RSS Facebook Twitter

Bahia

por Carolina Lemos no dia 18 de Jul de 2014 às 19:00 em Bahia

comentários

"Era um romancista de primeira", declara escritor Affonso Romano sobre João Ubaldo
Foto: Divulgação
A morte do escritor baiano João Ubaldo Ribeiro chocou e entristeceu todos que o conheciam e o admiravam. É o caso do também escritor Affonso Romano de Sant'anna, amigo particular do autor de Viva o Povo Brasileiro. Em seu comentário veiculado pela Rádio Metrópole, o mineiro afirmou João Ubaldo "já faz falta". "Acompanhei a carreira dele mais ou menos desde o princípio, quando era crítico da Revista Veja nos anos 70. Acompanhei esse contador de histórias incrível", relembrou Romano.

"Ele tinha um bom humor, uma capacidade de reunir pessoas de uma maneira divertida", declarou o amigo. Além disso, Affonso Romano citou uma característica do escritor baiano que considera "muito interessante": "ele exercitava a escrita na própria vida e fazia parecer que as coisas aconteciam por acaso". Romano aproveitou o momento para comparar o ocupante da cadeira 34 da Academia Brasileira de Letras a escritores como Franz Kafka e Ernest Hemingway que, assim como João Ubaldo, "escreveram livros que contam uma fábula humana e transcendental". "Era um romancista de primeira", concluiu o comentarista.

Ouça o áudio completo.
 

Áudio:



"Era um romancista de primeira", declara escritor Affonso Romano sobre João Ubaldo

comentários

por Maria Dominguez no dia 18 de Jul de 2014 às 18:03 em Bahia

comentários

Caminhão quebra e deixa BR-324 congestionada
Foto: Waldo Silva/Moto-repórter
O trânsito fica completamente congestionado na BR-324 no fim da tarde desta sexta-feira (18) devido a um ônibus que quebrou na pista, no sentido Feira de Santana, na altura do Calabetão. Segundo leitores do Metro1, há engarrafamento também no sentido Salvador, no trencho entre Santo Amaro até o Acesso Norte. Além disso, os motoristas encontram lentidão para trafegar pela BA-099 (Estrada do Coco) na altura de Lauro de Freitas. 

comentários

por Stephanie Suerdieck no dia 18 de Jul de 2014 às 08:09 em Bahia

comentários

CCR Metrô Bahia fará retirada de rocha às margens da BR-324 neste domingo
Foto: Ilustrativa
A CCR Metrô Bahia fará um procedimento de desmonte de rocha, com uso de explosivos, a partir das 11h deste domingo (20). A intervenção acontece para dar continuidade às obras de construção da via do metrô, entre as estações Retiro e Pirajá. A rocha está às margens da pista da rodovia no sentido Salvador. Para a realização do serviço, a área em um raio de 100 metros, com 142 imóveis, precisará ser evacuada a partir das 8h. Os moradores da região foram notificados e orientados a permanecerem nos postos de acolhimento e recreação montados pela concessionária e o retorno às casas só poderá ocorrer às 12h.
 
O tráfego será interrompido das 10h30 às 11h30, nos dois sentidos da BR-324. Os motoristas que chegam à cidade de Salvador terão como alternativa o desvio para o Retiro, na saída da Avenida Barros Reis. Já para quem sai da capital baiana, pegará o pela via marginal de acesso à Avenida Luis Eduardo Magalhães.

comentários

por Carolina Lemos no dia 17 de Jul de 2014 às 17:50 em Bahia

comentários

Quadrilha é suspeita de explodir dois caixas eletrônicos no interior do estado
Foto: Reprodução/Voz da Bahia
Uma quadrilha é suspeita de ter explodido dois caixas eletrônicos durante a madrugada desta quinta-feira (17), em duas cidades diferentes. De acordo com a polícia, os ataques aconteceram por volta de 2h30, em Dom Macedo Costa e Conceição do Almeida. A delegada de Armagosa, Silvânia Sobral Gomes, que cuida do caso afirmou que a primeira explosão aconteceu no município de Dom Macedo Costa e, cerca de dez minutos depois, o segundo ataque foi realizado. "É provável que tenha sido a mesma quadrilha, mas provavelmente não as mesmas pessoas, porque não daria tempo para elas chegarem lá", explicou.

