RSS Facebook Twitter

por Matheus Simoni no dia 15 de Set de 2014 às 19:57 em Política

comentários

Depoimento de ex-diretor da Petrobras será exibido em telão no Senado
Foto: Reprodução/Diário do Poder
Marcado para a próxima quarta-feira (17), o depoimento do ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa, contará com um esquema especial de segurança e transmissão em telões no Senado. Nesta segunda (15), o presidente da CPI mista da estatal, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), divulgou algumas regras para controlar o acesso à sala 2 da Ala Nilo Coelho do Senado, onde ocorrerá o depoimento. No comunicado, ele afirmou que o evento envolverá aparato especial de segurança e que a capacidade da sala de reuniões é de apenas 60 pessoas. A Polícia do Senado fará o controle do acesso à Ala Nilo Coelho e somente servidores, parlamentares e imprensa credenciada poderão acompanhar o depoimento. Também serão disponibilizados telões que transmitirão ao vivo para o restante da mídia e para o público em geral.

comentários

por Matheus Simoni no dia 15 de Set de 2014 às 19:39 em Educação

comentários

Vota Bahia: "Quem contrata a banda, pede a música", diz Marcos Mendes sobre pesquisas
Foto: Tácio Moreira/Metropress
Na sabatina realizada nesta segunda-feira (15), dentro do projeto Vota Bahia, o candidato do PSOL ao governo do estado, Marcos Mendes, comentou sobre as recentes pesquisas de intenção de voto, que apontam que ele possui 1% do eleitorado. O candidato creditou os baixos índices de intenções de voto ao direcionamento dos institutos que realizam as enquetes. "São pesquisas direcionadas e manipuladas. Eu não acredito em pesquisas de intenções de voto que são direcionadas. Já é notório quando um eleitor me aborda e fala que não vai votar em mim, mesmo com as melhores ideias e propostas, por conta dos baixos resultados das pesquisas. As pessoas pensam assim. Acham que ganhar um voto é dar um voto para quem lidera as pesquisas. Acho que uma reforma política deve acabar com essas pesquisas direcionadas", afirmou ele.

O candidato ainda lembrou das eleições de 2006, quando o candidato do PT na ocasião, Jaques Wagner, derrotou o candidato do DEM, Paulo Souto, que aparecia na liderança das pesquisas de intenção de voto. "A pesquisa é assim: quem contrata a banda, pede a música. Quem contrata a pesquisa, favorece o candidato. Hoje existem indícios que o Ibope favorece Paulo Souto e o 'DataNilo' favorece o candidato do PT. São pesquisas que não possuem nenhum tipo de moral e credibilidade dentro da população baiana", declarou Marcos Mendes.

O projeto Vota Bahia é uma parceria inédita entre três dos maiores grupos de comunicação do estado: Metrópole, A Tarde e TV Aratu. Com um formato inovador, o Vota Bahia contará com debates, sabatinas e entrevistas dos candidatos ao governo do estado e ao Senado federal, ajudando o eleitor a fazer sua escolha no dia 5 de outubro.

comentários

por Júlia Sarmento no dia 15 de Set de 2014 às 19:19 em Política

comentários

Vota Bahia: "O importante é discutir um novo modelo de sociedade", disse Marcos Mendes
Foto: Tácio Moreira/Metropress
O terceiro entrevistado do programa Vota Bahia, promovido pela Metrópole, A Tarde e TV Aratu, foi o candidato ao governo pelo PSOL, Marcos Mendes. O candidato respondeu à perguntas de jornalistas e do público na sabatina realizada nesta segunda-feira (15). Um dos pontos mais abordados por Mendes durante o debate foi, segundo ele, a necessidade da discussão de um novo modelo de sociedade. Quando questionado sobre se eleito, como agiria com os três polos já estabelecidos na Bahia, o industrial, agronegócio e a celulose, o candidato abordou apenas como os atuais governos tem agido de forma a tornar estes polos nocivos para a sociedade. 

