
Bahia
Fogo volta a castigar Vale do Capão, e moradores relatam desespero
Mais de 40 dias depois do início do incêndio, o fogo voltou a castigar perigosamente a Chapada Diamantina. O esforço de brigadistas, que batalham dia e noite, e dos bombeiros vinha reduzindo o avanço das chamas, mas moradores da região relataram ao Metro1 a piora da situação por lá — notadamente no Vale do Capão. [Leia mais...]

Foto: Reprodução/Facebook/Acv Vale Capão Acv-vc
Mais de 40 dias depois do início do incêndio, o fogo voltou a castigar perigosamente a Chapada Diamantina. O esforço de brigadistas, que batalham dia e noite, e dos bombeiros vinha reduzindo o avanço das chamas, mas moradores da região relataram ao Metro1 a piora da situação por lá — notadamente no Vale do Capão.
Segundo a Associação dos Condutores de Visitantes do Vale do Capão (ACV-VC), o fogo já atingiu a trilha da Cachoeira da Fumaça. Em sua página no Facebook, a entidade pediu "ajuda urgentemente". "Solicitamos àqueles que tiverem experiência se dirijam à ACV-VC e aos que não tem experiência que ajudem no porte de equipamentos. Precisamos que todos que tiverem contatos acionem Bombeiros, ICMBio [Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade], governos federal e estadual", diz o texto.
Uma empresária relatou a situação de desespero enfrentada por brigadistas e moradores da região. "Não dá para descrever. Muito fogo a noite toda. Muito perto das casas, em vários locais ao mesmo tempo. Pânico total. Abaixou um pouco agora às 5h e chegaram alguns bombeiros. Todos esgotados e derrotados com tanto fogo. Exaustão total. Os voluntários são heróis entrando na mata com fogo alto e no escuro, se acidentando... Loucura total. O dia nasceu com muito sol... Pior. Não sabemos como será o dia. Todos de prontidão. Peço que rezem pedindo misericórdia. Estamos bem, mas cansados. Não entramos no fogo. Impossível. Subimos a trilha da fumaça para levar água para eles", declarou.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.