Boa praça
RSS Facebook Twitter

Bahia

por Júlia Sarmento no dia 14 de Dez de 2014 às 10:06 em Bahia

comentários

Capitania dos Portos inicia operação de fiscalização terça-feira
Foto: Reprodução/Bruno Gutierrez /G1
A Capitania dos Portos dará início à Operação Verão 2014/2015 a partir da próxima terça-feira (16). O objetivo é aumentar a fiscalização das embarcações que circulam nas praias, lagos e rios. No último ano, a capitania realizou 5.952 abordagens, resultando em 188 notificações e 23 embarcações apreendidas. Os casos mais comuns nas notificações são condutores sem habilitação e embarcações sem inscrição na Capitania dos Portos, além de inexistência de extintor de incêndio a bordo e coletes salva-vidas em número insuficiente.

comentários

por Júlia Sarmento no dia 12 de Dez de 2014 às 20:03 em Bahia

comentários

Homens explodem parede de banco e roubam caixas eletrônicos na Bahia
Foto: Reprodução/Genebaldo Santos/Berimbau Notícias
Cerca de cinco homens explodiram a parede lateral do Banco do Brasil de Teodoro Sampaio, na madrugada desta sexta-feira (12). A parede explodida ficava próxima de onde estava instalado o cofre da agência, que foi roubado pelos bandidos. Antes da ação, eles reposicionaram as câmeras de segurança, de modo que não fossem vistos. Os moradores da região relataram que ouviram quatro explosões. Ainda segundo testemunhas, uma casa que fica no fundo da agência teve parte da estrutura comprometida. O grupo fugiu após o ataque e até o momento ninguém foi preso. 

comentários

por Júlia Sarmento no dia 12 de Dez de 2014 às 15:47 em Bahia

comentários

Governador decreta situação de emergência em Bom Jesus da Lapa por chuva forte
Foto: Reprodução
O governador Jaques Wagner homologou a situação de emergência na cidade de Bom Jesus da Lapa, por conta da forte chuva que cai na região. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta sexta-feira (12), após a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec) realizar análise na região. O decreto é válido por 90 dias a partir do dia 17 de novembro, de forma retroativa.

comentários

por Matheus Simoni no dia 12 de Dez de 2014 às 14:01 em Bahia

comentários

Salvador passa a contar com voo direto para Buenos Aires
Foto: Metropress (arquivo)
Os turistas que passarem pela cidade vão contar com uma nova opção de viagem para conhecer a América do Sul. Salvador passará a contar com um voo direto ligando Buenos Aires a capital baiana a partir do dia 3 de janeiro. A nova linha foi lançada nesta sexta-feira (12), em uma parceria do Governo do Estado, através da Secretaria do Turismo e Bahiatursa, em conjunto com a Aerolíneas Argentinas. Os voos serão operados com aeronaves Boeing 737-800, com capacidade para 170 passageiros, saindo de Salvador às 2h40, com chegada a Buenos Aires prevista para 7h30 . Na volta, os voos deverão sair da capital argentina às 9h30, com chegada à capital baiana às 1h55. A tarifa de boas vindas custa U$ 329.

O diretor para o Brasil da Aerolíneas Argentinas, Ariel Fernandez, divulgou que os voos para a semana do Carnaval já estão com lotação máxima e a taxa de ocupação dos primeiros dois meses é de mais de 80%. A partir de março, o voo Salvador/BuenosAires/Salvador passará a ser diário. "Com a chegada a Buenos Aires às 7h30, o passageiro poderá fazer conexão para várias outras cidades argentinas, para outros países da América do Sul e voos internacionais de longo alcance. E pode começar sua agenda comercial ou turística bem cedo", afirmou.

comentários

por Matheus Morais no dia 12 de Dez de 2014 às 11:24 em Bahia

comentários

Ladrão rouba próprio advogado após ser solto na cidade de Piatã
Foto: Reprodução/ G1 Bahia
"Pense num absurdo, na Bahia tem precedente!". Desta vez, o caso aconteceu na cidade de Piatã, na Chapada Diamantina, no dia 6, último sábado: o advogado Jose Rosa Matos foi assaltado pelo próprio cliente. Segundo Rocha, ele ajudou a liberar o suspeito da prisão, mas teve o carro roubado quando se deslocava com o homem para pegar o dinheiro do pagamento. O suspeito foi preso na segunda-feira (8).

