RSS Facebook Twitter

Bahia

por Júlia Sarmento no dia 18 de Nov de 2014 às 18:54 em Bahia

comentários

Após intoxicação alimentar, mais de 50 operários passam mal em Itabuna
Foto: Reprodução/Secom Itabuna
Cinquenta e quatro operários de uma mesma empresa de construção civil de Itabuna, no sul da Bahia, deram entrada no Hospital de Base da cidade com um quadro de intoxicação hospitalar, na manhã desta terça-feira (18). Os trabalhadores são funcionários da empresa Cidadelle e ficaram em regime de observação até estarem aptos a receberem alta médica. A empresa informou que o serviço de alimentação é prestado por uma empresa tereceirizada e que hoje não foi servido "nada de diferente" do usual.  Em nota explicou que já notificou a empresa Cozinha Industrial LTDA, terceirizada responsável pelo fornecimento da alimentação e afirmou ainda que ainda está semana fará a imediata substituição da empresa que fornece a alimentação dos operários.

comentários

por Júlia Sarmento no dia 18 de Nov de 2014 às 14:53 em Bahia

comentários

Petrobras vai incorporar termelétricas baianas para simplificar estrutura e diminuir custos
Foto: Reprodução/Carol Garcia
Duas empresas de geração de energia baianas serão incorporadas pela Petrobras, com o propósito de simplificar a estrutura societária da empresa. Nesta terça-feira (18), uma nota enviada ao mercado confirmou que o Conselho Administrativo aprovou a proposta de incorporação das subsidiárias integrais Arembepe Energia S.A., que possui a termelétrica de mesmo nome, e Energética Camaçari Muricy I S.A, que opera outra termelétrica, a Muricy I, na reunião da última sexta-feira (14).

A incorporação ainda será submetida à Assembleia Geral Extraordinária, que ainda será convocada. Segundo a nota, a incorporação das sociedades visa simplificar a estruturas societária da estatal, minimizar os custos e "capturar sinergias".

comentários

por Matheus Simoni no dia 17 de Nov de 2014 às 18:33 em Bahia

comentários

Alexi Portela assume vice-presidência da Federação das Indústrias do Estado da Bahia
Foto: Ilustrativa
O atual presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Antônio Ricardo Alvarez Alban, foi eleito nesta segunda-feira (17) para a presidência do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae. Também foram eleitos o executivo de estratégia do Senai/Cimatec, Adhvan Furtado, para a direção da superintendência da instituição; Lauro Ramos para a diretoria técnica e Franklin Santos, funcionário de carreira da casa, como novo diretor administrativo financeiro do Sebrae. 

Com a ida de Carlos Gantois para a 1ª vice-presidência, o ex-presidente do Vitória e atual presidente do conselho fiscal do clube, Alexi Portela, assumiu um dos cargos das quatro vice-presidências da Fieb. Proprietário da Telenge telecomunicações e Engenharia, empresa especializada em montagem de torres e e estações, Portela falou ao site Bocão News que nunca deixou de exercer sua função no ramo das indústrias. "Sempre fui do sindicato das telecomunicações e o futebol era apenas uma paixão", disse o ex-presidente rubro-negro.

Ricardo Alban irá assumir o cargo de presidente do CDE do Sebrae a partir de 2015. Ele deve comandar a equipe pelos próximos quatro anos. "Fieb e Sebrae são parceiros históricos. Estamos focados na interiorização da pequena indústria para favorecer o desenvolvimento econômico do estado. Como presidente do Conselho, vou trabalhar para superar o bom trabalho que vem sendo feito, o que considero um desafio muito grande", afirmou Alban.

