RSS Facebook Twitter

Bahia

por Matheus Simoni no dia 25 de Nov de 2014 às 19:22 em Bahia

comentários

Assembleia Legislativa aprova pensão vitalícia para ex-governadores
Foto: Metropress (arquivo)
A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) aprovou por unanimidade nesta terça-feira (25) a proposta que previa a implementação de pensão vitalícia para ex-governadores que permaneceram quatro anos consecutivos no cargo ou cinco intercalados. A proposta segue para sanção do governador Jaques Wagner que, caso sancione, irá receber R$ 19,3 mil por mês. Em caso de morte, a viúva continuará recebendo a pensão. Os ex-governadores César Borges e Paulo Souto também deverão ser contemplados retroativamente com a proposta. 

Durante a sessão,  o deputado Carlos Geilson (PTN) criticou os parlamentares da situação ao sugerir que se tratava de uma "aposentadoria de Wagner". Entretanto, o presidente da AL-BA, Marcelo Nilo (PDT) afirmou que, por se tratar de um benefício retroativo, os ex-governadores também possuem o direito à pensão.

comentários

por Júlia Sarmento no dia 25 de Nov de 2014 às 18:56 em Bahia

comentários

Recadastramento biométrico já pode ser feito em Salvador
Foto: Divulgação/TRE-BA
A partir desta última segunda-feira (24)  os eleitores já podem realizar o recadastramento biométrico em Salvador. O recolhimento de dados passou a ser realizado, e não é obrigatório nesta primeira etapa. O eleitor pode procurar os cartórios eleitorais para realizar serviços, como tirar o primeiro título ou mudar o local de votação, terão os dados colhidos para o recadastramento.

Em Salvador, é possível fazer o recadastramento na sede do TRE, no centro Administrativo da Bahia (CAB), nos postos SAC que têm TRE e na Casa da Justiça e Cidadania (CJC). Os eleitores de Feira de Santana e Vitória da Conquista já realizam o recadastramento biométrico desde o dia 17 de novembro.

O objetivo do cadastro biométrico é aumentar a segurança na votação, permitindo melhor identificação do eleitor. São colhidos assinatura eletrônica, foto e impressões digitais. Na Bahia, 30 municípios já utilizam o sistema biométrico, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

comentários

por João Brandão no dia 25 de Nov de 2014 às 17:40 em Bahia

comentários

Vídeo: homem acusa posto Dalva de adulterar gasolina; representante nega
Foto: Reprodução
Uma acusação grave tomou conta dos celulares dos baianos nos últimos dias. Trata-se de um vídeo viral no qual aparece um homem testanto a gasolina do carro e acusando o posto Dalva, localizado na BR - 324, na altura do km 580, sentido Feira de Santana, de adulterar o combustível. Nas imagens, é possível observar que o líquido que sai do motor do carro não é nada parecido com gasolina, e lembra água suja. "Água pura. Gastei 300 reais para trazer o carro. Olha a porcaria que é. Quem quiser que vai lá. É com vocês", disse o homem. (Veja o vídeo abaixo da nota)

Posto nega

O representante do Posto Dalva, Paulo Roberto, em entrevista ao Metro1, negou adulteração do combustível. "Essa divulgação veio desde o final de semana. Tomei conhecimento ontem. Nosso posto é tradicional, tem 50 anos. Nunca aconteceu isso. É um posto Petrobras. Nós, constantemente, recebemos visita provando a qualidade dos nossos produtos. A Petrobras tem um programa: 'De olho no Combustível', onde ele manda um laboratório móvel, chega lá e faz análise do combustível e nunca teve nada", justificou.

O empresário quer descobrir quem foi que viralizou o vídeo para esclarecer o ocorrido. "Não estou conseguindo localizar a pessoa, mas tem um fato: teve um carro que abasteceu no posto Caxias do Sul, e o motorista desse carro foi no posto Dalva pedindo um mêcanico, como não tinha mecânico, um rapaz, o Rafael, que fica parado no nosso posto, contratou um guincho para rebocar o carro dele para Feira de Santana. Vou falar com Rafael, vou na oficina para ver se foi ele [o rapaz do carro quebrado] quem botou esse vídeo", disse. Veja o vídeo abaixo:



 

Vídeo



comentários

por Matheus Simoni no dia 25 de Nov de 2014 às 17:04 em Bahia

comentários

Traficante se vestia de mulher para não ser identificado em Esplanada
Foto: Divulgação/Polícia Civil
O traficante Robson da Silva Gomes, conhecido como "Boró", foi preso na manhã desta terça-feira (25), no bairro de Baixa Grande, em Esplanada. Ele era foragido da Justiça e suspeito de envolvimento em homicídios. Um fato curioso surpreendeu os investigadores da Delegacia Territorial (DT) da cidade. O fugitivo vestia roupas femininas para evitar ser reconhecido pela polícia, enquanto circulava pelos arredores da cidade. 

