RSS Facebook Twitter

por Matheus Simoni no dia 23 de Out de 2014 às 20:54 em Política

comentários

"Ninguém pode sair do campo das ideias para o campo da realidade física", diz Dilma sobre violência
Foto: Reprodução/O Globo
A candidata à reeleição pelo PT, Dilma Rousseff, fez um apelo nesta quinta-feira (23), onde pediu "tranquilidade" aos militantes na reta final da campanha eleitoral. Segundo ela, a disputa eleitoral tem de ser dar no campo das ideias e não do conflito físico. "Eu acho que esta é uma eleição bem disputada e quero fazer um apelo para que não ocorra confronto físico. Conflitos físicos têm de ser repudiados. Eu peço tranquilidade", disse Dilma durante entrevista concedida à imprensa em um hotel na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. Nesta quinta, houve um confronto entre militantes do PT e PSDB no Centro de São Paulo. 

Apesar do apelo, a candidata declarou que não se pode fechar os olhos em relação à violência em campanhas eleitorais no Brasil. "Em todo fim de eleição, o clima fica um pouco mais quente. Acho que a gente não pode tentar criar também um fantasma disso tudo. Não há esse clima no Brasil", disse a presidente.

comentários

por Matheus Simoni no dia 23 de Out de 2014 às 20:34 em Você Repórter

comentários

Você Repórter: ladrões furtam lacres das placas dos veículos em Shopping no Itaigara
Foto: Claudio/Leitor Metro1
Quanto será que vale aquele lacre que prende a placa ao veículo? Infelizmente, o leitor do Metro1 Claudio vivenciou uma situação inusitada. De acordo com ele, ao retornar ao local onde havia estacionado o seu carro, na zona azul do Shopping Boulevard 161, no bairro do Itaigara, ele viu que sua placa estava sem o lacre de proteção, que fixa a identificação ao veículo. No mínimo inusitado.

Se você também tem alguma denúncia, foto ou vídeo, colabore com a reportagem da Metrópole e envie seu material para o Você Repórter pelo e-mail vocereporter@radiometropole.com.br.

comentários

por Matheus Simoni no dia 23 de Out de 2014 às 20:13 em Bahia

comentários

TRE-BA realiza oficialização do sistema de totalização de votos no sábado
Foto: Divulgação/TRE
Assim como foi feito no primeiro turno, a já tradicional 'zerésima' será realizada no sistema de gerenciamento da totalização dos votos do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) neste sábado (25). De acordo com a assessoria de imprensa do TRE, a impressão do relatório irá ocorrer após a oficialização do sistema, às 13h, na sala de monitoramento da totalização de votos, localizada no estacionamento interno do TRE-BA. O procedimento é obrigatório uma vez que este relatório irá comprovar o registro de todos os candidatos que aparecerão na urna eleitoral, atestando também que nenhum voto foi computado antes do início do pleito. Durante o mesmo ato, será emitido o relatório espelho da oficialização que mostra a situação de cada candidato. 

A Comissão Apuradora das Eleições 2014, formada pelos Juízes Membros do Tribunal Carlos d'Ávila Teixeira, Cláudio Césare Braga Pereira, e Ouvidor da Corte Eleitoral, Corregedor Regional, juiz Fábio Alexsandro Costa Bastos, conduzirá o procedimento. No mesmo dia, todas as 205 Zonas Eleitorais do Estado também realizarão o ato, entre o período de 14h e 16h, que será conduzido por cada um dos respectivos juízes eleitorais. Fiscais e delegados de partidos políticos e coligações, representantes do Ministério Público, Ordem dos Advogados, imprensa e sociedade civil terão livre acesso para acompanhar o processo.

comentários

por Matheus Simoni no dia 23 de Out de 2014 às 19:54 em Cidade

comentários

Na tarde desta quinta-feira (23), ao inspecionar uma arma artesanal, do tipo espingarda de socar, o investigador Pedro Henrique do Nascimento, de 59 anos, lotado na Coordenação de Fiscalização de Produtos Controlados (CFPC), foi ferido por um tiro acidental, na perna, na altura da coxa. A arma havia sido apreendida no interior da Bahia e iria ser encaminhada para destruição.

