RSS Facebook Twitter

por Matheus Simoni no dia 02 de Mar de 2015 às 20:05 em Bahia

comentários

Rui Costa lança projeto de comunicação multimídia nesta terça-feira
Foto: Divulgação/Mateus Pereira/GOVBA
A partir desta terça-feira (3), o governador Rui Costa irá utilizar uma nova ferramenta para se comunicar com a população. Com o nome de "Diga Aí, Governador!", o programa multimídia irá prestar contas do mandato do chefe do executivo estadual com uma linguagem mais informal, com foco no rádio e nas redes sociais. O produto tem formatos de rádio e web e nasce como uma ferramenta de interação entre Rui e a sociedade. 

O programa terá uma duração de seis minutos será disponibilizado para as emissoras de rádio e terá também presença na internet, com um blog e a participação de quem acessa as redes de computadores. Em formato de entrevista, no rádio, o Diga Aí, Governador! abre as suas edições para perguntas do cidadão. Outras novidades são a gravação em vídeo e um sistema de eleição de perguntas nas redes sociais.

comentários

por Matheus Simoni no dia 02 de Mar de 2015 às 19:45 em Política

comentários

CPI da Petrobras está restrita ao governo do PT, diz presidente da Câmara
Foto: Tácio Moreira/Metropress
O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), afirmou nesta segunda-feira (2) que a CPI da Petrobras estará  restrita aos governos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e da presidente Dilma Rousseff (PT). Como previsto no requerimento apresentado, o período de 2005 a 2015 servirá como base para a análise das irregularidades ocorridas na estatal. "Eu sou regimentalista. Como vou decidir as CPIs de acordo com o Regimento, sou favorável que se cumpra o Regimento. A ementa que lá está tem de ser cumprida, seja do escopo de investigação, seja do prazo, de tudo", disse Cunha. 

O parlamentar sugeriu que, caso os deputados desejem ampliar a apuração, será necessário criar uma nova comissão de inquérito. "É muito claro para mim a interpretação regimental: se quiserem fazer uma CPI diferente do que está lá, tem de fazer outro requerimento de CPI. Essa é a minha opinião como regimentalista. Agora, cada um tem o direito de fazer o que quiser. Se alguém recorrer, eu vou decidir com o Regimento", afirmou. O PT se articula para tentar coletar assinaturas para ampliar o escopo da investigação e pegar anos do governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

comentários

por Matheus Simoni no dia 02 de Mar de 2015 às 19:23 em Educação

comentários

Assim como os servidores da rede municipal de ensino de Lauro de Freitas, os professores da rede municipal de Camaçari entraram em greve nesta segunda -feira (2). Com a paralisação, cerca de 40 mil alunos ficaram sem aulas. De acordo com o Sindicato dos Professores e Professoras da Rede Municipal de Camaçari (Sispec), a categoria reivindica um projeto de lei que regulamenta a qualificação profissional da categoria, plano de cargos e carreiras, redução da carga horária e projeção horizontal. Ainda segundo o sindicato, a paralisação ocorre pelo não cumprimento de acordos dos anos de 2013 e 2014.

comentários

por Matheus Simoni no dia 02 de Mar de 2015 às 19:02 em Brasil

comentários

Facebook passa a permitir que usuários se identifiquem como transexuais; são 17 opções de gênero
Foto: Reprodução/Facebook
A partir desta segunda-feira (2), usuários brasileiros no Facebook vão poder escolher outras opções de gênero além dos tradicionais "masculino" e "feminino". A rede social disponibilizou um total de 17 opções de gênero para que os usuários possam escolher entre travesti; homem transexual; mulher transexual; trans homem; trans mulher; homem (trans); mulher (trans); cross gender; transgênero; FtM; MtF. Pessoa transexual; neutro; pessoa trans e sem gênero. 