Ao ser identificado pelos policiais, Boró tentou fugir pulando o muro de uma residência vizinha à casa onde morava, mas foi preso e conduzido para a delegacia. Ele foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma. 

Segundo o delegado Wagner Marinho, titular da DT/Esplanada, ele confessou ter cometido pelo menos duas tentativas de homicídio e ter assassinado duas pessoas. Ainda de acordo com o delegado, ele cometeu os crimes na companhia de "Abílio", outro traficante que está sendo procurado pela polícia. Boró ficará custodiado na carceragem da DT/Esplanada à disposição da Justiça.

comentários

por Matheus Simoni no dia 25 de Nov de 2014 às 16:47 em Bahia

comentários

Obras nos lotes 4 e 5 da BR-235/BA são retomadas após interrupção
Foto: Divulgação
Nesta segunda-feira (24), as obras de implantação e pavimentação no segmento 2 da BR-325 foram retomadas, após serem interrompidas devido às fortes chuvas que atingiram a região. A paralisação temporária durou cinco dias. Este segmento abrange os lotes 4, que tem 51 km e liga Uauá ao distrito de Pinhões, e 5, com 75,40 km e liga o distrito de Pinhões à Juazeiro.

Com o retorno, a Supervisão Ambiental, programa contemplado na Gestão Ambiental da rodovia, firmada entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV), está em campo e realiza vistoria de rotina. Entre as atividades desenvolvidas, estão a verificação da sinalização nas vias, gerenciamento de resíduos sólidos e efluentes líquidos, controle de poluição do ar e monitoramento e controle de processos erosivos.

comentários

por João Brandão no dia 25 de Nov de 2014 às 16:06 em Bahia

comentários

Governo lança sistema para mapear casos de violência contra mulheres
Foto: Divulgação/Camila Souza/GOVBA
Por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM-BA), o Governo da Bahia lançou na manhã desta terça-feira (25), no Centro de Referência da Mulher Yolanda Pires, em Camaçari, o Sistema Estadual de Informação sobre a Violência contra as Mulheres (Sisprev), que vai permitir o mapeamento dos casos de violência de gênero em território baiano.

O sistema é um programa sobre dados das beneficiárias que acessam os 19 Centros de Referência da Mulher espalhados pela Bahia. Assim, o governo  terá condições de gerar relatórios que contribuirão para o acompanhamento mais efetivo das ações desenvolvidas e, consequentemente, a expansão da Rede e da Política de Prevenção e Enfrentamento do problema.

A coordenadora do Centro de Referência da Mulher Yolanda Pires, Cathilene Vieira, comentou sobre o sistema. "A gente vai ter dados de quantitativo e tipo de violência, entre outras informações difíceis de serem obtidas. Tudo isso será fundamental para que a gente possa traçar o perfil da vítima e adaptar as nossas ações para ela", disse.

comentários

por Matheus Morais no dia 25 de Nov de 2014 às 11:50 em Bahia

comentários

"Muda a vida e a dinâmica dessa comunidade", diz Jaques Wagner sobre ginásio de Cajazeiras
Foto: Divulgação/ Secom Governo da Bahia
Após quatro anos de incansáveis cobranças do Grupo Metrópole, as instalações do ginásio poliesportivo de Cajazeiras foram entregues à população de Salvador na manhã desta terça-feira (25) pelo governo do estado. Segundo o Executivo Estadual, o ginásio tem capacidade para mais de duas mil pessoas nas arquibancadas, além de beneficiar a população da capital baiana, por ser um espaço para a prática de esporte e também para o lazer, o ginásio ainda possui uma estrutura capaz de sediar jogos de seleções de vôlei, basquete, futsal e handebol.
 
"O bairro está recebendo uma estrutura capaz de receber jogos e eventos de grande porte, mas o nosso foco é o incentivo ao esporte, é dar estímulo a essa juventude que agora tem um lugar de excelência para a prática de esportes. Isso muda a vida e a dinâmica dessa comunidade, e é essa a nossa intenção", disso o governador Jaques Wagner.
 
