Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 27 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

CNH têm norma alterada para permitir fotos com itens religiosos no documento

Brasil

CNH têm norma alterada para permitir fotos com itens religiosos no documento

Ainda segue proibido a utilização de óculos, bonés, gorros e chapéus nas fotos da carteira de habilitação

CNH têm norma alterada para permitir fotos com itens religiosos no documento

Foto: Divulgação/Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 08 de abril de 2024 às 18:40

Atualizado: no dia 08 de abril de 2024 às 19:02

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou, nesta segunda-feira (8), uma nova norma que permite que os motoristas utilizem itens de vestuário que cubram parte do rosto e da cabeça na foto da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), quando motivados por razões religiosas, de crenças, ou decorrentes de doenças e tratamento médico.

Segundo a Resolução n.º 1.006, os itens de vestuário relacionados à crença ou religião, como véus e hábitos, e relacionados à queda de cabelo devido a doenças e tratamento médico poderão ser utilizados nas fotos usadas para tirar o documento ou renová-lo, porém, a face, a testa e o queixo precisam ficar visíveis. Ainda segue proibido a utilização de óculos, bonés, gorros e chapéus em fotos da CNH. 

Em fevereiro, foi enviado um documento pela Advocacia-Geral da União (AGU) ao Supremo Tribunal Federal (STF) em que explicava a intenção do Governo Federal de modificar as normas sobre trajes religiosos em fotos da CNH.

De acordo com a AGU, o motivo é para respeitar a liberdade religiosa e facilitar o reconhecimento dos cidadãos pelas autoridades de segurança pública, destacando que não é vedado o uso de roupas religiosas em outros casos, como emissão da carteira de identidade e do passaporte. No mesmo mês, o STF iniciou o julgamento da ação. 

O processo se originou após o caso de uma freira impedida de tirar a foto para renovação da CNH vestida com o hábito religioso, em Cascavel (PR).