RSS Facebook Twitter

por Matheus Simoni no dia 25 de Out de 2014 às 17:33 em Política

comentários

Pesquisa Ibope: Dilma Rousseff 53% e Aécio Neves 47% na corrida presidencial
Foto: Reprodução/G1
A pesquisa Ibope divulgada neste sábado (25) mostra a candidata à Presidência da República pelo PT, Dilma Rousseff, com uma vantagem de 6 pontos do candidato pelo PSDB, Aécio Neves. A petista aparece com 53% dos votos válidos e o tucano, 47%. O Ibope ouviu 3.010 eleitores em 206 municípios nos dias 24 e 25 de outubro.

comentários

por Matheus Simoni no dia 25 de Out de 2014 às 17:04 em Política

comentários

Aécio classifica Marina Silva como 'amiga' e diz que petistas estão 'desesperados'
Foto: Divulgação
No último dia da sua campanha eleitoral, o candidato à Presidência da República pelo PSDB, Aécio Neves, em visita a cidade de São João del Rei, local onde está enterrado o corpo do seu avô, o ex-presidente Tancredo Neves, comentou sobre o final da corrida presidencial. O tucano cutucou o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva ao afirmar neste sábado (25) que o petista ficou 'desesperado' com uma possível derrota de Dilma Rousseff (PT) nas urnas. 

"Acho que o ex-presidente se apequenou nessa campanha, optou por desempenhar um papel que não está à altura de um ex-presidente da República. O que posso dizer é que ele sai muito menor dessa campanha do que entrou. Eu, como sou um homem generoso, vou buscar ficar sempre na minha memória com os rasgados elogios que ele fez a mim ao longo de todo o nosso convívio, como governador de Minas", disse Aécio. "Apenas lamento. Acho que o desespero final da campanha, eles percebendo que pela primeira vez em doze anos haveria, como há, uma possibilidade real de derrota. Daí o desespero", alfinetou o tucano.

Aécio Neves também elogiou a candidata Marina Silva (PSB), derrotada no primeiro turno das eleições, a quem classificou como 'amiga'. "Quero aqui, ao final, agradecer a tantos companheiros de tantos partidos, de tantas forças da sociedade, através da minha amiga, hoje posso chamá-la assim, Marina Silva", disse o tucano. 

"Quero dizer à Marina que a sua presença na política brasileira oxigena, fortalece a boa política, nos traz esperança. Estou muito agradecido a tantas e tantos brasileiros que participaram conosco dessa caminhada e faço esse agradecimento através da Marina e também de forma muito especial da Renata Campos e da sua família", afirmou ele, fazendo referência à viúva de Eduardo Campos.

comentários

por Bárbara Silveira no dia 25 de Out de 2014 às 16:30 em Mundo

comentários

Ebola já matou 4.922 pessoas ao redor do mundo, alerta Organização Mundial de Saúde
Foto: Reprodução/AFP
 A epidemia de ebola já matou 4.922 pessoas, de um total de 10.141 infectadas, de acordo com o último balanço divulgado da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgado neste sábado (25). No total, oito países foram afetados, mas os casos estão concentrados na Libéria, Serra Leoa e Guiné, na África Ocidental. Espanha, Estados Unidos, Mali, Senegal e Nigéria também já tiveram casos confirmados.

 Na Guiné, Libéria e Serra Leoa, a transmissão continua intensa, de acordo com a OMS, principalmente nas capitais dos três países. A organização acredita que o número de casos ainda é subestimado, sobretudo na capital da Libéria, Monróvia. A agência da ONU salientou em nota que dos oito distritos da Libéria e da Guiné, que fazem fronteira com a Costa do Marfim, apenas dois têm relatado casos confirmados ou prováveis ??de ebola.

