RSS Facebook Twitter

por Milene Rios no dia 02 de Out de 2014 às 09:13 em Cidade

comentários

Acidente com ônibus escolar deixa dezenas de feridos em Pojuca
Foto: Leitor Metro1
Um ônibus escolar caiu em ruma ribanceira, na manhã desta quinta-feira (02), na entrada do Povoado de Miranga, distrito de Pojuca. As vítimas, algumas em estado grave, receberam os primeiros atendimentos no local pelo Samu, e foram encaminhadas para o hospital da cidade. A PRF não passou detalhes da situação, mas de acordo com moradores da cidade, o veículo transportava alunos e professores. Por conta da grande demanda, alguns dos feridos foram encaminhados para o Hospital Geral do Estado (HGE) e o Hospital Geral de Camaçari (HGE). Não há informações sobre a identificação, nem estado de saúde dos feridos. 




comentários

por João Brandão no dia 02 de Out de 2014 às 09:11 em Mundo

comentários

Ebola: Médicos sem Fronteiras recusam dinheiro e pedem reforço na África Ocidental
Foto: Reprodução / Reuters
O governo da Australia tentou enviar doações para a organização Médicos sem Fronteiras (MSF) a combater o ebola na África Ocidental, mas foi recusada pelos profissionais de saúde, que apelou às autoridades para que enviem reforços ao local. "A MSF simplesmente não tem capacidade para fazer o trabalho sozinha. Estamos recusando gente nas nossas clínicas, que operam há semanas acima da sua capacidade", pediu a organização nesta quinta-feira (2).

O governo australiano ofereceu aos Médicos sem Fronteiras verba de US$ 2,2 milhões. "A Austrália deve parar de dar desculpas para se unir na luta contra o ebola (...). Países como a Austrália, com capacidade para fazer a diferença, estão olhando para o lado, para evitar responsabilidade, e recusam-se a enviar o próprio pessoal para ajudar", completou a MSF em comunicado.

comentários

por João Brandão no dia 02 de Out de 2014 às 08:47 em Cidade

comentários

Após reformas, Prefeitura reabre Plano Inclinado da Liberdade nesta quinta
Foto: Metropress (Arquivo)
Após um período de reforma, a prefeitura de Salvador reabrirá nesta quinta-feira (2), às 17h, o Plano Inclinado Liberdade/Calçada. Segundo a Prefeitura, o equipamento ganhou novos bondes climatizados, trilhos e maquinário. A expectativa é de que o Plano transporte de oito a dez mil pessoas por dia.

comentários

por João Brandão no dia 02 de Out de 2014 às 08:36 em Cidade

comentários

Ferry comprado na Grécia faz primeira travessia Salvador - Itaparica
Foto: Divulgação / Secom
Após uma longa espera, finalmente o ferry Dorival Caymmi, comprado recentemente na Grécia, fez a primeira viagem entre Salvador e a Ilha de Itaparica na tarde da última quarta-feira (1°). A operação assistida serviu para a populaçao conhecer a nova embarcação, que levou cerca de 40 minutos para fazer a travessia.

Segundo a Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), o ferry Zumbi dos Palmares, outra embarcação comprada pelo governo da Bahia na Grécia, irá funcionar nesta quinta-feira (2).  O tempo médio da travessia com as duas embarcações é de aproximadamente 35 minutos. De acordo com o Governo, os novos ferries dobram a capacidade de transporte de carros e ampliam em 75% o número de passageiros.

Segundo o secretário de Infraestrutura do Estado, Marcus Cavalcanti, os ferries passaram por testes de atracação nos terminais e o treinamento da tripulação deve durar cerca de 120 dias. Durante esse tempo, a carga dos ferreis será aumentada gradativamente até a capacidade plena que, somada, é de 353 carros e quase 3 mil passageiros. 

comentários

por Milene Rios no dia 02 de Out de 2014 às 08:25 em Cidade

comentários

Óleo na pista provoca acidentes e lentidão no Largo do Retiro
Foto: Bráulio Manoel / Leitor Metro1
O trânsito já apresenta diversos problemas nesta manhã. Os motoristas que trafegam pelo Largo do Retiro devem redobrar a atenção por conta de uma grande quantidade de óleo derramado na Pista De acordo com a Transalvador, a situação está mais crítica embaixo do Viaduto e os agentes de trânsito estão no local auxiliando os motoristas. Um motociclista caiu por conta do óleo, mas, sem gravidade. O órgão de trânsito informou ainda, que já foi solicitado à Lipurb a limpeza da via. 

