RSS Facebook Twitter

por João Brandão no dia 31 de Jul de 2014 às 10:10 em Brasil

comentários

Aposentadoria de Joaquim Barbosa foi publicada nesta quinta pelo Diário Oficial
Foto: Agência Brasil
Joaquim Barbosa está oficialmente aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF). A aposentadoria de Barbosa foi publicada nesta quinta-feira (31) no Diário Oficial da União. A partir desta quinta, ele deixa de fazer parte da corte e não volta de seu período de férias, que se encerraria hoje.  A volta das sessões no STF após o recesso está marcada para  a próxima sexta-feira (1°), quando o ministro Ricardo Lewandowski será eleito novo presidente do STF.

comentários

por Stephanie Suerdieck no dia 31 de Jul de 2014 às 09:50 em Trânsito

comentários

Acidentes, poças d'água e pistas molhadas complicam o trânsito em Salvador
Foto: Stephanie Suerdieck / Metropress
O trânsito nesta manhã de quinta-feira (31) ainda com diversos pontos de lentidão em Salvador. Os locais mais críticos são a Avenida Luiz Viana Filho, a Paralela, para quem segue no sentido centro; o final da Av. Magalhães Neto, em direção à Pituba; Av. ACM, no sentido Iguatemi; descida da Thomaz Gonzaga, em Pernambués e na região das avenidas Barros Reis e San Martin, por conta de poças d'água que se formaram na via e em reflexo do acidente que aconteceu mais cedo com um ônibus.

Além disso, usuários do aplicativo Waze sinalizam acidentes na Av. Mario Leal Ferreira, a Bonocô, no sentido centro, na altura da Insinuante, e no viaduto Raul Seixas, em direção ao Lucaia. E quem trafega na BR-324, enfrenta trânsito muito lento, principalmente segundo para a capital baiana.

comentários

por João Brandão no dia 31 de Jul de 2014 às 09:47 em Política

comentários

Dilma compara energia com a do governo FHC: "Fizemos o dever de casa"
Foto: Divulgação
Durante a manhã desta quinta-feira (31), a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, conversou com o apresentador Mario Kertész, no Jornal da Bahia no Ar, e criticou o governo de Fernando Henrique Cardoso (1995 a 2002). Dilma falou sobre um dos pessimismos pré-Copa: o racionamento de energia.

A chefe da nação comparou a energia do seu governo com a da gestão de FHC. "No meu governo gerou 20 mil megawatts. Quatro anos de geração de hidrelétrica e alternativas. No governo de FHC, onde houve racionamento de energia, gerou 21 mil megawatts, em oito anos. Em quatro anos gerei o dobro do número. Não teve racionamento antes, durante e depois da Copa, pois nós fizemos o dever de casa na energia", disse a presidente.

comentários

por João Brandão no dia 31 de Jul de 2014 às 09:16 em Política

comentários

"Um absurdo!", diz presidente Dilma Rousseff sobre pessimismo dos brasileiros pré-Copa
Foto: Divulgação
A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, falou na manhã desta quinta-feira (31) à Rádio Metrópole sobre o sentimento da população brasileira antes e depois da Copa do Mundo. "Era um pessimismo com característica eleitoral forte. Os momentos que antecederam a Copa eram um absurdo. Um líder da oposição no senado disse que deveria entregar o Torneio para a Fifa. Nós fizemos um trabalho imenso e excepcional fora do estádio. A gente é capaz de dar a volta por cima", disse ela.

Dilma citou alguns 'pessimismos' pré-Copa e classificou tudo isso como um 'absurdo'. "No final do ano passado, falaram sobre o racionamento de energia. Queriam criar uma expectativa de instabilidade. Isso é um absurdo! Disseram que teria uma crise cambial, um descontrole inflacionário. Chegaram a dizer que os estádios iriam ficar prontos em 2038. Fizemos de tudo para realizar uma boa Copa. Agora vem a se definir a realidade dos fatos", contou.

comentários

por Matheus Morais no dia 31 de Jul de 2014 às 09:05 em Política

comentários

"Só acredito na reforma política se houver uma mobilização popular", dispara Dilma
Foto: Divulgação
A presidente Dilma Rousseff (PT) defendeu a participação popular e a realização de um plebiscito para que a reforma política, enfim saia do papel. "Os fatos estão aí, tentamos várias vezes realizar a reforma política, mas não conseguimos. Eu só acredito na reforma política se houver uma grande mobilização para pegar uma consulta popular. Sobretudo, um plebiscito no Brasil, implica nos interesses da população para diminuir os atritos", disse em entrevista à Rádio Metrópole, na manhã desta quinta-feira (31).

