RSS Facebook Twitter

por Matheus Simoni no dia 29 de Jul de 2014 às 11:22 em Mundo

comentários

Bombardeio em usina na Faixa de Gaza deixa 1,8 milhão de habitantes
Foto: Reprodução/Reuters
Um tanque israelense atacou um depósito de combustível da única usina de energia da Faixa de Gaza, fazendo com que 1,8 milhão de habitantes ficassem sem luz nesta terça-feira (29). No 22° dia da ofensiva israelense sobre o território palestino, 1.116 palestinos, 53 soldados e três civis israelenses morreram por conta dos conflitos, sendo que 110 cidadãos da Palestina morreram nas últimas 24 h. "A usina de energia se foi", disse o diretor do local, Mohammed al-Sharif. Ele afirmou que a equipe de combate a incêndios da região não tinha os equipamentos capazes de extinguir o fogo, que formou uma densa coluna de fumaça escura. A Organização para a Libertação da Palestina (OLP) declarou uma trégua unilateral de 24 horas, com possibilidade de extensão, depois de uma delegação palestina composta pelos grupos Fatah, Hamas e Jihad Islâmica anunciarem uma viagem para o Cairo, capital do Egito, para discutir uma proposta de cessar-fogo mais amplo.

comentários

por João Brandão no dia 29 de Jul de 2014 às 11:05 em Política

comentários

Vota Bahia: candidata ao governo Lídice da Mata é a entrevistada desta terça na TV Aratu
Foto: Tácio Moreira / Metropress
A segunda entrevista do projeto Vota Bahia é nesta terça-feira (29). A candidata ao governo pelo PSB, Lídice da Mata, estará no programa "Que Venha o Povo", da TV Aratu, às 11h10, apresentado pelo jornalista Casemiro Neto. Na sequência, participam os candidatos Paulo Souto (DEM) e Marcos Mendes (PSOL).

Já na primeira semana de agosto, no dia 4, as entrevistas no "Que Venha o Povo", serão com os candidatos ao Senado: Otto Alencar (PDS) e, nos dias seguintes, Eliana Calmon (PSB), Hamilton Assis (PSOL) e Geddel Viera Lima (PMDB). A partir do dia 11 de agosto, começam as entrevistas na Rádio Metrópole, conduzidas pelo apresentador Mário Kertész, primeiramente com os candidatos ao Senado, seguindo-se os candidatos ao governo do estado. A partir do dia 1 de setembro, o jornal A Tarde realiza as sabatinas com os candidatos ao Palácio de Ondina.

O projeto Vota Bahia é uma parceria inédita entre três dos maiores grupos de comunicação do estado: Metrópole, A Tarde e TV Aratu. Com um formato inovador, o Vota Bahia contará com debates, sabatinas e entrevistas dos candidatos ao governo do estado e ao Senado federal, ajudando o eleitor a fazer sua escolha no dia 5 de outubro.

comentários

por João Brandão no dia 29 de Jul de 2014 às 10:35 em Política

comentários

Esperar prefeitura pra que? População tapa cratera que iria fazer aniversário na Pituba
Foto: Metropress
Motivo de denúncia de um leitor no dia 22 de julho, a famosa cratera na Rua jornalista Joaquim Ferraro Nascimento, na Pituba, foi, finalmente, tapada após mais de seis meses. Não, a prefeitura não fez esse favor à população. Os próprios moradores tiveram que tomar uma decisão e fizeram um 'armengue' para tapar o buraco. Desse jeito, prefeitura, assim não pode ficar. Só não pode deixar a população consertar os problemas na cidade toda, né? Já pensou um 'armengue' num posto de saúde?

