RSS Facebook Twitter

por Matheus Morais no dia 23 de Abr de 2014 às 12:23 em Política

comentários

A aposentadoria voluntária da mulher policial servidora federal com 25 anos de contribuição foi aprovada nesta terça-feira (22) na Câmara dos Deputados. Pela lei atual, homens e mulheres policiais podem se aposentar aos 30 anos de contribuição, com 20 anos comprovados no exercício da função. Agora, para entrar em vigor, o PLP deve ser sancionado pela Presidência da República. Caso aprovada, a lei beneficiará policiais federais, rodoviárias federais e civis do Distrito Federal.

comentários

por Milene Rios no dia 23 de Abr de 2014 às 12:14 em Cidade

comentários

Fundação José Silveira deixa administração do Hospital Espanhol
Foto: Metropress/arquivo
Após um ano auxiliando na Administração do Hospital Espanhol, a Fundação José Silveira não tem mais convênio com a unidade de saúde. As duas instituições firmaram parceria em abril de 2013, ao lado da Real Sociedade de Beneficência Espanhola, para dar apoio à superação da crise do Hospital. 

O diretor institucional da Fundação José Silveira, Carlos Dumet, explicou ao Metro1 que a FJS nunca assumiu sozinha a gestão do Espanhol, e sim trabalhava com auxílio técnico administrativo à unidade. "É importante esclarecer que a Fundação foi convidada no ano passado pela Real Sociedade a fazer parte de um Termo de Cooperação Técnica, com o objetivo de auxiliar no processo de retomada do Hospital Espanhol. A gestão do Hospital sempre foi do conselho de administração, formado por membros da Real Sociedade e dois membros do governo", explicou Dumet. 

Em janeiro desse ano a Caixa Econômica Federal solicitou que o modelo de gestão do Espanhol fosse alterado, para que se firmasse um contrato de gestão profissionalizante, segundo Dumet. O administrador disse ainda, que a Fundação até tinha o interesse de tomar a frente do Espanhol, mas não foi autorizada pelo Ministério Público a assumir a gestão plena. "A intenção era que a Fundação José Silveira assumisse isso. Nós consultamos o MP, que não autorizou a celebração desse contrato", disse.

Carlos Dumet afirmou que a Fundação é cuidada e acompanhada por uma curadoria de fundações do MP, portanto, todas as ações da instituição são previamente encaminhadas por uma manifestação do órgão. Neste caso especifico o promotor visualizou que não haveria muita segurança nessa operação, pois poderia vir a ter algum tipo de prejuízo ao patrimônio da Instituição. Desde segunda-feira (14) a Fundação José Silveira não tem mais nenhum tipo de participação a qualquer título no Hospital Espanhol.

comentários

por Pedro Enrique Monteiro no dia 23 de Abr de 2014 às 11:51 em Bahia

comentários

Bahia registra 70 ataques a bancos apenas neste ano
Foto: Geraldo Rosa/Paratinga Notícias/Reprodução (Arquivo)
Desde o dia 1º de janeiro deste ano até a terça-feira (22), a Bahia registrou 70 ataques a bancos. O número alarmante reflete o "pífio" investimento em segurança nas unidades bancárias, assim credita o Sindicato dos Bancários da Bahia, responsável pelo levantamento do número de ataques a bancos. Segundo a entidade, 59 das ocorrências foram registradas no interior, enquanto 11 foram na capital baiana. De acordo com o registro do sindicato, as explosões de caixas eletrônicos correspondem a 49 das ocorrências. Em seguida, aparecem as tentativas frustradas com oito casos. Os arrombamentos ficam com sete, e os assaltos, com seis. O sindicato lembra que, em 2013, os quatro maiores bancos em atividade no País (Itaú, Banco do Brasil, Bradesco e Santander) lucraram, juntos, R$ 50 bilhões em 2013. Apesar do montante, apenas R$ 2,5 bilhões foram destinados para a segurança.

comentários

por Matheus Morais no dia 23 de Abr de 2014 às 11:32 em Brasil

comentários

Presidente da Petrobras dará explicações à Câmara sobre Pasadena na próxima quarta
Foto: Fábio Mota/Agência Estado
A presidente da Petrobras, Graça Foster, confirmou que estará na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara na próxima quarta-feira (30), às 10h, para falar sobre as novas informações divulgadas em reportagens publicadas no fim de semana sobre a compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos. Segundo a Agência Brasil, Graça Foster deveria falar aos deputados na tarde de hoje (23), mas assessores da empresa procuraram os parlamentares para avisar que não foi possível compatibilizar a agenda e entregaram um documento oficializando a nova data.