O acidente ocorreu por volta das 16h30, na sala de manutenção de armas da CFPC, localizada no quinto andar do edifício-sede da Polícia Civil, na Praça da Piedade. De acordo com assessoria da Polícia Civil, Pedro foi imediatamente socorrido por profissionais do Departamento Médico da Polícia Civil (Demep), que chamaram o SAMU. Ele foi encaminhado para um hospital a ser indicado pela Regulação da Sesab. A Corregedoria já foi informada do fato.

comentários

por Matheus Simoni no dia 23 de Out de 2014 às 19:35 em Política

comentários

Aécio questiona pesquisas e diz que Dilma sai derrotada independente do resultado das eleições
Foto: Reprodução/Folha de São Paulo
Após divulgados os resultados das pesquisas Ibope e Datafolha nesta quinta-feira (23), o candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, afirmou que as pesquisas eleitorais estiveram distantes da vontade do eleitor no primeiro turno da disputa presidencial. O tucano ainda disse que a presidente Dilma Rousseff (PT) já é "derrotada" independente do resultado de domingo. "Dilma sai derrotada desta campanha, independente do que acontecer nesta eleição, que ficará na história como a campanha de mais baixo nível desde a redemocratização do Brasil, a mais sórdida e a mais mentirosa", declarou Aécio.

Sobre as pesquisas, o ex-governador de Minas Gerais questiona a confiabilidade dos resultados divulgados. "É um estímulo aos nossos companheiros e para mim. Os números do primeiro turno comprovam que nem sempre as pesquisas refletem a realidade, e o sentimento de mudança é avassalador. Será apertado, mas temos certeza que vamos ganhar a eleição", afirmou Aécio Neves, em entrevista à imprensa no Rio de Janeiro.

comentários

por Monalisa Leal no dia 23 de Out de 2014 às 19:11 em Brasil

comentários

Juiz autoriza depoimento de Youssef na CPMI da Petrobras
Foto: Reprodução / Veja
O doleiro Alberto Youssef vai prestar depoimento à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) na próxima quarta-feira (29), às 14h30, por decisão do juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal em Curitiba.

Moro lembrou, na decisão, que Youseff tem o direito de ficar em silêncio durante o depoimento, assim como fez o ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa, na segunda vez em que foi à CPI.
O juiz pediu ainda que o doleiro não seja conduzido algemado. "Não sendo Alberto Youssef acusado de crimes praticados com violência ou grave ameaça, deve ser evitada a utilização de algemas na apresentação do preso. De forma desnecessária e redundante, consigno, não obstante, que a Alberto Youssef devem ser garantidos os direitos inerentes à condição de acusado/investigado, inclusive direito ao silêncio e à assistência pelo defensor constituído", disse Sérgio Moro

Alberto Youssef é apontado como o operador financeiro de um megaesquema de corrupção. 

comentários

por Júlia Sarmento no dia 23 de Out de 2014 às 18:56 em Cidade

comentários

Imagem de suposto erro no metrô é na verdade obra de adequação, diz CCR
Foto: Reprodução/Leitor Metro 1
Após uma imagem nas linhas do metrô, próxima à estação Pirajá,que poderia assustar a qualquer um foi esclarecido pela CCR Metrô Bahia, concessionária responsável pela construção e operação do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, que era apenas a realização de uma obra de adequação. Quando a obra do metrô foi iniciada, em 2000, não era esperado que chegasse até o bairro de Cajazeiras. Então, para fazer com que o modal chegue até lá é preciso realizar obras de ajuste.

comentários

por Monalisa Leal no dia 23 de Out de 2014 às 18:53 em Cidade

comentários

Loteamento Marisol passa a integrar Salvador no ano que vem
Foto: Divulgação
A partir de 2015, os moradores do loteamento Marisol, no bairro de Ipitanga, estarão morando oficialmente em Salvador. A mudança vai acontecer por conta de uma decisão judicial, que determina que o território não faz parte do município de Lauro de Freitas.

Alguns moradores estão receosos com a mudança, principalmente quando se trata do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU). Eles estão preocupados que a cobrança do imposto seja feita com duplicidade. Por outro lado, há boas expectativas com relação a melhorias, com as operações tapa-buracos e requalificação, que podem atender ao loteamento. 


comentários

por Matheus Simoni no dia 23 de Out de 2014 às 18:40 em Trânsito

comentários

Um incêndio acontece neste momento em uma casa dos Barris, na Rua da Mesquita dos Barris, que fica depois da Biblioteca Central. De acordo com a Transalvador, o Corpo de Bombeiros já está no local e o trânsito segue bastante complicado na região. O motorista encontra lentidão também na Av. ACM, sentido Iguatemi, na Magalhães Neto, nos dois sentidos e na Octávio Mangabeira, a orla, no sentido Pituba, próximo a praça Wilson Lins. No Caminho das Árvores, o trânsito está congestionado na Alameda das Espatódeas, na Rua Professor Milton Cayres de Brito, e na rua do Jaracatiá.

comentários

por Matheus Simoni no dia 23 de Out de 2014 às 18:32 em Trânsito

comentários

Obras do Corredor Transversal II mudam tráfego na Paralela a partir das 23h desta quinta
Foto: Ilustrativa
Nesta quinta-feira (23), em decorrência das obras do Programa Mobilidade Salvador, do Governo do Estado, que estão em andamento na capital baiana, o trânsito na Avenida Paralela será modificado no sentido aeroporto, das 23h até às 6h de sexta (24). Os condutores que quiserem trafegar com tranquilidade devem seguir, neste período, pela via marginal da Avenida Paralela, que já está em funcionamento, prosseguir observando a sinalização que indicará o retorno na Avenida Orlando Gomes e, posteriormente, voltar à Paralela no mesmo sentido (aeroporto).

