RSS Facebook Twitter

por Matheus Simoni no dia 22 de Set de 2014 às 15:00 em Brasil

comentários

Pesquisador fala sobre legado de Rômulo Almeida; "era uma referência"
Foto: Reprodução
Em entrevista nesta segunda-feira (22) ao Jornal do Meio Dia, apresentado pelo radialista Mário Kertész, o professor de história econômica da USP Alexandre de Freitas Barbosa falou sobre o legado deixado de Rômulo Almeida, político mineiro que teve grande atuação no crescimento industrial baiano. No início da década de 30, ele se formou em Direito pela UFBA e atuou em diversas áreas de planejamento e desenvolvimento econômico. Em 1953, Rômulo Almeida chegou a assumir a presidência do Banco do Nordeste do Brasil, cargo que exerceu até a morte de Getúlio Vargas, no ano seguinte. Alexandre classifica como "referências cruciais" as marcas deixadas por Rômulo nas instituições em que participou.

Para o pesquisador, o ex-deputado federal pelo PTB foi um ícone para o desenvolvimento econômico brasileiro, principalmente no Nordeste. "Ele imaginava Feira de Santana como um pólo agrícola, mas não só de produção de produtos primários, mas de agregação de valor. Ele via o processo de desenvolvimento na Bahia com base territorial, inclusive pensando em metrópole, cidades industriais e áreas mais localizadas, onde teria produção artesanal ou produção de produtos especializados, como pólo de calçados ou pólos têxtil, e depois uma indústria de base que seria o alicerce de todo o processo de desenvolvimento", afirma Barbosa. 

Confira a entrevista na íntegra:

 

Áudio:



Pesquisador fala sobre legado de Rômulo Almeida; "era uma referência"

comentários

por Júlia Sarmento no dia 22 de Set de 2014 às 14:43 em Cidade

comentários

Começa a semana de diagnóstico para hepatites virais
Foto: Divulgação
Começa nesta segunda-feira (22), a 5ª semana de incentivo ao Diagnóstico das Hepatites Virais, nas unidades de saúde do município. A mobilização segue até sexta-feira (26), sempre das 8h às 16h, em 44 postos de coleta. O objetivo da mobilização é estimular o diagnóstico precoce das hepatites, além de realizar imunização contra a hepatite B e coleta de sangue para detecção dos sorotipos do vírus.

A hepatite viral é uma doença silenciosa, que causa inflamação no fígado e pode levar a morte.

Confira o endereço dos 44 postos de coleta no link 

comentários

por Júlia Sarmento no dia 22 de Set de 2014 às 14:22 em Brasil

comentários

Fiat faz recall de 4 modelos no Brasil; confira se o seu está entre eles
Foto: Divulgação
Por possíveis falhas no câmbio de marcha, a Fiat anunciou nesta sexta-feira (19) um recall de quatro modelos de carro que podem apresentar falhas. Segundo o fabricante, alguns veículos de modelos Punto, Bravo, Idea e Doblo precisam passar por troca de óleo lubrificante da caixa de câmbio, além de serem avaliados para saber se há necessidade da troca de componentes da primeira marcha em veículos com mais de 40.00 quilômetros rodados. Segundo a Fiat, a substituição do óleo é necessária para evitar o desgaste prematuro da engrenagem da primeira marcha.

O serviço será realizado de forma gratuita. Os consumidores podem procurar qualquer loja Fiat a partir desta segunda-feira (22) para fazer um agendamento. O agendamento pode ser feito pelo telefone 0800 707 1000.

Os que devem participar deste recall, são os proprietários de modelos Punto Essence (chassi 1194449 a 1296320) e Idea Adventure e Sporting (chassi 2207059 a 2263214) fabricados entre 1º de fevereiro de 2012 a 22 de fevereiro de 2014.

Quem possui veículos com mais de 40 mil quilômetros rodados dos modelos Punto T-Jet (chassi 1194671 a 1295853), Doblo Adventure (chassi 1091042 a 1113929), Idea Adventure Dualogic e Essence (chassi 2207056 a 226323), Bravo Essence, Sporting e Absolute (chassi 9014646 a 9034364) também deve procurar a empresa para analisar se há necessidade de trocar peças da engrenagem da primeira marcha, além do óleo.

comentários

por Matheus Morais no dia 22 de Set de 2014 às 14:01 em Política

comentários

"Houve negligência de alguns trabalhadores da Sedur", diz promotora sobre denúncias
Foto: Metropress (arquivo)
A promotora Rita Tourinho disse em entrevista à Rádio Metrópole, na tarde desta segunda-feira (22), que a atuação do Ministério Público não está condicionada apenas à época eleitoral ou eventos políticos. "Lamentamos que isso [as denúncias da revista Veja sobre um suposto desvio de verba do Instituto Brasil para campanhas do PT] estejam acontecendo em época eleitoral. Mas, vamos aguardar o retorno da senhora Dalva para verificar se surgem novas informações.

