RSS Facebook Twitter

por Bárbara Silveira no dia 25 de Out de 2014 às 11:30 em Política

comentários

PT pede que Superior Tribunal Federal investigue depoimento de doleiro
Foto: Reprodução/Veja
O Partido dos Trabalhadores (PT) entrou na última sexta-feira (24) no Supremo Tribunal Federal (STF) com pedido de abertura de inquérito criminal para investigar o vazamento do suposto depoimento no qual o doleiro Alberto Youssef, preso na Operação Lava Jato, da Polícia Federal (PF), liga a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao esquema de corrupção na Petrobras, informação publicada pela revista Veja. Segundo o PT, a reportagem é "inverídica, difamatória e caluniosa".

 Na petição, os advogados também pedem acesso à integra do depoimento de delação premiada feito entre o doleiro, o Ministério Público Federal (MPF) e a Polícia Federal. "Deve-se destacar a necessidade de acesso imediato ao conteúdo do mencionado depoimento, visto que ampla divulgação de supostos fatos criminosos envolvendo a presidenta da República, exatamente às vésperas da eleição presidencial, sem que se possibilite um mínimo contraditório da imputada, [o que] pode influenciar o eleitorado e abala a lisura do pleito?, afirma a defesa do partido.

comentários

por Bárbara Silveira no dia 25 de Out de 2014 às 11:03 em Cidade

comentários

Você Repórter: Em sucessão de erros, motorista trava o trânsito no Rio Vermelho
Foto: Leitor/Metro1
O já difícil trânsito do bairro do Rio Vermelho fica ainda pior com a presença de motoristas que não tem a mínima noção das leis de trânsito ou de respeito ao próximo. Em flagra feito na última sexta-feira (24) o leitor Marcelo Soares se deparou com um motorista de caminhão que falava ao telefone e também bloqueava um cruzamento, dando um nó no tráfego. Quanta falta de respeito, hein?

Se você também tem alguma denúncia, foto ou vídeo, colabore com a reportagem da Metrópole e envie seu material para o Você Repórter pelo e-mail vocereporter@radiometropole.com.br .

comentários

por Bárbara Silveira no dia 25 de Out de 2014 às 10:30 em Política

comentários

Corrupção e críticas a governos anteriores marcaram último debate entre presidenciáveis
Foto: Reprodução/Rede Globo
Os esquemas de corrupção durante o governo petista e os deslizes da gestão de Fernando Henrique Cardoso marcaram o último debate entre os candidatos à Presidência da República, realizado na última sexta-feira (24) pela TV Globo. Aécio Neves (PSDB) abriu o debate com uma pergunta a respeito das denúncias da Veja, publicadas na última sexta-feira (24).

 "A senhora sabia?". Na resposta, Dilma Rousseff (PT) afirmou que a "Veja faz oposição sistemática" a ela e ao PT e fez "calúnia e difamação" com a reportagem publicada. "E o senhor endossa na sua pergunta (...) A revista 'Veja' não apresenta uma prova", disse a petista, que afirmou que a publicação tenta dar um "golpe eleitoral". Na réplica, Aécio disse que Dilma deveria se explicar, e não desqualificar a revista. "Não acredito que acusação a revista seja a melhor resposta. A delação premiada só traz ao réu benefício se tiver prova." 

No segundo bloco, os candidatos responderam perguntas de eleitores que se declararam indecisos. De acordo com a organização do debate, eles foram selecionados pelo Ibope, a pedido da Globo, e acompanharam o último confronto no estúdio. Os temas abordados por eles foram a alta dos aluguéis, educação, corrupção e previdência. A falta de água em São Paulo também teve destaque no último debate. "Quem não planeja, candidato, não consegue enfrentar os desafios que ocorreram, principalmente em um governo", Dilma questionou Aécio. 

O tucano repassou a responsabilidade para o governo federal. "Certamente que houve [falta de planejamento], candidata, e segundo o TCU (Tribunal de Contas da União), do seu governo. Não é apenas em São Paulo, nós estamos tendo em toda região Sudeste a ausência de água e a senhora sabe muito bem, nós tivemos a maior crise hídrica dos últimos 80 anos. Falta de chuva. O governo de SP, diferente do governo federal, buscou fazer o que estava a suas mãos."

comentários

por Bárbara Silveira no dia 25 de Out de 2014 às 10:07 em Política

comentários

"Leviano, mentiroso e irresponsável" diz Gabrielli sobre ACM Neto
Foto: Luana Montargil/Metropress
Após o prefeito de Salvador, ACM Neto, afirmar que o secretário do Planejamento, José Sérgio Gabrielli, seria o culpado por ter "quebrado" a Petrobras ao permitir que durante sua gestão na presidência da estatal tenha ocorrido "o maior escândalo de corrupção na história do Brasil", o secretário resolveu se pronunciar sobre o assunto. 

