RSS Facebook Twitter

Bahia

por Matheus Simoni no dia 21 de Nov de 2014 às 16:53 em Bahia

comentários

Inema pede que banhistas tomem cuidado com chuvas em Salvador e Lauro de Freitas
Foto: Reprodução/Bahia Todo Dia
O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) recomendou atenção aos banhistas que pretendem frequentar as praias de Salvador e Lauro de Freitas. Com o tempo chuvoso, o instituto chama a atenção para a contaminação das praias por conta do arraste de detritos diversos, carregados das ruas pelas galerias pluviais, que podem causar doenças. Das 37 praias das duas cidades, 19 estão impróprias para o banho. O Inema também alerta que é desaconselhável, ainda em dias de sol, o banho próximo à saída de esgotos, desembocadura dos rios urbanos, córregos e canais de drenagem.

De acordo com dados informados pelo instituto, os banhistas devem evitar as praias de Periperi (atrás da estação Férrea), Penha (em frente à Igreja N. S. da Penha), Bogari (em frente ao Colégio João Florêncio Gomes), Pedra Furada (atrás do Hospital Sagrada Família), Roma (atrás do Hospital São Jorge), Canta Galo (atrás da antiga fabrica da Brahma, atual FIB), Farol da Barra (em frente à Rua Alfredo Magalhães), Ondina (próxima ao Morro da Sereia, em frente ao Ed. Maria José) e Rio Vermelho (em frente à Rua Bartolomeu de Gusmão e em frente à Igreja N. S. Santana).

Outras regiões que devem ser evitadas são as praias na Pituba (em frente à Rua Paraíba, próximo ao Ki-Mukeka), Armação (em frente ao Clube Inter. Pass), Boca do Rio (em frente ao Posto Salva-Vidas), Corsário (em frente ao Posto Salva-Vidas e em frente ao Posto Salva-Vidas de Patamares), Piatã (em frente ao Posto Salva-Vidas), Placaford (em frente ao Posto Salva-Vidas), Itapuã (em frente ao Clube Cassas e em frente à Sereia de Itapuã). Nas demais praias da Região Metropolitana de Salvador (RMS), as condições são normais, porém o banho de mar deve ser evitado em tempo chuvoso. 

comentários

por Matheus Morais no dia 21 de Nov de 2014 às 12:15 em Bahia

comentários

Morre Clélia Matos, a última rainha do rádio
Foto: Divulgação
Morreu nesta sexta-feira (21) Clélia Matos, a última rainha do rádio, aos 86 anos. Ela era casada com o fotógrafo Vavá Tavares e sempre teve papel de destaque na sociedade baiana. Clélia faleceu por morte natural e será enterrada às 15h de hoje no Jardim da Saudade.



comentários

por Matheus Simoni no dia 20 de Nov de 2014 às 14:23 em Bahia

comentários

Recém aprovada, LOB dos Bombeiros deve aumentar efetivo da corporação
Foto: Divulgação/Secom
O Projeto de Lei  20.981/14, denominado de Lei de Organização Básica (LOB) do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM-BA), foi aprovado na noite da última quarta-feira (19), na sede da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). A matéria foi indicada pelo Poder Legislativo Estadual, na última semana, para ser apreciada em regime de urgência, juntamente com a LOB da Polícia Militar da Bahia (PMBA). 

Em junho, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 138/2014, que desvincula o Corpo de Bombeiros da estrutura da PMBA e o coloca ligado à Secretaria da Segurança Pública (SSP), já havia sido aprovada por unanimidade pela Alba. Entretanto, é a LOB dos Bombeiros que irá organizar a estrutura da corporação, dando a ela condições administrativa e financeira para realizar licitações e contratos, bem como promoções no quadro funcional, por exemplo. 

Segundo o comandante de operações do Corpo de Bombeiros Militar, coronel José Nilton Nunes Filho, a aprovação da Lei de Organização Básica (LOB) representa uma grande vitória para a corporação. "Com isso teremos a estrutura de um novo órgão para poder desempenhar todo o arcabouço de bombeiro, não só a sua estrutura, mas também a parte orçamentária, e podemos ter a oportunidade de criar novas unidades e de uma promoção no Corpo de Bombeiros Militar", declarou ele. Atualmente, o CBM possui 15 Grupamentos de Bombeiros Militares (GBMs) e nove subgrupamentos de Bombeiros Militares (SGBMs), dispondo de um efetivo de 2,3 mil homens. Ainda de acordo com o coronel Nunes, a aprovação da lei irá permitir a contratação de novos bombeiros. 

