Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 20 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

"Verdadeira independência do país", diz presidente do IGHB sobre o 2 de julho

Bahia

"Verdadeira independência do país", diz presidente do IGHB sobre o 2 de julho

O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB) inicia, nesta quarta-feira (29), um seminário com o objetivo de mostrar a história da Bahia através do acervo da Casa. O evento, que acontece até o dia 1º de julho, faz parte das comemorações da independência do estado e dos 122 anos de atividades do instituto. [Leia mais...]

"Verdadeira independência do país", diz presidente do IGHB sobre o 2 de julho

Foto: Reprodução/GrupoB+

Por: Gabriel Nascimento no dia 29 de junho de 2016 às 13:28

O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB) inicia, nesta quarta-feira (29), um seminário com o objetivo de mostrar a história da Bahia através do acervo da Casa. O evento, que acontece até o dia 1º de julho, faz parte das comemorações da independência do estado e dos 122 anos de atividades do instituto.

Durante entrevista à Rádio Metrópole, no início da tarde desta quarta, o empresário e presidente da entidade, Eduardo Castro, comentou a importância da Casa, além de afirmar que a "verdadeira independência do Brasil aconteceu em 2 de julho". "Nenhum país pode ser considerado livre quando tem tropas hostis em seu território. O ato de Dom Pedro em 7 de setembro foi importante, foi político. Mas o que referendou nossa independência, foram as lutas sangrentas baianas em prol do país, pessoas que deram a vida aqui. Expulsamos as tropas portuguesas e nos tornamos libertos", afirmou.

"Nesses 122 anos, o instituto recebeu uma série de peças, que compõem hoje um grande acervo, que é muito pouco conhecido. Desenvolvemos um acervo fantástico, basicamente de doações", destacou. "[No seminário] teremos debates, mesas rendondas, o público vai poder tirar dúvidas. Convido a todos interessados na história da Bahia. Teremos muito prazer em partilhar esse conhecimento", finalizou. A programação completa está na página do instituto na internet.