 "(Ele é) Irresponsável porque utiliza, de forma distorcida, parte vazada de uma delação premiada que corre em segredo de Justiça. Mentiroso porque me acusa de ter quebrado a Petrobras, o que não é verdade. Quando deixei as atividades como presidente, em 2012, a Petrobras apresentava resultados que estão entre os maiores lucros da história da empresa", disparou Gabrielli, segundo informações do jornal A TARDE publicadas neste sábado (25).

comentários

por Bárbara Silveira no dia 25 de Out de 2014 às 09:00 em Cidade

comentários

Você Repórter: Moradores de Brotas reclamam da falta de regularidade na coleta de lixo
Foto: Leitor/Metro1

Não é de hoje que a coleta de lixo representa um problema para grande parte dos soteropolitanos. Dessa vez, a reclamação foi a irregularidade da coleta. "Prefeito ACM Neto, nós da Rua Daniel Lisboa, em Brotas, queremos um recolhimento de lixo padrão Barra. Nós também pagamos IPTU e a taxa de lixo como área nobre", reclama Daniel Moreno.

Se você também tem alguma denúncia, foto ou vídeo, colabore com a reportagem da Metrópole e envie seu material para o Você Repórter pelo e-mail vocereporter@radiometropole.com.br .

comentários

por Bárbara Silveira no dia 25 de Out de 2014 às 08:30 em Cidade

comentários

Trânsito é interditado na Ladeira da Montanha neste sábado, alerta Transalvador
Foto: Metropress
Quem precisa trafegar na Ladeira da Montanha neste sábado (25) deve ficar atento. O tráfego de veículos foi interditado no local às 8h e só deve ser liberado por volta das 15h, segundo informações da Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador). De acordo com a prefeitura, a interdição acontece para que seja realizado serviços de limpeza no local. 

Linhas de ônibus que trafegam pelo local serão desviadas para o seguinte roteiro: Túnel Américo Simas, Vale de Nazaré, Av. Joana Angélica, Av. Sete de Setembro e retorno do Sulacap, até que a via seja totalmente liberada.   Linhas de ônibus que trafegam pelo local serão desviadas para o seguinte roteiro: Túnel Américo Simas, Vale de Nazaré, Av. Joana Angélica, Av. Sete de Setembro e retorno do Sulacap, até que a via seja totalmente liberada.

comentários

por Matheus Simoni no dia 24 de Out de 2014 às 19:50 em Você Repórter

comentários

Você Repórter: carros abandonados no Imbuí completam 3 anos de esquecimento
Foto: Ingrid Negrão/Leitora Metro1
De acordo com a leitora do Metro1 Ingrid Negrão, dois carros esquecidos na Rua dos Pintassilgos já fizeram "aniversário de esquecimento" de três anos. Ela afirma que já denunciou aos órgãos responsáveis sobre o ocorrido e espera que, em algum momento, vão poder atender aos pedidos da população e retirar os veículos.

Se você também tem alguma denúncia, foto ou vídeo, colabore com a reportagem da Metrópole e envie seu material para o Você Repórter pelo e-mail vocereporter@radiometropole.com.br.

comentários

por Matheus Simoni no dia 24 de Out de 2014 às 19:30 em Política

comentários

Veja divulga resposta a declarações de Dilma Rousseff em horário eleitoral
Foto: Reprodução/Veja
A Revista Veja divulgou nesta sexta-feira (24) uma resposta às declarações da candidata à reeleição pelo PT, Dilma Rousseff. Na sua propaganda no horário eleitoral gratuito da TV, a presidente rebateu as acusações da revista, que afirmavam que ela e o ex-presidente Lula sabiam do esquema de corrupção na Petrobras. Confira a resposta na íntegra:

A presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição, ocupou parte de seu horário eleitoral para criticar VEJA, em especial a reportagem de capa desta semana. Em respeito aos nossos leitores, VEJA considera essencial fazer as seguintes correções e considerações:

1) Antecipar a publicação da revista às vésperas de eleições presidenciais não é exceção. Em quatro das últimas cinco eleições presidenciais, VEJA circulou antecipadamente, no primeiro turno ou no segundo.

2) Os fatos narrados na reportagem de capa desta semana ocorreram na terça-feira. Nossa apuração sobre eles começou na própria terça-feira, mas só atingiu o grau de certeza e a clareza necessária para publicação na tarde de quinta-feira passada.

3) A presidente centrou suas críticas no mensageiro, quando, na verdade, o cerne do problema foi produzido pelos fatos degradantes ocorridos na Petrobras nesse governo e no de seu antecessor.

4) Os fatos são teimosos e não escolhem a hora de acontecer. Eles seriam os mesmos se VEJA os tivesse publicado antes ou depois das eleições.

