RSS Facebook Twitter

por Alan Guimarães no dia 20 de Abr de 2014 às 17:21 em Cidade

comentários

Curso para cuidadores de pessoas com Alzheimer é realizado em Salvador
Foto: Reprodução / detetivecarlos
Quem pretender ser cuidador domiciliar, a Abapaz (Associação Bahiana de Parkinson e Alzheimer) está com inscrições abertas para os dias 28, 29 e 30 de abril, em Salvador. As inscrições custam R$30 e devem ser feitas pelos telefones (71) 3347 e (71) 8661 881. As aulas serão realizadas no portal "F", na Rua Professor Francisco da Conceição Menezes, no bairro do Rio Vermelho.

O curso é voltado para cuidadores especializados de pessoas com Parkinson e Alzheimer, mas também para aqueles que têm portadores dessas doenças na família. O objetivo é capacitar os cuidadores para que se tornem multiplicadores de informações, ensinando os procedimentos a outros familiares, vizinhos, amigos que se encontram na mesma situação.

No evento, serão abordados os temas "O desafio de ser família", "Falta de conhecimento da doença", "Não aceitação da família", "Aspectos legais - direitos" e "A importância da reeducação da família para o convívio com o portador".

comentários

por Alan Guimarães no dia 20 de Abr de 2014 às 16:52 em Esportes

comentários

Bahia 0x0 Cruzeiro: "O jogo está difícil", diz Maxi Biancucchi no intervalo da partida
Foto: Felipe Oliveira / Flickr / Divulgação / EC Bahia
Intervalo de jogo para Bahia e Cruzeiro. O placar continua 0 a 0 e o jogo está marcado pelo equilíbrio. O atacante Maxi Biancucchi foi o único jogador do Bahia a levar perigo ao gol de Fábio, goleiro do time mineiro.

"O Cruzeiro é uma equipe qualificada. Vamos ter que voltar ligado porque o jogo está difícil", disse Maxi na saída de campo da Arena Fonte Nova. 

A partida está sendo transmitida ao vivo pela equipe "Os Campeões da Bola", da Rádio Metrópole FM.


comentários

por Alan Guimarães no dia 20 de Abr de 2014 às 16:17 em Esportes

comentários

Filho de ex-diretor de futebol do Bahia morre após cair de uma janela em Curitiba
Foto: Reprodução / falabahia
Morreu na noite do último sábado (19) o filho do ex-diretor de futebol do Bahia, Anderson Barros. Pedro Paulo Jardim Barros, que tinha apenas 13 anos, se desequilibrou de uma das janelas do apartamento onde morava com os pais, na cidade de Curitiba, e caiu. Ele morreu antes mesmo de receber os cuidados médicos no local.

Anderson Barros estava na cidade de Chapecó, no interior de Santa Catarina, para acompanhar o duelo entre Chapecoense e Coritiba pela estreia do Campeonato Brasileiro, quando soube do acidente.

A morte de Pedro foi confirmada pela Associação Brasileira dos Executivos de Futebol, a Abex, neste domingo (20). A associação decretou luto oficial de três dias pela perda do adolescente.

"Ao Anderson Barros desejamos que Deus lhe de forças para superar esse triste momento e emanamos todas as nossas energias positivas para ajuda-lo a suplantar essa dor irreparável", disse a Abex em comunicado.  

comentários

por Alan Guimarães no dia 20 de Abr de 2014 às 15:36 em Esportes

comentários

Escalações definidas de Bahia e Cruzeiro; time mineiro entra em campo com time B
Foto: Marinho Júnior / Metrópole
Tudo pronto na Arena Fonte Nova, palco do duelo entre o campeão baiano e o campeão mineiro de 2014. Bahia e Cruzeiro se enfrentam pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro às 16h. Os técnicos, inclusive, já definiram suas equipes. Confira as escalações:

Bahia - Marcelo Lomba; Diego Macedo, Demerson, Titi e Pará; Fahel, Rafael Miranda, Lincoln, Rhayner e Maxi; Anderson Talisca. Técnico - Marquinhos Santos.

