RSS Facebook Twitter

por Matheus Simoni no dia 27 de Abr de 2015 às 17:30 em Política

comentários

Após chuvas, oposição ataca ACM Neto; vereadora diz que prefeito "só se preocupa com festas"
Foto: Manuela Cavadas/Metropress (arquivo)
As fortes chuvas que atingiram Salvador nesta segunda-feira (27) foram um prato cheio para a bancada de oposição na Câmara de Vereadores de Salvador criticar durante a gestão do prefeito ACM Neto. A vereadora Vânia Galvão, líder do PT na Casa, afirmou que Neto "só se preocupa com festas".

"Não fazem drenagem, não têm plano de contenção de encostas, e quem mais sofre é a população carente. ACM Neto é um prefeito midiático, que só se preocupa com festas", declarou. Outro oposicionista, o vereador Luiz Carlos Suíca (PT), também criticou o prefeito e sua gestão municipal. "Enquanto o poder público não priorizar os problemas estruturais da cidade, pessoas inocentes continuarão a ter suas vidas ceifadas pela falta de infraestrutura dos bairros periféricos", declarou. 

Base governista contra-ataca

"Vânia Galvão deveria cobrar do governador explicação para atraso em obras de contenção". Esta fala foi do vereador Claudio Tinoco (DEM), rebatendo as declarações da vereadora petista. Ele afirmou que a edil deveria voltar suas atenções para cobrar do governador Rui Costa explicação para atraso na conclusão das obras de contenção de 98 encostas em Salvador, através do plano diretor de encostas lançado há um ano pelo ex-governador Jaques Wagner. 

comentários

por Matheus Morais e Bárbara Gomes no dia 27 de Abr de 2015 às 17:30 em Cidade

comentários

Com chuvas, secretário de mobilidade diz trabalhar com o "máximo total" dos agentes de transporte
Foto: Tácio Moreira/ Metropress

O Secretário de Mobilidade Urbana de Salvador, Fábio Mota, em entrevista ao Metro1 nesta segunda-feira (27) destacou os esforços realizados neste período de fortes chuvas: "A secretaria de mobilidade está trabalhando com o máximo total da sua equipe, com agentes de trânsito e agentes de transporte, com o intuito de minimizar os danos das chuvas".


Questionado sobre a mudança no sistema da frota de ônibus em Salvador, o secretário disse que a aceitação da população demanda tempo. "É uma mudança de cultura, estamos organizando o transporte público de Salvador. O Sistema de transporte era desorganizado. O primeiro momento é a fase de organização, o segundo é a fase de otimização das linhas", disse.

comentários

por Bárbara Silveira no dia 27 de Abr de 2015 às 17:28 em Cidade

comentários

Volume de chuva em Salvador já alcança média histórica; tempestades devem continuar
Foto: Igor Novaes/Leitor Metro1
A chuva que atinge Salvador desde o último domingo (26) já causou estragos em diversos bairros. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, em 27 dias choveu 331 milímetros somente na região de Ondina, a média histórica para abril é de 322 milímetros.

Segundo informações da Defesa Civil, até às 16h30 desta segunda-feira (27) já havia um total de 192 solicitações, dentre eles 107 por deslizamentos de terra. E a chuva deve continuar nos próximos dias do Recôncavo Baiano a Salvador. Ainda segundo o Instituto, chuva será reforçada por uma nova frente fria que vai chegar à costa baiana nos próximos dias.

comentários

por Júlia Sarmento no dia 27 de Abr de 2015 às 17:01 em Cidade

comentários

Após fortes chuvas, Limpurb intensifica ações para retirar material das vias
Foto: Divulgação/Limpurb
A Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) intensificou a ação de limpeza da cidade, após as fortes chuvas que atingem Salvador nesta segunda-feira (27). Em conjunto com demais órgãos municipais que estão envolvidos na Operação Chuva 2015, a Limpurb retira materiais que caíram nas vias devido aos deslizamentos de terra, principalmente nas áreas mais afetadas.

A Limpurb também está lavando as vias, retirando e desobstruindo as ruas, além de retirar o lixo acumulado nas grelhas da rede pluvial. O presidente da Limpurb, Tiago Correia, pede para que a população evite de jogar lixo na rua, pois o lixo jogado de forma irregular acaba sendo levado pela enxurrada para a rede de drenagem pluvial e pode agravar a situação das áreas de risco.

"Pedimos a colaboração de todos para evitar jogar o lixo na rua, que contribui para o acúmulo de água nas vias. É importante prestar atenção para o horário da passagem dos caminhões de coleta e, assim, contribuir para uma cidade mais limpa e confortável para todos", ressalta Correia.

comentários

por Bárbara Gomes e Juliana Almirante no dia 27 de Abr de 2015 às 16:59 em Cidade

comentários

Prefeito pede reforço para Limpurb trabalhar na madrugada e afirma estar em alerta por causa das chuvas
Foto: Juliana Almirante/ Metropress

Em entrevista coletiva para a imprensa, na tarde desta segunda-feira, o prefeito ACM Neto falou sobre os prejuízos causados pelas fortes chuvas e sobre o esforço que está fazendo para manter a ordem. "Pedi o reforço das equipes da Limpurb para a madrugada, trabalhando com 34 equipes. Todo o trabalho ocorrerá durante 24h, estamos em alerta" disse o prefeito.


