 14 h às 19 h para facilitar o deslocamento dos torcedores à Arena Fonte Nova. A CCR informou que os torcedores do Bahia devem embarcar na Estação Retiro e descer na Estação Brotas. Para os torcedores do Vitória, é aconselhável o embarque seja realizado na Estação Acesso Norte e o desembarque seja feito na Estação Campo da Pólvora. As demais estações do metrô permanecerão fechadas. Ao sair do estádio, os tricolores deverão embarcar na Estação Brotas e descer na Estação Retiro. Já os rubro-negros deverão utilizar a estação Campo da Pólvora e desembarcar na Estação Acesso Norte.

O acesso ao sistema metroviário é gratuito e o torcedor não precisará apresentar o ingresso do jogo. A CCR informou também que serão disponibilizados estacionamentos para cada torcida. Os torcedores do Vitória poderão estacionar os veículos no Shopping Bela Vista, vizinho à estação Acesso Norte. Já os torcedores do Bahia vão poder estacionar os carros no Terminal de Integração de Passageiros Retiro, ao lado da estação do metrô, localizado na Rua Baixa de Santo Antônio. 

comentários

por Matheus Simoni no dia 19 de Set de 2014 às 19:10 em Cidade

comentários

Nesta sexta-feira (19), uma equipe do Grupamento Salvar resgatou uma mulher que caiu em um barranco na Praça da Cruz Caída, na região do Pelourinho. De acordo com o ouvinte Geovaldo Dantas, no fim da tarde da quarta-feira (17), a senhora se desquilibrou da balaustrada que fica próxima ao monumento e ficou presa num barranco. Ainda segundo ele, o Corpo de Bombeiros e a Samu foram chamados, mas não conseguiram encontrar a mulher. No final da tarde de sexta, ele relata que moradores encontraram a vítima. O Grupamento Salvar foi chamado e conduziu a mulher para o Hospital Geral do Estado, em Brotas. Ainda não há informações sobre o estado de saúde da paciente.

comentários

por Júlia Sarmento no dia 19 de Set de 2014 às 18:52 em Cidade

comentários

Entidade Metropolitana aprova instituição do Bilhete Único Metropolitano na RMS
Foto: Reprodução/ Jefferson Vieira / Ascom / Sedur
Mesmo com a ausência de representantes da prefeitura de Salvador, o Comitê Técnico da Entidade Metropolitana da Região Metropolitana de Salvador (EMRMS) aprovou, nesta sexta-feira (19), por unanimidade, uma resolução que recomenda a instituição do Bilhete Único Metropolitano na RMS. Na proposta de Bilhete Único, a população poderá utilizar dois meios de transporte e pagará apenas uma tarifa, que será subsidiada pelo Governo do Estado.

O secretário Geral Interino da EMRMS, Manuel Ribeiro, comentou os benefícios da implantação. "A implantação do Bilhete Único vai melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem na RMS. Não é possível esperar produtividade de um trabalhador que passa duas horas no deslocamento entre a casa e o trabalho".

Além da aprovação por unanimidade da resolução que trata do Bilhete Único Metropolitano, os membros do comitê também aprovaram a criação de quatro Câmaras Temáticas: Mobilidade Urbana, Transporte Metropolitano e Integração; Saneamento Básico; Habitação; e Plano Diretor de Desenvolvimento Metropolitano.

comentários

por Júlia Sarmento no dia 19 de Set de 2014 às 18:31 em Brasil

comentários

Anvisa interdita lote de extrato de tomate com pelos de roedor
Foto: Divulgação
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) interditou nesta sexta-feira (19) o lote L6 do Estrato de Tomate Elefante, da marca Knorr, após detectar fragmentos de pelo de roedor acima do limite de tolerância estabelecida (1 em 100g) no produto. O lote, com validade para 21 de maio de 2015, também foi reprovado nas análises de rotulagem. A interdição acontecerá por 90 dias e a empresa Cargill Agrícola, fabricante do produto, poderá solicitar a realização da análise de contra-prova para a conclusão do caso.

Caso seja confirmado o mesmo resultado da Anvisa, os lotes serão recolhidos definitivamente pela agência. A determinação foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (19).

comentários

por Júlia Sarmento no dia 19 de Set de 2014 às 18:15 em Mundo

comentários

França lança primeiro ataque aéreo contra o Estado Islâmico no Iraque
Foto: Reprodução/Reuters
A França lançou nesta sexta-feira (19) seu primeiro ataque aéreo contra o Iraque, como esforço para combater o avanço dos militantes do grupo radical Estado Islâmico (EI), que tomaram o controle de cidade naquele país e na Síria. O ataque já havia sido anunciado pelo governo francês nesta quinta-feira (18). Seria autorizado assim que os caças identificassem alvos, que começaram a ser procurados na última segunda-feira (15).

