Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Com projeto de novo terminal, TPC vai disputar arrendamento do Porto de Aratu

Bahia

Com projeto de novo terminal, TPC vai disputar arrendamento do Porto de Aratu

Responsável pela operação dos Terminais Portuários de Cotegipe e Miguel de Oliveira, na Bahia, o grupo de logística TPC vai aumentar a atuação na região Norte e Nordeste e pretende entrar na disputa pelo arrendamento do terminal de granéis sólidos do porto de Aratu [Leia mais...]

Com projeto de novo terminal, TPC vai disputar arrendamento do Porto de Aratu

Foto: Reprodução/Toda a Bahia

Por: Bárbara Silveira no dia 05 de maio de 2016 às 12:42

Responsável pela operação dos Terminais Portuários de Cotegipe e Miguel de Oliveira, na Bahia, o grupo de logística TPC vai aumentar a atuação na região Norte e Nordeste e pretende entrar na disputa pelo arrendamento do terminal de granéis sólidos do porto de Aratu, em Salvador. A ação faz parte do Bloco 2 das licitações portuárias do governo federal e  segue em processo de estudo.

De acordo com o vice-presidente de infraestrutura da TPC, Sergio Faria, outro projeto que está em fase de discussão adiantada é o do novo terminal privado para exportação de grãos no chamado Arco Norte, que compreende portos na região do Rio Amazonas e no litoral do Norte e do Nordeste. "Não posso abrir (detalhes) porque o estudo pressupõe confidencialidade, mas estamos pensando muito no Arco Norte", afirmou o vice-presidente.

Além do Porto de Aratu e do novo terminal, o grupo possui ainda planos que "interessam de perto" a região Nordeste, porém, mais detalhes ainda não podem ser divulgados. Em entrevista à Reuters, Faria explicou que a ideia será inspirada no Terminal de Cotegipe, que o TPC mantém em conjunto com a indústria M. Dias Branco. "Hoje a atividade portuária do grupo (sem a M. Dias Branco) se restringe muito à operação com a Ford. Não é muito significativa. Queremos aumentar porque temos 'expertise' e queremos transformar o que deu certo em Cotegipe e multiplicar isso para outras áreas, inclusive em porto organizado", disse Faria. 

Atuando também na área de petróleo o gás desde 2010, o executivo explica que a TPC vai buscar operar, através da CMLog, no Porto de Ilhéus, na Bahia. Segundo Faria, o governo ainda não tem programas definidos para o porto, mas a empresa considera que o local pode ser de grande utilidade para movimentação de cargas de projetos e apoio a plataformas de petróleo na região.