RSS Facebook Twitter

Bahia

por Júlia Sarmento no dia 22 de Out de 2014 às 17:50 em Bahia

comentários

Aeronave com Rui Costa não consegue pousar em Itapetinga por conta do mau tempo
Foto: Tácio Moreira/Metropress
A aeronave que levava o governador eleito Rui Costa (PT) para Itapetinga, no sudoeste baiano, não conseguiu pousar no aeroporto da cidade por conta do mau tempo que atinge a região. Segundo a assessoria do petista, o piloto decidiu não aterrisar por motivos de segurança e retornou a Salvador ainda nesta quarta-feira (22). Rui Costa participaria de uma caminhada na cidade por volta das 15h. Mesmo com a falta do petista o evento foi mantido e contou com a presença de lideranças políticas da região.

comentários

por Júlia Sarmento no dia 22 de Out de 2014 às 16:58 em Bahia

comentários

Deverá ser desativada em até 90 dias a Cadeia Pública de Governador Mangabeira, por conta de uma decisão judicial proferida na última sexta-feira (17). A medida prevê que os presos lá detidos sejam transferidos para outras unidades prisionais e atende ao pedido feito pelo Ministério Público estadual, por meio de ação civil pública movida pela promotora de Justiça Karina da Silva Santos. A ação do MP levou em conta o risco de proliferação de doenças infectagiosas na unidade prisional, considerando fatores como a "insuficiente penetração de luz, ventilação e superlotação".

De acordo com a promotora, o estabelecimento funciona com "precárias condições de segurança e salubridade, sendo inadequado para a permanência humana". Caso o Estado venha a descumprir a liminar, fica sujeito a uma multa de R$ 2 mil por dia.

comentários

por Júlia Sarmento no dia 22 de Out de 2014 às 15:43 em Bahia

comentários

Wagner conta que foi hostilizado em um restaurante de São Paulo: "Era contra o petista, o nordestino"
Foto: Tácio Moreira / Metropress
Parece até mentira, mas não é. O governador Jaques Wagner relatou nesta quarta-feira (22) um episódio de descriminação que ele diz ter sofrido em um restaurante em São Paulo no último sábado (18). Ao jornal A Tarde, Wagner contou que estava na capital paulista para fazer campanha e saiu para jantar com a esposa, Fátima Mendonça, e o filho dela. Ele disse ter sido a primeira vez em que se sentiu ofendido com "essa coisa". "No final, quando eu estava saindo, ouvi uma voz gritando 'vai embora daqui, vai'. E aí repetiu. Eu perguntei se era comigo. Aí teve o bate boca, que eu não ia também aceitar", declarou.

Segundo o governador do estado, o episódio o fez lembrar de histórias contadas por seus pais, imigrantes judeus poloneses. E chegou a questionar se o preconceito foi por conta dele ser petista ou nordestino. "Na hora que o cara gritou, o que veio na minha cabeça foi isso mesmo: as histórias contadas pelo meu pai e pela minha mãe do que se sofria na Alemanha nazista. Só que ali o preconceito não era contra o judeu Jaques Wagner; era contra o petista Jaques Wagner, ou o nordestino", disse Wagner, nascido no Rio de Janeiro.

Jaques Wagner relacionou o episódio com a declaração do ex-presidente Lula, que comparou os tucanos a nazistas, em um comício nesta terça-feira (21) em Recife, onde esteve ao lado da presidente Dilma Rousseff. "Eu relatei isso para o presidente Lula e, provavelmente, como eu sou judeu, então ele se referiu a isso", afirmou Wagner.

comentários

por Lorena Alcantara no dia 22 de Out de 2014 às 15:23 em Bahia

comentários

Parte da estrutura de um circo desabou, nesta terça-feira (21), em Feira de Santana, deixando uma mulher ferida. O acidente aconteceu no Parque da Cidade do município, por volta das 15h e, segundo a vítima, a estrutura se deslocou devido aos ventos fortes e por não ter sido totalmente presa pela administração local. A mulher recebeu atendimento médico e não precisou ficar hospitalizada. A admistração do parque informou que vai apurar o caso e que a montagem da estrutura foi feita pela empresa da própria vítima.

Em julho deste ano, um jovem de 13 anos sofreu traumatismo craniano no mesmo local, após ser atingido pelo suporte de sustentação de um balanço.

comentários

por Júlia Sarmento no dia 21 de Out de 2014 às 19:15 em Bahia

comentários

Julgamento de Habeas Corpus de Prisco é adiado por não ter entrado na pauta do STF
Foto: Reprodução/Valcabral
O deputado eleito, Marco Prisco, esperava que o seu pedido de habeas corpus para a prisão domiciliar a que é submetido fosse julgado nesta terça-feira (21) pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Mas o julgamento do pedido não entrou na pauta desta terça do Tribunal. As restrições o impossibilitam de estar fora do seu domicílio após as 20h de segunda à sexta; e aos sábados, domingos e feriados a qualquer hora do dia.

