RSS Facebook Twitter

Bahia

por Júlia Sarmento no dia 20 de Set de 2014 às 11:56 em Bahia

comentários

Detran registrou 380 placas clonadas até agosto
Foto: Daniele Rodrigues/Metropress
O Departamento de Trânsito (Detran-BA) informou que, até o mês de agosto, 380 casos de placas clonadas foram contabilizados no estado. O número que já ultrapassou os casos registrados durante todo o ano de 2013, equivale a 1,5 placa clonada por dia. O ano de 2013 teve um total de 290 registros, contabilizando um aumento de 31%. 

Vítimas do crime devem prestar queixa na Delegacia e entrar em contato com o setor de clonagem do Detran. Feira de Santana é o município com maior incidência de placas clonadas. 

comentários

por Júlia Sarmento no dia 20 de Set de 2014 às 08:31 em Bahia

comentários

Bradesco Saúde e médicos baianos permanecem em desacordo
Foto: Reprodução/Google
Os segurados do Bradesco Saúde, que estão sem atendimento desde o dia 25 de julho, não tem perspectiva de quando o plano voltará a ser aceito nas unidades médicas do estado. Os médicos não entraram em acordo com o plano de saúde durante a audiência realizada na Justiça do Trabalho, que aconteceu na manhã desta sexta-feira (19). Uma nova audiência foi marcada para o dia 5 de novembro, para buscar a conciliação entre as duas partes. Até lá os segurados continuam desassegurados. 

De acordo com o Sindicato dos Médicos da Bahia (Sindimed), o plano de saúde apresentou uma proposta de reajuste de 40% para procedimentos cardiológicos, mas a categoria não aceitou, já que exige o reajuste para todas as especialidades. A assessoria do Bradesco negou que isto tenha ocorrido. 

Mesmo o caso sendo restrito à Bahia, a negociação tem importância nacional, afirmou o presidente da Sindimed, Francisco Magalhães. "O Brasil todo está esperando um resultado positivo, por isso, não se pode mais protelar o acordo", disse ele.

comentários

por Júlia Sarmento no dia 20 de Set de 2014 às 08:02 em Bahia

comentários

Representante do Papa Francisco visitará Feira de Santana em novembro
Foto: Reprodução
O representante apostólico do Papa Francisco junto ao Governo Brasileiro e a Igreja católica, Dom Giovanni D'Aniello, estará em Feira de Santana nos dias 21, 22 e 23 de novembro. A visita foi confirmada pelo arcebispo metropolitano Dom Itamar Vian durante a Missa em Ação de Graças pelo aniversário da cidade nesta quinta-feira (18). A Secretaria Municipal de Comunicação não informou maiores detalhes sobre a visita.

Dom Giovanni D'Aniello é o Núncio Apostólico do Brasil. O cargo o coloca como representante diplomático da Santa Sé, uma espécie de embaixador perante os países, organizações internacionais e a Igreja local.

comentários

por Júlia Sarmento no dia 19 de Set de 2014 às 16:51 em Bahia

comentários

Servidores penitenciários fazem paralisação de um dia e ameaçam greve
Foto: Reprodução/Leitor Correio
O Sindicato dos Servidores Penitenciários decretou nesta sexta-feira (19), paralisação de um dia da categoria em todo estado. Os trabalhadores, que deixaram o trabalho nesta manhã, devem retornar neste sábado (20). Eles cobram o cumprimento de um acordo feito com o Governo do Estado, que prevê melhora nas condições de trabalho. Segundo o Coordenador Geral do Sindicato dos Servidores Penitenciários, Geónias Santos, representantes da categoria vão se reunir na próxima terça-feira com a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia (Seap): "Se a gente perceber firmeza de que as promessas vão ser cumpridas, vamos encerrar esse ciclo de assembleias, caso contrário, podemos decretar greve em assembleia", ameaça.

Entre as principais reivindicações do sindicato, apenas duas estão sendo trabalhadas pela Seap: a realização de concurso público para aumentar efetivo de agentes penitenciários e a criação da lei orgânica para a categoria. Outras seis ainda estariam pendentes. De acordo com Geonías, o acordo foi feito com o Governo do Estado ainda durante a última greve da categoria, realizada em maio: "O governo assinou termo de compromisso, mas não está cumprindo os prazos", reclama o coordenador.

comentários

por Júlia Sarmento no dia 19 de Set de 2014 às 15:35 em Bahia

comentários

Explosão de granada durante curso de formação da PM deixa 5 feridos
Foto: Ronildo Brito/Portal Teixeira News
Cinco aspirantes a soldados ficaram feridos após a explosão de uma granada durante o curso de formação da Polícia Militar da Bahia, na sede do 13º Batalhão do município de Teixeira de Freitas, extremo sul da Bahia. Segundo informações da PM, eles sofreram escoriações e queimaduras de 1º grau nos membros inferiores, nesta quinta-feira (18).

