RSS Facebook Twitter

por Júlia Sarmento no dia 19 de Set de 2014 às 16:31 em Cidade

comentários

Ministério da Cultura confirma tombamento do Teatro Castro Alves
Foto: Reprodução
Foi confirmado o tombamento do Teatro Castro Alves (TCA) nesta sexta-feira (19) por uma publicação no Diário oficial da União, assinada pela Ministra da Cultura Marta Suplicy. A decisão já havia sido tomada pelo Conselho Consultivo do patrimônio Cultural em novembro do ano passado, tornando o teatro patrimônio nacional, sob a proteção do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Com a confirmação do tombamento, o TCA tornou-se o segundo exemplar da arquitetura moderna na Bahia a ser tombada pelo Iphan. O primeiro foi o Elevador Lacerda, em 2008. O Teatro foi inaugurado em 1967, no governo do médico Luis Régis Pacheco.

comentários

por Matheus Simoni no dia 19 de Set de 2014 às 16:10 em Política

comentários

"Papel da imprensa não é de investigar e sim de divulgar informações", diz Dilma sobre Petrobras
Foto: Reprodução/Folha de São Paulo
Em uma entrevista no Palácio da Alvorada, sede do governo, em Brasília, a presidente Dilma Rousseff disse que irá requisitar ao Supremo Tribunal Federal (STF) o acesso ao depoimento do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa no processo em que ele é beneficiado pela delação premiada. A petista afirmou nesta sexta-feira (19) que não irá acreditar em "disse me disse". Sobrou até para a imprensa que, segundo a presidente, não tem o papel de "investigar e sim de divulgar informações."

"Pedirei ao ministro Teori a mesma coisa: quero ser informada se no governo tem alguém envolvido. Não tenho porque dizer que tem alguém envolvido, porque não reconheço na revista Veja e nem em nenhum órgão de imprensa o status que tem a PF, o MP e o Supremo. Não é função da imprensa fazer investigação e sim divulgar informações. Agora, ninguém diz que a informação é correta. Não prejulgo, mas também não faço outra coisa: não comprometo prova. Porque o câncer que tem nos processos de corrupção é que a gente investiga, investiga, investiga e ainda continua impune", afirmou Dilma.

A presidente questionou as informações obtidas pela imprensa e afirmou acreditar nas instituições públicas para apurar as denúncias. "Não é possível que a revista Veja saiba de uma coisa e o governo não saiba quem é que está envolvido. Pedi primeiro para a PF, que me disse: não posso entregar, a investigação está em curso e peça ao MP. E o MP me disse a mesma coisa: se ele me disser, ele contamina a prova. Se ele me disser, ele contamina a prova", disse ela. 

De acordo com a petista, o vazamento de informações privilegiadas é a principal causa da impunidade no país. "O que queria saber? Queria saber sim, para eu tomar providências. O que eles me dizem? Se entregar a prova para você, estarei comprometendo a investigação. Acho que nessa investigação, ela está sendo diferente. A própria revista Veja diz que o inquérito, os depoimentos, a delação estão criptografado e guardados num cofre. Isso significa que nenhuma das falas é garantida. Ninguém sabe o que é. O pai no sentido de protetor, o compadre do crime de corrupção, do crime de lavagem de dinheiro, do crime financeiro é um só: a impunidade. Pode saber que criar condições para (combater ) impunidade, é uma coisa que o país tem de avançar. Antes, tinha o engavetador- geral da república. Hoje, tem um procurador-geral da República que investiga e tem autonomia", disse a presidente Dilma.

comentários

por Júlia Sarmento no dia 19 de Set de 2014 às 15:58 em Cidade

comentários

Posto vai oferecer testes de HIV durante Parada Gay de Salvador
Foto: Ilustrativa
Um posto de coleta para testes rápidos para detecção do HIV vai funcionar ao lado do Teatro Castro Alves, no Campo Grande, das 10 às 14h do domingo (21), durante a Parada Gay de Salvador. O resultado do exame sai em até 30 minutos. Os usuários detectados com sorologia positiva contarão com o apoio e orientação dos aconselhadores, e serão acolhidos e encaminhados para uma das unidades de referência da rede municipal onde receberão todo o suporte necessário para o tratamento, inclusive com a oferta dos medicamentos retrovirais gratuitos.

