RSS Facebook Twitter

Bahia

por Metro1 no dia 20 de Ago de 2014 às 13:40 em Bahia

comentários

Justiça decreta ilegalidade da paralisação da Polícia Civil
Foto: Ilustrativa
O Tribunal de Justiça da Bahia publicou, nesta quarta-feira (20), decisão do juiz Moacyr Montenegro Souto que decretou a ilegalidade da paralisação de 72 horas da Polícia Civil, deflagrada pelo Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (Sindpoc).

O magistrado atendeu liminarmente ao pedido do Estado da Bahia baseado em jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF), que proíbe a realização de movimento paredista pelos policiais civis. A sentença determinou ainda a suspensão imediata da greve e o retorno dos membros da categoria ao trabalho, sob pena de multa diária de R$ 30 mil ao sindicato. O Sindipoc pode recorrer da decisão judicial no prazo de 15 dias.

comentários

por Stephanie Suerdieck no dia 20 de Ago de 2014 às 08:41 em Bahia

comentários

Defesa deve pedir a libertação dos PMs envolvidos no caso Geovane
Foto: Divulgação
A defesa dos três policiais militares suspeitos de ter envolvimento na morte de Geovane Mascarenhas de Santana, de 22 anos, deve pedir a revogação da prisão temporária do grupo nesta quarta-feira (20). Os três suspeitos de participação no caso estão presos desde a última sexta-feira (15), depois que a juíza Ângela Bacelar, do 1º Juízo da 1ª Vara do Tribunal Júri, decretou a prisão por 30 dias. O trio, que é lotado na Rondesp da Baía de Todos os Santos (BTS), está detido no Batalhão de Polícia de Choque, em Lauro de Freitas.

comentários

por Carolina Cunha no dia 19 de Ago de 2014 às 18:23 em Bahia

comentários

Território quilombola do sudoeste baiano é reconhecido pelo Incra
Foto: Divulgação
O governo federal reconheceu o Território Quilombola Velame, localizado no município de Vitória da Conquista, após a publicação de portaria no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (18). Com essa medida, 73 famílias que vivem na região, remanescentes de quilombos, foram estabelecidas no local. A portaria, que atesta que a área de 1,9 mil hectares de terra é um território quilombola, é fruto do  Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID), emitido pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Original do século XIX, o quilombo é o segundo reconhecido pelo governo federal na Bahia em 2014. O primeiro foi o

comentários

por Matheus Morais no dia 19 de Ago de 2014 às 12:17 em Bahia

comentários

Anvisa e Receita Federal inspecionam novos ferries nesta terça-feira
Foto: Divulgação
Os ferries Dorival Caymmi e Zumbi dos Palmares, adquiridos pelo governo do estado, na Grécia, serão vistoriados pela Receita Federal e Anvisa nesta terça-feira (19), e serão encaminhadas à Base Naval de Aratu, atendendo procedimentos legais, antes da sua liberação para operar na travessia Bom Despacho - São Joaquim, o que deve acontecer nos próximos 20 dias.

Segundo o governo, a  Agência Nacional de Vigilância Sanitária , Anvisa, irá checar as condições sanitárias das embarcações, a saúde dos tripulantes e verificar se não há áreas com indícios de doenças transmissíveis nas embarcações. Quanto à fiscalização aduaneira, trata-se de um procedimento padrão da Receita Federal visando registrar a entrada e saída do país de mercadorias através dos portos, aeroportos e fronteiras terrestres.

Após serem liberados, os navios Dorival Caymmi e Zumbi dos Palmares ficarão atracados na Base Naval de Aratu para inspeções técnica. Ainda segundo o governo estadual, as duas embarcações, dobrarão a capacidade de transporte de carros e aumentarão em 75% a de passageiros, proporcionando menor tempo de espera nas filas por parte dos usuários: 35 minutos. Juntos, eles comportam 350 veículos e 3.100 passageiros.


comentários

por João Brandão no dia 19 de Ago de 2014 às 11:17 em Bahia

comentários

Sargento da PM infarta durante travessia e morre no ferry
Foto: Metropress (Arquivo)
Um sargento da Polícia Militar morreu nesta terça-feira (19), no ferryboat, durante a travessia Salvador - Itaparica. O ouvinte da Rádio Metrópole Paulo César informou que o policial Geraldo Florêncio Vieira sofreu um infarto e não teve os primeiros socorros na embarcação. O corpo do sargento está no Terminal Marítimo de Bom Despacho, na ilha de Vera Cruz, esperando o Departamento de Polícia Técnica (DPT) chegar ao local. Ainda de acordo com o ouvinte, o Serviço de Atendimento Movél de Urgência (Samu) e a Policia Militar estão no local.