Neste ponto da pista está sendo erguido o viaduto que irá compor o Corredor Transversal II da futura Avenida 29 de Março. A alteração momentânea no trânsito visa garantir a segurança das pessoas que trafegam pelo local, pois será feito o içamento das vigas de concreto. Com a proposta de desafogar o trânsito na região, a via ligará a orla marítima, por meio da Avenida Orlando Gomes, passando pelo Parque Tecnológico da Bahia, até o Subúrbio Ferroviário de Salvador.

comentários

por Júlia Sarmento no dia 23 de Out de 2014 às 18:11 em Brasil

comentários

Baiana é uma das brasileiras vencedoras de um concurso de Harvard
Foto: Reprodução/G1
Duas estudantes brasileiras foram selecionadas em um programa que incentiva projetos inovadores de empreendedorismo social promovido por alunos da Universidade Harvard, nos Estados Unidos. A baiana, Georgia Gabriela da Silva Sampaio, de Feira de Santana, é uma das vencedoras. Ela criou um kit para diagnosticar, de uma forma mais rápida e com menor custo, a endometriose, doença que acomete as mulheres. Ela começou a pesquisar o assunto há três anos, depois que sua tia foi diagnosticada e teve de extrair o útero, e Georgia cogitou a possibilidade de herdar a patologia, hipótese descartada até o momento.

Chamado de "Village to Raise a Child", o evento tem o objetivo de tonrar conhecidas ideias que impactem a comunidade em que os autores vivem. "Há sempre uma 'vila' atrás de uma ideia, de um projeto e nosso critério mais forte foi o de premiar ideias que impactem a comunidade", diz o brasileiro Renan Ferreirinha Carneiro, de 20 anos, que integra a comissão organizadora do evento e cursa o 2º ano de economia e ciências políticas em Harvard.

A segunda brasileria vencedora é a estudante do ensino técnico em química Raissa Muller,19 anos, de Novo Hamburgo que criou uma espécie de esponja que repele água e absorve óleo e poderia, por exemplo, ser utilizada em acidentes com derramamento de óleo no mar. As brasileiras, assim como os demais estudantes selecionados no concurso, estão com uma campanha na internet para arrecadar fundos aos projetos.

comentários

por Júlia Sarmento no dia 23 de Out de 2014 às 18:06 em Cultura

comentários

"Adhemar de Barros era uma figura muito controversa", diz Amilton Lovato autor da biografia do político
Foto: Reprodução
Deputado, governador e prefeito de São Paulo, candidato a presidente nos anos de 1950 e o único governador cassado por corrupção durante a ditadura militar são alguns fatos da vida de Adhemar de Barros retratados no livro "Adhemar - Fé em Deus e Pé na Tábia", de Amilton Lovato. O autor conversou nesta quinta-feira (23) com a Rádio Metrópole. Na biografia do político que inspirou o lema "rouba, mas faz", Amilton fez um levantamento impecável de uma personalidade carismática, amado e odiado pelo povo brasileiro.

"Eu sempre achei o Adhemar uma figura mal explorada. Todos os livros que falam sobre ele tem algum tipo de viés. Faltava uma obra que fosse definitiva, que explorasse as ambiguidades do Adhemar de uma maneira neutra. Um livro para trazer a figura controvertida e carismática, trazer o que ele fez de bom no meio de tantas coisas não tão boas assim", disse Amilton.
 

Áudio:



"Adhemar de Barros era uma figura muito controversa", diz Amilton Lovato autor da biografia do político

comentários

por Monalisa Leal no dia 23 de Out de 2014 às 17:50 em Cidade

comentários

Prefeitura de Salvador nomeia 265 profissionais da educação
Foto: Reprodução
265 profissionais da educação, incluindo professores de educação física ciências naturais, inglês, artes plásticas e infantil, foram nomeados pela Prefeitura de Salvador. Os nomes foram publicado no Diário Oficial do Município desta quinta-feira (23).