comentários

por Matheus Simoni no dia 25 de Out de 2014 às 16:03 em Política

comentários

Urnas que participarão de votação paralela são sorteadas neste sábado
Foto: Divulgação/TRE
Foi realizado na manhã deste sábado (25), no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), o sorteio dos quatro equipamentos que vão ser utilizados no procedimento da votação paralela. A adoção deste procedimento é tem como objetivo aferir e testar a segurança das urnas eletrônicas utilizadas no segundo turno das Eleições 2014. As urnas selecionadas foram da: 9ª Zona Eleitoral (ZE) de Salvador (298ª seção); 22ª ZE (92ª seção) em Jequié, no Sudoeste da Bahia; 106ª ZE (30ª Seção), em Queimadas, no polígono das secas; e a 131ª ZE (106ª seção), em Muritiba, localizada no Recôncavo baiano. 
 

comentários

por Matheus Simoni no dia 25 de Out de 2014 às 15:30 em Esportes

comentários

Neymar marca, mas Real Madrid vira e vence clássico espanhol por 3 a 1
Foto: Reprodução/Getty Images
Considerado um dos maiores clássicos no mundo do futebol, Real Madrid e Barcelona se enfrentaram na tarde deste sábado (25), em Madri, capital espanhola. Jogando em casa, diante de mais 80 mil torcedores, a equipe galática viu Neymar abrir o placar no início do jogo, aproveitando cruzamento de Luis Suárez e mandando para o fundo das redes. 

O que se viu no restante do jogo foi um duelo bastante aberto e recheado de rivalidade entre as duas potências do futebol espanhol. Sobrou pro Barça: Piqué colocou a mão na bola dentro da área, obrigando o juiz a marcar penalty. Cristiano Ronaldo não deu chances para o goleiro adversário e empatou o jogo. Após cruzamento de Tony Kroos, Pepe subiu mais que a zaga catalã e mandou pro fundo das redes, virando a partida. 

Atordoado, o Barcelona deixou muitos espaços no campo, fazendo com que Isco aproveitasse o erro de Iniesta e tocasse para Cristiano Ronaldo, que armou uma jogada para o colombiano James Rodríguez deixar Benzema na cara do gol para sacramentar o placar final. Com o resultado, o Real Madrid chegou aos 20 pontos no campeonato, encostando no líder, Barcelona, que tem 25.

comentários

por Bárbara Silveira no dia 25 de Out de 2014 às 15:08 em Política

comentários

Pesquisa CNT/MDA aponta crescimento de Aécio Neves nas intenções de voto
Foto: Ilustrativa
 A última pesquisa divulgada pelo Instituto CNT/MDA neste sábado (25) põe o candidato Aécio Neves (PSDB) ligeiramente à frente de Dilma Rousseff (PT) na intenção de voto dos eleitores. Segundo dados da 126ª pesquisa do instituto, o tucano alcançou 50,3% abrindo 0.6% de vantagem contra a petista, que tem 49,7%.

 Os números mostram uma ascensão do tucano, que vinha se mantendo em desvantagem nas pesquisas anteriores. Segundo o instituto, foram ouvidas entrevistadas 2.002 pessoas de 137 municípios de 25 Unidades da Federação entre os dias 23 e 24 de outubro.

comentários

por Bárbara Silveira no dia 25 de Out de 2014 às 14:36 em Mundo

comentários

Iraniana que teria matado suspeito de seu estupro é enforcada
Foto: Reprodução/AFP
 Foi enforcada neste sábado (25) a mulher iraniana condenada pela morte do homem que a teria estuprado. Jabbari, de 27 anos, esfaqueou Sarbandi nas costas em 2007, após ter comprado uma faca dois dias antes.