"Ele foi preso esse ano por vender carteira de habilitação falsa e eu consegui, há seis meses, que o juiz soltasse ele para responder em liberdade. Quando foi no sábado, ele me ligou e disse que tinha um dinheiro para receber de um fazendeiro e perguntou se eu podia pegar com ele. Eu também tinha um dinheiro para receber dele, por causa dos meus honorários, e fui. Quando nós pegamos a rodovia, ele mandou eu ir por uma estrada de chão, mas depois desistiu. Quando passamos de Piatã, uns dez quilômetros depois, ele mandou parar o carro. Quando parei, ele arrancou a chave do carro e pegou. Depois ele me ameaçou e, com uma chave de fenda, começou a gritar 'perdeu, perdeu'. Disse que ia me sangrar e que tinham mais dois homens esperando no mato. Nisso eu saí correndo e ele foi embora com meu carro", disse o advogado ao portal G1 Bahia.

De acordo com o delegado Marcelo Matos Aguiar, que responde ao município de Piatã, o suspeito foi preso dois dias depois, no município de Wenceslau Guimarães, a 290 quilômetros de Salvador. Ele deverá ser transferido e responder por roubo.

comentários

por Bárbara Silveira no dia 12 de Dez de 2014 às 11:00 em Bahia

comentários

A poucos dias do verão, Prefeitura de Vera Cruz expõe veranistas e moradores a condições precárias
Foto: Leitor/Metro1
O cheiro de lixo contrasta com a maresia. Os buracos espalhados por toda a parte impedem qualquer um de apreciar as belezas naturais. Há muito tempo, quem chega na cidade de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, tem essa recepção. Se já é ruim para quem veraneia, a situação é ainda pior para quem utiliza as vias e o serviço de coleta de lixo diariamente. Morador da ilha, o técnico Maurício Pereira conta que a má conservação das estradas é um dos principais problemas, já que, ao diminuir a velocidade, os motoristas correm o risco de serem assaltados. "Toda a estrada não presta, é só buraco e lixo puro. De Aratuba para a frente é ainda pior: você conta o pedaço de asfalto, o resto é tudo buraco. É um perigo para quem passa a qualquer hora. Pode ser de dia, de noite...", conta. 

A situação é facilmente comprovada por quem precisa trafegar pela BA-882, que liga o Terminal de Bom Despacho às principais praias da região. E o pior: o problema não é recente. "Veraneio na ilha há 10 anos e é sempre assim, não muda. Lixo, buraco, assalto, e ainda tem o transtorno que é o ferryboat ou da lancha para poder chegar. O que recompensa é a beleza do lugar, mas isso também está se perdendo", comenta a comerciante Maria do Carmo Morais, que vai à ilha duas vezes por mês. 

 Mesmo com todo o potencial turístico, a cidade tem afastado turistas e moradores por conta da má gestão municipal do prefeito Magno do PT. E mais um verão está vindo aí: vai ficar assim?

Prefeitura jura que lixo está diminuindo
 Apesar das montanhas de lixo à beira da estrada ou em frente às casas, a Prefeitura garante que o serviço tem melhorado. "Temos uma empresa terceirizada que faz a coleta. Melhorou bastante a limpeza pública", disse o chefe de gabinete da Prefeitura de Vera Cruz, Antônio Pinho, designado para falar no lugar do prefeito Magno do PT, que alegou não poder falar com a Metrópole por problemas de agenda. Questionado se, apesar da mudança, a coleta  ainda está longe do ideal, o representante da administração foi breve ao confirmar: "Sim". 

