RSS Facebook Twitter

por Matheus Simoni no dia 19 de Abr de 2015 às 17:33 em Esportes

comentários

Tenista pernambucana quebra tabu de 27 anos e conquista título
Foto: Reprodução/Leonardo Muñoz/EFE
A atleta pernambucana Teliana Pereira quebrou um tabu de 27 anos ao derrotar a cazaque Yaroslava Shvedova por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (2) e 6/1, na final do WTA de Bogotá neste domingo (19). A última vez que o torneio havia sido conquistado por uma tenista brasileira foi em 1988, quando Niege Dieas venceu a edição do WTA disputado em Barcelona. Com o resultado, o Brasil vai voltar ao top 100 do mundo no ranking da WTA que deve ser divulgado nesta segunda-feira (20).

comentários

por Matheus Simoni no dia 19 de Abr de 2015 às 17:01 em Bahia

comentários

Casal de presos é morto em incêndio em posto policial no interior da Bahia
Foto: Reprodução/Edvaldo Alves/Liberdadenews
Um casal de presos morreu durante um incêndio ocorrido nas celas onde estavam custodiados no Posto da Polícia Militar de Taquarinha, distrito do município de Mucuri, a cerca de 780 quilômetros de Salvador. O acidente, ocorrido no último sábado (18), foi no mesmo dia da apreensão das vítimas. 

De acordo com o site Teixeira News, as vítimas eram uma mulher, identificada como Ilza Rodrigues de Matos, de 33 anos e um homem conhecido por "Jabuti", e morreram fruto de queimaduras e asfixia ocasionada pela fumaça do incêndio. 

"Os policiais tinham localizado o casal saindo da casa da mulher. O homem foi preso com uma quantia de maconha prensada durante a abordagem. E com a mulher foi encontrada uma peixeira [faca] e um cachimbo de PVC. A mulher informou aos policiais que havia adquirido a droga na mão de um traficante que estaria na região. Ela ainda tentou fugir, mas os policias conseguiram prender os dois nas celas do posto, e saíram em diligência para capturar o traficante suspeito" relatou o delegado substituto da cidade, Maderson Dias, ao site G1.

comentários

por Matheus Simoni no dia 19 de Abr de 2015 às 16:34 em Bahia

comentários

Tiroteio deixa seis pessoas baleadas em bar de Vitória da Conquista
Foto: Reprodução/Blitz Conquista
Seis pessoas foram baleadas em um tiroteio na madrugada deste domingo (19), no bar Alto Maron, na cidade de Vitória da Conquista. De acordo com testemunhas que estavam no local, dois homens em uma moto teriam passado pelo estabelecimento e efetuado os disparos. Dois adolescentes de 15 e 17 anos estão entre as vítimas. 

Segundo o major Fernando Leite, comandante da 77ª CIPM, de Conquista, dos seis baleados, quatro tem envolvimento com o tráfico de drogas. A polícia acrescenta que o alvo dos tiros era uma das vítimas, de prenome Isac. As vítimas foram encaminhadas para Hospital de Base, mas o estado de saúde delas não foi divulgado.

comentários

por Matheus Simoni no dia 19 de Abr de 2015 às 16:05 em Política

comentários

Em fórum na Bahia, FHC contradiz PSDB sobre impeachment: 'Precipitado'
Foto: Reprodução/Estadão Conteúdo
Na contramão do que pensa o PSDB, o ex-presidente tucano Fernando Henrique Cardoso afirmou que propor um impeachment da presidente Dilma Rousseff seria uma "precipitação". FHC participou de um seminário ao lado de outros ex-presidentes latino-americanos no Fórum de Comandatuba, ilha localizada no município de Ua, no Sul da Bahia. Para ele, "não faz sentido" especular sobre impeachment sem que existam provas concretas ou decisões judiciais sobre irregularidades cometidas pela presidente.

"Impeachment não pode ser tese. Ou houve razão objetiva ou não houve razão objetiva. Quem diz se é objetiva ou não é a Justiça, a polícia, o tribunal de contas. Os partidos não podem se antecipar a tudo isso, não faz sentido", declarou o tucano. "Você não pode fazê-lo fora das regras da democracia, tem que esperar essas regras serem cumpridas. Qualquer outra coisa é precipitação."