Segundo a prefeitura, agentes comunitários da saúde também trabalharão no entorno da festa distribuindo materiais educativos e camisinhas, além de incentivarem o diagnóstico precoce do vírus.

comentários

por Júlia Sarmento no dia 19 de Set de 2014 às 15:35 em Bahia

comentários

Explosão de granada durante curso de formação da PM deixa 5 feridos
Foto: Ronildo Brito/Portal Teixeira News
Cinco aspirantes a soldados ficaram feridos após a explosão de uma granada durante o curso de formação da Polícia Militar da Bahia, na sede do 13º Batalhão do município de Teixeira de Freitas, extremo sul da Bahia. Segundo informações da PM, eles sofreram escoriações e queimaduras de 1º grau nos membros inferiores, nesta quinta-feira (18).

A granada foi lançada durante instrução de "Progressão de Patrulhas e Acuide Visual", disciplina do quadro curricular do Curso de Formação de Soldados. Na ocasião, 24 aspirantes a soldados participavam do treinamento. Em nota, a PM informou que a disciplina "envolve o treinamento da formação de patrulhas com exercícios de subidas e descidas em terrenos acidentados, envolve também ações de controle de distúrbios civis". Não há detalhes sobre o que teria provocado a explosão.

comentários

por Júlia Sarmento no dia 19 de Set de 2014 às 15:14 em Bahia

comentários

São confirmados cinco casos da febre Chinkungunya na Bahia
Foto: Ilustrativa
A nova ameaça brasileira chegou na Bahia. Cinco casos da febre Chinkungunya foram confirmados em Feira de Santana, na Bahia, segundo a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) na manhã desta sexta-feira (19). 16 amostras dos possíveis casos foram escolhidos e encaminhados, para análise, ao Instituto Evandro Chagas, em Belém. Dos 16 casos, cinco foram confirmados como Chinkungunya e os outros 11 foram descartados.

Nesta terça-feira (16), os dois primeiros casos de transmissão de Chinkungunya dentro do Brasil foram confirmados e divulgados pelo Ministério da Saúde. Um homem de 53 anos e a filha, de 31 anos, que morava em Oiapoque, no Amapá. O vírus é transmitido pelo mesmo mosquito que o da dengue, o Aedes aegypti. Os sintomas também são os mesmos: dor de cabeça, febre, dores musculares e nas articulações e podem durar de três a dez dias. Segundo o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, a doença é menos grave que a dengue e o paciente costuma ser tratado em casa.

É possível prevenir o vírus, combatendo à proliferação dos mosquitos transmissores. As recomendações são as mesmas já conhecidas para o combate à dengue: evitar água parada em baldes, vasos de plantas, ralos e outros recipientes.

comentários

por Matheus Simoni no dia 19 de Set de 2014 às 14:55 em Política

comentários

Pintores de campanha cobrem publicidade de rival e causam baderna
Foto: Reprodução
Nesta sexta-feira (19), um grupo de membros da campanha do candidato ao governo do estado Paulo Souto (DEM) pintaram um muro na Av. Pinto de Aguiar, que estava coberto com referências a outros candidatos adversários do ex-governador. Após moradores reclamarem da ação, o grupo se revoltou e começou a provocar uma algazarra, chegando a demonstrar falta de educação fazendo gestos obscenos. A polícia foi chamada no local para conter os arruaceiros, que deixaram o muro completamente sujo.

comentários

por Júlia Sarmento no dia 19 de Set de 2014 às 14:34 em Cidade

comentários

Segundo laudo do IML, Geovane foi decapitado ainda vivo
Foto: Reprodução/Arquivo Correio
Ação comum na idade média, a decapitação foi a causa da morte de Geovane Mascarenha Santana, 22 anos. A vítima foi vista pela última vez com vida no dia 2 de agosto, durante uma abordagem realizado por policiais da Rondesp no bairro da Calçada. O laudo do instituto Médico-Legal Nina Rodrigues, assinado pelos peritos Eliomar Santana e Paulo Sérgio Peixoto no dia 26 de agosto foi divulgado nesta quinta-feira (18).

