Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Operação Black Friday: Procon autua 9 sites e 3 lojas por irregularidades

Bahia

Operação Black Friday: Procon autua 9 sites e 3 lojas por irregularidades

A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) divulgou, nesta terça-feira (1º), o balanço da fiscalização realizada em sites e lojas físicas durante a promoção da Black Friday, ocorrida na última sexta-feira (27). [Leia mais...]

Operação Black Friday: Procon autua 9 sites e 3 lojas por irregularidades

Foto: Reprodução

Por: Paloma Andrade no dia 01 de dezembro de 2015 às 18:36

A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) divulgou, nesta terça-feira (1º), o balanço da fiscalização realizada em sites e lojas físicas durante a promoção da Black Friday, ocorrida na última sexta-feira (27).

De acordo com o órgão, foram visitados 29 sites, onde nove apresentavam ausência de informações sobre o fornecedor, direito do arrependimento, atendimento facilitado ao consumidor, além de outras informações exigidas no Decreto 7.962/2013.

O Procon visitou também 94 lojas físicas, onde 3 foram autuadas pela ausência de preços, das informações sobre a taxa de juros aplicada, e sobre o custo efetivo total da transação. O objetivo da operação era coibir a prática de infrações ao Código de Defesa do Consumidor.

Segundo o superintendente do Procon, Marcos Medrado, a operação é iniciada no mês em que ocorre a promoção. “Desde o início de novembro tivemos o cuidado de estar fiscalizando os sites e realizar o comparativo".

Os fornecedores autuados vão responder a um processo administrativo, e vão ter o prazo de dez dias para apresentarem defesa formal.

Veja os sites e lojas autuados na operação:


Site
1- Luigi Bertoli
2- Insinuante
3- Wallmart
4- Grupon
5- Peixe Urbano
6- Gol
7- Le Biscuit
8- Tiferet
9- Leader


Lojas
1- Casas Bahia
2- Insinuante
3- Magazine Luiza.