Já na Luiz Viana Filho, a Paralela, um carro capotou no sentido centro. O acidente aconteceu na altura da Ferreira Costa e felizmente ninguém ficou ferido. Porém, o veículo continua na via e provoca lentidão no trânsito. De acordo com a Transalvador, um guicho já está a caminho no local.

Na Av. Vasco da Gama, sentido Rio Vermelho, próximo ao largo do Lucaia, está tudo parado por conta de um ônibus quebrado no meio da pista. O congestionamento já está atingindo os dois sentidos da via. Não há previsão de retirada do ônibus. Além disso, há informações ainda, de um acidente envolvendo um motociclista e um ciclista, na Afrânio Peixoto, Suburbana, mas não há mais detalhes sobre a situação. As primeiras informações são de que o ciclista, que ficou levemente ferido, teria saído do local e deixado a bicicleta.

comentários

por João Brandão no dia 02 de Out de 2014 às 08:20 em Esportes

comentários

Ney Franco aprova resultado do jogo entre Vitória e Nacional: "Foi justo"
Foto: Reprodução / Superesportes
O técnico do Vitória, Ney Franco, gostou do empate entre Vitoria e Atlético Nacional na última quarta-feira (1°), na Colômbia. O treinador achou o placar justo pelo o que as duas equipes apresentaram. "Acho que fizemos uma partida segura e bem equilibrada. Acho que o resultado de 2 a 2 foi justo, pela forma que viemos jogar em Medellín", disse.

Apesar do bom resultado, Ney já pensa no Brasileirão. No próximo sábado (4), o Vitória enfrentará o Botafogo, no Barradão."Ainda não temos como definir a estratégia para o segundo jogo. Temos um confronto contra Botafogo, Goiás e depois Sport. São três confrontos. Primeiro é focar no Campeonato Brasileiro e aguardar os resultados desses jogos para depois definir a estratégia contra o Atlético Nacional", completou.

comentários

por Matheus Morais no dia 02 de Out de 2014 às 08:00 em Jornal da Metrópole

comentários

Neste domingo, o baiano define seu governador, um senador e vota para presidente
Foto: Reprodução/Jornal da Metrópole
Depois de quase quatro meses de campanha para es- colher o sucessor de Jaques Wagner (PT) no comando do governo da Bahia, enfim, o processo eleitoral baiano - que no começo parecia arrastado e enfadonho - ganhou fôlego e chega à sua semana final marcado por 4 Neste domingo, o baiano define seu governador, um senador e vota para presidente denúncias de desvios de verbas, troca de farpas e interferência direta do governador Wagner e do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), além de uma forte polarização entre Paulo Souto (DEM) e Rui Costa (PT). 

O petista, inclusive, aparece empatado tecnicamente com o democrata no levantamento mais recente, numa arrancada surpreendente. Já a socialista Lídice da Mata, considerada terceira via para a maioria dos eleitores, vê suas chances de vitória diminuídas com o crescimento do petista e sua queda nos últimos levantamentos. Com a baixa, a senadora aproxima-se de candidatos nanicos como Da Luz (PRTB), Marcos Mendes (PSOL) e Renata Mallet (PSTU). Com o cenário exposto, agora é a vez de o eleitor fazer prevalecer seu direito e ir às urnas no próximo domingo (5).

Na reta final, Souto vê liderança ameaçada
 Voando em céu de brigadeiro desde o começo da campanha eleitoral, quando aparecia sempre acima dos 40 pontos em todas as pesquisas de intenções de voto, o candidato do DEM ao Palácio de Ondina chega às vésperas do pleito relativamente ameaçado por Rui Costa. O petista aparece tecnicamente empatado com ele na última pesquisa Babesp, divulgada na segunda-feira (29). Segundo o levantamento, Souto tem 35,05% e Rui, 34,15%. Apesar da ameaça, ele mantém a confiança e espera ser eleito ainda no 1o turno. "Eu não conheço essa pesquisa. Estamos mantendo uma posição consolidada. Babesp, definitivamente, ninguém leva a sério", disse em entrevista ao Grupo Metrópole, na segunda-feira (29). 