Ainda de acordo com o governo do estado, o equipamento possui capacidade para 2.060 espectadores, com alojamento, vestiários, sanitários para atletas e para o público em geral (inclusive portadores de deficiências), tribuna de honra e sala de imprensa, e acesso para cadeiras de rodas, com utilização de plataforma hidráulica. Na área externa, ainda foi construída uma área de convivência com parque infantil, estacionamento com 50 vagas para automóveis, e pátio para ônibus. O investimento total foi de R$ 13 milhões.

Confira galeria de fotos:

comentários

por Júlia Sarmento no dia 24 de Nov de 2014 às 19:52 em Bahia

comentários

Detento joga água quente no ouvido de companheiro de cela em Teixeira de Freitas
Foto: Reprodução/Teixeira News
Um preso tentou matar um companheiro de cela de uma forma, no mínimo, diferente. Ney Charles Silva, de 40 anos, detento do Conjunto Penal de Teixeira de Freitas tentou matar o companheiro Acenildo Gonçalves de Oliveira, de 51 anos, ao jogar água quente em seu ouvido. O crime aconteceu na madrugada de sábado (22). Ney é preso por homicídio e divide cela com a vítima e sete outros presos. Ele esquentou uma caneca de água em uma chapa artesanal, enquanto os colegas dormiam, por volta das 2h da madrugada, e em seguida derramou o líquido quente no ouvido de Acenildo.

Preso por envolvimento com o tráfico de drogas, a vítima foi levada para o Hospital Regional de Teixeira de Freitas. Ele segue internado na instuição que ainda não divulgou se o detento corre risco de perder a audição. Ney Charles agora está ocupando uma cela de observação, e será ouvido pelos diretores da instituição ainda nesta segunda-feira (24).

comentários

por Júlia Sarmento no dia 24 de Nov de 2014 às 13:52 em Bahia

comentários

Mulher morre ao ser atingida por coqueiro em cidade no interior da Bahia
Foto: Reprodução
Um coqueiro com a raiz envelhecida fez uma vítima em Formosa do Rio Preto, extremo Oeste da Bahia. Clores Maria Nazário Pulgas, de 48 anos, era do Piauí e estava passeando com a família quando foi atingida pela árvore neste domingo (24). Clores e Josiane de Oliveira Neri, de 28 anos, estavam sentadas em mesas no Balneário Paraíso, quando a árvore atingiu as duas. Clores não resistiu ao impacto e acabou morrendo no local do acidente.

Já Josiane sofreu uma fratura na perna e foi socorrida por um equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital Municipal Dr. Altino Lemos Santiago. O corpo da vítima foi encaminhado para o Insituto Médico Legal (IML) de Barreiras e deve ser sepultado no Piauí.

comentários

por João Brandão no dia 24 de Nov de 2014 às 10:22 em Bahia

comentários

Diretor da Hemoba lamenta estoque de sangue: "Crítico. Reserva para menos de 3 dias"
Foto: Tácio Moreira / Metropress
O diretor da Fundação Hemoba, Raimundo Mota, em entrevista nesta segunda-feira (24) à Rádio Metrópole, comentou sobre as doações de sangue. "A doação depende do ato voluntário, de amor. Algumas pessoas têm medo. Isso é real. Mas o mais importante é pensar no outro precisando de sangue. A possibilidade de salvar vida. São 15 minutos, 430ml de sangue. O organismo repõe logo", explicou.

Raimundo lamentou a quantidade de doadores. "O estoque está crítico. Com uma reserva para menos de três dias. A gente tem melhorado, mas até sair do crítico estamos fazendo um grande esforço", disse.

comentários

por Stephanie Suerdieck no dia 24 de Nov de 2014 às 10:07 em Bahia

comentários

Após quatro anos em obra, Ginásio de Cajazeiras será inaugurado nesta terça-feira
Foto: Carol Garcia / Divulgação / Agecom
O Ginásio de Cajazeiras, construído pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) será inaugurado nesta terça-feira (25), após quatro anos de intervenções, já que as obras foram iniciadas em 2010. A cerimônia de inauguração está marcada para às 9h30 e vai contar com a presença do governador Jaques Wagner.
 
