Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Após liminar, Sesab suspende internato de estudantes de Medicina em unidades públicas

Bahia

Após liminar, Sesab suspende internato de estudantes de Medicina em unidades públicas

Decisão liminar proferida pelo desembargador Baltazar Miranda, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), determinou a suspensão do edital feito pela Sesab

Após liminar, Sesab suspende internato de estudantes de Medicina em unidades públicas

Foto: Camila Souza/GOVBA

Por: Alexandre Galvão / Marina Hortélio no dia 25 de janeiro de 2019 às 19:30

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) suspendeu o ingresso de novos internos das faculdades federais, estaduais e privadas nos estabelecimentos gerenciados pela pasta.

Em Ofício Circular emitido ontem (24), a secretaria comunica aos diretores das unidades de saúde que os estabelecimentos da rede estão impedidos judicialmente de receber os estudantes para o estágio em 2019, conhecido como internato, devido à suspensão do edital de chamamento público para seleção das instituições de ensino superior.

Decisão liminar proferida pelo desembargador Baltazar Miranda, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), determinou a suspensão do edital feito pela Sesab. "Determinando ao Impetrado que elabore novo edital, para fins de seleção de instituições de ensino superior, públicas e privadas, com ou sem fins lucrativos, para concessão de vagas de estágio obrigatório não remunerado, sem demandar qualquer contrapartida financeira das instituições de ensino superior, facultada a exigência, exclusivamente, do fornecimento de EPI's (Equipamentos de Proteção Individual) a serem utilizados durante o estágio", determinou o magistrado.

"Em decorrência da providência acima, determino a expedição de ofício, com urgência, ao Secretário da Saúde do Estado da Bahia, encaminhando-lhe cópia do inteiro teor da presente decisão", concluiu.

Em nota, a Sesab explicou que o edital foi suspenso após uma faculdade particular ter entrado com um mandado de segurança contra o chamado público.

De acordo com a secretaria, a Procuradoria Geral do Estado deu entrada em um pedido de suspensão da liminar no Supremo Tribunal de Justiça para, assim, retomar o edital.