RSS Facebook Twitter

por Stephanie Suerdieck no dia 22 de Mai de 2015 às 09:02 em Cidade

comentários

Protesto em frente aos Correios da Pituba pede convocação de concursados
Foto: Leitor do Metro1
 Um grupo de candidatos que contestam as contratações dos Correios realizam um protesto na manhã desta sexta-feira (22), desde às 8h, em frente a sede central dos Correios, na Avenida Paulo VI, na Pituba. O grupo, que segura faixas e cartazes no local, pede a convocação dos concursados em cadastro reserva.

A Empresa Brasileira de Telégrafos, os Correios, realizou um concurso, em 2011, para a função de carteiro. O edital, a validade para convocação seria de um ano, prorrogável por mais um ano, ou seja, os aprovados deveriam ser chamados até 2013. No entanto, muitos aprovados na prova objetiva e no teste de aptidão física (TAC) seguem no Cadastro de Reserva.

comentários

por Matheus Morais no dia 22 de Mai de 2015 às 08:50 em Política

comentários

"MP's são importantes para crescimento do país", diz Rossetto sobre ajuste fiscal
Foto: Reprodução/ IG
O secretário-geral da Presidência da República, Miguel Rossetto, afirmou em entrevista à Rádio Metrópole, na manhã desta sexta-feira (22), que as medidas provisórias do ajuste fiscal são extremamente importantes para o crescimento do país. "Minha expectativa é que possamos ajustar bem as votações no Senado e aprovar as medidas, dando sequência nos ajustes das contas do país, elas são importantes para o crescimento do país. Queremos mais participações, mais direitos. Quero crer que teremos um bom processo de votação", disse.

comentários

por Matheus Morais no dia 22 de Mai de 2015 às 08:30 em Política

comentários

Miguel Rossetto critica manifestações que pedem volta dos militares: "Inadmissível"
Foto: Divulgação
Em entrevista à Rádio Metrópole, na manhã desta sexta-feira (22), o secretário geral da Presidência da República, Miguel Rossetto, criticou as manifestações que pedem a volta ao poder dos militares. "Temos que recusar uma volta ao passado. A maioria da sociedade brasileira rejeita isso. O brasil precisa de mais democracia, não de menos democracia, é inadmissível que isso aconteça", disse

comentários

por Matheus Morais no dia 22 de Mai de 2015 às 08:25 em Política

comentários

Governador Rui Costa recebe comenda do Tribunal Regional do Trabalho
Foto: Divulgação/Secom
O governador do estado Rui Costa (PT) foi um dos homenageadas, na noite desta quinta-feira (21), com o mais alto grau da Comenda Ministro Coqueijo Costa, da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho na Bahia. O evento aconteceu no cerimonial Rainha Leonor (Pupileira), no bairro de Nazaré e reuniu políticos, magistrados e membros da sociedade civil. Na ocasião, Rui afirmou estar honrado com o reconhecimento e destacou a atuação do Governo do Estado no que diz respeito ao direito do trabalhador.

"É um reconhecimento que me deixa honrado pela minha história política, iniciada no movimento sindical. Hoje, a minha contribuição, principalmente, é com a atuação da Secretaria do Trabalho pelo Programa Trabalho Decente. Temos atuado no sentido de garantir a qualidade de vida do trabalhador", disse o governador.

A Comenda Coqueijo Costa é a maior honraria concedida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região a personalidades e instituições nacionais por contribuições relevantes na área do Direito ou outra atividade sociocultural. A homenagem, criada em 2003, é realizada a cada dois anos.

comentários

por Milene Rios no dia 22 de Mai de 2015 às 08:22 em Bahia

comentários

Vacina contra a gripe é prorrogada na Bahia
Foto: Agência Brasil
Quem ainda não tomou a vacina contra a Influenza na Bahia ganhou mais tempo. Acampanha de vacinação, que iniciou no dia 04 de maio e terminaria nesta sexta-feira (22) foi prorrogada em mais duas semanas, encerrando no dia 5 de junho na maioria das cidades, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). No entanto, em Salvador, a campanha continua somente até o dia 30 de maio, data que já estava programada, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