Rui arranca em últimas pesquisas. 2006 outra vez?
 Antes desacreditado por ser desconhecido da maioria dos eleitores, o candidato do governador Jaques Wagner, Rui Costa (PT), cresceu em quase todos os levantamentos feitos durante o período eleitoral. Antes, com menos de dois dígitos, o petista já ostenta robustos 34,15% e vê a possibilidade real de chegar ao 2o turno. "Isso reflete o que estou vendo nas ruas. Porque as praças estão lotadas em todos os eventos que nós fizemos. Vou continuar na rua até o último dia, pedindo. Eu só falo do 2o turno no 2o turno", afirmou. Será que Wagner vai eleger seu sucessor da mesma forma com que foi eleito, com arrancada no fim? 

Mesmo com apoio de Marina, Lídice cai
O PSB à Presidência da República, Marina Silva, alavancou a campanha da senadora Lídice da Mata ao Palácio de Ondina. Ocupando o segundo lugar nas primeiras pesquisas de intenções de voto, a ex-prefeita de Salvador foi engolida pelo crescimento de Rui Costa e caiu vertiginosamente nos últimos levantamentos - como o do Ibope, divulgado no último dia 24, no qual aparece com apenas 7%. Porém, Lídice aposta nos eleitores indecisos para tentar reverter a situação. "É importante que se discuta os problemas do povo baiano. Mais de 20% das pessoas, faltando uma semana para as eleições, ainda não decidiram o seu candidato. O PT e o DEM não conseguem viver sem xingar e bater um no outro", criticou. "Nenhum dos dois [Paulo Souto e Rui Costa] conseguiu diminuir a criminalidade nos seus governos. O que precisa se discutir é como vão acabar com a criminalidade" 

Nanicos ofuscados
 Representados pelos candidatos Marcos Mendes (PSOL), Rogério Tadeu da Luz (PRTB) e Renata Mallet (PSTU), os nanicos deste pleito fizeram zoada, mas não conseguiram chamar atenção, como em eleições anteriores. Prova disso é que nenhum deles conseguiu sair da casa dos 1% nas pesquisas. Da Luz, que antes preferia aparecer de costas nas propagandas eleitorais, parece que perdeu a graça depois que resolveu mostrar a cara; Mendes preferiu atacar os grandes partidos, esquecendo de mostrar suas plataformas; e Renata Mallet pouco conseguiu expor suas ideias.

comentários

por João Brandão no dia 02 de Out de 2014 às 07:50 em Esportes

comentários

Tecnico do Bahia elogia jogadores: "Mérito primeiro é deles"
Foto: Divulgação / EC Bahia
Após um bom resultado contra o César Vallejo, do Peru, o técnico do Bahia, Gilson Kleina, elogiou a atuação da equipe na última quarta-feira (1°), na Arena Fonte Nova.  "Mérito, primeiro, é dos atletas. Passamos a eles o que está acontecendo, e muito bem informado pelos meus competentes auxiliares. Quem cumpre o papel em campo é o elenco, e por isso espero que eles mantenham a alegria e confiança de jogar. Ficamos muitos felizes pelo resultado", disse.

O treinador explicou a alteração no decorrer da partida. "Rafinha sentiu. Ele estava com confiança, era um jogador agudo, e não tinha essa intenção de mudar. Com isso, com a entrada de Maxi Biancucchi, tivemos que mudar a postura. Maxi entrou bem, próximo do Kieza, e trabalhou bem", esclareceu.

comentários

por João Brandão no dia 02 de Out de 2014 às 07:39 em Esportes

comentários

Vitória arranca empate na Colômbia e leva vantagem para Barradão
Foto: Reprodução / LigaPostobon.com
O Vitória surpreendeu e arrancou um empate na última quarta-feira (1°), contra o Atlético Nacional, na Colômbia. Logo no inicio do primeiro tempo, o time colombiano abriu o marcador com Bocanegra em uma bela cobrança de falta, mas o Leão baiano não sentiu o gol e partiu para cima.

