RSS Facebook Twitter

por Metro1 no dia 20 de Set de 2014 às 21:49 em Política

comentários

Programa habitacional foi usado para desviar dinheiro para caixa de campanha, diz Veja
Foto: Reprodução / Veja
A revista Veja desta semana traz, como uma de suas matérias, uma investigação que o Ministério Público começou em 2010 contra a Organização Não-Governamental Instituto Brasil, ligada ao PT da Bahia e que foi contratada pelo governo do estado para construir casas populares para famílias de baixa renda.

Segundo a publicação, que ouviu a presidente da ONG investigada, Dalva Sele Paiva, grande parte do dinheiro que a entidade deveria usar para construir moradias era desviado para os caixas das campanhas do partido.     

Na entrevista de Paiva à revista, ela diz, inclusive, que levou dinheiro desviado para o ex-ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence: "Eu levei dinheiro para ele lá na secretaria. Levava num envelope normal quantias que variavam de R$ 20 mil a R$ 50 mil. Fui várias vezes. Entregava nas mãos de um assessor do Afonso, o Adriano", declarou.

Nota publicada originalmente às 11h07

comentários

por João Brandão no dia 20 de Set de 2014 às 20:10 em Brasil

comentários

Governo abre sindicância para apurar erro do IBGE
Foto: Divulgação
A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, anunciou neste sábado (20) que poderão ser impostas medidas "funcionais" aos responsáveis, mas ressalvou que qualquer punição só ocorrerá ao final das investigações, que deve durar pelo menos 30 dias.

"Órgãos de dentro e de fora do governo fizeram pedidos de esclarecimentos ao IBGE ainda na quinta-feira, e aquilo alertou os técnicos de que havia problemas. Na manhã de sexta-feira, fui informada pela primeira vez que o IBGE estava apurando erros na Pnad. No fim da manhã, a presidente do IBGE voltou a me pocurar, desta vez com a certeza de que a Pnad estava errada e que o instituto já estava trabalhando com os dados corretos. O governo ficou chocado com esse erro gravíssimo do IBGE. A presidente Dilma ficou perplexa. O erro foi muito grave mesmo", disse a ministra.

comentários

por João Brandão no dia 20 de Set de 2014 às 19:41 em Política

comentários

"Não somos o governo que varria tudo para debaixo do tapete", diz Dilma sobre PSDB
Foto: Reprodução / O Globo
A candidata à reeleição pelo PT, a presidente Dilma Rousseff, criticou o PSDB neste sábado (20), em São Paulo. Segundo ela, a corrupção será combatida sem trégua. "Não somos aquele governo que varria tudo para debaixo do tapete. Doa a quem doer, atinja quem atingir, nós puniremos os culpados", contou ela se referindo ao partido tucano. Segundo a Folha de São Paulo, a presidente deixou a entrevista coletiva sem responder as perguntas feitas pelos jornalistas em relação aos erros do IBGE.

comentários

por João Brandão no dia 20 de Set de 2014 às 19:04 em Política

comentários

Doleiro Youssef ameaça fazer acordo de delação premiada", diz colunista
Foto: Reprodução / Veja
O doleiro Alberto Youssef, preso pela Operação Lava Jato, da Polícia Federal, ameaça fazer um acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal para denunciar detalhes do esquema, caso não tenha o habeas corpus no Superior Tribunal Justiça (STJ). Segundo a coluna do jornalista Gerson Camarotti, no G1, os advogados que acompanham a Lava Jato avaliam que o doleiro tenha mais potencial explosivo do que o do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, por ter provas materiais de todas as transações financeiras.

Apontado como chefe do esquema desmontado pela Operação Lava Jato, da Polícia Federal, em março deste ano, Youssef foi condenado a quatro anos de prisão em regime fechado.

comentários

por João Brandão no dia 20 de Set de 2014 às 18:45 em Mundo

comentários

Negociações de paz entre israelenses e palestinos serão retomadas quarta-feira
Foto: Reprodução / ONU
Os representantes dos dois países informou neste sábado (20) que as negociações para cessar-fogo entre israelenses e palestinos na Faixa de Gaza serão retomadas na próxima quarta-feira (24) no Cairo, Egito. No dia 16 de setembro, Israel e a Palestina chegaram a acordo para acelerar a reconstrução da Faixa de Gaza. A capital do Egito, Cairo, deverá sediar, em 12 de outubro, uma conferência sobre a reconstrução de Gaza.