"Na verdade, aqui em Salvador e região metropolitana já se consolidou um pólo industrial, você vai para o oeste da Bahia e ele está baseado no agronegócio. E o agronegócio é altamente degradador. Para a retirada da celulose, também houve uma grande degradação da floresta amazônica, eles trouxeram o deserto verde, o eucalipto. Nós queremos discutir um outro modelo, queremos um modelo de sistemas humanizados de cooperativas", disse ele Mendes

O candidato do PSOL ainda criticou o sistema de incentivo fiscais para atrair empresas para o estado. "Hoje a política é desenvolvida pelo sistema de incetivos fiscais, lá na região de Itapetinga no sudoeste da Bahia, a empresa teve todos os incetivos fiscais. Ficou vinte anos lucrando  e quando terminou o prazo eles foram embora deixando um passivo ambiental e social, as pessoas ficaram desempregadas, e indícios que pessoas se suicidaram. Queremos fazer um novo modelo de distribuição e investir na agricultura familiar, na agricultura orgânica, nas comunidades tradicionais, quilombolas. Queremos fazer uma nova discussão seja no semi-árido, nas regiões oeste da Bahia, no centro-sul ou na região metropolitana", completou Marcos Mendes.

O projeto Vota Bahia é uma parceria inédita entre três dos maiores grupos de comunicação do estado: Metrópole, A Tarde e TV Aratu. Com um formato inovador, o Vota Bahia contará com debates, sabatinas e entrevistas dos candidatos ao governo do estado e ao Senado federal, ajudando o eleitor a fazer sua escolha no dia 5 de outubro. 

comentários

por Júlia Sarmento no dia 15 de Set de 2014 às 18:58 em Esportes

comentários

Seleção brasileira de judô vence Pan-americano no México
Foto: Festival Pan-Americano/Divulgação
O Brasil mostrou mais uma vez que é a maior potência pan-americana no judô. A pesar de não contar com seus pricipais judocas, a seleção brasileira de judô fez bonito no festival pan-Americano, disputado no México. A seleção vai trazer para casa 13 medalhas, e o primeiro lugar no quadro geral da competição.  "Foi um bom resultado porque vimos atletas jovens lutando como se fossem bastante experientes em competiçõe internacionais. Formamos uma verdadeira equipe", comemorou Amadeu Moura, chefe da delegação brasileira na competição.

A seleção foi premiada, com cino medalhas de ouro, quatro de prata e quatro de bronze. 

comentários

por Lorena Alcantara no dia 15 de Set de 2014 às 18:39 em Trânsito

comentários

Veículo é incendiado na Av. Paralela e deixa trânsito travado sentido Centro
Foto: Moto repórter / Walldo Silva
Um carro foi incendiado no final da tarde desta segunda-feira (15) na Avenida Luis Viana Filho (Paralela) e deixou o trânsito bastante complicado na via sentido Centro. O carro já foi retirado da via pela Transalvador, mas o fluxo segue lento na região.

Além disso, os motoristas enfretam lentidão também na Avenida Tancredo Neves, nos dois sentidos da Avenida ACM e na Avenida Tancredo Neves.

comentários

por Júlia Sarmento no dia 15 de Set de 2014 às 18:37 em Cidade

comentários

Vigilante suspeito de atirar em aluno da Ufba se apresenta à Polícia Federal
Foto: Reprodução/Facebook
O vigilante Reinaldo Conceição, suspeito de atirar contra um aluno da Universidade Federal da Bahia (Ufba) dentro do campus de Ondina, se apresentou na tarde desta segunda-feira (15) à Polícia Federal (PF). O segurança terceirizado da empresa MAP chegou acompanhado do advogado por volta das 15h30 à sede da PF. O depoimento de Conceição deve acontecer na manhã desta terça-feira (16).

A prisão preventiva do vigilante  foi decretada na última quinta-feira (11), no mesmo dia do incidente. O caso aconteceu quando o vigilante atirou no aluno, Daniel Sodré Baltazar da Silveira, que pichava um muro da Escola Politécnica. Após a pichação, o vigilante desceu as escadas procurando pelo estudante, quando o baleou no ombro direito.

