Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 27 de março de 2024

Bahia

Greve continua e sindicato dos bancários critica Fenaban: "Irresponsável"

Criticando a falta de diálogo dos bancos com os funcionários, o presidente do Sindicato da categoria, Augusto Vasconcelos, afirmou que o movimento "segue firme" em busca de uma "proposta justa". Entre as reivindicações, estão a reposição da inflação (9,62%) e 5% de aumento real. Quase 1000 agências estão fechadas devido a paralisação. [Leia mais...]

Greve continua e sindicato dos bancários critica Fenaban: "Irresponsável"

Foto: Daniele Rodrigues/Metropress

Por: Gabriel Nascimento no dia 22 de setembro de 2016 às 11:44

Iniciada no dia 6 de setembro e sem previsão para novas negociações, nesta quinta-feira (22), a greve dos bancários continua por tempo indeterminado no país. Criticando a falta de diálogo dos bancos com os funcionários, o presidente do sindicato da categoria na Bahia, Augusto Vasconcelos, afirmou que o movimento "segue firme" em busca de uma "proposta justa". Entre as reivindicações, estão a reposição da inflação (9,62%) e 5% de aumento real. Quase 1000 agências estão fechadas no estado devido a paralisação.

"Os bancos de maneira unilateral interromperam o diálogo com os funcionários. De lá pra cá, não tivemos nenhuma rodada de negociação e não há nenhuma prevista, de modo que o impasse está estabelecido. Queremos uma solução", disse ao Metro1.

Questionado sobre as reuniões anteriores com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), Vasconcelos afirmou que a entidade age de modo "irresponsável". "[Estão] forçando a greve de bancários se prolongar em um setor onde não há crise. Os bancos obtiveram R$ 29,7 bilhões somente no primeiro semestre deste ano, os cinco maiores, e em contrapartida reduziram 13 mil postos de trabalho em todo o Brasil", declarou.

Ainda segundo o presidente do sindicato, a categoria está "a disposição para retomar as negociações". "Pedimos compreensão e solidariedade da população porque enfrentamos o setor mais poderoso da economia que está ameçando trabalhadores com demissões e chantagens", concluiu. A última reunião entre os bancários e a Fenaban aconteceu em São Paulo, na última quinta-feira (15).