Além disso, os usuários que não se identificarem, vão poder escrever sua própria identidade de gênero. De acordo com Bruno Magrani, líder de políticas públicas do Facebook Brasil, a criação da ferramenta é uma resposta a "anseios" da comunidade LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros). A disponibilidade já estava acessível aos usuários dos Estados Unidos desde abril de 2014.

comentários

por Júlia Sarmento no dia 02 de Mar de 2015 às 18:43 em Brasil

comentários

Dilma sanciona Lei dos Caminhoneiros nesta segunda-feira sem veto
Foto: Reprodução
A presidente Dilma Rousseff sancionou nesta segunda-feira (2) sem veto a Lei dos Caminhoneiros, em ato reservado no Palácio do Planalto. O texto, que foi aprovado pela Câmara em 11 de fevereiro, estabelece regras para o exercício da profissão de motorista. O ato faz parte de acordo entre governo e caminhoneiros para o desbloqueio de rodovias no país.

A nova lei garante, entre outros pontos, isenção de pagamento de pedágio para cada eixo suspenso de caminhões vazios, perdão das multas por excesso de peso expedidas nos últimos dois anos e ampliação de pontos de parada para descanso e repouso.

comentários

por Júlia Sarmento no dia 02 de Mar de 2015 às 18:23 em Educação

comentários

Professores de Camaçari entram em greve nesta segunda; 40 mil alunos ficam sem aulas
Foto: Reprodução/Seduc
Entraram em greve, nesta segunda-feira (2), os professores da rede municipal de Camaçari. A categoria não aceitou a proposta da prefeitura da cidade, decidida em assembleia na última sexta-feira (27). Os profissionais realizaram um ato pacífico durante a posse do novo secretário de educação de Camaçari. Os profissionais e a prefeitura ainda não abriram negociações para tratar do assunto.

Segundo o departamento de comunicação do Sindicato dos Professores e Professoras da Rede Municipal de Camaçari (Sispec), entre as reivindicações estão o projeto de lei que regulamenta a qualificação profissional, plano de cargos e carreiras, redução da carga horária e projeção horizontal.

O sindicato informou que um plano de emergência de reposição de aulas está sendo preparado para que os alunos da rede municipal não fiquem prejudicados.

comentários

por Matheus Simoni no dia 02 de Mar de 2015 às 18:03 em Esportes

comentários

Vitória denuncia vandalismo por parte dos torcedores do Bahia no Barradão; veja as imagens
Foto: Divulgação/ECV
A diretoria do Vitória divulgou um comunicado nesta segunda-feira (2) sobre supostos atos de vandalismo provocados pelos torcedores do Bahia que compareceram ao Barradão para o clássico Ba-Vi do último domingo (1). Por meio do Facebook, o clube lamentou os atos atribuídos aos tricolores e afirmou que a PM adotará providências "compatíveis com o vandalismo praticado". Confira o comunicado na íntegra e a galeria de imagens:

comentários

por Matheus Simoni no dia 02 de Mar de 2015 às 17:52 em Política

comentários

Presidente da Câmara recua na concessão de bolsa-auxílio para cônjuges de parlamentares
Foto: Reprodução/Veja
O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), anunciou nesta segunda-feira (2) que irá propor um recuo na decisão de conceder passagens aéreas para cônjuges de parlamentares, anunciada na última semana. "Eu vou levar à Mesa para que a Mesa possa deliberar, mas a minha proposta é uma proposta de recuo. O que eu posso afirmar é que haverá um recuo. Agora, qual tipo de recuo será, vamos deixar que a Mesa decida em conjunto, para que não seja uma proposta voluntarista minha", disse o deputado a jornalistas. 

A Mesa Diretora da Câmara se reúne na terça-feira (3), pela manhã, para tratar do tema. Cunha afirmou que irá propor a parlamentares que a compra das passagens para cônjuges seja justificada. A regra seria similar à adotada atualmente para a compra de passagens para assessores. "O que eu defendo é criar uma condição, definir as excepcionalidades que poderiam ser adotadas mediante a decisão de cada caso individual. O parlamentar teria que requerer, como acontece com os assessores", disse ele.

