Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 20 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Cerca de 900 animais silvestres são resgatados no norte do Estado

Bahia

Cerca de 900 animais silvestres são resgatados no norte do Estado

Entre os dias 21 a 29 de abril, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou a Operação Azul Cobalto, em conjunto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). Em toda a ação, 870 animais silvestres foram resgatados, na região norte da Bahia, em Euclides da Cunha e cidades vizinhas. [Leia mais...]

Cerca de 900 animais silvestres são resgatados no norte do Estado

Foto: Divulgação/PRF

Por: Camila Tíssia no dia 30 de abril de 2016 às 19:33

Entre os dias 21 a 29 de abril, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou a Operação Azul Cobalto, em conjunto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). Em toda a ação, 870 animais silvestres foram resgatados, na região norte da Bahia, em Euclides da Cunha e cidades vizinhas.

De acoro com a PRF, a operação teve como principais objetivos coibir a criação ilegal e o tráfico de animais silvestres, além de promover ações de educação ambiental, também resgatar animais silvestres que estejam em condições de maus-tratos, e ainda apreender utensílios utilizados na criação ilegal, na caça predatória e no tráfico desses animais . 

Em nota, a polícia afirma que os que foram resgatados vão passar pela avaliação de especialistas. "Vão ser adotadas as medidas necessárias para cada caso, com objetivo de restabelecerem condições de serem reintegradas à natureza, com devido monitoramento. Estudos mostram que o tráfico de animais silvestres é hoje a terceira maior atividade ilegal do mundo, perdendo apenas para o tráfico de drogas e de armas.".

A PRF destacou ainda o resgate de um filhote de arara-azul-de-lear, com suspeita dele ter sido atingido por disparo de arma de fogo. "Ele estava com um ferimento e precisou ser removido de Euclides da Cunha para o CEMAFAUNA, em Petrolina (PE), onde passou por avaliações e passa bem".