Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Ação identifica excesso na jornada de trabalho de motoristas na Bahia

Bahia

Ação identifica excesso na jornada de trabalho de motoristas na Bahia

A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego da Bahia realizou vistoria em 30 caminhões que trafegavam na BR 324, na última quinta-feira (28). [Leia mais...]

Ação identifica excesso na jornada de trabalho de motoristas na Bahia

Foto: Nilson Bastian / Câmara dos Deputados

Por: Luiza Leão no dia 29 de julho de 2016 às 14:35

A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego da Bahia realizou vistoria em 30 caminhões que trafegavam na BR 324, na última quinta-feira (28). Os fiscais, através de apoio da Polícia Federal, identificaram ausência de anotação na Carteira de Trabalho, jornada de trabalho exaustiva  e desrespeito ao intervalo de descanso, nos 13 ônibus passíveis de fiscalização, por estarem vinculados a empresas.

Nos últimos três anos, o ministério do Trabalho realizou 358 fiscalizações no estado da Bahia, em 289 empresas do setor de transporte rodoviário de cargas, beneficiando aproximadamente 16.500 trabalhadores. Durante este período, 30% das 1.055 irregularidades estavam relacionadas a problemas com a jornada de trabalho dos motoristas.  De acordo com informações da Previdência Social, em 2013, 10,4% dos acidentes fatais que aconteceram no Brasil, foram neste setor, sendo a maioria das vítimas os motoristas e ajudantes de caminhões.

O chefe do setor de Segurança e Saúde da Superintendência, Maurício Passos, esclareceu que o excesso da jornada de trabalho é um dos principais fatores que contribui para os número de acidentes. “Além da fiscalização nas sedes das empresas, partimos para fiscalizar a atividade dos caminhoneiros nas estradas. Vamos intensificar esse trabalho, pois não podemos permitir que as empresas não controlem a carga horária do trabalhador, expondo os motoristas a acidentes, que podem ser fatais”, explicou.