comentários

por Matheus Morais e Matheus Simoni no dia 02 de Mar de 2015 às 17:45 em Política

comentários

Sessão na Assembleia Legislativa da Bahia cai por falta de deputados
Foto: Metropress
A sessão desta segunda-feira (2) na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) caiu por falta de deputados presentes no local. As atividades no legislativo baiano começaram no dia 3 de fevereiro. De 63 deputados estaduais, apenas 48 estavam presentes no início da sessão, que ficou vazia logo depois. De acordo com fontes ligadas ao Metro1, apenas 10 deputados estavam presentes na sessão quando ela caiu. Em contato com a equipe de reportagem, a assessoria da AL-BA afirmou que, por conta da recém-formação das comissões técnicas, nenhum projeto de lei pôde ser votado. 

comentários

por Matheus Simoni no dia 02 de Mar de 2015 às 17:31 em Política

comentários

Wagner afirma que lista de envolvidos na Lava Jato trará "turbulência"; "País precisa de calma"
Foto: Divulgação/Secom
O ministro da defesa e ex-governador da Bahia, Jaques Wagner, afirmou nesta segunda-feira (2) que a lista de envolvidos nas investigações da operação Lava Jato irá trazer um período de "turbulência" para o País. "Qualquer fato novo com esse tipo de característica de denúncia, de inquérito, tira a tranquilidade momentaneamente de qualquer instituição. Não sei qual é a dimensão, nem a quem atinge. É bom no sentido de que as coisas estão funcionando e é ruim no sentido de que tem turbulência e o País precisa de calma e tranquilidade para tocar. Não a calma da omissão, mas de separar inquérito do funcionamento normal do País", afirmou o ministro. 

Wagner esteve presente em uma aula magna no Curso Superior de Defesa da Escola de Guerra Naval, no Rio de Janeiro. Para o ministro, a nova CPI da Petrobras não deve apresentar fatos novos em relação à investigação da operação Lava Jato. "A CPI terá dificuldade de chegar além do Ministério Público Federal e do Judiciário (...) A CPI em si vira palco, mas dificilmente irá além do que a Polícia Federal já investigou", declarou.

comentários

por Júlia Sarmento no dia 02 de Mar de 2015 às 17:10 em Brasil

comentários

Mais de 245 pedidos foram protocolados no primeiro dia de CPI da Petrobras
Foto: Reprodução
O primeiro dia de recebimento de requerimentos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) foi bastante movimentado. Até o momento, mais de 245 pedidos já foram protocolados. Entre eles estão convites para ouvir autoridades, empresários e envolvidos no esquema de corrupção, além da solicitação de compartilhamento das investigações da Lava Jato. Após instalada, a CPI terá reunião na próxima quinta-feira (5), para votar os requerimentos.

Entre os convidados e convocados para depor estão a socialite Val Marchiori, o atual presidente da Petrobras, Ademir Bendine, os ex-presidentes da estatal Graça Foster e José Sérgio Gabrielli, os ex-ministros José Dirceu, Antônio Palocci, o ministro da Justiça José Eduardo Cardozo, o senador Fernando Collor (PTB-AL) e o tesoureiro petista João Vaccari neto.

Dos envolvidos na Operação Lava Jato, os deputados querem ouvir os ex-diretores da estatal Paulo Roberto Costa, Nestor Cerveró, Renato Duque, o ex-gerente Pedro Barusco e o doleiro Alberto Youssef. 

comentários

por Júlia Sarmento no dia 02 de Mar de 2015 às 16:58 em Cidade

comentários

Ônibus é incendiado por populares durante protesto na Calçada
Foto: Reprodução/Leitor Metro 1
Um ônibus foi incendiado por populares no bairro da Calçada, na tarde desta segunda-feira (2). Manifestantes incendiaram o veículo em protesto a morte de um jovem de 17 anos, morador de uma comunicade do bairro. Policiais são acusados de matar Emerson Souza da SIlva.  