Sobre as mortes causadas pelos deslizamentos de terra, ACM Neto se compromete em apoiar as famílias das vítimas: "Todas as famílias que perderam seus entes queridos receberão auxílio funeral".

comentários

por Bárbara Silveira no dia 27 de Abr de 2015 às 16:54 em Cidade

comentários

Suposto vídeo do Bom Juá mostra carro sendo arrastado pela água da chuva; veja
Foto: Reprodução/Facebook
O bairro de Bom Juá foi um dos mais afetados pela chuva que atingiu Salvador nessa segunda-feira (27). Além do deslizamento de terra que deixou duas pessoas mortas, a força da água foi tamanha que conseguiu arrastar eletrodomésticos e até mesmo um carro. Em vídeo postado no Facebook pelo leitor Deivide Santiago, geladeiras, móveis eram levados pela água, que alcançou mais de um metro de altura.


Bom jua

Posted by Deivide Santiago Santiago on Segunda, 27 de abril de 2015

comentários

por Matheus Morais e Matheus Simoni no dia 27 de Abr de 2015 às 16:37 em Cidade

comentários

ACM Neto pede ajuda ao estado contra manifestações durante período de chuva: "Absurdo"
Foto: Matheus Morais/Metropress
A forte chuva que caiu na capital baiana nesta segunda-feira (27) provocou grande alagamentos em diversas regiões de Salvador. Como se não bastassem esses problemas, os motoristas tiveram que ficar presos em algumas congestionamentos causados por manifestações de populares. 

Em coletiva realizada nesta segunda-feira (27), o prefeito ACM Neto pediu apoio do governador Rui Costa para conter esses tipos de protestos. "Pedimos ao governo do estado que nos ajude com o efetivo da PM e do Corpo de Bombeiros. Claro que vivemos num estado democrático, mas é um absurdo que num momento como esse haja manifestações. Isso atrapalhou o trânsito para salvar pessoas. Por isso pedi a intervenção da PM", disse o prefeito.

comentários

por Matheus Morais e Júlia Sarmento no dia 27 de Abr de 2015 às 16:31 em Cidade

comentários

Prefeito vai enviar projeto de lei instituindo apoio financeiro para famílias vítimas de deslizamentos
Foto: Tácio Moreira/Metropress
Após as fortes chuvas que atingem Salvador desde a madrugada desta segunda-feira (27), que causou deslizamentos e soterramentos, deixando até o momento dez mortos, o prefeito ACM Neto informou que irá enviar um projeto de lei para a Câmara Municipal de Salvador, já nesta terça-feira (28), para auxiliar famílias vítimas de casos graves de deslizamentos. Segundo o prefeito, o benefício será de três salários mínimos e auxiliará as famílias que sofreram com os deslizamentos.

Neto também informou que entrou em contato com o presidente da Câmara, Paulo Câmara (PSDB), e pediu para que o projeto seja aprovado de maneira rápida.

comentários

por Matheus Morais e Matheus Simoni no dia 27 de Abr de 2015 às 16:21 em Cidade

comentários

ACM Neto fala em 10 mortes em deslizamento e promete desocupar casas em risco
Foto: Messias Lima/Leitor Metro1
Durante a coletiva realizada nesta segunda-feira (27), no Palácio Thomé de Souza, o prefeito ACM Neto lamentou as mortes ocorridas nos deslizamentos de terra que atingiram Salvador durante o início da manhã. De acordo com dados da Prefeitura, foram registradas seis mortes, sendo quatro delas na localidade conhecida como Marotinho. "Estamos todos consternados com o que aconteceu. Não temos como precisar mais corpos. São 6 mortes até agora, outras 4 no Marotinho. Toda equipe se deslocou para atender as ocorrências", disse ele. 

Neto ainda revelou que a Prefeitura avalia desocupar as áreas consideradas em situação de risco. "O que a gente percebe é que haviam edificações em locais impróprios e construções irregularidades em lugares de risco. Temos que fazer os evacuamentos das áreas vizinhas, principalmente na Avenida San Martin. Já identificamos estes imóveis", declarou.

comentários

por Bárbara Gomes no dia 27 de Abr de 2015 às 16:20 em Cidade

comentários

Solicitação de deslizamento de terra às 7h ainda não foi atendida, denuncia leitora
Foto: Leitor Metro1

A leitora do Metro1 Taiana Cunha, solicita a atenção da Defesa Civil para o deslizamento de terra que aconteceu às 7 h desta segunda-feira (27). A leitora informa que o terreno fica ao lado da casa dela, no Loteamento Jardim Real, na  Rua Mª Joana Fonseca, Nova Brasilia (Estrada velha do aeroporto).