A Internacional Marítima, empresa responsável pela administração do Sistema Ferry Boat, com travessias entre Salvador/Ilha de Itaparica, disse, em nota, que o usuário, de 63 anos, apresentou um mal súbito a bordo do ferry Juracy Magalhães Júnior. Segundo a empresa, ainda na embarcação, Geraldo recebeu os primeiros socorros realizados pela tripulação, que em seguida o levou para a área do Terminal Bom Despacho, visando dar continuidade ao atendimento. Logo que verificada a situação, a equipe também acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), mas apesar de todos os esforços, ele não resistiu, falecendo ainda no terminal.

comentários

por Matheus Simoni no dia 18 de Ago de 2014 às 18:41 em Bahia

comentários

TJ anula concurso para estagiário por irregularidades
Foto: Leitor Metro1
O Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA) informou por meio de nota enviada à imprensa a anulação da Seleção Pública para contratação de estagiários realizado no último domingo (17) na capital e em outras sete cidades do interior do Estado. De acordo com o comunicado, os estudantes dos ensinos médio e superior, que estiverem regularmente inscritos, vão ter a participação garantida no próximo concurso, sem necessidade de pagar uma nova inscrição. A empresa Metrópole Soluções, que venceu a licitação, será investigada pelo TJ por possíveis irregularidades cometidas na aplicação da prova. No fim de semana, os candidatos que foram ao local para participar do concurso se depararam com uma verdadeira bagunça, com direito a salas inexistentes e cartões de inscrições emitidos no mesmo dia da aplicação da avaliação.

comentários

por Matheus Simoni no dia 18 de Ago de 2014 às 13:27 em Bahia

comentários

Órgãos de Justiça da Bahia entram em greve nesta segunda-feira
Foto: Divulgação
Nesta segunda-feira (18) a Justiça Federal, TRT, TRE e Justiça Militar paralisaram as atividades no início da manhã. O movimento tem como iniciativa pressionar o Supremo Tribunal Federal (STF) para que o mesmo negocie a proposta de reajuste salarial com o Governo. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal (SINDJUFE-BA), as perdas salariais se encontram na casa dos 40% e não sofrem reajuste ou reposição inflacionária desde o ano de 2006. "O governo se recusa a negociar com a categoria, embora estejamos em busca do diálogo desde janeiro deste ano", informou a coordenação de comunicação do SINDJUFE-BA. 

comentários

por Matheus Morais no dia 18 de Ago de 2014 às 11:25 em Bahia

comentários

Bancários começam campanha nacional; categoria reivindica aumento de 12,5%
Foto: Divulgação/ Sindicato dos Bancários
O Sindicato dos Bancários da Bahia iniciou nesta segunda-feira (18), com um protesto na Avenida Tancredo Neves, em frente às agências do Santander e Citibank, a campanha nacional dos bancários. Segundo o presidente da categoria, Augusto Vasconcelos, a campanha não reivindica só aumento salarial. "Além disso, estamos tratando de temas como: as condições de trabalho, novas contratações, fim da rotatividade e da terceirização, mais segurança e melhoria na distribuição de lucros", explicou ao Metro1.

Ainda segundo Vasconcelos, os bancários pedem um aumento salarial de 12,5%. "Com o que os bancos lucram, esse aumento pode ser concedido. Nossa luta também é a favor da sociedade, queremos a diminuição das filas e que seja cumprida a lei dos 15 minutos. A partir desta terça-feira, faremos protestos todos os dias em todas as agências, mas sem parar o funcionamento", afirmou.
 

comentários

por Matheus Simoni no dia 14 de Ago de 2014 às 16:42 em Bahia

comentários

Ousadia sem limites: ladrões roubam piscina de casa na Ilha de Itaparica
Foto: Diego Soares/Leitor Metro1
Nunca antes a frase "Pense num absurdo, na Bahia tem precedente" do ex-governador Otávio Mangabeira foi tão bem empregada como este caso. O leitor do Metro1 Diego Soares relatou o estranho roubo de uma piscina em sua casa na região de Ponta de Areia, na Ilha de Itaparica. De acordo com ele, ao chegar no local para curtir um final de semana, ele se deparou com a "ousadia dos bandidos". Cerca de 15 mil litros de água sumiram, bem como toda a piscina. Não deixaram nem mesmo a bomba. De acordo com Diego, a ocorrência foi registrada, mas ele teme chegar no local e não encontrar a sua casa no lugar.

comentários

por Matheus Morais no dia 14 de Ago de 2014 às 13:01 em Bahia

comentários

Diretor de penitenciária não confirma  que ligação tenha sido de detento
Foto: Ilustrativa
Em contato com a Rádio Metrópole, na tarde desta quinta-feira (14), o diretor do conjunto penitenciário do município de Lauro de Freitas, Marcelo Neri, não confirmou que o ouvinte que ligou para a Metrópole nesta manhã - denunciando maus tratos - seja interno do local. "Nós oferecemos todos os serviços médicos, dentistas, garantimos todos os serviços aos nossos detentos, nossa coordenação de segurança faz isso", afirmou. "Não confirmo que foi um detento nosso, porque isso é um combate permanente, incessante nosso", completou.

comentários

por Matheus Morais no dia 13 de Ago de 2014 às 11:50 em Bahia

comentários

Duas pessoas morrem em acidente de ônibus próximo à Itaberaba
Foto: Reprodução/ Itaberaba Notícias
Um acidente de ônibus deixou duas pessoas mortas e várias feridas, na manhã desta quarta-feira (13), na estrada que liga a cidade Itaberaba à cidade de Ipirá. De acordo com informações do site Itaberaba Notícias, um ônibus que seguia do estado de Minas Gerais para Alagoas virou na BA-052 nas proximidades do município de Santa Quitéria.