"Acho 20 anos muito para se realizar a reforma política no país, acho que o Brasil precisa de uma reforma política antes disso. O país é mais avançado que o sistema político, eu acredito que a reforma política só sai se tiver a participação popular, se tiver a manifestação da população brasileira. Não posso falar que vai sair daqui a cinco, seis, sete anos, mas não pode demorar muito. Eu sou comprometida com a realização de um plebiscito no país", afirmou.

Ouça abaixo a entrevista na íntegra:
 

Áudio:



"Só acredito na reforma política se houver uma mobilização popular", dispara Dilma

comentários

por João Brandão no dia 31 de Jul de 2014 às 09:01 em Política

comentários

"A segurança pública é o grande legado da Copa", diz presidente Dilma Rousseff
Foto: Ilustrativa
A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, foi a entrevistada na manhã desta quinta-feira (31), pela Rádio Metrópole. A chefe da nação disse que a Copa deixará um legado grande na segurança pública. "Nós temos um grande legado da Copa. Foi uma interação entre governo federais e estaduais que garantiu uma das copas mais seguras de toda a história. Nós atuamos com planejamento antecipado, com uma gestão fazendo reuniões com secretários de segurança pública", disse.

A presidente falou também o que ainda deseja fazer na Bahia em relação a infraestrutura, caso seja reeleita. "Aqui na Bahia temos o conclusão da Ferrovia de Integração Oeste - Leste. Nós vamos prosseguir investindo na infraestrutura. Ainda não fizemos algumas ferrovias. A Bahia vai virar um polo naval, algo muito importante, sem dúvida nenhuma. A Bahia está bem localizada, em um ponto estratégico para se aproveitar da demanda da Petrobras", contou.

comentários

por Matheus Morais no dia 31 de Jul de 2014 às 08:47 em Política

comentários

"O metrô de Salvador é prioridade para mim", diz presidente Dilma Rousseff
Foto: Ichiro Guerra/Reprodução
Em entrevista à Rádio Metrópole, na manhã desta quinta-feira (31), a presidente Dilma Rousseff (PT) afirmou que a mobilidade urbana da Bahia é prioridade no seu próximo governo, se for reeleita. "Precisamos aprofundar a política de distribuição de renda, continuar com o Bolsa Família e com os demais programas sociais. Mas, sobretudo, precisamos ampliar o número de empregos na Bahia. Um dos pontos chaves será a reforma urbana, aumentar o transporte público urbano em Salvador, Vitória da Conquista e Feira de Santana", disse.

Dilma disse ainda que o término da obra do metrô de Salvador é uma prioridade para ela. "O metrô é prioridade para mim. Tanto a linha 1, quanto a linha 2, a questão da mobilidade é uma questão essencial para nós, tenho uma especial atenção para os corredores transversais. São muitos investimentos nesta área, me orgulho muito de ter feita a Via Expressa Baía de Todos os Santos", completou.

Acompanhe a entrevista, ao vivo, pela Rádio Metrópole 101.3

comentários

por João Brandão no dia 31 de Jul de 2014 às 08:23 em Cidade

comentários

Você Repórter: criação de crateras procria e ninguém faz nada no bairro do Canela
Foto: Leitor Metro1
"Criação de crateras", é essa a denominação que o leitor do Metro1 dá para a atual situação da Rua Claudio Manoel da Costa, no bairro do Canela. "A prefeitura culpa Embasa e ninguém faz nada", disse o leitor, que segundo ele, paga R$1.300,00 de Iptu. "Todos os moradores reclamam. Estamos em boas mãos!", ironizou.

Se você também tem alguma denúncia, foto ou vídeo, colabore com a reportagem da Metrópole e envie seu material para o Você Repórter pelo e-mail vocereporter@radiometropole.com.br.

comentários

por Milene Rios no dia 31 de Jul de 2014 às 08:04 em Cidade

comentários

Acidente com ônibus deixa feridos e complica trânsito na San Martin
Foto: Cleidison Bonfim / Moto Repórter
Um ônibus da empresa Praia Grande, colidiu frontalmente em um poste, na Av. San Martin, na manhã desta quinta-feira (31).  De acordo com  policiais que auxiliaram no resgate, o acidente aconteceu por volta das 7h e testemunhas disseram que o motoristas teria perdido o controle do veículo. O motivo pode ter sido a pista molhada e a forte chuva que cai no momento. Não há informações sobre o estado de saúde das vítimas, que sofreram ferimentos leves. O ônibus continua no local. 


comentários

por Bárbara Silveira no dia 31 de Jul de 2014 às 08:00 em Jornal da Metrópole

comentários

Redes de varejo 'empurram' venda casada de seguros, consórcios e garantias estendidas e estão na mira do MP
Foto: Reprodução/Jornal da Metrópole
 Levar gato por lebre em redes varejistas é mais comum do que se parece. Ao realizar uma compra, o consumidor pensa que está pagando pelo produto adquirido, mas, ao chegar em casa, vem a surpresa: em meio a termos técnicos, notas fiscais trazem valores de seguros, consórcios e garantias estendidas, sem que o consumidor tenha sido consultado. A prática, conhecida como venda casada, é proibida pelo Código de Defesa do Consumidor através da Lei 8137/90. "É uma violação ao direito do consumidor, pois fere a liberdade de escolha de contratar apenas aquele serviço e não ele agregado a outro", garante o assessor técnico do Procon, Felipe Vieira.

