RSS Facebook Twitter

por João Brandão no dia 30 de Jan de 2015 às 10:29 em Esportes

comentários

Em caráter liminar, Justiça proíbe realização de eventos não esportivos na Fonte Nova
Foto: Cleidison Bonfim / Moto Repórter
O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), em caráter liminar, publicada no Diário da Justiça eletrônico da última quinta-feira (29), proibiu que sejam realizados eventos não esportivos em qualquer parte da Arena Fonte Nova. O pedido foi feito pelo promotor de Justiça Sérgio Mendes, do Ministério Público da Bahia (MP-BA), que impediu a realização dos eventos pela Fonte Nova Negócios e Participações até que sejam adotadas providências de respeito ao limite de ruídos previsto em lei.

Ainda no Diário, o juiz Mário Soares Caymmi Gomes, da 8ª Vara da Fazenda Pública de Salvador, proibiu a Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município de Salvador (Sucom) de conceder alvará de autorização para a utilização sonora em evento não esportivo que seja realizado na arena sem que tome o cuidado de observar que tenha havido a instalação, no local, de dispositivos acústicos que visem manter os níveis de ruído dentro daqueles compatíveis com a lei.

Na ação, o promotor afirma que o decreto editado pelo Município em 2013 permitiu a emissão sonora de até 110 decibéis nos 114 eventos não esportivos autorizados por ano naquele espaço. Em caso de descumprimento da decisão, será aplicada uma multa diária R$ 50 mil para a Fonte Nova e R$ 10 mil para a Sucom.

comentários

por João Brandão no dia 30 de Jan de 2015 às 10:08 em Política

comentários

Otto Alencar toma posse no Senado no próximo domingo
Foto: Tácio Moreira / Metropress
O senador diplomado Otto Alencar (PSD), toma posse no próximo domingo (1°), como Senador da República, a partir das 15h (horário de Brasília), no plenário do Senado Federal. No mesmo dia, ocorre a eleição do presidente do Senado para os próximos dois anos. Na segunda-feira (2), às 15h (horário de Brasília), está prevista, no plenário da Câmara Federal, a sessão solene do Congresso Nacional de abertura dos trabalhos legislativos. Otto foi eleito no ano passado para um mandato de oito anos com mais de 3,3 milhões de votos.

comentários

por Stephanie Suerdieck no dia 30 de Jan de 2015 às 09:53 em Bahia

comentários

Finalmente: sistema ferry-boat abre vendas de bilhetes com hora marcada
Foto:  Reprodução / Site Internacional Travessias
Depois de muita promessa e prazos que se arrastam desde dezembro de 2013, finalmente, a venda de bilhetes com hora marcada está disponível novamente no sistema ferry-boat. A Internacional Travessias Salvador informou que o serviço foi aberto nesta quinta-feira (29) somente para compra on-line através do Portal Sits, e que vale para quem vai realizar a travessia Salvador-Ilha de Itaparica a partir de 4 de fevereiro com veículos de pequeno e grande porte, para os horários fixos convencionais, que acontecem de hora em hora. Para os pedestres, a venda de bilhetes com hora marcada será liberada numa segunda fase de execução do novo sistema.

Horários
- O primeiro horário de saída dos ferries, nos dois sentidos, acontece às 5h, de segunda-feira a sábado, e às 6h aos domingos e feriados. O último horário do funcionamento é às 23h30, ou seja, tendo uma viagem extra regularmente. A Internacional Travessias detalhou que compra antecipada disponibiliza mais de 700 vagas por dia e libera os tickets com até 30 dias de antecedência da data de saída desejada.

