Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Bahia

Operação São João nas Estradas registra redução de 52,17% no número de vítimas

O trabalho conjunto dos órgãos de trânsito e segurança no São João da Bahia 2016 deu resultados positivos no combate à violência nas estradas, em comparação com a festa do ano passado, quando a articulação entre os órgãos ainda não acontecia no formato atual [Leia mais...]

Operação São João nas Estradas registra redução de 52,17% no número de vítimas

Foto: Reprodução

Por: Alaine Brasil no dia 27 de junho de 2016 às 18:02

O trabalho conjunto dos órgãos de trânsito e segurança no São João da Bahia 2016 deu resultados positivos no combate à violência nas estradas, em comparação com a festa do ano passado, quando a articulação entre os órgãos ainda não acontecia no formato atual.

Em quatro dias de fiscalização durante o São João da Bahia 2016, os órgãos de trânsito e segurança registraram 20 acidentes graves com 81 feridos e 11 mortes. Em 2015, foram 45 acidentes, 117 feridos e 23 mortes. Os números representam uma redução de 52,17% no número de vítimas fatais; já as ocorrências graves, caíram 55,56 %. O balanço final da “Operação São João” foi divulgado nesta segunda-feira (27) pelo Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), que atuou em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), as polícias Civil e Militar e prefeituras.

Durante o período junino, foram abordados 14.923 veículos e 24.674 pessoas, em blitzes de alcoolemia e educativas, nos acessos aos dez municípios do interior do estado mais procurados nesta época, resultando em 3.901 autuações. O teste do bafômetro foi realizado em 4.570 condutores. Destes, 102 infringiram a Lei Seca e vão responder ao processo de suspensão do direito de dirigir.

Para o diretor-geral do Detran, Lúcio Gomes, os números da fiscalização conjunta ultrapassaram as metas. “Tínhamos projetado uma redução de 40% no número de mortes e passamos de 50%. Tivemos mais de 50% de redução também em acidentes graves. Acertamos quando decidimos unir esforços com as polícias para aumentar a segurança nas rodovias. Agora, vamos consolidar os dados para definir ações nos locais com maior incidência de infrações e acidentes, como prevenção para os próximos feriados prolongados”, disse.