As vacinas podem ser tomadas nas unidades de saúde. De acordo com a Sesab, a medida de estender a ação até o dia 5 acontece na tentativa de alcançar a meta de imunizar 80% do público-alvo. O governo estadual acredita que as chuvas podem ter sido fator complicador para que as pessoas não comparecessem aos postos. Em toda a Bahia, a população que precisa ser vacinada chega a 3,3 milhões. Até esta sexta-feira, foram imunizadas 1.096.675 pessoas, num percentual de apenas 37,23%.

comentários

por Matheus Morais no dia 22 de Mai de 2015 às 08:00 em Esportes

comentários

Allan do Carmo e Luiz Dórea recebem Comenda 2 de Julho nesta sexta
Foto: Reprodução/Secom (aquivo)
O nadador de maratonas aquáticas Allan do Carmo e o treinador de boxe Luiz Dórea vão receber a Comenda 2 de Julho nesta sexta-feira (22) às 10h, na Assembleia Legislativa da Bahia. A comenda é oferecida à personalidades do Estado que têm trabalhos reconhecidos nacional e internacionalmente em várias áreas. A honraria  para os atletas foi proposta pelo deputado estadual  Bobô (PCdoB).

Allan do Carmo, ficou em primeiro lugar na Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas em Hong Kong, em 2014, ao disputar a prova de 10 km.  Ele começou a treinar aos sete anos e participou de diversas competições internacionais, como o Pan-americano do Rio de Janeiro, em 2007, e as Olimpíadas de Pequim, em 2008. Na capital carioca, o nadador conquistou a medalha de bronze.

Já Luiz Dórea desenvolve um projeto social de formação de atletas na Academia Champion, no bairro de Cidade Nova, em Salvador. Ele revelou atletas baianos que se destacaram em suas carreiras e têm reconhecimento mundial, como Acelino "Popó" Freitas (campeão mundial) e Adriana Araújo (medalha de bronze nas Olimpíadas de Londres).

comentários

por Matheus Morais no dia 22 de Mai de 2015 às 07:35 em Cidade

comentários

Transalvador interdita Ladeira da Montanha nesta sexta-feira para demolição de casas
Foto:  Icaro Marx/ Leitor Metro1
Em nota enviada à imprensa, a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) diz que a Ladeira da Montanha estará interditada para todos os tipos de veículos, das 8h às 14h,  nesta sexta-feria (22) devido à realização de serviços pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Sucom). Os serviços da Sucom acontecem devido ao deslizamento de terra que aconteceu na quarta-feira, 20, e atingiu seis casas na região. Claudenice Gonçalves, 51 anos, não conseguiu sair a tempo de casa e foi encontrada sem vida pelo Bombeiros.

comentários

por Milene Rios no dia 22 de Mai de 2015 às 07:26 em Cidade

comentários

Ferryboat apresenta pane, atrasa travessias e passageiros protestam
Foto: Leitor Metro1
Quem tentou fazer a travessia Salvador / Ilha de Itaparica, na manhã desta sexta-feira (22), encontrou a situação bem complicada. O ferry boat Maria Bethânia, que deveria ter saído às 06h, rompeu um cabo e não saiu para travessia. A assessoria da Internacional Travessias Salvador, informou, no entanto, que logo às 07h da manhã, foi disponibilizado o navio Ivete Sangalo para as pessoas que já estavam no pátio. Mas, em protesto ao atraso, os passageiros teriam bloqueado a área de saída do ferry e não permitiram a viagem das 07h, provocando tumulto no terminal e consequentemente causando o atraso das travessias. A assessoria informou ainda, que nesta manhã, quatro embarcações estão operando, de hora em hora, e o movimento é tranquilo.

comentários

por Matheus Morais no dia 22 de Mai de 2015 às 07:23 em Política

comentários

ACM Neto não vai interferir nas votações do Senado, diz coluna
Foto: Tácio Moreira/Metropress
Segundo a coluna Panorama Político, do jornal O Globo, o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), não vai articular almoço dos cinco senadores  do Democratas com o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB). A decisão de Neto não vai de encontro com as movimentações do partido na Câmara dos Deputados.