O documento aponta que, após a decapitação, o corpo foi carbonizado, além de sofrer mutilações. Geovane foi "vítima de decapitação seguida de carbonização, ações de extrema violência, associadas a requisitos de característica dantesca com a mutilação e retirada das mãos, dos testículos e do pênis e das tatuagens", diz o laudo. Ainda de acordo com o documento, o corpo foi envolto em um plástico antes de ser queimado. Outra constatação é de que não houve fraturas no rosto ou na cabeça, nem lesões em órgãos e ossos, nem hemorragias. De acordo com o laudo, a arma utilizada no crime foi "objeto cortante ou penetrante".

O corpo de Geovane foi encontrado carbonizado e degolado no Parque São Bartolomeu, no dia 3 de agosto. Já a cabeça e as mãos foram encontradas em Campinas de Pirajá, no dia 4. No  dia 12, a Justiça decidiu prorrogar por mais 30 dias a prisão dos três policiais militares envolvidos no desaparecimento de Geovane, são eles o subtenente Cláudio Bonfim Borges e os soldados Jailson Gomes de Oliveira e Jesimiel da Silva Resende.  Eles seguem presos no Batalhão de Choque, em Lauro de Freitas. 

comentários

por João Brandão no dia 19 de Set de 2014 às 14:15 em Mundo

comentários

Mestre Acordeon conta sua viagem de bicicleta dos EUA a Bahia: "Trajetória ótima"
Foto: Tácio Moreira / Metropress
Um dos maiores mestres de capoeira da Bahia, o Ubirajara Almeida, mais conhecido como Mestre Acordeon, foi entrevistado nesta sexta-feira (19), na Rádio Metrópole. O aluno de Mestre Bimba que mais se destacou contou ao apresentador Mário Kertész a sua aventura em cima de uma bicicleta. Bira, como também é conhecido, saiu de Oakland, nos Estados Unidos, rumo a Bahia, acompanhado de um grupo com 15 ciclistas, atravessou o continente americano. Segundo ele, o grupo percorreu 15 mil km em um ano e oito dias. "Foi uma trajetória ótima. Muita tensão, entusiasmo e cortesia das pessoas por onde a gente passava. Da Baía de São Franciso a Baía de Todos os Santos. Passamos por lugares maravilhosos, apenas como visitante de coração aberto", contou.

Morando há alguns anos em Oakland, o capoeirista falou o que deseja fazer após acabar a viagem. Segundo ele, pretende criar um documentário sobre a aventura. "Muita coisa para fazer. Tenho que completar a viagem. Vamos fazer um projeto de um documentário final. Tem 15 terabyte de filmagem. Vou ver a viagem em frente a um computador para editar. Tenho que terminar alguns projetos que deixei lá [Oakland]. Vou tentar conciliar meus projetos para ficar mais na Bahia. 60% do meu tempo estou viajando. Não sabia que ia chegar. Cheguei bem. Fui o primeiro a entrar na Bahia no grupo de 15. Fiquei muito feliz, contagiante, pois ser baiano é um privilégio", disse.

comentários

por Matheus Simoni no dia 19 de Set de 2014 às 13:55 em Esportes

comentários

Site afirma que Bahia tem novo patrocinador; diretor nega acerto
Foto: Ilustrativa
Um mês após a reportagem do blog Máquina do Esporte ter antecipado que a Penalty seria a nova fornecedora de futebol do Bahia, parece que os rumos já estão definidos. De acordo com o site Bocão News, a marca brasileira deverá patrocinar o Tricolor a partir de 2015.  A reportagem afirma que a informação foi confirmada por diretores da Penalty, em reunião realizada com os clubes nordestinos durante o sorteio dos grupos da Copa do Nordeste, em Recife, na noite da última quinta-feira (18). Eles garantiram que os novos uniformes já começaram a ser produzidos. Esta deverá ser a segunda vez que a Penalty patrocinará o Bahia, sendo que a primeira passagem pelo clube baiano foi no período de 1995 a 2004 (foto), quando foi substituída pela marca italiana Diadora. 

