Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Bahia

Bahia tem melhor nota do Nordeste em ranking do Tesouro Nacional

A Bahia tem a melhor nota do Nordeste e a terceira melhor do país no que diz respeito à capacidade de pagamento de dívidas e outros compromissos. As informações foram divulgadas pelo jornal Folha de S. Paulo, segundo avaliações técnicas do Tesouro Nacional, divulgadas nesta sexta-feira (24). Com o conceito B, a Bahia ficou abaixo apenas de Pará (A-) e Tocantins (B+). [Leia mais...]

Bahia tem melhor nota do Nordeste em ranking do Tesouro Nacional

Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Por: Matheus Simoni no dia 24 de junho de 2016 às 16:30

A Bahia tem a melhor nota do Nordeste e a terceira melhor do país no que diz respeito à capacidade de pagamento de dívidas e outros compromissos. As informações foram divulgadas pelo jornal Folha de S. Paulo, segundo avaliações técnicas do Tesouro Nacional, divulgadas nesta sexta-feira (24). Com o conceito B, a Bahia ficou abaixo apenas de Pará (A-) e Tocantins (B+). O ranking traz os maiores estados do país nas últimas posições. O Rio de Janeiro, que decretou calamidade pública em função da crise nas finanças estaduais, é o pior colocado, com nota D, ao lado de Alagoas. Minas Gerais e Rio Grande do Sul, junto com Goiás, ficaram com D+, a segunda pior nota. Este grupo é considerado, de acordo com a Folha de S. Paulo, em situação de desequilíbrio fiscal.

São Paulo fica logo depois entre os de pior desempenho, com nota C-. O Sul do país apresenta os piores desempenhos  por região, tendo como maior nota a do Paraná: C+. As notas são calculadas, ainda segundo a Folha, quando os estados pedem o aval do governo federal para obter empréstimos e financiamentos. Quando a nota é C ou D, há mais restrições aos pleitos. 

Além da Bahia, outros seis estados tiveram nota B: Amazonas, Rondonia, Roraima, Amapá,  Federal e Espírito Santo. Para o secretário da Fazenda do Estado, Manoel Vitório, a boa posição da Bahia no ranking reflete a gestão de finanças nos últimos anos, caracterizada por recuperação da capacidade do fisco e controle dos gastos, conforme foi determinado pelo governador Rui Costa.

"Mesmo com a queda nas transferências federais e as dificuldades produzidas pela crise, que  trouxeram queda real na receita no primeiro quadrimestre deste ano, temos mantido nossos compromissos em dia, a operacionalidade da máquina e a capacidade de investimento", afirmou. 

O secretário destaca, ainda, que o ranking do Tesouro evidencia o confortável perfil de endividamento da Bahia. Hoje, a dívida corrente líquida do Estado equivale a 54% da receita corrente líquida, enquanto alguns dos grandes estados já estão próximos ou acima do limite máximo de 200%, estipulado pela Lei de Responsabilidade Fiscal. O perfil favorável da dívida justifica o principal pleito da Bahia junto ao governo federal: o aval para novas operações de crédito, fundamentais para a continuidade dos investimentos em infraestrutura mantidos pelo Estado na capital e no interior.