RSS Facebook Twitter

por Matheus Simoni no dia 30 de Set de 2014 às 16:45 em Cidade

comentários

Embargada desde março, Justiça libera conclusão da via marginal da Paralela
Foto: Ilustrativa
Embargada desde 24 de março deste ano, a Justiça liberou na última segunda-feira(29) a conclusão da obra da via marginal da Av. Luis Viana Filho (Paralela), que liga a Av. Pinto de Aguiar a Av. Orlando Gomes, em Patamares, após acatar recurso da Prefeitura de Salvador. Com a intenção de desafogar uma parte do trânsito da região, a obra foi iniciada em 2013 após um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o Ministério Público Estadual (MPE), a Coelba, o Shopping Paralela e a Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC), mediado pela Secretaria de Urbanismo e Transporte do Município (Semut). 

"Durante todo esse tempo em que a via ficou inutilizada tentamos a liberação, mas só agora a Justiça acatou nosso recurso. Felizmente, vamos oferecer à população uma outra opção de tráfego para evitar a superlotação da Paralela", afirma o secretário da Semut, Fábio Mota. O investimento na construção da via marginal é de pouco mais de R$ 10 milhões, sendo que a verba é do Shopping Paralela, da Coelba e da FTC.

 A obra da via marginal da Av. Paralela será reiniciada e, quando completamente pronta, irá possibilitar que o motorista trafegue entre as avenidas Pinto de Aguiar e Orlando Gomes sem precisar acessar a via principal de maior intensidade. No início deste ano, a promotora  Hortênsia Pinho, da 6ª Promotoria de Justiça de Meio Ambiente do Ministério Público da Bahia, entrou com uma ação impedindo a continuação da obra, apesar do próprio MPE ter firmado o TAC. Com isso, no último dia 24 de março a obra foi paralisada. A Prefeitura, junto com o Shopping Paralela, entrou com um recurso para derrubar este embargo, que foi acatado pela Justiça nesta semana.

comentários

por Júlia Sarmento no dia 30 de Set de 2014 às 16:21 em Brasil

comentários

Forças Armadas empregarão 30 mil homens em 326 cidades nas eleições
Foto: Divulgação
Os estados que solicitaram aos tribunais regionais eleitorais (TREs) apoio de garantia da ordem e ajuda em logística durante as eleições receberam a informação do Ministério da Defesa, nesta terça-feira (30), que as Forças Armadas empregarão 30 mil militares em 326 cidades. A operação  dos militares está relacionada a garantir a segurança durante os momentos de votação e apuração. O apoio logístico significa levar urnas e funcionários a lugares de difícil acesso.

Segundo o Ministério da Defesa, ainda é possível que cidades realizem o pedido de apoio até a próxima quinta-feira (2). Até esta terça-feira (30), 238 municípios solicitaram a garantia da lei e da ordem e 88, apoio logístico. Serão empregados aviões da Força Aérea Brasileira (FAB), helicópteros, lanchas e navios da Marinha nas ações que serão feitas pelas Forças Armadas.

comentários

por Matheus Simoni no dia 30 de Set de 2014 às 16:01 em Tecnologia

comentários

Lembra dele? Orkut chega ao fim e encerra suas atividades nesta terça-feira
Foto: Reprodução/Orkut
Após dez anos de depoimentos, comunidades e recados, chegou ao fim uma das maiores paixões dos internautas brasileiros. O Orkut encerrou suas atividades nesta terça-feira (29), quando o Google, empresa dona da rede social, resolveu fechar as portas da antiga queridinha da internet. Segundo o seu último levantamento oficial, o Orkut contava com mais de 50% dos usuários no Brasil, outros 20% na Índia, 17% nos EUA e o restante espalhados pelo mundo.

No comunicado que anunciou o fim da rede social, o Google ressaltou a importância do carinho dos usuários. "Entendemos e apreciamos que tantas pessoas gostaram do Orkut ao longo dos últimos dez anos. Além disso, compartilhamos a visão dos usuários de que as comunidades do Orkut representaram uma parte vibrante e chave do Orkut, e é por isso que anunciamos o arquivo de todas as comunidades públicas - que estará disponível online a partir de 30 de setembro de 2014. Esperamos que este arquivo ajude o Orkut a permanecer como um ícone do início da internet social", declarou a gigante da internet.