A empresa contratada pela Prefeitura para realizar a coleta em Vera Cruz é a Arquitec Engenharia Civil. Segundo ao Município, a mudança foi feita após inúmeras reclamações da ineficiência da coleta pública. Apesar de cair no gosto da gestão, a população ainda não viu tanta diferença assim. "É muito lixo", reclama Maurício Pereira. 

Problemas pioram no verão
 Durante o verão, a população de Vera Cruz aumenta quatro vezes, saltando de cerca de 50 mil para 200 mil pessoas, segundo informações da Prefeitura. E, junto com o aumento de visitantes, os problemas também são multiplicados. Perante a situação, quem circula pela ilha consegue comprovar que a administração municipal anda deixando a desejar nos serviços básicos de infraestrutura. 

Segundo moradores de Aratuba e Cacha-Pregos, por exemplo, durante a alta estação, a falta de água é recorrente, obrigando a população a contratar carros pipa e comprar água para o consumo. "Sempre acontece. Todo verão é isso. Tem vezes que chegamos a ficar até quatro dias sem água. Aí, é necessário comprar água pra tudo. E como todo mundo busca, o preço vai lá para cima", conta a comerciante Maria do Carmo.

Prefeitura empurra culpa
Comparadas pelos moradores a um queijo suíço pela quantidade de buracos, as principais vias de Vera Cruz ainda são um problema sem dono. "A estrada de Cacha Pregos é do governo do estado. Nós já solicitamos, há tempos, do secretário de Infraestrutura não só a recuperação com tapa-buracos, como a reestruturação de toda a estrada. Só que o governo do estado, nós sabemos, está sem condições financeiras de fazer o serviço", justifica Antônio Pinheiro. Revoltados com o estado de abandono das vias, moradores do bairro de Tairu resolveram fechar a via em protesto. "O bicho tá pegando por descaso das autoridades, e o povo vai fechar o Ferry", alertou o morador Odilon Oliveira.

comentários

por João Brandão no dia 12 de Dez de 2014 às 08:44 em Bahia

comentários

"Café da Bahia está ganhando todos os prêmios do Brasil", diz presidente da Associação de Produtores
Foto: Milena Marques / Metropress
O presidente da Associação dos Produtores dos Produtores de Café da Bahia (Assocafé), João Lopes Araújo, em entrevista à Rádio Metrópole nesta sexta-feira (12), comentou sobre a situação do café no Brasil. "É uma cultura de altos e baixos. Tem uma fase de ir pro chãoe  se recupera, como está acontecendo agora. O objetivo da criação do Assocafé era que a Bahia fosse o melhor produtor de café com qualidade. Hoje tenho a satisfação grande de ver isso que está acontecendo. O café da Bahia está ganhando todos os prêmios do Brasil. Isso começou com o Assocafé. Conseguimos ampliar a participação. Significa que nós conseguimos ensinar o produtor", contou.

comentários

por Matheus Simoni no dia 11 de Dez de 2014 às 18:52 em Bahia

comentários

Polícia Civil incinera 1,6 tonelada de maconha apreendida em Jacobina
Foto: Divulgação/Ascom/Polícia Civil
Foi incinerada nesta quinta-feira (11) a quantidade de maconha apreendida durante uma operação que resultou na erradicação de 40 mil pés da planta em Jacobina, na última sexta-feira (5). O Departamento de Narcóticos (Denarc), da Polícia Civil da Bahia utilizou um alto forno de uma empresa siderúrgica da Região Metropolitana de Salvador (RMS) para incinerar 1,6 tonelada da droga. A operação resultou ainda na apreensão de duas armas e prisão de três traficantes.

comentários

por Júlia Sarmento no dia 11 de Dez de 2014 às 16:52 em Bahia

comentários

Menina de oito anos relata abuso sexual em carta; homem é indiciado
Foto: Polícia Civil/Divulgação/Polícia Civil
Uma carta escrita por uma menina de oito anos revela que a criança estava sendo ameaçada de morte por um homem, suspeito de abusar sexualmente da vítima, que vive no município de Itaparica. Na manhã desta quinta-feira (11) a polícia confirmou o caso. O crime aconteceu no sábado (5) e o homem foi espancado por moradores da região. 