Robert Serry, coordenador da ONU para o Oriente Médio, ao visitar Gaza, testemunhou "destruições verdadeiramente terríveis provocadas na infraestrutura, em hospitais e escolas" em 50 dias de conflito entre Israel e o Hamas.

comentários

por João Brandão no dia 20 de Set de 2014 às 18:12 em Política

comentários

Marina Silva culpa Dilma Rousseff por erro do IBGE: "Má gestão"
Foto: Reprodução / Metrojornal
A candidata à Presidência da República pelo PSB, Marina Silva, criticou neste sábado (20) o erro do IBGE e o governo de Dilma de está 'depreciando' as instituições que antes eram respeitadas. "(O que está acontecendo com o IBGE) é o mesmo que aconteceu com a Petrobras. Não por falta de funcionários competentes, honestos e comprometidos. (...) Uma instituição importante para o planejamento, o desenvolvimento de políticas para o nosso país que têm pessoas dedicadas, comprometidas, éticas, mas que, infelizmente, por má gestão, estão submetidas a esse tipo de situação", disse.

O IBGE corrigiu nesta sexta-feira (19) dados que constavam na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios referente a 2013, divulgada na última quinta-feira (18). O equívoco afetou diversos índices divulgados, como analfabetismo e o índice Gini, que calcula o nível de desigualdade no país.

comentários

por João Brandão no dia 20 de Set de 2014 às 17:40 em Cidade

comentários

Prefeitura entrega títulos de posse de terra nos bairros de Pituaçu e Boca do Rio
Foto: Divulgação / Agecom
A prefeitura de Salvador entregou na manhã deste sábado (20), em cerimônia realizada na Igreja São Francisco de Assis, na Boca do Rio, títulos de posse de terra para 500 famílias dos bairros de Pituaçu e Boca do Rio.  A ação é realizada dentro do projeto Casa Legal, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Defesa Civil (Sindec).

"Era evidente a insegurança das pessoas por não ter um título de propriedade do terreno onde construíram suas casas. O título é uma garantia de que a propriedade pertence ao cidadão e ninguém vai mexer nisso", disse o prefeito de Salvador, ACM Neto, que ainda prometeu  entregar 30 mil títulos de terra até 2016 e que a ação pode ser ampliada para até 40 mil títulos.

comentários

por João Brandão no dia 20 de Set de 2014 às 17:13 em Política

comentários

"O PT vai ter uma grave insônia", diz Aécio Neves sobre investigação da Petrobras
Foto: Reprodução / transparenciapolitica
Aécio Neves, candidato do PSDB à Presidência do Brasil, disse neste sábado (20) que as investigações da Petrobras estão chegando a um ponto no qual o PT terá uma "grave insônia". "Se esse ex-diretor Paulo Roberto Costa já está deixando todo mundo sem dormir, quando chegarem próximo desse diretor conhecido como Duque, acho que muita, mas muita gente, principalmente do PT, vai ter grave insônia", disse.

O Duque que o presidenciável comenta é Renato Duque, ex-diretor de Serviços da estatal, que, segundo o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa, também houve delitos durante a cúpula da empresa petrolífera, entre 2004 e 2012.

comentários

por João Brandão no dia 20 de Set de 2014 às 16:45 em Saúde

comentários

Ebola: instituto da França vai testar antiviral japonês em novembro
Foto: Reprodução / AFP
Uma possível solução para acabar com o vírus ebola pode ser descoberta em novembro. Isso quem conta são os especialistas do Instituto francês de Saúde e Investigação Médica (Inserm), que vão testar o antiviral japonês favipiravir (Avigan), perto do final do ano.

