Boa Praça 8º edição
RSS Facebook Twitter

Bahia

por Júlia Sarmento no dia 05 de Mar de 2015 às 20:19 em Bahia

comentários

Mais de 500 mil pessoas perderam desconto na conta de luz na Bahia
Foto: Reprodução
Por conta de dados desatualizados, 548 mil pessoas na Bahia já perderam o benefício da tarifa social. Desde janeiro deste ano, o número de beneficiados com a iniciativa da União que dá desconto de até 65% nas contas de energia elétrica para famílias de baixa vêm caindo. 

Segundo a Companhia de Eletricidade do Estado (Coelba), o número de pessoas sem receber o auxílio, em março, pode subir em mais 173 mil e, em maio, outro grupo de 330 mil pode perder o desconto. O que gera esta queda é a desatualização no Cadastro Único (CadÚnico) do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). 

Para atualizar o cadastro, o consumidor tem que ir à prefeitura da cidade onde mora, atualizar o cadastro do Número de Inscrição Social (NIS) e depois informar à Coelba. Para isso, é preciso levar documentação com foto, CPF e um documento de cada pessoa da família. É necessário apresentar também os comprovantes de residência, a matrícula escolar das crianças e o número de telefone para contato. Para clientes indígenas, é preciso apresentar também Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI).

comentários

por Milene Rios e Ticiane Bicelli no dia 05 de Mar de 2015 às 15:30 em Bahia

comentários

Desrespeito ao cliente, defeitos, prazos esquecidos... 'Casas Bahia' acumula denúncias
Foto: Tácio Moreira/Metropress
A rede de lojas de móveis e eletrodomésticos Casas Bahia vem acumulando uma enxurrada de denúncias nos últimos dias. As reclamações vão desde a não entrega de produtos a materiais com defeito. O serviço de qualidade duvidosa rendeu à Casas Bahia 6,609 denúncias nos últimos 26 dias no site Reclame Aqui, especializado em reunir queixas de consumidores sobre serviços. Avaliada pelos consumidores como "Ruim", a loja respondeu apenas 1.805 reclamações, evidenciando o descaso com o consumidor, que tem o seu direito desrespeitado. 

São queixas como a de Murilo Freitas, que comprou uma lavadora em uma das lojas da rede, em Salvador, e só recebeu o produto após um mês de espera. E o pior: a demora foi apenas um dos problemas. De acordo com Murilo, o produto veio com defeito e, ao retornar à loja para exigir seus direitos de consumidor, foi ignorado: um funcionário informou que a função dele era apenas "vender". Precisou haver discussão e constrangi- mento para que o problema fosse então resolvido. 

Direito do consumidor ignorado
 Infelizmente, ao que parece, nem gestante tem prioridade nas Casas Bahia. Com a sobrinha prestes a dar a luz, a autônoma Jucileide Souza procurou a Metrópole para cobrar da empresa um berço comprado em janeiro. O detalhe: a criança nasce em um mês e nada do produto ser entregue. "Minha sobrinha vai parir agora em abril. Ela ganhou um guarda-roupa dia 24 de janeiro nas Casas Bahia do Shopping da Bahia. Eles deram o prazo até 18 de fevereiro. Como não chegou, ela ligou e deram o prazo de 24 de fevereiro, depois 18 de março", conta. 

 Entre uma desculpa e outra, finalmente a cliente foi avisada de que o produto não estava mais disponível. "No SAC das Casas Bahia, eles disseram o seguinte: que não existe guarda-roupa no estoque, e que eu fosse até a loja e pedisse ao gerente que me desse um outro guarda-roupa que estivesse lá, independente do preço. Nós fomos na loja e o gerente Ricardo disse que como tem uma diferença de R$ 200 no que nós encontramos, eles não vão entregar, e mandou a gente entrar na Justiça", explica. 

Credibilidade questionada
Na disputa de qual espera é a mais longa, o ouvinte Wilson Silva vence a competição. A lavadora e secadora de roupas comprada na Black Friday, no final de novembro do ano passado, ainda não foi entregue. "De lá para cá, eu tô sofrendo uma situação horrorosa, porque eles não entregaram. Todos os dias eles me dizem que está programado e nunca aparece a máquina. Uma hora é trânsito, outra é nota fiscal. Inventam mil coisas e não entregam", falou. 