A granada foi lançada durante instrução de "Progressão de Patrulhas e Acuide Visual", disciplina do quadro curricular do Curso de Formação de Soldados. Na ocasião, 24 aspirantes a soldados participavam do treinamento. Em nota, a PM informou que a disciplina "envolve o treinamento da formação de patrulhas com exercícios de subidas e descidas em terrenos acidentados, envolve também ações de controle de distúrbios civis". Não há detalhes sobre o que teria provocado a explosão.

comentários

por Júlia Sarmento no dia 19 de Set de 2014 às 15:14 em Bahia

comentários

São confirmados cinco casos da febre Chinkungunya na Bahia
Foto: Ilustrativa
A nova ameaça brasileira chegou na Bahia. Cinco casos da febre Chinkungunya foram confirmados em Feira de Santana, na Bahia, segundo a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) na manhã desta sexta-feira (19). 16 amostras dos possíveis casos foram escolhidos e encaminhados, para análise, ao Instituto Evandro Chagas, em Belém. Dos 16 casos, cinco foram confirmados como Chinkungunya e os outros 11 foram descartados.

Nesta terça-feira (16), os dois primeiros casos de transmissão de Chinkungunya dentro do Brasil foram confirmados e divulgados pelo Ministério da Saúde. Um homem de 53 anos e a filha, de 31 anos, que morava em Oiapoque, no Amapá. O vírus é transmitido pelo mesmo mosquito que o da dengue, o Aedes aegypti. Os sintomas também são os mesmos: dor de cabeça, febre, dores musculares e nas articulações e podem durar de três a dez dias. Segundo o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, a doença é menos grave que a dengue e o paciente costuma ser tratado em casa.

É possível prevenir o vírus, combatendo à proliferação dos mosquitos transmissores. As recomendações são as mesmas já conhecidas para o combate à dengue: evitar água parada em baldes, vasos de plantas, ralos e outros recipientes.

comentários

por João Brandão no dia 19 de Set de 2014 às 12:20 em Bahia

comentários

Governo qualifica 1200 policiais militares na Bahia
Foto: Divulgação/Manu Dias/GOVBA
Uma cerimônia, realizada na manhã desta sexta-feira (19), no Hotel Fiesta, marcou a celebração pela conclusão e início do Curso de Formação Especial para Cabos e Sargentos da Polícia Militar. O governador Jaques Wagner, o comandante geral da PMBA, coronel Alfredo Castro, além de  militares em formação, egressos e convocados para as novas turmas do curso participaram do evento.

"Vamos entregar uma segurança pública muito mais estruturada, com planejamento, transparência e sinergia entre órgãos e forças policiais", disse Wagner.

comentários

por João Brandão no dia 19 de Set de 2014 às 11:37 em Bahia

comentários

Sucom embarga obras irregulares na ilha de Bom Jesus dos Passos
Foto: Divulgação
A Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) embargou, na última quinta-feira (18), obras, atividades e publicidades irregulares na ilha do Bom Jesus dos Passos, na Baía de Todos os Santos.

Segundo o órgao, foram realizados 18 procedimentos fiscais durante a operação. Uma obra que descumpria uma ordem de embargo foi interditada. Os responsáveis pela obra também foram autuados pelo descumprimento. Um outro imóvel, que estava sendo construído sem alvará, também foi embargado, e os responsáveis foram multados. Mais seis notificações foram expedidas durante a ação na ilha.

comentários

por Júlia Sarmento no dia 18 de Set de 2014 às 18:31 em Bahia

comentários

Dois homens chegaram de surpresa ao velório de Claudina de Jesus, 90 anos, na madrugada desta quinta-feira (18). Mas diferente dos familiares e amigos, a dupla assaltou e levou medo aos presentes na cerimônia realizada em Conceição do Jacuípe. De acordo com a Polícia Militar da cidade, o crime aconteceu por volta de 1h e nenhum dos dois envolvidos foi preso pelo crime. Segundo uma das netas da falecida, o crime assustou os cerca de 40 presentes na cerimônia. "Nunca imaginamos que isso poderia acontecer em uma cidade tão pacata, mas agora estamos com medo de que possa acontecer de novo", diz Carine Geovane Costa Rosa, 36 anos".