Reinaldo Conceição deverá permanecer na Superintendência Regional da Bahia até a conclusão das investigações. A Polícia Federal terá dez dias para concluir o inquérito policial que será encaminhado à Justiça Federal.

comentários

por Matheus Simoni no dia 15 de Set de 2014 às 18:14 em Cidade

comentários

Índice de infestação da dengue reduz quase 50% em Salvador
Foto: Ilustrativa
De acordo com um estudo divulgado nesta segunda-feira (15) pela Prefeitura, o Índice de Infestação Predial (IIP), que trata da situação da dengue na capital baiana, reduziu quase 50%, apresentando uma queda de 3,2% em março para 1,8% no último mês de agosto. Segundo o levantamento, a cada 100 imóveis de Salvador, 1,8 apresenta focos do mosquito Aedes aegypti, que transmite a doença. O estudo foi feito em 190 mil imóveis e ainda caracteriza a cidade como "em alerta" para a ocorrência de uma epidemia da dengue. Durante os mutirões de combate à dengue, foram recolhidas de ruas e imóveis visitados mais de meia tonelada de lixo e material inservível, além do tratamento de 4.500 depósitos de larvas e eliminação de outros mais de 5 mil. 

De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Combate à Dengue, Isabel Guimarães, os levantamentos servem para nortear as ações da Secretaria Municipal da Saúde. "Mesmo com uma redução considerável ainda estamos com um índice acima do ideal. Por isso, o alerta continua ativo, assim como nosso trabalho por toda cidade porque o combate ao Aedes aegypti é contínuo. Só que complementaremos as atividades diárias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) com a realização de ações estratégicas, como faxinaços e mutirões nas áreas ainda vulneráveis à proliferação do mosquito. Para isso, também é importante que a população se mantenha vigilante e colabore com o poder público", afirma ela.

comentários

por Júlia Sarmento no dia 15 de Set de 2014 às 17:57 em Educação

comentários

Creches comunitárias de Salvador ameaçam fechar se recursos não forem repassados
Foto: Reprodução
O repasse de verbas sempre foi uma dor de cabeça para aqueles que o recebem, e este é o caso das creches comunitárias de Salvador. "Nos últimos vinte anos, a cidade abandonou a educação infantil, e as creches vivem sem o mínimo de estrutura física e educacional", disse o presidente da Central de Creches do Brasil, Clériston Silva, em entrevista ao Metro1, nesta segunda-feira (15).

Há nove meses os professores das creches comunitárias de Salvador não recebem salários, por isso muitos tem abandonado a atividade, o que tem levado a uma crise na educação infantil: sem receber, os profissionais não trabalham e as creches fecham as portas. "As creches abriram no dia 20 de janeiro e, desde então, nenhuma verba é repassada. Se o pagamento não for resolvido até 20 de setembro, 33 creches da cidade irão fechar", disse Clériston.

Atualmente existem duas fontes de repasse de verbas para as creches, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e o Brasil Carinhoso. Segundo Clériston, a Prefeitura não faz o repasse dos valores destes fundos. "O problema é a má gestão da Prefeitura. A gente não sabe porque o prefeito fica escondendo os números. O valor que precisa ser repassado gira em torno de R$ 25 milhões. Este dinheiro já está em caixa. Segundo informação oficial, desde janeiro que o recurso do Fundeb está na conta da Secretaria de Educação", relatou o presidente da instituição. Ele ainda disse que a Central de Creches está disposta a sentar com o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), para discutir a questão do repasse de verbas.


comentários

por Matheus Simoni no dia 15 de Set de 2014 às 17:37 em Política

comentários

Em manifestação, Lula diz que economistas de Marina deviam ser 'proibidos de falar'
Foto: Reprodução/O Globo
 Em um ato realizado na tarde desta segunda-feira (15), no Rio de Janeiro, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou os economistas da candidata à Presidência da República pelo PSB, Marina Silva. A manifestação ocorreu no Centro do Rio e se dirigiu à sede da Petrobras. Segundo ele, a ex-senadora estaria "terceirizando" o cargo de presidente e recomendou que Marina "proibisse seus economistas de falar falar, porque cada um fala mais bobagem que o outro".

