
Bahia
Vídeo mostra destruição do fogo na Chapada Diamantina; veja
A situação continua crítica após uma série de incêndios devastarem boa parte da região da Chapada Diamantina, às margens da BR-242. Um vídeo gravado pelo diagramador do Jornal da Metrópole, Dimitri Cerqueira, mostra a destruição causada pelo fogo na região de mata fechada. Diante da propagação dos incêndios florestais registrados nos últimos dias e da incidência dos focos de calor na região do Parque Nacional da Chapada Diamantina, o secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, sobrevoou a área afetada.[Leia mais...]

Foto: Dimitri Cerqueira/Metropress
A situação continua crítica após uma série de incêndios devastarem boa parte da região da Chapada Diamantina, às margens da BR-242. Um vídeo gravado pelo diagramador do Jornal da Metrópole, Dimitri Cerqueira, mostra a destruição causada pelo fogo na região de mata fechada. Diante da propagação dos incêndios florestais registrados nos últimos dias e da incidência dos focos de calor na região do Parque Nacional da Chapada Diamantina, o secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, sobrevoou a área afetada e, no município de Lençóis, se reuniu com a equipe de combate aos incêndios do Programa Bahia Sem Fogo.
Ao todo, foram disponibilizadas duas aeronaves Air Tractor, dois helicópteros e viaturas tracionadas (4×4) para combater as chamas. Além disso, um efetivo de mais de 60 brigadistas e bombeiros militares atuam na região. "Apesar dos esforços o fogo se espalha rápido devido à vegetação estar bem seca pela falta de chuvas e o vento que tem soprado forte. Um caminhão do corpo de bombeiros chegou ao local e nós voluntários demos apoio no combate as chamas", afirmou Dimitri. Segundo ele, brigadistas e voluntários lutam pro fogo não chegar à vila de moradores conhecida como Barro Branco, que fica a cerca de 5 km da cidade de Lençóis.
Em contato com o Metro1, o Inema afirmou que esses incêndios são considerados "normais" nesta época do ano, até mesmo devido ao calor que faz na região neste período. No entanto, o órgão ressalta que a campanha Bahia Sem Fogo segue monitorando toda região da Chapada e oeste baiano.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.