Se você também tem alguma denúncia, foto ou vídeo, colabore com a reportagem da Metrópole e envie seu material para o Você Repórter pelo e-mail vocereporter@radiometropole.com.br.

comentários

por Matheus Simoni no dia 29 de Jul de 2014 às 10:12 em Mundo

comentários

Madrugada de terça para quarta terá chuva de meteoros
Foto: Ilustrativa
Para quem tem dificuldade de dormir ou tem tempo livre para apreciar os céus, a madrugada desta terça-feira terá um prato cheio. Uma chuva de meteoros acontece nos próximos dias e poderá ser vista em todo o Brasil, desde que as nuvens não atrapalhem. Denominada de Delta Aquarídeas, o evento atingiu seu pico nesta madrugada de segunda para terça-feira, mas ainda pode ser vista entre as noites dos dias 29 e 30 de julho. Para uma melhor visualização, recomenda-se que as pessoas se afastem das luzes da cidade e procurem lugares escuros. As chuvas de meteoros acontecem por conta da passagem da Terra por detritos cósmicos e objetos como cometas que cruzam a sua órbita em torno do Sol.

comentários

por João Brandão no dia 29 de Jul de 2014 às 09:55 em Cidade

comentários

Após 20 anos, Comcar divulga novas regras para o Carnaval 2015
Foto: Manuela Cavadas / Metropress
O Diário Oficial pelo Conselho Municipal do Carnaval (Comcar) publicou na última segunda-feira (29) as regras para o Carnaval 2015, que não havia sido alterado há 20 anos. Segundo a publicação, os lugares na fila dos trios serão demarcados com o apoio da Polícia Militar e as trocas de lugares serão permitidas apenas para blocos veteranos.

A partir de 2015, os trios do carnaval de Salvador terão permissão para trocar de lugar na fila, mas não é para todo mundo. Apenas blocos com seis ou mais anos de desfiles ininterruptos terão a autorização para trocar de lugar. "Está havendo essa flexibilidade para que não haja a locação de lugar. Isso é diferente", disse o presidente do Comcar , Pedro Costa. Para trocar de lugar, os blocos terão que assinar um termo de responsabilidade. A alteração só pode ser efetuada mediante autorização do Comcar.

Para garantir a organização, a Polícia Militar vai dar apoio. Segundo as novas regras, o espaço de concentração de cada categoria vai ser determinado por demarcação no chão. A ordem do desfile será garantida com fiscais do Carnaval e apoio dos PMs.

comentários

por Stephanie Suerdieck no dia 29 de Jul de 2014 às 09:42 em Cidade

comentários

Mercado do Peixe no Rio Vermelho altera horário de funcionamento
Foto: Reprodução/Google Street View
O Mercado do Peixe, no Rio Vermelho, ampliará seu horário de funcionamento. O estabelecimento estará aberta das 8h às 4h do dia seguinte de segunda a quinta-feira, e das 8h às 6h às sextas, sábados e vésperas de feriados. Os novos horários já estão valendo, de acordo com a Prefietura. A administração municipal informou, ainda, que os horários poderão ser revistos e ampliados em caso de datas festivas e no período de alta estação.

A fiscalização da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) também foi ampliada, passando a ocorrer 24h. A medida foi definida nesta segunda-feira (28), durante reunião entre a Semop e representantes da Associação dos Permissionários do Mercado do Rio Vermelho.

comentários

por Matheus Simoni no dia 29 de Jul de 2014 às 09:21 em Política

comentários

Senador é acusado de agredir fotógrafo em carreata no interior do Amazonas
Foto: Reprodução/YouTube
O candidato do PMDB ao governo do Amazonas, Eduardo Braga, foi flagrado em um vídeo em que ele e sua comitiva supostamente agridem um fotógrafo chamado Joel Reis da Silva, em uma carreata realizada em Maraã, no interior do Amazonas. Em sua página oficial no Facebook, Eduardo, que também é líder do governo no Senado, não negou o ocorrido e disse ter sido alvo de perseguição. Já o fotógrafo disse que informou ao senador que tirar fotos não era crime e que não estava a serviço de nenhum partido político. Ele acionou o Ministério Público e a filmagem foi parar na internet. O senador alega que o vídeo foi editado. "Infelizmente, nossos adversários editaram o vídeo que registrou esta cena, escondendo o final dela", disse Eduardo Baga em seu Facebook. 