Até o momento da publicação desta nota, a Defesa Civil não atendeu a essa solicitação.

comentários

por Matheus Morais e Matheus Simoni no dia 27 de Abr de 2015 às 16:13 em Cidade

comentários

"Uma das maiores chuvas da história da cidade", diz prefeito ACM Neto
Foto: Juliana Almirante/Metropress
O prefeito ACM Neto concedeu entrevista coletiva nesta segunda-feira (27) para falar sobre a avaliação dos estragos causados pela chuva que caiu na capital baiana no início do dia. De acordo com o prefeito, foi uma das maiores chuvas que se têm registro em Salvador. "Na madrugada começamos a registrar chuvas intensas. Choveu mais de 143 mililitros, uma das maiores chuvas da história da cidade. Não acontecia isso há 21 anos", afirmou ele. 

comentários

por Bárbara Gomes no dia 27 de Abr de 2015 às 15:45 em Cidade

comentários

Defesa Civil registra até o momento 89 deslizamentos de terra em Salvador
Foto: Divulgação/ Codesal

Até às 15h 20m desta segunda-feira (27), a Defesa Civil já registrou 152 solicitações. A maior ocorrência é de deslizamento de terra, que até o momento chegam a 89; são 13 imóveis alagados; 11 desabamentos parciais e nove desabamentos de muro; as ameaças de desabamentos chegam a 14.


Os moradores de áreas de risco devem ficar atentos, para os desabrigados a prefeitura disponibilizou três abrigos até o momento. O número para registro de solicitação na Defesa Civil é o 199.

comentários

por Felipe Paranhos no dia 27 de Abr de 2015 às 15:42 em Bahia

comentários

Prefeito de Camaçari visita bairros atingidos pela chuva e anuncia providências
Foto: Prefeitura de Camaçari/Divulgação
Diante da chuva que atingiu toda a Região Metropolitana de Salvador nesta segunda-feira (27), o prefeito de Camaçari, Ademar Delgado (PT), visitou alguns dos pontos mais complicados do município, a fim de providenciar ações rápidas e amenizar os danos à população.

Junto com o coordenador da Defesa Civil, Maurício Bomfim, Delgado foi aos bairros Burissatuba, Centro, Dos 46, Glebas H e C, Lama Preta, Nova Vitória, Parque Verde II, Ponto Certo e na Avenida Sul, no entroncamento entre Piaçaveira e Inocoop. A Defesa Civil, a Secretaria de Infraestrutura do município e a equipe da Superintendência do Trânsito e Transporte estão nos locais mais críticos.

Segundo o prefeito, se não fossem as medidas preventivas realizadas em muitos destes bairros, como as obras de revitalização do Rio Camaçari, a situação seria pior. No somatório da madrugada e da manhã desta segunda, foram 100 milímetros de chuva.

comentários

por Matheus Simoni no dia 27 de Abr de 2015 às 15:39 em Cidade

comentários

Polícia Militar adia festa de comemoração de 190 anos por conta da chuva
Foto: Reprodução
A Polícia Militar da Bahia (PM-BA) informou que adiou o evento de comemoração dos 190 anos da corporação, programado para ocorrer no Teatro Castro Alves (TCA) nesta segunda-feira (27). O motivo foi a chuva que caiu na capital baiana nesta segunda. Uma nova data será divulgada para a realização do evento, onde serão entregues medalhas comemorativas do aniversário da Polícia Militar. Por nota, a PM-BA lamentou "as tragédias ocasionadas pela chuva principalmente nos bairros de San Martin e localidade de Novo Marotinho, em Bom Juá, e se solidariza a dor dos familiares das vítimas". 

comentários

por Matheus Simoni no dia 27 de Abr de 2015 às 15:30 em Cidade

comentários

Alto do Peru registra maior índice de chuva durante tempestade em Salvador
Foto: Reprodução/Amanda Palma/Correio
A forte chuva que atingiu a região da Avenida San Martin, na localidade conhecida como o Alto do Peru, no início desta segunda-feira (27), surpreendeu pela quantidade de água. De acordo com a Defesa Civil de Salvador (Codesal), a previsão para todo este mês era de 309 mm. Somente em apenas 24 horas, foram registrados 198 mm de chuva -- cerca de 65% do esperado para abril --, número muito acima do esperado pelo órgão. 

comentários

Página 1 de 4083
BUSCA
Rádio Metrópole
escute ao vivo Escute pelo Media Player Escute pelo Itunes
Seta Jornal da Cidade 2ª Edição 17h00 às 19h00
Baixe os aplicativos da Rádio Metrópole
MK ENTREVISTA
23/04/2015
Fábio Mota
Secretário de Mobilidade Urbana de Salvador
22/04/2015
Maurício Barbosa
Secretário de Segurança Pública
17/04/2015
Paulo De Tarso
Assessor de regulação do Estado da Bahia
NEWSLETTER
Grupo Metrópole
© Copyright 2013 Rádio Metrópole - Em Salvador, ouça a Rádio Metrópole 101.3 FM e 1290 AM Telefone: 71 3505 5000 | Fax: 71 3505 5040