Na primeira cidade onde aconteceu o ato criminoso, houve participação de pelo menos cinco pessoas que usaram um carro branco para explodir um terminal do Bradesco. Antes do ataque, os homens esvaziaram os pneus de uma viatura da Polícia Militar local e, durante a fuga, atiraram em um posto policial. Ainda segundo a delegada, dois policiais estavam de plantão quando o local foi alvo dos disparos. O grupo fugiu em direção à BR-101. Em Conceição do Almeida, cinco homens participaram da ação.

Nenhum dos envolvidos nas explosões nas duas cidades foi encontrado.

comentários

por Matheus Morais no dia 17 de Jul de 2014 às 12:06 em Bahia

comentários

Após ataque de bandidos, SSP se instala em Amargosa; secretário faz reunião
Foto: Metropress (arquivo)
Após a queima de carros, casas e liberação de presos na cidade de Amargosa, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) adotou providências para retomar a normalidade no município. O secretário Maurício Teles Barbosa se reúne com autoridades da cidade. O diretor do Departamento de Polícia do Interior (Depin), delegado Moisés Damasceno, e a corregedora-chefe da Corregedoria da Polícia Civil (Correpol), delegada Heloísa Campos de Brito, estão no município para apurar os fatos.

comentários

por Stephanie Suerdieck no dia 16 de Jul de 2014 às 11:44 em Bahia

comentários

Esquema de fraude em restituição do Imposto de Renda é desarticulado na Bahia
Foto: Ilustrativa
A Receita Federal, a Polícia Federal e o Ministério Público Federal realizam nesta quarta-feira (16), em Salvador, uma operação de combate ao esquema de fraude em mais de duas mil declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física. A Superintendência Regional da Receita Federal informou que devem ser cumpridos dois mandados de busca e apreensão na residência e no escritório de um contador.

Segundo as investigações, a fraude nas declarações consiste na inclusão de falsas despesas médicas, odontológicas e de instrução do grupo de contribuintes que contratou os serviços de um mesmo contador. Os contribuintes apresentavam recibos e notas fiscais falsas, produzidas pelo próprio contador.



comentários

por Matheus Morais no dia 16 de Jul de 2014 às 10:16 em Bahia

comentários

Terra de ninguém! Moradores da cidade de Maragojipe vivem noite de terror
Foto: Reprodução/ Maragojipe Agora
A cidade de Maragojipe, no Recôncavo do estado, viveu uma verdadeira noite de terror nesta terça-feira (15). Moradores dos bairros do Japão e Cruzeiro sofreram com disparo de tiros, bombas, além de presenciarem  o incêndio de uma casa. Segundo relatos, um homem encapuzado, que portava uma arma, caminhava de um lado para o outro, assustando os moradores. Com todo o terror, a polícia não apareceu para tentar solucionar a situação. Pode isso, prefeita Vera da Saúde?

comentários

por Stephanie Suerdieck no dia 16 de Jul de 2014 às 09:28 em Bahia

comentários

Quatro aeroportos da Bahia recebem caminhões contra incêndio
Foto: Reprodução
Os aeroportos de Barreiras, Vitória da Conquista, Ilhéus e Paulo Afonso receberam caminhões de combate a incêndio da Secretaria de Aviação Civil (SAC). Os seis novos veículos vão garantir a segurança das operações e dos passageiros que circulam pelo interior baiano. Pelo menos 700 mil pessoas serão beneficiadas e o investimento passa de R$ 9,5 milhões. Além dos caminhões, os aeródromos ainda receberão outras melhorias com recursos do "Programa de Investimento em Logística: Aeroportos".
 
Os caminhões contra incêndio aeroportuário recebidos pelos terminais são os mais modernos do mercado. Cada um tem capacidade de armazenar 6,1 mil litros de água e 780 litros de espuma. No total, a SAC investirá cerca de R$548 milhões no desenvolvimento dos aeroportos regionais da Bahia.

comentários

por Stephanie Suerdieck no dia 16 de Jul de 2014 às 09:13 em Bahia

comentários

TRE-BA se reúne com a Sucom para discutir combate à propaganda eleitoral irregular
Foto: Divulgação / TRE-BA
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), através da Coordenadoria de Eleições do Órgão, promoveu, nesta terça-feira (15), uma reunião com o presidente da Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo (Sucom), Silvio Pinheiro, e com os Procuradores Chefes do Município, Luciana Vieira Lopes e Eduardo Vaz Porto. O encontro discutiu sobre o poder de polícia na fiscalização da propaganda eleitoral, a ser exercido, em Salvador, pelas 1ª e 6ª Zonas Eleitorais.
 
