RSS Facebook Twitter

por Matheus Simoni no dia 24 de Mai de 2015 às 20:02 em Você Repórter

comentários

Você Repórter: morador reclama de rua sem asfalto em Vista Alegre
Foto: Fernando Barbosa/Leitor Metro1
O leitor do Metro1 Fernando Barbosa, morador do bairro de Vista Alegre, enviou imagens da Travessa 22 de março, que sofre com a ausência de asfalto. De acordo com ele, com as fortes chuvas que caem em Salvador prejudicam os moradores da região.

comentários

por Matheus Simoni no dia 24 de Mai de 2015 às 19:35 em Cidade

comentários

Hospital Ana Nery deverá se tornar um hospital universitário
Foto: Divulgação
O Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) deve gerir dois hospitais localizados na Bahia. O anúncio foi feito na última sexta-feira (22), quando representantes do órgão estiveram reunidos na última semana com profissionais de duas instituições para alinhar os termos e definir responsabilidades. São elas o Hospital Ana Nery, no bairro da Caixa D'agua, em Salvador, e o Hospital Nair Alves de Souza, localizado na cidade de Paulo Afonso. 

Na última quinta-feira (21), a presidente em exercício da Ebserh, Jeanne Michel, esteve reunida com o Reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), João Carlos Salles. No encontro, o reitor comunicou a decisão do Conselho Universitário da UFBA tomada no último dia 18 de maio, onde foi aprovada por unanimidade a incorporação do Hospital Ana Nery à Universidade, que será concluída passando sua gestão à Ebserh.

De acordo com a Empresa, a decisão se fez necessária pelo fato de que a Ebserh só assume gestão de unidades hospitalares ligadas à universidades federais. As únicas pendências para formalizar o acerto ficam por conta do Conselho de Administração da Ebserh que irá avaliar a parceria. Enquanto são finalizados os termos do acordo, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), atualmente responsável pela gestão administrativa-financeira do Ana Nery, terá seu contrato de gestão renovado emergencialmente por mais seis meses.

comentários

por Matheus Simoni no dia 24 de Mai de 2015 às 19:05 em Política

comentários

"Não tenho temor disso, respondo pelos meus atos", diz Dilma sobre impeachment
Foto: Reprodução/Folha de S. Paulo
A presidente Dilma Rousseff afirmou não estar assustada com os pedidos de impeachment feitos pela oposição.  Em entrevista ao jornal mexicano, La Jornada, publicada neste domingo (24), a presidente disse que impedimento é visto por ela como uma arma política. "O problema do impeachment é sem base real, e não é um processo, e não é algo, vamos dizer assim, institucionalizado. Eu acho que tem um caráter muito mais de luta política, entende? Ou seja, é muito mais esgrimido como uma arma política. Agora, a mim não atemorizam com isso. Eu não tenho temor disso, eu respondo pelos meus atos. E eu tenho clareza dos meus atos", afirmou ela.

comentários

por Matheus Simoni no dia 24 de Mai de 2015 às 18:33 em Bahia

comentários

Rodoviários metropolitanos anunciam greve para esta semana
Foto: Tácio Moreira/Metropress
Terminou sem acordo mais uma reunião entre os rodoviários metropolitanos e empresários. Com isso, os trabalhadores anunciaram que o início da greve da categoria irá ocorrer na próxima quarta-feira (27). A paralisação vai afetar os transportes nas seguintes localidades: Polo de Camaçari, da Refinaria de Candeias, da Petrobrás e o transporte de passageiros em Simões Filho, Camaçari, Entre Rios, Mata de São João, São Sebastião do Passé, São Francisco do Conde, Esplanada, Campo Formoso, Jacobina, Alagoinhas, Candeias, Dias D'Ávila, Catu, Pojuca e Lauro de Freitas. 

A greve não irá afetar o transporte urbano da capital baiana. Uma nova assembleia está marcada para a próxima terça-feira (26), um dia antes da greve, onde será avaliada uma nova proposta do patronato. Os empresários ofereceram reajuste salarial de 10%, reajuste do ticket de 10% e redução da contrapartida para 12%. Entretanto, os trabalhadores pedem, além destes três pontos, o fim da dupla função e a redução da contrapartida do plano de saúde dos atuais R$ 27,90 para R$ 20,00.

comentários

por Matheus Simoni no dia 24 de Mai de 2015 às 18:06 em Cidade

comentários

Secretário da Sucom e diretor do Detran trocam farpas após realização de evento na Barra
Foto: Divulgação/Detran
Na manhã deste domingo (24), a Secretaria Municipal de Urbanismo (Sucom) autuou a produtora Dois Mais Um Produções Artísticas pela  realização de o evento "Maio Amarelo" para o Departamento Nacional de Trânsito (Detran - Ba), no bairro da Barra. De acordo com o órgão, o evento não foi licenciado pela Secretaria, ocupando uma área destinada ao público. O evento contou com distribuição de material educativo e realização de oficinas pedagógicas com o objetivo de educar a população e alertar quanto ao crescimento no número de mortes no trânsito. 