Conforme o advogado de Prisco, Leonardo Mascarenhas, o pedido de queda de restrição se baseia na falta de necessidade de manutenção delas, já que soldado Prisco não oferece risco à ordem pública e já se dedica a estudar novos projetos de leis a serem apresentados na Assembleia Legislativa. Prisco não se surpreendeu com o adiamento e avisou que aguarda a decisão do STF com paciência. "Estou bastante tranquilo. Respeitaremos o julgamento do STF. Agora a luta por melhorias é na tribuna, durante as sessões plenárias previstas, constitucionalmente, aos parlamentares", analisou o deputado.

comentários

por Júlia Sarmento no dia 21 de Out de 2014 às 15:55 em Bahia

comentários

Deputado eleito, soldado Prisco pode deixar a prisão domiciliar após decisão do STF
Foto: Reprodução/Daniele Rodrigues/Metropress
Eleito como deputado estadual, com o terceiro maior número de votos na Bahia, o vereador Marco Prisco (PSDB) deve ter o seu pedido de habeas corpus julgado nesta terça-feira (21) pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O deputado eleito teve prisão preventiva decretada no dia 18 de abril deste ano, por imposição da Justiça, por conta da liderança que ele exerceu fortemente na greve da Polícia Militar na Bahia em 2012. E desde junho deste ano, ele cumpre prisão domiciliar. Prisco não pode ficar fora de sua residência a partir das 20 horas em dia da semana e em nenhum horário nos sábados e domingos.

Segundo a advogada do parlamentar, Marcele Maron, a expectativa é que o STF entenda que o pedido de habeas corpus se baseia na falta de necessidade de manutenção das restrições, já que Prisco não oferece risco à ordem pública. "Como a prisão era por 90 dias, as restrições não poderiam se estender para além do prazo. O próprio presidente do STF, Ricardo Lewandowski, negou o pedido da Procuradoria Geral da República de manter a prisão do soldado Prisco por não mais haver motivo para tal. A manutenção da restrição é política, assim como a prisão foi política. Prisco foi condenado antes de ser julgado. Tal situação trata-se de infração do direito constitucional de contraditório e ampla defesa", analisou a advogada.

comentários

por Stephanie Suerdieck no dia 21 de Out de 2014 às 10:07 em Bahia

comentários

Prisões só ocorrerão em flagrante a partir desta terça-feira
Foto: Divulgação
Nenhum eleitor pode ser preso ou detido a partir desta terça-feira (21) e até 48 horas após o encerramento das eleições, salvo em flagrante delito, por conta de sentença criminal condenatória por crime inafiançável ou por desrespeito a salvo-conduto. A determinação é do Código Eleitoral Brasileiro.

comentários

por Matheus Morais no dia 21 de Out de 2014 às 09:01 em Bahia

comentários

Presidente da Tribuna da Bahia defende liberdade de expressão no jornalismo
Foto: Ilustrativa
Em entrevista à Rádio Metrópole, na manhã desta terça-feira (21), o diretor-presidente do jornal Tribuna da Bahia, Walter Pinheiro, falou sobre a liberdade de imprensa e o espaço ocupado pelo impresso na comunicação da Bahia. "Somos dinâmicos, estamos nas redes sociais, no Twitter, ocupando os espaços, todos os espaços possíveis. O que nos move é a estabilidade de manter o espaço aberto para todas as correntes, de manter a liberdade para falar", afirmou. "O que sustenta a democracia é a imprensa. Nós temos que dar voz ao povo, fazemos de boa fé, estamos contribuindo. É preciso avançar com responsabilidade e fazer uma Bahia melhor", completou.

Ouça abaixo a entrevista na íntegra:
 

Áudio:



Presidente da Tribuna da Bahia defende liberdade de expressão no jornalismo

comentários

por Stephanie Suerdieck no dia 21 de Out de 2014 às 08:12 em Bahia

comentários

Horário de votação na Bahia não sofrerá alteração no segundo turno
Foto: Divulgação / TRE
Mesmo com a Bahia fora do Horário Brasileiro de Verão, no próximo dia 26 de outubro, quando acontece o segundo turno das Eleições 2014, os eleitores baianos deverão comparecer aos locais de votação entre 8h e 17h (hora local). Como os relógios estarão adiantados nos estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além do Distrito Federal, a divulgação dos resultados da apuração dos votos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) só poderá ser feita a partir das 19h (hora local) - 20h (Brasília). Isso ocorrerá por conta do horário do Acre, cuja diferença será de 3 horas a menos que a Capital Federal.