"O Ministério Público não dispõe das informações que foram prestadas. Nos vamos apurar, acho que todos os acusados de estarem envolvidos querem isso. Acho que é bom que seja apurada, é bom ver se é ou não uma atitude leviana, independente de qualquer coisa", completou. Tourinho disse ainda que houve negligência por parte de alguns trabalhadores da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur) na liberação de alguns documentos, mas que precisa haver cuidado ao se envolver nomes de outras pessoas nas denúncias.

comentários

por Matheus Morais no dia 22 de Set de 2014 às 13:41 em Política

comentários

Pelegrino nega participação em esquema: "É uma armação eleitoral"
Foto: Tácio Moreira/ Metropress
Em participação na Rádio Metrópole, na tarde desta segunda-feira (22), o deputado federal Nelson Pelegrino (PT) disse que repudia a acusação de envolvimento do seu nome num suposto esquema de desvio de R$ 50 milhões do Instituto Brasil para campanhas do PT. "Se trata de uma armação eleitoral. Ela [Dalva Sele] está há 4 anos sendo investigada pelo Ministério Público. É estranho que ela fale isso faltando 15 dias para a eleição. Ela viajou para a Europa para não responder judicialmente, foi dia 5 de outubro e só volta dia 11, depois da eleição. Ela fugiu, eu nunca fui citado em nenhum inquérito, a reportagem não cita meu nome em tempo algum", afirmou.

"É uma acusação genérica para me diminuir e me colocar neste episódio, é mentirosa, tenho 24 anos de vida pública, nunca apareceu uma denúncia contra mim. Entrei com uma queixa-crime contra Dalva Sele para ela ser chamada a responder sobre essas acusações contra mim", completou.

Ouça abaixo a entrevista na íntegra:
 

Áudio:



Pelegrino nega participação em esquema: "É uma armação eleitoral"

comentários

por Metro1 no dia 22 de Set de 2014 às 13:40 em Política

comentários

"Dalva foi chamada a comparecer ao Ministério Público, mas não compareceu", diz promotora
Foto: Dário Guimarães/Metropress (arquivo)
Responsável pela investigação do Ministério Público Estadual que apura indícios de desvios de programas habitacionais por meio da ONG Instituto Brasil, Rita Tourinho, deu entrevista para Mário Kertész na Rádio Metrópole. Em meio a denúncia feita pela revista Veja, na edição desta semana, a promotora foi questionada sobre o conhecimento do envolvimento de políticos no caso de desvios de verbas, disse que o Ministério Público não tinha conhecimento disto.

"Assim como vocês, tivemos o conhecimento do envolvimento de políticos pela revista Veja. Essa senhora Dalva Sele fez essa denúncia, e ela diz ter documentos que comprovam que ela está dizendo. Quando, em 2012, ela foi chamada para depor sobre o caso ela não compareceu ao Ministério Público. Na época não foi comprovado o envolvimento de políticos, o Ministério não tinha estes documentos, apenas sabiamos do caso. Ela inclusive não está no país neste momento. Vamos aguardar o retorno de Dalva, para ver se novas informações surgem neste novo cenário, na data de hoje o Ministério Público não dispõe destas informações, vamos apurar", disse Rita Tourinho.

Ouça abaixo a entrevista na íntegra:
 

Áudio:



"Dalva foi chamada a comparecer ao Ministério Público, mas não compareceu", diz promotora

comentários

por Júlia Sarmento no dia 22 de Set de 2014 às 13:21 em Bahia

comentários

Três municípios baianos entram em estado de emergência pela falta de chuva
Foto: Reprodução/Agência Brasil
O Ministério da Integração Nacional publicou nesta segunda-feira (22) um decreto no Diário Oficial da União reconhecendo que mais três municípios baianos estão em estado de emergência por conta da estiagem. Eles são Candiba, Coribe e Mairi, e estão inclusas em uma lista de mais dez municípios brasileiros que sofrem pela falta de chuva, que também abrange os estados de Minas Gerais e da Paraíba. As cidades localizadas no Rio grande do Sul, Paraná e Santa Catarina sofrem pelas chuvas intensas, granizo e vendaval, e por isso também estão em estado de emergência. 