Várias oportunidades foram perdidas pela equipe baiana, mas, ao final do primeiro tempo, o meia Luís Aguiar colocou a bola na cabeça do zagueiro Ednei, que não desperdiçou e empatou a partida. No segundo tempo, o time comandado por Ney Franco voltou com sangue nos olhos. Aos três minutos, o atacante William Henrique virou o jogo após uma bela trama de contra-ataque do time rubro-negro. Aos 19 minutos, o juiz, equivocadamente, marcou pênalti para o time da casa. Ruiz cobrou, converteu e empatou novamente a partida.

Com o resultado de 2 a 2, o Vitória avança às quartas até se empatar por 0 a 0 ou 1 a 1, no dia 16 de setembro, no Barradão.

comentários

por João Brandão no dia 02 de Out de 2014 às 07:20 em Esportes

comentários

Bahia vence César Vallejo e coloca um pé na próxima fase da Sul-Americana
Foto: Reprodução / AFP
O Bahia não tomou conhecimento e venceu o César Vallejo, do Peru, na última quarta-feira (1°), por 2 a 0, na Arena Fonte Nova, e deu um longo passo rumo à próxima fase.  Aos 19 minutos do segundo tempo, o zagueiro Titi, de cabeça, abriu o placar. Aos 34 minutos, o Bahia ampliou o marcador com William Barbio após aproveitar bate-rebate na área.

Com o resultado, o Esquadrão tem uma grande vantagem para o duelo de volta, no dia 15 de setembro, na cidade de Trujillo, no Peru.

comentários

por Stephanie Suerdieck no dia 02 de Out de 2014 às 06:54 em Trânsito

comentários

Motoristas enfrentam trânsito lento em Salvador e na BR-324
Foto: Metropress / Arquivo
Ainda não foram registrados acidentes na manhã desta quinta-feira (2), mas os motoristas já encontram o trânsito lento na Avenida Octávio Mangabeira, a Orla, principalmente no trecho de Armação; na Av. Silveira Martins e Estrada das Barreiras; no final da Av. Luiz Viana Filho, a Paralela, sentido centro; e ainda na Cidade Baixa, nas avenidas Oscar Pontes, Fernandes da Cunha e Afrânio Peixoto, a Suburbana. Já na BR-324, como sempre neste horário, há grande movimento de veículos em ambos os sentidos da rodovia, mas a retenção é maior para quem segue em direção a Feira de Santana, a partir do Porto Seco Pirajá.

comentários

por Matheus Simoni no dia 01 de Out de 2014 às 20:05 em Esportes

comentários

Brasil leva susto, mas vence Cazaquistão e segue invicto no Mundial de Vôlei
Foto: Reprodução/FIVB
Ninguém acreditava que a seleção brasileira de vôlei feminino fosse ter dificuldades para vencer o Cazaquistão nesta quarta-feira (1), pelo Mundial. O Brasil segue invicto no campeonato, mas as adversárias venderam caro a derrota por 3 sets a 0, com parciais de 25/22, 25/22 e 25/18, em Verona, na Itália , pelo Grupo F. As asiáticas chegaram a virar o placar no início dos dois sets iniciais do jogo. Entretanto, com bons ataques de Fernanda Garay e Thaisa, a Seleção logo acalmou o ímpeto ofensivo da equipe das cazaques. O próximo desafio da seleção brasileira é nesta quinta-feira (2), contra a Holanda, às 15 h (de Brasília), quando acontece o último confronto antes das pedreiras Rússia e Estados Unidos, no sábado e no domingo (4 e 5).

comentários

por Matheus Simoni no dia 01 de Out de 2014 às 19:40 em Você Repórter

comentários

Você Repórter: após comitê petista privatizar rua, moradores fazem protesto inusitado
Foto: Leitor Metro1
Há algum tempo, a rua Alagoinhas, próxima ao Parque Cruz Aguiar, no Rio Vermelho, sofreu um tipo de privatização por parte dos membros do diretório estadual do PT, que fica localizado no endereço. Os correligionários petistas colocaram cones que impediam diversos motoristas de estacionar no local. A ação fez com que moradores da região realizassem um protesto inusitado. Um leitor anônimo do Metro1 enviou imagens de avisos colocados nos cones utilizados pelo partido para bloquear parte da rua. O texto trazia os artigos 26 e 28 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que tratam da proibição do bloqueio de vias públicas por parte de pedestres e a sinalização de trânsito. O CTB afirma: 