A credibilidade da rede é questionada até internamente. Ao tentar realizar uma compra nas Casas Bahia, a ouvinte de prenome Leila relatou à Metrópole que um dos vendedores a alertou. "Eu nunca comprei aqui, nem compraria. A má fama do atendimento e do serviço das Casas Bahia chega na China", disse o vendedor, segundo ela.

comentários

por Júlia Sarmento no dia 05 de Mar de 2015 às 14:09 em Bahia

comentários

Agentes penitenciários da Bahia paralisam atividades por 24h
Foto: Tácio Moreira/Metropress
Os agentes penitenciários da Bahia paralisam as atividades nesta quinta-feira (5), pelo período de 24h. A categoria reivindica o cumprimento do acordo firmado, em maio de 2014, entre o Sindicato dos Servidores Penitenciários da Bahia (Sinspeb) e a Secretaria de Administração Penitenciária da Bahia (Seap). Os agentes estão concentrados em frente ao Complexo Penitenciário da Mata Escura.

A categoria prevê outros atos públicos na próxima semana caso eles não consigam entrar em acordo com o Governo do Estado. Durante a paralisação da categoria, somente quatro atividades básicas serão realizadas pelos agentes, o fornecimento de alimentação e medicamento de uso contínuo aos presos, assim como o cumprimento dos alvarás de soltura e o atendimento médico de urgência.

Segundo o coordenador do sindicato, Reivon Pimentel, os 35 itens previstos no acordo foram descumpridos ou cumpridos apenas parcialmente pela Seap. Entre eles, a realização de um concurso público para nomear mais funcionários para a categoria.

comentários

por Juliana Almirante no dia 05 de Mar de 2015 às 12:05 em Bahia

comentários

Casal de lésbicas é indenizado por danos morais após ser agredido por segurança do Acbeu
Foto: Reprodução
Duas mulheres receberão indenização de R$ 25.906 do curso de idiomas Acbeu, localizado no bairro da Vitória em Salvador, por danos morais devido à uma agressão sofrida por elas em 2013. A decisão saiu de audiência no Fórum das Turmas Recursais, no Imbuí, nesta quarta-feira (4).

A atriz Roberta Nascimento e a artista visual Talitha Andrade, que são namoradas, teriam sido impedidas por um segurança da empresa ao tentarem entrar no sanitário feminino. Roberta teve o rosto desfigurado por conta de um soco dado pelo homem. A quantia será dividida entre elas. A reportagem de A Tarde entrou em contato com a Acbeu, mas foi informada que a assessoria de comunicação desconhecia o desfecho do caso. 

comentários

por Matheus Morais no dia 05 de Mar de 2015 às 10:44 em Bahia

comentários

Aline Paim Monteiro é nomeada Procuradora-Geral do Ministério Público Especial de Contas
Foto: Divulgação
Foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (4) a nomeação da nova Procuradora-Geral do Ministério Público Especial de Contas, Aline Paim Monteiro do Rego Rio Branco. Ela, que atuará no biênio 2015-2017. ocupava o cargo de procuradora do mesmo ministério do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Aline entra no lugar de Camila Vasquez, que ficou na posição no biênio 2013-2015, e é nora do conselheiro Mário Negromonte.

comentários

por João Brandão no dia 05 de Mar de 2015 às 10:21 em Bahia

comentários

Governo vai investir em software para monitorar todos os hospitais do Estado
Foto: Divulgação/GOVBA
Em entrevista à Rádio Metrópole nesta quinta-feira (5), o secretário de Saúde do Estado, Fábio Villas-Boas, comentou sobre a regulação. De acordo com ele, o governo vai investir em um software para monitorar todos os hospitais do Estado. "Contratei um gestor de TI [Tecnologia da Informação]. Queria implantar isso. Há uma estratégia de descentralizar e manter o paciente no interior. Identificamos os leitos ociosos nos hospitais. Estamos resolvendo isso e entregando aos hospitais", disse.

