Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Domingo, 28 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Após oito meses da morte de Mãe Bernadete, quilombo é reconhecido pelo Governo Federal

Bahia

Após oito meses da morte de Mãe Bernadete, quilombo é reconhecido pelo Governo Federal

A comunidade enfrenta conflitos territoriais desde 1940 com a criação de oleodutos para transporte de petróleo no município

Após oito meses da morte de Mãe Bernadete, quilombo é reconhecido pelo Governo Federal

Foto: Reprodução/Conaq

Por: Metro1 no dia 08 de abril de 2024 às 15:44

Atualizado: no dia 08 de abril de 2024 às 16:07

A Comunidade Pitanga dos Palmares, em Simões Filho, teve as terras reconhecidas pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) quase oito meses depois do assassinato da ialorixá, Mãe Bernadete, e mais de seis anos da execução de seu filho Flávio Gabriel Pacífico dos Santos, conhecido como Binho do Quilombo. 

A declaração publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (8), mostra que a área delimitada como quilombola soma cerca de 647 hectares, onde 150 dos 162 moradores são declarados quilombolas, segundo o Censo 2022 (IBGE).

Apesar da Comunidade ser reconhecida pela Fundação Cultural Palmares, como remanescente de quilombo desde 2004, a população estabelecida na fazenda Mucambo, no século 19, após sobreviver ao regime escravocrata, enfrenta conflitos territoriais desde 1940 com a criação de oleodutos para transporte de petróleo na região.

Polos industriais, rodovias, ferrovias e a construção da Colônia Penal de Simões Filho também afetaram a comunidade que se manteve ao longo dos anos de atividades sustentáveis como agricultura familiar, pesca artesanal e manejo da piaçava. 

O reconhecimento do Inca representa um avanço rumo à titulação da terra, etapa final do processo de posse de um território quilombola pela comunidade.