Assim como nas eleições anteriores, foram debatidas alternativas para o recolhimento de placas, cavaletes, faixas e cartazes em discordância com a legislação eleitoral em vigor. A Sucom vai operacionalizar a ação através do fornecimento de pessoal e veículos que irão apoiar os servidores da Justiça Eleitoral durante as ações de fiscalização.
 

comentários

por Stephanie Suerdieck no dia 16 de Jul de 2014 às 09:02 em Bahia

comentários

Hospital Octávio Mangabeira realiza primeira cirurgia torácica com vídeo pelo SUS na Bahia
Foto: Divulgação / Ascom Sesab
A primeira cirurgia torácica por videolaparoscopia da rede SUS na Bahia foi realizada nesta terça-feira (15), no Hospital Especializado Octávio Mangabeira (HEOM). A unidade é ligada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e referência no tratamento de doenças respiratórias. A cirurgia, chamada de lobectomia videoassistida, durou duas horas e foi realizada em uma paciente de 56 anos, para a retirada de um nódulo pulmonar.

A cirurgia torácica vídeo assistida representa um avanço em relação à segurança do paciente, redução de custos cirúrgicos e da internação hospitalar, além de menor risco de sangramento, se comparada com a intervenção tradicional, conhecida como cirurgia aberta.

comentários

por Carolina Lemos no dia 15 de Jul de 2014 às 20:00 em Bahia

comentários

Turistas baianos ocupam terceiro lugar em número de brasileiros na Copa
Foto: Reprodução/UOL
O turismo no Brasil durante a Copa do Mundo foi movimentada não só por estrangeiros, mas também por muitos brasileiros. Segundo uma pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo, cerca de 3 milhões de brasileiros viajaram por todo país. Entre eles, 67,2% visitaram destinos que ainda não conheciam. A Bahia ficou em terceiro lugar entre os estados que mais enviaram visitantes, com 220.021 pessoas, atrás apenas de São Paulo (858.825) e Rio de Janeiro (260.527). Em entrevista ao Folha de São Paulo, o ministro do Turismo, Vinícius Lages, afirmou que "os brasileiros são a grande força do turismo nacional. Ao se movimentarem pelo país, geram renda e empregos, desenvolvendo o setor".

A pesquisa avaliou também estádios e infraestrutura turística de acordo com a opinião dos brasileiros. Os quesitos receptividade e atendimento foram os que receberam as melhores avaliação nas cidades-sede, com 90,5% de satisfação. No quesito limpeza, as capitais obtiveram o índice mais baixo, com 70,3% de avaliação positiva. Uma média de 92% foi dada aos estádios, que receberam uma média de 92% de avaliação positiva, entretanto, a alimentação desagradou, com apenas 31,2% de satisfação. Foram entrevistados cerca de 6.038 brasileiros nas proximidades dos estádios, Fan Fest, aeroportos, rodoviárias e atrativos turísticos.

comentários

por Maria Dominguez no dia 15 de Jul de 2014 às 17:00 em Bahia

comentários

Curso gratuito de inglês tem inscrições abertas até esta quarta-feira
Foto: Reprodução/Marina Silva
O curso gratuito de inglês da Cidade do Saber, em Camaçari, encerra as inscrições nesta quarta-feira (16) às 18h. Serão disponibilizadas 175 vagas para o turno vespertino e 40 para o noturno. Moradores de Camaçari que tenham entre 15 e 24 anos podem se inscrever. Além disso, os candidatos devem ter estudado pelo menos dois anos do ensino médio na rede pública de ensino. 

Os interessados devem comparecer na Secretaria de Cursos das 8h às 12h e das 13h às 18h. As inscrições também podem ser feitas na internet, através do  site da Cidade do Saber. Os candidatos deverão passar por uma prova classificatória de língua portuguesa, que será realizada na próxima segunda-feira (21) às 15h e às 18h. O resultado será divulgado na semana seguinte.

comentários

por Carolina Lemos no dia 15 de Jul de 2014 às 15:00 em Bahia

comentários

Em disputa eleitoral na Bahia, municípios menores têm 66% do potencial dos votos
Foto: Ilustrativa
Os seis candidatos ao cargo de governador da Bahia disputam, nas eleições deste ano, 10.185.416 milhões de votos, de acordo com dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Pelo menos em 407 dos 417 municípios do estado estão concentrados 6.749.352 milhões de eleitores, representando 66,2% do total. Nestas cidades, o número de pessoas com título regularizado varia entre 97.482 mil, em Teixeira de Freitas, e 2.771 mil, em Catolêndia. "Em uma eleição proporcional, geral, esses municípios representam um eleitorado mais importante até do que o total de outros estados. A Bahia é tão grande que esses municípios não podem ser desprezados. Todo município é um voto em potencial", conta Maurício Amaral, coordenador de Eleições do TRE.