Todos os convocados têm o prazo máximo de 30 dias contados a partir da publicação de sua nomeação para tomar posse, na Secretaria de Gestão (Semge), situada na Av. Vale dos Barris, nº 125, das 8h às 11h e das 14h às 16h, munidos da mesma documentação original entregue no ato da convocação. 






comentários

por Nardele Gomes no dia 23 de Out de 2014 às 17:30 em Cultura

comentários

Entre Páginas: sequência de "Se Eu Ficar", ilustrações infantis e mais
Foto: Ilustração de "Telefone Sem Fio"
Entrou na lista de mais vendidos de ficção, "Para onde ela foi", de Gayle Forman. Se você tivesse uma segunda chance a dar para o primeiro amor... Você aceitaria? Já faz três anos que o amor de Adam salvou Mia após o acidente que mudou a vida dela. Três anos desde que Mia saiu da vida de Adam para sempre. Vivendo agora em lados opostos do país, Mia é um talento em ascensão na Juilliard, a conceituada escola de música, e Adam é o típico astro do rock de Los Angeles, com direito a notícias nos tabloides e uma namorada-celebridade. Quando Adam se vê sozinho em Nova York, o acaso reúne o casal mais uma vez. Por uma noite. Com a mesma força dramática de "Se Eu Ficar", agora pela voz de Adam, "Para Onde Ela Foi" expõe o desalento da perda, a promessa de esperança e a chama do amor que renasce.

Hoje o Ler Pra Crescer sugere um livro só com ilustrações. Mas calma lá. Primeiro que são ilustrações primorosas trabalho de arte mesmo. E segundo que são ilustrações que vão gerar muita curiosidade nos pequenos. O nome é livro é "Telefone Sem Fio", de Ilan Brenman e Renato Moriconi. Ilan Brenman, autor de muitos livros de sucesso, não tirava da cabeça a cena de um grupo de crianças e adultos falando um no ouvido do outro, ao brincar de telefone sem fio, e as variadas expressões - de curiosidade, alegria, estranheza - que cada um fazia ao ouvir o cochicho. Pensou que essa experiência poderia se transformar em livro. Chamou seu amigo Renato Moriconi, que também é autor de livros infantis, para escrever essa obra a quatro mãos. O resultado é um livro só de imagens com vários personagens inusitados, cochichando um na orelha do outro. O que cada um estará cochichando ao pé do ouvido só mesmo as crianças poderão dizer.

E a ouvinte Manuela Macedo enviou e-mail pro Entre Páginas. Diz assim: Meu nome é Manuela e tive uma grata surpresa ao me deparar com o livro "Um Fio De Esperança," do autor "Alessandro Monteiro" que traz a história de um homem comum, que de repente vê sua vida virada de ponta a cabeça ao ser lançado numa guerra. Aborda questões ideológicas e filosóficas e tem um final emocionante. Ele está disponível apenas para venda online no site www.bookess.com. É a minha indicação de leitura."
 

Áudio:



Entre Páginas: sequência de "Se Eu Ficar", ilustrações infantis e mais

comentários

por Júlia Sarmento no dia 23 de Out de 2014 às 17:25 em Polícia

comentários

Policial Militar que atirou em jovem dentro da Área 1 ainda não se apresentou
Foto: Reprodução/Arisson Marinho
Mais de dois dias depois de atirar e matar o adolescente Railan da Silva Santana dentro da Faculdade Área 1, na Paralela, o Policial Militar Jorge Figueiredo Miranda, de 30 anos, ainda não se apresentou à Polícia Civil. Jorge, que é estudante da faculdade, ainda não entrou em contato com a Polícia Civil para marcar data para apresentação.

Segundo depoimento de testemunhas, Railan teria anunciado o assalto e o PM chegou a entregar as chaves da moto, mas Railan fez menção de que ia atirar e então foi baleado - ele foi atingido cinco vezes. Para a polícia, as imagens das câmeras de segurança corroboram essa versão. A polícia ainda investiga, mas afirma que os indícios são de que a tentativa de roubo foi premeditada.

A delegada Tamara Ladeia, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), não quis confirmar se o caso pode ser considerado legítima defesa e disse que ainda aguarda exames de balística para confirmar que os cinco tiros partiram da arma do PM.

comentários

Página 1 de 3533
BUSCA
Rádio Metrópole
escute ao vivo Escute pelo Media Player Escute pelo Itunes
Seta Bom dia, bola 06h00 às 07h00
Baixe os aplicativos da Rádio Metrópole
MK ENTREVISTA
23/10/2014
Eugênio Leite
Cirurgião Buco-maxilo-facial
22/10/2014
Rui Costa
Governador eleito da Bahia
22/10/2014
Jaques Wagner
Governador da Bahia
NEWSLETTER
Grupo Metrópole
© Copyright 2013 Rádio Metrópole - Em Salvador, ouça a Rádio Metrópole 101.3 FM e 1290 AM Telefone: 71 3505 5000 | Fax: 71 3505 5040