Tarifa -
Para quem realizar a compra das passagens com hora marcada através do novo sistema on-line será acrescida uma taxa de serviço de 30% sobre o valor atual da tarifa, seguindo a tabela do dia. Já o valor para quem adquire a passagem nos guichês dos terminais de São Joaquim e Bom Despacho permanece o mesmo.








comentários

por João Brandão no dia 30 de Jan de 2015 às 09:44 em Vida Alheia

comentários

Tem sofrência porque sim! Cantor Pablo é o novo garoto propaganda da Schin
Foto: Divulgação
O gerente de marketing da cervejaria Schin, Roberval Dórea, conhecido como "Guru Schin", em entrevista à Rádio Metrópole nesta sexta-feira (30), anunciou que o cantor de arrocha Pablo é novo garoto propaganda da empresa. "Temos Carlinhos Brown, Ivete Sangalo e agora fechamos com um amigo nosso, o cantor Pablo", afirmou.

comentários

por João Brandão no dia 30 de Jan de 2015 às 09:30 em Política

comentários

Homem forte de Neto, Silvio Pinheiro desconversa sobre ser vice-prefeito em 2016
Foto: Tácio Moreira / Metropress
O secretário de Urbanismo da Prefeitura de Salvador, Silvio Pinheiro, em entrevista à Rádio Metrópole nesta sexta-feira (30), desconversou sobre a possibilidade de ser vice-prefeito em 2016. "Esse assunto nunca foi debatido com o prefeito.  A vice [Célia Sacramento] tem nos ajudado. Esse assunto nunca veio à tona. Não entrei nesse processo. Não tenho pretensões políticas. Não tenho projeto pessoal político. Acho que não tem chance. 'Não carto, nem descarto'. Não é algo que está no meu radar", disse.

comentários

por Stephanie Suerdieck no dia 30 de Jan de 2015 às 09:19 em Trânsito

comentários

Motoristas enfrentam trânsito lento em diversos pontos de Salvador
Foto: Felipe Paranhos / Metropress
Por conta da chuva que caiu mais cedo na cidade, o trânsito ainda sofre reflexos e tem diversos pontos com lentidão na manhã desta sexta-feira (30). A Transalvador informou que não tem registro de acidentes por agora, mas os usuários do aplicativo Waze sinalizam duas ocorrências: uma no final da Avenida Luiz Viana Filho, a Paralela, no sentido Aeroporto, nas imediações do Parque de Exposições, com retenção desde a altura da FTC e outra na Av. Jorge Amado, no Imbuí, na região da praça do bairro, que também deixa o tráfego complicado.

Os motoristas enfrentam trânsito difícil, ainda, no final da Paralela, sentido Rodoviária, a partir do Extra; Av. Mário Leal Ferreira, a Bobocô, em direção ao Comércio; entrada de Salvador pelo Acesso Norte da BR-324, no sentido Iguatemi; também na Av. Dom João VI, em Brotas; avenidas Vasco da Gama e Garibaldi; Av. San Martin e Largo do Tanque e ainda na região da Cidade Baixa.

comentários

por João Brandão no dia 30 de Jan de 2015 às 09:06 em Cidade

comentários

Secretário comenta quantidade de camarotes para Carnaval de Salvador: "É equivalente"
Foto: Tácio Moreira / Metropress
Em entrevista à Rádio Metrópole nesta sexta-feira (30), o secretário de Urbanismo da Prefeitura de Salvador, Silvio Pinheiro, comentou sobre a quantidade de camarotes para o Carnaval de Salvador nos circuitos da Barra/Ondina e Campo Grande. "Houve uma redução efetiva nos últimos anos. No circuito do Centro, os camarotes começaram a ser extintos. Acho que, pelo o formato do nosso Carnaval [com mais participação da Barra/Ondina na folia], o número é equivalente. Para a gente é um bom sinal [quantidade de camarotes], que mostra o Carnaval de Salvador sendo valorizado, que continua a tentar inovar a cada ano", justificou.

comentários

por Stephanie Suerdieck no dia 30 de Jan de 2015 às 08:43 em Bahia

comentários

Consultas de veículos e CNH estará disponível na próxima segunda-feira, garante Detran
Foto: Reprodução / Site Detran
Os proprietários de veículos na Bahia poderão consultar novamente, a partir da próxima segunda-feira (2), as informações sobre veículos e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no site do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-Ba). A garantia foi dada pelo diretor geral do órgão, Maurício Bacelar. O serviço, que está fora do ar devido a um processo de manutenção do site - melhorias na qualidade das informações prestadas e atualização dos dados para 2015 -, será restabelecido para que o proprietário tenha acesso aos valores e datas para pagamento de licenciamento, IPVA, seguro obrigatório (DPVAT) e multas, se houver.

