Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 23 de março de 2024

Bahia

Governador decreta reformulação e extingue EBDA e Bahiatursa; entenda

Por meio de decreto publicado neste sábado (24) em edição extra no Diário Oficial do Estado, o governador Rui Costa encerrou o processo de liquidação da Empresa Baiana de Desenvolvimento de Desenvolvimento Agrícola S.A (EBDA) e da Empresa de Turismo da Bahia S.A (Bahiatursa), extinguindo ambas as empresas. [Leia mais...]

Governador decreta reformulação e extingue EBDA e Bahiatursa; entenda

Foto: Carol Garcia/GOVBA//Divulgação

Por: Matheus Simoni no dia 24 de setembro de 2016 às 19:57

Por meio de decreto publicado neste sábado (24), em edição extra no Diário Oficial do Estado, o governador Rui Costa encerrou o processo de liquidação da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A (EBDA) e da Empresa de Turismo da Bahia S.A (Bahiatursa), extinguindo ambas as empresas. Com isso, elas passam por reformulação para se adequarem ao novo modelo da gestão estadual, que tem como objetivo aumentar o controle interno sobre os órgãos.

Uma parte das atribuições da EBDA já foi absolvida pela Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) e pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). No caso da Bahiatursa, ela deixou de ser empresa há cerca de um ano e acabou transformada na Superintendência de Fomento ao Turismo. O acervo obrigacional das duas antigas empresas foi transferido ao Estado, através da SDR e da Secretaria de Turismo (SETUR), respectivamente.

Com o decreto, a Procuradoria Geral do Estado (PGE), a Secretaria da Fazenda (SEFAZ), a Secretaria do Planejamento (SEPLAN), a Secretaria da Administração (SAEB), a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a SETUR serão autorizadas a praticar todos os atos necessários ao encerramento da liquidação das duas empresas, "em especial o encerramento dos mandatos dos liquidantes e dos membros do Conselho Fiscal, e da equipe de apoio à liquidação".