Depois do roubo, sem os celulares, as vítimas ainda tiveram dificuldades de entrar em contato com a Polícia Militar, que chegou ao local cerca de 30 minutos depois que a dupla fugiu: "Assim que eles foram embora a gente ficou assustado. Todo mundo entrou em casa e trancamos a casa por uns dez minutos", comenta Carine.

O enterro de Claudina aconteceu na manhã desta quinta-feira (18), em um cemitério da cidade. A Polícia Militar fez buscas no local durante a madrugada de hoje mas ainda não localizou os envolvidos.

comentários

por Júlia Sarmento no dia 18 de Set de 2014 às 17:11 em Bahia

comentários

Aniversário de Feira de Santana será marcado por show e queima de fogos
Foto: Reprodução/ Marina Sila/ Correio
O aniversário de 181 anos da cidade de Feira de Santana será comemorado em grande estilo nesta quinta-feira (18). A princesinha do Sertão será celebrada com show da banda Pra Casar e da cantora Pereyr, no Espaço Cultural Marcus Mendes a partir das 19h. Uma queima de fogos também irá acontecer em comemoração à emancipação política da cidade. As comemorações vão até sexta-feira (19), quando o espetáculo de dança da Funceb se apresenta.

A programação cultural não termina por aí. Ainda nesta quinta, uma palestra iniciada às 16h trata da emancipação política de Feira de Santana, na Câmara Municipal. Às 20h uma solenidade no Spazzio Eventos entrega a Comenda de Mérito para pessoas que contribuem com o desenvolvimento da cidade. Já às 19h, no Museu de Arte Contemporânea Raimundo Oliveira, os moradores da região poderão conferir a exposição "50 Anos de Feira em Fotos", do fotógrafo Antônio Magalhães. 

comentários

por Júlia Sarmento no dia 18 de Set de 2014 às 15:42 em Bahia

comentários

Dez terreiros do Recôncavo são reconhecidos como patrimônio imaterial
Foto: Manuela Cavadas/Metropress (ilustrativa)
Dez terreiros de candomblé localizados em Cachoeira e São Félix, no Recôncavo baiano, foram reconhecidos pelo Conselho Estadual de Cultura como patrimônio imaterial e devem, também ser tombados pelo governo do estado. Foi a Câmara de Patrimônio que analisou os pedidos, feitos ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac). O Conselho decidiu por unanimidade a necessidade do tombamento, que é o que vai garantir a preservação física dos espaços.

"Pela primeira vez um número tão grande de templos é reconhecido. Certamente as lideranças da região se articularam e apresentaram ao mesmo tempo a solicitação de registro especial", explicou o conselheiro de cultura Ordep Serra, presidente da Câmara de Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Natural. O parecer para o tombamento será enviado à Secretaria de Cultura, amanhã, e precisa de sanção do governador Jaques Wagner, que confirmará o tombamento com a publicação no Diário Oficial do Estado.

comentários

por Matheus Simoni no dia 17 de Set de 2014 às 16:18 em Bahia

comentários

Tentando fugir da lanterna, Vitória recebe o Fluminense no Barradão
Foto: Divulgação/ECV
Em mais uma tentativa de sair da zona de rebaixamento, o Vitória terá que se superar com a ausência do seu principal jogador na partida contra o Fluminense, no Barradão, às 19h30. O Leão não contará com o meia Escudero, que está com um edema muscular na coxa direita. Para o lugar do argentino, Willie será o titular da equipe. O Vitória ocupa a lanterna do campeonato brasileiro, com 18 pontos conquistados em 21 jogos. O Fluminense vem embalado e não perde há 5 partidas. O time carioca tenta a vitória para entrar de vez no G-4 do Brasileirão. Atualmente, o Tricolor das Laranjeiras ocupa a quinta colocação.

Os jogadores relacionados para o duelo são: 

Goleiros: Roberto Fernandéz e Fernando Miguel;
Laterais: Romário, Juan, Nino e Mansur;
Zagueiros: Kadu, Luiz Gustavo e Ednei;
Volantes: Marcelo, José Welison, Richarlyson, Cáceres e Adriano;
Meias: Marcinho e Luís Aguiar;
Atacantes: Vinícius, Edno, Dinei, Guillermo Beltran, William Henrique e Willie

A partida terá transmissão da Rádio Metrópole, direto do Barradão, com a equipe dos Campeões da Bola.

comentários

por João Brandão no dia 17 de Set de 2014 às 13:07 em Bahia

comentários

Governo entrega BA-411 recuperada na região do Sisal
Foto: Divulgação / Manu Dias/ GOVBA
O governo da Bahia entregou nesta quarta-feira (17) dois trechos da BA-411, de Candeal a Tanquinho, e de Candeal a Ichu, da região do Sisal. As obras de restauração e pavimentação da rodovia tiveram investimentos de cerca de R$ 10 milhões.