Cruzeiro - Fábio; Mayke, Léo, Wallace, Egídio; Nilton, Souza, Tinga, Marlone; William e Borges

Arbitragem

Quem dará as ordens dentro das quatro linhas é o árbitro Luiz Flávio de Oliveira (SP), auxiliado por Flávio Gomes Barroca (RN) e Lorival Cândido das Flores (RN).

comentários

por Alan Guimarães no dia 20 de Abr de 2014 às 15:03 em Esportes

comentários

Duelo de campeões: Bahia recebe o Cruzeiro na Arena Fonte Nova pelo Brasileirão
Foto: Divulgação / EC Bahia
Os campeões baiano e mineiro se enfrentam neste domingo na Arena Fonte Nova, às 16h, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro da Série A. Bahia e Cruzeiro se encontrarão para para trocarem faixas de campeão e logo depois brigarem pelos primeiros pontos na estreia no Brasileirão 2014. O Esquadrão pretende se aproveitar do bom momento e começar com pé direito na competição. Já a Raposa tenta conquistar o bicampeonato. Para isso, quer largar bem desde o início.

A partida será transmitida pela equipe "Os Campeões da Bola", da Rádio Metrópole.

No último duelo entre as equipes deu Bahia, que lutava contra o rebaixamento e enfrentou o Cruzeiro, já campeão, na 37ª rodada. O tricolor venceu, em pleno Mineirão, por 2 a 1. Naquele mesmo dia o Esquadrão escaparia da degola, uma rodada antes do encerramento.

comentários

por Carolina Lemos no dia 20 de Abr de 2014 às 14:30 em Esportes

comentários

Presidente da Portuguesa desiste de disputar primeira divisão do Brasileirão
Foto: Reprodução/Estadão
A Portuguesa desistiu definitivamente neste domingo (20) de disputar a primeira divisão do Campeonato Brasileiro. O presidente do clube, Ilídio Lico, admitiu que não há mais o que ser feito e, apesar do sentimento de injustiça, vai acatar a decisão da CBF e disputar a Série B. "Estou muito triste, mas não tem jeito. Tudo já está determinado e temos que aceitar jogar a Série B. Nós só podemos lamentar que isso aconteceu com a Portuguesa. Agora eu vou entrar no próximo jogo normalmente", desabafou.

O dirigente revelou ainda que já há algum tempo ele havia tomado esta decisão, dizendo que não era sua vontade entrar na justiça comum. De acordo com Ilídio, ele foi obrigado a tirar o time de campo na partida contra o Joinville, na última sexta-feira (18). "Não era a minha vontade. O normal era que antes do jogo essa liminar fosse cassada", disse, pedindo a compreensão dos torcedores. "Eu entendo que a torcida está revoltada com isso, mas espero que ninguém mais coloque liminares porque isso está prejudicando ainda mais o clube".

Questionado se teme alguma outra punição à Portuguesa após a confusão em Joinville, ele se mostrou tranquilo e negou qualquer envolvimento. "Eu não acredito em retaliação nesse caso. Nós tentamos adiar a partida para evitar qualquer problema, mas era uma liminar na justiça e todos tem que respeitar."

comentários

por Metro1 no dia 20 de Abr de 2014 às 14:00 em Mundo

comentários

Reféns na Síria, jornalistas franceses são libertados e recebidos por Hollande
Foto: Reprodução/G1




Os quatro jornalistas franceses que estavam reféns na Síria desde junho chegaram neste domingo (20), na base aérea de Villacoublay, no sudoeste de Paris. Eles foram libertados no sábado (19). Na França, os jornalistas foram recebidos por seus familiares e pelo presidente François Hollande. Nicolas Henin, Pierre Torres, Edouard Elias e Didier François foram encontrados na província de Sanliurfa vendados e com as mãos amarradas, segundo a agência de notícias Dogan.