comentários

por Stephanie Suerdieck no dia 05 de Mar de 2015 às 07:52 em Bahia

comentários

Visita técnica no Aeroporto de Guanambi definirá a instalação de vôos regionais
Foto: Reprodução / Prefeitura de Guanambi
Representantes da Azul Linhas Aéreas e do Governo do Estado farão nesta sexta-feira (5) uma visita técnica no Aeroporto de Guanambi, com o objetivo de avaliar a abertura do terminal para voos comerciais regionais. A inspeção será feita pelo diretor de relações institucionais da Azul, Ronaldo Veras, e pelo diretor de Terminais e Aeroportos da Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia (Seinfra), Denison de Oliveira. De acordo com o diretor da Seinfra, a vistoria pretende estudar a possibilidade de instalação de voos regionais e se estes serão diurnos ou também noturnos, além de estabelecer a periodicidade, dias e horários.

Denison de Oliveira explicou que, a partir da vistoria, será feito um relatório apontando as necessidades prioritárias para acelerar o prazo de inauguração do terminal para receber as novas rotas da Azul, que deverão ser feitas com aviões com capacidade para 70 pessoas. As obras no terminal foram iniciadas há 18 meses e está em fase final. A previsão, segundo a Seinfra, é de que esteja entregue até o final de junho. 

comentários

por Samyle Fonsêca no dia 04 de Mar de 2015 às 20:30 em Bahia

comentários

Corpo de homem morto em acidente é levado por caminhão guincho no sul da Bahia
Foto: Reprodução/ Vermelhinho
 Ao dirigir no sentido Salvador, José Carlos de Matos, de 61 anos, perdeu o controle do veículo, um Fiat Strada, com placa de Itororó, e bateu em uma árvore. Segundo a Policia Rodoviaria Federal de Itabuna, o idoso morreu na hora. O acidente que aconteceu na manhã desta quarta-feira (4), na BR 101, próximo ao município de Uruçuca, a 418 quilômetros de Salvador.

Os bombeiros da cidade de Ilhéus foram chamados para fazer a remoção do corpo, mas não compareceram ao local. A vítima foi levada para o Instituto Médico Legal (IML) de Ilhéus, ainda no veículo, por um caminhão guincho pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT).  O corpo de José Carlos de Matos vai passar por perícia antes de ser liberado para o sepultamento.

comentários

por Matheus Simoni no dia 04 de Mar de 2015 às 19:21 em Bahia

comentários

Prefeitura de Porto Seguro gasta quase 1 milhão sem licitação no Carnaporto
Foto: Divulgação
A prefeitura da cidade de Porto Seguro, cidade no sul da Bahia, é acusada de contratar sem licitação grandes atrações que se apresentaram na edição deste ano do Carnaporto. Uma reportagem do site Bocão News afirma que a festa, que durou sete dias, teve investimento de dinheiro público e sem concorrência entre empresas responsáveis pela contratação das atrações, como os artistas Thiaguinho, Alexandre Pires, Turma do Pagode, É o Tchan, Léo Santana e Parangolé. 

Segundo o artigo 25, inciso III, da Lei n. 8.666/93, que trata das licitações realizadas pela administração pública, é inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.
 
Conforme informações publicadas no Diário Oficial do município de Porto Seguro, a maioria dos contratos foi firmado por inexigibilidade. O grupo Araketu receberá R$ 45.000 para se apresentar no evento; a banda Parangolé foi contratada pelo valor de R$ 99.000; a banda É o Tchan receberá R$ 100.000; a banda Turma do Pagode vai ganhar R$ 143.750; o cantor Léo Santana ganha R$ 145.000 para se apresentar na festa; o cantor Alexandre Pires vai ganhar pelo show R$ 200.000, e o cantor Thiaguinho foi contratado por R$ 220.000. 

