Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Bahia

Pelo menos 36 pessoas ficaram feridas durante guerras de 'espadas' na Bahia

Até a manhã desta sexta-feira (24), pelo menos 19 pessoas ficaram feridas nas tradicionais guerras de espadas, em Senhor do Bonfim, região norte da Bahia. Mais de 70 pessoas se reúnem para guerrear há mais de 50 anos, no bairro da Gamboa, que é o ponto de encontro dos "Espadeiros da Gamboa". Os participantes usam roupas e capacetes para se protegerem das espadas, e realizam uma oração antes do "combate". Cada espadeiro leva, em média, 100 espadas para guerra, e algumas famílias chegam a gastar mais de mil reais com o material, segundo o G1. [Leia mais...]

Pelo menos 36 pessoas ficaram feridas durante guerras de 'espadas' na Bahia

Foto: Reprodução/ G1

Por: Jessica Galvão no dia 24 de junho de 2016 às 18:09

Até a manhã desta sexta-feira (24), pelo menos 19 pessoas ficaram feridas nas tradicionais guerras de espadas, em Senhor do Bonfim, região norte da Bahia. Mais de 70 pessoas se reúnem para guerrear há mais de 50 anos, no bairro da Gamboa, que é o ponto de encontro dos "Espadeiros da Gamboa". Os participantes usam roupas e capacetes para se protegerem das espadas, e realizam uma oração antes do "combate". Cada espadeiro leva, em média, 100 espadas para guerra, e algumas famílias chegam a gastar mais de mil reais com o material, segundo o G1.

Em Cruz das Almas, distante 140 quilômetros de Salvador, apesar da prática ser proibida, muita gente ainda desobedece a lei. Entre a última quinta-feira (23) e a manhã desta sexta (24), o Hospital de Cruz das Almas recebeu 17 pessoas com queimaduras leves por causa da guerra de espadas.