Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

Metrópole vai dedicar sua programação à conscientização contra as hepatites

Saúde

Metrópole vai dedicar sua programação à conscientização contra as hepatites

A Metrópole reforça a cada dia o compromisso com o baiano. Nesta semana, além das tradicionais notícias de política, economia, esportes, polícia e cidades veiculadas no portal Metro1, no Jornal da Metrópole e na Rádio [Leia mais...]

Metrópole vai dedicar sua programação à conscientização contra as hepatites

Foto: Tácio Moreira/Metropress

Por: Bárbara Silveira no dia 29 de julho de 2016 às 08:00

A Metrópole reforça a cada dia o compromisso com o baiano. Nesta semana, além das tradicionais notícias de política, economia, esportes, polícia e cidades veiculadas no portal Metro1, no Jornal da Metrópole e na Rádio, temos também uma série especial sobre saúde, com o tema “Julho Amarelo”, mês de luta contra as hepatites virais.

Na busca de reforçar a importância de discutir o assunto, publicamos matérias e entrevistas com especialistas e pessoas que sofreram com a doença, e vamos esclarecer dúvidas sobre as formas de contágio, prevenção e tratamento das hepatites.  Nesta sexta-feira (29), a programação da rádio será toda destinada ao tema. O Jornal da Bahia no Ar recebe o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas Boas. 

Programação dedicada à saúde
Às 15h,  no Metrópole Serviço, Dina Rachid abre a transmissão ao vivo do auditório com a participação da coordenadora do Programa Estadual de Imunização da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), Fátima Guirra, que vai falar sobre o calendário de vacinação contra as hepatites. 

O tema continua sendo discutido com Dina no Metrópole Saúde, com a presença de Isabel Xavier, coordenadora do programa de Hepatites Virais, e, às 17h, Mário Kertész recebe a Diretora da Vigilância Epidemiológica da Sesab, Maria Aparecida Araújo Figueiredo.

Números chamam a atenção no estado
O Ministério da Saúde estima que 1,7 milhão de pessoas já foram infectadas pela hepatite C, que é responsável por 70% das hepatites crônicas e 40% dos casos de cirrose. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado, na Bahia, de 2007 a junho de 2016 foram registrados 28.856 casos suspeitos de hepatites virais, sendo confirmados 4.312 casos do tipo A, 4.843 do tipo B e 4.972 do tipo C. Ao todo, a doença já matou 886 pessoas no estado.

Leia mais:

>> Metrópole vai dedicar sua programação à conscientização contra as hepatites 

>> Medicamento para hepatite C terá oferta maior no SUS, afirma secretário

>> Dieta de portadores de hepatite deve ter redução de gordura saturada e açúcar

>> Julho Amarelo: no passado, tratamento contra hepatites era doloroso e inseguro
>> Incerteza e recuperação: engenheiro lembra luta contra hepatite C nos anos 90