RSS Facebook Twitter

Bahia

por Matheus Morais no dia 14 de Out de 2014 às 11:52 em Bahia

comentários

Funcionários do Banco do Nordeste encerram greve após assembleia
Foto: Divulgação
Após assembleia no Sindicato dos Bancários, foi encerrada nesta segunda-feira (13) a greve dos funcionários do Banco do Nordeste no estado. O acordo com o patronato garantiu um reajuste salarial de 8,5%, 12,2% no tíquete alimentação, além de 9% no piso e 8,5% na participação nos lucros. Eles ainda conquistaram o fim de cobrança de metas por meios eletrônicos, como celulares. 

 A categoria decidiu acompanhar a decisão dos bancários das demais empresas, que encerraram a greve no dia 6 de outubro. Os trabalhadores da Caixa Econômica Federal (CEF), que haviam persistido com a paralisação junto com os do BNB, retornaram às atividades no dia 8. O acordo com os banqueiros definiu que os funcionários terão um reajuste salarial de 8,5%, 12,2% no tíquete alimentação, além de 9% no piso e 8,5% na participação nos lucros. Eles ainda conquistaram o fim de cobrança de metas por meios eletrônicos, como celulares. 

comentários

por Stephanie Suerdieck no dia 14 de Out de 2014 às 09:25 em Bahia

comentários

Bahia ganha mais um curso de medicina em Juazeiro; ação faz parte do Mais Médicos
Foto: Ilustrativa
A Bahia vai ganhar mais um curso de medicina. O município de Juazeiro assina nesta terça-feira (14), às 18h, um termo de compromisso que autoriza o funcionamento de curso para a formação de médicos na cidade. O ato vai contar com a presença de representantes do Ministério da Saúde. A ação faz parte das medidas estruturantes do programa Mais Médicos, que visam à expansão e interiorização da formação médica no país.

comentários

por Stephanie Suerdieck no dia 14 de Out de 2014 às 08:28 em Bahia

comentários

Geração das mídias para segundo turno da eleição na Bahia começou nesta segunda
Foto: Divulgação / TRE
A geração das mídias que serão utilizadas nas mais de 37 mil urnas eletrônicas do Estado para o segundo turno da eleição foi iniciada nesta segunda-feira (13) pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) e será finalizada nesta terça-feira (14). O procedimento ocorre em todos os cartórios eleitorais da Bahia e precisa da presença de representantes do Ministério Público, Partidos Políticos e Coligações, além da Ordem dos Advogados para acompanhamento e/ou auditoria.

Como as urnas eletrônicas já foram inseminadas com os dados dos eleitores por seção para o primeiro turno, as novas mídias são geradas apenas com os dados referentes aos dois candidatos que vão disputar a presidência, na eleição em segundo turno, no dia 26 de outubro.

comentários

por Júlia Sarmento no dia 13 de Out de 2014 às 16:17 em Bahia

comentários

Ibama libera exploração do pré-sal na Bahia; 4,5 mil empregos serão gerados
Foto: Divulgação
O Estaleiro de Paraguaçu, localizado em Maragogipe, recôncavo baiano, recebeu uma Licença de Operação (LO) na última sexta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) para explorar pré-sal por meio de recursos de iniciativa privada. O empreendimento é dos governos federal e estadual. É esperado que o empreendimento gere 4,5 mil empregos diretos. 

Está prevista, a partir de agora, a construção de navios-sonda para a Petrobras, construção de plataforma e manutenção de reparos e consertos, sobretudo nos municípios de Maragogipe, Saubara, Salinas das Margarida, São Félix e Cachoeira. A obra do Estaleiro contou com um investimento de R$ 2,6 bilhões. 

comentários

por Stephanie Suerdieck no dia 13 de Out de 2014 às 11:58 em Bahia

comentários

Renovação de matrícula na rede estadual de ensino começa nesta segunda-feira
Foto: Ilustrativa
O período de renovação da matrícula dos estudantes da rede estadual de ensino da Bahia começa nesta segunda-feira (13) e segue até o dia 1 de dezembro. Segundo a Secretaria da Educação, os pais e estudantes podem fazer o procedimento de renovação presencialmente na escola ou através da Internet. O processo garante ao estudante renovar a matrícula no mesmo turno e escola em que cursou o ano letivo 2014 ou sinalizar se deseja mudar de curso ou de turno na própria escola. A expectativa é de que 680 mil estudantes façam a renovação da matrícula neste ano.

comentários

por Lorena Alcantara no dia 10 de Out de 2014 às 14:37 em Bahia

comentários

Nono dígito para usuários de telefonia móvel será incluído na Bahia
Foto: Ilustrativa
Até o final de 2015, a Bahia será mais um entre os estados que adotaram o nono dígito na telefonia móvel. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunições (Anatel), a medida tem como principal objetivo aumentar os recursos de numeração do serviço móvel. A Anatel informou ainda que não há ainda uma data específica para o início da operação, mas que os usuários serão orientados com antecedência.

