RSS Facebook Twitter

Bahia

por Matheus Morais no dia 07 de Ago de 2014 às 09:10 em Bahia

comentários

Turnão no TJ-BA é suspenso pelo STF a pedido da OAB
Foto: Divulgação
O pedido liminar da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para que seja mantido, sem qualquer redução ou alteração, o horário de atendimento ao público no Tribunal de Justiça do Estado da Bahia das 8h às 18h, foi deferido pelo ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão suspende o 'turnão', o turno único de trabalho as 8h às 15h no âmbito do Poder Judiciário na Bahia, aprovado pela Corte baiana no dia 23 de julho.

comentários

por Matheus Morais no dia 04 de Ago de 2014 às 08:29 em Bahia

comentários

Fotógrafo retoma consciência após queda de avião experimental
Foto: Valério Pacheco/ Reprodução
Um das vítimas da queda de um avião experimental na divisa da cidade de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, no oeste do estado, o fotógrafo Rui Rezende, retomou a consciência neste domingo (3). Na última sexta-feira, Rui havia sido transferido do Hospital do Oeste, em Barreiras, para o São Rafael, em Salvador.
"Ele está super bem, lúcido, está falando normalmente, lembra de tudo, conversa muito. Está tudo ótimo. Um milagre aconteceu", desabafou Iane, irmã do fotógrafo, em entrevista ao portal G1.

Em mensagem de áudio disponibilizada pelo fotógrafo Sergio Cedraz, amigo de Rui, a esposa de Rezende revela que o marido não está mais utilizando aparelhos para auxiliar na respiração, não apresenta febre, tem memória e raciocínio em perfeito estado, mexe os pés e se lembra de todos os acontecimentos anteriores ao acidente.

comentários

por Matheus Morais no dia 04 de Ago de 2014 às 07:24 em Bahia

comentários

Feira de Santana: estudante de Biomedicina é encontrado morto em casa
Foto: Reprodução/ Facebook
O estudante de Biomedicina Aécio da Cruz Silva, de 29 anos, foi encontrado morto dentro da própria casa, na cidade de Feira de Santana, neste domingo (3). Ele era técnico em patologia e trabalhava em um laboratório de análises clínicas. De acordo com a Delegacia de Homicídios, que investiga o caso, o estudante  foi encontrado com os pés e as mãos amarradas na cama, dentro da quitinete onde morava, no bairro da Baraúna.

Ainda segundo informações, não havia marcas de tiros no corpo de Aécio. De acordo com o site Acorda Cidade, o estudante foi encontrado morto pelo irmão, que estranhou o fato dele não atender ao telefone desde a sexta-feira (1º). Ele também não compareceu ao trabalho no sábado (2). A principal suspeita é que Aécio tenha sufocado até morrer.

comentários

por João Brandão no dia 03 de Ago de 2014 às 17:00 em Bahia

comentários

Acidente entre ônibus e moto mata pai e filha na BA-093
Foto: Dario Guimarães / Metropress (arquivo)
Uma colisão entre um ônibus e uma moto na manhã deste domingo (3) matou um pai e uma filha, na BA-093, entre as cidades de Simões Filho e Camaçari. De acordo com o Correio24Horas, Jeferson Oliveira, de 46 anos, e sua filha, de 12 anos, estavam na moto, quando a motocicleta colidiu com um coletivo da empresa Litoral Norte. Segundo a 22ª Delegacia de Simões Filho, o motorista se sentiu mal e foi encaminhado ao hospital. Em seguida, ele se apresentou à delegacia, junto a representantes da empresa Litoral Norte, para ser ouvido e já foi liberado. A polícia irá fazer uma perícia para saber se o rodoviário tem culpa no acidente.

comentários

por Bárbara Silveira no dia 03 de Ago de 2014 às 09:00 em Bahia

comentários

Fazenda é entregue a comunidade Quilombola em Maragogipe
Foto: Divulgação
As 40 famílias que vivem no Território Quilombola Salamina Putumuju, em Maragogipe, no Recôncavo Baiano, receberam no último sábado (2) a documentação de posse da Fazenda Salamina. Segundo o governo do estado, a incorporação da área remanescente é resultado de processo de desapropriação que teve investimentos de R$ 2,6 milhões, do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

 A comunidade quilombola foi formada pelos escravos, às margens do Rio Paraguaçu, durante o período das lavouras de cana-de-açúcar no século XVI. Os cerca de 150 moradores vivem da agricultura, com cultivo de mandioca, milho e feijão e também se dedicam à pesca.

