Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 20 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Prefeito de Riacho de Santana é preso após operação da PF na Bahia

Bahia

Prefeito de Riacho de Santana é preso após operação da PF na Bahia

O prefeito da cidade de Riacho de Santana, Tito Eugênio Cardoso de Castro, foi preso em Salvador na manhã desta quinta-feira (5), durante a Operação Imperador, deflagrada pela Polícia Federal. O sobrinho do prefeito também foi preso. Instaurada em 2014, a investigação apura fraudes nos contratos de transporte escolar celebrados entre o município e empresas constituídas em nome de “laranjas” [Leia mais...]

Prefeito de Riacho de Santana é preso após operação da PF na Bahia

Foto: Rovena Rosa/ Agência Brasil

Por: Bárbara Silveira no dia 05 de maio de 2016 às 16:29

O prefeito da cidade de Riacho de Santana, Tito Eugênio Cardoso de Castro, foi preso em Salvador na manhã desta quinta-feira (5), durante a Operação Imperador, deflagrada pela Polícia Federal. O sobrinho do prefeito também foi preso.

Instaurada em 2014, a investigação apura fraudes nos contratos de transporte escolar celebrados entre o município e empresas constituídas em nome de “laranjas”. Ao longo da investigação, descobriu-se que os verdadeiros beneficiários da verba pública federal eram parentes, pessoas próximas e o próprio prefeito, e que o esquema perdurou por cerca de seis anos, entre os anos de 2009 e 2015.

De acordo com a PF, o sobrinho do político não tinha cargo público, mas também estava envolvido nos desvios.  A decisão foi expedida pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em Brasília e os investigados responderão pela prática dos crimes previstos no artigo 1º, por crime de responsabilidade dos Prefeitos, fraude à licitação, lavagem de dinheiro, crime organizado, e nos artigos 288 e 312 do Código Penal (por associação criminosa e peculato). As penas máximas, se somadas, podem chegar a mais de 30 anos de reclusão.