Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Senado aprova em primeiro turno PEC que autoriza prática da vaquejada

Brasil

Senado aprova em primeiro turno PEC que autoriza prática da vaquejada

O plenário do Senado aprovou, nesta terça-feira (14), em primeiro turno, por 55 votos a 8 (e 3 abstenções), a proposta de emenda à Constituição (PEC) que viabiliza a prática da vaquejada. De acordo com a PEC, "não são cruéis as práticas desportivas que utilizem animais, desde que sejam manifestações culturais". [Leia mais...]

Senado aprova em primeiro turno PEC que autoriza prática da vaquejada

Foto: Reprodução / Agência Brasil e Boa Imprensa

Por: Laura Lorenzo no dia 14 de fevereiro de 2017 às 16:50

O plenário do Senado aprovou, nesta terça-feira (14), em primeiro turno, por 55 votos a 8 (e 3 abstenções), a proposta de emenda à Constituição (PEC) que viabiliza a prática da vaquejada. De acordo com a PEC, "não são cruéis as práticas desportivas que utilizem animais, desde que sejam manifestações culturais".

Após a aprovação do projeto em primeiro turno, o texto deverá ser analisado em segundo turno para, então, seguir para votação na Câmara, onde também será discutido em dois turnos. Por ser uma emenda à Constituição, uma PEC precisa ter o apoio de, pelo menos, três quintos dos parlamentares (49 senadores e 308 deputados) para ser aprovada. 

A PEC foi proposta depois que o STF derrubou, em outubro do ano passado, uma lei do Ceará que regulamentava esse tipo de prática, por entender que a atividade impõe sofrimento aos animais e fere os princípios constitucionais de preservação do meio ambiente. Após a decisão do Supremo, o Congresso aprovou, um mês depois, uma lei que tornou a vaquejada manifestação cultural nacional e patrimônio cultural imaterial, sancionada pelo presidente Michel Temer em novembro de 2016.