Em entrevista ao site Bocão News, o vice-prefeito e secretário municipal de Turismo, Humberto Nascif, afirmou que o impacto no orçamento da cidade foi consideravelmente pequeno. "Esse valor é uma contratação direta do município com as bandas. O orçamento do município esse ano está em cerca de R$ 300 milhões. É um impacto de 0,3%. Menos meio por cento", afirmou. Em 2014, o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) rejeitou as contas da prefeita de Porto Seguro, Claudia Silva Santos Oliveira (PSD), relativas ao exercício de 2013. O TCM também determinou representação ao Ministério Público Estadual (MPE) "em razão das irregularidades relacionadas à ausência de processos licitatórios".

comentários

por Stephanie Suerdieck no dia 04 de Mar de 2015 às 07:31 em Bahia

comentários

Centro Integrado de Gestão de Emergências deve ser entregue em junho
Foto: Divulgação / Secom
O secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, visitou nesta terça-feira (3) as obras do Centro Integrado de Gestão de Emergências (Cige), que estão 69% executadas. A previsão é de que o Cige seja entregue em junho deste ano. O prédio tem quatro andares, um auditório com capacidade para mais de 250 pessoas e um heliponto. O edifício abrigará o Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), que atualmente funciona no Parque Tecnológico da Bahia.

A estrutura também vai receber os setores administrativos da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) e o gabinete do secretário. "A estrutura montada no Cige é mais do que a de um simples prédio. É a efetiva integração das policias, que vão passar a atuar no mesmo espaço, o que vai facilitar a tomada de decisões conjuntas", disse Maurício Barbosa. Também acompanharam a visita técnica o subsecretário, Ary Oliveira, o delegado-geral da Polícia Civil, Bernardinho Brito, além de superintendentes da SSP.

comentários

por Júlia Sarmento no dia 03 de Mar de 2015 às 16:42 em Bahia

comentários

Servidores de universidades federais da Bahia paralisam atividades por 24h nesta terça
Foto: Reprodução
Uma paralisação de 24h foi iniciada pelos servidores técnico-administrativos das universidades federais da Bahia nesta terça-feira (3). O movimento tem abrangência nacional e marca o início da campanha salarial da classe. A paralisação não atingiu os servidores das unidades hospitalares. 

O coordenador do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativo da Ufba e UFRB, Euler Penha, afirmou que o último acordo salarial foi feito em 2012. Uma assembleia foi realizada nesta segunda, na Faculdade de Economia da Ufba, onde foram discutidos temas como a campanha salarial da categoria, o corte de recursos e a hora extra incorporada. O serviço em todas as unidades das universidades federais será normalizado nesta quarta-feira (4).

comentários

por Matheus Simoni no dia 03 de Mar de 2015 às 15:51 em Bahia

comentários

Rui Costa exalta escolha da Bahia como subsede das Olimpíadas: "Receber ainda melhor"
Foto: Divulgação/Alberto Coutinho/GOVBA
O governador Rui Costa (PT) comemorou a vinda dos jogos Olímpicos para a Bahia, em anúncio realizado nesta terça-feira (3), após reunião com o diretor executivo de operações do Comitê Organizador, Marco Aurélio Vieira. A capital baiana irá receber 10 jogos de futebol nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, que terão como sede principal a cidade do Rio de Janeiro. O governador esteve acompanhado do secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Álvaro Gomes, e afirmou durante a reunião que formará um grupo de trabalho, com diversos órgãos e sob liderança da Setre, para acompanhar e organizar a vinda dos jogos e seleções. 

"Mais uma vez, assim como na Copa, teremos os olhos do mundo voltados para a Bahia, e teremos condições de receber ainda melhor os atletas e turistas. Temos obras importantes na cidade que estarão prontas e sendo finalizadas até 2016, como a extensão do Metrô e as avenidas Gal Costa e 29 de março. Com elas, vamos apresentar ainda melhor a Bahia para o mundo inteiro", afirmou o governador. 