A reportagem do Metro1 entrou em contato com o diretor de negócios do Bahia, Pablo Ramos, que negou qualquer tipo de acerto com a Penalty. Ele informou que o contrato com a Nike e a Netshoes se encerra no dia 31 de dezembro, quando, só assim,  o clube "estaria aberto a qualquer proposta no mercado". Pablo negou que haja um mal-estar entre as duas empresas e afirmou que, somente nesse ano, 90 mil camisas oficiais foram vendidas. Este número, segundo ele, é o dobro do que foi vendido ao torcedor no ano de 2013, quando o clube vendeu 70 mil peças.

comentários

por Júlia Sarmento no dia 19 de Set de 2014 às 13:33 em Política

comentários

Aécio: "Não entendo as pesquisas, porque todo lugar que vou estou em primeiro"
Foto: Reprodução/G1
O candidato Aécio Neves à Presidência da Repúplica pelo PSDB, em entrevista ao Jornal da Cidade segunda edição, com o apresentador Mário Kertész, falou sobre suas propostas de governo nesta quinta-feira (18). Questionado sobre a polarização que existe na corrida eleitoral entre Dilma Rousseff (PT) e Marina SIlva (PSB), Aécio afirmou não entender as pesquisas, pois em todo lugar que vai está em primeiro.

"Até agora estamos todos empatados, a eleição só vai ser resolvida em 5 de outubro. Agora está chegando uma onda de razão, quem é que vai governar o brasil? O meu time está ai, os profissionais mais qualificados na área da educação, da saúde... Eu estou na vida pública porque acredito que a política pode ser instrumento de melhoria da vida das pessoas. A última pesquisa do ibope que saiu mostra que a nossa  candidatura foi a única que cresceu. Eu não estou entendendo essas pesquisas, porque em todo lugar que eu vou eu estou em primeiro", disse Aécio.



comentários

por Matheus Simoni no dia 19 de Set de 2014 às 13:14 em Política

comentários

"Eu não quero ganhar uma eleição em cima da mentira", diz Marina Silva
Foto: Reprodução/G1
Em entrevista ao Jornal do Meio Dia, com o apresentador Mário Kertész, a candidata à Presidência da República pelo PSB, Marina Silva, discutiu as suas propostas de governo nesta quinta-feira (18). Sobre as críticas que vem recebendo dos adversários Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT), a ex-senadora se defendeu e disse que buscará contar com os melhores integrantes dos partidos políticos. "Tratamos com respeito os nossos adversários. Eu não quero ganhar uma eleição em cima da mentira, como ganhou o presidente Collor, que hoje apoia a Dilma. A sociedade brasileira tem discernimento e não irá permitir isso", afirmou Marina Silva.

"Pessoas boas existem em todos os partidos, seja no PT, no PMDB e no PSDB. Esta é a nossa diferença. Nós não fazemos a política do ódio. Nós não achamos que somos os únicos bons. Pessoas boas existem dentro das empresas, dos governos e dos movimentos sociais. É com esses que nós vamos governar", disse a ex-senadora.

comentários

por Matheus Simoni no dia 19 de Set de 2014 às 13:10 em Política

comentários

"É uma vergonha sem tamanho", diz Aécio sobre caso de corrupção na Petrobras
Foto: Daniele Rodrigues/Metropress
Em entrevista ao Jornal da Cidade 2ª Edição nesta quinta-feira (18), o candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, conversou com o apresentador Mário Kertész. Questionado sobre o caso da Petrobras e a Operação Lava Jato, o senador não poupou críticas à atual gestão. "É uma vergonha sem tamanho. Não foi um fato eventual. É um processo que está lá há mais de 10 anos, funcionando e quase que institucionalizado. E quem diz isso não somos nós da oposição. Quem diz isso é a Polícia Federal, afirma existi uma organização criminosa trabalhando na Petrobras", disparou o candidato.

Aécio também afirmou ter apurado os supostos desvios feitos na estatal e disse que a verba poderia ter sido melhor direcionada. "São 3,5 bilhões desviados. Isso daria para construir 50 mil casas dignas para as pessoas. Daria para colocar 450 mil crianças nas creches. Essas creches que não existem porque a presidente prometeu e não entregou", criticou o candidato.