Segundo Jean-François Delfraissy, dirigente do Instituto de Microbiologia e Doenças Infecciosas do Inserm, em entrevista publicada neste sábado (20), disse que o experimento vai começar no início de novembro com cerca de 60 doentes da Guiné. "Vamos testar o efeito de dosagens elevadas dessa molécula sobre o homem, os seus efeitos sobre a carga viral e a mortalidade", explicou.

comentários

por João Brandão no dia 20 de Set de 2014 às 16:12 em Cidade

comentários

Você Repórter: carro estaciona em duas vagas no Salvador Shopping
Foto: Alex Passos / Leitor Metro1
Uma situação recorrente! O leitor do Metro1 Alex Passos flagrou um carro estacionado em duas vagas no estacionamento do Salvador Shopping. "Cara de pau", classificou Alex. Nos últimos dias, o Metro1 tem recebido diversas denúncias como esta. Os condutores não respeitam a demarcação de vaga e atrapalha a vida dos outros. Até quando?

Se você também tem alguma denúncia, foto ou vídeo, colabore com a reportagem da Metrópole e envie seu material para o Você Repórter pelo e-mail vocereporter@radiometropole.com.br.

comentários

por João Brandão no dia 20 de Set de 2014 às 15:40 em Mundo

comentários

Fábrica de armamento é explodido na Ucrânia; não houve vítimas
Foto: Reprodução / EuroNews
Antes da assinatura de um acordo entre os rebeldes e o governo ucraniano, uma  fábrica de armamento dominada por rebeldes pró-russos explodiu neste sábado (20) após um tiroteio, em Donetsk, na Ucrânia.

O vice-presidente do bairro de Vorochilovski,Ivan Prikhodko, onde se localiza a fábrica, disse que, apesar dos estragos, não houve vítimas. "O paiol principal, que contém 2,5 toneladas de explosivos, não foi atingido. Os estragos foram bastante significativos, mas a explosão não provocou vítimas", disse ele à cadeia de televisão Ukrayina.

comentários

por Júlia Sarmento no dia 20 de Set de 2014 às 15:06 em Cidade

comentários

Duas pessoas foram hospitalizadas após um ataque de abelhas, por volta das 14h da sexta-feira (19), na Federação. Pelo menos 20 moradores da Rua Souza Uzel foram picados pelos insetos. O ataque deixou duas vítimas em estado mais grave, a doméstica Adriana Muniz Lima, de 39 anos, e o eletricista Renato Bispo dos Santos, de 37. Ambos foram socorridos pelo Samu e encaminhados para o Hospital Geral Roberto Santos, e tiveram alta médica no início da noite de ontem.

Moradores relataram que centenas de abelhas vindas de um terreno vizinho invadiram quatro casas. "Foi uma agonia, todo mundo descendo a ladeira desesperado", contou o pedreiro Adriano Oliveira, morador da rua, que presenciou o desespero dos vizinhos na tentativa de espantar as abelhas. Ainda de acordo com os moradores, este não foi o primeiro ataque de abelhas no bairro. 

Na época, assim como no episódio de ontem, os moradores procuraram a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e o Centro de Controle de Zoonoses - nenhum se responsabilizou pela retirada da colmeia.

comentários

por João Brandão no dia 20 de Set de 2014 às 14:35 em Esportes

comentários

BaVi: foram vendidos 12 mil ingressos para o clássico; tricolores são maioria
Foto: Arte / Metropress
O próximo BaVi colocará frente a frente dois times com um desejo a mais de vitória. Em situações parecidas, os dois precisam vencer para se livrar da zona de rebaixamento. O duelo acontece no próximo domingo (21), na Arena Fonte Nova. Até a noite da última sexta-feira (19) foram vendidos um pouco mais de 12 mil ingressos, sendo que 70% (8 mil) dos bilhetes foram adquiridos por torcedores do Bahia e 30% (4 mil) pela torcida do Vitória.

Lembrando que, com o mando de campo para o Rubro-Negro, a divisão da torcida ficou 60% para a torcida leonina e 40% para a torcida tricolor.

Pontos de venda

A torcida do Vitória pode adquirir o ingresso na Ticketmix do shopping Iguatemi e no Balcão de Ingressos do Center Lapa e Piedade. Já para a torcida do Bahia, os tickets estão disponíveis na Ticketmix do Salvador Shopping e Paralela, além do Balcão de Ingressos.

