Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Anvisa autoriza importação do canabidiol apenas para casos de epilepsia

Brasil

Anvisa autoriza importação do canabidiol apenas para casos de epilepsia

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que no início deste ano se mostrou favorável à liberação do uso terapêutico do canabidiol, emitindo norma que simplificava a compra, decidiu autorizar apenas a importação do produto quando o caso [Leia mais...]

Anvisa autoriza importação do canabidiol apenas para casos de epilepsia

Foto: Agência Brasil

Por: Gabriel Nascimento no dia 04 de setembro de 2015 às 11:10

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que no início deste ano se mostrou favorável à liberação do uso terapêutico do canabidiol, emitindo norma que simplificava a compra, decidiu autorizar apenas a importação do produto quando o caso corresponder aos pré-requisitos do Conselho Federal de Medicina (CFM).

A única doença rara que atende aos critérios, é a epilepsia. De acordo com informações do portal Brasil Post, a Anvisa justifica o aumento do rigor com a controvérsia causada pelo uso do princípio ativo e que não há comprovação de níveis de segurança ou eficácia atestada por alguma agência reguladora.

A Anvisa ressalta também que não mudou as regras, no entanto, observou com mais atenção a determinação do CFM. De acordo com dados da agência, dos cerca de mil casos de doenças raras com pedidos para uso do canabidiol, a autorização foi concedida para aproximadamente 80% das ocorrências.