RSS Facebook Twitter

Bahia

por Matheus Simoni no dia 18 de Mai de 2015 às 14:40 em Bahia

comentários

Coelba é considerada uma das piores empresas de energia do país
Foto: Reprodução
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) irá fiscalizar rigorosamente as distribuidoras de energia do país que não apresentaram resultado satisfatório nos relatórios referentes ao ano de 2014. De acordo com a agência, mais de 28 mil consumidores reclamaram por ficar sem energia elétrica no ano passado. Apontada pela Aneel, a Coelba é considerada uma das concessionárias com mais problemas relatados pelos consumidores. 

Segundo a diretoria da agência, as empresas que tiveram baixo rendimento podem até ser multadas e até perder a concessão. "A distribuidora ela não tem opção de não prestar o serviço no padrão adequado. Mas se ela não presta, ela é obrigada a compensar o consumidor por aquele serviço não prestado. Não é uma compensação simples, é uma punição. Ela paga muito mais caro pelo período que não prestou o serviço por em relação aquele que deveria prestar. Então, ela é punida no sentido de compensar o consumidor por aquela falha na prestação de serviço", afirma o diretor da Aneel, Romeu Rufino.

comentários

por Bárbara Gomes no dia 18 de Mai de 2015 às 13:30 em Bahia

comentários

Acidente na BR-116 deixa quatro mortos nesta segunda-feira
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Na manhã desta segunda-feira (18), um acidente entre uma carreta e um carro deixou quatro mortos na BR-116, nas imediações do município de Santa Bárbara - aproximadamente 200 quilômetros de Salvador. Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu por volta das 5h40. O carro de passeio, Sandero, seguia no sentido Feira de Santana quando bateu de frente com uma carreta. Uma criança, dois homens e uma mulher que estavam no carro morreram no local.

 

comentários

por Juliana Almirante no dia 18 de Mai de 2015 às 12:40 em Bahia

comentários

MP denuncia e pede prisão preventiva de policiais envolvidos em ação no Cabula
Foto: Rafael Bonifácio/ Ponte Jornalismo
O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) ofereceu na manhã desta segunda-feira (18), denúncia contra nove policiais militares envolvidos na execução de 12 pessoas durante ação realizada no Cabula em fevereiro. Os promotores de Justiça Davi Gallo, José Emmanoel Lemos, Cassio Marcelo de Melo e Ramires Tyrone, autores da denúncia, pedem ainda a prisão preventiva dos nove policiais, a fim de garantir a ordem pública e o regular andamento do processo, e a realização de reprodução simulada dos fatos.

Os policiais denunciados estão incursos nas sanções penais de homicídio qualificado, tentativa de homicídio, combinados com o crime de concurso de pessoas, todos previsto do Código Penal brasileiro. A denúncia teve por base o Procedimento Investigatório Criminal instaurado pelo MP, o inquérito policial militar e peças extraídas do inquérito policial.

comentários

por Bárbara Silveira no dia 18 de Mai de 2015 às 10:10 em Bahia

comentários

Governador entrega 500 unidades habitacionais em Irecê nesta terça-feira
Foto: Divulgação/GOVBA
O governador Rui Costa entrega 500 unidades residenciais para famílias de Irecê, município da região centro norte, na manhã desta terça-feira (19). Segundo o governo do estado, o residencial Vida Bela Irecê foi construído por meio do programa Minha Casa Minha Vida. Após a entrega, o governador vai visitar escolas estaduais e municipais na região. 

comentários

por Matheus Morais no dia 18 de Mai de 2015 às 09:07 em Bahia

comentários

Seca: mais oito cidades baianas estão em situação de emergência
Foto: Reprodução/ G1
Oito cidades da Bahia tiveram a situação de emergência decretada devido aos prejuízos causados pela seca e estiagem: Santo Estevão, no Portal do Sertão; Mirante e Macaúbas, no sudoeste; Feira da Mata, no vale do São Francisco; Andorinha, no Piemonte Norte do Itapicuru; Valente, na região sisaleira; Rafael Jambeiro, no Piemonte do Paraguaçu; e Nova Soure, no nordeste do estado.