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), nenhum serviço eleitoral será prejudicado por conta da mudança. A não adesão da Bahia ao Horário Brasileiro de Verão foi comunicada pelo Governo do Estado, ao TRE-BA, para que fossem providenciados os ajustes para a configuração de sistemas eleitorais, caso haja necessidade.

comentários

por Stephanie Suerdieck no dia 21 de Out de 2014 às 07:11 em Bahia

comentários

Allan do Carmo chega à Bahia e desfila em carro aberto do Corpo de Bombeiros
Foto: Satiro Sodré / Divulgação CBDA
O nadador baiano Allan do Carmo, que acaba de conquistar a Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas 2014, chega na manhã desta terça-feira (21), às 7h30, no Aeroporto Internacional de Salvador. Apoiado pelo programa FazAtleta desde 2005, Allan do Carmo se tornou o primeiro brasileiro a conquistar este título internacional, ganhando destaque na Bahia, no Brasil e no Mundo. O campeão mundial será recebido pelos familiares e amigos no Aeroporto, de onde seguirá, em carro aberto do Corpo de Bombeiros, até a sua residência, no bairro do Itaigara.

Nesta quarta-feira (22), o nadador baiano será recebido, às 10h, pelo governador Jaques Wagner, no prédio da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Allan do Carmo lutava pelo titulo desde 2009, quando foi vice-campeão.

comentários

por Júlia Sarmento no dia 20 de Out de 2014 às 17:33 em Bahia

comentários

Laranjas eram usados por empresários para encobrir fraudes em licitações na Bahia
Foto: Divulgação
Um vendedor de picolé, um vigilante, um motorista e a mulher do motorista eram usados como "laranjas" por empresários para encobrir fraudes em licitações de órgãos públicos. Durante a "Operação A-Gate",na Bahia, realizada pela Polícia Federal (PF) nesta segunda-feira (20) uma quadrilha de empresários que montava empresas para combinar preços e ganhar editais e licitações públicas foi desarticulada. De acordo com as investigações, o esquema acontecia há cinco anos e envolveu ao menos 11 empresas, que ofereciam fornecimento de mã-de-obra para serviços gerais. O prejuízo apurado é de cerca de R$ 3 milhões aos cofres públicos.

"Esses 'laranjas' eram funcionários deles. Então, eles pagavam o salário daquela pessoa, diziam que iam botar como sócio e que não era para se preocupar porque eles resolveriam tudo. E aí o cara aceitava", afirmou o delegado Fernando Berbert, que falou sobre o esquema durante coletiva de imprensa nesta segunda-feira (20). A PF aponta que o grupo que chefiava o esquema fazia simulações para concorrer nos processos licitatórios, enquanto combinavam valores mais altos e garantiam a vitória para as empresas montadas.

Apenas os líderes do esquema foram presos nesta etapa da operação. Ao todo, seis mandatos de prisão temporária e outros 14 de busca e apreensão foram cumpridos pela polícia.

comentários

por Júlia Sarmento no dia 20 de Out de 2014 às 16:30 em Bahia

comentários

Vereador denuncia fraude em contrato da Prefeitura de Alagoinhas com empresa Fácil Serviços
Foto: Reprodução/Bocão News
A empresa Fácil Serviços Ltda ME, empresa especializada em terceirização de mão-de-obra, continua contratada pela Prefeitura de Alagoinhas desde 27 de abril de 2011. São quatro contratos firmados para serviços de conservação e limpeza das instalações físicas e supervisão de licitação que rendem à empresa o valor de R$ 7.251.155,04. Os contratos acontecem mesmo com as recorrentes denúncias por violações dos direitos trabalhistas. A licitação vencida pela empresa em 2010 prevê a possibilidade legal de renovação anual. A notícia foi publicada anteriormente pelo site Bocão News.

A prestadora de serviços já esteve envolvida em denúncias de violações dos direitos trabalhistas. Um detalhe importante é que para conseguir a renovação do contrato a empresa precisa ter certidões negativas de débito atualizadas, e é neste ponto que a Fácil Serviços Ltda ME peca. O vereador Radiosvaldo Costa (PT) denunciou ao Ministério Público da Bahia e ao tribunal de Contas dos Municípios a perpetuação da empresa. Segundo o petista, em abril deste ano a Fácil não conseguiu apresentar as certidões negativas de débito.

A Fácil Serviços não poderia ser contratada, mas uma conversa entre o prefeito de Alagoinhas, Paulo Cezar, e os representantes da empresa mudaram o rumo da contratação. "A Fácil não tinha como pagar os débitos e conseguir a certidão negativa. Conheço os donos da AML e eles me confessaram que a prefeitura estava nesse processo de contratação emergencial. Uma planilha de valores foi apresentada e o contrato com a AML chegou a ser assinado. Nesse intervalo de tempo, aconteceu algo que a prefeitura desistiu e descartou a AML e ignorou a falta de certidão de tributos federais da Fácil para renovar o contrato", afirmou Radiosvaldo.