Segundo a Justiça Iraniana, a alegação de tentativa de estupro foi negada, já que as evidências mostram que houve premeditação na morte de Morteza Abdolali Sarbandi, um ex-agente de inteligência. De acordo com a agência oficial de notícias do país, a Anistia Internacional e outros grupos de direitos humanos haviam pedido ao Irã para suspender a execução, mas o país não voltou atrás a cumpriu a sentença.

comentários

por Matheus Simoni no dia 25 de Out de 2014 às 14:07 em Política

comentários

Associações de imprensa repudiam ataque em prédio da editora Abril
Foto: Reprodução/Folha de São Paulo
Após ataques à sede da editora Abril, responsável pela publicação da revista Veja, jornalistas e associações de imprensa criticaram a atitude de manifestantes e militantes petistas, responsáveis pelo ataque, neste sábado (25). A baderna ocasionada seria uma resposta à reportagem de capa da revista, publicada antecipadamente na última quinta-feira (23), que afirma que o ex-presidente Lula e a presidente Dilma Rousseff (PT) estariam cientes de atos de corrupção praticados na Petrobras, segundo depoimento do doleiro Alberto Youssef à Justiça do Paraná.

Em nota, a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) afirmou que "repudia veementemente os ataques". "A Abert acompanha com preocupação episódios como o de sexta-feira, pois a entidade considera grave qualquer 'ato de intimidação à liberdade de imprensa'. A Abert lembra que a Declaração de Chapultepec, da qual o Brasil é signatário, aponta uma imprensa livre 'como uma condição fundamental para que as sociedades resolvam os seus conflitos, promovam o bem-estar e protejam sua liberdade'", afirma a publicação da associação. Em sua conta pessoal no Facebook, o atual presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), José Roberto de Toledo, afirmou que "o punhado de irresponsáveis que jogou lixo e pichou a fachada da Abril parece ser jovem demais para entender o dano potencial de sua imbecilidade"

comentários

por Bárbara Silveira no dia 25 de Out de 2014 às 13:30 em Política

comentários

"O DEM não vai mais existir como tal", adianta Neto sobre fusão para criação de novo partido
Foto: Tácio Moreira/Metropress
 Ao que tudo indica, o Democratas (DEM) só deve continuar existindo até o término das votações do próximo domingo (26). De acordo com informações do jornal O Globo, os líderes do partido afirmam que a atual conjuntura deixará de existir.  "O DEM não vai mais existir como tal. Se Aécio ganhar, faremos uma fusão para crescer. Se Aécio perder, faremos uma fusão para sobreviver", explicou ACM Neto.

De acordo com a publicação, os democratas pretendem negociar com dez partidos menores, conhecidos como "nanicos" para a criação de um novo partido. A expectativa da fusão é aumentar o alcance parlamentar do grupo, que no primeiro turno elegeu 22 deputados, podendo ampliar o número para 50 parlamentares após a junção. Apesar de ter muitos defensores, a decisão ainda não foi tomada já que parte dos filiados preferem a incorporação do Democratas ao PSDB.

Em entrevista ao Bocão News, o presidente estadual do Democratas, José Carlos Aleluia afirmou que ainda não existe nenhuma decisão tomada. "Tomei café, almocei e jantei com o presidente do partido [José Agripino Maia] e ainda não há nenhuma decisão do que será feito", afirmou o dirigente. Segundo Aleluia, "talvez" não haja a necessidade de fusão da legenda. "Não trabalhamos com a hipótese de [Aécio Neves] perder, ainda mais depois do debate de ontem [na Globo], onde eu nunca vi um candidato demonstrar tanta superioridade como Aécio mostrou. Temos que ter calma. Ninguém deve tomar decisão ainda. Agora é aguardar a vitória de Aécio e depois voltar a discutir", avaliou.

comentários

por Bárbara Silveira no dia 25 de Out de 2014 às 13:08 em Cidade

comentários

Com 35 opções gastronômicas, Feira da Cidade acontece no Rio Vermelho
Foto: Divulgação
Salvador terá mais uma opção de lazer durante este final de semana. Tem início este sábado (25) e segue até o domingo (26), mais uma edição da Feira da Cidade, que traz 35 opções gastronômicas para o bairro do Rio Vermelho.  Depois de passar pela Barra e Pituba, a feira será realizada na Rua Borges dos Reis, próximo ao Teatro Sesi. Hoje, o evento começa às 11h e segue até às 17h. Já no domingo, o evento tem início as 8h, com um café da manhã, e segue também até às 17h. Segundo a Prefeitura, as barracas vão oferecer opções como como pastel, doces e hambúrgueres, a refeições completas. Os preços variam de R$ 5 a R$ 15.