De acordo com a agência de notícias, os jornalistas foram sequestrados pelo grupo rebelde Estado Islâmico do Iraque e Levant (ISIL). Eles foram deixados por homens não identificados durante a noite de sexta-feira (18) na fronteira entre a Síria e a Turquia. Nicolas Henin afirmou que teve uma tentativa frustrada de fuga e passou por vários locais de detenção. François, veterano correspondente de guerra que trabalha para a rádio Europe 1, e o fotógrafo Elias foram sequestrados no início de junho quando estavam a caminho de Aleppo. Henin, que estava trabalhando para a revista Le Point, e Torres, fazendo reportagens para o canal de TV franco-germânico Arte, foram capturados no final daquele mês.

"Foi longo, mas nunca tivemos dúvidas. Sabíamos que todo mundo estava mobilizado", declarou o repórter Didier François, que agradeceu aos diplomatas e agentes dos serviços secretos pelo trabalho 'absolutamente formidável, com muita discrição'.
O chefe da diplomacia francesa, Laurent Fabius, afirmou que vários sequestradores falavam francês. François, da rádio Europe 1, relatou que os quatro passaram 10 meses em porões sem ver a luz do dia, um mês e meio acorrentados uns aos outros.
"Em um país em guerra, nunca nada é fácil, comida, água ou energia elétrica. Algumas vezes, tudo acontecia muito rápido, os combates estavam perto e éramos transferidos rapidamente em condições difíceis", disse.

Hollande repetiu que a França não paga resgates no caso de reféns. "É um princípio muito importante para que os sequestradores não caiam em tentação de tomar outros reféns. Tudo foi feito com negociações, conversações. Não quero ser mais preciso", afirmou.

comentários

por Carolina Lemos no dia 20 de Abr de 2014 às 13:30 em Mundo

comentários

Pesquisa americana relaciona expansão da internet à perda da fé
Foto: Ilustrativa
Um polêmico estudo do pesquisador americano Allen Downey, ex-Google e professor da Olin College of Engineering de Massachusetts (EUA), mostra a ligação entre o avanço da web e a queda da adesão religiosa. Entre 1990 e 2010, o número de americanos sem religião aumentou de 8% para 18%, enquanto o uso de internet avançou de quase zero para 80%. O pesquisador ressalta que se trata de uma correlação estatística, sem relação causal. Entretanto, sustenta, fornece evidências em favor da causalidade.

Por outro lado, adeptos e estudiosos de religião criticam esse raciocínio. Eles veem a internet muito mais como uma aliada da catequese do que uma adversária. Citam, entre outros exemplos, o estreitamento entre líderes religiosos e fieis graças às redes sociais, aplicativos que facilitam a propagação de doutrinas e até mesmo o alcance midiático do Papa Francisco, que já reúne 13 milhões de seguidores em sites como o Twitter e o Facebook.

Divulgado no fim de março, o estudo da Olin College foi feito com base numa espécie de censo conduzido pela Universidade de Chicago (EUA) e segmentou a amostra por idade, grau de escolaridade, renda, local de moradia, classe social e uso de internet.
Após o cruzamento de dados, três fatores surgiram como principais contribuidores para a redução da filiação religiosa: o aumento do número de pessoas que não recebem educação religiosa na família (de 3,3% para 7,7%), o crescimento da parcela da população com 16 anos ou mais de estudo (17,4% para 27,2%) e o avanço da internet (de 0% para 78%).

comentários

por Carolina Lemos no dia 20 de Abr de 2014 às 13:00 em Política

comentários

Lula receberá título de doutor honoris causa de unversidade espanhola na próxima semana
Foto: Instituto Lula
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irá à Espanha na próxima terça-feira (22) para receber o título de doutor honoris causa da Universidade de Salamanca. Este será o 27º título desse tipo recebido pelo ex-presidente, de acordo com nota divulgada pelo Instituto Lula.