Motoristas estão impedidos de circular do Largo do Tanque em direção a Nilo Peçanha, informou a Transalvador. Segundo a Central de Polícias, equipes dos bombeiros e da Polícia Militar (PM) estão no local.

comentários

por Matheus Simoni no dia 02 de Mar de 2015 às 16:51 em Você Repórter

comentários

Você Repórter: posto da Transalvador no Comércio está "sem sistema" há um ano
Foto: José Queiroz/Leitor Metro1
O leitor do Metro1 José Queiroz enviou uma imagem do posto da Transalvador localizado no Comércio. Segundo ele, o equipamento está "sem sistema" há cerca de um ano, e não tem previsão para retornar as atividades. "Sistema está fora do ar desde do ano passado, vai ficar o ano todo?", disse o leitor. 

Por meio de nota, a Transalvador afirmou que o sistema está fora do ar há apenas 3 meses. Ainda segundo nota enviada ao Metro1, "todos os cidadãos que compareceram ao posto da Transalvador no Detran, neste período, foram encaminhados à unidade do Comércio ou orientados a fazer sua solicitação via Correios, não dependendo exclusivamente deste posto para solucionar suas pendências junto à Transalvador". O órgão afirmou que busca reparar o problema junto à operadora do sistema, a empresa Oi.

Se você também tem alguma denúncia, foto ou vídeo, colabore com a reportagem da Metrópole e envie seu material para o Você Repórter pelo e-mail vocereporter@radiometropole.com.br.

comentários

por Júlia Sarmento no dia 02 de Mar de 2015 às 16:30 em Cidade

comentários

Shopping Cajazeiras será inaugurado em setembro, afirma construtora
Foto: Divulgação
O primeiro shopping no bairro de Cajazeiras será inaugurado em setembro deste ano, garantiu a construtora Consil, responsável pela obra. Cerca de R$ 40 milhões já foram investidos no projeto de construção do shopping, instalado na Estrada do Coqueiro Grande. Segundo César Mesquita, diretor de obras da Consil, as obras estão aceleradas.

"A inauguração será em setembro. Temos a certeza de que o shopping, inédito no bairro, irá valorizar bastante a região", destacou o diretor. O shopping terá 110 lojas, complexo de cinema, praça de alimentação, mall climatizado, escadas rolantes e elevadores.

comentários

por Matheus Simoni no dia 02 de Mar de 2015 às 16:11 em Saúde

comentários

Conselho de Medicina denuncia sucateamento de quase mil unidades de saúde
Foto: Divulgação
Um levantamento divulgado nesta segunda-feira (2) pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) afirma que 952 unidades básicas de saúde fiscalizadas pelo órgão apresentam condições de sucateamento. Ainda segundo a pesquisa, um total de 331 estabelecimentos apresentaram mais de 50 itens fora dos padrões estabelecidos pelas normas sanitárias, enquanto 100 apresentavam mais de 80 itens fora dos padrões. O órgão também informou que, em 38 unidades visitadas, não havia sequer consultório médico para atendimento de pacientes. 

De acordo com presidente do CFM, Carlos Vital, os dados apresentados pelo levantamento mostram a precariedade do sistema de saúde ao redor do país. "Essa amostra revela uma tendência. Sabemos, por meio de reclamações e protestos dos médicos, das dificuldades. Estamos apenas colocando em números", avaliou. "Reflete o descaso, o descuido e a ausência de uma política de recursos humanos para o Sistema Único de Saúde", completou. Atualmente, estão em funcionamento no Brasil 40,6 mil unidades básicas de saúde.

comentários

Página 1 de 3902
BUSCA
Rádio Metrópole
escute ao vivo Escute pelo Media Player Escute pelo Itunes
Seta Os Campeões da Bola 20h00 às 22h00
Baixe os aplicativos da Rádio Metrópole
MK ENTREVISTA
02/03/2015
Josias Gomes
Secretário de Relações Institucionais
27/02/2015
Imbassay E Joaci Góes
Deputado e Empresário
25/02/2015
Xico Sá
Jornalista e Escritor
NEWSLETTER
Grupo Metrópole
© Copyright 2013 Rádio Metrópole - Em Salvador, ouça a Rádio Metrópole 101.3 FM e 1290 AM Telefone: 71 3505 5000 | Fax: 71 3505 5040