A situação foi descoberta quando o suspeito desarmava uma cama em um dos cômodos da casa do avô da criança. A menina revelou, em depoimento, que estava sentada em um sofá da sala, de frente para o quarto, quando o suspeito começou a mostrar os órgãos sexuais para ela. A polícia informou que a tia da criança percebeu comportamento estranho da menina e a chamou para conversar, porém ela não conseguiu falar o que estava acontecendo. A menina escreveu em uma carta o que tinha acontecido. A polícia ainda informou que pelo que foi entendido da carta, ela estava sendo ameaçada de morte e que não poderia contar o que tinha acontecido se não morreria. 

A criança também confirmou que durante os quatro meses em que o suspeito realizou serviços na casa de seu avô, a situação era recorrente. Mas ela garante que nunca houve penetração. No sábado o homem foi amarrado em um poste e espancado por moradores da Ilha de Itaparica. Os familiares da menina prestaram queixa contra ele no mesmo dia. 

comentários

por Matheus Simoni no dia 11 de Dez de 2014 às 16:31 em Bahia

comentários

Ambulância tomba e deixa quatro pessoas feridas na BR-116
Foto: Reprodução/Blog Marcos Frahm
Na manhã desta quinta-feira (11), uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) tombou na BR-116, na altura da cidade de Jaguaquara, localizada a cerca de 310 quilômetros de Salvador. O acidente deixou quatro pessoas feridas: o motorista, uma técnica de enfermagem, um paciente e um acompanhante. Eles tiveram apenas ferimentos leves e foram levado ao Hospital Prado Valadares, em Jequié. 

De acordo o site G1, Polícia Rodoviária Federal (PRF) afirmou que o motorista da ambulância perdeu o controle da ambulância, atravessou a pista e bateu em um barranco, tombando na pista. A PRF também acrescentou que o veículo saiu do município de Santa Inês, a 35 quilômetros de Jaguaquara, com destino a cidade de Jequié.

comentários

por Bárbara Silveira no dia 11 de Dez de 2014 às 11:32 em Bahia

comentários

Mulher sobrevive após ser atropelada por carreta em Luís Eduardo Magalhães
Foto: Reprodução/G1
Uma mulher sobreviveu após ser atropelada por uma carreta na noite da última quarta-feira (10), em Luís Eduardo Magalhães, oeste da Bahia. De acordo com informações da Polícia Militar da cidade, o motorista contou que ao sair com a carreta e entrar em uma curva foi avisado por por motoristas e pedestres que havia atropelado a mulher, de 20 anos. 

Segundo informações do G1, a vítima foi encontrada embaixo do veículo e socorrida por uma equipe do Samu e encaminhada para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região. Ainda não há detalhes sobre o estado de saúde dela.

comentários

por Bárbara Silveira no dia 11 de Dez de 2014 às 10:04 em Bahia

comentários

Feira de Santana e Vitória da Conquista estão entre as 11 piores cidades para morar
Foto: Reprodução/Ibahia
A análise dos índices de bem-estar, governança, finanças, saúde, educação e segurança colocaram Vitória da Conquista e Feira de Santana, a 110 km de Salvador, no top-11 do ranking das 100 piores cidades para se viver no Brasil. De acordo com a pesquisa realizada pela empresa Delta Economics & Finance/America Economia, Feira é a 11º lugar pior cidade para viver. O que mais pesou na má posição de Feira foi a segurança. Em Vitória da Conquista, além do critério já citado, foram determinantes também as más pontuações de bem-estar e finanças. Os municípios vencedores fizeram 70% dos pontos possíveis. A cidade de Santos, em São Paulo, apareceu em 1º lugar na lista das cidades mais bem avaliadas, graças ao seu bom resultado em economia, saúde e educação.

