Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Inflação oficial do país volta a registrar avanços em abril, diz IBGE

Brasil

Inflação oficial do país volta a registrar avanços em abril, diz IBGE

Considerado a inflação oficial do país, o Índice de Preços ao Consumidor - Amplo (IPCA) registrou novo aumento de 0,61% no mês passado depois de ter subido 0,48% em março, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) [Leia mais...]

Inflação oficial do país volta a registrar avanços em abril, diz IBGE

Foto: Reprodução / Época

Por: Pedro Sento Sé no dia 06 de maio de 2016 às 11:30

Considerado a inflação oficial do país, o Índice de Preços ao Consumidor - Amplo (IPCA) registrou novo aumento de 0,61% no mês passado depois de ter subido 0,48% em março, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar dessa aceleração, o índice continua sendo o menor desde 2013.

Nos quatro primeiros meses de 2016, segundo o G1, o IPCA subiu 3,25%. Um número abaixo dos 4,56% em março. Nos últimos 12 meses, o avanço foi de 9,28%. Em abril do ano passado o índice ficou em 0,71%. As expectativas dos economistas eram de alta de 0,54% na comparação mensal e de 9,20% na comparação anual.

Segundo o boletim Focus, a previsão do IPCA é fechar 2016 com 6,94%, mas o Banco Central tenta diminuir este avanço para 6,5%: teto do governo para a inflação. Esses índices foram registrados tendo em conta aumentos nos preços relacionados à alimentação e à saúde.

Os alimentos, porque tem um peso significativo no orçamento familiar, aproximadamente 25% segundo o IBGE. Com relação a gastos com a saúde, o aumento nos preços dos remédios, autorizados pelo governo em março, foi o responsável.