Casos como esse motivaram o Ministério da Justiça a investigar as lojas Insinuante e Fast Shop em Minas Gerais, após uma investigação comprovar que os varejistas praticavam tais abusos. De acordo com o Ministério Público da Bahia, três ações contra as lojas Insinuante, Ricardo Eletro e Luigi Bertolli foram ajuizadas este ano. "Existe um planejamento das lojas de vender esses serviços dessa forma, sem informar o consumidor", explica o promotor  de Justiça do Consumidor do Ministério Público Estadual, Olimpio Campinho. Tapando os olhos para o que manda a lei, as  varejistas colocam a culpa em funcionários supostamente mal treinados. Mas, com esses indícios, é difícil acreditar.

Insinuante acumula reclamações
 Insatisfeitos com a falta de compromisso da Insinuante, dois consumidores procuraram o MP para denunciarem irregularidades na venda de produtos nas lojas de Lauro de Freitas e Serrinha, no interior da Bahia. "O consumidor Marcelo Lisboa informou ao Ministério Público (...) ter adquirido um aparelho eletrônico em um dos estabelecimentos da Ré e que, após a geração do comprovante de pagamento, constatou que foram cobrados dois seguros", informam os autos do processo movido pelo MP.

A ação traz também a denúncia de Antônio Ferreira, que afirma ter sido enganado pelo vendedor da Insinuante ao realizar a compra de uma cama e dois colchões em Serrinha. "Após se retirar do caixa da loja, percebeu que, com o valor da compra das mencionadas mercadorias, havia pago a quantia de R$ 13,98 pelo seguro da compra e R$ 50,90, pela garantia estendida, que em nenhum momento solicitou a contratação", diz o processo.

Seguro é contratado sem permissão
Em Vitória da Conquista, três consumidores afirmaram terem sido enganados pela Ricardo Eletro. Um deles foi Rodrigo Maia. Após realizar a compra de três produtos eletrônicos, o consumidor notou em sua nota fiscal a contratação de um tipo de seguro oferecido pela loja, sem que lhe fosse consultado. "Foram cobrados três seguros de consumo que não foram informados previamente. O consumidor apresentou o relatório gerencial da compra, no qual consta a aquisição de um seguro caminhão da sorte", explica a ação movida pelo MP. Situação parecida foi  vivida por Elza Teixeira, que viu o valor da sua compra ter um acréscimo de R$ 86. Sem a sua permissão, foram adicionados a sua compra uma garantia estendida e três seguros e títulos de capitalização.

Empresas juram que cumprem a lei
Por meio de suas assessorias de imprensa, e com respostas quase que idênticas - afinal, fazem parte da mesma rede -, a Ricardo Eletro e a Insinuante juraram que suas ações de são pautadas na obediência irrestrita da legislação. "Se constatada a irregularidade, tomará medidas cabíveis", disse a Insinuante. Segundo a Ricardo Eletro, os funcionários, "orientados a terem uma conduta ética", são treinados constantemente para cumprir a lei.

MP: Lojas agem de má fé
Para o promotor de Justiça do Consumidor do Ministério Público da Bahia, Olímpio Campinho, não há dúvida que as lojas investigadas agiram de má fé em todos os casos envolvendo a venda casada. "As justificativas deles nas investigações é que eles treinam, mas eventualmente, são equívocos dos funcionários. Mas, a responsabilidade do fornecedor de acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC) é objetiva, então não interessa se o funcionário dele se equivocou. Dizemos na ação que houve falta de boa fé dele e até má fé", explica. 

Segundo o promotor do Ministério Público, a ação é vista pela Justiça como uma estratégia de mercado voltada, puramente, para o lucro. "O que a gente percebeu é que existe um planejamento das lojas de vender esses serviços dessa forma, sem informar o consumidor", esclarece Campinho.

Cliente pode pedir cancelamento
 Engana-se quem pensa que, uma vez a compra estando paga, o consumidor precisa arcar com o prejuízo causado pela má fé do comerciante. De acordo com o Procon, é direito básico do cliente ter acesso a todas as informações referentes àquela relação de consumo. "O consumidor que se sentir lesado com a inserção de serviço ou produto agregado pode pedir o cancelamento da compra por quebra da confiança. Para exercer esse direito, ele pode fazer na loja ou através dos balcões de atendimento do Procon", afirma  o assessor técnico do órgão, Felipe Vieira.