A mudança propõe a inclusão do dígito nove à esquerda do número número convencional celular. Após a alteração, o número novo precisará ser colocado em todas as ligações para dentro do estado, feitas de celulares ou telefones fixos.

comentários

por Matheus Simoni no dia 09 de Out de 2014 às 17:29 em Bahia

comentários

Presidente da FIEB fala da não adoção do horário de verão na Bahia
Foto: Ilustrativa
Nesta quinta-feira (9), o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Carlos Gilberto Cavalcante Farias, em entrevista à Rádio Metrópole, comentou o prejuízo da não adoção do horário de verão na Bahia. "Para nós baianos, a Bahia está muito ligado ao Sul e o Sudeste e isso traz um inconveniente muito mais à natureza bancária", afirmou ele. Mais cedo, o governador Jaques Wagner decidiu não aderir ao horário de verão por mais um ano. A decisão foi divulgada nesta quinta, sob o argumento de rejeição popular. 

comentários

por Bárbara Silveira no dia 09 de Out de 2014 às 09:17 em Bahia

comentários

Dividindo opiniões: Bahia fica de fora do horário de verão por mais um ano
Foto: Ana Paula Bispo/Metropress
O governador Jaques Wagner decidiu não aderir ao horário de verão por mais um ano. A decisão foi divulgada nesta quinta-feira (9), sob o argumento de rejeição popular. A mudança tem início no dia 19 de outubro e segue até 22 de fevereiro de 2015 em 11 estados do Sul e Sudeste do país. A alteração foi acompanhada pelos baianos somente nos anos de 2011 e 2012, sendo o único estado do nordeste a aderir a medida criada em 1931 pelo Governo Federal como forma de melhor aproveitar a luz solar e, consequentemente, economizar energia elétrica. 

 A simples atitude de adiantar o relógio em uma hora vêm causando impasses no Estado. De um lado, os que reclamam por ter que acordar com o dia ainda amanhecendo, e argumentam aumento na violência - tese que é derrubada pelos dados da polícia dos estados participantes. De outro, empresários e  parte da população que reivindicam o alinhamento com o horário com boa parte do país, alegando prejuízos econômicos e desvantagem em relação aos outros estado. 

De acordo com a  Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio) os benefícios causados pela adesão ao horário de verão são muito maiores que os possíveis incômodos provenientes da mudança. "O fato preocupa os setores produtivos tendo em vista que a não adesão da Bahia ocasionará impactos à nossa economia, bem como à segurança da população, e a segurança operacional do sistema elétrico brasileiro", afirma o o presidente da Fecomércio Carlos de Souza Andrade.

comentários

por Júlia Sarmento no dia 08 de Out de 2014 às 16:55 em Bahia

comentários

Riachão do Jacuípe, no centro norte baiano, tem 7 casos de Chikungunya
Foto: Ilustrativa
Riachão do Jacuípe é a segunda cidade em número de infectados por chikungunya, ficando atrás apenas de Feira de Santana que registrou mais de 19 casos. Segundo a diretora da Vigilância Epidemiológica da cidade no centro norte da bahia, Jane Paula, já são sete casos confirmados, com outras 120 suspeitas da febre. Em Riachão do Jacuípe todos os casos confirmados ocorreram no bairro do Alto do Cemitério. "Vamos continuar as investigações com prontuários de saúde para saber a origem da contaminação", disse Jane ao Bahia Notícias.

Por Riachão do Jacuípe estar próximo a Feira de Santana a possibilidade de a doença ser trazida da segunda maior cidade do estado é grande. A secretaria de saúde local trabalha com bloqueios, fumacê e visitas de agentes de endemiaspara tentar conter o avanço da doença. "A gente também está orientando as pessoas através da Rádio e em carros de som", disse a diretora de Vigilância Epidemiológica da cidade.