Os decretos, publicados no Diário Oficial do Estado, tem validade de 90, como no caso de Mirante, e 180 dias, como em Santo Estevão, Macaúbas, Andorinha e Rafael Jambeiro. Em Feira da Mata e Nova Soure vale por 120 dias. Com a condição de emergência reconhecida os municípios passam a receber mais recursos para enfrentar os problemas.

comentários

por Matheus Simoni no dia 17 de Mai de 2015 às 22:57 em Bahia

comentários

Mulheres que acusam ex-secretário Almiro Sena relatam assédio sexual e estupro
Foto: Manu Dias/GOVBA (arquivo)
O caso do ex-secretário da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos da Bahia (SJCDH), Almiro Sena, tomou repercussão nacional na noite deste domingo (17). Em entrevista ao programa Fantástico, duas vítimas relataram como ele tratava suas vítimas. Almiro é acusado de assédio moral e sexual contra servidoras da secretaria em que trabalhava. "A primeira vez que aconteceu foi no gabinete. Ele me obrigou a fazer alguns atos sexuais no gabinete. Ele disse assim: 'Sexo é sexo, amor é amor'. Dizia que ele amava a mulher mas que sexo era uma coisa normal", relata uma das vítimas, que não quis ser identificada.

Ainda de acordo com as mulheres que denunciaram o abuso, o ex-secretário ameaçava demitir as funcionárias que não atendiam aos pedidos dele. "Ele me chamou no gabinete dele e me apertou contra o corpo dele. E ai continuou com essa pratica de me abraçar, queria me beijar à força, de notar o órgão genital para fora da calça e se masturbar. Eu falava que não queria, que eu era casada", contou ela. 

No dia 8 deste mês, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) aceitou denúncia contra o ex-secretário. O julgamento ainda não possui data para acontecer.

comentários

por Matheus Morais no dia 17 de Mai de 2015 às 19:17 em Bahia

comentários

Motorista morre após acidente com caminhão na BR-101 neste sábado
Foto: Reprodução/ Teixeira News
Um caminhão carregado de galinhas tombou, próximo ao trevo de acesso ao Parque Nacional do Monte Pascoal, na divisa entre os municípios de Itamaraju e Itabela, na BR-101, na tarde deste sábado (17). Segundo o site Teixeira News, o motorista Diego da Silva Teixeira, de 26 anos, teria perdido o controle da direção e o veículo saiu da pista e capotou. O condutor morreu na hora.

Além do motorista, estava no veículo o ajudante Marcelo Rocha de Souza, 33, que saiu praticamente ileso. Policiais Rodoviários Federais (PRF) acionaram o Corpo de Bombeiros do município de Teixeira de Freitas para a remoção do corpo das ferragens. Foi preciso equipamentos especiais para retirar a vítima. O corpo de Diego foi levado ao Instituto Médico Legal Nina Rodrigues de Itamaraju (IML).

comentários

por Matheus Morais no dia 17 de Mai de 2015 às 16:08 em Bahia

comentários

Governo da Bahia cede motocicletas a assessores de crédito do BNB
Foto: Tácio Moreira/ Metropress
O governador do estado, Rui Costa (PT), formaliza nesta segunda-feira (18) a cessão de uso de 158 motocicletas ao Banco do Nordeste do Brasil (BNB) para agilizar a prestação de serviços de financiamento agrícola ao produtor rural, por meio dos programas Agroamigo e Agroamigo Mais, na região de Lauro de Freitas, município da Região Metropolitana de Salvador.

O evento acontecerá às 8h30, durante a inauguração da nova agência do Banco do Nordeste do Brasil, localizada na Avenida Santos Dumont, 2.481, Estrada do Coco.

Segundo o governo estadual, o objetivo é garantir agilidade aos assessores de crédito do BNB, uma vez que se deslocarão mais rapidamente até a propriedade do produtor rural, prestando assistência e possibilitando o acesso ao crédito sem que o agricultor precise ir ao banco.