comentários

por João Brandão no dia 22 de Set de 2014 às 13:01 em Saúde

comentários

 Bahia confirma dois casos de chikungunya em Feira de Santana
Foto: Ilustrativa
A Secretaria de Saúde da Bahia confirmou que o mosquito chikungunya atingiu cinco pessoas em Feira de Santana. Agora, o órgão está intensificando as ações de controle na tentativa de combater a doença. Na na última terça-feira (16), o Ministério da Saúde confirmou os primeiros casos de transmissão do mosquito -- o mesmo que transmitem o vírus da dengue, no Amapá. Agora, 37 casos da doença foram identificados no país.

comentários

por Nardele Gomes no dia 22 de Set de 2014 às 12:52 em Noticias

comentários

Morre Dona Rai, uma das ouvintes mais queridas da Rádio Metrópole
Foto: Acervo familiar
Morreu neste fim de semana Dona Raimunda Guimarães, uma das mais queridas ouvintes da Rádio Metrópole. Conhecida como Dona Rai, ela era tia de Andrezão Simões, apresentador do Roda Baiana e ouvinte assídua de Mário Kertész e José Medrado. Muito gentil em todas as suas frequentes participações no ar, Dona Rai cativava a todos com sua risada e palavras de estímulo e força, elegante e ainda linda aos mais de 90 anos de idade. Ao anunciar o enterro de Dona Rai no Facebook, Andrezão, seu sobrinho, escreveu: "Rai merecia esta dimensão de abordagens, pois assim construiu sua vida, sua família e sua história. Uma mulher com alma (...). Um beijo minha tia, te amo. Nossas famílias se nutrem do amor, que você e sua irmã espalharam por todas as vidas... Dê um beijo nela por mim e diga que seu neto é lindo." Dona Rai foi enterrada neste domingo (21), no Cemitério Bosque da Paz.

comentários

por Matheus Morais no dia 22 de Set de 2014 às 12:41 em Bahia

comentários

Promotora adia depoimento de presidente do Instituto Brasil após descoberta de viagem
Foto: Reprodução
A convocação da presidente do Instituto Brasil, Dalva Sele Paiva, para depor, foi adiada pela ausência dela no país. O motivo foi confirmado pela promotora de justiça Rita Tourinho, em entrevista ao jornal A Tarde. "A partir de informações oficiais que ela não está no Brasil vamos ver outra forma de encaminhar esse processo para obter essas novas informações", disse a promotora.

De acordo com Tourinho, existe uma ação civil encaminhada sobre o caso e um outro procedimento investigativo sobre as ações do Instituto Brasil, que é uma ONG. Uma reportagem publicada pela revista Veja, no último sábado (20) com base nos depoimentos de Dalva Sele de que houve um desvio de R$ 50 milhões para campanhas do PT.

Entre os citados na denúncia está o candidato ao Palácio de Ondina pelo partido, Rui Costa. O Instituto Brasil prestou serviços em uma ação do governo para a construção de unidades habitacionais. Diante das denúncias publicadas pela Veja, Rita Tourinho afirmou que iria convocar Dalva Sele em caráter de urgência para apurar novas informações sobre o caso.

comentários

por João Brandão no dia 22 de Set de 2014 às 12:20 em Esportes

comentários

Vídeo mostra torcedores pulando catracas no Ba-Vi; Arena minimiza e fala em "5 minutos críticos"
Foto: Reprodução
A Arena Fonte Nova parece não agradar os torcedores do Vitória. Durante o clássico Ba-Vi, no último domingo (22), muitos  torcedores pularam as catracas de entrada no estádio -- supostamente por causa da demora para que fossem liberados.

Circula nas redes sociais um vídeo no qual é possível observar a indignação da torcida com o atendimento dos funcionários da Rena. "Um absurdo. O torcedor tem que pular. É padrão Fifa!", gritou uma das pessoas, conforme pode ser ouvido no vídeo. A assessoria da Arena Fonte Nova classificou o ocorrido como "cinco minutos críticos" e afirmou que "não houve orientação dos funcionários para os torcedores pularem". Confira o vídeo abaixo:



 

Vídeo



comentários

por Matheus Morais no dia 22 de Set de 2014 às 12:00 em Política

comentários

Fichas sujas: TSE barra candidaturas de ex-prefeitos de Cairu e Itabuna
Foto: Divulgação
O ex-prefeito de Itabuna e o ex-prefeito de Cairu, Capitão Azevedo (DEM) e Hildécio Meirelles (PMDB), respectivamente, tiveram suas candidaturas barradas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A decisão foi tomada com base na Lei da Ficha Limpa e se refere à rejeição de contas públicas apontadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) da Bahia nos exercícios de 2009, 2010, 2011 e 2012 quando Capitão Azevedo estava à frente da gestão do município.