Agora, o domínio orkut.com irá redirecionar para um arquivo criado pelo Google para homenagear as comunidades mais queridas dos internautas. "De janeiro de 2004 a setembro de 2014, milhões de pessoas, espalhadas pelo mundo todo, se reuniram para discutir interesses comuns em uma vasta coleção de comunidades do Orkut. Com o objetivo de preservar a história de conexões e conversas do Orkut, este arquivo traz todo o conteúdo público dessas comunidades", informa o texto publicado no portal.



comentários

por Júlia Sarmento no dia 30 de Set de 2014 às 15:44 em Bahia

comentários

Casos confirmados de Chikungunya dobram em Feira de Santana
Foto: Ilustrativa
33 casos da febre Chikungunya foram confirmados entre os dias 6 de julho e 27 de setembro em Feira de Santana. 606 notificações foram registradas no período, dos quais 562 ainda estão sendo investigados. Para combater a doença do município, equipes do Ministério da Saúde e das secretarias estadual e municipal de Feira de Santana estão intensificando ações de prevenção e vigilância da doença. O trabalho ainda inclui a orientação de profissionais de saúde ao manejo clínico da doença e a eliminação de criadouros nas residências.

Os casos notificados são distribuídos em 42 localidades do município, mas se destacam o Conjunto George Américo, com 344 notificações, e o bairro Campo Limpo, com 82. Agentes munidos com pulverizadores carregados de inseticida têm atuado nas áreas em alerta.

É possível prevenir o vírus, combatendo à proliferação dos mosquitos transmissores. As recomendações são as mesmas já conhecidas para o combate à dengue: evitar água parada em baldes, vasos de plantas, ralos e outros recipientes.

comentários

por Matheus Simoni no dia 30 de Set de 2014 às 15:26 em Política

comentários

Dilma afirma que vai procurar buscar voto "de casa em casa"
Foto: Reprodução/Reuters
Em um comício realizado na Zona Sul de São Paulo, na noite da última segunda-feira (29), a candidata à Presidência da República pelo PT, Dilma Rousseff, afirmou que "chegou a hora da onça beber água". Ao falar da reta final das eleições, a petista disse que o partido vai buscar os votos "de casa em casa". 

"A onça vai beber água. Eu vou botar os pingos nos 'i's", afirmou Dilma. "É hora de procurar voto a voto, de casa em casa. O que está em jogo domingo é um projeto que acabou com a fome, tirando o Brasil do mapa da fome, crianças que hoje podem ir para a escola e que têm comida na mesa. O que está em questão nesse domingo é o futuro do Brasil. Vai vencer quem tem competência para levar o país para o rumo certo, um governo que tirou 36 milhões de pobreza e que dará continuidade ao projeto que o ex-presidente Lula começou", declarou.

Em São Paulo, maior colégio eleitoral do Brasil, a candidata à Presidência pelo PT subiu de 26% para 27%, de acordo com a última pesquisa do Datafolha. Marina Silva (PSB) perdeu seis pontos percentuais nas pesquisas realizadas entre os dias 8 e 9 de setembro e 24 e 25 do mesmo mês, caindo de 40% para 36%. Na capital, o Datafolha foi encomendado pela TV Globo e o jornal Folha de S. Paulo, e falou com 2.114 eleitores.

comentários

por Júlia Sarmento no dia 30 de Set de 2014 às 15:08 em Brasil

comentários

OAB-DF ameaça negar renovação de carteira de advogado a Joaquim Barbosa
Foto: Reprodução/Estadão
O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa teve o pedido para reativar a carteira de advogado negada pelo presidente da OAB-DF, Ibaneis Rocha.  A decisão ainda será submetida à comissão de seleção da entidade, que pode seguir ou não a orientação de Ibanei. Sem a carteira, Barbosa não pode exercer a profissão. Ele pretende elaborar pareceres jurídicos e não atuar na defesa de acusados.