"Se tem uma coisa que você não pode terceirizar é o cargo de presidente da república. Este é um cargo que você não pode terceirizar. Ou você assume ou não assume. Esse negócio de pedir para cada um falar um pedacinho das coisas que estão acontecendo neste país não dá certo. Afinal, este país não é uma colcha de retalhos que pode ser subdividida. Eu, se fosse a candidata que faz oposição a Dilma, proibiria seus economistas de falar, porque cada um fala mais bobagem que o outro. E o que pode acontecer é que o programa de governo pode ser feito a 500 mãos, menos as dela", disse o ex-presidente.

Em mais um ataque direcionado a Marina, Lula questionou o sentimento da candidata em relação ao país. "Fico pensando: quem é que não quer levar adiante esse projeto [o pré-sal] da Petrobras? Certamente não é nenhum trabalhador brasileiro, certamente não é nenhum petroleiro, certamente não é nenhum brasileiro que ama esse país", criticou o petista.

comentários

por Júlia Sarmento no dia 15 de Set de 2014 às 17:10 em Cidade

comentários

Motociclista é morto com cinco tiros na cabeça em Feira de Santana
Foto: Aldo Matos/ Acorda Cidade
Um motociclitsa foi morto na manhã desta segunda-feira (15) com cinco tiros na cabeça, em Feira de Santana. Segundo o inspetor da Polícia Rodoviaria Federal (PRF), Emerson Fontes, Gilmário Cana Brasil conversava com outro motociclista quando este sacou a arma de fogo e efetuou disparos.  A vítima morreu no local. De acordo com a delegada Herundina Lima, da Delegacia de Homicídios de Feira de Santana, Gilmário tinha um mandado de prisão aberto em São Paulo por tráfico de drogas.

A Polícia Civil ainda não tem informações sobre o suspeito, que fugiu do local após o crime. 

comentários

por Matheus Simoni no dia 15 de Set de 2014 às 16:51 em Tecnologia

comentários

Apple diz ter realizado 4 milhões de pré-vendas do iPhone 6 em menos de 24 horas
Foto: Divulgação/Apple
Nesta segunda-feira (15), a Apple afirmou que, no primeiro dia de lançamento, foram feitas 4 milhões de encomendas do iPhone 6, o dobro em relação ao iPhone 5, lançado há dois anos. O novo smartphone da empresa americana deve estar disponível nas lojas dos Estados Unidos nesta sexta-feira (19), além de outros centros comerciais ao redor da Europa, Ásia e Oceania. "A demanda dos novos iPhones superou o estoque disponível", disse a Apple em um comunicado. "É o maior número de encomendas na história do iPhone", ressaltou. Entretanto, a empresa não especificou qual dos dois novos smartphones, o iPhone 6 ou o iPhone 6 Plus, foi mais solicitado. Ainda não há uma data de lançamento no Brasil.

comentários

por Lorena Alcantara no dia 15 de Set de 2014 às 16:30 em Economia

comentários

Receita Federal libera restituições do 4º lote do Imposto de Renda
Foto: Ilustrativa
A Receita Federal liberou nesta segunda-feira (15) o pagamento das restituições referentes ao 4º lote do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2014 e a anos anteriores, para quem caiu na malha fina. De acordo com o Fisco, este lote vai pagar R$ 2,29 bilhões em restituições para 2,02 milhões de contribuintes. Para saber se foi incluído neste lote, basta acessar o site da Receita, consultar pelo telefone 146 (opção 3) ou por aplicativo para dispositivos móveis (smartphones e tablets).