De acordo com a publicação nesta quinta-feira (21), a articulação na Câmara funcionou na votação das MPs 664 e 665, contudo, sobre sua postura e cautela, ACM Neto resumiu: "No Senado é diferente".

comentários

por Stephanie Suerdieck no dia 22 de Mai de 2015 às 07:12 em Trânsito

comentários

Semáforos com defeito e água na pista da Av. Paralela complicam o trânsito nesta manhã
Foto: Milene Rios / Metropress
Alguns semáforos estão com problemas na manhã desta sexta-feira (22) e prejudicam o trânsito em Salvador. O equipamento que fica na altura do Sesc, em Piatã, está apagado e o que fica nas imediações do Multishop, na Boca do Rio, está travado no amarelo. Ambos na Avenida Octávio Mangabeira, a Orla, que tem trânsito muito lento em direção a Pituba. Além do problema com a lagoa que ainda invade duas faixas da Av. Luiz Viana Filho, a Paralela, na altura da FTC, um carro que ficou quebrado mais cedo após a Grande Bahia deixou o tráfego com grande retenção para quem segue no sentido centro.

Outras vias com trânsito difícil são a Av. Paulo VI; Av. ACM sentido Lucaia; Av. Mário Leal Ferreira, a Bonocô, em direção ao Comércio; além das avenidas Cardeal da Silva, Adhemar de Barros e Oceânica. Na Cidade Baixa, os motoristas enfrentam lentidão nas avenidas da França, Jequitaia e Oscar Pontes.

comentários

por Matheus Simoni no dia 21 de Mai de 2015 às 20:23 em Cidade

comentários

Igreja Nossa Senhora de Brotas e Passeio Público recebem obras de requalificação
Foto: Camila Souza/GOVBA
Após a queda do forro que protegia o teto da Igreja Nossa Senhora de Brotas no último sábado (16), o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) iniciou as obras de requalificação do imóvel. Além da igreja, o Passeio Público também já começou a receber o processo de revitalização. 

Na igreja, as fortes chuvas fizeram com que a edificação começasse a apresentar infiltrações, como afirma o encarregado da paróquia, Paulo Henriques Simoni. "Estamos tentando resolver os problemas do imóvel. Quando chove surgem as goteiras, as tábuas do forro correm e isso pode resultar em acidentes sérios. Estamos começando pelo teto, que sofreu danos com a chuva, mas depois vamos promover os reparos nas outras partes da igreja. Esperamos resolver isso o quanto antes", afirmou. 

Com R$ 108 mil da própria paróquia e com o apoio técnico do Ipac, que forneceu a mão de obra, aos poucos a estrutura, construída há cerca de 300 anos, tem recebido os reparos considerados necessários. A primeira parte do projeto consiste na reestruturação do teto da igreja. 

Já o Passeio Público irá contar com um investimento de R$ 240 mil do Governo do Estado, que prevê de obras de paisagismo e jardinagem, iluminação, limpeza de esculturas e vasos de mármore e a restauração do parque infantil e dos bancos de madeira e ferro. "Antes as pessoas compareciam em peso aqui, no Passeio Público. O espaço era usado por famílias, casais e amigos para se divertirem a céu aberto. É importante esclarecer que essa primeira etapa é algo emergencial. Precisamos devolver esse espaço para a população", disse o diretor geral do Ipac, João Carlos Oliveira.

comentários

por Matheus Simoni no dia 21 de Mai de 2015 às 20:03 em Você Repórter

comentários

Você Repórter: buraco em pista da Paulo VI complica a vida de motoristas
Foto: Danilo Ribeiro/Leitor Metro1
Um buraco na pista da Avenida Paulo VI anda complicando a vida de muitos motoristas que trafegam pela Pituba. De acordo com o relato do leitor do Metro1 Danilo Ribeiro, o buraco já merece o título de "cratera". "Hoje, nós, motoristas, contribuintes, pagantes de altíssimos impostos, temos que nos sujeitar a passar com nossos carros por uma cratera dessa", afirmou ele. Ainda segundo Danilo, ele já acionou a Prefeitura diversas vezes, mas não obteve sucesso. 

