Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Brasil

Para Dilma, "ação irresponsável" provocou maior desastre ambiental no país

Durante discurso no primeiro dia da cúpula do clima, em Paris, a presidente Dilma Rousseff afirmou que uma ação irresponsável causou o rompimento de barragens na bacia hidrográfica do Rio Doce, espalhando a lama em Minas Gerais. [Leia mais...]

Para Dilma, "ação irresponsável" provocou maior desastre ambiental no país

Foto: AP Photo/Francois Mori

Por: Camila Tíssia no dia 30 de novembro de 2015 às 10:58

Durante discurso no primeiro dia da cúpula do clima, em Paris, a presidente Dilma Rousseff afirmou que uma ação irresponsável causou o rompimento de barragens na bacia hidrográfica do Rio Doce, espalhando a lama em Minas Gerais. "A ação irresponsável de algumas empresas provocou o maior desastre ambiental na história do Brasil, na grande bácia hidrográfica do rio Doce. Estamos reagindo pesado com medidas de punição, apoio às populações atingidas, prevenção de novas ocorrências e também punindo severamente os responsáveis por essa tragedia", disse.

O rompimento da barragem da mineradora Samarco, liberou mais de 30 milhões de m³ de rejeitos no dia 5 de novembro. A lama jogada no rio pela barragem avançou e chegou ao litoral Norte do Espírito Santo. A 10ª vítima da tragédia foi identificada o último dia 27. Outros três corpos ainda estavam no local nessa data, mas ainda aguardam reconhecimento. Nove pessoas continuam desaparecidas, sendo seis funcionários e três moradores da região.