RSS Facebook Twitter

Bahia

por João Brandão no dia 19 de Jan de 2015 às 12:00 em Bahia

comentários

Governador inaugura SAC de Itabuna: "Essa iniciativa caminha junto com ações sociais"
Foto: Divulgação/Alberto Coutinho/GOVBA
O governador da Bahia, Rui Costa, inaugurou nesta segunda-feira (19) a nova unidade do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), em Itabuna, no sul da Bahia. O posto localizado no Shopping Jequitibá vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, com capacidade para realizar 30 mil atendimentos por mês, alcançando a população de 89 municípios da região.

Para Rui, "o SAC é um equipamento importante para o exercício da cidadania, pois oferece mais conforto e agilidade para a população do sul da Bahia". "Na sexta-feira passada, nós publicamos o edital da Barragem do Rio Colônia e temos ainda a duplicação da BR-415, a nova Ponte de Ilhéus, o novo aeroporto regional e todas estas iniciativas caminham junto com ações sociais", afirmou.

comentários

por Stephanie Suerdieck no dia 19 de Jan de 2015 às 09:32 em Bahia

comentários

Hemoba supera meta e cadastra mais de 20 mil doadores de Medula Óssea na Bahia
Foto: Divulgação / Hemoba
Mais de 20 mil potenciais doadores de Medula Óssea se cadastraram junto à Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba). Os números superam a meta estabelecida nas campanhas realizadas durante todo o ano pela Fundação Hemoba, em parceria com diversos setores da iniciativa pública e privada. O crescimento se deve, em grande parte, pela divulgação, dos doadores, impulsionados pelas diversas campanhas de coleta, como as realizadas pelo Hemóvel, programa Hemoba em Ação, Vidas por Vidas, Mês do Doador Voluntário de Sangue, entre outros.

A Hemoba convida toda a sociedade para se juntar a Fundação e ajudar a bater a meta de mais 20 mil cadastrados para 2015.

comentários

por Stephanie Suerdieck no dia 19 de Jan de 2015 às 07:34 em Bahia

comentários

Governador inaugura novo posto SAC e visita Universidade Federal em Itabuna
Foto: Tácio Moreira / Metropress
O novo posto da Rede SAC em Itabuna será inaugurado nesta manhã de segunda-feira (19) pelo governador Rui Costa. A unidade funcionará no Shopping Jequitibá, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e a previsão é de que atenda em média 12 mil pessoas por mês. Os serviços disponibilizados nas novas instalações são os mesmos oferecidos pela antiga unidade, com exceção da Coelba, que será substituída pela unidade da Sefaz Estadual.

À tarde, às 14h, Rui Costa visita a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSBA), que iniciou as atividades no ano passado e tem sua Reitoria instalada em Itabuna e campi também nos municípios de Teixeira de Freitas e Porto Seguro. 

comentários

por Matheus Morais no dia 18 de Jan de 2015 às 15:22 em Bahia

comentários

"Previsão é que linha 1 do metrô de Salvador esteja pronta até junho", diz secretário
Foto: Divulgação/Ascom Sedur
Após visita às obras da Estação Pirajá do Metrô de Salvador neste sábado (17), o secretário de Desenvolvimento Urbano, Carlos Martins, afirmou que a previsão é que até junho a linha 1 esteja operando da Lapa à Estação Pirajá.  . "A visita é importante porque nós podemos constatar in loco o andamento das obras. A nossa preocupação especial é que os prazos sejam cumpridos, então tivemos reuniões com os técnicos para avaliar o andamento da estação, do pátio de manutenção e todo o conjunto de obras físicas dos elevados", analisou.

Atualmente, mais de 3 mil operários trabalham no trecho entre o Bom Juá e Pirajá. Segundo os técnicos da concessionária, os operários trabalham em dois turnos para que as obras de Pirajá sejam entregues no prazo estabelecido pelo governo estadual. A área total de intervenções do Metrô em Pirajá é de mais de 150 mil m².