O caso gerou uma troca de farpas entre o secretário da pasta, Silvio Pinheiro, e o diretor-geral do Detran, Maurício Bacelar. Pinheiro afirmou ser um contra-senso a realização de uma atividade irregular por uma instituição  integrante do sistema social. "É um absurdo um órgão público desrespeitar as normas, manter carros estacionados em local irregular e ainda atrapalhar o lazer de um dos cartões postais mais importantes da cidade", disse ele. 

Segundo Bacelar, a prefeitura "partidarizou" suas ações contra o Detran."Causou estranheza a manifestação da Sucom, na tentativa de punir o evento, que não criou nenhum tipo de problema para as pessoas que estavam na Barra, já que utilizamos uma estrutura móvel. As famílias entenderam a nossa mensagem pela paz no trânsito e participaram das atividades. Faltou bom senso ao órgão municipal, que, chamado pelo Detran a aderir ao movimento que luta para reduzir os acidentes, recusou", declarou ele.  

comentários

por Matheus Simoni no dia 24 de Mai de 2015 às 17:35 em Cidade

comentários

Marcha da Maconha reúne manifestantes no Centro de Salvador
Foto: Juarez Matias/Bocão News
Um grupo de centenas de manifestantes se reuniu no Centro de Salvador neste domingo (24), durante a realização da Marcha da Maconha, que pede a liberação e legalização do consumo da droga. A caminhada teve início na Praça do Campo Grande e seguiu pela Avenida Sete de Setembro até a Praça Municipal. Os manifestantes levavam cartazes alusivos à regulamentação e uso da erva.

comentários

por Matheus Simoni no dia 24 de Mai de 2015 às 17:04 em Brasil

comentários

População de Itaparica marca manifestação para esta segunda-feira
Foto: Divulgação
A população da Ilha de Itaparica irá realizar uma manifestação no terminal marítimo de Bom Despacho nesta segunda-feira (25). De acordo com os moradores, o protesto será pacífico e irá reinvidicar melhorias nas estradas, mais segurança e melhor qualidade no transporte público nas unidades de saúde da região. A manifestação está marcada para às 5h de segunda-feira e deve acontecer também em várias áreas de Vera Cruz e Itaparica.

comentários

por Matheus Simoni no dia 24 de Mai de 2015 às 16:30 em Bahia

comentários

Presos iniciam rebelião e matam 10 detentos em Presídio de Feira de Santana
Foto: Reprodução
Uma rebelião ocorrida neste domingo (24) resultou com a morte de 10 presos que cumpriam pena no Presídio Regional de Feira de Santana. De acordo com o site Bocão News, 32 detentos se rebelaram e iniciaram uma confusão, que terminou com seis presos degolados em brigas de facões. 

Em menos de dois anos, é o terceiro registro de confusão com presos da unidade. Em janeiro deste ano, três criminosos pularam o muro do prédio e correram por um matagal que cerca o presídio. Em maio de 2014, um outro preso conseguiu fugir do complexo penitenciário durante o horário do almoço. A Polícia Militar já se encontra no local para averiguar a situação.

Presos iniciam rebelião e matam 10 detentos em Presídio de Feira de Santana

Presos iniciam rebelião e matam 10 detentos em Presídio de Feira de Santana. Leia mais no #Metro1. http://bit.ly/1cdcFtd

Posted by Grupo Metrópole on Domingo, 24 de maio de 2015

comentários

por Matheus Simoni no dia 24 de Mai de 2015 às 16:06 em Cidade

comentários

Prefeitura inicia nova operação para combater dengue, zika e chikungunya
Foto: Reprodução
A partir das 8h desta segunda-feira (25), a Prefeitura de Salvador irá intensificar a atuação contra o Aedes aegypt e Aedes albopictus, mosquitos transmissores da dengue, febre chikungunya e zika vírus. Por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), uma nova linha de trabalho será implantada em praças, parques, estabelecimentos públicos, além de casas, edifícios e terrenos abandonados. 