Caso a justiça dê o parecer favorável aos consumidores, as empresas podem ser punidas. "Queremos que o Poder Judiciário reconheça. E as consequências da ação são todas essas: indenizar o consumidor, proibir essas grandes empresas de usarem esse tipo de artifício e informar o consumidor o preço do produto sem embutir o preço do serviço", espera o promotor Olimpio Campinho.

comentários

por Matheus Morais no dia 31 de Jul de 2014 às 07:50 em Política

comentários

Dilma Rousseff será a entrevistada do Jornal da Bahia no Ar desta quinta
Foto: Divulgação
A presidente da República, Dilma Rousseff (PT), será a entrevistada do Jornal da Bahia no Ar desta quinta-feira (31), às 8h. Na oportunidade, a petista vai falar sobre seu mandato, as eleições de outubro, além de segurança pública e sua ligação com a Bahia.

Sintonize seu rádio na 101.3 e acompanhe a entrevista, ao vivo, pela Rádio Metrópole.

comentários

por João Brandão no dia 31 de Jul de 2014 às 07:50 em Polícia

comentários

Homem é baleado durante assalto no meio do trânsito em Paripe
Foto: Ilustrativa
Um homem foi baleado no meio do trânsito na manhã desta quinta-feira (31), na rua Amazonas de Paripe, no bairro de Paripe, próximo ao final de linha. De acordo com a Centel, ele foi atingido por assaltantes que roubaram o seu carro no meio do engarrafamento. O trânsito está complicado na via. Não há maiores informações sobre a atual situação da vítima.

*Com informações de Milene Rios

comentários

por Matheus Morais no dia 31 de Jul de 2014 às 07:26 em Política

comentários

Lídice inaugura comitê de campanha neste sábado;  Campos não confirmou presença
Foto: Tácio Moreira/ Metropress
A candidata ao governo do estado pelo PSB, Lídice da Mata, vai lançar seu comitê de campanha neste sábado (30). A presença do candidato à presidência da República pelo partido,  Eduardo Campos, ainda não confirmou presença no evento. Nem mesmo a candidata a vice na chapa, Marina Silva, confirmou se estará na ocasião. O lançamento do comitê será às 10h, na Avenida Manoel Dias, na Pituba.

comentários

por João Brandão no dia 31 de Jul de 2014 às 07:10 em Cidade

comentários

Você Repórter: lixo invade piso tátil e prejudica deficientes visuais na Av. ACM
Foto: André Penna / Leitor Metro1
Onde anda o respeito pelos deficientes visuais? No lixo! O leito do Metro1 André Penna flagrou sacos de entulho invadindo o piso tátil na Avenida Antônio Carlos Magalhães, entre o shopping Iguatemi e o shopping Capemi, prejudicando aqueles que precisam se orientar pelo piso. Na última quarta-feira (30), o Metro1 recebeu outra denúncia parecida, desta vez na Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô). Até quando a falta de respeito irá perdurar?

Se você também tem alguma denúncia, foto ou vídeo, colabore com a reportagem da Metrópole e envie seu material para o Você Repórter pelo e-mail vocereporter@radiometropole.com.br.

comentários

por Matheus Simoni no dia 30 de Jul de 2014 às 19:47 em Brasil

comentários

Integrante do grupo humorístico Hermes e Renato é encontrado enforcado em SP
Foto: Reprodução/Youtube
O humorista Fausto Fanti, de 35 anos, foi encontrado morto em seu apartamento em Perdizes, zona oeste de São Paulo. A informação foi divulgada pela 23° Delegacia de Perdizes e pelo canal SBT. O colega de grupo dele, Adriano Silva, encontrou o corpo de Fausto no chão do banheiro, com um cinto enrolado no pescoço. Ele fazia parte do grupo Hermes e Renato, que fez muito sucesso na MTV, juntamente com outros participantes. Fausto interpretava o personagem "Renato". O programa tinha o retorno programado para este ano, no canal de TV fechada FX.

comentários

Página 1 de 3295
BUSCA
Rádio Metrópole
escute ao vivo Escute pelo Media Player Escute pelo Itunes
Seta Metrópole Gourmet 10h00 às 11h00
Baixe os aplicativos da Rádio Metrópole
MK ENTREVISTA
28/07/2014
Roberto Coelho Barreiro Filho
Professor
25/07/2014
Marielza Brandão
Juíza e presidente da AMAB
24/07/2014
Sebastião Nery
Jornalista, escritor e comentarista Político
NEWSLETTER
Grupo Metrópole
© Copyright 2013 Rádio Metrópole - Em Salvador, ouça a Rádio Metrópole 101.3 FM e 1290 AM Telefone: 71 3505 5000 | Fax: 71 3505 5040