Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Cidade

Salvador é a cidade com maior queda na receita tributária, aponta levantamento

A recessão da economia em 2015 atingiu em cheio a cidade de Salvador. A capital baiana registrou a maior queda na receita tributária no período de janeiro a outubro de 2014 e 2015, conforme apontou balanço realizado pela Folha de S. Paulo divulgado nesta segunda-feira (4). [Leia mais...]

Salvador é a cidade com maior queda na receita tributária, aponta levantamento

Foto: Tácio Moreira/Metropress

Por: Bárbara Silveira no dia 04 de janeiro de 2016 às 08:13

A recessão da economia em 2015 atingiu em cheio a cidade de Salvador. A capital baiana registrou a maior queda na receita tributária no período de janeiro a outubro de 2014 e 2015, conforme apontou balanço realizado pela Folha de S. Paulo divulgado nesta segunda-feira (4).

Salvador deixou de arrecadar 17,7% em relação a anos anteriores, fator que foi agravado pela redução das transferências estaduais, já que o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) - principal tributo cobrado pelos Estados - teve redução considerável no repasse. Outro fator apontado foi a redução dos investimentos em obras de infraestrutura e aquisição de equipamentos, que tiveram queda de 16% nos 50 municípios analisados.

Porém, o corte de verba foi mais intenso nas cidades que, assim como Salvador, sediaram a Copa do Mundo de 2014. Além de Salvador, a lista de municípios com queda de arrecadação traz ainda as cidades de Porto Velho, Campos, Nova Iguaçu e outras nove.