"Nesta manhã às 9h40 (4h40, no horário de Brasília) nosso caça Rafale lançou um primeiro ataque aéreo contra um depósito de logística dos terroristas", afirma um comunicado emitido pelo escritório do presidente Francois Hollande nesta sexta. O comunicado ainda afirmou que o alvo foi totalmente destruído e que o país atacará novamente nos próximos dias. A França expressou a sua disposição em fazer parte da coalizão - militar, política e financeira - liderada pelos Estados Unidos para destruir o EI.

comentários

por Júlia Sarmento no dia 19 de Set de 2014 às 17:54 em Política

comentários

Torcedor do Grêmio chama goleiro Aranha de 'Branca de neve'
Foto: Reprodução/GloboEsporte.com
O episódio racista envolvendo o goleiro Aranha no jogo entre Grêmio e Santos, pela Copa do Brasil, voltou a acontecer nesta quinta-feira (18) quando o Santos enfrentou o Grêmio pelo Brasileirão. Um torcedor foi flagrado chamando o atleta de "Branca de Neve". Aranha foi recebido por parte dos gremistas com muitas vaias e durante todo o duelo o jogador ouviu provocações e foi xingado. A "panela de pressão", no entanto, não atrapalhou o arqueiro, que fechou o gol e fez uma bela partida. Embora alguns torcedores do Grêmio optassem pelas piadas ofensivas, outros seguraram faixas e cartazes contra o racismo.

Após o jogo, o goleiro Aranha admitiu que não esperava que a torcida do Grêmio insistisse com esse comportamento. "Eu, sinceramente, esperava ser recebido de outra maneira. Acreditava que a grande maioria tinha repudiado as atitudes. Pelo que vi hoje, concordam com tudo. Acham isso bonito. Eles seguem a vida deles, e eu a minha", disse ele.

comentários

por Matheus Simoni no dia 19 de Set de 2014 às 17:33 em Mundo

comentários

A boa de sexta: vovôs chineses esbanjam saúde praticando exercícios
Foto: Reprodução/YouTube/Huffington Post
É de dar inveja a qualquer pessoa mais nova que frequenta academia ou pratica exercícios físicos. Um grupo de idosos chineses se reuniu no Parque Templo Celeste, em Pequim, para dar uma alongada, jogar ping-pong e fazer uns exercícios na barra. Dentre os idosos, todos possuem mais de 60 anos. Um deles é Geng Zhi, de 67, que passou anos trabalhando numa linha de montagem de uma empresa de autopeças. "Na época eu não fazia nada de exercícios", diz Geng. "Quem pensava nisso? Se você tivesse o que comer e um lugar para morar era suficiente", afirmou o vovô, que esbanja elasticidade colocando a perna atrás da cabeça. Na China, é muito comum que as pessoas passem a praticar exercícios físicos depois de velhos.

Confira o vídeo e prepare-se para ficar de queixo caído:



 

Vídeo



comentários

por Matheus Simoni no dia 19 de Set de 2014 às 17:13 em Brasil

comentários

Bancários ameaçam greve nacional no final de setembro
Foto: Ilustrativa
Nesta sexta-feira (19), a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) apresentou uma proposta de reajuste de 7% no salário dos bancários do país. Entretanto, o comando nacional do bancários considerou insuficiente por considerar que o reforma representa um aumento de 0,61% de ganho real. Após sete rodadas de negociação, os funcionários marcaram para a próxima semana uma nova assembleia da categoria. Até a nova reunião, os bancários esperam uma nova oferta da federação. Caso os bancos não ofereçam um reajuste maior, os bancários ameaçam uma greve em todo país a partir do dia 30 de setembro. Para os pisos, os bancos ofereceram o reajuste de 7,5%, percentual 1,08% acima da inflação acumulada de 6,35%, que também foi considerado insuficiente pelos funcionários.

A proposta dos bancários que foi apresentada à Fenaban no início de setembro é de reajuste de 12,5% (inflação mais 5,4% de aumento real), um piso salarial de R$ 2.979,25 e PLR de três salários mais uma parcela adicional de R$ 6.247. Eles também reivindicam melhores condições de trabalho, com o fim das metas individuais, que foram consideradas abusivas pelo comando nacional.

