Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Plano Nacional de Educação completa 2 anos com atrasos nas metas

Brasil

Plano Nacional de Educação completa 2 anos com atrasos nas metas

O Plano Nacional de Educação (PNE) completou dois anos no ultimo sábado (25) e, dos 21 objetivos de curto prazo, apenas 1 foi atingido, de acordo com informações do Jornal Nacional [Leia mais...]

Plano Nacional de Educação completa 2 anos com atrasos nas metas

Foto: Reprodução/ Agência Brasil

Por: Alaine Brasil no dia 26 de junho de 2016 às 11:00

O Plano Nacional de Educação (PNE) completou dois anos no ultimo sábado (25) e, dos 21 objetivos de curto prazo, apenas 1 foi atingido, de acordo com informações do Jornal Nacional. Este plano estabeleceu as estratégias das políticas de educação para o Brasil pelos próximos dez anos e foi sancionado pelo governo Dilma Rousseff (PT) em 2014.

O Ministério da Educação (MEC) afirmou, em nota, que está avaliando os programas do ministério para melhor gestão. O MEC disse ainda que as ações do governo anterior eram pulverizadas, não apresentaram nenhum resultado e deixaram dívidas elevadas. Dos 21 objetivos de curto prazo que já deveriam ter sido concluídos, apenas a criação de um fórum para acompanhar a evolução salarial dos professores foi alcançada. Esse levantamento foi feito pelo movimento Todos pela Educação.

“Eu acho que falta colocar a educação acima dos interesses das questões políticas. A educação tem que ser uma questão de estado. Acho que nenhum prefeito, nenhum governador, nenhum presidente deve sossegar enquanto ele não tiver todas as crianças dentro da escola, dentro do sistema, e tendo um ensino de qualidade”, disse Ricardo Falzetta, gerente de conteúdo Todos pela Educação, em entrevista para o Jornal Nacional.

Metas previstas para 2016
Dentro das 20 metas, algumas já previam especificamente o cumprimento em 2015 ou ainda neste ano. De acordo com o acompanhamento da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, estão incluídas nas metas que não foram executadas no prazo:

- universalizar a educação infantil e ampliar a oferta de creches;
- universalizar o atendimento escolar para toda a população de 15 (quinze) a 17 (dezessete) anos;
- elevar a taxa de alfabetização da população com 15 (quinze) anos ou mais para 93,5%;
- implantar política nacional de formação continuada para os profissionais da educação;
- implantar o Custo Aluno-Qualidade inicial – CAQi.