"Art. 26. Os usuários das vias terrestres devem:

        I - abster-se de todo ato que possa constituir perigo ou obstáculo para o trânsito de veículos, de pessoas ou de animais, ou ainda causar danos a propriedades públicas ou privadas;

        II - abster-se de obstruir o trânsito ou torná-lo perigoso, atirando, depositando ou abandonando na via objetos ou substâncias, ou nela criando qualquer outro obstáculo."

Já o Art. 81, que trata da sinalização de trânsito, diz:

"Nas vias públicas e nos imóveis é proibido colocar luzes, publicidade, inscrições, vegetação e mobiliário que possam gerar confusão, interferir na visibilidade da sinalização e comprometer a segurança do trânsito."

Se você também tem alguma denúncia, foto ou vídeo, colabore com a reportagem da Metrópole e envie seu material para o Você Repórter pelo e-mail vocereporter@radiometropole.com.br.

comentários

por Matheus Simoni no dia 01 de Out de 2014 às 19:20 em Cidade

comentários

Recém-chegado da Grécia, ferry-boat Dorival Caymmi faz sua primeira viagem
Foto: Divulgação
Nesta quarta-feira (1), o ferry-boat Dorival Caymmi, recém-chegado da Grécia, fez sua primeira viagem entre Salvador e a Ilha de Itaparica. Transportando apenas 59 veículos e sem passageiros, a embarcação zarpou do Terminal de São Joaquim com destino a Bom Despacho, na Ilha de Itaparica, às 15h35. A inauguração dos dois ferries, o segundo de nome "Zumbi dos Palmares", seria feita no último domingo (28) pelo governador Jaques Wagner, mas a atracação foi suspensa. Os dois barcos possuem a capacidade total de 353 veículos e quase 3000 mil passageiros. Além disso, fazem a travessia entre Salvador e Itaparica em 35 minutos, proporcionado menor tempo de espera aos passageiros. O Dorival Caymmi irá operar inicialmente na fase de operação assistida, realizando a travessia no intervalos dos horários oficiais dos outros ferries.

comentários

por Júlia Sarmento no dia 01 de Out de 2014 às 19:05 em Cidade

comentários

Vigilante da Ufba será indiciado por tentativa de homicídio
Foto: Reprodução/Facebook
O vigilante Reinaldo Conceição, que atirou no estudante Daniel Sodré Benício Balthazar da Silveira em 11 de setembro, será indiciado por homicídio doloso. O disparo aconteceu na Escola Politécnica, após o aluno realizar uma pichação em uma parede do local. O vigilante atirou na tentativa de alertar o estudante. O guarda é funcionário do grupo MAP, terceirizado da universidade, e fugiu do local depois de deixar a arma utilizada na portaria.

O ombro direito do estudante foi atingido pela bala, que chegou a ficar alojada em suas costas. Daniel foi encaminahdo para o Hospital do Subúrbio, de onde teve alta em 14 de setembro. Reinaldo Conceição se apresentou à Polícia Federal em 16 de setembro e ficou preso até o dia 23 do mesmo mês. O vigilante já responde ao crime em liberdade. 

comentários

Página 1 de 3467
BUSCA
Rádio Metrópole
escute ao vivo Escute pelo Media Player Escute pelo Itunes
Seta Jornal da Bahia no Ar 08h00 às 10h00
Baixe os aplicativos da Rádio Metrópole
MK ENTREVISTA
29/09/2014
Alfred Castro
Cel. Comandante Geral da PM
24/09/2014
Uri Lam
Rabino
24/09/2014
Demétrio Garcia
Presidente da Real Sociedade Espanhola
NEWSLETTER
Grupo Metrópole
© Copyright 2013 Rádio Metrópole - Em Salvador, ouça a Rádio Metrópole 101.3 FM e 1290 AM Telefone: 71 3505 5000 | Fax: 71 3505 5040