De lá, Lula deve seguir para Portugal ainda na quarta-feira (23), onde se reunirá com o primeiro-ministro Pedro Passos Coelho e com o presidente Aníbal Cavaco Silva. Na sexta-feira, o ex-presidente brasileiro deve participar de uma cerimônia em memória dos 40 anos da Revolução dos Cravos antes de retornar para São Bernardo do Campo. 

comentários

por Carolina Lemos no dia 20 de Abr de 2014 às 12:30 em Mundo

comentários

Em comemoração católica, Papa Francisco pede paz na Venezuela e na Ucrânia
Foto: Reprodução/G1
Em mensagem de Páscoa durante celebração da missa solene do Domingo de Ressurreição, o Papa Francisco pediu hoje (20) por esforços pela paz na Venezuela e na Ucrânia. As declarações foram dadas a milhares de fiéis reunidos na Praça São Pedro. Francisco pediu a pacificação de todos os conflitos do mundos "pequenos ou grandes, antigos ou recentes", e fez um apelo por uma "reconciliação" na Venezuela.

O Papa também instou a comunidade internacional a "impedir a violência" na Ucrânia e em outros países como Iraque, República Centro-Africana e Sudão do Sul. "Te pedimos que ilumines e inspires iniciativas de paz pelos esforços na Ucrânia, para que todas as partes envolvidas, apoiadas pela comunidade internacional, realizem todos os esforços para impedir a violência e construir, com seu espírito de unidade e diálogo, o futuro do país", disse o pontífice na basílica de São Pedro. O pontífice ainda pediu a Cristo que interceda pelo fim da epidemia de ebola que se alastra pelo norte da África.

comentários

por Carolina Lemos no dia 20 de Abr de 2014 às 12:00 em Política

comentários

"Dilma não pode fugir da responsabilidade", afirma Gabrielli sobre contrato da Petrobras
Foto: Divulgação
O secretário de Planejamento da Bahia, José Sérgio Gabrielli, presidente da Petrobrás à época da compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, em 2006, admitiu, em entrevista ao jornal Estado de S. Paulo, sua parcela de responsabilidade na concretização do negócio, investigado por suspeita de superfaturamento pelo Tribunal de Contas da União (TCU), Ministério Público Federal do Rio de Janeiro (MPF-RJ) e Polícia Federal (PF). Ele, no entanto, dividiu o ônus com a presidente Dilma Rousseff, ex-líder do conselho da estatal. "Eu sou responsável. Eu era o presidente da empresa. Não posso fugir da minha responsabilidade, do mesmo jeito que a presidente Dilma não pode fugir da responsabilidade dela. Nós somos responsáveis pelas nossas decisões. Mas é legítimo que ela tenha dúvidas", afirmou.

Em março deste ano, o dirigente da pasta baiana defendeu a aquisição da unidade, com o argumento de que ela "concordava com as circunstâncias econômicas da época de sua realização", posicionamento ainda mantido pelo gestor. "O objetivo naquele primeiro momento era a possibilidade de ter um negócio nos Estados Unidos em uma refinaria que tinha preços adequados ao mercado. E poderia ser uma entrada forte nossa no mercado que mais crescia no mundo na época. Continuo achando que foi um bom negócio para a conjuntura de 2006, um mau negócio para a conjuntura de 2008 a 2011 e voltou a ser bom em 2013 e 2014", argumentou. De acordo com ele, o relatório entregue ao Conselho de Administração da petrolífera, que também tinha entre seus membros o governador Jaques Wagner, foi "omisso" ao esconder algumas cláusulas do contrato.

comentários

por Carolina Lemos no dia 20 de Abr de 2014 às 11:30 em Política

comentários

Ministra Carmen Lúcia julgará habeas corpus de Prisco
Foto: Reprodução/Estadão
O pedido do habeas corpus em favor do vereador Marco Prisco, líder da greve da PM na Bahia que terminou na última quinta-feira (17), será avaliado pela ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia, de acordo com o advogado Tiago Dinoemerson, que faz parte da equipe que defende Prisco. Inicialmente, divulgou-se que o pedido de soltura do presidente da Associação de Soldados, Bombeiros e seus Familiares (Aspra) seria analisado pelo presidente Joaquim Barbosa, mas após sorteio interno, o caso foi encaminhado para o ministro Ricardo Lewandowski. Como ele está viajando, o processo foi repassado para a ministra Cármen Lúcia.