comentários

por Júlia Sarmento no dia 17 de Nov de 2014 às 18:00 em Bahia

comentários

Mau tempo faz com que voos sejam cancelados em Vitória da Conquista
Foto: Reprodução
Por causa das chuvas que atingem a região de Vitória da Conquista, quatro voos do aeroporto Pedro Otacílio de Figueiredo foram cancelados nesta segunda-feira (17). Dois voos da empresa Azul Linhas Aéreas, com destino a Belo Horizonte (MG) e Salvador, e os outros dois eram da companhia Passaredo, com destino a capital baiana e São Paulo. A previsão do instituto Climatempo é de que a chuva continue durante o dia. Para a noite, a expectativa é de céu nublado e chuva fraca. A Azul informou que a maioria dos passageiros preferiu pedir reembolso e seguir de ônibus. Já a Passaredo teria reacomodado seus clientes em outro voo. 

comentários

por Júlia Sarmento no dia 17 de Nov de 2014 às 15:11 em Bahia

comentários

Defensoria Pública baiana abre processo administrativo sobre o Enem
Foto: Divulgação
A Defensoria Pública da União (DPU) na Bahia abriu um processo administrativo na última sexta-feira (14) para apurar os critérios utilizados para a seleção das escolas onde foram aplicadas as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Por meio de um ofício, o DPU-BA solicitou informações sobre estes procedimentos ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). 

Segundo o defensor federal Átila Ribeiro Dias, a medida tem o objetivo de verificar se o instituto proporcionou as mesmas condições para todos os candidatos ou se beneficiou ou prejudicou alguns estudantes. Dias afirmou que os candidatos devem ser alocados em escolas próximas de suas residências, com amplo fornecimento de transporte coletivo, além das instalações e condições estruturais dos estabelecimentos. A Defensoria pode ajuizar uma ação civil pública na Justiça Federal caso seja comprovado que o Enem não ofereceu igualdade de condições para os candidatos.

comentários

por Matheus Morais no dia 17 de Nov de 2014 às 13:48 em Bahia

comentários

Prefeito de Caturama sofre acidente na BR-242 neste domingo
Foto: Blog do Sigi Vilares
O prefeito da cidade de Caturama, no sudoeste do estado, Hugo Mendonça (PTB), sofreu um acidente na BR-242, próximo à Barreiras. Segundo o blog do Sigi Vilares, a caminhonete em que Mendonça estava, junto com a esposa, capotou na noite de domingo (16). O prefeito, que dirigia o carro, perdeu o controle da direção e o veículo parou em um muro às margens da rodovia. O casal teve ferimentos e foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) para uma unidade de saúde da cidade.

comentários

por João Brandão no dia 16 de Nov de 2014 às 16:36 em Bahia

comentários

Após justiça barrar menores de show, adolescentes recebem dinheiro de volta
Foto: Reprodução / Fabiano Silva / Agencia Fred Pontes
A produtora responsável pelo show de Ivete Sangalo, em Irecê, na última sexta-feira (14), a Plataforma Promoções e Eventos, garantiu que vai devolver o dinheiro dos ingressos aos menores de 18 anos que foram proibidos pela justiça de entrar na festa.

Em entrevista ao site Irece Repórter, a produtora informou que os pais e menores devem procurar a Central de Vendas a partir da próxima segunda-feira (17), no Shopping Fiste, com documento de identidade.

Entenda o caso

A juíza Elizabeth de Sena Sales Maia, titular da 1ª Vara Criminal da Infância e da Juventude de Irecê, impediu que jovens menores de idade fossem ao show de Ivete Sangalo mesmo acompanhados dos pais.  O documento com a proibição foi expedido no mesmo dia do evento. Não se sabe quais foram as motivações da juíza para realizar a proibição. A decisão impactou no número de pessoas que foram ao show, causando prejuízo aos produtores.

comentários

por Júlia Sarmento no dia 15 de Nov de 2014 às 18:45 em Bahia

comentários

Operação "Obra Legal" vistoria imóveis de alto padrão em Salvador e RMS
Foto: Divulgação

Uma operação foi iniciada neste sábado (15) pela Receita Federal em Salvador e região metropolitana. O objetivo da operação é saber se as contribuições previdenciárias de imóveis de alto padrão estão de acordo com o que foi declarado pelos donos das construções. Intitulada de "Obra Legal", terá a ação de agentes da Receita sobrevoando, neste sábado e também no domingo (16), um trecho de 70 quilômetros.