 

Vídeo



comentários

por João Brandão no dia 29 de Jul de 2014 às 09:03 em Cidade

comentários

Você Repórter: bueiros abertos já fizeram aniversário na ladeira do Galés
Foto: Luciano Nery / Leitor Metro1
O leitor do Metro1 Luciano Nery passou pela Ladeira dos Galés e não gostou nada do que viu. Luciano registrou bueiros abertos na região. Segundo ele, a situação continua assim há algum tempo e ninguém faz nada. Vamos tapar isso aí?

 Se você também tem alguma denúncia, foto ou vídeo, colabore com a reportagem da Metrópole e envie seu material para o Você Repórter pelo e-mail vocereporter@radiometropole.com.br.

comentários

por João Brandão no dia 29 de Jul de 2014 às 08:44 em Política

comentários

Vice assume lugar de Rilza Valentim na Prefeitura de São Francisco do Conde
Foto: Reprodução/ Política Livre
O vice-prefeito de São Francisco do Conde, Evandro Almeida  (PP), assumiu o comando da prefeitura do município após a morte da prefeita Rilza Valentim, na última quinta-feira (24), vítima de uma embolia pulmonar decorrente de uma anemia falciforme. A posse foi realizado no plenário da Câmara de Vereadores e contou com a presença de todos os vereadores e todos os secretários municipais.

O presidente da Casa, Eliezer Santana (PT), foi quem conduziu o ato. "É algo inusitado na nossa cidade. É difícil fazermos a sessão, porque nunca fizemos uma deste tipo, mas é algo que vamos conseguir fazer", disse o petista. Antes de assinar o termo de posse, Evandro prometeu dar continuidade nos projetos de Rilza. "Eu me comprometo em dar seguimento aos projetos da nossa eterna prefeita e farei o que for possível para honrar a palavra de Rilza. Vamos continuar cuidando das pessoas", contou.

Último adeus

A missa de 7° dia da prefeita Rilza Valentim será na próxima quarta-feira (30), às 15h, no Ginásio de Esportes do Baiacão, em São Francisco do Conde.

comentários

por Matheus Simoni no dia 29 de Jul de 2014 às 08:34 em Esportes

comentários

Mulher de Maxi Biancucchi repudia atos de criminalidade contra o jogador
Foto: Reprodução/Facebook
A crise que se instalou no Bahia nos últimos dias acabou tomando proporções violentas. Na tarde da última segunda-feira (28), o atacante Maxi Biancucchi teve o seu carro cercado por torcedores, que apedrejaram o veículo e ameaçaram invadir o Fazendão. O argentino não se feriu no episódio. Sua esposa, Jazmin Luraghi, publicou uma mensagem no Twitter criticando a violência dos vândalos. 

Confira a publicação no Twitter:

comentários

por João Brandão no dia 29 de Jul de 2014 às 08:20 em Cidade

comentários

Gastou! Príncipe Harry invade foto e aparece fazendo 'graça' ao fundo
Foto: Reprodução/Facebook/Trevor Shailer
Que figura! O príncipe Harry, da Inglaterra, invadiu uma foto feita por integrantes da delegação da Nova Zelândia nos Jogos da Commonwealth, no Reino Unido. O príncipe aparece sorrindo e fazendo sinal de positivo com as mãos. Na foto está também o técnico do time de rugby, Trevor Shailer (centro). Trevor, inclusive, postou a foto na última segunda-feira (29) em seu Facebook. "Foto do dia. Um photobom real feito pelo príncipe Harry", publicou o técnico.

comentários

por Matheus Simoni no dia 29 de Jul de 2014 às 08:19 em Política

comentários

"Não sabe p**** nenhuma de Brasil", diz Lula sobre comunicado do Banco Santander
Foto: Reprodução/Instituto Lula
Na última segunda-feira (28), o presidente Lula criticou o posicionamento do Banco Santander em uma suposta recomendação dada pela empresa de que, caso reeleita, Dilma Rousseff (PT) poderia prejudicar a estabilidade econômica do país. Em uma cerimônia que inaugurou a 14 Plenária Estatutária da Central Única dos Trabalhadores (CUT), em Guarulhos, na Grande São Paulo, o ex-presidente afirmou que "não tem lugar no mundo onde o Santander esteja ganhando mais dinheiro que no Brasil" e que o responsável pelo comunicado não sabe "p**** nenhuma de Brasil".