O advogado diz que o pedido já está sendo analisado pela ministra, mas que ela ainda não se pronunciou. A expectativa é que a decisão seja divulgada em breve, já que foi solicitada urgência no caso. Segundo o defensor, Prisco está "bastante abatido pelas circunstâncias da prisão. Ele nunca pensou que seria preso assim, com mais de cinquenta policiais, helicópteros, parecia guerra".

O vereador foi detido na sexta-feira (18), em um resort em Costa do Sauípe. Ele está detido no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. Prisco responde a uma ação penal por oito crimes relacionados à greve de 2012, quando também ficou à frente da liderança do movimento.

comentários

por Carolina Lemos no dia 20 de Abr de 2014 às 11:00 em Cidade

comentários

Árvore ameaça cair e pode ferir moradores do bairro de Brotas
Foto: Flávio Dias/Leitor Metro1
Uma árvore localizada na Rua Urbino de Aguiar, no bairro de Brotas, está colocando em perigo as pessoas que moram e transitam pelo local. De acordo com o leitor do Metro1 Flávio Dias, os moradores solicitam desde março de 2013 que a prefeitura envie o órgão responsável para tomar as devidas providências, no entanto, o problema continua sem ser solucionado. A árvore tem um grande buraco no tronco que, segundo Dias, aumenta a cada dia e corre o risco de cair sobre a rede elétrica e ferir alguém.

O leitor do Metro1 informou que, passado um ano sem resposta da prefeitura, enviaram uma nova solicitação em fevereiro de 2014, porém nenhum responsável apareceu.

comentários

por Carolina Lemos no dia 20 de Abr de 2014 às 10:30 em Bahia

comentários

Ex-prefeito João Henrique é flagrado em festa privada na cidade de Ruy Barbosa
Foto: Leitor Metro1
O ex-prefeito de Salvador João Henrique foi flagrado curtindo o feriado da Semana Santa na cidade de Ruy Barbosa. Junto com a atual companheira, a médica Tatiana Paraíso, ele foi clicado em uma festa privada na residência de um médico ortopedista e ex-vice-prefeito do município. 

comentários

por Carolina Lemos no dia 20 de Abr de 2014 às 10:00 em Cidade

comentários

Movimento no ferryboat é tranquilo na manhã deste domingo
Foto: Divulgação
O movimento é tranquilo nos terminais de Salvador e Bom Despacho nesta manhã de domingo, segundo informa a Internacional Marítima. O sistema funciona dentro da programação especial montada para o feriado da Semana Santa. Seis ferries fazem a travessia. No momento, quatro estão em operação, são eles Anna Nery, Ivete Sangalo, Pinheiro e Juracy Magalhães Júnior. Os feries Maria Bethânia e Agenor Gordilho estão em stand by para o caso de aumento no fluxo.

A programação especial de feriado segue até a quarta-feira, 23.







comentários

Página 1 de 3007
BUSCA
Rádio Metrópole
escute ao vivo Escute pelo Media Player Escute pelo Itunes
Seta

Não há programação no ar

Baixe os aplicativos da Rádio Metrópole
MK ENTREVISTA
17/04/2014
Nelson Pelegrino
Deputado Federal
17/04/2014
Marcos Prisco
Vereador e presidente da Associação de Policiais e Bombeiros e de seus Familiares no Estado (Aspra)
16/04/2014
Acm Neto
Prefeito de Salvador
NEWSLETTER
Grupo Metrópole
© Copyright 2013 Rádio Metrópole - Em Salvador, ouça a Rádio Metrópole 101.3 FM e 1290 AM Telefone: 71 3505 5000 | Fax: 71 3505 5040