Os dados obtidos durantes os sobrevoos serão cruzados com informações que constam nas declarações prestadas ao órgão, dados coletados junto às prefeituras e fotos de satélites previamente analisadas. Segundo Romeu Queiroz, superintendente da RF, o objetivo é fazer com que o contribuinte dono de construções de alto padrão procure espontaneamente o órgão para regularizar a situação.


"Este contribuinte tem até o fim do ano para fazer isso espontaneamente. Se não fizer, a partir de janeiro, ele vai receber uma intimação da Receita Federal, vai ter que pagar essa contribuição, e uma multa que pode variar de 75% a 225%", afirma.

comentários

por Júlia Sarmento no dia 15 de Nov de 2014 às 16:51 em Bahia

comentários

Juíza proíbe adolescentes de Irecê a entrarem em show de Ivete Sangalo
Foto: Reprodução/Fabiano Silva/Agencia Fred Pontes
Uma decisão inesperada de uma juíza impediu que jovens menores de idade fossem a show de Ivete Sangalo mesmo acompanhados dos pais. Elizabeth de Sena Sales Maia, titular da 1ª Vara Criminal da Infância e da Juventude de Irecê, determinou que menores de 18 anos não poderiam entrar no show da cantora baiana realizado na última sexta-feira (14). Segundo o site Irecê Repórter, o documento com a proibição foi expedido no mesmo dia do evento. Não se sabe quais foram as motivações da juíza para realizar a proibição. A decisão impactou no número de pessoas que foram ao show, causando prejuízo aos produtores.

comentários

por João Brandão no dia 15 de Nov de 2014 às 11:59 em Bahia

comentários

Ministério fiscaliza teor de suco de fruta ou polpa em bebidas não alcoólica
Foto: Ilustrativa
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento promoveu uma nova regra que entrará em vigor a partir de 12 de dezembro: será obrigatório informar os percentuais de ingredientes nos rótulos de bebidas não alcóolicas.

"Essa exigência vai ser enquadrada na nossa rotina de fiscalização. Além disso, a gente está estudando a possibilidade de criar uma força-tarefa para fiscalizar os rótulos de bebidas. Quando a gente verifica irregularidade, lavra auto de infração. A depender da irregularidade, além de multa pode haver fechamento do estabelecimento, destruição do rótulo", explicou o chefe da Divisão de Bebidas da pasta, Marlos Vicenzi, à Agência Brasil.

comentários

por Matheus Simoni no dia 14 de Nov de 2014 às 09:43 em Bahia

comentários

Acordo entre sindicatos autoriza abertura do comércio no feriado em Feira de Santana
Foto: Reprodução/Acorda Cidade
O comércio de Feira de Santana funcionará normalmente no feriado do dia 15 de novembro. Os presidentes dos sindicatos do patronato e dos empregados do coméricio assinaram um acordo que autoriza a abertura das lojas neste sábado, feriado nacional de proclamação da República. De acordo com a proposta assinada nesta semana, as lojas vão poder abrir das 9 às 14h, mediante pagamento de bonificação dos empregados no mesmo dia trabalhado. Entretanto, a decisão de abertura das lojas por parte das empresas é facultativa. Os vales-transportes também deverão ser pagos pelas empresas e as horas extras, segundo o acordo, deverão obedecer a convenção coletiva (CCT 2013/2014) na cláusula décima terceira e quinquagésima primeira.