Participarão do evento o superintendente e o diretor de Negócios do BNB na Bahia, Jorge Bagdeve e Paulo Sérgio Ferraro, respectivamente, o secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, e o chefe de gabinete da Seagri, José Pirajá, dentre outras autoridades.

comentários

por Matheus Simoni no dia 15 de Mai de 2015 às 15:45 em Bahia

comentários

Professor troca "cadeiradas" com alunos durante briga em Jequié; veja vídeo
Foto: Reprodução/YouTube
Uma briga entre um professor e dois alunos gerou grande repercussão na cidade de Jequié, município localizado no sudoeste da Bahia. Lelito Caictano Lopes, docente de história na Escola Municipal Joaquim Marques Monteiro, no bairro Jequiezinho, arremessa uma cadeira em um aluno, que também parte para a agressão. O fato ocorreu no dia 7 de maio e as imagens foram divulgada na internet nesta semana. Em entrevista publicada no blog Júnior Mascote, o professor explicou que, desde o início do ano letivo, alguns alunos realizavam baderna enquanto ele tentava dar aula e o chamava de apelidos pejorativos. Ele se encontra afastado das atividades por conta de "abalo psicológico", de acordo com o sindicato da categoria.



 

Vídeo



comentários

por Matheus Simoni no dia 15 de Mai de 2015 às 15:35 em Bahia

comentários

Bahia é o 12º estado mais transparente do país, diz Controladoria-Geral da União
Foto: Divulgação/CGU
A Controladoria-Geral da União (CGU) divulgou nesta sexta-feira (15) a Escala Brasil Transparente (EBT), índice que mede a transparência pública em estados e municípios brasileiros. No total, 492 municípios com até 50 mil habitantes foram analisados, além de todas capitais e dos 26 estados e o Distrito Federal. Todos os entes avaliados receberam uma nota de 0 a 10 pontos, calculada pela soma de dois critérios: regulamentação da Lei de Acesso à Informação (25%) e efetiva existência e atuação do Serviço de Informação ao Cidadão (75%). 

De acordo com a CGU, a ideia da metodologia é refletir sobre o cenário de transparência em todo o Brasil. O ranking aponta que a Bahia figura no 12º lugar da tabela, com uma nota de 8,33. No âmbito municipal, Salvador fica na 30º posição e pontuação de 6,67. Segundo a escala, os estados do Ceará e de São Paulo são os mais transparentes do país, ambos com nota máxima. Já as cidades com melhor avaliação são os municípios de Apiúna (SC) e São Paulo, ambas com nota dez. 

comentários

por João Brandão no dia 15 de Mai de 2015 às 12:25 em Bahia

comentários

Rodoviários Metropolitanos descartam paralisação nesta sexta; greve é confirmada para quarta
Foto: Tácio Moreira/Metropress
O representante do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários da Região Metropolitana de Salvador, Sérgio Saludo, em entrevista ao Metro1, descartou a possibilidade de parar as atividades nesta sexta-feira (15), mas confirmou greve programada para a próxima quarta-feira (20).

"Hoje de manhã convocamos os trabalhores para primeira Assembleia, que ficou de aprovar hoje a tarde [se haveria greve]. Os rodoviarios são a favor [da greve] para o dia 20. Na terça-feira (19), vamos ficar de prontidão. Daqui até lá, espero que venha um posicionamento, proposta para os trabalhores aprovar. A situação que está se encaminhando é por culpa da ABEMTRO. Quase 40 dias de negociação, cinco reuniões e eles não apresentaram contra-proposta. O sindicato está sempre aberto, mas infelizmente não houve contra-proposta", disse o sindicalista.

Na última quinta-feira (14), a categoria, através do sindicato, informou que iria paralisar as atividades nesta sexta, das 15h às 17h -- como aconteceu com os rodoviários de Salvador --, mas mudaram a versão.

comentários

por João Brandão no dia 15 de Mai de 2015 às 09:50 em Bahia

comentários

Seis cidades da Bahia terão Zonas Eleitorais duplicadas em 83 dias
Foto: Divulgação / TRE
No mês de abril, no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) aprovou a Resolução Administrativa nº 02/2015 que determina a readequação da divisão territorial entre as Zonas Eleitorais do interior baiano. Desta forma, seis municípios baianos, que antes possuíam apenas uma, passarão a ter duas Zonas Eleitorais, cada. São eles: Barreiras, Eunápolis, Lauro de Freitas, Paulo Afonso, Porto Seguro e Santo Antônio de Jesus.

