RSS Facebook Twitter

por Juliana Almirante no dia 22 de Mai de 2015 às 14:20 em Cidade

comentários

Prédios interditados pela Defesa Civil em Pernambués apresentam novas rachaduras
Foto: Reprodução/ Bocão News
Representantes da Defesa Civil de Salvador (Codesal) estiveram, na manhã desta sexta-feira (22), na Rua Potiraguá, em Pernambués, onde três prédios correm risco de desabamento. Conforme avaliação do órgão, houve avanço de movimentação das rachaduras durante a noite, além de terem sido identificadas novas rachaduras na garagem de uma das edificações. Os três imóveis continuam interditados e foram evacuados desde a tarde desta quinta-feira (21).

Técnicos da Secretaria Municipal de Urbanismo (Sucom) também estiveram no local e colocaram lacres nas entradas principais. Durante o final de semana, os órgãos vão acompanhar as possíveis alterações do cenário e, a partir da próxima segunda-feira (22), será verificada a possibilidade da retirada dos pertences das cerca de 40 famílias.

comentários

por Juliana Almirante e Bárbara Gomes no dia 22 de Mai de 2015 às 13:55 em Política

comentários

Rui Costa cita morte "fria e cruel" de policial e reconhece: "Nós vivemos uma guerra"
Foto: Manu Dias/GOVBA
Em entrevista ao Metro1, nesta sexta-feira (22), o governador Rui Costa comentou sobre as 12 mortes no Cabula em fevereiro, ele afirmou que só vai se pronunciar após as investigações. "Eu parto da presunção de inocência dos policiais. Se houve erro ou crime quem vai dizer são as investigações".

O governador informou ainda que no dia das mortes no Cabula acionou imediatamente o Ministério Público para investigar o caso. Ele ressaltou a importância da transparência nas investigações e em seguida citou a morte de um policial na última quinta-feira (21), assassinado em serviço na cidade do interior baiano, em São José da Vitória. "Uma verdadeira demonstração de frieza e crueldade", afirmou o governador.

Rui Costa também declarou que, com os dados de violência e assassinatos na Bahia, ele não tem o que comemorar. "Nós vivemos uma guerra. São diversos assassinatos de jovens. Por outro lado, há uma verdadeira comemoração entre o mundo do crime, cada vez que um criminoso é exaltado na imprensa, é sinal de que ficou reconhecido e muito perigoso", concluiu.

comentários

por Juliana Almirante no dia 22 de Mai de 2015 às 13:35 em Política

comentários

Jerônimo Rodrigues é novo presidente do conselho da Fundação Luís Eduardo Magalhães
Foto: Secom
O titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, foi eleito por unanimidade presidente do Conselho de Administração (Conad) da Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem) nesta sexta-feira (22). Entre os órgãos que compõem o conselho estão a Caixa Econômica Federal, a Unifacs e a Universidade Federal da Bahia (Ufba), a União dos Municípios da Bahia (UPB).

comentários

por Bárbara Gomes no dia 22 de Mai de 2015 às 13:15 em Cidade

comentários

Manifestantes ateam fogo em pneus na Av. Centenário provocando congestionamento
Foto: Leitor Metro1

No início da tarde desta sexta-feira (22), manifestantes atearam fogo em pneus e móveis impedindo a passagem de veículos e pedestres, próximo ao IML na Av. Centenário, sentido Barris. Conforme a Transalvador, os moradores reivindicavam o conserto de um bueiro que está aberto.


A Central de polícia informou, às 13:10h, que o fogo já foi contido e a PM permanece no local até que os manifestantes se dispersem. O protesto provocou congestionamento na Av. Centenário, prejudicando também outras vias no sentido Barris e em Ondina.

comentários

por Matheus Morais no dia 22 de Mai de 2015 às 12:46 em Cultura

comentários

Emiliano José fala de livro sobre Lamarca: "Percorreu grande trajetória"
Foto: Milena Marques/ Metropress (Arquivo)
O ex-deputado federal e jornalista Emiliano José falou em entrevista à Rádio Metrópole, na tarde desta sexta-feira (22), sobre o lançamento da 17ª edição do livro "Lamarca, o Capitão da Guerrilha", que escreveu em parceria com o também jornalista Oldack Miranda. A edição será lançada nesta sexta na Livraria Cultura do Salvador Shopping. "Tratamos desde o nascimento dele, com ênfase na fase do exército, e depois na saída do exército. A atitude em assumir a luta armada contra a ditadura, a vida na fase da clandestinidade, tudo isso está no livro. Falamos também do romance dele com Iara, que foi uma coisa bonita, tensa e intensa. Ela morreu antes dele e ele não soube", contou.