"Eu não acredito que a OAB tomará, em caráter final, uma decisão tão arbitrária. Ainda há juízes e leis no Brasil", declarou Barbosa à Folha de S. Paulo. O presidente defende a tese de que o ex-ministro não atende ao requisito de "idoneidade moral" e alega que, no STF, ele teria demonstrado desapreço à categoria.

comentários

por Matheus Simoni no dia 30 de Set de 2014 às 14:50 em Cidade

comentários

Plano Inclinado da Liberdade-Calçada será entregue na quinta-feira
Foto: Metropress (arquivo)
O Plano inclinado da Liberdade, que teve sua reforma anunciada no ano passado, será entregue nesta quinta-feira (2). De acordo com a assessoria da Secretaria de Urbanismo e Transporte de Salvador (SEMUT), a obra durou cerca de 10 meses e foram investidos R$ 4,5 milhões. Os equipamentos são novos, desde os bondes, trilhos e motores. Já os antigos haviam sido roubados ou depredados. Antes do fechamento do plano, o número de passageiros do sistema que liga a Liberdade à Calçada era de 8 mil por dia, com alguns picos de 12 mil passageiros utilizando o Plano Inclinado. Com a reforma, a expectativa é que agora este número seja maior ainda. O equipamento está sem funcionar há quase 3 anos.

comentários

por Júlia Sarmento no dia 30 de Set de 2014 às 14:28 em Bahia

comentários

Após ser baleado em uma tentaiva de assalto em Valença um policial militar está em coma induzido. O crime aconteceu na noite da última segunda-feira (29), na porta da casa da vítima, identificado como José Márcio Santos de Sousa. O PM está em coma induzido depois de passar por uma cirurgia, e o quadro de saúde dele é considerado de alto risco. O caso está sendo investigado pela Delegacia de Valença.

O soldado foi surpreendido por dois homens, por volta das 20h30, quando chegava de carro em sua casa. O PM reagiu ao assalto, sendo atingido por dois disparos de arma de fogo no estômago. Os assaltantes fugiram em uma motocicleta, e deixaram cair um celular e uma arma de fogo. Um deles morreu depois de que a dupla entrou em confronto com guarnições da Polícia Militar da região.

comentários

por Júlia Sarmento no dia 30 de Set de 2014 às 14:06 em Bahia

comentários

Procon notifica agências para garantir direitos de consumidores durante greve dos bancários
Foto: Ilustrativa
Durante o período da greve dos bancários, os bancos devem oferecer aos seus clientes serviços como o abastecimento de caixas eletrônicos, oferecimento de serviços online para realização de pagamentos e informações aos clientes por telefone. Para garantir que isso aconteça o Procon-BA notificou as agências bancárias baianas para alertar acerca do cumprimentos dos direitos dos consumidores. As instituições terão três dias para prestar esclarecimentos sobre como irão cumprir com essas medidas básicas.

O consumidor que se sentir lesado poderá dirigir-se a qualquer unidade do Procon ou pelo canal do Whatsapp (71) 9618-7320.

comentários

por Júlia Sarmento no dia 30 de Set de 2014 às 13:32 em Brasil

comentários

Claro, Tim e Vivo arrematam os três lotes nacionais do leilão do 4G realizado pela Anatel
Foto: Ilustrativa
O leilão do 4G promovido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aconteceu na manhã desta terça-feira (30) e as operadoras Claro, Tim e Telefónica/Vivo arrematarm os três lotes nacionais. Ao arrematarem estes lotes as operadoras poderão oferecer o serviço de banda larga de quarta geração a seus clientes em todo o país. A Algar Telecom arrematou o lote 5 do leilão, que permite oferta do 4G justamente na área em que a empresa, ex-CTBC, possui concessão de telefonia. Dois lotes regionais não tiveram ofertas e permaneceram sem interessados.

O governo arrecadou com o leilão menos do que era esperado. A soma dos preços mínimos dos seis lotes era R$ 7,7 bilhões, mas apenas R$ 5, 85 bilhões foi arrecadado. O governo Dilma Rousseff contava com esse dinheiro para reforçar o caixa num momento de queda de arrecadação de impostos e risco de não cumprir a economia a que se comprometeu para pagar dívidas, o chamado superávit primário.


comentários

por Júlia Sarmento no dia 30 de Set de 2014 às 13:14 em Bahia

comentários

O resultado da licitação que definiu qual seria a empresa responsável pela execução de obras nas Ilhas de Maré, Bom Jesus dos Passos e Paranama foi publicado no Diário Oficial do Município no último sábado (27). O valor do contrato é de mais de R$ 8 milhões. Estão previstas obras de pavimentação e drenagem, mas a data de início das obras não foi informada pela Superintendência de Conservação e Obras Públicas do Salvador (Sucop).