"A média dos ganhos reais das categorias que negociaram no 1º semestre foi de 1,54%. Os bancos têm rentabilidade bem mais alta que outros setores, com condições de aceitar as reivindicações dos trabalhadores. Não queremos só aumento real, mas melhores condições de trabalho", disse Juvandia Moreira, presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo.

comentários

por Júlia Sarmento no dia 19 de Set de 2014 às 16:51 em Bahia

comentários

Servidores penitenciários fazem paralisação de um dia e ameaçam greve
Foto: Reprodução/Leitor Correio
O Sindicato dos Servidores Penitenciários decretou nesta sexta-feira (19), paralisação de um dia da categoria em todo estado. Os trabalhadores, que deixaram o trabalho nesta manhã, devem retornar neste sábado (20). Eles cobram o cumprimento de um acordo feito com o Governo do Estado, que prevê melhora nas condições de trabalho. Segundo o Coordenador Geral do Sindicato dos Servidores Penitenciários, Geónias Santos, representantes da categoria vão se reunir na próxima terça-feira com a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia (Seap): "Se a gente perceber firmeza de que as promessas vão ser cumpridas, vamos encerrar esse ciclo de assembleias, caso contrário, podemos decretar greve em assembleia", ameaça.

Entre as principais reivindicações do sindicato, apenas duas estão sendo trabalhadas pela Seap: a realização de concurso público para aumentar efetivo de agentes penitenciários e a criação da lei orgânica para a categoria. Outras seis ainda estariam pendentes. De acordo com Geonías, o acordo foi feito com o Governo do Estado ainda durante a última greve da categoria, realizada em maio: "O governo assinou termo de compromisso, mas não está cumprindo os prazos", reclama o coordenador.

comentários

por Júlia Sarmento no dia 19 de Set de 2014 às 16:31 em Cidade

comentários

Ministério da Cultura confirma tombamento do Teatro Castro Alves
Foto: Reprodução
Foi confirmado o tombamento do Teatro Castro Alves (TCA) nesta sexta-feira (19) por uma publicação no Diário oficial da União, assinada pela Ministra da Cultura Marta Suplicy. A decisão já havia sido tomada pelo Conselho Consultivo do patrimônio Cultural em novembro do ano passado, tornando o teatro patrimônio nacional, sob a proteção do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Com a confirmação do tombamento, o TCA tornou-se o segundo exemplar da arquitetura moderna na Bahia a ser tombada pelo Iphan. O primeiro foi o Elevador Lacerda, em 2008. O Teatro foi inaugurado em 1967, no governo do médico Luis Régis Pacheco.

comentários

por Matheus Simoni no dia 19 de Set de 2014 às 16:10 em Política

comentários

"Papel da imprensa não é de investigar e sim de divulgar informações", diz Dilma sobre Petrobras
Foto: Reprodução/Folha de São Paulo
Em uma entrevista no Palácio da Alvorada, sede do governo, em Brasília, a presidente Dilma Rousseff disse que irá requisitar ao Supremo Tribunal Federal (STF) o acesso ao depoimento do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa no processo em que ele é beneficiado pela delação premiada. A petista afirmou nesta sexta-feira (19) que não irá acreditar em "disse me disse". Sobrou até para a imprensa que, segundo a presidente, não tem o papel de "investigar e sim de divulgar informações."

"Pedirei ao ministro Teori a mesma coisa: quero ser informada se no governo tem alguém envolvido. Não tenho porque dizer que tem alguém envolvido, porque não reconheço na revista Veja e nem em nenhum órgão de imprensa o status que tem a PF, o MP e o Supremo. Não é função da imprensa fazer investigação e sim divulgar informações. Agora, ninguém diz que a informação é correta. Não prejulgo, mas também não faço outra coisa: não comprometo prova. Porque o câncer que tem nos processos de corrupção é que a gente investiga, investiga, investiga e ainda continua impune", afirmou Dilma.

A presidente questionou as informações obtidas pela imprensa e afirmou acreditar nas instituições públicas para apurar as denúncias. "Não é possível que a revista Veja saiba de uma coisa e o governo não saiba quem é que está envolvido. Pedi primeiro para a PF, que me disse: não posso entregar, a investigação está em curso e peça ao MP. E o MP me disse a mesma coisa: se ele me disser, ele contamina a prova. Se ele me disser, ele contamina a prova", disse ela. 

De acordo com a petista, o vazamento de informações privilegiadas é a principal causa da impunidade no país. "O que queria saber? Queria saber sim, para eu tomar providências. O que eles me dizem? Se entregar a prova para você, estarei comprometendo a investigação. Acho que nessa investigação, ela está sendo diferente. A própria revista Veja diz que o inquérito, os depoimentos, a delação estão criptografado e guardados num cofre. Isso significa que nenhuma das falas é garantida. Ninguém sabe o que é. O pai no sentido de protetor, o compadre do crime de corrupção, do crime de lavagem de dinheiro, do crime financeiro é um só: a impunidade. Pode saber que criar condições para (combater ) impunidade, é uma coisa que o país tem de avançar. Antes, tinha o engavetador- geral da república. Hoje, tem um procurador-geral da República que investiga e tem autonomia", disse a presidente Dilma.

comentários

por Júlia Sarmento no dia 19 de Set de 2014 às 15:58 em Cidade

comentários

Posto vai oferecer testes de HIV durante Parada Gay de Salvador
Foto: Ilustrativa
Um posto de coleta para testes rápidos para detecção do HIV vai funcionar ao lado do Teatro Castro Alves, no Campo Grande, das 10 às 14h do domingo (21), durante a Parada Gay de Salvador. O resultado do exame sai em até 30 minutos. Os usuários detectados com sorologia positiva contarão com o apoio e orientação dos aconselhadores, e serão acolhidos e encaminhados para uma das unidades de referência da rede municipal onde receberão todo o suporte necessário para o tratamento, inclusive com a oferta dos medicamentos retrovirais gratuitos.