Uma novidade é que este ano a Carta de Licenciamento, enviada anualmente para o endereço dos proprietários de veículos, terá uma versão em PDF disponível para impressão a qualquer momento na página do órgão na Internet. Vale lembrar que a consulta também pode ser realizada no site da Secretaria da Fazenda (Sefaz).

comentários

por Matheus Morais no dia 30 de Jan de 2015 às 08:28 em Política

comentários

Silvio Pinheiro elogia Fabrizzio Muller: "Entende do processo de trânsito"
Foto: Tácio Moreira/Metropress
O secretário de Urbanismo da Prefeitura de Salvador, Silvio Pinheiro, exaltou o trabalho do superintendente da Transalvador, Fabrizzio Mullger, em entrevista à Rádio Metrópole, na manhã desta sexta-feira (30). "Fabrizzio é o administrador de trânsito que mais entende do processo, que mais entende de trânsito, isso nos últimos 20 anos", afirmou.

comentários

por Matheus Morais no dia 30 de Jan de 2015 às 08:18 em Política

comentários

Vânia Galvão pode assumir liderança da oposição na Câmara de Vereadores
Foto: Manuela Cavadas/Metropress(arquivo)
A vereadora Vânia Galvão deve assumir a liderança da oposição na Câmara. Pelo menos é o que diz o vereador Gilmar Santiago (PT) colega de Galvão. Segundo ele, o atual líder oposicionista, Moisés Rocha, deve mesmo ser substituído. De acordo com a coluna Tempo Presente, do jornal A Tarde, a minoria também aguarda a decisão do PTN municipal para saber se a sigla passa a integrar a bancada de oposição ou tomará uma posição independente na Casa Legislativa. Aguardemos cenas dos próximos capítulos!

comentários

por João Brandão no dia 30 de Jan de 2015 às 07:50 em Esportes

comentários

Mas, já? Com um treino, ex-zagueiro do Vitória já é relacionado para jogo do Arsenal
Foto: Reprodução / ESPN
"Já chegou, chegando". Essa frase é bem popular de onde o zagueiro Gabriel paulista veio. O ex-jogador do Vitória não precisou de muito tempo para ganhar uma chance na lista de relacionados de um dos maiores clibes da Europa: o Arsenal. Após o primeiro treino na última quinta-feira (29) com a equipe inglesa, Gabriel foi convocado pelo técnico Arsene Wenger, para o duelo contra o Aston Villa, no próximo domingo (1°), às 11h30, no Emirates Stadium, em Londres, pela 23ª rodada do Campeonato Inglês.

"Eu vi muita qualidade. O nível de concentração dele, ele é rápido e jovem", afirmou o técnico francês em coletiva nesta sexta-feira. Porém, Wenger não confirmou se o brasileiro vai ser o titular da posição. "Estamos em um trabalho no qual a competição existe. O melhor jogador do momento joga", disse o comandante.

Gabriel foi anunciado oficialmente na última quarta-feira (28), em uma transação de R$ 58 milhões. O Vitória, por ser um dos clubes formadores do atleta, tem direito a 2% do valor, ou seja: cerca de R$ 1,1 milhão.

comentários

por João Brandão no dia 30 de Jan de 2015 às 07:19 em Educação

comentários

Menino de 14 anos passa no vestibular e entra para curso de medicina
Foto: Reprodução / TV Sergipe
Passar em medicina já não é uma tarefa fácil. Agora, imagine um menino de 14 anos conseguindo esse feito. Este caso aconteceu em Itabaiana, a 54 km da capital Aracaju. José Victor Teles, cursando o primeiro ano do Ensino Médio em uma escola pública, foi aprovado para o curso de medicina da Universidade Federal de Sergipe. O mais concorrido entre os 105 oferecidos pela instituição.

José Victor obteve 751 pontos e quase gabaritou a redação, com 960 pontos. A família teve que entrar na justiça, já que o estudante ainda estava no primeiro ano. De acordo com o portal G1, por ordem judicial, José Victor foi obrigado a fazer um teste e provar que tem conhecimento suficiente para concluir o Ensino Médio com apenas 14 anos. "Sempre foi meu sonho ingressar numa faculdade de medicina", disse José ao portal.