O tucano também criticou o governo por não ter colaborado com a abertura da CPMI da Petrobras para apurar as irregularidades na estatal. "No início do ano, liderei a movimentação no Senado para instalarmos a CPMI. Tivemos que ir ao Supremo porque o PT não queria. Tivemos a liminar concedida pela ministra Rosa Weber. Instalamos a CPMI, mas como somos minoria, o governo criou um rolo compressor e começou a combinar com aqueles que iriam depor, diretores, ex-diretores e funcionários da Petrobras, o que iriam responder. Se designou um funcionário da Petrobras para fazer um gabarito de perguntas e respostas para iludir a população brasileira", afirmou o candidato.

O candidato do PSDB afirmou também que as pessoas devem acompanhar e cobrar informações sobre o caso de corrupção na estatal. "Os brasileiros mereceriam saber, antes da eleição, até onde isso vai. A nossa maior empresa vale menos da metade do que valia quando Dilma assumiu o governo. Hoje a Petrobras não aparece mais nas páginas de economia. Ela aparece nas páginas de polícia. Devemos cobrar dessas instituições, a Polícia Federal e Ministério Público Federal, e agilidade do Supremo para que possamos abrir a caixa preta", concluiu.
 

Áudio:



"É uma vergonha sem tamanho", diz Aécio sobre caso de corrupção na Petrobras

comentários

por Júlia Sarmento no dia 19 de Set de 2014 às 13:05 em Política

comentários

"No nosso programa os direitos LGBT estão mais respeitados que no programa da presidente Dilma", diz Marina Silva
Foto: Reprodução/Estadão
A candidata Marina Silva à Presidência da Repúplica pelo PSB, em entrevista ao Jornal do Meio Dia, com o apresentador Mário Kertész, falou sobre suas propostas de governo nesta quinta-feira (18). Um dos assuntos mais polêmicos que envolveram a candidatura de Marina durante a corrida eleitoral foi a sua mudança de postura quanto a propostas relacionadas à homofobia e o casamento homossexual, que teriam acontecido após pressão do pastor Malafaia, em seu Twitter. Questionada sobre isto, a ex-senadora disse que a mudança não se deu por conta de pressão e sim por um mal entendido da coordenação.

"Todos o movimento mandaram contribuições e ninguém teve a sua contribuição inserida na íntegra. Por conta de um erro a contribuição do LGBT foi publicada na integra, do jeito que foi encaminhada. A discussão e o debate fez uma síntese, e essa síntese não estava corrigida. Quando a coordenação indetificou o erro, fez uma errata. Agora isso está sendo usado contra mim. É mais uma calunia, uma fofoca. Eu que fui cristã católica durante muito tempo, sou cristã evangelica, respeito a constituição brasileira. Nós vivemos em um estado laico. No nosso programa os direitos da comunidade LGBT estão mais respeitados que no programa da presidente Dilma Rousseff (PT) ou no de Aécio Neves (PSDB) . O que nós estamos defendendo são os direitos civis das pessoas", disse Marina.

comentários

por Bárbara Silveira no dia 19 de Set de 2014 às 13:04 em Cidade

comentários

Quase pronta, Av. Tamburugy foi parada pelo MP; Prefeitura alega mãos atadas, e povo continua engarrafado
Foto: Tácio Moreira/Metropress
Desde dezembro de 2013, a população deveria ter uma outra opção de acesso à Av. Paralela e à Orla. A solução para desafogar parte do trânsito se chamaria Av. Dodô e Osmar, mas, por enquanto, o seu nome ainda é Avenida Tamburugy e poucos se atrevem a trafegar por lá. O lançamento da nova via foi feita em maio de 2013, mas, seis meses após o anúncio e com mais de 90% da obra concluída, um embargo judicial impede a utilização do espaço. "O MP verificou junto ao Ibama e ao Inema que a avenida vinha sendo construída de for- ma ilegal, aterrando áreas protegidas pela legislação, aterrando lagoas, desmatando a área de Mata Atlântica sem as devidas licenças, e adotou as medidas previstas para que a obra fosse paralisada", explicou a promotora do MP-BA, Cristina Seixas. 