comentários

por Pedro Enrique Monteiro no dia 23 de Abr de 2014 às 11:12 em Esportes

comentários

Tv Bahêa: Esquadrão lança programa de tv com bastidores e participação da torcida
Foto: Divulgação
Entretenimento e diversão para a torcida tricolor! Estreou neste final de semana o programa "TV Bahêa", do canal Premiere Futebol Clube, da televisão paga. O novo programa dedicado exclusivamente para a torcida do Bahia traz imagens dos bastidores e a participação da massa tricolor. Além do Esquadrão, outros grandes clubes brasileiros possuem o programa. Os episódios serão sempre exibido no canal Premiere que vai transmitir partida do Bahia ao longo do Brasileirão deste ano. O clube ressalva que o objetivo do programa é deixar a torcida ainda mais próxima dos assuntos internos do Bahia e mostrar o clube para todo o Brasil, de maneira leve e descontraída. Neste primeiro episódio, o programa traz os bastidores e principalmente a resenha da Nação Tricolor em meio ao título estadual.

Assista o primeiro episódio da Tv Bahêa aqui.

comentários

por Matheus Morais no dia 23 de Abr de 2014 às 10:38 em Política

comentários

Chapa oposicionista começa pré-campanha ao governo por Vitória da Conquista
Foto: Arte/Metropress
A chapa oposicionista que vai concorrer ao governo do estado nas eleições de outubro, encabeçada pelo democrata Paulo Souto, dará a largada em sua pré-campanha eleitoral já neste sábado (26), quando se encontrará, na cidade de Vitória da Conquista, com os partidos de oposição da região. Além do pré-candidato ao governo, também estarão presentes no evento seu vice, Joaci Góes (PSDB), o pré-candidato ao Senado Federal Geddel Vieira Lima (PMDB) e o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM). O peemedebista Geddel Vieira Lima comentou, por meio de sua página no Twitter, o encontro. "Sábado, eu, Paulo Souto e Joaci Góes, estaremos a partir das 9:30 em Vitória da Conquista. Será a largada da nossa caminhada pelo interior do estado rumo a uma grande vitória em Outubro. Vamos discutir a Bahia e falar de futuro. Nos acompanhará também o Prefeito ACM Neto. Peço aos amigos da região que divulguem", escreveu.

comentários

por Pedro Enrique Monteiro no dia 23 de Abr de 2014 às 10:26 em Esportes

comentários

Vitória: João Paulo Sampaio é promovido da coordenação da base para futebol profissional
Foto: Divulgação/ E.C. Vitória
Na coordenação das divisões de base do Vitória desde 2007, João Paulo Sampaio foi promovido para o cargo de Coordenador do Futebol Profissional. A decisão veio após uma reunião nesta terça-feira (22), reunindo o Presidente do Conselho Diretor, Carlos Sérgio Falcão e o novo Diretor Executivo do Vitória, Felipe Ximenes. João Paulo, que jogou no Vitória na década de 90, treinou todas as categorias da divisão de base do clube antes de assumir o cargo de coordenador da base. "Venho me preparando para esta oportunidade e espero poder fazer um trabalho satisfatório, assim como fiz nas divisões de base do Vitória", afirmou João Paulo.

comentários

por Pedro Enrique Monteiro no dia 23 de Abr de 2014 às 09:58 em Cidade

comentários

Advogado de Kátia Vargas garante que novos recursos serão adotados para evitar júri popular
Foto: Angelino de Jesus/OAB-BA/Reprodução
O advogado criminalista Fabiano Pimentel comentou em conversa com o apresentador Zé Eduardo, da Rádio Metrópole, sobre a decisão do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) em manter em júri popular o julgamento da médica Kátia Vargas, ré no caso da morte dos irmãos Emanuel e Emanuelle, em outubro do ano passado, em Ondina. Fabiano, que trabalha na defesa de Kátia, explicou as ações julgadas no Tribunal nesta terça-feira (22).

"Eram dois recursos. Um recurso do Ministério Público que pedia que ela fosse presa novamente. Esse recurso foi negado, ela permanece em liberdade até o final do processo. E o recurso da defesa, que nós pugnávamos a desclassificação do homicídio doloso para culposo e a retirada das qualificadoras, ou seja, ela não teria cometido um homicídio qualificado. Esse recurso também foi indeferido.", disse o advogado.