comentários

por Júlia Sarmento no dia 18 de Jan de 2015 às 10:39 em Bahia

comentários

Hospital Regional de Ilhéus terá obras aceleradas, garante secretário de Saúde
Foto: Divulgação/Sesab
O secretário de Saúde da Bahia (Sesab), Fábio Vilas-Boas, garantiu que as obras de reforma e ampliação do Hospital Regional Luiz Viana Filho, em Ilhéus, serão aceleradas. O compromisso foi firmado após visita do secretário à unidade de saúde neste sábado (17) com o diretor geral, Cláudio Mota Costa. As condições de funcionamento do hospital e as demandas dos funcionários foram verificadas e ouvidas por Fábio.  

comentários

por Júlia Sarmento no dia 18 de Jan de 2015 às 08:02 em Bahia

comentários

Criança de cinco anos morre afogada em piscina de pousada no Arraial D'Ajuda
Foto: Reprodução/Facebook
Uma criança de cinco anos morreu após se afogar na piscina de uma pousada em Arraial D'Ajuda, famoso destino turístico baiano, na manhã deste sábado (17). Elisa Vieira era capixaba e estava com os pais na pousada desde a sexta-feira (16). A Polícia Militar informou que a menina entrou na piscina de adultos sozinha e acabou morrendo afogada. A família agora está buscando liberar o corpo da menina para transportar para Vitória para o enterro.

Elisa chegou a receber os primeiros socorros ainda na pousada e depois foi levada à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas não resistiu e acabou morrendo. Segundo a dona da pousada, Marinês Botega, o acidente aconteceu por volta das 9h, horário em que muitos hóspedes estão tomando café, inclusive os pais de Elisa. 

"Ela estava eufórica para entrar na piscina, tomou o café dela e foi para lá (...) Começou a dar uma chuvinha e a mãe foi procurar, já encontrou ela se afogando na piscina grande", disse Marinês ao Correio.

comentários

por Júlia Sarmento no dia 17 de Jan de 2015 às 14:56 em Bahia

comentários

Motorista com sinais de embriaguez atropela 4 pessoas em Santo Antônio de Jesus
Foto: Samile Macedo/Voz da Bahia
Um motorista atropelou quatro pessoas em Santo Antônio de Jesus, na noite desta sexta-feira (16). O condutor, que estava com sinais de embriaguez, quase foi linchado por populares que estavam no local, após o acidente, informou o 14º Batalhão da Polícia Militar.

Segundo testemunhas, o carro estava em alta velocidade quando colidiu com uma motocicleta que levava duas pessoas. Outras duas pessoas foram atropeladas em uma calçada durante a tentativa de fuga do condutor, de acordo informações colhidas pela Polícia Militar. As vítimas foram levadas para o Hospital Regional da cidade pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

O condutor, que também ficou ferido, também precisou ser levado para o hospital, e será encaminhado para a sede da 4ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin).

comentários

por Matheus Morais no dia 17 de Jan de 2015 às 12:42 em Bahia

comentários

Comandante da PM Anselmo Brandão diz que "vai para cima" dos criminosos
Foto: Tácio Moreira/ Metropress
Em sua primeira reunião oficial, em Feira de Santana, o comandante da Polícia Militar da Bahia, Anselmo Brandão, discutiu estratégias de combate à criminalidade, principalmente aos sucessivos ataques a bancos e carros-fortes. De acordo com o jornal A Tarde, Brandão disse que "vai para cima dos criminosos". O comandante também informou que vai encaminhar para a rua parte do efetivo interno, mas irá analisar "cada caso" para não cometer erros na corporação. Uma comissão também será criada para fortalecer e melhorar o trabalho da corregedoria, ao tornar os processos contra policiais mais rápidos.

comentários

por Matheus Simoni no dia 16 de Jan de 2015 às 15:11 em Bahia

comentários

Viabahia realiza trabalhos de conclusão de viaduto no Anel de Contorno de Feira de Santana
Foto: Divulgação/Viabahia
A Viabahia vai realizar na próxima segunda-feira (19) intervenções para concluir as obras do viaduto no Anel de Contorno Sul de Feira de Santana, na altura do quilômetro 05. Além disso, a concessionária irá concluir a conexão entre as ruas Senador Quintino e Olney São Paulo, que passam por baixo do trecho recentemente duplicado do Anel de Contorno. Os serviços serão iniciados às 08h do domingo e a conclusão total dos está prevista para o dia 30/01.

comentários

por Júlia Sarmento no dia 15 de Jan de 2015 às 16:58 em Bahia

comentários

Dupla é detida por tentar assaltar mulher com secador de cabelo em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/Polícia Militar
Um caso no mínimo engraçado aconteceu em Vitória da Conquista nesta semana. Um homem de 24 anos foi preso e um adolescente de 17 anos apreendido após tentarem assaltar uma mulher usando um secador de cabelo, como se fosse uma arma, em Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia. A tentativa de assalto aconteceu no bairro Alto maron, na última segunda-feira (12), mas só foi divulgado nesta quinta-feira (15).