De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Combate à Dengue, Isabel Guimarães, a expectativa é diminuir a infestação prolongada das doenças na cidade. "Estamos recebendo uma grande quantidade de solicitações em relação a possíveis focos do inseto nesses espaços. Então, realizamos um levantamento com a identificação desses locais espalhados em toda cidade e fechamos uma programação para iniciarmos uma ação específica em logradouros públicos e imóveis abandonados. A expectativa é garantir uma redução da infestação mais prolongada que beneficiará a população soteropolitana", explicou. 

Os agentes de endemias realizarão, nesta nova fase de mobilização, inspeções para identificação, eliminação e tratamento dos criadouros com larvas, e a borrifação química com aplicação de inseticidas, afim de matar os mosquitos que estiverem na fase adulta. Nesta segunda-feira, a atividade acontece no Horto Florestal (edifício abandonado localizado na Rua Pirantancara), na Praça dos Eucaliptos (Caminho das Árvores), nas Praças Ana Lúcia Magalhães e Belo Horizonte, além do Loteamento Aquarius, na Pituba, e na Praça do Campo Grande.

comentários

por Matheus Simoni no dia 24 de Mai de 2015 às 15:26 em Cidade

comentários

Carro explode e pega fogo no Itaigara; veja vídeo
Foto: Leitor Metro1
Um carro explodiu quando estava estacionado na Rua Edith Mendes da Gama e Abreu, bem em frente ao Empório Itaigara no início da tarde deste domingo (24). Uma unidade do Corpo de Bombeiros foi chamada para conter as chamas. Segundo o site Bocão News, o motorista, identificado por Alan Araújo de Jesus, percebeu que o veículo apresentava uma pane. Ao notar que as chamas começaram a surgir, o condutor evacuou veículo e retirou os pertences dos passageiros. Ninguém ficou ferido. Confira o vídeo: 

Carro explode e pega fogo no Itaigara. Leia mais no #Metro1: http://bit.ly/1LzgwNZ

Posted by Grupo Metrópole on Domingo, 24 de maio de 2015

comentários

por Matheus Simoni no dia 24 de Mai de 2015 às 15:07 em Lutas

comentários

Após ficar perto da vitória, Belfort chora e admite erro em estratégia
Foto: Reprodução/Josh Hedges/Zuffa LLC
O lutador brasileiro Vitor Belfort esteve muito perto de conquistar o cinturão dos pesos médios do UFC durante a luta contra o americano Chris Weidman, no último sábado (24), em Las Vegas. Nos primeiros segundos da luta, o "Fenômeno" desferiu uma sequência de socos que deixou o adversário atordoado na grade, chegando a provocar um corte no rosto de Weidman. Porém, os papéis se enverteram, o campeão conseguiu colocar Vitor no chão com facilidade e atropelou o brasileiro antes mesmo da luta completar três minutos de duração. 

Em entrevista após a luta, Belfort admitiu que a estratégia adotada para o duelo não foi a mais correta. "Eu estava bem, na verdade, mas quando fui dar dois passos para trás, juntei minhas pernas e não consegui fazer a defesa. Ele conseguiu a queda e acho que foi a noite dele. Ele brilhou e como atleta a gente tem que entender que faz parte", disse o brasileiro, em entrevista ao Canal Combate.

Questionado se ele pensava em se aposentar, o lutador se emocionou e agradeceu o carinho dos fãs. "Acho que fiz muita coisa pelo esporte. Quando você faz muita coisa fora do octógono, vocês ganha muitos fãs. Meus patrocinadores acabaram de me ligar, disseram que estão comigo independente do resultado. É muito legal quando você vê o carinho e respeito de todos eles. O importante na vida é você nunca desistir", afirmou Belfort.

comentários

por Matheus Simoni no dia 24 de Mai de 2015 às 14:33 em Cidade

comentários

Secretário critica cobrança de estacionamento: "Não podem passar por cima da Prefeitura"
Foto: Tácio Moreira/Metropress
O secretário municipal de Urbanismo, Silvio Pinheiro, recebeu com surpresa a notícia de que os shopping centers vão poder cobrar pelas vagas em estacionamentos com aparo da Justiça. No sábado (23), a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) anunciou que os oito principais centros de compras associados à entidade vão começar a cobrar pelo estacionamento a partir de junho. São eles os shoppings da Bahia, Salvador, Salvador Norte, Bela Vista, Paralela, Barra, Lapa e Piedade. 