Segundo a prefeitura, agentes comunitários da saúde também trabalharão no entorno da festa distribuindo materiais educativos e camisinhas, além de incentivarem o diagnóstico precoce do vírus.

comentários

por Júlia Sarmento no dia 19 de Set de 2014 às 15:35 em Bahia

comentários

Explosão de granada durante curso de formação da PM deixa 5 feridos
Foto: Ronildo Brito/Portal Teixeira News
Cinco aspirantes a soldados ficaram feridos após a explosão de uma granada durante o curso de formação da Polícia Militar da Bahia, na sede do 13º Batalhão do município de Teixeira de Freitas, extremo sul da Bahia. Segundo informações da PM, eles sofreram escoriações e queimaduras de 1º grau nos membros inferiores, nesta quinta-feira (18).

A granada foi lançada durante instrução de "Progressão de Patrulhas e Acuide Visual", disciplina do quadro curricular do Curso de Formação de Soldados. Na ocasião, 24 aspirantes a soldados participavam do treinamento. Em nota, a PM informou que a disciplina "envolve o treinamento da formação de patrulhas com exercícios de subidas e descidas em terrenos acidentados, envolve também ações de controle de distúrbios civis". Não há detalhes sobre o que teria provocado a explosão.

comentários

por Júlia Sarmento no dia 19 de Set de 2014 às 15:14 em Bahia

comentários

São confirmados cinco casos da febre Chinkungunya na Bahia
Foto: Ilustrativa
A nova ameaça brasileira chegou na Bahia. Cinco casos da febre Chinkungunya foram confirmados em Feira de Santana, na Bahia, segundo a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) na manhã desta sexta-feira (19). 16 amostras dos possíveis casos foram escolhidos e encaminhados, para análise, ao Instituto Evandro Chagas, em Belém. Dos 16 casos, cinco foram confirmados como Chinkungunya e os outros 11 foram descartados.

Nesta terça-feira (16), os dois primeiros casos de transmissão de Chinkungunya dentro do Brasil foram confirmados e divulgados pelo Ministério da Saúde. Um homem de 53 anos e a filha, de 31 anos, que morava em Oiapoque, no Amapá. O vírus é transmitido pelo mesmo mosquito que o da dengue, o Aedes aegypti. Os sintomas também são os mesmos: dor de cabeça, febre, dores musculares e nas articulações e podem durar de três a dez dias. Segundo o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, a doença é menos grave que a dengue e o paciente costuma ser tratado em casa.

É possível prevenir o vírus, combatendo à proliferação dos mosquitos transmissores. As recomendações são as mesmas já conhecidas para o combate à dengue: evitar água parada em baldes, vasos de plantas, ralos e outros recipientes.

comentários

por Matheus Simoni no dia 19 de Set de 2014 às 14:55 em Política

comentários

Pintores de campanha cobrem publicidade de rival e causam baderna
Foto: Reprodução
Nesta sexta-feira (19), um grupo de membros da campanha do candidato ao governo do estado Paulo Souto (DEM) pintaram um muro na Av. Pinto de Aguiar, que estava coberto com referências a outros candidatos adversários do ex-governador. Após moradores reclamarem da ação, o grupo se revoltou e começou a provocar uma algazarra, chegando a demonstrar falta de educação fazendo gestos obscenos. A polícia foi chamada no local para conter os arruaceiros, que deixaram o muro completamente sujo.

comentários

Página 3 de 3434
BUSCA
Rádio Metrópole
escute ao vivo Escute pelo Media Player Escute pelo Itunes
Seta

Não há programação no ar

Baixe os aplicativos da Rádio Metrópole
MK ENTREVISTA
19/09/2014
Aécio Neves
Candidato a Presidente
18/09/2014
Marina Silva
Candidata a Presidente
17/09/2014
Acm Neto
Prefeito de Salvador
NEWSLETTER
Grupo Metrópole
© Copyright 2013 Rádio Metrópole - Em Salvador, ouça a Rádio Metrópole 101.3 FM e 1290 AM Telefone: 71 3505 5000 | Fax: 71 3505 5040