A Elite Engenharia Ltda. foi divulgada como a empresa contratada para realizar as intervenções em sete localidades, englobando as três ilhas pela Comissão Permanente de Licitação (Copel), órgão da Sucop. Botelho, Passa Cavalo, Praia Grande e Santana também serão beneficiadas.

comentários

por João Brandão no dia 30 de Set de 2014 às 12:55 em Bahia

comentários

Trecho da BA-524, sentido Porto de Aratu, é interditado por causa de acidente
Foto: Reprodução / bahiareconcavo
Um acidente envolvendo um caminhão cegonha e um caminhão graneleiro na manhã desta terça-feira (30)  no KM 2 da BA-524 (Canal de tráfego), sentido Porto de Aratu, causou a interdição da via. Segundo a Concessionária Bahia Norte, a região foi interditada para garantir a segurança dos usuários da rodovia, pois um dos veículos apresentou princípio de incêndio. Já estão no local as unidades de inspeção da Bahia Norte, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Rodoviária Estadual.

A Concessionária ainda avisa aos condutores que passar pela BA-535 e deseja ir em direção a BA-524 (sentido Porto de Aratu) devem acessar a BA-093 no km 19, subir o viaduto sentido Salvador e se dirigir para o Canal de Tráfego. Já no sentido Camaçari, o condutor acessa a BA-093 e se dirige a BA-512, que dá acesso ao município.

comentários

por Metro1 no dia 30 de Set de 2014 às 12:34 em Política

comentários

Quem é ele no jogo do bicho?
Foto: Leitor Metro1
Vale tudo nesta campanha eleitoral: até completo desconhecido apoiando candidato neófito. Como se não bastasse a postulante a deputada estadual Mirela (PSD) infestar Salvador e Lauro de Freitas com suas placas de propaganda, algumas delas ainda colocam uma imensa interrogação no eleitor. Uma delas é a que diz "Teobaldo apóia Mirela". Quem é Teobaldo, pelo amor de Deus?

comentários

por Matheus Morais no dia 30 de Set de 2014 às 12:23 em Política

comentários

"Há muito alarde por causa das eleições", diz Eliana Calmon sobre denúncias
Foto: Tácio Moreira/ Metropress
A ex-ministra e candidata ao Senado pelo PSB, Eliana Calmon, falou sobre a denúncias envolvendo a presidente do Instituto Brasil, Dalva Sele. "É preciso apurar, porque são acusações graves, mas também há muito alarde por causa das eleições. São acusações que a gente já desconfiava que existiam, e agora vem à tona", disse em entrevista ao Metro1, durante o debate da TV Aratu para candidatos ao governo do estado, nesta segunda-feira (29), dentro do projeto Vota Bahia. "O saldo da campanha é positivo. Como cidadã brasileira eu saio enriquecida do processo eleitoral, mas fico triste porque houve democracia zero", completou.

comentários

por João Brandão no dia 30 de Set de 2014 às 12:03 em Esportes

comentários

Ingressos para confronto entre Bahia e Univ. César Vallejo custam a partir de R$15
Foto: Divulgação
Os ingressos para o confronto entre Bahia e Univ. César Vallejo (PER), pela Copa Sul-Americana, na quarta-feira (1°), às 19h30, na Arena Fonte Nova, já estão à disposição para os torcedores. As vendas estão disponíveis nos shoppings Iguatemi, Paralela, Salvador, Piedade e também pela internet. Os ingressos estão custando de R$15, meia-entrada no setor super norte, a R$ 140, inteira no Lounge Premium Itaipava. Os sócios patrimoniais do Bahia também podem comprar seu bilhete pela internet com 50% de desconto ou nos shoppings. 

comentários

Página 1 de 3462
BUSCA
Rádio Metrópole
escute ao vivo Escute pelo Media Player Escute pelo Itunes
Seta Sinta-se bem 16h00 às 17h00
Baixe os aplicativos da Rádio Metrópole
MK ENTREVISTA
29/09/2014
Alfred Castro
Cel. Comandante Geral da PM
24/09/2014
Uri Lam
Rabino
24/09/2014
Demétrio Garcia
Presidente da Real Sociedade Espanhola
NEWSLETTER
Grupo Metrópole
© Copyright 2013 Rádio Metrópole - Em Salvador, ouça a Rádio Metrópole 101.3 FM e 1290 AM Telefone: 71 3505 5000 | Fax: 71 3505 5040