"Essa Lei de Organização Básica nos dá a perspectiva de [chegar a] 5.058 homens. Há uma perspectiva muito boa de começarmos a avançar neste contexto [de incremento de pessoal]. Provavelmente novos concursos serão abertos e teremos mais presença em cidades onde ainda não estamos", afirmou. Além de 123 cargos comissionados, serão criadas mais 1,7 mil vagas para cabos no Corpo de Bombeiros.

comentários

por Matheus Morais no dia 20 de Nov de 2014 às 13:22 em Bahia

comentários

"A ideia é recontar a história da Bahia", diz professor Grimaldo Zacariades sobre livro
Foto: Tácio Moreira/Metropress
O professor Grimaldo Zacariades, falou nesta quinta-feira (20) em entrevista à Rádio Metrópole, sobre seu novo livro, lançado nesta quarta-feira (19) : "Ditadura na Bahia: histórias de autoritarismo, conciliação e resistência". "Um dos grandes problemas para quem estuda a Bahia é que a história não é contada em nível nacional, não aparece a Bahia nisso.  Esse livro, que é o segundo volume, mostra como a Bahia viveu esse período traumático. A ideia é recontar a história da Bahia", disse.

Ouça abaixo a entrevista na íntegra:

 

Áudio:



"A ideia é recontar a história da Bahia", diz professor Grimaldo Zacariades sobre livro

comentários

por Metro1 no dia 20 de Nov de 2014 às 12:42 em Bahia

comentários

Arquivos impagáveis de Mário Kertész: primeira visita de uma autoridade brasileira ao Benin
Foto: Arlete Soares
Em 1987, o então prefeito Mário Kertész fez a primeira visita de uma autoridade brasileira ao Benin, antigo Daomé, de onde veio a maioria dos escravos para a Bahia. Recebido festivamente como chefe de estado, MK levou uma grande comitiva com Caribé, Mãe Stella, Gilberto Gil, Pierre Verger, Vivaldo da Costa Lima, João Jorge do Olodum, Arlete Soares, Vovô do Ilê e outras personalidades.

Daí surgiu um importante movimento, que levou a Prefeitura a criar a Casa do Benin. Importante trabalho, interrompido pelos prefeitos que o seguiram.

comentários

por Stephanie Suerdieck no dia 20 de Nov de 2014 às 12:16 em Bahia

comentários

Polícia Federal realiza operação na Bahia e empresário é procurado em Salvador
Foto: Ilustrativa
Um empresário suspeito de integrar uma organização criminosa formada por lobistas e agentes públicos responsáveis por desvio de verbas públicas e direcionamento de licitações está sendo procurado pela Polícia Federal, que tentou cumprir, na manhã desta quinta-feira (20), um mandado de condução coercitiva, em Salvador. O suspeito é sócio de uma empresa farmacêutica, mas não foi localizado pela PF em seu apartamento.

A Polícia Federal em São Paulo também foi acionada para tentar localizar o empresário, mas ainda não há informações sobre a prisão. A Operação Plateias é realizada na Bahia, além de Rondônia, Acre, Amazonas, Goiás, Pará, Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe, Distrito Federal e na Espanha, país onde outro envolvido será detido.


comentários

por João Brandão no dia 20 de Nov de 2014 às 11:00 em Bahia

comentários

Marco Amigo é reeleito presidente do Crea com 64% dos votos
Foto: Divulgação
O engenheiro mecânico Marco Amigo foi reeleito presidente do Crea-BA com 64% dos votos válidos, em uma eleição que ocorreu em todo Estado (26 inspetorias, sede Salvador, além de grandes empresas). Ele ficará mais três anos à frente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia.

O Crea tem participação ativa em diversos eventos de grande porte, como o Carnaval de Salvador, e vai ter espaço dentro da rede Sac, começando pelo SAC Barra. Além disso, o Crea tem participação importante na FPI dos Rios São Francisco e Paraguaçu, juntamente com o Ministério Público. Foi criado o Crea-Móvel para atuar junto aos profissionais de áreas afastadas, com o objetivo de valorizar as profissões tecnológicas e da engenharia.

comentários

por Matheus Morais no dia 20 de Nov de 2014 às 09:40 em Bahia

comentários

Marcelo Junqueira Ayres é oficializado como juiz do Tribunal Regional Eleitoral
Foto: Ilustrativa
Escolhido no mês de fevereiro pelo pleno do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), o advogado Marcelo Junqueira Ayres foi oficializado como novo juiz do Tribunal Regional Eleitoral. A decisão coube à presidente Dilma Rousseff e a nomeação de Junqueira Ayres foi publicada na edição do Diário Oficial da União desta quinta-feira (20). Ayres é genro do senador Walter Pinheiro (PT).