A chikungunya é transmitida pelo mesmo mosquito da dengue, o Aedes aegypti. É possível prevenir o vírus, combatendo à proliferação dos mosquitos transmissores. As recomendações são as mesmas já conhecidas para o combate à dengue: evitar água parada em baldes, vasos de plantas, ralos e outros recipientes. 

comentários

por Júlia Sarmento no dia 08 de Out de 2014 às 16:21 em Bahia

comentários

Horário de verão começa no próximo dia 19, mas a Bahia ainda não definiu adesão
Foto: Reprodução
O horário brasileiro de verão começa no dia 19 deste mês e segue até 22 de fevereiro de 2015. Com o objetivo de proporcionar maior aproveitamento da luz natural para reduzir o cosumo de energia, a ação de adiantar uma hora no relógio não acontece sempre na Bahia. Este ano, o estado ainda não informou se irá aderir ou não o horário de verão. As regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste já confirmaram a adoção da medida.

O horário de verão foi adotado na Bahia nos anos de 2011 e 2012 e, segundo o governo, a maior parte da população reagiu mal. Mas, empresários do estado se mostram a favor da mudança de horário que, de acordo com eles, beneficia o tursimo, ampliando o faturamento e a geração de empregos.

Segundo o Ministério de Minas e Energia, nos últimos anos a redução média da demanda de energia tem sido em torno de 5% nas regiões onde foi aplicado o horário de verão.

comentários

por Matheus Simoni no dia 08 de Out de 2014 às 16:20 em Bahia

comentários

Diretor do Detran responde a denúncias de fraudes de alunos em provas téoricas
Foto: Ilustrativa
O Departamento Nacional de Trânsito (Detran) anunciou nesta quarta-feira (8) uma investigação sobre supostas fraudes na prova da 1ª Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Segundo a denúncia, algumas pessoas que não conseguiam ser aprovadas no avaliação teórica na 3ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), em Feira de Santana, realizavam a prova em Cruz das Almas, eram aprovadas e voltavam para Feira de Santana para dar prosseguimento ao processo de aquisição da CNH.

Em entrevista à Rádio Metrópole, no programa Metrópole Serviço desta quarta-feira (8), assessor técnico da diretoria do Detran-BA, major Genésio Luigi, afirmou que existe um sistema que visa coibir fraudes nas provas de habilitação dos motoristas. "O sistema do Detran Ba, que é pioneiro e um dos poucos que faz isso no Brasil, em todas as nossas provas, o aluno, quando está fazendo a avaliação, ele é filmado", afirmou ele. O major disse que esse sistema "é uma maneira de comprovar se houve alguma irregularidade no processo de habilitação" do aluno.

"Em toda a Bahia, nós temos um sistema informatizado que,daqui do Detran-sede, podemos ver um cidadão que está fazendo a prova em Barreiras, por exemplo. Tudo isso é gravado e documentado, Nós temos condições de, se houver alguma irregularidade como alguém fazendo uma prova por outro, nós vamos poder detectar isso", afirmou o assessor.

comentários

por Matheus Simoni no dia 07 de Out de 2014 às 20:03 em Bahia

comentários

Construção de ponte Salvador - Ilha de Itaparica dependerá de Parceria Público-Privada
Foto: Divulgação
Nesta terça-feira (7), foi publicado no Diário Oficial do Estado a aprovação do Conselho Gestor do Programa de Parceria Público-Privada (PPP) para que o Governo da Bahia possa dar prosseguimento à proposta preliminar do projeto do Sistema Viário Oeste (SVO), sob o regime de PPP. Com a publicação, a intervenção irá englobar a construção da ponte Salvador - Ilha de Itaparica, entre a localidade de Gameleira, no município de Vera Cruz, e o bairro do Comércio, em Salvador.

Com a aprovação, o governo pretende lançar, em dezembro de 2014, um edital de consulta pública com o intuito de recolher da sociedade e do mercado propostas e sugestões para o projeto. Após o período de consulta pública, um edital final deverá ser lançado em 2015 para a escolha do grupo responsável pela construção da ponte Salvador-Itaparica e demais vias previstas no projeto. 