O ginásio recebeu investimento de R$ 13 milhões e tem capacidade para  abrigar um público de até 2,5 mil pessoas, o que abre a possibilidade de o equipamento sediar jogos oficiais de seleções de vôlei, basquete, futsal e handebol. O espaço esportivo possui três vestiários, alojamento com 28 leitos para atletas, parque infantil, seis cabines de rádio e duas de televisão, duas cantinas e área para estacionamento.

comentários

por Matheus Simoni no dia 23 de Nov de 2014 às 19:00 em Bahia

comentários

Passageira passa mal e aeronave faz pouso de emergência em Porto Seguro
Foto: Paulo Henrique/Leitor Metro1
No final da tarde deste domingo (23), o vôo AD2591, da companhia aérea Azul, teve que fazer um pouso de emergência no Aeroporto de Porto Seguro. Segundo o leitor do Metro1 Paulo Henrique Costa, uma passageira apresentou um mal estar e teve que ser socorrida por uma unidade de emergência do aeroporto. A aeronave saiu às 16h25 do Aeroporto Internacional de Salvador com destino ao Aeroporto Eurico de Aguiar Salles, na cidade de Vitória, no Espírito Santo. A chegada estava programada para as 20h, no horário de Brasília. Ainda não há informações sobre o estado de saúde da passageira.

comentários

por Bárbara Silveira no dia 23 de Nov de 2014 às 11:00 em Bahia

comentários

Mãe de Davi Fiuza vai solicitar investigação da Polícia Federal e da Anistia Internacional
Foto: Reprodução/Facebook
Desaparecido há um mês, a família do adolescente Davi Fiuza, de 16 anos, que sumiu após uma abordagem policial na Estrada Velha do Aeroporto, vai pedir a ajuda da Polícia Federal e da Anistia Internacional na busca ao garoto. Após o caso ser transferido para Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), a mãe do adolescente informou na noite que vai pedir à Polícia Federal para assumir a investigação.

 "Eles estão investigando sobre o caso do meu filho, mas o interessante é que eles não mostram provas. Cadê o GPS, cadê os rádios que eles se comunicam entre eles?", questionou Rute Silva em entrevista ao G1. Na próxima semana, a mãe de Davi vai ao Rio de Janeiro e a São Paulo para encontrar com representantes da Anistia Internacional da organização "Mães da Sé" para solicitar a investigação da PF. "Onde Davi está? Quem fez aquela operação Policial Militar, quem foi?".

As informações fornecidas pela polícia ainda são conflitantes, apesar da corregedoria da Polícia Militar garantir que imagens de câmeras de segurança foram analisadas e não há indícios da participação de PMs, até o último sábado (22), as imagens não foram divulgadas, nem o registro do GPS, que pode indicar a localização das viaturas no dia do desaparecimento do garoto.

comentários

por Bárbara Silveira no dia 23 de Nov de 2014 às 08:30 em Bahia

comentários

BR-324 é parcialmente interditada para a construção de passarela
Foto: Tácio Moreira/Metropress
O trânsito na BR-324, que já não é fácil, deve ficar ainda mais complicado ao longo deste domingo (23). De acordo com a Via Bahia, o km 616 foi interditado desde as 6h para a instalação da estrutura superior da passarela que é construída no local.

Para a realização dos trabalhos, a cada uma hora um sentido da rodovia será interrompido totalmente, o que certamente vai afetar o tráfego na região. A operação conta com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e deve ser concluída em aproximadamente duas horas.

comentários

por Bárbara Silveira no dia 22 de Nov de 2014 às 09:38 em Bahia

comentários

Mulher morre ao cair no fosso do elevador de edifício em Feira de Santana
Foto: Reprodução/Acorda Cidade
Uma mulher de 54 anos morreu na última sexta-feira (21) ao cair no fosso do elevador do edifício de 14 andares onde trabalhava, em Feira de Santana, município a 109 km de Salvador.

Segundo informações do site Acorda Cidade, Ana Lúcia dos Anjos Souza, que era secretária de uma clínica do edifício, retornava do horário de almoço com uma colega quando o equipamento teve uma falha e parou entre o 5º e o 6º andar, ficando desnivelado. Na tentativa de socorrer as vítimas, funcionários do prédio conseguiram tirar a colega que acompanhava Ana Lúcia, mas a secretária tentou sair por conta própria e caiu no fosso.

Duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Corpo de Bombeiros chegaram ao local para prestar socorro, mas Ana Lúcia já havia morrido vítima de afundamento de crânio.

comentários

Página 1 de 312
BUSCA
Rádio Metrópole
escute ao vivo Escute pelo Media Player Escute pelo Itunes
Seta

Não há programação no ar

Baixe os aplicativos da Rádio Metrópole
MK ENTREVISTA
24/11/2014
Paulo Fontana
Secretário municipal de infraestrutura, habitação e defesa civil
24/11/2014
Katia Alves
Presidente da Limpurb
21/11/2014
Homenagem Mário Kertész
Rádio Metrópole
NEWSLETTER
Grupo Metrópole
© Copyright 2013 Rádio Metrópole - Em Salvador, ouça a Rádio Metrópole 101.3 FM e 1290 AM Telefone: 71 3505 5000 | Fax: 71 3505 5040