comentários

por Matheus Simoni no dia 19 de Nov de 2014 às 20:08 em Bahia

comentários

LOB da PM é aprovada; novos cargos e departamentos serão criados
Foto: Divulgação
Reivindicação antiga dos policiais militares, o Projeto de Lei (PL) 20.980/14, classificada como Lei de Organização Básica da Polícia Militar da Bahia (LOB), foi aprovado na noite desta quarta-feira (19) na sede da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). Com isso, mais de cinco mil militares devem alcançar novos postos na Polícia Militar da Bahia (PMBA). "Temos a certeza de que ela [a lei] veio para reestruturar e modernizar a nossa Polícia Militar. Teremos o avanço nas estruturas da Polícia Militar, onde levaremos condições de promoção aos nossos policiais militares", afirmou o coronel Alfredo Castro, comandante geral da PMBA. 

O comandante também informou dois novos departamentos serão criados com o intuito de melhorar a prestação de serviços aos cidadãos baianos. São eles o de Promoção Social, que visa trazer a valorização dos policiais militares, e o de Polícia Comunitária, para fortalecer ainda mais as ações do programa estadual Pacto pela Vida. "São departamentos que visam dar tranquilidade às ações da Polícia Militar, tanto no âmbito interno quanto no âmbito externo da nossa corporação", afirmou o coronel. 

Ainda de acordo com o comandante Castro, a expectativa é que novos cargos sejam criados, além de novas funções e novos postos e graduações na estrutura da PM da Bahia. "Temos a previsão, já autorizada pelo Governo do Estado, de mais quatro mil cabos, três mil sargentos, 550 subtenentes, e sete vagas para coronéis - três decorrentes de reservas e quatro que chegarão em decorrência deste departamento [de Promoção]". 

A votação do projeto ocorreu após um acordo entre oposição e governo, que possibilitou que alguns projetos fossem votados na terça-feira (18) para que não houvesse problema para votar a LOB.

comentários

por Matheus Morais no dia 19 de Nov de 2014 às 07:59 em Bahia

comentários

Mário Kertész participa do programa "Acorda pra Vida" nesta quarta-feira
Foto: Tácio Moreira/Metropress
O apresentador Mário Kertész participa, ao vivo, do programa "Acorda pra Vida", da Rede Tudo FM, apresentado por Almir Santana e Levi Vasconcelos, na manhã desta quarta-feira (19). O programa é transmitido em cadeia para os ouvintes da Tudo e da Rádio Metrópole em toda a Bahia.

Então, não perca, sintonize 101.3 e ouça a Rádio Metrópole!

comentários

por Stephanie Suerdieck no dia 19 de Nov de 2014 às 07:23 em Bahia

comentários

Autorizado financiamento para obras do metrô entre Pirajá e Águas Claras/Cajazeiras
Foto: Divulgação / Secom
A Assembleia Legislativa da Bahia autorizou nesta terça-feira (18), por unanimidade, a contratação de R$ 800 milhões em recursos, para que o Governo do Estado continue com as obras da Linha 1 do Metrô de Salvador, no trecho que liga as estações Pirajá e Águas Claras/Cajazeiras - uma extensão de 5,5 quilômetros. O projeto de lei foi enviado pelo governador Jaques Wagner em setembro deste ano. O recurso será captado pelo Poder Executivo Estadual junto à Caixa Econômica Federal e, posteriormente, será lançada a licitação para a continuidade das obras.

comentários

por Matheus Simoni no dia 18 de Nov de 2014 às 19:54 em Bahia

comentários

Governo divulga relatório que mostra queda na desigualdade racial no mercado de trabalho na RMS
Foto: Ilustrativa
De acordo com os dados da Pesquisa de Emprego e Desemprego da Região Metropolitana de Salvador (PED-RMS) sobre o mercado de trabalho, divulgados nesta terça-feira (18), houve uma diminuição na desigualdade racial no mercado de trabalho da RMS. A pesquisa aponta que a população negra, assim como em 2013, continua como a maioria absoluta, tanto em relação à População em Idade Ativa (PIA) quanto em relação à População Economicamente Ativa (PEA), 91,4% e 91,7%, respectivamente. 

No ano de 2013, houve avanços na criação de novos postos de trabalho que beneficiaram a população negra, elevando seu nível ocupacional em quase todos os setores da atividade econômica, exceto na indústria de transformação. Segundo o governo do estado, o emprego com carteira de trabalho assinada também seguiu em ritmo de crescimento para os negros, em especial para as mulheres negras. 