A polícia informou que os assaltante abordaram a vítima, que estava andando pela rua, e pediram seus pertences. Na ação, eles usaram o secador por conta do formato parecido com o de uma arma, e tentaram efetuar o roubo com o objeto embaixo da camisa. Entretanto, antes que a vítima entregasse os pertences, populares que presenciaram o fato perceberam que não se tratava de uma arma, por conta do volume avantajado, e detiveram os dois", disse o tenete Erlon Sampaio, da Polícia Militar.

Conforme a PM, o homem de 24 anos já tem passagens por roubo e cumpriu pena no presídio da cidade. Ele e o adolescente, no entanto, foram liberados após serem ouvidos no Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) da cidade, por não terem ferido a vítima e não estarem portando arma. 

comentários

por Matheus Simoni no dia 14 de Jan de 2015 às 19:42 em Bahia

comentários

Estado vai ajudar famílias atingidas por incêndio em Alagados e Massaranduba
Foto: Reprodução/Correio24Horas/Mauro Akin Nassor
O Governo da Bahia vai distribuir refeições para as famílias atingidas pelo incêndio que ocorreu em palafitas na comunidade da Baixa do Petróleo, conhecida como Alagados, em Massaranduba, na madrugada desta quarta-feira (14). A iniciativa faz parte de um conjunto de ações do governo estadual, em diálogo com a prefeitura, para tentar amenizar os efeitos causados pelas chamas. Cerca de 70 famílias ficaram desabrigadas com o incêndio e mais de 200 sofreram danos. Ainda na noite desta quarta-feira, a primeira parte da entrega será efetuada. 

comentários

por Matheus Simoni no dia 14 de Jan de 2015 às 16:30 em Bahia

comentários

Morre Antonio Pascoal, ex-prefeito de São Francisco do Conde
Foto: Reprodução/Bahia No Ar
No início da tarde desta quarta-feira (14), morreu o ex-prefeito de São Francisco do Conde, Antonio Pascoal Batista, aos 65 anos. Ele estava internado em estado grave no Hospital Municipal Eduardo Baiano. Antonio exerceu o mandato nos anos de 1992 a 1996 e 2005 e 2007. O ex-prefeito deu entrada na unidade hospitalar na noite de terça-feira (13), por volta das 20h, após passar mal. Pascoal já havia sido internado às pressas com problema de pressão alta, em setembro de 2014. A causa da morte não foi divulgada. O velório do ex-prefeito irá acontecer no plenário da Câmara de Vereadores de São Francisco do Conde.

comentários

por Matheus Simoni no dia 14 de Jan de 2015 às 15:23 em Bahia

comentários

Rui Costa quer reunir artistas e prefeitura para discutir organização do Carnaval 2016
Foto: Divulgação/Manu Dias/GOVBA
Em uma reunião na Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), nesta quarta-feira (14), o governador Rui Costa afirmou que pretende abrir um diálogo envolvendo a prefeitura e artistas baianos para discutir o Carnaval de 2016. Segundo ele, o Governo do Estado também quer participar da organização da festa. 

"Passado o Carnaval [deste ano], vamos chamar os artistas para discutir um novo projeto para o Carnaval. Quero fazer um diálogo com a prefeitura, que é quem coordena exclusivamente. O [Governo do] Estado quer ter um protagonismo maior, ser também um coordenador do Carnaval", disse o governador. Participaram da reunião o cantor e compositor Carlinhos Brown e os secretários estaduais de Cultura, Jorge Portugal, e do Turismo, Nelson Pelegrino. 

Para Rui, a Bahia deve entrar na rota dos grandes projetos culturais. "Que possamos construir uma grande retomada dos projetos culturais na Bahia, inclusive, o circuito no interior do estado. Queremos realizar um grande circuito cultural em todas as regiões do estado", afirmou. Neste ano, o Carnaval da Bahia irá receber do Governo do Estado cerca de R$ 66 milhões. 