De acordo com Amaral, embora a representação das pequenas cidades seja grande no pleito estadual, a participação nas eleições municipais tem, normalmente, mais adesão da população. "Isso não há dúvida e é mais verdade quanto menor é o município, porque os interesses são mais imediatos", apontou. Já as 10 cidades restantes (do total de 417), localizadas em diferentes regiões da Bahia, concentram o número massivo de eleitores em seu território. Dentre elas, a mais expressiva é Salvador que possui 4.692 seções nas 20 zonas, abrigando 1.923.899 milhões de eleitores. Juntas, estes 10 municípios correspondem a 3.436.064 milhões de pessoas aptas a votar. Tal número representa, aproximadamente, 33,73% do potencial de votos do estado.

comentários

por Stephanie Suerdieck no dia 15 de Jul de 2014 às 09:53 em Bahia

comentários

Depois de 18 dias, energia na sede dos Correios é restabelecida até o terceiro andar
Foto: Reprodução / Correio
Depois de 18 dias sem luz, a energia elétrica foi restabelecida somente até o terceiro andar do edifício sede dos Correios, no bairro da Pituba. O defeito técnico em um setor elétrico no imóvel deixou o local sem luz desde o dia 27 de junho. Nos demais andares, a energia deve voltar ao normal gradativamente. De acordo com comunicado feito pelo órgão, nesta segunda-feira (14), o Centro de Triagem de Cartas volta a funcionar normalmente nesta terça-feira (15).

Com o objetivo de suprir a grande demanda, um mutirão foi realizado no último fim de semana, quando toda a carga de encomendas e 80% das correspondências foram despachadas.

comentários

por Stephanie Suerdieck no dia 15 de Jul de 2014 às 08:56 em Bahia

comentários

Wagner destaca a Copa do Mundo no Conversa com o Governador desta terça-feira
Foto: Divulgação / Secom BA
A Copa do Mundo FIFA de 2014 no Brasil foi o principal assunto tratado pelo governador Jaques Wagner, nesta terça-feira, no programa "Conversa com o Governador". Wagner destacou que o mundial, apontado pela imprensa internacional como a 'Copa das Copas', foi um sucesso principalmente para a Bahia, que teve a Arena Fonte Nova escolhida pelos torcedores como o melhor estádio. "Desde os operários que trabalharam na construção da Arena Fonte Nova, os engenheiros... Todo mundo que trabalhou na manutenção do estádio, os voluntários que trabalharam aqui, todo mundo da imprensa baiana, a todos eles meus parabéns, porque realmente a Bahia foi destaque internacional, reconhecida por toda imprensa internacional como a maior alegria, a maior hospitalidade".

Wagner falou, ainda, sobre a Arena Fonte Nova. "Especificamente sobre o funcionamento do estádio, ganhamos nota 9,6 em dez; fomos o primeiro lugar na avaliação geral, no item segurança; o metrô, que funcionou sempre nos dias dos jogos, para alegria da nossa gente".

Ouça abaixo as declarações do governador:


 

Áudio:



Wagner destaca a Copa do Mundo no Conversa com o Governador desta terça-feira

comentários

Página 3 de 288
BUSCA
Rádio Metrópole
escute ao vivo Escute pelo Media Player Escute pelo Itunes
Seta Roda baiana 13h00 às 14h00
Baixe os aplicativos da Rádio Metrópole
MK ENTREVISTA
25/07/2014
Marielza Brandão
Juíza e presidente da AMAB
24/07/2014
Sebastião Nery
Jornalista, escritor e comentarista Político
24/07/2014
Ruy Castro
Jornalista e escritor
NEWSLETTER
Grupo Metrópole
© Copyright 2013 Rádio Metrópole - Em Salvador, ouça a Rádio Metrópole 101.3 FM e 1290 AM Telefone: 71 3505 5000 | Fax: 71 3505 5040