comentários

por Júlia Sarmento no dia 10 de Dez de 2014 às 17:20 em Bahia

comentários

Jacaré de 2,3 metros é encontrado em barraca de praia no sul da Bahia
Foto: Reprodução/Flávia Rossi/Icmbio
Um jacaré de 1,3 metros foi encontrado em uma barraca de praia em Prado, extremo sul da Bahia, nesta quarta-feira (10). O animal foi capturado por uma equipe do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (Icmbio) e solto no rio Jucuruçu ainda pela manhã. "A operação de captura começou assim que recebemos a ligação informando sobre a descoberta do animal. Levamos cerca de duas horas até soltarmos o animal na parte alta do Rio Jucuruçu", explicou Etiene Oliveira Silva, chefe do parque ambiental.  

A operação demorou um pouco mais do que o previsto pois o animal foi solto distante da cidade. Acredita-se que o animal tenha cerca de 30 anos e seja da espécie jacaré papo-amarelo, por conta do seu tamanho e de suas características físicas.

comentários

por Júlia Sarmento no dia 10 de Dez de 2014 às 16:34 em Bahia

comentários

Operação da polícia apreende mais de 1,6 toneladas de maconha na Bahia
Foto: Ilustrativa
Operação da Polícia Civil realizada na cidade de Jacobina nesta sexta-feira (5), na região norte da Bahia, apreendeu mais de 1,6 toneladas de maconha pronta para consumo, 40 mil pés de plantas e 20 quilos de cocaína. Segundo assessoria da polícia, três suspeitos foram presos. De acordo com o órgão, a ação foi realizada pelas equipes do Departamento de Narcóticos (Denarc), Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Departamento de Polícia do Interior (Depin) e Superintendência de Inteligência (SI/SSP).

O resultado da operação será divulgada em entrevista coletiva nesta quarta-feira (10), no auditório do Departamento de Narcóticos (Denarc), no bairro da Pituba, em Salvador, onde as imagens serão disponibilizadas.

comentários

por Júlia Sarmento no dia 10 de Dez de 2014 às 14:56 em Bahia

comentários

Centenas de trabalhadores navais do Recôncavo baiano são demitidos
Foto: Reprodução
Crise na indústria naval causa a demissão de 1.000 trabalhadores do estaleiro localizado no Recôncavo baiano. O equipamento é o maior investimento do Estado e sua execução gera milhares de empregos diretos e indiretos. Na segunda-feira (8) o processo de demissão que atinge muitos funcionários começou a ser realizado, e vai até esta quarta-feira (10). De acordo com o Sindicato Representativo dos Trabalhadores (Sintepav), a demissão de centenas de trabalhadores causará impacto direto na economia local, diminuindo drasticamente o fluxo de renda na região, a paralisação da obra terá impactos  na cadeia produtiva, tanto para a Indústria Naval.

Uma assembleia será realizada, em caráter de urgência, nesta quarta-feira (10) pelo Sintepav Bahia com os mais de cinco mil trabalhadores que ainda estão na realização da obra para decidir qual será a posição geral em relação às demissões e aos problemas que estão sendo enfrentados pelos trabalhadores.

comentários

Página 3 de 318
BUSCA
Rádio Metrópole
escute ao vivo Escute pelo Media Player Escute pelo Itunes
Seta Jornal do Meio-Dia 12h00 às 13h00
Baixe os aplicativos da Rádio Metrópole
MK ENTREVISTA
19/12/2014
Rui Costa
Governador eleito da Bahia
17/12/2014
Antônio Ricardo Alvarez Alban
Presidente da Federação das Indústrias da Bahia
17/12/2014
Rosa Garcia
Médica Psiquiatra
NEWSLETTER
Grupo Metrópole
© Copyright 2013 Rádio Metrópole - Em Salvador, ouça a Rádio Metrópole 101.3 FM e 1290 AM Telefone: 71 3505 5000 | Fax: 71 3505 5040