No que diz respeito ao peemedebista, a ministra Maria Thereza de Assis Moura decidiu a partir de recurso interposto pelo Ministério Público Eleitoral contra a liminar que deferiu a candidatura do ex-prefeito, que concorreria a deputado estadual. Meirelles teve as contas de 2008 e de 2011 rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios, porém aprovadas pela Câmara de Vereadores de Cairu.

comentários

por João Brandão no dia 22 de Set de 2014 às 11:39 em Cidade

comentários

Transalvador entrega fardas para agentes de trânsito nesta segunda
Foto: Divulgação
A Transalvador entregou nesta segunda-feira (22) os novos fardamentos para os agentes de trânsito. Segundo o superintendente do órgao, Fabrizzio Muller, a partir da próxima terça-feira (22), os agentes já estarão utilizando o fardamento novo.

"Hoje entregamos o fardamento da Transalvador. A partir de amanhã, eles estarão utilizando a farda nova em uma data emblemática, pois é o dia do agente de trânsito. Agora, com a  inclusão na constituição federal da carreira do agente, se torna mais imporante para autoestima do servidor da prefeitura. A farda nova é de material ripstop. É utilizada por força de segurança, guarda municipal. É durável, resistente, com proteção ultravioleta, com mais segurança e mais conforto", explicou Muller.

comentários

por Matheus Morais no dia 22 de Set de 2014 às 11:25 em Política

comentários

Candidatos ao governo participarão de dois debates na reta final do 1º turno
Foto: Arte Metropress
Os candidatos ao governo do estado participarão de dois debates na reta final do 1º turno das eleições: na segunda-feira (29), o encontro acontece na TV Aratu e será mediado pelo jornalista Casemiro Neto. Já no dia 30, terça-feira, o debate acontece na TV Bahia, tendo como mediador o jornalista William Waack. Lídice da Mata (PSB), Marcos Mendes (PSOL), Paulo Souto (DEM), Rogério Da Luz (PRTB) e Rui Costa (PT) já confirmaram presença nos debates.

comentários

por Matheus Morais no dia 22 de Set de 2014 às 11:11 em Bahia

comentários

Governo do estado inaugura base comunitária em Feira de Santana
Foto: Manu Dias/ Secom Governo da Bahia
Uma nova base comunitária de segurança do bairro Rua Nova, na cidade de Feira de Santana, foi inaugurada pelo governo do estado nesta segunda-feira (22). Segundo o Executivo Estadual, a iniciativa vai empregar um efetivo de 60 policiais militares, que farão rondas e policiamento, além do reforço de três viaturas e câmeras de videomonitoramento para auxiliar na prevenção e combate a crimes

A cerimônia de inauguração da unidade - a 17ª do estado - teve a presença do governador Jaques Wagner, do secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, do comandante geral da Polícia Militar, coronel Alfredo Castro, e autoridades municipais. Wagner declarou estar orgulhoso do trabalho que a polícia tem realizado nas bases comunitárias pela Bahia. "Acredito que estamos no caminho certo nas nossas ações do Pacto Pela Vida em todo o estado, que está mudando o jeito de fazer segurança na Bahia", disse o governador Jaques Wagner.

comentários

Página 1 de 3439
BUSCA
Rádio Metrópole
escute ao vivo Escute pelo Media Player Escute pelo Itunes
Seta Metrópole Serviço 15h00 às 16h00
Baixe os aplicativos da Rádio Metrópole
MK ENTREVISTA
22/09/2014
Jaques Wagner
Governador da Bahia
19/09/2014
Aécio Neves
Candidato a Presidente
18/09/2014
Marina Silva
Candidata a Presidente
NEWSLETTER
Grupo Metrópole
© Copyright 2013 Rádio Metrópole - Em Salvador, ouça a Rádio Metrópole 101.3 FM e 1290 AM Telefone: 71 3505 5000 | Fax: 71 3505 5040