Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Com novo projeto, Museu de Ciência e Tecnologia passa por revitalização

Bahia

Com novo projeto, Museu de Ciência e Tecnologia passa por revitalização

O Museu de Ciência e Tecnologia do Estado da Bahia (MCT), localizado na Avenida Jorge Amado, nos limites dos bairros de Pituaçu e Imbuí, em Salvador vai passar uma revitalização. O MCT é o primeiro Museu de Ciência e Tecnologia da América Latina, inaugurado em 17 de fevereiro de 1979, sendo por muito tempo um espaço de popularização da ciência. [Leia mais...]

Com novo projeto, Museu de Ciência e Tecnologia passa por revitalização

Foto: Tatiana Azeviche / Setur BA

Por: Camila Tíssia no dia 26 de novembro de 2015 às 12:04

O Museu de Ciência e Tecnologia do Estado da Bahia (MCT), localizado na Avenida Jorge Amado, nos limites dos bairros de Pituaçu e Imbuí, em Salvador vai passar uma revitalização. O MCT é o primeiro Museu de Ciência e Tecnologia da América Latina, inaugurado em 17 de fevereiro de 1979, sendo por muito tempo um espaço de popularização da ciência. O local estava vinculado à reitoria da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) até ser transferido, em agosto de 2013, por meio do decreto estadual nº 14.719, para a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). 

Este ano, a Secti apresentou projeto de requalificação do museu, com o objetivo de devolver à sociedade baiana um equipamento de grande valor patrimonial, cultural, artístico e ambiental. Segundo o Secretário da pasta, Manoel Mendonça, o projeto já foi enviado ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a expectativa é de que a reabertura aconteça no prazo mínimo de dois anos. 

Caracterizado como um espaço privilegiado, o novo MCT vai possibilitar, através de exposições permanentes e temporárias, o pleno acesso de crianças, jovens e adultos para que eles possam interagir com as instalações. De acordo com Griselda Kluppel, professora responsável pelo projeto arquitetônico, a ideia é conseguir parcerias de instituições públicas e privadas para poder mantê-lo.