Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Regras do Fies para seleção do 2º semestre de 2016 são publicadas; veja

Brasil

Regras do Fies para seleção do 2º semestre de 2016 são publicadas; veja

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta terça-feira (3), as regras para a seleção dos estudantes interessados no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), no segundo semestre deste ano. Os critérios de qualidade foram mantidos. Ainda é necessário alcançar 450 pontos no Enem e nota superior a zero na prova de redação para obter o financiamento. [Leia mais...]

Regras do Fies para seleção do 2º semestre de 2016 são publicadas; veja

Foto: Agência Brasil

Por: Gabriel Nascimento no dia 03 de maio de 2016 às 13:39

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta terça-feira (3), as regras para a seleção dos estudantes interessados no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), no segundo semestre deste ano. Os critérios de qualidade foram mantidos. Ainda é necessário alcançar 450 pontos no Enem e nota superior a zero na prova de redação para obter o financiamento.

A portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU), não falou sobre a renda que será exigida aos alunos para enquadramento no programa. O texto cita somente que a renda familiar bruta per capita será disposta no edital da seleção, que ainda será divulgado. No entanto, o governo pretende elevar a renda exigida de 2,5 salários mínimos per capita para 3,5 salários mínimos per capita.

Agora, cursos como medicina, engenharia e licenciaturas, que são prioritários, terão 60% das vagas destinadas, ao contrário da regra anterior, 70%. Cursos da área de saúde tiveram a quantidade de vagas elevada de 45% para 50%, e engenharia, de 35% para 40%. Já os cursos de licenciatura, Pedagogia e Normal Superior sofreram redução, de 20% para 10%. O ministro informou que, a mudança reflete o próprio interesse dos alunos. A seleção deverá ser iniciada em 14 de junho e a divulgação de vagas será feita até 31 de maio.