Considerando os valores dos lotes residuais de anos anteriores, as restituições sobem para R$ 2,4 bilhões no lote deste mês, englobando 2,05 milhão de contribuintes, dos quais 32 mil são idosos e 3,46 mil possuem alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave (no valor de R$ 168 milhões).

comentários

por Júlia Sarmento no dia 15 de Set de 2014 às 16:10 em Brasil

comentários

Juiz determina que ex-diretor da Petrobras se apresente à CPI mista
Foto: Reprodução/Veja
O juiz federal Sérgio Moro, da Justiça Federal do Paraná, determinou que o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa se apresente na quarta-feira (17) para prestar depoimento na CPI do congresso, que investiga o desvio de dinheiro da estatal e o pagamento de propina a políticos. Costa deve ser levado a Brasília sob escolta da Polícia Federal, e não deve estar algemado, uma vez que ele não é acusado de crimes praticados com violência ou grave ameaça.

O ex-diretor, que afirmou um acordo de delação premiada da Operação Lava Jato só vai prestar depoimento à CPI por conta de uma autorização concedida pelo Supremo Tribunal Federal (STF), na sexa-feira (12). Segundo o ministro Teori Zavascki, o delator poderá ficar em silêncio se assim o preferir.  É esperado que em seu depoimento, Costa  dê detalhes e explique aos membros da CPI a suposta participação de deputados, senadores, governadores e ministros envolvidos. 

comentários

por Matheus Simoni no dia 15 de Set de 2014 às 15:51 em Cidade

comentários

Após confusão com prancha, usuários quebram catracas e invadem Ferry Boat
Foto: Divulgação
Na manhã desta segunda-feira (15), muitos ouvintes entraram em contato com o Metro1 para relatar a ausência de ferryboats na estação de Bom Despacho, na Ilha de Itaparica, para realizar a travessia Ilha/Salvador. De acordo com uma nota enviada à imprensa, a Internacional Travessias Salvador, empresa que administra o sistema, declarou que começou o dia operando com quatro embarcações, mas assumiu que a prancha de terra, no terminal de Bom Despacho -- onde o ferry Ivete Sangalo é atracado -- apresentou uma falha nos cabos e, por medida de segurança, a operação foi suspensa. Segundo o site Bocão News, alguns usuários quebraram as catracas e invadiram a estação, chegando a entrar na embarcação. Após explicação da tripulação, algumas pessoas foram retiradas do ferryboat e a polícia foi chamada. Não há informações de pessoas presas.

comentários

por Júlia Sarmento no dia 15 de Set de 2014 às 15:44 em Cidade

comentários

Novos radares começam a operar hoje na Barra e Avenida Magalhães Neto
Foto: Reprodução/Agecom
A partir de hoje (15), três radares começam a funcionar na Barra e na Avenida Magalhães Neto. Os aparelhos fazem a leitura de placas e podem identificar pendências no IPVA dos carros. Na Barra, o sistema dos radares irá fiscalizar também o acesso de veículos de moradores, a partir de outubro, apenas carros cadastrados poderão trafegar em um techo do bairro.

Atualmente, a cidade conta com 80 fotossensores que serão substituídos até a metade de 2015, e, até o final do ano, 50 novos devem ser instalados.

Os motoristas precisam prestar atenção às mudanças dos limites de velocidade na Barra: na Av. Sete de Setembro, entre o Porto e a Rua Barão de Itapuã, a velocidade máxima é de 20 km/h; entre a avenida e o Farol da Barra, 30 km/h. Do Farol à Oceânica, a velocidade máxima será de 20 km/h. Nas vias internas, o limite é de 30 km/h. Já na Avenida Magalhães Neto o limite de velocidade permanece sendo 70 km/h.

comentários

Página 1 de 3420
BUSCA
Rádio Metrópole
escute ao vivo Escute pelo Media Player Escute pelo Itunes
Seta

Não há programação no ar

Baixe os aplicativos da Rádio Metrópole
MK ENTREVISTA
12/09/2014
Marcos Mendes
Vota Bahia 2 - Candidato ao governo da Bahia pelo PSol
11/09/2014
Francisco Magalhães
Presidente do Sindimed
11/09/2014
Lídice Da Mata
Vota Bahia 2 - Candidata ao senado pelo PSB
NEWSLETTER
Grupo Metrópole
© Copyright 2013 Rádio Metrópole - Em Salvador, ouça a Rádio Metrópole 101.3 FM e 1290 AM Telefone: 71 3505 5000 | Fax: 71 3505 5040