Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 20 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Karnal comenta polêmico perfil de Marcela Temer publicado na Veja

Brasil

Karnal comenta polêmico perfil de Marcela Temer publicado na Veja

A polêmica envolvendo Marcela Temer, esposa do vice-presidente da República, Michel Temer, foi comentada pelo historiador, filósofo e professor da Unicamp, Leandro Karnal durante entrevista à Rádio Metrópole nesta sexta-feira (29) [Leia mais...]

Karnal comenta polêmico perfil de Marcela Temer publicado na Veja

Foto: Reprodução/R7

Por: Bárbara Silveira no dia 29 de abril de 2016 às 08:30

A polêmica envolvendo Marcela Temer, esposa do vice-presidente da República, Michel Temer, foi comentada pelo historiador, filósofo e professor da Unicamp, Leandro Karnal durante entrevista à Rádio Metrópole nesta sexta-feira (29).

Em meados de abril a revista Veja publicou um perfil de Marcela onde amigos e parentes contaram um pouco da rotina de dedicação da paulista ao marido e ao filho. Intitulada “Marcela Temer: bela, recatada e do lar”, a publicação diz que a “quase primeira-dama, 43 anos mais jovem que o marido, aparece pouco, gosta de vestidos na altura dos joelhos e tem tudo para ser a nossa Grace Kelly”. As afirmações causaram revolta em movimentos feministas que classificaram a publicação com artifícios que lembram padrões de comportamento tidos como exemplares para o sexo feminino no século passado.

Para Karnal, o caso foi um exemplo de como o hábito de falar mal dos outros está ligado a fazer alianças e grupos, prática que tem ganhado força com o crescimento das redes sociais. “Temer é um homem mais velho, tem uma esposa mais nova e bonita. Outra esposa, não tão recatada e do lar, também foi destaque. Quando eu estabeleço esse modelo eu acabo fazendo a fofoca, acaba sendo normal. Aparentemente, o hábito de falar mal dos outros está ligado ao hábito de fazer alianças e grupos. Podemos utilizar a palavra fofoca, o mal dizer como forma de fazer alianças, de diversão. Geralmente, a fofoca é uma forma de homenagem indireta. Hoje as redes sociais conseguiram captar essa forma de falar mal dos outros. Nós trazemos ao primeiro plano coisas que são irrelevantes. Nós comentamos tudo que não é interessante para o exercício da política. A vida pessoal dos candidatos acaba sendo mais importante que as propostas de governo”, explica Karnal.