Com a terceira área desapropriada de 1,4 mil hectare de terra, já foi incorporado 1,7 mil hectare, o equivalente a 84% do terreno do Salamina Putumuju. Outros quatro imóveis em processo de desapropriação irão completar o território a ser regularizado, onde estão as sete fazendas que o Incra vem destinando às famílias remanescentes. A área total mede 2.061 hectares.  "Hoje é um dia muito simbólico, numa área muito disputada e finalmente prevaleceu o interesse dos quilombolas, dos mais simples, com o apoio dos governos Estadual e Federal", afirmou o governador Jaques Wagner.

comentários

por Bárbara Silveira no dia 02 de Ago de 2014 às 09:32 em Bahia

comentários

Servidores federais usam lancha destinada a fiscalização para passear em Abrolhos
Foto: Reprodução/Folha
Uma lancha que deveria ser utilizada para fiscalizar a costa brasileira está servindo como instrumento de entretenimento para servidores federais. Segundo reportagem pela Folha de São Paulo deste sábado (2), funcionários foram flagrados no último domingo (27), durante um passeio em família pelo Arquipélago de Abrolhos, no Sul da Bahia.

Apesar dos casais e crianças em trajes de banho no convés, o Ministério da Pesca, responsável pela fiscalização do uso da embarcação, negou que os servidores estivessem em um passeio. "As lanchas são cedidas por instrumentos legais, com obrigações e deveres ao permissionário, não tendo destinação recreativa", disse a Folha. De acordo com o coordenador do ICMBio em Porto Seguro, Apoema Figueirôa,ele também estava no grupo."Entendo que o fato de os participantes terem aproveitado para nadar e mergulhar não caracteriza isso [lazer]", afirmou.

comentários

por João Brandão no dia 01 de Ago de 2014 às 19:09 em Bahia

comentários

Ministros adiam eleição para escolher novo presidente do STF
Foto: Reprodução / Agência TSE
Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) resolveram adiar nesta sexta-feira (1°) a eleição para escolher o novo presidente da Corte.De acordo com o presidente em exercício do Supremo, ministro Ricardo Lewandowski, o adiamento ocorreu em razão das ausências dos ministros Luiz Fux e de Luís Roberto Barroso. "A corte entendeu que, com a ausência de dois ministros, ministro Fux e ministro Barroso, ausências justificadas previamente, que não seria conveniente realizar um ato de tamanha importância, que é a eleição do futuro presidente da Corte, com o plenário reduzido dessa maneira", disse. Tradicionalmente, o plenário elege o ministro com mais tempo de atuação na Corte que ainda não foi presidente.

comentários

por Carolina Lemos no dia 01 de Ago de 2014 às 18:05 em Bahia

comentários

Participação de estagiário em esquema fraudulento é apurada pela PF
Foto: Ilustrativa
A Polícia Federal da Bahia (PF-BA) deflagrou na manhã desta sexta-feira (1º) a "Operação Embargos" que busca localizar pessoas envolvidas em esquema fraudulento na concessão de benefícios previdenciários a partir da emissão de sentenças judiciais falsas. De acordo com a matéria do  Um estagiário da Procuradoria Federal Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é o principal suspeito. Segundo as investigações, as pessoas beneficiadas pagavam R$ 5 mil aos envolvidos no caso. A ação da PF, que é realizada nas cidades de Senhor do Bonfim e Juazeiro, emitiu três mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva. A operação conta com o apoio do Ministério da Previdência Social.

A PF afirmou que os documentos irregulares envolvidos nas concessões eram obtidos através da participação do ex-estagiário em Senhor do Bonfim, que possuía senha de acesso ao sistema. Ainda de acordo com informações da PF, a fraude era realizada com a inclusão de sentenças falsas, supostamente lavradas pelo Juiz Federal da Subseção Judiciária de Campo Formoso/BA, no Sistema Integrado de Controle de Ações da União (SICAU).