O estudante passou no teste, recebeu o certificado de conclusão do ensino médio e vai poder se matricular na UFS.

comentários

por Matheus Simoni no dia 29 de Jan de 2015 às 20:23 em Cidade

comentários

Após fuga pelo telhado, adolescentes infratores retornam à Case
Foto: Divulgação
Após uma fuga na última terça-feira (27), três adolescentes retornaram para Comunidade de Atendimento Socioeducativa (Case). De acordo com a assessoria Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac), apenas dois adolescentes continuam foragidos. Na última terça-feira, o órgão confirmou a denúncia de um ouvinte da Rádio Metrópole que relatou a fuga dos internos. Por meio de nota, a Fundac informou que dois socioeducadores realizavam a atividade para nove educandos, quando dois menores agrediram os funcionários, possibilitando a fuga dos outros adolescentes. 

Os internos voltaram de forma voluntária para a instituição. Caso os outros dois jovens não façam o mesmo, a Justiça deverá definir qual será o procedimento que deverá ser adotado de acordo com o Estatuto da Criança e o Adolescente e no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE).

comentários

por Júlia Sarmento no dia 29 de Jan de 2015 às 20:05 em Brasil

comentários

ProUni bate recorde e registra 1,4 milhão de inscritos
Foto: Reprodução
O programa que oferta bolsas para alunos de baixa renda cursarem o ensino superior privado bateu recorde de inscrições. Até o momento, 1.408.944 estudantes de candidataram às vagas do Prouni. As inscrições terminam nesta quinta-feira (29). O balanço parcial indica um volume de registros acima da edição passada no início de 2014. 

Para participar, o estudante precisa ter participado do Enem 2014, e obtido nota acima de zero na redação e média maior que 450 pontos. O candidato não pode ter diploma de ensino superior e ter uma renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos. O resultado será divulgado na próxima segunda-feira (2).  

comentários

por Matheus Simoni no dia 29 de Jan de 2015 às 19:41 em Brasil

comentários

Relatório mostra que a tortura e violência policial são principais violações no Brasil
Foto: Reprodução/O Globo
A organização Human Rights Watch divulgou um relatório na última quarta-feira (28) e mostrou que tortura em prisões e violência policial são as principais violações dos direitos humanos no Brasil. O documento anual analisou 90 países e cita os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro com o maior número de mortes em decorrência de intervenções policiais. No ano de 2014, a polícia paulista foi responsável por um total de 728 pessoas mortas - um crescimento de 97% em relação a 2013, quando ocorreram 369 casos. 

O número de mortes é maior do que todas as que aconteceram na África do Sul, que terminou o ano passado com 413 assassinatos em uma população que ultrapassa 50 milhões de habitantes. Somente no Rio de Janeiro, o número de ocorrências passou de 416, em 2013, para 582 em 2014 - um crescimento de 40%. 

O levantamento foi realizado num período de cinco anos (2005 a 2010) e mostrou que apenas 455 casos de tortura, envolvendo 752 réus, foram julgados pelos 27 Tribunais de Justiça estaduais, que são os órgãos de segunda instância no país. O documento ponderou que, mesmo com o crescimento no número de ocorrências, o Brasil conquistou avanços importantes contra a repressão policial, citando medidas adotadas pelas polícias do Rio e São Paulo. "São medidas positivas porque cessam com as chances de intervenção da polícia nas investigações ou ocultamento de provas", afirma a diretora da Human Rights Watch no Brasil, Maria Laura Canineu.

comentários

Página 1 de 3807
BUSCA
Rádio Metrópole
escute ao vivo Escute pelo Media Player Escute pelo Itunes
Seta Metrópole Gourmet 10h00 às 11h00
Baixe os aplicativos da Rádio Metrópole
MK ENTREVISTA
28/01/2015
Valton Pessoa
Advogado Trabalhista
27/01/2015
Jorge Portugal
Secretário de Cultura
27/01/2015
Antônio Ricardo Alvarez Alban
Presidente da FIEB
NEWSLETTER
Grupo Metrópole
© Copyright 2013 Rádio Metrópole - Em Salvador, ouça a Rádio Metrópole 101.3 FM e 1290 AM Telefone: 71 3505 5000 | Fax: 71 3505 5040