Apesar da modificação, a Justiça Eleitoral baiana permanece com 205 Zonas no Estado, ocorrendo, apenas, a redistribuição do eleitorado. As novas mudanças têm 83 dias, a partir desta sexta-feira (15), para serem aplicadas.

comentários

por Matheus Simoni no dia 14 de Mai de 2015 às 19:44 em Bahia

comentários

Governo estadual solicita liberação de R$ 12 milhões para obras no aeroporto de Conquista
Foto: Divulgação/Seinfra
O governo estadual solicitou a liberação de mais R$ 12 milhões para a realização de obras no Aeroporto de Vitória da Conquista, onde cerca de R$ 60 milhões foram projetados para as obras que já ultrapassaram 50% de execução. Em reunião na Secretaria de Aviação da Presidência da República (SAC), na noite desta quinta-feira (14), o representante do governo da Bahia em Brasília, Jonas Paulo, acompanhou a situação das intervenções em aeroportos do estado. 

Os recursos são liberados conforme o andamento das obras. Os aeroportos de Feira de Santana e de Salvador também foram pautados pelo governo. De acordo com Jonas, mesmo se tratando de sítios aeroportuários localizados em cidades menores, os aeroportos dos municípios do interior possuem um forte potencial para aviação regional em razão da interiorização das universidades públicas com campus nessas cidades, como a Universidade Federal do Oeste da Bahia, presente em Bom Jesus da Lapa, Barreiras, Barra, Santa Maria da Vitória e Luís Eduardo Magalhães.

comentários

por Matheus Simoni no dia 14 de Mai de 2015 às 18:37 em Bahia

comentários

Jorge Hereda é o novo secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia
Foto: Reprodução/EBC/Agência Brasil
O governador Rui Costa escolheu Jorge Hereda para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia. Ele irá assumir o cargo na próxima sexta-feira (22). Por meio do Twitter, o governador agradeceu ao antecessor de Hereda, Paulo Guimarães. "Paulo Guimarães continuará na nossa equipe, contribuindo com o desenvolvimento da Bahia", disse Rui. Jorge Hereda foi presidente da Caixa Econômica Federal de 2011 até o início deste ano, quando foi sucedido pela ex-ministra do Planeamento Miriam Belchior.

comentários

por Júlia Sarmento no dia 14 de Mai de 2015 às 16:49 em Bahia

comentários

Servidores penitenciários da Bahia decretam greve por tempo indeterminado
Foto: Reprodução
Nesta quinta-feira (14), o Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado da Bahia (Sinspeb) decretou greve por tempo indeterminado a partir do dia 27 de maio. Uma assembleia geral foi realizada e nela eles decidiram a data da greve. Nesta quarta-feira (13), a classe realizou uma paralisação de 24 horas.

As atividades básicas da categoria foram mantidas durante a paralisação. Algumas delas são o banho de sol, fornecimento de alimentação, medicamentos de uso contínuo aos custodiados, atendimento médico emergencial, cumprimento de alvará de soltura e ocupação dos postos de serviços.

A falta de atenção dada pela Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) às reivindicações da categoria é uma das reclamações. Algumas das reivindicações são a efetivação de concurso público, celeridade na criação da lei orgânica, aposentadoria especial, porte de armas, adicional de insalubridade, reajuste salarial e reformas nas estruturas prisionais.

comentários

Página 3 de 361
BUSCA
Rádio Metrópole
escute ao vivo Escute pelo Media Player Escute pelo Itunes
Seta

Não há programação no ar

Baixe os aplicativos da Rádio Metrópole
MK ENTREVISTA
22/05/2015
Miguel Rossetto
Ministro secretário-geral da Presidência da República
21/05/2015
Aécio Neves
Senador
21/05/2015
João Carlos Salles
Reitor da UFBA
NEWSLETTER
Grupo Metrópole
© Copyright 2013 Rádio Metrópole - Em Salvador, ouça a Rádio Metrópole 101.3 FM e 1290 AM Telefone: 71 3505 5000 | Fax: 71 3505 5040