"Estrada é transporte, mas também é educação, com a locomoção dos estudantes, e desenvolvimento econômico, com o escoamento dos produtos, e por isso é uma alegria para mim entregar mais um trecho importante como esse" disse o governador Jaques Wagner na cerimônia de entrega.

comentários

por João Brandão no dia 17 de Set de 2014 às 11:44 em Bahia

comentários

Professores das universidades estaduais paralisam; secretaria contesta
Foto: Ilustrativa
Os professores das universidades estaduais estão realizando uma manifestação nesta quarta-feira (17), juntamente com os alunos, na Avenida Luiz Viana Filho, a Paralela, na altura da passarela do estádio de Pituaçu, em direção ao centro. O grupo estava concentrado no CAB e começou a descer para a Av. Paralela. Os docentes iniciaram nesta quarta uma paralisação de 72 horas, em reivindicação por um repasse de maior orçamento para as instituições.

Secretaria contesta

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia contestou as reivindicações dos docentes. O órgão enumerou os tópicos que não concorda com a paralisação. Confira:

1 - Não há redução do orçamento das universidades estaduais (Uneb, Uefs, Uesc e Uesb). O orçamento previsto para 2015 é de R$ 1.126.500.000,00, o que representa um incremento de 10,3% em relação ao orçamento de 2014, que foi de R$ 1.021.537.000,00.
2 - De 2007 a 2015, o Governo do Estado ampliou em mais de 145% o orçamento para as quatro universidades estaduais passando, neste período, de R$ 460.726.000,00 para R$ 1.126.500.000,00.
3 - O Governo do Estado aprovou nesta terça-feira (16/09) uma suplementação orçamentária de R$ 7,8 milhões para as quatro universidades estaduais. O anúncio foi feito durante reunião entre as Secretarias da Educação e da Administração com os reitores e o recurso deverá estar disponível a partir desta quarta-feira (17/09).
4 - O ganho na remuneração dos professores das universidades de 2007 até o final de 2014 será de 46,40% além da inflação.
5 - Destaca-se, ainda, que o total de recursos aplicados na despesa de pessoal saiu de R$ 337,4 milhões, empenhados em 2007, para R$ 733,0 milhões, em 2013, representando um crescimento de 117,3%.
6 - As universidades têm autonomia para administrar os seus recursos, de acordo com suas necessidades administrativas.

comentários

por João Brandão no dia 17 de Set de 2014 às 07:15 em Bahia

comentários

Justiça suspende blitz do IPVA na Bahia após pedido da OAB
Foto: Ilustrativa
Em uma Ação Civil Pública proposta pela OAB da Bahia, a juíza Maria Verônica Moreira Ramiro, da 11ª Vara da Fazenda Pública,  suspendeu as operações de blitz do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), realizadas pelo Fisco estadual em todo o estado da Bahia. Com isso, o governo deve cobrar o imposto utilizando meios previstos na legislação.

Segundo a juíza, "apreender veículo na via pública por débito de IPVA, é o mesmo que expulsar, sem qualquer prévio procedimento, o contribuinte de seu lar em caso de inadimplemento do IPTU". A OAB entrou no processo quando o Conselho Pleno da ordem encaminhou a questão da Blitz do IPVA à Comissão de Direito Tributário da instituição.

comentários

Página 1 de 298
BUSCA
Rádio Metrópole
escute ao vivo Escute pelo Media Player Escute pelo Itunes
Seta

Não há programação no ar

Baixe os aplicativos da Rádio Metrópole
MK ENTREVISTA
19/09/2014
Aécio Neves
Candidato a Presidente
18/09/2014
Marina Silva
Candidata a Presidente
17/09/2014
Acm Neto
Prefeito de Salvador
NEWSLETTER
Grupo Metrópole
© Copyright 2013 Rádio Metrópole - Em Salvador, ouça a Rádio Metrópole 101.3 FM e 1290 AM Telefone: 71 3505 5000 | Fax: 71 3505 5040