Segundo o secretário Jorge Portugal, do montante investido pelo Governo do Estado no Carnaval, cerca de R$ 10,6 milhões são por meio da Secretaria de Cultura (Secult). "É de responsabilidade da Secretaria da Cultura o Carnaval do Pelourinho. Montaremos lá um grande palco, onde se apresentarão cinco atrações. Também apoiamos o Carnaval Ouro Negro com os blocos afros e blocos de samba", disse ele. Já Nelson Pelegrino afirmou que à Secretaria do Turismo (Setur) coube gerir o volume de R$ 15 milhões. O valor é utilizado para organizar o receptivo e os postos de atendimento aos turistas. 

comentários

por Stephanie Suerdieck no dia 14 de Jan de 2015 às 12:09 em Bahia

comentários

Governador autoriza obra da via que vai ligar a Cia-Aeroporto à Estrada do Coco
Foto: Tácio Moreira / Metropress
A ordem de serviço para construção da Via Metropolitana Camaçari-Lauro de Freitas, que vai ligar a BA-526, a estrada CIA-Aeroporto, e a BA-099, a Estrada do Coco, foi assinada hoje pela manhã pelo governador Rui Costa. A nova via deve reduzir o tráfego na região central de Lauro de Freitas, já que o motorista não vai precisar mais passar por dentro da cidade para ter acesso à Linha Verde.

A obra deve durar 18 meses e será executada pela Concessionária Bahia Norte com investimento de 220 milhões de reais. O governador destacou que a construção da via não vai implicar na cobrança de um novo pedágio. Rui Costa também falou sobre os benefícios para a região.

Ouça abaixo a declaração do governador no ato de assinatura:
 

Áudio:



Governador autoriza obra da via que vai ligar a Cia-Aeroporto à Estrada do Coco

comentários

por João Brandão no dia 14 de Jan de 2015 às 11:35 em Bahia

comentários

Governador assina ordem de serviço para construção da Via Metropolitana
Foto: Divulgação/Carol Garcia/GOVBA
O governador da Bahia, Rui Costa, assinou na manhã desta quarta-feira (14) a ordem de serviço para a construção da Via Metropolitana Camaçari-Lauro de Freitas que autoriza o início das obras da ligação entre a rodovia CIA-Aeroporto (BA-526) e a Estrada do Coco (BA-099). A duração da obra está estimada em 18 meses e será executada pela Concessionária Bahia Norte, com investimento de R$ 220 milhões.

"Essa via vai facilitar a vida não só de quem mora em Lauro de Freitas, mas em Salvador e Camaçari, e em 18 meses teremos ela funcionando completamente, melhorando o tráfego em toda a região e o conforto dos turistas que nos visitam", disse o governador.

A Via Metropolitana terá 11,2 milhões, e será composta de duas faixas por sentido de tráfego, canteiro central, e contará com um avançado sistema de operação e monitoramento. Uma praça de pedágio unidirecional será operada pela concessionária Bahia Norte no sentido Litoral Norte-Salvador.

A partir da CIA-Aeroporto, a via de contorno terá acesso com trevo e viaduto na altura do km 18, seguindo até a interligação com a BA-099 através de dois viadutos. Além de retirar o tráfego rodoviário de longa distância da área urbana de Lauro de Freitas, a Via Metropolitana vai incluir ainda um novo acesso à cidade por meio da Avenida Gerino de Souza, a Rua da Adutora. 

comentários

Página 3 de 327
BUSCA
Rádio Metrópole
escute ao vivo Escute pelo Media Player Escute pelo Itunes
Seta Bola na rede 22h00 às 23h00
Baixe os aplicativos da Rádio Metrópole
MK ENTREVISTA
23/01/2015
Vera Lúcia Barbosa
Secretária de Promoção da Igualdade Racial
23/01/2015
Maria Quitéria
Presidente da UPB
22/01/2015
Guilherme Bellintani
Secretário Municipal de Cultura
NEWSLETTER
Grupo Metrópole
© Copyright 2013 Rádio Metrópole - Em Salvador, ouça a Rádio Metrópole 101.3 FM e 1290 AM Telefone: 71 3505 5000 | Fax: 71 3505 5040