Recentemente, a oposição, liderada pelo senador Aécio Neves (PSDB-MG), afirmou que irá agir de forma conjunta para levar a questão do impeachment adiante. Cinco partidos: PSDB, DEM, PPS, PV e SD aderiram ao coro e vão aguardar um estudo jurídico encomendado pelos tucanos e juristas como Miguel Reale Júnior para decidir se vão ingressar com o pedido de impeachment na Câmara.

comentários

por Matheus Simoni no dia 19 de Abr de 2015 às 15:31 em Esportes

comentários

Lewis Hamilton vence GP do Bahrein e dispara na liderança do Mundial
Foto: Reprodução/AFP
O inglês Lewis Hamilton venceu o Grande Prêmio do Bahrein de Fórmula 1, realizado neste domingo (19), após liderar quease que de ponta a ponta durante toda a corrida. Com o triunfo, o piloto abriu nova vantagem na liderança do campeonato. Hamilton lidera com 93 pontos, seguido de Nico Rosberg, com 66, e Sebastian Vettel, com 65. O brasileiro Felipe Massa terminou a corrida em 10º lugar, enquanto o outro piloto do Brasil, Felipe Nasr, chegou em 12º.

comentários

por Matheus Simoni no dia 19 de Abr de 2015 às 15:01 em Política

comentários

Macelo Nilo nega que PDT vá deixar base do governo Dilma
Foto: Tácio Moreira/Metropress
O deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Marcelo Nilo (PDT), negou que o partido irá deixar a base do governo da presidente Dilma Rousseff (PT). Recentemente, a legenda deixou a base governista na Bahia após tentar apoiar, simultaneamente, o governador Rui Costa (PT) e a Prefeitura de Salvador. Nilo afirmou que, em conversa com o presidente nacional da agremiação, Carlos Lupi, ficou assegurado que a sigla continuará na base de Dilma. "Isso não vai acontecer de fato. O PDT vai continuar na base de Dilma, eu conversei com o presidente Carlos Lupi e ele me garantiu", afirmou.

comentários

por Matheus Simoni no dia 19 de Abr de 2015 às 14:31 em Cidade

comentários

Rodoviários anunciam paralisação em protesto contra morte de cobrador
Foto: Reprodução/Marina Silva/Correio*
Após a morte do cobrador Everaldo de Oliveira Silva, de 62 anos, rodoviários da capital baiana vão paralisar as atividades por uma hora neste domingo (19). O protesto ocorre às 17h, no mesmo horário do enterro do trabalhador que foi morto após populares incendiarem um ônibus no bairro da Ribeira, no último dia 3 de abril. Everaldo teve 75% do corpo queimado durante o ato e acabou morrendo por volta das 4h da manhã deste domingo. "É um ato de solidariedade ao nosso companheiro", disse o presidente do sindicato dos Rodoviários, Hélio Ferreira, em entrevista ao site Correio24horas.

comentários

por Ticiane Bicelli no dia 19 de Abr de 2015 às 14:00 em Política

comentários

"Pense no absurdo, na Bahia há precedente"; Saul Quadros homenageia Otávio Mangabeira
Foto: Reprodução
O comentarista da Rádio Metrópole e ex-presidente da OAB-BA, Saul Quadros Filho, fez uma homenagem ao ex-governador da Bahia, Otávio Mangabeira, em seu comentário nesta segunda-feira (20). Otávio Mangabeira, que nasceu em Salvador no dia 27 de agosto de 1886, foi responsável por grandes realizações quando governador, como o Fórum Rui Barbosa, o Estádio da Fonte Nova, a Avenida Centenário, a estrada Pituba-Itapoã (atual Avenida Otávio Mangabeira), o Hotel da Bahia, a total recuperação dos hospitais Juliano Moreira e Couto Maia, além de mais de 260 prédios escolares no estado.

Saul Quadros relembrou a trajetória do político que em 1907 foi eleito vereador de Salvador. "Otávio Mangabeira exerceu cargo de deputado federal por sete vezes, foi ministro das Relações Exteriores do governo Washington Luiz, cuja passagem pelo Itamaraty ficou marcada por um trabalho fecundo para a diplomacia brasileira. Foi membro da Academia de Letras do Brasil, governador da Bahia e senador. Otávio foi obrigado a exilar-se por duas vezes, deixando o Brasil em 1930, após o golpe político que levou Getúlio Vargas a presidência do Brasil, e depois em 1937, quando da implantação do denominado Estado Novo", relembrou.