comentários

por Júlia Sarmento no dia 13 de Nov de 2014 às 19:32 em Bahia

comentários

Sinal amarelo para o axé! Com dificuldades financeiras, Pré-Caju 2015 é cancelado
Foto: Reprodução
Um anúncio feito nesta quinta-feira (13) pela Associação Sergipana de Blocos e trios (ASBT) deixou muitas pessoas tristes. O Pré-Caju 2015 não será realizado por dificuldades financeiras. Os organizadores comentaram que essa é uma decisão "dura, triste e sofrida", mas responsável. A festa é realizada há 23 anos e é considerada uma das maiores prévias do carnaval. "Fica agora um sentimento de gratidão e muito trabalho a fazer porque vamos correr atrás de organizarmos o Pré-Caju 2016 em um circuito fechado. Infelizmente aqui não é do mesmo jeito que Salvador onde o poder público cuida de tudo e o empresário só tem a preocupação de conseguir patrocínio para a banda ou camarote", lamenta Fabiano Oliveira, um dos organizadores do evento.

Mas errou quem achou que os que adoram a festa ficariam sem motivos para festejar. Fabiano Oliveira anunciou que será realizado o "Sergipe Fest Verão" com bandas que tinham contrato fechado e tocariam no Pré-Caju. O evento durará dois dias e atenderá o público sergipano e os turistas que já haviam se programado para o Pré-Caju.  

comentários

por Matheus Morais no dia 13 de Nov de 2014 às 12:38 em Bahia

comentários

Bandidos explodem caixas eletrônicos em Caetité nesta quinta-feira
Foto: Reprodução/ Sudoeste Bahia
Dois caixas eletrônicos do Bradesco foram explodidos por bandidos na cidade de Caetité, na madrugada desta quinta-feira (13). De acordo com a policia, uma falha evitou que a explosão destruísse completamente os dois equipamentos atingidos, impedindo os bandidos de levarem o dinheiro. Segundo o site Sudoeste Bahia, os bandidos aproveitaram o barulho de trovões e chuva para realizar a ação. Essa é a 13º ocorrência contra agências bancárias neste mês, segundo levantamento do Sindicato dos Bancários.

comentários

por Stephanie Suerdieck no dia 13 de Nov de 2014 às 10:15 em Bahia

comentários

Servidores do judiciário da Bahia paralisam as atividades na próxima quinta-feira
Foto: Divulgação
Os servidores do judiciário da Bahia vão paralisar as atividades na próxima quinta-feira (20). A categoria protesta contra o descaso do Tribunal de Justiça com relação aos direitos dos servidores. As mobilizações pretendem conseguir a adesão do maior número de trabalhadores. Durante a paralisação, que é a segunda da categoria em dois meses, deve trabalhar somente 30% do efetivo do judiciário, que corresponde ao plantão judiciário.

comentários

por Stephanie Suerdieck no dia 13 de Nov de 2014 às 10:02 em Bahia

comentários

Cadastro Eleitoral será reaberto com biometria em Salvador no próximo dia 24
Foto: Ilustrativa
O Cadastro Eleitoral - banco de informações sobre os eleitores - será reaberto na próxima segunda-feira (17) em Feira de Santana e Vitória da Conquista. Já em Salvador, o procedimento será realizado a partir do dia 24 de novembro. Com a medida, mais de 2,5 milhões de eleitores das três cidades voltam a contar com as operações de alistamento eleitoral, 2ª via do título, alteração de dados pessoais ou do local de votação e mudança de município. Na capital baiana, os serviços ficam disponíveis na sede do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), postos dos SACs Barra, Cajazeiras e Periperi, e na Casa da Justiça e Cidadania (CJC). 

comentários

Página 3 de 313
BUSCA
Rádio Metrópole
escute ao vivo Escute pelo Media Player Escute pelo Itunes
Seta

Não há programação no ar

Baixe os aplicativos da Rádio Metrópole
MK ENTREVISTA
26/11/2014
Neif Musse
Médico cardiologista e geriatra
26/11/2014
Pedro Simon
Senador
25/11/2014
Nestor Mendes
Jornalista e Escritor
NEWSLETTER
Grupo Metrópole
© Copyright 2013 Rádio Metrópole - Em Salvador, ouça a Rádio Metrópole 101.3 FM e 1290 AM Telefone: 71 3505 5000 | Fax: 71 3505 5040