O relatório mostrou ainda que o rendimento médio real do trabalho da população negra apresentou crescimento, o que contribuiu para reduzir a distância entre rendimentos de negros e não-negros. 

comentários

por Júlia Sarmento no dia 18 de Nov de 2014 às 18:54 em Bahia

comentários

Após intoxicação alimentar, mais de 50 operários passam mal em Itabuna
Foto: Reprodução/Secom Itabuna
Cinquenta e quatro operários de uma mesma empresa de construção civil de Itabuna, no sul da Bahia, deram entrada no Hospital de Base da cidade com um quadro de intoxicação hospitalar, na manhã desta terça-feira (18). Os trabalhadores são funcionários da empresa Cidadelle e ficaram em regime de observação até estarem aptos a receberem alta médica. A empresa informou que o serviço de alimentação é prestado por uma empresa tereceirizada e que hoje não foi servido "nada de diferente" do usual.  Em nota explicou que já notificou a empresa Cozinha Industrial LTDA, terceirizada responsável pelo fornecimento da alimentação e afirmou ainda que ainda está semana fará a imediata substituição da empresa que fornece a alimentação dos operários.

comentários

por Júlia Sarmento no dia 18 de Nov de 2014 às 14:53 em Bahia

comentários

Petrobras vai incorporar termelétricas baianas para simplificar estrutura e diminuir custos
Foto: Reprodução/Carol Garcia
Duas empresas de geração de energia baianas serão incorporadas pela Petrobras, com o propósito de simplificar a estrutura societária da empresa. Nesta terça-feira (18), uma nota enviada ao mercado confirmou que o Conselho Administrativo aprovou a proposta de incorporação das subsidiárias integrais Arembepe Energia S.A., que possui a termelétrica de mesmo nome, e Energética Camaçari Muricy I S.A, que opera outra termelétrica, a Muricy I, na reunião da última sexta-feira (14).

A incorporação ainda será submetida à Assembleia Geral Extraordinária, que ainda será convocada. Segundo a nota, a incorporação das sociedades visa simplificar a estruturas societária da estatal, minimizar os custos e "capturar sinergias".

comentários

por Matheus Simoni no dia 17 de Nov de 2014 às 18:33 em Bahia

comentários

Alexi Portela assume vice-presidência da Federação das Indústrias do Estado da Bahia
Foto: Ilustrativa
O atual presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Antônio Ricardo Alvarez Alban, foi eleito nesta segunda-feira (17) para a presidência do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae. Também foram eleitos o executivo de estratégia do Senai/Cimatec, Adhvan Furtado, para a direção da superintendência da instituição; Lauro Ramos para a diretoria técnica e Franklin Santos, funcionário de carreira da casa, como novo diretor administrativo financeiro do Sebrae. 

Com a ida de Carlos Gantois para a 1ª vice-presidência, o ex-presidente do Vitória e atual presidente do conselho fiscal do clube, Alexi Portela, assumiu um dos cargos das quatro vice-presidências da Fieb. Proprietário da Telenge telecomunicações e Engenharia, empresa especializada em montagem de torres e e estações, Portela falou ao site Bocão News que nunca deixou de exercer sua função no ramo das indústrias. "Sempre fui do sindicato das telecomunicações e o futebol era apenas uma paixão", disse o ex-presidente rubro-negro.

Ricardo Alban irá assumir o cargo de presidente do CDE do Sebrae a partir de 2015. Ele deve comandar a equipe pelos próximos quatro anos. "Fieb e Sebrae são parceiros históricos. Estamos focados na interiorização da pequena indústria para favorecer o desenvolvimento econômico do estado. Como presidente do Conselho, vou trabalhar para superar o bom trabalho que vem sendo feito, o que considero um desafio muito grande", afirmou Alban.

comentários

Página 1 de 311
BUSCA
Rádio Metrópole
escute ao vivo Escute pelo Media Player Escute pelo Itunes
Seta

Não há programação no ar

Baixe os aplicativos da Rádio Metrópole
MK ENTREVISTA
21/11/2014
Homenagem Mário Kertész
Rádio Metrópole
19/11/2014
Fátima Mendonça
Primeira Dama do Estado
19/11/2014
Arlete Soares
Fotógrafa, editora e escritora
NEWSLETTER
Grupo Metrópole
© Copyright 2013 Rádio Metrópole - Em Salvador, ouça a Rádio Metrópole 101.3 FM e 1290 AM Telefone: 71 3505 5000 | Fax: 71 3505 5040