O o Super Norte será disponibilizado para o Vitória, com ingressos a partir de R$15 (meia) e R$30 (inteira), além do Norte (R$22/R$44) e Leste (R$25/R$50). Já o Bahia terá o setor visitante com ingressos a partir de R$22 (meia) e R$44 (inteira), além da Cadeira Especial Oeste, área central bem próxima ao banco de reservas (R$30/R$60). Assim como na partida de ida, o Lounge Premium Itaipava (R$140) será misto, com acesso para as duas torcidas.

Metrô funcionando

O metrô vai funcionar das 14h às 19h para facilitar o deslocamento dos torcedores à Arena. Os torcedores do Bahia deverão embarcar na Estação Retiro e desembarcar na Estação Brotas. Já os torcedores do Vitória deverão embarcar na Estação Acesso Norte e desembarcar na Estação Campo da Pólvora. As demais estações do metrô permanecerão fechadas.

Ao término do jogo, os torcedores do Bahia deverão embarcar na Estação Brotas e desembarcar na Estação Retiro. Os torcedores do Vitória deverão embarcar na estação Campo da Pólvora e desembarcar na Estação Acesso Norte. O acesso ao metrô é gratuito e o torcedor não precisará apresentar ingresso.

comentários

por João Brandão no dia 20 de Set de 2014 às 14:15 em Esportes

comentários

Brasil vence a França e vai para a final do Mundial de Vôlei
Foto: Reprodução / GloboEsporte.com
O Brasil venceu a França neste sábado (20) por 3 sets a 2 (25/18, 23/25, 22/25 e 15/12) e avançou para a grande final do Mundial do Vôlei, que acontece no próximo domingo (21), às 15h40, em Katowice, na Polónia.

Com a vitória, o Brasil acumulou a quarta final consecutiva em Mundial. Se ganhar, conquistará o tetracampeonato consecutivo. A seleção irá jogar contra o ganhador da outra semi, entre Polônia e Alemanha, que acontece ainda neste sábado, às 15h40.

comentários

por Júlia Sarmento no dia 20 de Set de 2014 às 13:54 em Cidade

comentários

Festival da Primavera começa neste sábado
Foto: Reprodução/A Tarde
É hora de celebrar a chegada da estação das flores, e Salvador se preparou para recebê-la em grande estilo. A segunda edição do Festival da Primavera, que começou neste sábado (20), às 11h, e segue até a noite de amanhã (21) nas ruas do Rio Vermelho. A programação promete entreter pessoas de diferentes gostos e idades. Com shows de atrações locais e nacionais, tirolesa, cinema na praça, grupos de dança e teatro, contação de histórias, além da inauguração da Feira da Cidade, que reúne grafite, feira de vinil, artesanato, gastronomia e antiguidades. 

Este ano, o Festival tem dois palcos, o palco girassol, em frente ao SESI, e o palco das flores, no Largo de Santana. A abertura do Palco das flores fica por conta de Gerônimo, que anima o público a partir das 17h de hoje. Logo depois, às 19h, é a vez do cantor e compositor Lenine. A programação musical de hoje do Palco das Flores acaba às 21h com show do grupo Alavontê. 

O evento vira a madrugada com outros shows no palco girassol e também nos bares Casa de Tereza, Padaria Bar e Red River Café. A Feira da Cidade, que foi inaugurada hoje às 11h, também não vai parar. Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento, Turismo e Cultura, Guilherme Bellintani, a feira da cidade tem os moldes de uma feira ampliada.  "É uma feira ampliada, com até 50 expositores. Uma parte será composta pelos chefs, enquanto a outra vai ter a presença de artesãos, colecionadores, comerciantes de antiguidade e floristas".

Confira a programação do evento no  link 

comentários

Página 1 de 3434
BUSCA
Rádio Metrópole
escute ao vivo Escute pelo Media Player Escute pelo Itunes
Seta

Não há programação no ar

Baixe os aplicativos da Rádio Metrópole
MK ENTREVISTA
19/09/2014
Aécio Neves
Candidato a Presidente
18/09/2014
Marina Silva
Candidata a Presidente
17/09/2014
Acm Neto
Prefeito de Salvador
NEWSLETTER
Grupo Metrópole
© Copyright 2013 Rádio Metrópole - Em Salvador, ouça a Rádio Metrópole 101.3 FM e 1290 AM Telefone: 71 3505 5000 | Fax: 71 3505 5040