5) Parece evidente que o corolário de ver nos fatos narrados por VEJA um efeito eleitoral por terem vindo a público antes das eleições é reconhecer que temeridade mesmo seria tê-los escondido até o fechamento das urnas.

6) VEJA reconhece que a presidente Dilma é, como ela disse, "uma defensora intransigente da liberdade de imprensa" e espera que essa sua qualidade de estadista não seja abalada quando aquela liberdade permite a revelação de  fatos que lhe possam ser pessoal ou eleitoralmente prejudiciais.

comentários

por Matheus Simoni no dia 24 de Out de 2014 às 19:10 em Política

comentários

PT entra com ações no TSE, STF e Ministério Público Eleitoral contra Veja
Foto: Reprodução/Folha de São Paulo
Nesta sexta-feira (24), o presidente nacional do PT, Rui Falcão, afirmou que o partido entrou com representações contra a revista Veja no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no Ministério Público Eleitoral (MPE) e no Supremo Tribunal Federal (STF). Porém, Rui informou que a legenda não pedirá que a reportagem seja retirada de circulação. A matéria traz supostas informações divulgadas pelo doleiro Alberto Youssef, em processo de delação premiada à Polícia Federal, afirmando que o ex-presidente Lula e a candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) sabiam do esquema de corrupção na Petrobras. Falcão também descartou a possibilidade de Lula e Dilma estarem envolvidos no escândalo da estatal.

"A capa da Veja mais parece uma peça eleitoral, uma matéria com um delegado fantasma e que depois é desmentida pelo próprio advogado (de Youssef). Nós não podemos tolerar que continue a ter tanta tentativa de interferência no processo eleitoral através de matérias caluniosas, mentirosas e totalmente sem fundamentos e sem fontes. Nós pedimos ao TSE direito de resposta, por se tratar de matéria inverídica, além de difamatória e caluniosa", declarou Falcão.

comentários

por Matheus Simoni no dia 24 de Out de 2014 às 18:54 em Bahia

comentários

Multinacional alemã tem fábrica inaugurada na Bahia nesta sexta
Foto: Divulgação/Secom
O Polo Industrial de Camaçari ganhou uma nova unidade produtiva nesta sexta-feira (24). A multinacional alemã Lapp Group, líder mundial no setor de fornecimento de cabos, fios e acessórios, foi inaugurada oficialmente em uma cerimônia com a presença de 60 empresários estrangeiros e de autoridades brasileiras. Para a implantação da indústria, em uma área de 30 mil metros quadrados, foram investidos cerca de US$ 50 milhões. De acordo com a Secretaria de Comunicação Social (Secom), a vinda da empresa para a Bahia já proporcionou cerca de 180 empregos diretos. 

O secretário estadual de Indústria, Comércio e Mineração, James Correia, afirmou que "os 180 empregos diretos se traduzem em vários empregos indiretos e aumenta a competitividade dos nossos negócios. Um dos melhores negócios da Bahia é a energia eólica. Temos agora uma fábrica que vai fornecer equipamentos necessários". Por meio da redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), o Governo do Estado facilitou o processo de compra da matéria prima, com a finalidade de gerar mais emprego e renda. "Este é o tipo de fábrica dos nossos sonhos. Ela vem para a Bahia e usa os produtos daqui, a exemplo do cobre e do plástico, para fazer o isolamento dos fios elétricos", explicou o secretário.

comentários

por Monalisa Leal no dia 24 de Out de 2014 às 18:31 em Esportes

comentários

Marta é indicada pela 12ª vez a prêmio de melhor do mundo da Fifa
Foto: Divulgação
A principal jogadora da história do futebol feminino brasileiro, Marta, foi indicada pela  12ª vez ao prêmio de melhor do mundo da Fifa. Atualmente ela joga pelo Rodengard, da Suécia.

Agora, Marta concorre ao lado de Nadine Angerer (Alemanha), Nadine Kessler (Alemanha), Nahomi Kawasumi (Japão), Nilla Fischer (Suécia), Lotta schelin (Suécia), Aya Miyama (Japão), Veronica Boquete (Espanha) e Abby Wamback (Estados Unidos). Das 11 indicações, a atleta brasileira venceu cinco vezes e foi vice-campeã em três.

A lista com os finalistas para o prêmio masculino será revelada na próxima terça-feira (28). 

comentários

por Júlia Sarmento no dia 24 de Out de 2014 às 18:10 em Cidade

comentários

Após assaltos em Ondina, faculdade pede reforço na segurança e alunos fazem abaixo-assinado
Foto: Reprodução/ Google Street View
Alunos da Faculdade Social da Bahia (FSBA) resolveram se mobilizar para protestar contra assaltos na região de Ondina após o roubo de um veículo na Rua Puá, que passa atrás da Faculdade Social da Bahia, na noite desta quinta-feira (23). O abaixo assinado, que recebeu assinaturas de alunos da FSBA, da UFBA e de moradores da região, será entregue à 12ª Companhia Independente da Polícia Militar (Rio Vermelho), responsável pela segurança em Ondina. Em nota, a FSBA e o Colégio ISBA informaram que foram encaminhados ofícios solicitando rondas no local.