O comentarista relatou o período em que Mangabeira ficou exilado e que se mantinha, corajosamente, na oposição a Getúlio Vargas. "Ele morou por 10 anos na Itália, França e nos Estados Unidos, de onde, através de cartas e manifestos publicados pela imprensa, denunciava as mazelas do governo. Em maio de 1939, Mangabeira, que estava em Paris, conclamava os brasileiros através de manifestos: "unam-se em todo Brasil as forças democráticas para a defesa do patrimônio comum e das liberdades públicas", denunciando que no governo existia a maior onda de corrupção e suborno que a república jamais tinha visto", conta Saul Quadros. Nesse período de subordinação do governo da Bahia ao regime getulista, Otávio Mangabeira ficou marcado pela exclamação "pense no absurdo, na Bahia há precedente".

Confira o comentário completo:
 

Áudio:



"Pense no absurdo, na Bahia há precedente"; Saul Quadros homenageia Otávio Mangabeira

comentários

por Bárbara Silveira no dia 19 de Abr de 2015 às 13:30 em Política

comentários

Governo vai lançar programa de concessão em maio, afirma ministro
Foto: Divulgação/Agência Brasil
O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, afirmou no último sábado (18), durante a reunião do Fundo Monetário Internacional, em Washington, que o governo brasileiro planeja lançar em maio um novo programa de concessões de infraestrutura.   "Nosso plano é apresentar, nas próximas semanas ou meses, uma visão global das áreas que estão disponíveis para concessões. Isso toma tempo. Alguns dos programas estão mais avançados, outros menos. As pessoas podem esperar uma visão geral. Provavelmente, em algum momento em maio, devemos ter isso pronto", disse durante entrevista coletiva.   

Ainda segundo Levy, é importante ter mecanismos para financiar os projetos e que, para isso, está sendo feito um acordo com o Banco Mundial (Bird). "Agora, o que a gente precisa fazer é desenvolver mecanismos de financiamento, que permitam ligar a demanda à oferta. Vários fóruns discutiram isso. O Brasil tem uma grande vantagem. O tamanho do nosso mercado, com mercado de capitais relativamente desenvolvido", afirmou Levy.  

comentários

por Bárbara Silveira no dia 19 de Abr de 2015 às 12:55 em Mundo

comentários

Cerca de 700 imigrantes estão desaparecidos após navio naufragar na Itália
Foto: Reprodução/O Globo
Cerca de 700 imigrantes desapareceram no Canal da Sicília, na Itália, após o pesqueiro no qual viajavam naufragar. A informação foi confirmada neste domingo (19) pelo porta-voz da agência da ONU para refugiados (Acnur) na Itália, Carlotta Sami. Segundo ele, um dos 28 sobreviventes do naufrágio assegurou que na embarcação viajavam cerca de 700 pessoas e a guarda costeira italiana recebeu um pedido de socorro durante a noite avisando que o barco onde os imigrantes viajavam estava em perigo.   

Ainda de acordo com o porta-voz, a guarda costeira italiana pediu ao navio português King Jacob, que navegava perto da região, para desviar até o local do acidente. Porém, quando o navio português se aproximava da embarcação, desesperados, os imigrantes "se colocaram todos no mesmo lado da embarcação e provocaram seu afundamento". Equipes estão realizando buscas no local. 

comentários

por Bárbara Silveira no dia 19 de Abr de 2015 às 12:25 em Cidade

comentários

Morre cobrador ferido em atentado a ônibus na Ribeira
Foto: Reprodução/Marina Silva/Correio*
Morreu na manhã deste domingo (19) Everaldo de Oliveira Silva, 53 anos, o cobrador que trabalhava no ônibus da Praia Grande que foi invadido e queimado por um grupo na Ribeira, no último dia 3 de abril. A morte foi confirmada pelo diretor do Sindicato dos Rodoviários, Euvaldo Souza, ao A TARDE. 

