Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 20 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Cargos são entregues por chefes do Ministério da Transparência em 8 estados

Brasil

Cargos são entregues por chefes do Ministério da Transparência em 8 estados

Em pelo menos oito estados, Chefes regionais do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle entregaram seus cargos nesta segunda-feira (30), em protesto pela permanência do ministro Fabiano Silveira na pasta [Leia mais...]

Cargos são entregues por chefes do Ministério da Transparência em 8 estados

Foto: Reprodução/ Agência Brasil

Por: Alaine Brasil no dia 30 de maio de 2016 às 18:36

Em pelo menos oito estados, Chefes regionais do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle entregaram seus cargos nesta segunda-feira (30), em protesto pela permanência do ministro Fabiano Silveira na pasta. Silveira faz críticas à condução da Lava Jato pela Procuradoria e dá conselhos a investigados na operação, durante gravações feitas pelo ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado.

O áudio foi gravado por Machado durante uma reunião com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) e Silveira, quando ainda era conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Na tarde desta segunda-feira (30), assessores do presidente em exercício, Michel Temer (PMDB), afirmaram que, "por enquanto", Silveira fica no cargo.

Os chefes regionais afirmam que a entrega dos cargos se deve à permanência de Silveira na pasta mesmo após a divulgação das gravações. Eles pedem a exoneração do ministro. A mobilização é realizada pelos servidores da extinta Controladoria-Geral da União (CGU), que teve suas atribuições absorvidas pelo recém-criado Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle, chefiado por Silveira.

Em alguns estados, além da entrega dos cargos, as atividades do órgão estão paralisadas.