A instituição explicou que considera legítimo e apoia qualquer movimento dos seus alunos com relação à segurança nas ruas vizinhas aos prédios das duas instituições, no bairro de Ondina.

comentários

por Matheus Simoni no dia 24 de Out de 2014 às 17:51 em Economia

comentários

Dólar cai para R$ 2,46 e registra maior queda desde fim do primeiro turno
Foto: Ilustrativa
Nesta sexta-feira (24), no último pregão antes do segundo turno da eleição presidencial, o dólar, que chegou a recuar 2,6% (para R$ 2,46) por volta das 13h, reduziu o ritmo e cai 1,59%, a R$ 2,47. Foi a primeira vez que o dólar fechou na casa dos R$ 2,50 desde dezembro de 2008.  A oscilação da divisa chegou a ser a maior desde o dia 6 de outubro, quando a moeda registrou queda de 3,88% durante o dia, no período após o primeiro turno das eleições. 

De acordo com dados reunidos pela Bloomberg, o real apresenta nesta sexta-feira a maior valorização frente ao dólar no mundo entre as 31 principais moedas ao redor do planeta. Na quinta-feira (23), o dólar comercial fechou em alta de 1,29%, a R$ 2,510 na compra e a R$ 2,512 na venda. De acordo com analistas, o movimento reflete a divulgação de uma nova pesquisa eleitoral.

comentários

por Júlia Sarmento no dia 24 de Out de 2014 às 17:30 em Cidade

comentários

Prevista para ficar pronta em junho, reforma de posto de saúde de Amaralina é adiada para janeiro
Foto: Reprodução/Sinsesp
A reforma do Posto de Saúde Professor Sabino Silva, instalado na região do Nordeste de Amaralina, tinha como início oficial novembro de 2013 e prazo para a execução do projeto de sete meses. A construção foi licitada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com repasse de verbas federais do SUS. Sob responsabilidade da construtora Prosper, a obra deveria ser realizada em conjunto com as reformas de outras unidades na cidade, a exemplo das Unidades de Saúde da Família Prof. Humberto Castro Lima, do Cabula, e São Tomé de Paripe, no bairro do subúrbio. A SMS confirmou que as obras do posto de Amaralina só começarão a partir de janeiro de 2015.

O adiamento se deu por mudanças na execução do cronograma. A medida foi justificada pela desativação do 5º Centro de Saúde (Vale dos Barris), unidade cuja instalação física se encontra em estado crítico, o que impossibilitou a paralisação das atividades de ambos os postos de saúde para não prejudicar a população local.

comentários

por Matheus Simoni no dia 24 de Out de 2014 às 17:11 em Política

comentários

Rui Costa promete anúncio de grupo de transição após segundo turno
Foto: Divulgação
O governador eleito da Bahia, Rui Costa (PT), afirmou nesta sexta-feira (24), durante uma visita a cidade de Jequié, que irá criar na próxima semana um grupo para iniciar o trabalho de transição no governo. O petista afirmou que quer deixar o grupo pronto antes de viajar para o período de descanso que ele pretende tirar após o segundo turno das eleições, neste domingo (26). "Esse grupo vai começar a levantar os dados que precisamos para algumas medidas que vamos tomar. Quando voltar de viagem, quero reunir os partidos e lideranças para discutir a formação do governo. Em dezembro anuncio o secretariado", declarou o governador eleito.  

Rui anunciou o cronograma de trabalho juntamente com a senadora Lídice da Mata e deputados da região. Juntos, eles realizaram caminhada agradecendo a eleição e pedindo votos para a candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT). "Precisamos ter as portas abertas em Brasília. A Bahia tem uma arrecadação pequena e depende do governo federal para realizar grandes projetos. Vamos reeleger nossa presidenta e garantir mais quatro anos de grandes obras no estado", disse Rui Costa.

comentários

Página 1 de 3536
BUSCA
Rádio Metrópole
escute ao vivo Escute pelo Media Player Escute pelo Itunes
Seta Jornada Esportiva 14h00 às 18h00
Baixe os aplicativos da Rádio Metrópole
MK ENTREVISTA
24/10/2014
Ricardo Correia Coelho
Escritor
23/10/2014
Amilton Lovato
Escritor
23/10/2014
Eugênio Leite
Cirurgião Buco-maxilo-facial
NEWSLETTER
Grupo Metrópole
© Copyright 2013 Rádio Metrópole - Em Salvador, ouça a Rádio Metrópole 101.3 FM e 1290 AM Telefone: 71 3505 5000 | Fax: 71 3505 5040