Esquema

As investigações mostram que os beneficiados pela quadrilha eram previamente cooptados e se comprometiam a realizar empréstimos consignados em instituições financeiras após a concessão do benefício. O intuito da ação era remunerar aqueles que integravam o esquema pelos "serviços prestados".

comentários

por Lorena Alcantara no dia 01 de Ago de 2014 às 13:20 em Bahia

comentários

Dentista fica em estado de choque, após morte de paciente que engoliu o dente
Foto: Reprodução / Ubaitaba Urgente
A Secretaria de Saúde de Ubaitaba, localizada no sul da Bahia, lamentou a morte da criança de 4 anos que engoliu um dente após um procedimento odontológico e acabou falecendo na última terça-feira (29). O órgão informou ainda que a dentista que atendeu a garota está em estado de choque e foi afastada do cargo. "Foi uma fatalidade. Isso poderia acontecer com qualquer profissional da área [...]. Ela [a dentista] está muito abalada, em estado de choque. Só faz chorar. Como ela está grávida de 3 meses, estamos dando um tempo até que ela melhore antes de ouvi-la sobre o caso", contou a secretária de saúde do município, Yolanda Soares Carneiro, ao portal Correio.

Durante uma extração dentária, um dente escapuliu do alicate utilizado pela cirurgiã-dentista, fazendo com que a criança engasgasse, sem conseguir respirar. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) tentou socorrer a garota, mas a caminho de um hospital em Itabuna, a menina teve duas paradas cardíacas e veio a óbito. Segundo o presidente do Conselho Regional de Odontologia da Bahia (Croba), ainda não existem provas que comprovem a culpa da dentista no incidente.

comentários

por João Brandão no dia 01 de Ago de 2014 às 12:17 em Bahia

comentários

UFBA realizará palestras sobre Resíduos Sólidos e Práticas Sustentáveis em Camaçari
Foto: Divulgação / Limpec
A empresa de Limpeza Pública de Camaçari (Limpec), através da Central Logística Ambiental (CLAM), fechou uma parceria com o Grupo de Resíduos Sólidos e Efluentes da Universidade Federal da Bahia (UFBA), para realizar um ciclo de palestras sobre Resíduos Sólidos e Práticas Sustentáveis que acontecerá no aterro sanitário de Camaçari no mês de outubro. "Nosso intuito é continuar a jornada de capacitação de nossos profissionais. E no caso desse ciclo de palestras vamos abrir espaço para os estudantes da UFBA aprenderem na prática do aterro sanitário o que estudam na sala de aula", disse o gerente da CLAM, Valdir Rios.

comentários

por Stephanie Suerdieck no dia 01 de Ago de 2014 às 09:36 em Bahia

comentários

Bandidos realizam assalto na emergência pediátrica do Hospital Jorge Valente
Foto: Reprodução / Grupo Promédica
Bandidos realizaram um assalto no setor de emergência pediátrica do Hospital Jorge Valente, na manhã desta sexta-feira (1º) e levaram os pertences de todas as pessoas que estavam no local. O assalto ocorreu por volta das 6h. A informação foi passada à redação do Grupo Metrópole por uma funcionária do local, que não quis se identificar.

A assessoria da unidade de saúde confirmou a ocorrência e disse que o fato aconteceu no estacionamento do HJV Pediatria, que é terceirizado pela empresa SMS. Além disso, informou que está adotando todas as providências necessárias. 

Nota publicada originalmente às 8h20.

comentários

por Carolina Lemos no dia 30 de Jul de 2014 às 18:00 em Bahia

comentários

Simões Filho perde título de cidade com mais homicídios, mas segue em 2º lugar
Foto: Reprodução/Fala Simões Filho
Simões Filho deixou de ser a cidade do Brasil com maior taxa de homicídios. O município foi ultrapassado por Caracaraí (RR), que ocupa agora o primeiro lugar no ranking das cidades brasileiras com maior índice de assassinatos, segundo informou o Mapa da Violência de 2014 que foi divulgado nesta quarta-feira (30). O Brasil bateu recorde de 56,3 assassinatos em um ano, 1,9 acima do índice de 2011. Atualmente, o país é a 7º nação mais violenta do mundo, de acordo com o relatório. Além de Simões Filho, Mata de São João, Itabuna, Porto Seguro, Lauro de Freitas e Itaparica são outras cidades baianas que estão no ranking.