Se você também tem alguma denúncia, foto ou vídeo, colabore com a reportagem da Metrópole e envie seu material para o Você Repórter pelo e-mail vocereporter@radiometropole.com.br.

comentários

por Bárbara Gomes no dia 21 de Mai de 2015 às 19:40 em Cidade

comentários

Defesa Civil registra 62 solicitações de deslizamentos de terra nesta quinta-feira
Foto: Leitor Metro1
A Defesa Civil de Salvador (Codesal) apresentou boletim da "Operação Chuva 2015" nesta quinta-feira (21), até às 18h o órgão recebeu 216 solicitações. O índice maior continua sendo de deslizamento de terra, com 62 chamadas. Em seguida são 60 ameaças de desabamentos de imóvel, 26 ameaças de deslizamentos de terra e 15 imóveis alagadosl. Ainda há registros de 32 avaliações de imóvel alagado, duas ameaças de desabamento de muro e cinco ameaças de queda de árvores.

Conforme a Codesal, não há registro de feridos. As pessoas que moram em área de risco ou que percebam ameaça de desabamento devem deixar os imóveis e solicitar a vistoria da Defesa Civil. O órgão permanece com o plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo deve permanecer nublado com chuva. 

comentários

por Matheus Simoni no dia 21 de Mai de 2015 às 19:23 em Brasil

comentários

Campanha de vacinação contra a gripe termina nesta sexta-feira
Foto: Agência Brasil
Termina nesta sexta-feira Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Devem ser vacinadas crianças de 6 meses a menores de 5 anos, idosos, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, presos e funcionários do sistema prisional. Crianças que vão receber a dose contra a gripe pela primeira vez devem ser imunizadas em duas etapas, que devem ter um intervalo de 30 dias entre as dosagens. 

O Ministério da Saúde alerta sobre a importância de levar aos postos de saúde o cartão de vacinação e um documento de identificação. Os sintomas da gripe incluem febre, tosse ou dor na garganta. Em alguns casos, os contaminados também apresentam dor de cabeça, dor nos músculos e nas articulações. O agravamento da doença pode ser identificado por sintomas como falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e indisposição.

comentários

por Bárbara Gomes no dia 21 de Mai de 2015 às 19:10 em Cidade

comentários

No próximo domingo (24) o trânsito sofrerá alterações, conforme a Transalvador, por causa da "Marcha Pela Paz na Família" que acontecerá durante a manhã. As vias serão alteradas nas regiões do Alto da Terezinha, Rio Sena e Ilha Amarela. A partir das 8h, as vias que fazem parte do circuito terão o tráfego interditado progressivamente em uma das faixas, preferencialmente à direita. A caminhada terá início na rua Nilton Lopes, final de linha do Alto da Terezinha, seguindo pela rua Getúlio Vargas, Rua Direta do Rio Sena, finalizando no Largo da Rua Boa Vista.

comentários

Página 3 de 4167
BUSCA
Rádio Metrópole
escute ao vivo Escute pelo Media Player Escute pelo Itunes
Seta Jornal da Cidade 2ª Edição 17h00 às 19h00
Baixe os aplicativos da Rádio Metrópole
MK ENTREVISTA
22/05/2015
Miguel Rossetto
Ministro secretário-geral da Presidência da República
21/05/2015
Aécio Neves
Senador
21/05/2015
João Carlos Salles
Reitor da UFBA
NEWSLETTER
Grupo Metrópole
© Copyright 2013 Rádio Metrópole - Em Salvador, ouça a Rádio Metrópole 101.3 FM e 1290 AM Telefone: 71 3505 5000 | Fax: 71 3505 5040