Fabiano Pimentel garantiu que a defesa irá entrar com novos recursos para evitar o júri popular à médica. De acordo com ele, ainda cabe novas ações e o julgamento pode encerrar apenas em 2015. "Nós temos agora prazos para os recursos em Brasília e prazos de embargos. Provavelmente entraremos em novos recursos para o Tribunal Superior e para o Supremo Tribunal. O STJ e Supremo Tribunal não tem demorado nesses julgamentos, é coisa de mais 6 meses, um ano no máximo. Foi uma fatalidade que destruiu duas famílias", finalizou o advogado.

comentários

por Stephanie Suerdieck no dia 23 de Abr de 2014 às 09:35 em Trânsito

comentários

Manifestantes fecham Avenida Heitor Dias no sentido Sete Portas
Foto: Johnny Sousa / Moto Repórter
Moradores da localidade conhecida como Sertanejo fecharam a pista no inicio da Avenida Heitor Dias, sentido Sete Portas, na manhã desta quarta-feira (23), e o trânsito já está bastante complicado na Av. Barros Reis. Segundo a Transalvador, o grupo protesta por conta de falta de água na região. De acordo com os moradores, eles estão sem abastecimento há mais de dez dias. Há informações também de outra manifestação em Mata Escura, mas o órgão de trânsito ainda não localizou onde os manifestantes estão fechando a pista.

comentários

por Pedro Enrique Monteiro no dia 23 de Abr de 2014 às 09:25 em Bahia

comentários

Coronel Castro lamenta mortes durante greve da PM e "perdas irreparáveis"
Foto: Tácio Moreira/ Metropress
Durante os três dias de greve da Polícia Militar (PM) no estado, a Secretaria de Segurança Pública registrou 53 mortes em Salvador e Região Metropolitana. Os dados alarmantes causaram prejuízos para toda a população. Em conversa com o apresentador Mário Kertész, na manhã desta quarta-feira (23), o coronel comandante da Polícia Militar Alfredo Castro falou sobre os danos causados pela greve. "A paralisação da Polícia Militar trouxe perdas irreparáveis, tanto para a Polícia Militar quanto às pessoas. Isso causa um reflexo na sociedade e na Polícia Militar. Uma das etapas que nós podemos chegar a uma greve é a falta de diálogo. Mas até agora eu não entendo como deflagrar uma greve, pois está tendo diálogo até mesmo pós greve", disse à Metrópole.

O coronel comentou a atitude de capitão Tadeu, que, após a prisão de Prisco, convocou os policiais do estado para se aquartelarem em protesto à prisão: "Da mesma forma que ele [Cap. Tadeu] pediu pra aquartelar, ele podia orientar dizendo que a prisão de Prisco foi uma prisão federal e que o estado não teve nenhum desacordo. Mas houve um ruído dizendo que o estado teria quebrado o acordo, e não foi dessa maneira".

Questionado sobre a legalidade da greve da Polícia Militar, Castro afirmou que há contrapartidas em relação ao direito da paralisação dos militares. "É uma discussão judicial. Existe uma legislação que nega e outros dizem que não. Na minha opinião, não existe a possibilidade de greve. É um momento a ser discutido", disse. O coronel também afirmou que, após várias rodadas de negociação, não há mais pontos a serem discutidos com os policiais: "Nós não temos hoje a preocupação de dizer que o governo fechou as portas para a negociação com a PM".

Ouça a entrevista completa:
 

Áudio



comentários

por Matheus Morais no dia 23 de Abr de 2014 às 09:12 em Política

comentários

US$ 85 mi serão investidos na requalificação da Baía de Todos os Santos, afirma coluna
Foto: Ilustrativa
Um contrato que visa a requalificação da Baía de Todos os Santos será assinado nesta quarta-feira (23) pelo secretário estadual  de Turismo, Pedro Galvão (PR), na sede do banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Brasília, às 10h. Segundo a coluna Tempo Presente, do jornal A Tarde, serão investidos US$ 85 milhões na construção de píeres, atracadouros, recuperação de patrimônios históricos e instalação de um SAC Náutico.

comentários

por Milene Rios no dia 23 de Abr de 2014 às 08:50 em Cidade

comentários

Cerca de 150 pessoas realizam uma manifestação na Rua Nestor Duarte, em São Caetano, queimando pneus e entulhos e travando todo o trânsito na região. De acordo com a Transalvador o congestionamento já reflete na BR 324. A Central de Polícias (Centel) informou que os manifestantes reivindicam contra a desapropriação de residências que está sendo feita no bairro. 