Os números, que são referentes ao ano de 2012, já que é preciso consolidar os registros dos 5,5 mil municípios do país através da comparação, foram retirados do Sistema de Informações de Mortalidade do Ministério da Saúde.

comentários

por Matheus Simoni no dia 30 de Jul de 2014 às 17:20 em Bahia

comentários

Menina morre engasgada com o próprio dente no sul da Bahia
Foto: Reprodução/Ubaitaba Urgente
Uma criança de quatro anos morreu na manhã desta terça-feira (29) após se engasgar com o próprio dente durante um procedimento odontológico, no município de Ubaitaba, a 173 km de Salvador. De acordo com o portal de notícias G1, o coordenador de saúde bucal da cidade, Frederico Monteiro, declarou que a dentista que atendia a menina estava extraindo o dente da criança, quando ele escorregou do alicate e caiu na boca dela. Ela acabou engolindo e engasgou-se. O corpo dela foi enterrado na manhã desta quarta-feira (30). A dentista, que está grávida, entrou em estado de choque e deve ficar afastada. O coordenador não informou quais as medidas devem ser tomadas sobre as atividades dela.

comentários

por Stephanie Suerdieck no dia 30 de Jul de 2014 às 09:41 em Bahia

comentários

Médicos se reúnem e mantêm suspensos os atendimentos pelo Bradesco Saúde
Foto: Metropress
Após uma reunião realizada nesta terça-feira (29), na sede Associação Baiana de Medicina (ABM), os médicos decidiram manter suspensos os atendimentos aos segurados do Bradesco Saúde. Os profissionais suspenderam o atendimento ao plano desde o dia 25 de junho. Vale lembrar que uma ação civil pública foi encaminhada à Justiça do Trabalho pelo Sindicato dos Médicos da Bahia (Sindimed-Ba), na última segunda-feira (28), e uma audiência está marcada para o dia 27 de outubro.

No entanto, para que esta situação não perdure por quase três meses, o Sindimed-Ba também entrou com um pedido de audiência de justificativa. Os médicos reivindicam, principalmente, a atualização dos honorários de acordo com a tabela de Classificação Brasileira de Procedimento e Honorários Médicos (CBHPM).

comentários

por Metro1 no dia 29 de Jul de 2014 às 17:58 em Bahia

comentários

Empresa é acusada de apresentar documento falso em processo licitatório
Foto: Reprodução/Prefeitura de Teixeira de Freitas
A Rádio Metrópole denunciou na semana passada uma irregularidade no processo de licitação da prefeitura de Lauro de Freitas na escolha de uma empresa para prestação de serviço de locação de veículos, a fim de atender as necessidades do município. Na ocasião, a empresa V S DÓRIA & CIA LTDA.-ME, denominada de AISE-BRA Lokar Logistic Ltda. - ME, venceu a disputa, na qual apresentou uma nota fiscal referente à cidade de Teixeira de Freitas.

No entanto, de acordo com documentos apresentados pelo Setor de Fiscalização de Rendas do município do extremo sul baiano, a nota fiscal da AISE-BRA é comprovadamente falsa. O Grupo Metrópole teve acesso a duas notas fiscais praticamente idênticas: uma original, de um serviço que foi realmente prestado à prefeitura, e outra falsa, apresentada pela AISE-BRA no processo licitatório.

A Prefeitura de Lauro de Freitas respondeu à denúncia afirmando que notificou a empresa e que esta contestou o fato. "A Prefeitura entende que o caso é grave, pois envolve suposta prática de crime, e tomará as medidas adequadas dentro de sua competência para esclarecer os fatos", declarou o município na semana passada. O resultado do processo licitatório, porém, está perto de ser homologado, sem que o Município de fato aja.

comentários

Página 3 de 292
BUSCA
Rádio Metrópole
escute ao vivo Escute pelo Media Player Escute pelo Itunes
Seta Jornada Esportiva 14h00 às 18h00
Baixe os aplicativos da Rádio Metrópole
MK ENTREVISTA
21/08/2014
Lira Neto
Jornalista e escritor
21/08/2014
Lídice Da Mata
Vota Bahia - Candidata ao Governo do Estado pelo PSB
20/08/2014
Acm Neto
Prefeito de Salvador
NEWSLETTER
Grupo Metrópole
© Copyright 2013 Rádio Metrópole - Em Salvador, ouça a Rádio Metrópole 101.3 FM e 1290 AM Telefone: 71 3505 5000 | Fax: 71 3505 5040