Os feridos foram socorridos em uma viatura do corpo de bombeiros e ambulâncias para o Hospital Geral de Itaberaba. Até o momento duas das vítimas em estado grave foram transferidas para unidades hospitalares de Salvador. O numero de vitimas ainda não foi divulgado.


comentários

por Stephanie Suerdieck no dia 13 de Ago de 2014 às 11:42 em Bahia

comentários

Sindicato dos Médicos mantêm paralisação no atendimento pelo Bradesco Saúde
Foto: Metropress
O Sindicato dos Médicos da Bahia (Sindimed-Ba) decidiu, por unanimidade, em assembleia realizada na noite desta terça-feira (12), que a paralisação do atendimento pelo plano Bradesco Saúde continua no Estado. Os médicos deixaram de aceitar o plano desde o dia 25 de junho, após a empresa não ter entrado em acordo com a categoria em relação aos valores pagos por consulta. Ainda não há data definida para uma nova assembleia. Na próxima segunda-feira (18), às 9h, está marcada uma audiência de conciliação na  Justiça do Trabalho, no Comércio.

comentários

por Stephanie Suerdieck no dia 13 de Ago de 2014 às 11:17 em Bahia

comentários

Aumento confirmado: Justiça indefere ação contra reajuste do IPTU em Salvador
Foto: Milena Marques/Metropress (arquivo)
O Tribunal de Justiça da Bahia indeferiu, nesta quarta-feira (13), por 34 votos a 3, a liminar que pedia a inconstitucionalidade sobre o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) de Salvador. Assim, fica mantida a decisão do aumento do imposto definido pela Prefeitura.

A ação foi movida pela Ordem de Advogados do Brasil na Bahia (OAB-BA) e pelo Ministério Público do Estado (MP-BA). O julgamento para analisar a Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) que incide sobre o IPTU foi adiado duas vezes, nos dias 9 e 30 de julho.

comentários

por Stephanie Suerdieck no dia 13 de Ago de 2014 às 07:57 em Bahia

comentários

Servidores do Judiciário Federal na Bahia entram em greve a partir de segunda-feira
Foto: Ilustrativa
Os servidores do Judiciário Federal na Bahia entram em greve por tempo indeterminado a partir da próxima segunda-feira (18). A decisão foi tomada na tarde desta terça-feira (12), em assembleia geral, com base no calendário aprovado em reunião da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal Ministério Público (FENAJUFE). O movimento é nacional e tem o objetivo de pressionar o Supremo Tribunal Federal para que negocie com o Governo a proposta de reajuste que reponha as perdas salariais, que hoje se encontram na casa dos 40%.

Sem reajuste ou reposição inflacionária desde 2006, os servidores do Judiciário Federal estão mobilizados em defesa do Substitutivo ao Projeto de Lei 6613, enviado ao Congresso pelo STF. Na Bahia, atos públicos estão sendo programados nas unidades da Justiça Eleitoral, Trabalhista e Federal.

comentários

por Matheus Simoni no dia 11 de Ago de 2014 às 18:02 em Bahia

comentários

Oi é autuada pelo Procon por conta de "apagão" no final de semana
Foto: Ilustrativa
Após apresentar queda de sinal decorrente de uma falha técnica, causando um apagão em boa parte do estado da Bahia, no último sábado (9), a Oi foi autuada nesta segunda-feira (11) pela Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon). Segundo o órgão, os usuários de Salvador e região metropolitana foram afetados com a queda. De acordo com o superintendente do Procon-BA, Ricardo Maurício Freire Soares, a empresa tem o prazo de 10 dias para apresentar a defesa, "sendo assegurado o contraditório no âmbito do processo administrativo instaurado".

comentários

Página 1 de 291
BUSCA
Rádio Metrópole
escute ao vivo Escute pelo Media Player Escute pelo Itunes
Seta

Não há programação no ar

Baixe os aplicativos da Rádio Metrópole
MK ENTREVISTA
21/08/2014
Lira Neto
Jornalista e escritor
21/08/2014
Lídice Da Mata
Vota Bahia - Candidata ao Governo do Estado pelo PSB
20/08/2014
Acm Neto
Prefeito de Salvador
NEWSLETTER
Grupo Metrópole
© Copyright 2013 Rádio Metrópole - Em Salvador, ouça a Rádio Metrópole 101.3 FM e 1290 AM Telefone: 71 3505 5000 | Fax: 71 3505 5040