Além da construção da ponte, a concessão contempla também um conjunto de outras obras rodoviárias, tais como a construção do trecho entre a cabeceira da ponte na ilha e o entroncamento com a BA 001; requalificação da rodovia BA 001, no trecho urbanizado de Mar Grande, que passará a ter caráter de avenida urbana de velocidade média; a construção do desvio de Mar Grande; e, ainda, a duplicação da BA 001, em trecho não urbanizado em Vera Cruz, entre a Ponte do Funil e o desvio de Mar Grande. 

comentários

por Júlia Sarmento no dia 07 de Out de 2014 às 19:01 em Bahia

comentários

A partir desta quarta-feira, BR-324 ganha nova camada de asfalto
Foto: Divulgação/Via Bahia
As obras de reciclagem do asfalto da BR-324 inciam nesta quarta-feira (8). De acordo com a concessionária que administra a estrada, Via Bahia, as obras serão realizadas por etapas ao longo do dia e da noite e o primeiro trecho será entregue no prazo de 60 dias. A previsão é de que as obras tenham a duração de dez meses tanto na BR-324, aproveitando o período de estiagem das chuvas mais intensas.

Para os motoristas é importante saber que a intervenção será realizada por volta das 8h, iniciando a partir do km 603 e se estenderá até km 626, entre as cidades de Salvador e Simões Filho.

comentários

por Júlia Sarmento no dia 07 de Out de 2014 às 17:42 em Bahia

comentários

Festival de Lençóis 2014 começa quinta, com atrações nacionais e internacionais
Foto: Reprodução
A 16ª edição do Festival de Lençóis, um dos eventos culturais mais concorridos do interior do estado, terá muita música, atividades de ecoturismo, ações de mobilização social e de conscientização ambiental e oficinas musicais. O evento acontece de quinta (9) a sábado (11), na Praça Horácio de Mattos, centro de Lençóis. Neste ano a edição vai receber uma atração internacional: Patrice Fisher, harpista de jazz latino, que se apresenta acompanhda pelo Grupo Arpa.

As atrações nacionais confirmadas são Jorge Vercillo, Zizi Possi e Baby do Brasil, além das atrações da cena de Salvador como Claudia Cunha, a banda Kebra Nagast e os grupos Alavontê e Spectro. O evento reúne também talentos locais como Rodrigo V8, Emílio Cunha e o Coletivo Musical, Família Grãos de Luz e Griô, Banda Skins, Choro Labuta e Zion.

Atividades de ecoturismo e ações de mobilização social e de conscientização ambiental também ganham espaço na 16ª edição do Festival de Lençóis. Este ano, o Festival abraça o projeto Cidade Musical que, durante os dias do evento, vai realizar shows e oficinas musicais, tendo como proposta a interação com instituições que trabalham para a preservação ambiental da Chapada, como GAL (Grupo Ambientalista de Lençóis) e BRAL (Brigada de Resgate Ambiental de Lençóis). 

comentários

por Matheus Simoni no dia 07 de Out de 2014 às 16:02 em Bahia

comentários

Servidores do Judiciário anunciam paralisação a partir de quarta-feira
Foto: Divulgação/Sindjufe-BA
Os servidores do Poder Judiciário Federal anunciaram que irão paralisar as atividades na Bahia nesta quarta-feira (8) e realizar uma manifestação em frente ao fórum do Tribunal Regional do Trabalho, localizado no Comércio, em Salvador. Com o nome de "Apagão do Judiciário", a mobilização deve contar com o apoio dos trabalhadores da Justiça Federal, Trabalhista e Eleitoral.

Uma assembleia geral está marcada para acontecer às 11 h de quarta-feira para tratar, dentre outros assuntos, das atividades que vão compor a Campanha Salarial 2014. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal (SINDJUFE-BA), os servidores estão inconformados com a política de arrocho salarial do Governo. Uma passeata também está marcada para acontecer na Praça Riachuelo, logo após a assembleia geral dos servidores do Judiciário.

comentários

Página 3 de 305
BUSCA
Rádio Metrópole
escute ao vivo Escute pelo Media Player Escute pelo Itunes
Seta Os Campeões da Bola 20h00 às 22h00
Baixe os aplicativos da Rádio Metrópole
MK ENTREVISTA
22/10/2014
Rui Costa
Governador eleito da Bahia
22/10/2014
Jaques Wagner
Governador da Bahia
20/10/2014
Carmem Vilas Boas
Dentista
NEWSLETTER
Grupo Metrópole
© Copyright 2013 Rádio Metrópole - Em Salvador, ouça a Rádio Metrópole 101.3 FM e 1290 AM Telefone: 71 3505 5000 | Fax: 71 3505 5040