Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

“Hepatites são grandes problemas de saúde pública”, diz diretora da vigilância

Saúde

“Hepatites são grandes problemas de saúde pública”, diz diretora da vigilância

Nessa sexta-feira (29), a Metrópole vai dedicar boa parte da programação para falar sobre os riscos das hepatites virais, doenças silenciosas que atingem grande parte da população. De acordo com a diretora Vigilância Epidemiológica da Bahia, Cida Figueiredo [Leia mais...]

“Hepatites são grandes problemas de saúde pública”, diz diretora da vigilância

Foto: Tácio Moreira/Metropress

Por: Bárbara Silveira e Matheus Morais no dia 29 de julho de 2016 às 08:26

Nessa sexta-feira (29), a Metrópole vai dedicar boa parte da programação para falar sobre os riscos das hepatites virais, doenças silenciosas que atingem grande parte da população.  De acordo com a diretora Vigilância Epidemiológica da Bahia, Cida Figueiredo, o governo tem aumentado as campanhas de conscientização sobre a doença. “As hepatites virais são importantes problemas de saúde pública, na Bahia, no Brasil e no mundo. Estamos cuidando para dar evidência ao problema e dar chances para as procurarem os serviços e terem diagnósticos rápidos das hepatites B e C”, disse.

Segundo a diretora, as hepatites são causadas por vírus e as mais comuns são as do tipo A e B. “A hepatite A, por deficiência de saneamento, a B por transmissão sexual e a C por objetos sem esterilização. Mas, em relação aos objetos, manicures que não esterilizam material, piercings, e usuários de drogas”, explicou. Para informar a população sobre os perigos da hepatite, o governo federal e estadual realizam a campanha Julho Amarelo, com ações durante todo o mês explicando a importância do combate as hepatites virais. 

Programação dedicada à saúde

 Além do Jornal da Bahia no Ar, que recebeu a diretora da vigilância e o secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas Boas, às 15h,  no Metrópole Serviço, Dina Rachid abre a transmissão ao vivodo auditório com a participação da coordenadora do Programa Estadual de Imunização da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), Fátima Guirra, que vai falar sobre o calendário de vacinação contra as hepatites. 

O tema continua sendo discutido com Dina no Metrópole Saúde, com a presença de Isabel Xavier, coordenadora do programa de Hepatites Virais, e, às 17h, Mário Kertész recebe a Diretora da Vigilância Epidemiológica da Sesab, Maria Aparecida Araújo Figueiredo.