Além de Salvador, as cidades de Belo Horizonte e Brasília também foram visitadas pelo Comitê Olímpico para recepcionar as 28 seleções da competição de futebol dos jogos, entre equipes femininas e masculinas. As Olimpíadas começam no dia 3 de agosto, antes mesmo da abertura oficial das Olimpíadas - marcada para 5 de agosto de 2016 -, mas as cidades já devem estar preparadas para receber as seleções antes do torneio, nos centros e campos de treinamento, além de acomodações reservadas para atletas e comissões.

comentários

por Matheus Simoni no dia 03 de Mar de 2015 às 13:37 em Bahia

comentários

Agerba realiza fiscalização de transporte clandestino em Feira de Santana
Foto: Divulgação/AGERBA
Desde a última segunda-feira (2), fiscais da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (AGERBA) realizam operações de fiscalização em vários pontos da cidade de Feira de Santana para coibir o transporte clandestino. A prática põe em risco a vida e a segurança das pessoas, além de implicar na apreensão do veículo e multa no valor de R$ 3.266,60. Um dos pontos com fiscalização mais intensa é a região no entorno do terminal rodoviário da cidade. Segundo a AGERBA, o maior número de infratores se concentra nas proximidades da rodoviária. 

comentários

por Stephanie Suerdieck no dia 03 de Mar de 2015 às 09:27 em Bahia

comentários

Bahia é escolhida para iniciar programa  de conscientização do uso da água no Brasil
Foto: Divulgação / Secom
Diante do atual cenário de escassez de água, a Bahia foi selecionada para iniciar um programa nacional de incentivo à preservação do recurso natural, por meio de ciclos de debates e palestras em Salvador. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (2), após uma reunião entre o governador Rui Costa, secretários de Estado e integrantes do Conselho Mundial da Água, na Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). As ações de conscientização começam logo após o Fórum Mundial da Água da Coreia, que acontece de 12 a 17 de abril. A edição brasileira do encontro está prevista para março de 2018, em Brasília.

comentários

por Matheus Morais no dia 03 de Mar de 2015 às 08:39 em Bahia

comentários

Presidente da Osid cita dívida de R$10,7 milhões; secretario de saúde nega pendência
Foto: Tácio Moreira/Metropress
A presidente das Obras Sociais de Irmã Dulce, Maria Rita Lopes Pontes, disse em entrevista a Rádio Metrópole na manhã desta terça-feira (2) que o governo do estado tem um débito no valor de R$ 10,7 milhões com a instituição. "O certo seria pagar dentro do mês, não podemos financiar as unidades do estado, deveríamos receber para pagar os funcionários. Vamos conversar com o secretário da Saúde [Fábio Vilas-Boas]  para resolver a questão financeira, temos que enfrentar essa turbulência", disse.

Contradizendo a afirmação da gestora, o secretário de Saúde do Estado, Fábio Villas-Boas, negou que o governo tenha débitos com as Obras Sociais de Irmã Dulce. "Não temos nenhum déficit em 2015. Pagamos o de janeiro e o de fevereiro. Estou com três assessores ao meu lado", disse. Maria detalhou a divida ao secretário: "Estou falando das unidade externas",  contou. Apesar de negar o débito referente a 2015, Villas-Boas reconheceu pendências ainda de 2014. "Temos um débito do ano passado e estamos caminhado para quitar o mais rápido possível". Com o impasse, Fábio, então, convidou a presidente da Osid a ir na secretaria para checar as planilhas de pagamento.

comentários

Página 1 de 336
BUSCA
Rádio Metrópole
escute ao vivo Escute pelo Media Player Escute pelo Itunes
Seta

Não há programação no ar

Baixe os aplicativos da Rádio Metrópole
MK ENTREVISTA
04/03/2015
Arnaldo Niskier
Professor e Membro da Acadêmia Brasileira de Letras
04/03/2015
Bernardino Brito Filho
Delegado Geral da Polícia Civil
03/03/2015
Marcelo Kruschewski - Ana Paula Magalhães - Maria Carmem
Empresários e Membros da Associação de Moradores e comerciantes da Barra
NEWSLETTER
Grupo Metrópole
© Copyright 2013 Rádio Metrópole - Em Salvador, ouça a Rádio Metrópole 101.3 FM e 1290 AM Telefone: 71 3505 5000 | Fax: 71 3505 5040