Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 27 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Volume de água em Sobradinho vai chegar a zero em Dezembro, aponta a Chesf

Bahia

Volume de água em Sobradinho vai chegar a zero em Dezembro, aponta a Chesf

O reservatório de Sobradinho, no norte do estado, vai chegar ao fim de novembro com apenas 1,6% do seu volume útil. Segundo a Chesf, por causa da queda acelerada, o local passa a pior seca dos últimos 84 anos. No início do ano o nível da água estava em 18% e, de acordo com a projeção, em dezembro o volume da barragem vai ser zero, o que impossibilitará a geração de energia elétrica nas turbinas da usina. [Leia mais...]

Volume de água em Sobradinho vai chegar a zero em Dezembro, aponta a Chesf

Foto: Reprodução/ Agência Brasil

Por: Raquel Pimentel no dia 26 de novembro de 2015 às 18:37

O reservatório de Sobradinho, no norte do estado, vai chegar ao fim de novembro com apenas 1,6% do seu volume útil. Segundo a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), por causa da queda acelerada, o local passa a pior seca dos últimos 84 anos. No início do ano o nível da água estava em 18% e, de acordo com a projeção, em dezembro o volume da barragem vai ser zero, o que impossibilitará a geração de energia elétrica nas turbinas da usina. 

Em entrevista ao G1, o diretor de operação da Chesf, José Ailton de Lima, disse que o projeto inicial não previa a utilização do “volume morto”. "Em princípio, o projeto é para que [volume morto] não seja usado. Diante da necessidade, ele não será utilizado para gerar energia elétrica, mas para resolver o problema de abastecimento". Sobradinho tem 34 bilhões de metros cúbicos de água. Do total, 28 bilhões integram o volume útil, que é usado na produção de energia e no abastecimento das famílias. Os demais 6 bilhões de metros cúbicos fazem parte do chamado "volume morto", que é uma reserva técnica programada para ser usada apenas em momentos de emergência.