"Botin, é o seguinte querido. Eu tenho consciência de que não foi você que falou, mas essa moça tua que falou não entende nada de Brasil e não entende nada de governo Dilma. Manter uma mulher dessa em um cargo de chefia? Pode mandar embora", disse o Lula, referindo-se ao presidente mundial do Santander, Emilio Botin. Segundo ele, no Brasil o Santander "ganha mais que em Nova York, Londres, Pequim, Paris, Madri e Barcelona".

comentários

por Nardele Gomes no dia 29 de Jul de 2014 às 08:00 em Cultura

comentários

Série especial: Centenário da Primeira Guerra Mundial - 2
Foto: As trincheiras marcaram a Primeira Guerra Mundial
O mundo se dividiu a partir de 1914. Duas alianças se formaram. De um lado estavam o império Austro-Húngaro, a Alemanha e a Itália. Era a Tríplice Aliança. Do outro os aliados Inglaterra, França e Rússia, formavam a Tríplice Entente. Depois do império austro-húngaro declarar guerra à Sérvia, a Rússia declarou guerra ao império. A Alemanha então declarou guerra à Rússia, em 1º de agosto. Dois dias depois a Alemanha declarou guerra à França e como resposta a Inglaterra entrou em guerra contra a Alemanha. Em menos de uma semana toda a Europa estava envolvida em uma guerra declarada. 
 

Áudio:



Série especial: Centenário da Primeira Guerra Mundial - 2

comentários

por Stephanie Suerdieck no dia 29 de Jul de 2014 às 07:58 em Trânsito

comentários

Cratera abre novamente na Avenida da França e piora trânsito no Comércio
Foto: Cleidison Bonfim / Moto Repórter
Os motoristas que trafegam na região do Comércio, na manhã desta terça-feira (29), devem ficar atentos. Na Avenida da França, onde era realizada uma obra de reparo em um buraco que abriu no asfalto desde o dia 7 de julho, mais uma cratera se abriu cerca de dois metros após a primeira. Com isso, de acordo com a Transalvador, apenas uma faixa da pista está liberada para o tráfego e a situação já piora o trânsito no Comércio, com reflexo na Cidade Baixa. Fora isso, os motoristas seguem enfrentando muita lentidão nas principais vias de Salvador, por conta do horário, mas sem registro de acidentes.

comentários

por Stephanie Suerdieck no dia 29 de Jul de 2014 às 07:43 em Bahia

comentários

Desembargadores Mário Hirs e Telma Brito voltam ao TJ-BA e reassumem funções
Foto: Reprodução
Os desembargadores Mário Alberto Hirs e Telma Brito reassumiram, nesta segunda-feira (28), as funções no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). Os dois magistrados tinham sido afastados em novembro de 2013 pelo Conselho Nacional de Justiça, durante as investigações de irregularidades na Justiça baiana. Na semana passada, o presidente em exercício do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, concedeu uma liminar para que os desembargadores voltassem a trabalhar.

O então presidente do Tribunal, Mário Alberto Hirs, e a ex-presidente Telma Britto, são alvos de processos que apuram se eles inflaram em R$ 448 milhões valores de precatórios - dívidas do poder público reconhecidas pela Justiça. O ministro Lewandowski também concedeu liminar ao desembargador Mário Hirs para que ele pudesse retomar o exercício da magistratura no Tribunal.

comentários

Página 1 de 3289
BUSCA
Rádio Metrópole
escute ao vivo Escute pelo Media Player Escute pelo Itunes
Seta Metrópole Turismo 11h00 às 12h00
Baixe os aplicativos da Rádio Metrópole
MK ENTREVISTA
25/07/2014
Marielza Brandão
Juíza e presidente da AMAB
24/07/2014
Sebastião Nery
Jornalista, escritor e comentarista Político
24/07/2014
Ruy Castro
Jornalista e escritor
NEWSLETTER
Grupo Metrópole
© Copyright 2013 Rádio Metrópole - Em Salvador, ouça a Rádio Metrópole 101.3 FM e 1290 AM Telefone: 71 3505 5000 | Fax: 71 3505 5040