'É uma revisão que nós fizemos sobre vários aspectos, um livro que rendeu dois filmes e percorreu uma trajetória muito grande, foi lançado em 1980 e ficou um ano na lista dos dez mais", afirmou. 

comentários

por Juliana Almirante no dia 22 de Mai de 2015 às 12:19 em Política

comentários

Rui afirma que vai criar subsecretaria na pasta de Desenvolvimento Econômico
Foto: Juliana Almirante / Metropress
O governador Rui Costa (PT) disse nesta sexta-feira (22), durante a posse de Jorge Hereda como novo secretário de Desenvolvimento Econômico do estado, que vai criar o cargo de subsecretário na pasta para abrigar Paulo Guimarães, que estava comandando a pasta interinamente. Segundo o governador, ele vai enviar um projeto de lei para a Assembleia Legislativa da Bahia, visando instituir o cargo.

*Com redação de Matheus Morais

comentários

por Bárbara Silveira no dia 22 de Mai de 2015 às 12:00 em Política

comentários

Governador pede mais investimentos para o Nordeste durante o Fórum
Foto: Divulgação/GOVBA
O governador Rui Costa (PT) defendeu mais investimentos federais nos estados nordestinos durante o Fórum Dialoga Brasil - Região Nordeste 2, realizado na manhã desta sexta-feira (22). O petista destacou ainda a saúde e a segurança como áreas prioritárias para o Plano Plurianual (PPA) 2016-2019 e firmou que deve haver um maior equilíbrio nos recursos federais observando a proporcionalidade populacional da região em relação às demais.

"O Brasil também precisa debater uma nova fonte de financiamento para a saúde. Sou defensor da criação de um fundo nacional de segurança para ajudar a estruturar melhor as nossas polícias", disse ao destacar a redução de 21% no número de homicídios na Bahia nos quatro primeiros meses de 2015.

comentários

por Bárbara Silveira no dia 22 de Mai de 2015 às 11:55 em Cidade

comentários

Shopping realiza primeiro festival de Food Truck da Bahia
Foto: Reprodução/Carros e Carros
Com programação e cardápio diversificado, o primeiro festival de Food Truck da Bahia acontece de 22 a 31 de maio, no estacionamento E do Shopping da Bahia, das 14h às 22h. O festival reúne nove food trucks, que estarão em funcionamento diariamente.

Os caminhões gastronômicos vão oferecer opções como sanduíches, hambúrgueres, massas, sushi, doces, sorvetes, pratos regionais, entre outros. Quem for conferir o Festival vai encontrar pratos modernos além de uma programação artística com DJs e artistas do Musas (Museu de Street Arte de Salvador), farão uma live painting em um paredão de aproximadamente 20m².

comentários

por Bárbara Silveira no dia 22 de Mai de 2015 às 11:43 em Cidade

comentários

Dívidas da Universidade Federal da Bahia já ultrapassam R$ 28 milhões
Foto: Divulgação
De acordo com o reitor na Universidade Federal da Bahia (Ufba), Jão Carlos Sales, a instituição possui um deficit financeiro que já ultrapassa os R$ 28 milhões, que são resultado de despesas ainda referentes ao ano de 2014. Em entrevista à Rádio Metrópole na última quinta-feira (21), Sales convidou a população para participar do ato público em defesa da universidade que será realizado na próxima segunda-feira (25), a partir das 9h30, no Salão Nobre da Reitoria, no Canela.

"Estamos fazendo um chamado para defender a universidade. Cada um se defende como pode, vamos fazer um ato público na reitoria. É uma maneira de reagir aos cortes no orçamento anunciados pelo governo federal", afirmou. Segundo o reitor, tem sido preciso administrar o corte no orçamento. "Tem sido repassado o limite de crédito para a universidade, não estamos recebendo cerca de 40% do dinheiro por mês, estamos com o orçamento apertado. Ficamos sem pagar os fornecedores, os terceirizados são os que mais sofrem. É uma situação triste, delicada, que estamos passando. O ato começa às 9h30 do dia 25", explicou. 

comentários

por Juliana Almirante no dia 22 de Mai de 2015 às 11:35 em Política

comentários

"Primeira coisa que tem que ter na crise é atitude", diz novo secretário Jorge Hereda
Foto: Juliana Almirante / Metropress
O novo secretário do Desenvolvimento Econômico, Jorge Hereda, agradeceu  ao governador Rui Costa (PT) e disse estar feliz com o novo desafio, durante seu discurso de posse, que acontece nesta sexta-feira (22). "Me sinto como um jogador de futebol que jogou para muitos times, mas nunca tinha jogado no meu time do coração, a Bahia. Então, agradeço por poder jogar no meu time do coração. A equipe é muito boa, tem muito trabalho feito. James [Correia, ex-secretário] sai muito feliz com o balanço da gestão e espero dar continuidade ao seu trabalho", afirmou.

"Me perguntaram: como você está contente de assumir uma secretaria no momento de crise?  Eu tenho dito que precisa separar. Todo mundo sabe que sou otimista e a primeira coisa que tem que ter na crise é atitude. A gente não se arrefece, a gente trabalha mais. A gente não pode cair numa armadilha que paralisa, que é achar que o mundo acabou. É preciso separar a luta politica depois das eleições com a situação real da economia brasileira. A gente vive um momento que é amplificado com a luta politica", completou.