De acordo com o secretário, a Prefeitura irá lutar para que esta cobrança não seja realizada. "Não temos conhecimento da decisão da Justiça. Quando formos notificados vamos tomar as providências cabíveis. Mas os shoppings não podem determinar uma data para a cobrança e passar por cima da Prefeitura", declarou. Ele afirmou que irá acionar à Procuradoria Geral do Município. "Mas, desde já, adianto que tudo que for possível dentro da lei será feito para que os shoppings não cobrem o estacionamento dos clientes".

comentários

por Bárbara Gomes no dia 24 de Mai de 2015 às 14:07 em Cidade

comentários

Trânsito nas imediações da Feira de São Joaquim também será modificado
Foto: Arquivo Metropress

A Secretaria de Mobilidade de Salvador, por meio da Transalvador, divulgou que além das intervenções na Av. Suburbana, também planeja fazer modificações para melhorar o trânsito nas proximidades da Feira de São Joaquim. Conforme o superintendente Fabrizzio Muller, O início das obras para retirada do canteiro central em frente à feira, na Avenida Engenheiro Frederico Pontes, deve começar na próxima semana.


De acordo com o superintendente, o canteiro central será retirado e alguns pontos de ônibus mudarão de local. A previsão é que a obra fique pronta em torno de 45 dias. A Transalvador informou ainda, que estão em execução as obras no final da Avenida Tancredo Neves e em Cajazeiras, onde estão sendo construídas novas vias de acesso para desbloquear o tráfego e diminuir o tempo rumo ao Centro.

comentários

por Bárbara Gomes no dia 24 de Mai de 2015 às 13:37 em Política

comentários

Governo Dilma aposta em agenda positiva para contornar a crise
Foto: Reprodução/ Agencia Brasil

Com quase seis meses do seu segundo mandato, a presidente Dilma Rousseff se esforça para conquistar popularidade em meio à crise. Com o arrocho do ajuste fiscal, os escândalos da Operação Lava jato, o pessimismo econômico e o desemprego, o governo permanece envolvido em temas negativos. Para amenizar a crise, o Planalto coloca em ação para os próximos meses, um plano de medidas com agenda positiva, esperando que a situação melhore no decorrer do ano. 


O governo pretende reforçar a comunicação, colocar em prática o plano de concessões, dar incentivos às exportações e concluir a terceira fase do Minha Casa Minha Vida. Na agenda dos próximos meses também há compromissos internacionais, com visitas aos Estados Unidos e à Rússia. Na próxima segunda-feira (25) a presidente tem viagem marcada para a Cidade do México, ela está apostando na parceria com o setor privado e países dispostos a investir no Brasil para contornar os problemas da economia.

comentários

por Bárbara Silveira no dia 24 de Mai de 2015 às 13:07 em Cidade

comentários

Governador visita SAC Móvel em Fazenda Coutos na próxima segunda-feira
Foto: Secom/GovBA
O governador Rui Costa vai acompanhar o início do atendimento itinerante da Rede SAC em Fazenda Coutos, na próxima segunda-feira (25), às 9h. O SAC Móvel vai ficar até quarta-feira (27) instalado no final de linha do bairro do Subúrbio Ferroviário de Salvador, em frente à Base Comunitária de Segurança.

No local, vai ser possível expedir gratuitamente carteiras de identidade e de trabalho, além de CPF. Para tirar a carteira de identidade, é preciso que o cidadão apresente certidão de nascimento, certidão de casamento, quando for o caso, e duas fotos três por quatro dentro do padrão do Instituto de Identificação Pedro Melo.

comentários

Página 1 de 4170
BUSCA
Rádio Metrópole
escute ao vivo Escute pelo Media Player Escute pelo Itunes
Seta

Não há programação no ar

Baixe os aplicativos da Rádio Metrópole
MK ENTREVISTA
22/05/2015
Miguel Rossetto
Ministro secretário-geral da Presidência da República
21/05/2015
Aécio Neves
Senador
21/05/2015
João Carlos Salles
Reitor da UFBA
NEWSLETTER
Grupo Metrópole
© Copyright 2013 Rádio Metrópole - Em Salvador, ouça a Rádio Metrópole 101.3 FM e 1290 AM Telefone: 71 3505 5000 | Fax: 71 3505 5040