Uma senhora foi atropelada na Orla de Salvador e deixa tudo congestionado. O acidente aconteceu em Piatã, no sentido Centro, próximo à Av. Orlando Gomes. A Transalvador na soube informar a gravidade. Os motoristas enfrentam lentidão nesta manhã, na BR-324, no sentido Salvador, na Av. Pinto de Aguiar, Na Luiz Viana Filho, nos dois sentidos.

comentários

por Matheus Morais no dia 23 de Abr de 2014 às 08:36 em Política

comentários

Novo secretário, Fábio Mota tomará posse na Semut nesta quarta-feira
Foto: Divulgação
O novo secretário municipal de Urbanismo e Transporte (Semut), Fábio Mota (PMDB), tomará posse do cargo nesta quarta-feira (23), às 15h, em cerimônia no Palácio Thomé de Souza. Mota também já foi presidente da Limpurb e secretário municipal de Serviços Públicos. O peemedebista foi convidado pelo prefeito ACM Neto (DEM), que com a escolha, prestigia a sigla. Mota substitui José Carlos Aleluia (DEM), que será candidato a deputado federal nas eleições de outubro.

comentários

por Pedro Enrique Monteiro no dia 23 de Abr de 2014 às 08:20 em Bahia

comentários

"Não existe nenhuma quebra de acordo", diz coronel Castro sobre prisão de Prisco
Foto: Tácio Moreira/ Metropress
Comandante da Polícia Militar no estado, o coronel Alfredo Castro participa na manhã desta quarta-feira (23) da primeira hora do programa Jornal da Bahia no Ar, para falar sobre a Greve da Polícia Militar, que durou da terça-feira (15) à quinta-feira (17). O coronel comentou a prisão de um dos líderes da paralisação e presidente da Associação de Policiais e Bombeiros e seus Familiares do Estado da Bahia (Aspra), Marco Prisco.

"Quando nós fizemos um acordo com as associações, nós tiramos qualquer tipo de sanções administrativas, exemplo às faltas a serviço durante a paralisação. Assim como fizemos em 2012. O governo sentiu disponível a esse acordo, mas no próprio acordo diz que os crimes não seriam isentados. É um crime de área federal e com legislação federal e o governo não tinha esse poder. Ele [Prisco] sabe que os crimes cometidos em 2012 é motivo de apuração. A apuração está sendo feita a nível Federal. Não existe nenhuma quebra de acordo".

*Acompanhe a entrevista ao vivo pela Rádio Metrópole (101.3 FM).

comentários

por Matheus Morais no dia 23 de Abr de 2014 às 08:07 em Bahia

comentários

Após reagir a um assalto na cidade de Irecê, a engenheira civil Érica Medrado Ferreira , de 29 anos, morreu, na tarde de terça-feira (22). Ela saia de casa quando dois homens armados em uma moto a surpreenderam. Os suspeitos tentavam levar a bolsa de Érica, mas ela teria reagido ao assalto quando foi baleada. A engenheira foi atingida com três tiros no abdômen e os assaltantes fugiram. Érica chegou a ser encaminhada par  o Hospital Regional de Irêcê, mas não resistiu e morreu minutos depois de chegar na unidade. O caso será investigado pela polícia da cidade.

comentários

Página 1 de 3013
BUSCA
Rádio Metrópole
escute ao vivo Escute pelo Media Player Escute pelo Itunes
Seta Jornal do Meio-Dia 12h00 às 13h00
Baixe os aplicativos da Rádio Metrópole
MK ENTREVISTA
23/04/2014
Coronel Alfredo Braga De Castro
Comandante Geral da Polícia Militar
17/04/2014
Nelson Pelegrino
Deputado Federal
17/04/2014
Marcos Prisco
Vereador e presidente da Associação de Policiais e Bombeiros e de seus Familiares no Estado (Aspra)
NEWSLETTER
Grupo Metrópole
© Copyright 2013 Rádio Metrópole - Em Salvador, ouça a Rádio Metrópole 101.3 FM e 1290 AM Telefone: 71 3505 5000 | Fax: 71 3505 5040