*Com redação de Matheus Morais


comentários

por Matheus Morais no dia 22 de Mai de 2015 às 10:57 em Cidade

comentários

Muro cai sobre carro em Pernambués nesta sexta-feira
Foto: Leitor Metro1
O muro de uma casa caiu sobre de um carro na manhã desta sexta-feira (22) no Jardim Brasília, em Pernambués. Não havia ninguém dentro do veículo quando o acidente aconteceu.

comentários

por Matheus Morais no dia 22 de Mai de 2015 às 10:42 em Cultura

comentários

Saulo divulga duas músicas de novo disco "Baiuno"; ouça
Foto: Daniele Rodrigues/Metropress (Arquivo)
Com previsão de lançamento ainda no primeiro semestre deste ano, o cantor Saulo divulgou novas canções do seu novo disco, batizado de "Baiuno". Trata-se das músicas "Floresça", que conta com a participação do compositor Roberto Mendes, e "Veloso Cidade", dueto com o cantor e compositor Dom Chicla. A música de trabalho do novo disco chama-se "Outra Vez", um dueto do baiano com a cantora africana Júlia Sarr.

Ouça abaixo a música "Veloso Cidade", com participação de Dom Chicla



 

Vídeo



comentários

por Juliana Almirante no dia 22 de Mai de 2015 às 10:20 em Saúde

comentários

Após baixa procura, campanha de vacinação da gripe é prorrogada até junho
Foto: Elza Fiúza/ Agência Brasil
A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) informa que a campanha de vacinação contra o vírus da Influenza, que causa a gripe, será prorrogada até o dia 5 de junho em todo a Bahia. A medida foi adotada porque não foi alcançada a meta de vacinação que é de imunizar 80% da população alvo. A chuva foi um fator que dificultou o comparecimento das pessoas a uma sala de vacinação. Na Bahia, a meta era de 3,3 milhões e, até esta quinta-feira (21), o total de imunizados é 1.096.675 pessoas, dando um percentual de cobertura de 37,23%.

A orientação da Sesab é que todos os municípios devem intensificar as ações estratégicas, com a finalidade de alcançar a meta preconizada pelo Ministério da Saúde. Devem ser vacinadas crianças de seis meses a menos de 5 anos, trabalhadores de saúde, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas e idosos a partir de 60 anos, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

comentários

por Matheus Morais no dia 22 de Mai de 2015 às 10:10 em Política

comentários

Felipe Mendes assume Codevasf : "Tenho plena consciência das responsabilidades"
Foto: Divulgação
O economista Felipe Mendes assumiu nesta quinta-feira (21), em Brasília, a presidência da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em cerimônia realizada no Ministério da Integração Nacional. Participaram do evento o ministro da Integração, Gilberto Occhi, senadores, deputados, o governador do Piauí, Wellington Dias.

"Tanto em retribuição à confiança em mim depositada para integrar a equipe do Governo quanto pela história de realizações da empresa, ao longo de quase setenta anos de existência - contados a partir da a provação do Artigo 29 do Ato das Disposições Transitórias da Constituição de 1946 -, tenho plena consciência das elevadas responsabilidades que me são atribuídas", disse Mendes na cerimônia.

comentários

por Stephanie Suerdieck no dia 22 de Mai de 2015 às 09:57 em Trânsito

comentários

Secretaria de Manutenção faz drenagem da água da lagoa que invadiu Av. Paralela
Foto: Divulgação / Seman
A Secretaria Municipal de Manutenção (Seman) informou, na manhã desta sexta-feira (22), sobre os trabalhos realizados para conter a água da lagoa da Avenida Luiz Viana Filho, a Paralela, que transbordou e invadiu a pista na altura do Shopping Paralela. De acordo com a assessoria da Seman, 25 técnicos do órgão e três máquinas estão no local drenando a água para a segunda etapa da lagoa, que fica no canteiro central da avenida e é mais funda. Quatro carros-pipa também estão a caminho do local para auxiliar na operação.

Por causa do serviço, duas faixas da via seguem interditadas e o trânsito fica lento na região. A secretaria ainda informou que já estão realizando estudos para avaliar a possibilidade de fazer uma barreira provisória, para que o problema não volta a prejudicar a fluidez da Av. Luiz Viana Filho.

comentários

Página 1 de 4166
BUSCA
Rádio Metrópole
escute ao vivo Escute pelo Media Player Escute pelo Itunes
Seta Sintonia 14h00 às 15h00
Baixe os aplicativos da Rádio Metrópole
MK ENTREVISTA
22/05/2015
Miguel Rossetto
Ministro secretário-geral da Presidência da República
21/05/2015
Aécio Neves
Senador
21/05/2015
João Carlos Salles
Reitor da UFBA
NEWSLETTER
Grupo Metrópole
© Copyright 2013 Rádio Metrópole - Em Salvador, ouça a Rádio Metrópole 101.3 FM e 1290 AM Telefone: 71 3505 5000 | Fax: 71 3505 5040