Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Bahia

Justiça determina suspensão de pensão paga a ex-governadores baianos

Nesta quarta-feira (15), foi publicada no Diário de Justiça a decisão que determina a suspensão do pagamento de pensão vitalícia aos ex-governadores do estado da Bahia, autorizada por meio de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), em 2014. [Leia mais...]

Justiça determina suspensão de pensão paga a ex-governadores baianos

Foto: Divulgação

Por: Yasmin Garrido no dia 15 de fevereiro de 2017 às 14:12

Nesta quarta-feira (15), foi publicada no Diário de Justiça a decisão que determina a suspensão do pagamento de pensão vitalícia aos ex-governadores do estado da Bahia, autorizada por meio de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), em 2014.

O juiz da 7ª Vara da Fazenda Pública, Glauco Dainese de Campos, pediu o afastamento da aplicação da PEC no prazo de 15 dias, sob pena de cometimento de crime de desobediência e multa pessoal diária ao servidor responsável pela exclusão da folha de pagamento. De acordo com ele, a proposta é uma afronta direta à Constituição Federal de 1988.

Campos ainda determinou que o Estado da Bahia elabore uma planilha discriminando os valores pagos a cada um dos ex-governadores, pensionistas e demais pessoas beneficiadas pela PEC. A emenda prevê o recebimento de R$ 20 mil mensais pelos ex-governadores. Em caso de morte, a viúva herdaria o benefício.