 De acordo com o MP, a licença ambiental que permitiu o início das obras foi concedida pela Pre- feitura quando somente o estado estaria hábil para dar o aval. Pro-curada, a promotora Hortência Pinho, da Promotoria de Meio Ambiente, que denunciou as supostas irregularidades, afirmou que só comenta o caso após decisão judicial. De acordo com a Secretaria de Urbanismo e Transporte do Município (Semut), a avenida faz parte de um conjunto de obras realizadas através de um Ter- mo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a pasta e o Shopping Paralela, que prevê ainda a construção de uma via marginal à Avenida que seria estendida até a Orla, mas ambas estão embargadas. 

Enquanto o empurra-empurra de responsabilidade impede a regulamentação das obras, a vegetação e os buracos causados pela falta de manutenção já deterioram as etapas concluídas da Tamburugy e impedem o início das obras da via marginal ao shopping. 


"Tudo que poderia fazer, fez"

 O titular da Semut, Fábio Mota, garante que a Prefeitura está de mãos atadas. "Não tem muito o que fazer. Nós estamos esperando o Judiciário julgar. Tudo que a Pre- feitura poderia fazer, fez". De acordo com a Semut, além da Av. Tamburugy, a construção de uma via marginal ao Shopping Paralela, que se estenderia até a Av. Orlando Gomes, também está embargada. "O estado mandou um documento dizendo que a competência do licenciamento ambiental 14 é da Prefeitura. Esse documento foi encaminhado ao Ministério Público e anexado aos autos do processo. Estamos aguardando o Judiciário decidir", explica. 

 Procurado pelo Jornal da Metrópole, o Tribunal de Justiça da Bahia não informou uma previsão de quando a ação será julgada. Enquanto isso, os motoristas que trafegam pelo local continuam esperando uma solução para amenizar os engar- rafamentos no local.

comentários

por Matheus Morais no dia 19 de Set de 2014 às 12:41 em Política

comentários

Em Salvador, Marina se reunirá com movimento negro e fará comício em Cajazeiras X
Foto: Reprodução/Financial Times
A candidata à Presidência da República pelo PSB, Marina Silva, desembarca em Salvador no próximo sábado (20), às 15h, segundo a página oficial da socialista na internet. Ela tem o primeiro compromisso às 18h30: um encontro com lideranças do movimento negro, que acontece no Hotel Novotel Salvador Hangar, no Aeroporto. Já às 19h, Marina estará no bairro de Cajazeiras X, no Campo da Pronaica, para participar de comício. Ela será acompanhada de Lídice e da candidata ao Senado pela chapa baiana, Eliana Calmon (PSB).


O itinerário da candidata à Presidência da República Marina Silva (PSB) já foi traçado e divulgado nesta quinta-feira (18) na página oficial da postulante Lídice da Mata (PSB). A presidenciável chegará às 15h na capital baiana e tem o primeiro compromisso firmado somente às 18h30, em encontro com lideranças do movimento negro. O evento acontece no Hotel Novotel Salvador Hangar, no Aeroporto. Meia hora depois, Marina Silva já precisa estar em Cajazeiras X, no Campo da Pronaica, para participar de comício. O trajeto terá a companhia de Lídice e da candidata ao Senado pela chapa baiana, Eliana Calmon (PSB).

comentários

Página 1 de 3432
BUSCA
Rádio Metrópole
escute ao vivo Escute pelo Media Player Escute pelo Itunes
Seta Sinta-se bem 16h00 às 17h00
Baixe os aplicativos da Rádio Metrópole
MK ENTREVISTA
19/09/2014
Aécio Neves
Candidato a Presidente
18/09/2014
Marina Silva
Candidata a Presidente
17/09/2014
Acm Neto
Prefeito de Salvador
NEWSLETTER
Grupo Metrópole
© Copyright 2013 Rádio Metrópole - Em Salvador, ouça a Rádio Metrópole 101.3 FM e 1290 AM Telefone: 71 3505 5000 | Fax: 71 3505 5040