De acordo com passageiros, o veículo foi invadido por um grupo que vestia camisas com a foto de Fabiano Souza, que foi sequestrado de dentro da sua casa e morto no dia anterior. Após ordenar a saída dos passageiros, o grupo ateou fogo ao veículo, sem esperar a saída do cobrador, que teve queimaduras de terceiro grau por todo o corpo.  

comentários

por Bárbara Silveira no dia 19 de Abr de 2015 às 12:00 em Política

comentários

Presidente Dilma não grava programa de rádio há quase um ano
Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
O programa "Café com a Presidenta" foi transmitido pela última vez em junho de 2014. Há 10 meses, a presidente Dilma Rousseff não comenta a ações do governo no programa que deveria ser diário. De acordo com a revista Época, assessores de Dilma dizem que ela não tem a menor paciência para programa agora, enquanto o país enfrenta uma crise econômica e é bombardeado pelos escândalos de desvio de dinheiro na Petrobras. 

comentários

por Bárbara Silveira no dia 19 de Abr de 2015 às 11:27 em Bahia

comentários

Seis mil pés de maconha e onze mil mudas são incinerados em Juazeiro
Foto: Divulgação
 Seis mil pés de maconha e cerca de onze mil mudas da erva foram encontrados por policiais militares da Cipe/Caatinga  às margens do Riacho Poção, em Juazeiro, no Vale do São Francisco, no último sábado (18). A polícia chegou até a plantação após levantamento realizado pelo Setor de Missões Especiais da unidade especializada. Os pés de maconha estavam pontos para a colheita, o plantio foi erradicado e incinerado no local, sendo colhida uma amostra e apresentada na 17ª Coordenadoria Regional de Polícia (Coorpín) do município de Juazeiro 

comentários

por Bárbara Silveira no dia 19 de Abr de 2015 às 11:00 em Cidade

comentários

Com horários regulares neste domingo, metrô não funciona no feriado
Foto: Divulgação/CCR
Neste domingo (19), somente as estações Acesso Norte e Campo da Pólvora do metrô de Salvador abrem, a partir das 14h e funcionam até 19h, para atender os torcedores que irão assistir ao jogo Bahia e Juazeirense, na Arena Fonte Nova. Já na segunda (20), o metrô funciona das 8h às 18h, em todas as estações, porém, na terça (21), por causa do feriado, as estações vão permanecer fechadas. Segundo a CCR Metrô, o acesso ao transporte continua gratuito. 

comentários

por Bárbara Silveira no dia 19 de Abr de 2015 às 10:27 em Política

comentários

Governo do Estado bloqueia pagamento de mais de 7 mil servidores fantasmas
Foto: Tácio Moreira/Metropress
Até o dia 13 de abril, 7.723 servidores da Saúde, Educação e Segurança do Governo do Estado não haviam se recadastrado nos sistemas de controle. Por conta disso, segundo o A TARDE, o governo bloqueou o pagamento dos servidores considerados fantasmas, que custam, no total, R$ 15 milhões mensais aos cofres públicos. 

De acordo com a Secretaria de Administração (Saeb), os que não se cadastraram representam 7% dos cerca de 124 mil servidores estaduais ativos das secretarias de Saúde (Sesab), Educação (SEC) e Segurança (SSP). Ao todo, o Estado tem, no total, 150.427 servidores. Ainda segundo a publicação, a maioria dos funcionários fantasmas estão lotados na Secretaria de Educação, 69,2%, em seguida, está a Secretaria da Saúde, onde estão 19,8% dos 7.723 servidores 'sumidos'.   

Apesar da suspensão, o funcionário que não se recadastrou tem até o dia  30 para  preencher o formulário disponível no  Portal do Servidor e regularizar sua situação. Os que não realizarem o procedimento até esta data responderão a processo administrativo, além de continuarem sem receber salário.

comentários

Página 1 de 4053
BUSCA
Rádio Metrópole
escute ao vivo Escute pelo Media Player Escute pelo Itunes
Seta

Não há programação no ar

Baixe os aplicativos da Rádio Metrópole
MK ENTREVISTA
17/04/2015
Paulo De Tarso
Assessor de regulação do Estado da Bahia
17/04/2015
Antônio Brito
Deputado Federal
17/04/2015
Cláudio Sarian Altounian
Engenheiro
NEWSLETTER
Grupo Metrópole
© Copyright 2013 Rádio Metrópole - Em Salvador, ouça a Rádio Metrópole 101.3 FM e 1290 AM Telefone: 71 3505 5000 | Fax: 71 3505 5040