comentários

por Bárbara Silveira no dia 25 de Out de 2014 às 12:05 em Política

comentários

Mesmo negando Ministério da Fazenda, Wagner não descarta ida para Brasília
Foto: Tacio Moreira/Metropress
O governador da Bahia, Jaques Wagner, voltou a negar na última sexta-feira (24) que seria um dos principais nomes cotados para assumir o Ministério da Fazenda, caso Dilma Rousseff seja reeleita. Porém, o ex-ministro do trabalho e das Relações Internacionais não descartou voltar para Brasília. "Poder eu posso (...) Se ela me convidar, me convocar, a gente vai trabalhar para ajudar. Acho que tem que se conversar sobre isso na segunda-feira (após a definição das eleições)", disse a jornalistas em intervalo durante o debate presidencial realizado pela Rede Globo.

Sobre o cargo na Fazenda, o petista afirmou que não costuma "colocar o pé naquilo que não domina", disse em entrevista ao Estadão. Questionado sobre qual ministério, afirmou que não faz escolha. "Isso depende dela. Ela que vai montar e convidar as pessoas. A gente nunca conversou disso. Se ela me convidar, não posso dizer o que prefiro." Para o governador, o tema corrupção, que vem sendo tratado desde o primeiro turno já "não produz mais mudança na cabeça das pessoas".

comentários

por Bárbara Silveira no dia 25 de Out de 2014 às 11:30 em Política

comentários

PT pede que Superior Tribunal Federal investigue depoimento de doleiro
Foto: Reprodução/Veja
O Partido dos Trabalhadores (PT) entrou na última sexta-feira (24) no Supremo Tribunal Federal (STF) com pedido de abertura de inquérito criminal para investigar o vazamento do suposto depoimento no qual o doleiro Alberto Youssef, preso na Operação Lava Jato, da Polícia Federal (PF), liga a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao esquema de corrupção na Petrobras, informação publicada pela revista Veja. Segundo o PT, a reportagem é "inverídica, difamatória e caluniosa".

 Na petição, os advogados também pedem acesso à integra do depoimento de delação premiada feito entre o doleiro, o Ministério Público Federal (MPF) e a Polícia Federal. "Deve-se destacar a necessidade de acesso imediato ao conteúdo do mencionado depoimento, visto que ampla divulgação de supostos fatos criminosos envolvendo a presidenta da República, exatamente às vésperas da eleição presidencial, sem que se possibilite um mínimo contraditório da imputada, [o que] pode influenciar o eleitorado e abala a lisura do pleito?, afirma a defesa do partido.

comentários

por Bárbara Silveira no dia 25 de Out de 2014 às 11:03 em Cidade

comentários

Você Repórter: Em sucessão de erros, motorista trava o trânsito no Rio Vermelho
Foto: Leitor/Metro1
O já difícil trânsito do bairro do Rio Vermelho fica ainda pior com a presença de motoristas que não tem a mínima noção das leis de trânsito ou de respeito ao próximo. Em flagra feito na última sexta-feira (24) o leitor Marcelo Soares se deparou com um motorista de caminhão que falava ao telefone e também bloqueava um cruzamento, dando um nó no tráfego. Quanta falta de respeito, hein?

