Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Cidade

Memorial em homenagem a João Ubaldo será instalado em Itaparica

A cerimônia de inauguração acontece no próximo sábado (23), às 19h, e vai reunir frequentadores da biblioteca, amigos e familiares do escritor. A data do evento coincide com aniversário de 75 anos dele, autor das renomadas obras e que também exerceu funções na área acadêmica e no jornalismo. [Leia mais...]

Memorial em homenagem a João Ubaldo será instalado em Itaparica

Foto: Reprodução / O Nordeste

Por: Camila Tíssia no dia 21 de janeiro de 2016 às 12:08

O escritor baiano João Ubaldo Ribeiro, que faleceu em julho de 2014, considerado um dos maiores ícones da literatura brasileira, será homenageado com um Memorial na Biblioteca Juracy Magalhães Jr, uma das unidades da Fundação Pedro Calmon - Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, em Itaparica. A cerimônia de inauguração acontece no próximo sábado (23), às 19h, e vai reunir frequentadores da biblioteca, amigos e familiares do escritor. 

A data do evento coincide com aniversário de 75 anos do escritor, autor das renomadas obras “Viva o Povo Brasileiro” e “Sargento Getúlio”, que também exerceu funções na área acadêmica e no jornalismo. De acordo com a diretora da Biblioteca Juracy, Soraia Alves, a ideia de criar o Memorial se deu pela representatividade que João possui no Brasil e em Itaparica, cidade onde ele nasceu. “Por ser um homem erudito, inteligente e de pensamento livre, ele projetou essa cidade para o mundo em nome do amor que tinha por esse chão e seu povo como um excelente contador de histórias com poder encantatório”, destaca.  

Memória 
O Memorial será composto por objetos pessoais doados pela família, manuscritos, correspondências e outros itens. A expectativa é de que a nova instalação seja ferramenta capaz de contribuir para levar a população local e veranistas a conhecer algumas peculiaridades da história de João Ubaldo e das memórias de Itaparica.

Roteiro de Atividades Memorial João Ubaldo Ribeiro
17h Inauguração do Busto de João na praça Virgílio Damásio, o busto foi confeccionado pela artista plástica Ivana Leme;
19h Recepção aos convidados no jardim da biblioteca onde será servido um coquetel com a apresentação musical de artistas locais (Robert Mãos de Ouro e Coelho) e projeção de vídeo com João Falando;
20h15 Inauguração do memorial, corte de fita, discursos de autoridades;
21h Bate papo com os amigos de João Ubaldo;
22h Encerramento