Segundo o vereador, uma "maquiagem" foi feita no contrato com a Prefeitura para "esquecer" que a Fácil não tinha a certidão exigida por lei. "Mudaram a data do contrato e fizeram um armengue para dizer que o contrato tinha sido assinado 40 dias antes, período em que a Fácil ainda tinha as certidões. Denunciei essas irregularidades ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas dos Municípios e estamos esperando a resposta para esse absurdo", disse ele.

comentários

por Matheus Morais no dia 20 de Out de 2014 às 09:18 em Bahia

comentários

Comerciante que teve 99% do corpo queimado morre em Feira de Santana
Foto: Reprodução/ Ibahia
Após ter 99% do corpo queimado durante um assalto ao seu restaurante, um homem de 61 anos morreu neste domingo (19) na cidade de Feira de Santana. Manoel Carlos Santana estava no estabelecimento quando um homem identificado como Júnior desceu de um carro com um vasilhame na mão. Ele teve os pés e mãos amarrados, foi torturado e, antes de fugirem, os bandidos teriam ateado fogo em seu corpo.

A vítima ainda teria conseguido correr para fora do restaurante, ainda em chamas, sendo socorrido por pessoas que passavam pelo local. Ele foi levado para o Hospital Geral Clériston Andrade, mas não resistiu aos ferimentos. Segundo a esposa do comerciante, Vera Lúcia Falcão Paim, o estabelecimento foi completamente destruído pelo fogo e toda mercadoria foi perdida.

Veja vídeo abaixo, imagens são fortes:




 

Vídeo



comentários

por Stephanie Suerdieck no dia 20 de Out de 2014 às 09:03 em Bahia

comentários

PF desarticula quadrilha que realizava fraudes em licitações de órgãos federais
Foto: Divulgação
A Polícia Federal realiza nesta segunda-feira (20) uma operação que tem o objetivo de cumprir seis mandados de prisão e 14 de busca e apreensão. A ação é contra uma quadrilha especializada em fraudes em licitações de órgãos públicos federais. De acorco com a PF, o prejuízo estimado é de cerca de R$ 2 milhões. Segundo a investigação, o grupo é comandado por dois homens que, com a ajuda de cúmplices, combinavam os valores que seriam apresentados nos processos licitatórios.

A Polícia Federal informou, ainda, que entre 2010 e 2013 onze órgãos foram vítimas das fraudes, a exemplo da Marinha do Brasil, Delegacia Regional do Trabalho, Anatel, Fundação Nacional de Saúde, Delegacia da Receita Federal de Julgamento em Salvador, Delegacia da Receita Federal em Feira de Santana. Ainda estão sendo apuradas fraudes em outros órgãos. Os contratos eram todos para o fornecimento de mão-de-obra para serviços gerais. Os envolvidos devem responder pelos crimes de falsidade documental, fraudes a licitações e formação de quadrilha.

comentários

por Matheus Morais no dia 19 de Out de 2014 às 14:43 em Bahia

comentários

Acidente mata duas pessoas e deixa uma ferida em Teixeira de Freitas
Foto: Reprodução/Sul da Bahia News
Um acidente na BA-290, na cidade de Teixeira de Freitas, no sul da Bahia, vitimou duas pessoas e deixou uma gravemente ferida neste domingo (19). Segundo o site O Povo News, as vítimas foram identificadas como João Gonçalves Pereira, 36 anos, e Elisa Neves da Cruz, 35 anos. O condutor seria Derian dos Santos Guimarães, 33 anos.

De acordo com testemunhas, por volta das 6h, um Fiat Uno trafegava em alta velocidade quando o condutor perdeu a direção do veículo e colidiu com um poste de energia elétrica ao lado de um posto de gasolina. O impacto fez com que o carro se partisse ao meio e o Corpo de Bombeiros teve que cortar as ferragens para retirar as pessoas do carro. A polícia técnica esteve no local do acidente e os corpos foram levados para o Instituto Médico Legal da região.

comentários

Página 1 de 305
BUSCA
Rádio Metrópole
escute ao vivo Escute pelo Media Player Escute pelo Itunes
Seta

Não há programação no ar

Baixe os aplicativos da Rádio Metrópole
MK ENTREVISTA
22/10/2014
Rui Costa
Governador eleito da Bahia
22/10/2014
Jaques Wagner
Governador da Bahia
20/10/2014
Carmem Vilas Boas
Dentista
NEWSLETTER
Grupo Metrópole
© Copyright 2013 Rádio Metrópole - Em Salvador, ouça a Rádio Metrópole 101.3 FM e 1290 AM Telefone: 71 3505 5000 | Fax: 71 3505 5040