Se você também tem alguma denúncia, foto ou vídeo, colabore com a reportagem da Metrópole e envie seu material para o Você Repórter pelo e-mail vocereporter@radiometropole.com.br .

comentários

por Bárbara Silveira no dia 25 de Out de 2014 às 10:30 em Política

comentários

Corrupção e críticas a governos anteriores marcaram último debate entre presidenciáveis
Foto: Reprodução/Rede Globo
Os esquemas de corrupção durante o governo petista e os deslizes da gestão de Fernando Henrique Cardoso marcaram o último debate entre os candidatos à Presidência da República, realizado na última sexta-feira (24) pela TV Globo. Aécio Neves (PSDB) abriu o debate com uma pergunta a respeito das denúncias da Veja, publicadas na última sexta-feira (24).

 "A senhora sabia?". Na resposta, Dilma Rousseff (PT) afirmou que a "Veja faz oposição sistemática" a ela e ao PT e fez "calúnia e difamação" com a reportagem publicada. "E o senhor endossa na sua pergunta (...) A revista 'Veja' não apresenta uma prova", disse a petista, que afirmou que a publicação tenta dar um "golpe eleitoral". Na réplica, Aécio disse que Dilma deveria se explicar, e não desqualificar a revista. "Não acredito que acusação a revista seja a melhor resposta. A delação premiada só traz ao réu benefício se tiver prova." 

No segundo bloco, os candidatos responderam perguntas de eleitores que se declararam indecisos. De acordo com a organização do debate, eles foram selecionados pelo Ibope, a pedido da Globo, e acompanharam o último confronto no estúdio. Os temas abordados por eles foram a alta dos aluguéis, educação, corrupção e previdência. A falta de água em São Paulo também teve destaque no último debate. "Quem não planeja, candidato, não consegue enfrentar os desafios que ocorreram, principalmente em um governo", Dilma questionou Aécio. 

O tucano repassou a responsabilidade para o governo federal. "Certamente que houve [falta de planejamento], candidata, e segundo o TCU (Tribunal de Contas da União), do seu governo. Não é apenas em São Paulo, nós estamos tendo em toda região Sudeste a ausência de água e a senhora sabe muito bem, nós tivemos a maior crise hídrica dos últimos 80 anos. Falta de chuva. O governo de SP, diferente do governo federal, buscou fazer o que estava a suas mãos."

comentários

por Bárbara Silveira no dia 25 de Out de 2014 às 10:07 em Política

comentários

"Leviano, mentiroso e irresponsável" diz Gabrielli sobre ACM Neto
Foto: Luana Montargil/Metropress
Após o prefeito de Salvador, ACM Neto, afirmar que o secretário do Planejamento, José Sérgio Gabrielli, seria o culpado por ter "quebrado" a Petrobras ao permitir que durante sua gestão na presidência da estatal tenha ocorrido "o maior escândalo de corrupção na história do Brasil", o secretário resolveu se pronunciar sobre o assunto. 

 "(Ele é) Irresponsável porque utiliza, de forma distorcida, parte vazada de uma delação premiada que corre em segredo de Justiça. Mentiroso porque me acusa de ter quebrado a Petrobras, o que não é verdade. Quando deixei as atividades como presidente, em 2012, a Petrobras apresentava resultados que estão entre os maiores lucros da história da empresa", disparou Gabrielli, segundo informações do jornal A TARDE publicadas neste sábado (25).

comentários

Página 1 de 3537
BUSCA
Rádio Metrópole
escute ao vivo Escute pelo Media Player Escute pelo Itunes
Seta Jornada Esportiva 14h00 às 18h00
Baixe os aplicativos da Rádio Metrópole
MK ENTREVISTA
24/10/2014
Ricardo Correia Coelho
Escritor
23/10/2014
Amilton Lovato
Escritor
23/10/2014
Eugênio Leite
Cirurgião Buco-maxilo-facial
NEWSLETTER
Grupo Metrópole
© Copyright 2013 Rádio Metrópole - Em Salvador, ouça a Rádio Metrópole 101.3 FM e 1290 AM Telefone: 71 3505 5000 | Fax: 71 3505 5040